Tecnologia

FOTOS: Vejam pistas do iPhone 5

Por Redação Link

FOTO: Reprodução

Imagens vazadas mostram que novo smartphone da Apple poderá ser mais alto e mais fino

O site Gotta Be Mobile publicou nesta quarta-feira, 11, fotos do que seria uma amostra da linha de montagem do iPhone 5 na China.

A julgar pelas imagens, a próxima versão do smartphone da Apple será ligeiramente mais fina e mais alta, mantendo a mesma largura. Segundo o modelo, ele terá 120 mm de altura, contra 115,2 mm do iPhone 4S.

FOTO: Reprodução

Além de dar ideia das dimensões do novo aparelho, o bloco de metal mostra itens familiares como o receiver e o botão de home, na parte frontal, e a câmera e o flash na parte traseira. A novidade aqui é o aparecimento do que parece ser um microfone entre esses dois componentes (foto acima)

Segundo o site, as imagens foram enviadas por “uma fonte confiável na cadeia de fornecimento da Apple”.

O site aproveitou para repassar os rumores em torno do iPhone 5, que deverá ser lançado no outono americano (entre setembro e novembro).

– Tela de quatro polegadas no lugar da atual de 3,5 polegadas;
– Espessura menor que os 9,3 mm do 4S, podendo chegar a 7,9 mm;
– Traseira de metal que pode substituir o vidro que a Apple usou nos iPhones 4 e 4S;
– Design mais alto para acomodar a tela maior;
– Câmera frontal melhorada, possivelmente em HD;
– Conectividade 4G e LTE
– Processador de quatro núcleos, possivelmente com o chip A6;
– Conector de dock menor, com 19 pinos em vez dos 30 atuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Com saída às 16h, Nem Se Acaba Nem Fica Pouco abre o Carnaval de Natal neste sábado

Fotos: Divulgação

Natal entra oficialmente no clima do Carnaval neste sábado, 7 de fevereiro, com mais uma edição do Nem Se Acaba Nem Fica Pouco, bloco que há anos marca a abertura oficial da folia na capital potiguar. A poucos dias do evento, a organização divulga as informações finais de serviço, reunindo tudo o que o público precisa saber para curtir a festa com tranquilidade.

A concentração acontece a partir das 16h, no China Espetos, ponto tradicional de largada do bloco. A saída do trio está prevista para o mesmo horário, com destino ao Aeroclube de Natal, onde a programação segue com estrutura completa de palco, bares e segurança.

O percurso oficial segue pela Rua Major Laurentino de Morais, vira à direita na Rua Alberto Maranhão, continua até a Avenida Hermes da Fonseca e tem como chegada o Aeroclube de Natal. O mapa detalhado do trajeto já está disponível nas redes sociais oficiais do bloco @nemacabanempouco.

Durante o percurso, está liberada a entrada com coolers e copos térmicos. Já dentro do Aeroclube, a entrada com esses itens somente será permitida se estiverem vazios, seguindo as normas de segurança do evento.

A festa será comandada por um time de atrações que reforça a identidade e a tradição do bloco: Tatau, anfitrião do Nem Se Acaba Nem Fica Pouco, AloBened, ex-vocalista da Banda Mel, levando o axé raiz para a festa, Allyson Carlyle, representando o talento potiguar e Vivi Nascimento, responsável por puxar a abertura do percurso até o Aeroclube.

A edição 2026 do Nem Se Acaba Nem Fica Pouco conta com o patrocínio da Unimed Natal, Praiamar Arena, MaxMeio, Supermercado Nordestão e Sterbom, marcas que acreditam na força do Carnaval e no impacto cultural do evento para a cidade.

Os ingressos seguem à venda pela Bilheteria Digital e via WhatsApp (84) 9 9624-8518, com pagamento via Pix sem taxa e no ponto de venda físico Sol Bijoux, no Midway Mall, com pagamento em crédito e débito.

Tradicional, vibrante e com público fiel, o Nem Se Acaba Nem Fica Pouco promete mais uma vez abrir o Carnaval de Natal do jeito que o folião gosta: com música, emoção e muita energia do começo ao fim.

Serviço:
Data: 07 de fevereiro de 2026
Concentração e saída: 16h
Concentração: China Espetos
Chegada: Aeroclube de Natal
Atrações: Tatau, AloBened, Allyson Carlyle e Vivi Nascimento
Ingressos: Bilheteria Digital e WhatsApp (Pix sem taxa)
WhatsApp: (84) 9 9624-8518
Ponto físico: Sol Bijoux – Midway Mall
Patrocínio: Unimed Natal, Praiamar Arena, MaxMeio, Supermercado Nordestão e Sterbom
Informações: @nemacabanempouco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP Militar deve pedir expulsão de Bolsonaro do Exército nesta semana

Foto: Breno Esaki

O Ministério Público Militar deve protocolar nesta semana pedido ao Superior Tribunal Militar (STM) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros militares condenados pela trama golpista — o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto — sejam expulsos das Forças Armadas.

O Poder Judiciário volta ao funcionamento normal nesta segunda-feira (2/2).

Bolsonaro e os outros militares citados foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Veja as penas dos militares estabelecidas pelo STF

  • Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército e ex-presidente da República: 27 anos e três meses de prisão;
  • Walter Braga Netto, general da reserva do Exército: 26 anos de prisão;
  • Almir Garnier, almirante e ex-comandante da Marinha: 24 anos de prisão;
  • Augusto Heleno, general da reserva do Exército: 21 anos de prisão;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general da reserva do Exército: 19 anos de prisão.

O Código Penal Militar estabelece que militares condenados a penas privativas de liberdade superiores a dois anos sejam punidos com a a chamada “indignidade para o oficialato”, que resulta na perda de posto e patente, e consequentemente, na exclusão das Forças Armadas, seguindo o devido processo de julgamento.

Segundo levantamento do Metrópoles, na coluna Grande Angular, o STM cassou patentes em 85% dos processos sobre indignidade para o oficialato, entre 2018 e 2025.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN

Fotos: Divulgação

O engenheiro e empresário Silvio Bezerra lança, no dia 4 de fevereiro, o livro “Silvio. Muitas histórias”, uma autobiografia que reúne memórias pessoais e profissionais construídas ao longo de 56 anos de vida. O lançamento acontece a partir das 18h, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) em Natal, em evento para convidados.

Com uma narrativa marcada pela franqueza, sensibilidade e humor, a obra percorre a trajetória do autor desde a infância até os dias atuais, abordando família, amizades, carreira, desafios e aprendizados. Longe de idealizações, o livro valoriza experiências reais e relações humanas que moldaram sua visão de mundo.

“No livro, eu conto muitas histórias fugindo de idealizações e apresentando um relato marcado pela verdade, pelas relações humanas e pela memória afetiva”, afirma Silvio, que cuidadosamente selecionou também muitas imagens que remetem a sua vida e a cidade de Natal.

Natal, aliás, tem papel central na obra, aparecendo não apenas como cenário, mas como parte da identidade do autor. O cotidiano da cidade, o Colégio Marista, a Ecocil, a paixão pelo futebol, atravessam as páginas como elementos fundamentais dessas histórias. “São histórias que não seriam as mesmas se tivessem sido vividas aqui”, afirma.

O livro fala ainda sobre como as experiênciais pessoais moldaram o executivo Silvio Bezerra, CEO da Ecocil e ex-presidente ativo do Sinduscon/RN. Silvio detalha bastidores como da aliança estratégica com a Salamanca Capital, relembra decisões difíceis e momentos de reconhecimento para a empresa e para sua trajetória.

O evento, que será das 18h às 22h, reunirá familiares, amigos e convidados que também fazem parte do percurso narrado no livro.

*SERVIÇO*

Lançamento do livro Silvio. Muitas histórias, de Silvio Bezerra.

Local: Espaço Candinha Bezerra, FIERN
Av. Sen. Salgado Filho, 1845 Lagoa Nova Natal/RN

Horário: das 18h às 22h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço dos ovos diminui em janeiro para o menor nível em seis anos

Foto: Magnus Nascimento

O ovo, uma das proteínas mais consumidas pelos brasileiros, teve redução de preço em todo o país no mês de janeiro, alcançando o menor nível dos últimos seis anos, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As médias mensais apresentaram uma queda de até 17% em relação a dezembro de 2025. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o recuo é ainda mais expressivo, chegando a 27%. Os índices consideram as informação compiladas até a última quarta-feira (28), com os valores reais, corrigidos pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro de 2025.

Consumidores da capital potiguar ouvidos pela reportagem afirmaram ter percebido a redução. A diarista Vanderleia Nascimento contou que, com preços melhores, dá para consumir mais. “Lá em casa eu e meu filho consumimos bastante ovo, então, é ótimo que os preços estão melhores”, disse.

A empregada doméstica Vanusa Ferreira foi ao supermercado nesta segunda-feira (2) fazer as compras para a casa onde trabalha, mas revelou que na semana passada aproveitou os preços em conta para levar o produto para as refeições caseiras e também para as vendas do marido, que é comerciante. “Levei três bandejas para mim e 15 para o comércio do meu esposo. Está bem barato mesmo e isso é muito bom, inclusive para quem revende, como é o caso do meu marido”, falou Vanusa.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula vê gastos da máquina pública dispararem e atingirem maior nível em 9 anos

Foto: Reprodução

Os gastos administrativos para manter a máquina pública federal em funcionamento chegaram a R$ 72,7 bilhões em 2025, o maior valor dos últimos nove anos, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional corrigidos pela inflação. As despesas voltaram a ultrapassar a marca dos R$ 70 bilhões no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após ficarem em patamar menor durante as gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Entre os custos que mais pressionam o orçamento estão contas básicas e operacionais, como energia elétrica, água, tecnologia da informação, limpeza, vigilância, combustíveis, aluguel de imóveis e veículos, além de passagens e serviços bancários. O avanço dessas despesas tem reduzido o espaço disponível para investimentos e programas públicos, já que fazem parte dos chamados gastos livres do governo dentro das regras do arcabouço fiscal.

Como as despesas obrigatórias — como salários, aposentadorias e benefícios — crescem acima do limite anual permitido, o governo acaba comprimindo ainda mais a margem para investimentos em áreas como infraestrutura, universidades federais, bolsas científicas, fiscalização ambiental e programas sociais. Para 2026, o Ministério do Planejamento estima cerca de R$ 129,2 bilhões disponíveis para gastos discricionários, dos quais grande parte já é consumida pelo custeio da máquina.

Especialistas apontam que o cenário fiscal deve dificultar novas iniciativas em pleno ano eleitoral. Para o economista Jeferson Bittencourt, a combinação de despesas obrigatórias em alta e calendário político tende a limitar ações do governo. Já Marcus Pestana, da Instituição Fiscal Independente, avalia que o modelo atual cria uma margem “medíocre” para investimentos, indicando um horizonte fiscal desafiador para o país.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT afasta deputado acusado de importunação sexual em aeroporto e abre investigação interna

Foto: Divulgação/Internet

O PT decidiu suspender a filiação do suplente de deputado estadual Pedro Lobo após ele ser acusado de importunação sexual no aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará. A medida foi tomada em reunião emergencial da sigla e tem caráter provisório enquanto o caso segue sob apuração pelas autoridades.

A informação é da colunista Milena Teixeira, do Metrópoles. O parlamentar foi detido na segunda-feira (2), suspeito de esfregar as partes íntimas em uma mulher durante o desembarque de um voo. A vítima, de 33 anos, acionou policiais ainda dentro do aeroporto e formalizou a denúncia, registrada pela Polícia Federal, responsável pela ocorrência no local.

Em nota oficial, o PT do Ceará afirmou que a suspensão é uma medida cautelar e que foi aberta uma sindicância ética interna para investigar os fatos. Segundo o partido, o procedimento não representa julgamento antecipado, mas busca apurar a denúncia com transparência e respeito às normas internas.

Após o registro da ocorrência, o suplente e a denunciante foram levados à sede da Polícia Federal para prestar depoimento. O caso permanece em investigação e novas diligências devem definir os próximos passos tanto na esfera policial quanto partidária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Waack critica Brasília e aponta desequilíbrio entre Poderes em meio a discursos e cerimônias

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CNN Política (@cnnpolitica)

Vídeo: Reprodução/CNN Brasil

Na reabertura dos trabalhos em Brasília nesta segunda-feira (2), discursos solenes e cerimônias marcaram o retorno do Legislativo e do Judiciário, mas, para o jornalista William Waack, o clima foi mais de autocelebração do que de respostas concretas aos problemas do país. O Executivo apresentou um pacote de prioridades com 914 páginas, enquanto os presidentes dos Três Poderes trocaram elogios públicos e recados indiretos.

Segundo a análise, o cenário político atual evidencia um desequilíbrio institucional: o Executivo enfraquecido, o Legislativo em expansão e o STF exercendo influência crescente sobre decisões nacionais. Durante a sessão, o presidente do Supremo, Edson Fachin, falou em necessidade de autocorreção, enquanto o presidente Lula (PT) afirmou que a Corte não extrapolou suas funções.

Waack destacou ainda que o tempo político é curto diante da proximidade das eleições, o que pode limitar avanços práticos nas pautas anunciadas. Escândalos envolvendo diferentes esferas de poder também pairaram sobre os discursos, mesmo sem serem tratados diretamente nas falas oficiais.

Para o jornalista, o dia foi marcado por pompa, tapete vermelho e cerimônias, mas com pouca substância diante dos desafios reais, como a situação das contas públicas e os impactos que devem recair sobre quem vencer o próximo pleito eleitoral.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI avança contra Lulinha e vota quebra de sigilos em meio a investigação sobre escândalo no INSS

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A CPMI que investiga irregularidades no INSS retomou os trabalhos com força total após a reabertura do ano legislativo e já analisa a quebra de sigilos bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido integra um pacote com mais de 40 requerimentos apresentados logo nas primeiras horas, sendo doze assinados pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

Lulinha passou a ser alvo direto da comissão ainda no ano passado, quando parlamentares da esquerda se mobilizaram para barrar sua convocação. Mesmo assim, o relator insistiu nas medidas e voltou a protocolar pedidos para aprofundar a apuração sobre a suposta ligação dele com o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como figura central no esquema investigado.

Além do filho do presidente, a CPMI também pretende ampliar o foco das investigações sobre a família do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, citado em outro episódio considerado sensível dentro das apurações. Parlamentares classificam o cenário como um “caldeirão de escândalos”, com desdobramentos políticos e financeiros.

As oitivas devem ser retomadas na próxima quinta-feira (5), com depoimentos previstos de Daniel Vorcaro, Maurício Camisotti, da Total Health, e Gilberto Waller Junior, ligado ao INSS. A expectativa é que a comissão avance na coleta de informações e defina novos alvos à medida que os trabalhos evoluam.

Com informações do Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. A família Lula é sinônimo de corrupção, a corrupção está entranhada no sangue dessa família

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula já responde por mais de R$ 200 bilhões em gastos e despesas públicas passam de meio trilhão em 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os gastos públicos no Brasil ultrapassaram meio trilhão de reais logo no primeiro mês do ano eleitoral de 2026, com mais de R$ 200 bilhões ligados às despesas do governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo dados da plataforma Gasto Brasil. O volume elevado reacende o debate sobre o ritmo das contas públicas em meio ao cenário político e econômico.

A ferramenta de monitoramento aponta que o país registrou uma média de aproximadamente R$ 16 bilhões gastos por dia em janeiro, o equivalente a cerca de R$ 670 milhões por hora. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), responsável pela plataforma, alerta que, se o ritmo for mantido, as despesas podem alcançar R$ 6 trilhões até o fim do ano.

Até às 14h30 da última segunda-feira (2), o total acumulado chegou a R$ 514,8 bilhões, sendo R$ 209 bilhões em gastos federais, R$ 145,5 bilhões dos governos estaduais e R$ 160,3 bilhões das prefeituras. Os dados incluem despesas com pessoal, encargos sociais, investimentos, obras públicas e outras despesas correntes.

Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, é urgente buscar mais eficiência na utilização do dinheiro público. Ele defende o controle das despesas obrigatórias e o aumento da arrecadação sem pressionar a economia, afirmando que reduzir o custo do Estado é essencial para ampliar o espaço para investimentos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PRF aposentado é morto em assalto a granja em São José de Mipibu; criminosos fizeram família refém e fugiram com caminhonete da vítima

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Via Certa (@viacertanatalrn)

Vídeo: Via Certa Natal

Um Policial Rodoviário Federal aposentado foi morto durante um assalto a uma granja localizada na comunidade do Arenã, em São José de Mipibu, na noite desta segunda-feira (2). A vítima foi identificada como Fernando Delfino. Segundo informações apuradas no local, seis criminosos participaram da ação, que teria sido planejada com o objetivo principal de roubar armas de fogo e outros bens da propriedade.

De acordo com relatos, os assaltantes chegaram à granja e fizeram familiares do policial reféns enquanto aguardavam o retorno dele à residência. Durante toda a ação, os parentes pediam para que os suspeitos levassem os objetos e fossem embora, mas o grupo insistia em permanecer no local esperando a chegada da vítima, acreditando que ele estaria armado.

Populares relataram que os criminosos teriam acessado a propriedade por uma área de mata. Após a chegada do policial, houve momentos de tensão e um dos suspeitos acabou baleado. O grupo fugiu levando a caminhonete da vítima, descrita como uma Strada branca, seguindo em direção ao município de Monte Alegre.

Ainda segundo as informações, os próprios comparsas deixaram o criminoso ferido em um hospital de Monte Alegre, onde ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Após isso, os demais envolvidos fugiram com destino ignorado. A Polícia Civil, por meio da DHPP, e equipes da Polícia Científica realizaram perícias no local, enquanto diligências seguem em andamento para localizar os outros cinco suspeitos do crime.

Opinião dos leitores

  1. A lei anti crime e muito mas muito branda aqui. Qualquer bandido deveria de pegar de 10 a 30 anos de cadeia mas cadeia sem regalia a regalia devia ser respirar comer e beber água e ficar atrás das grades aí sim o índice criminal chega a quase zero. E sem bolsa preso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *