Governadores do Nordeste publicam carta de repúdio a Bolsonaro

Oito governadores do Nordeste assinaram uma carta em repúdio aos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro contra o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Em uma postagem no Facebook feita na última sexta-feira, Bolsonaro chamou Câmara de “espertalhão” e compartilhou um vídeo criticando uma campanha do governo de Pernambuco sobre o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família com recursos do estado. No texto, publicado no mesmo dia, os políticos lamentam que a “missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades”.

Na carta de repúdio, os governadores afirmam que Câmara foi “vítima de um descabido e desrespeitoso ataque” proferido pelo presidente. No vídeo compartilhado de Bolsonaro, um homem aparece em frente a um outdoor com anúncio do repasse extra com dinheiro do estado de Pernambuco. Ele acusa, então, Câmara de se apropriar da iniciativa federal.

O político do PSB respondeu ao ataque afirmando que o uso de verbas do estado para pagar a 13ª quota do Bolsa Família em Pernambuco foi uma proposta dele feita durante a campanha de reeleição, no ano passado — antes de Bolsonaro assinar a medida provisória que determina o pagamento da parcela extra em âmbito federal, em outubro deste ano.

Ainda na nota de repúdio, os governadores criticam a postura do presidente, dizendo que o país precisa de “esforços para superar enormes desafios”.

“É fundamental que este compromisso, que todos esperamos ver cumprido pelos gestores públicos, não seja debochadamente ignorado por alguém que deveria ser uma de suas maiores referências”.

O texto foi assinado por Rui Costa (PT), da Bahia, Renan Filho (MDB), de Alagoas, Camilo Santana (PT), do Ceará, Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, João Azevedo (PSB), da Paraíba, Wellington Dias (PT), do Piauí, Fátima Bezerra (PT),  do Rio Grande do Norte, e Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe.

 O GLOBO
OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. gilberto ivan disse:

    Os governadores do Nordeste continuam com a mesma cantiga que de novo não tem nada, a história é continuar mentindo para o eleitorado com uma conversa que os mantenham na mídia. Todos sabem que a Política do décimo terceiro é federal e como promessa de campanha o Presidente eleito democraticamente, afirmou manteria e daria um novo salário a mais ou seja o décimo terceiro, cumpriu a promessa de campanha. ´
    É melhor os governadores começarem a governar e irem com seus cargos comissionados em excesso as praias poluídas por criminosos , fazerem um mutirão e começarem a limpar o petróleo derramado. é muita falta de ter o que fazer uma carta sem futuro querendo aparecer, vão trabalhar e deixem a demagogia de lado o Brasil acordou e não aceita mais essas bobagens e nem corrupções dos maus políticos brasileiros.

  2. Lucia disse:

    O político é desonesto Quando divulga ser sua uma ação de outrem.
    No caso , o governo federal é quem está pagando um 13* salário para o Bolsa Família. Já os políticos sem escrúpulos tenta enganar a população do seu Estado dizendo que foi o governo estadual que está pagando este benefício .

  3. Cigano Lulu disse:

    Até minha mula Adelaide já matou a charada: essa história de "governadores do Nordeste" não passa de piada pronta de "primo rico" que se diverte com a cara de "parentes" que nunca deram certo na vida.
    Por falar em nunca, na prática o Nordeste nunca foi mais que três unidades da Federação: Bahia, Pernambuco e o Ceará.
    Por uma razão hiper-simples: a bancada baiana tem 39, a pernambucana 25 e a cearense 22 deputados. E assim a "santíssima trindade" (com o peso político majoritário de 86 congressistas) abocanha tudo que se destina de benefício ao desenvolvimento da região.
    Tem sido assim 'derna' os tempos imperiais. Não por acaso João de Barros nem se entusiasmou em tomar posse da Capitania do Rio Grande. Ele pressentiu que haveria uma caveira de burro enterrada no leito do Potengi.

  4. MAURO disse:

    Esses governadores do Nordeste são o atraso do Nordeste e do Brasil!

  5. Jeovane disse:

    Parabéns presidente fracos são os governadores do nordeste que não sabe unir forças para o crescimento e o desenvolvimento do nordeste
    Agora quem perde é o povo

  6. Madeirão disse:

    Não podemos aceitar que o PT acabe com a região nordeste do Brasil. Esses governadores não governam para o povo. O PT está preocupado em produzir Mensalões, Petrolão, Rombos nos Fundos de Pensão, Desvios no BNDES, assaltos a empresas Estatais, Friboi, JBS, invasão de propriedades privadas, incentivo a criminalidade e distruição das famílias brasileiras.

  7. Zanoni disse:

    A conta é bem simples. Bolsonaro teve quase 11 milhões de votos a mais que Haddad. Se o Nordeste, que deu 8,8 milhões de votos a Bolsonaro, tivesse votado em Haddad, ainda assim não mudaria o resultado. Sendo assim, esses governadores aí não foram relevantes em nada, nem para Haddad nem para os seus partidos.

  8. Valerio disse:

    Acabou a boquinha

  9. Damon disse:

    O nordeste tá fudido com esses governadores que não fazem nada em relação ao óleo nas praias, mas criticaram o governo federal em relação a amazônia

  10. Juscelino Estavam De lima disse:

    Estou com o senhor presidente, aperte o parafuso até a última rosca. Kkkkkkk

  11. Antenado disse:

    Cada uma. O governador querendo pegar carona. Os demais, outro bando de babacas mesmo.

  12. Eraldo disse:

    Valeu Bolsonaro!!!, pegue todos os caroneiros na sua gestão, o nosso povo tem que saber quem são esses espertos…

  13. Cas disse:

    Vergonha é esses governadores do Nordeste, já que o governador de Pernambuco mentiu que se explicasse e não ser defendido por um ato errado, mentindo pra enganar o eleitor 😡

  14. Marcelo disse:

    Vão trabalhar pelos votos confiados a vocês. Brasil todo retomando desenvolvimento e o NE estagnado. Deixem de mentir e trabalhem!!
    RN é o mais pobre e a governadora preocupada com presidiário.

  15. Carlos soares disse:

    Meu presidente,não deixe os nordestino sofreire por causa de picuinhas políticas, esses governadores de oposição, vão fazerem de tudo para destabilizar seu governo. Porém,nós nordestinos acreditamos em V. Excelência.

  16. Pronto, falei! disse:

    Esses governadores do Nordeste são uns palhaços. Insistem em isolaram região Nordeste do resto do país. Escória da política!

  17. Silva disse:

    So esquerdistas com os dias contados pra levar um pé na bunda. Questão de tempo

COMENTE AQUI