Televisão

Globo é processada após fraude envolvendo Luciano Huck no “Lata Velha”

Marcelo diz que o Opala tinha um valor sentimental de família. Foto: Reprodução/GNT/Divulgação

O carioca João Marcelo Viera (50) enfrenta há 16 anos uma árdua batalha judicial contra a TV Globo. O ambientalista participou do quadro ‘Lata Velha’, do Caldeirão do Huck , e acusa a emissora de ter devolvido um outro carro montado sobre outro chassi. O caso na época foi parar na polícia e está agora em fase recursal no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Em contato com este colunista, João Marcelo relatou que tinha o sonho de ver seu antigo carro reformado pelo programa. Após enviar uma carta para a produção, diz que chegou a viver parte do sonho quando teve seu automóvel selecionado para ser uma das atrações do programa da TV Globo. “Senti uma realização enorme na época quando me deram essa esperança, de ver meu Opala reformado”, conta.

Ainda segundo Marcelo, após entregar seu Opala verde, ano 79, para a produção do programa, sofreu um duro golpe que tenta se recuperar até hoje por meio da Justiça: “cometeram uma fraude”, acusa o ambientalista. Segundo narra o processo, o Opala simplesmente teria desaparecido. O novo carro entregue ao participante teria sido reconstruído a partir do chassi de uma Caravan, do ano de 79.

Marcelo denunciou o ‘Lata Velha’ às autoridades e lembra que na época sofreu forte abalo emocional ao escutar de algumas pessoas que ele queria se promover com o caso. Entretanto, como consta no processo, um laudo da perícia que foi solicitada pelo delegado Ronaldo Oliveira – que estava no comando titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) – identificou a fraude. Após a conclusão de quatro peritos o delegado explicou que não havia nada de original no carro: “O carro é todo adulterado. Não há nada ali que seja original do carro dele, nem o chassi”, disse. Outra perícia solicitada a pedido da Corregedoria do Detran e realizada pelo Instituto Carlos Éboli também indicou a fraude, e mais ainda, que assinaturas de João Marcelo teriam sido falsificadas.

Assinaturas de Marcelo teriam sido falsificadas

O carro que teria servido de modelo para a suposta transformação do veículo de João Marcelo foi apontado pelo laudo como uma Caravan marrom. O automóvel, pelos registros do Detran, estava na posse de um rapaz chamado Rubem de Souza. A transação que efetivou a compra do veículo teria sido feita em Ribeirão das Neves, por meio de um Feirão de automóveis. O valor pago pela Caravan foi de R$ 4.200.

João Marcelo conta que nesse momento tomou um outro susto: a pessoa que comprou o veículo no feirão teria utilizado uma assinatura sua falsificada. Foram mais de oito assinaturas adulteradas em nome do ambientalista, que hoje vive em Cabo Frio, localizado na Região dos Lagos.

Após toda documentação juntada para o processo, Marcelo diz não ter dúvidas: “mediante os laudos realizados no carro e as minhas assinaturas falsificadas, é inegável: meu carro verdadeiro sumiu. Ninguém sabe onde está”, diz com tristeza ao lembrar que seu antigo Opala verde era um bem de família, e que ele havia prometido nunca vender para seus familiares. Até hoje Marcelo sente-se impotente por não saber quem falsificou suas assinaturas, que foram feitas em cima de uma colagem.

João Marcelo não acredita que vai conseguir ter o seu carro de volta. Mas ele afirma que deixaria o processo de lado se o antigo carro fosse devolvido mediante também uma retratação do programa e dos responsáveis contando a verdade sobre o que teriam feito, segundo ele, enganando todo o Brasil com a atração.

“Quando me chamaram na Globo para conversar, deixei bem claro que se me entregassem de volta o carro, com tudo certinho, o assunto estava resolvido, uma vez que se tratava de estelionato e apropriação indébita. Entretanto, quando entrei na sala, um dos diretores bateu com as mãos na mesa e me perguntou: ´o que você quer rapaz?´. Eu respondi que só queria o que era meu de volta e disse que o que estava acontecendo poderia acabar com a imagem da emissora. Foi quando ele respondeu que isso não acabaria com o quadro, mas sim com a imagem do Luciano Huck.”

João Marcelo ainda conta que nessa reunião foi falado sobre possivel participação em Big Brother Brasil, ou oportunidades de mostrar seu trabalho em programas como o da Ana Maria Braga, o que teria sido recusado por ele no mesmo tom de deboche que o diálogo era traçado. “A reunião terminou com eles dizendo que iriam dar um jeito de me entregar meu antigo Opala reformado, e também desfazendo todo esses problemas em torno da Caravan, que estava em meu nome a partir da utilização de uma assinatura falsa”, detalha. Entretanto, o ambientalista conta que o carro devolvido foi a mesmo Caravan. O ambientalista também lembra do que teria sido uma tentativa da emissora para fazê-lo assinar um documento se eximindo de reclamar judicialmente qualquer problema futuro.

“Eles me entregaram este documento e disseram que eu poderia ficar com um Pálio enquanto eles resolviam tudo, para que realmente eu não ficasse sem nada até tudo estar concluído, uma vez que demorei seis meses pra receber o carro errado novamente. Mas eu percebi que no final do documento que eu teria que assinar concordando em ficar com o Pálio até ter tudo esclarecido, eu estaria também assinando uma cláusula me comprometendo a não reclamar mais nada. Apenas risquei o papel na frente deles”, lembra.

Marcelo sofreu recentemente uma terceira surpresa na Justiça. O tribunal acabou acatando argumentos da emissora de que Marcelo não teria ficado no prejuízo, uma vez que teria recebido um carro melhor do que aquele que entregou. Entretanto, o ambientalista está recorrendo agora da sentença. “Não importa se o carro estava funcionando melhor ou se valia mais, o que importa é que o meu carro tinha um valor sentimental para toda nossa família. Vou lutar por Justiça até o fim”, diz.

Marcelo se negou a ficar com um Pálio provisoriamente porque deveria assinar este documento se comprometendo a não processar o programa. Foto: Reprodução

IG (Lo-Bianco)

Opinião dos leitores

  1. Imagine um sujeito desse como presidente, sendo pau-mandado da Globo. O que seria do Brasil? Loucura! Loucura! Loucura!

  2. É esse que sonha em ser presidente do Brasil? Se depender da mídia é o melhor de todos, visto que Renan Calheiros se tornou o salvador da pátria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil teve 1.239 recuperações judiciais e falências em 2021; confira comparativos com 2020

Segundo o relatório pulicado pelo Serasa Experian, em 2021 houve queda de 9,8% no número de empresas que decretaram falência –622 companhias fecharam as portas no ano passado, ante 690 em 2020.

Em recuperações judiciais, os números mostram aumento. Ao todo, 617 empresas tiveram o requerimento de recuperação concedida em 2021, enquanto em 2020, foram 467 concessões.

O número é ainda mais alto na quantidade de pedidos de falência e de recuperação judicial. Leia no infográfico abaixo:

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Escolas não vão exigir passaporte vacinal para estudantes

Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) não pretende adotar o passaporte vacinal para estudantes de escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. O início do ano letivo de 2022 nas unidades escolares da rede está marcado para o dia 7 de fevereiro. A medida, que tem a comprovação da imunização contra a covid-19 como regra para a circulação em estabelecimentos, começou a valer nesta sexta-feira (21) em ambientes como bares, restaurantes e similares, conforme estabelecido em decreto.

No caso das escolas estaduais, a SEEC informou que o passaporte para os estudantes não será exigido. “A Secretaria segue as orientações do Comitê Cientifico do RN e não existe esse direcionamento. A SEEC estima que grande parte do seu público de alunos esteja vacinado, pois é formada por adolescentes”, explicou a pasta.

Para os trabalhadores, de acordo com a pasta, a norma que continua válida é o que está estabelecido no Decreto Nº 31.022, de outubro do ano passado. O texto em questão determina aos trabalhadores do serviço público estadual, “o dever funcional de vacinação contra a covid-19”. O documento determina que, “no prazo de cinco dias úteis a contar da publicação do Decreto”, os servidores apresentem a comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Conversa fiada. Eles sabem que se for exigido passaporte vacinal para os alunos entrarem nas escolas aumentará ainda mais o estrago de dois anos sem aula nas escolas públicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

José Rocha, ex-presidente do América, sofre acidente doméstico e passa por cirurgia

O ex-presidente do América, José Rocha, sofreu acidente doméstico nesta sexta-feira (21). Familiares não deram detalhes do ocorrido, mas adiantaram que ele teve que ser submetido a uma cirurgia para operar uma fratura de fêmur, ocasionada pelo acidente.

Apesar do susto, ele está bem, sendo acompanhado pela equipe médica e em recuperação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Styvenson: “Governo é lento e lerdo, como a governadora”

Talvez o principal projeto de vida do senador Styvenson Valentim (Podemos), a escola Maria Ilka, no Bom Pastor, em Natal, é também um dos únicos aspectos que fazem o parlamentar engrossar a crítica a atual gestão do Governo do RN. Foi a escola que fez o parlamentar, em entrevista ao Jornal das Seis, da 96 FM, dizer que a gestão estadual é lenta e lerda, assim como a governadora Fátima Bezerra, do PT.

Portal 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

[VÍDEO] QUASE NINGUÉM: Midway fica esvaziado no primeiro dia de exigência de passaporte vacinal

Vídeo que tem sido compartilhado nas redes sociais mostra os corredores do Midway Mall, em Natal, completamente vazios nesta sexta-feira (21). O fato acontece no mesmo dia em que o empreendimento passou a exigir o passaporte vacinal para a entrada dos visitantes. 

Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. O comércio não aguenta 10 dias, a quebradeira vai ser geral. O governo deveria criar um pacote de ajuda as empresas, ex: diminuindo a carga tributária estadual.
    O movimento estaria menor, mas as obrigações também, só não faz se não quiser.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Arquidiocese divulgou morte cerebral do padre sem ele estar morto

A Arquidiocese de Natal divulgou ontem a informação da morte cerebral do padre e major-capelão da Polícia Militar, Antônio Cassiano. A informação chegou a causar comoção entre amigos e colegas de corporação, contudo a informação “oficial” divulgada estava errada. O padre está vivo. Internado em estado grave, mas vivo.

SAIBA MAIS: Padre tem morte cerebral após sofrer AVC em Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

1 milhão de consumidores com geração própria de energia solar

O setor energético do Brasil está mais aquecido do que nunca. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o país ultrapassou, em janeiro, a marca de 1 milhão de unidades consumidoras (UCs) atendidas pela geração distribuída solar fotovoltaica – 76,6% desses consumidores são residenciais. Isso se justifica por diversos motivos: o Governo Federal zerou impostos de importação de peças e equipamentos ligados a energia solar, o rápido payback ou tempo de retorno do investimento, que costuma ser inferior a 4 anos, entre outros.

Além disso, empresas instaladoras buscam incentivar ainda mais a mudança para a geração distribuída, como é o caso da Megga Solar, que proporciona aos seus clientes um autofinanciamento em até 72 meses. Isso diminui a burocracia e o tempo para instalação.

Por falar em instalação, após a tomada de decisão do consumidor pelo investimento em energia solar, a Megga Solar realiza a instalação mais rápida do mercado, o que impacta diretamente no início da rentabilidade do consumidor. Por esses e outros motivos a Megga Solar se tornou rapidamente a referência em energia solar no Estado e caminha a passos largos em todo Nordeste como uma das empresas que mais crescem nesse segmento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

[VÍDEO] Águas do Rio São Francisco já estão a caminho do Seridó Potiguar

Ontem (21), foram abertas as comportas da Barragem de Boa Vista, na Paraíba, liberando as águas do São Francisco para percorrerem o caminho da Transposição.

De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho em breve, elas seguirão para o Rio Grande do Norte e chegarão no Rio Piranhas no dia 9 de fevereiro, completando a saga da Transposição do Rio São Francisco.

Marcos Dantas

Opinião dos leitores

  1. Que tal ele falar da reforma da previdência, essa sim é uma “obra” dele. Fale também do ramal do apodi que ficará pronto em 2027. Fale que a barragem engenheiro ávidos está em reforma e que às aguas que quase encheram a boa vista eram das chuvas. Parece que o povo e os jornalistas necessitam de santos para “obrar” milagres.

  2. Eita que está ficando feia
    tamanha babação
    Levantar a bola de Rogério Marinho para futura eleição
    BG não precisa disso
    pois se diz independente
    Esse tipo de puxasaquismo
    só decepciona a gente
    Rogério saco preto está todo animado
    É ordem de serviço assinada e foto para todo lado
    Lá em Ponta negra a dita engorda foi anunciada
    Nenhuma obra iniciou mais uma presepada
    Para evitar muita conversa
    e deixar de firula
    Essa transposição é obra do presidente Lula !
    PUXU PEGOU PESADO
    PUBLICA AÍ BG .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

[VÍDEO] Imagens mostram situação de abandono e destruição do antigo Manoa Park

Voo realizado pelo canal de
YouTube, Drone Potiguar, mostram as belezas da Praia de Maracajaú, mas também toda a situação de abandono e destruição, em que o Manoa Park se encontra hoje.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Isso é para valer’, diz Ciro Gomes ao lançar pré-candidatura à Presidência

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) lançou sua pré-candidatura à Presidência da República nesta sexta-feira (21), em Brasília, disparando críticas aos três principais adversários na disputa: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos).

Incorporando o slogan de sua campanha, Ciro apresentou-se como o nome “da rebeldia e da esperança” e elencou uma série de propostas, que vão de planos econômicos de combate à corrupção até propostas como parcelar smartphones em 36 vezes sem juros para a população mais pobre.

“Tão pensando o quê, isso é para valer!”, disse o pedetista, antes de começar a discursar.

O recado de Ciro é direcionado a parlamentares do PDT e a setores da esquerda para os quais ele pode desistir de seguir na disputa pelo Palácio do Planalto caso não melhore nas pesquisas.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Ciro é nervoso , sempre desequilibrado
    Vai levar peia de novo já está acostumado
    Com Lula não tem pareia para competir nessa eleição
    Vai ser barbada a vitória já pode iniciar a comemoração
    O abilolado do presidente
    está desorientado
    Esta acabando com o que resta desse país abençoado
    Só gado uma sugestão
    para para aceitar a derrota
    entra no cercado e come capim para aumentar a produção de ……….
    PIXU VAI DEIXAR PARA A RIMA SER COMPLETADA .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *