Diversos

Governo do Estado emite nota de Esclarecimento sobre “Escolas Cívico-Militares”

O Governo do Rio Grande do Norte, reafirmando os princípios constitucionais como diretrizes que asseguram um ambiente educativo plural, optou por não aderir ao Programa Nacional para as Escolas Cívico-Militares, proposto pelo Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Defesa.

Essa decisão tem como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecido no Art. 3 que o ensino deve ser ministrado observando a liberdade de aprender, o apreço à tolerância, ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, bem como à gestão democrática, entre outros princípios. Baseia-se, ainda, nas determinações do Plano Estadual de Educação, Lei n. 10.049, de 27 de janeiro de 2016, que cria a Comissão de Monitoramento do PEERN, como instância de elaboração das políticas educacionais, em articulação com o Fórum Estadual de Educação, assegurando o amplo diálogo com educadores, estudantes, familiares e sociedade civil. Nesse sentido, o pedido do MEC para adesão ao Programa não precedeu de tempo hábil, para que essa discussão fosse feita junto às escolas e às representações constituídas, tornando a possível decisão unilateral pelo Órgão Central inviável para a Rede Estadual.

O posicionamento de não adesão é acompanhado por diferentes Estados: Alagoas, Maranhão, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe.

Ademais, o Ministério da Educação, equivocadamente, informa sobre a liberação de R$ 54.000.000,00 (cinquenta e quatro milhões de reais) para o PECIM, R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) por Estado, ao tempo em que nega os recursos necessários para a continuidade do fomento à ampliação das Escolas de Tempo Integral, projeto exitoso que apresenta evidências de melhoria da aprendizagem em todo o país, sintonizado com o Plano Nacional de Educação.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN sempre estará aberta para discutir e integrar programas que beneficiem seus estudantes, condizentes com o que preconizam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Estadual de Educação do RN.

Opinião dos leitores

  1. Vão estudar pra poder falar, a escola militar vai custar muito mais que o UFRN , porque pagar mais caro por educação? Só pra satisfazer um presidente lunático , que vao ensinar que a terra é plana? Me poupem!

    1. Se um dia tiver uma conversa com aluno de uma escola militar e puder comparar com um vindo de uma escola estadual, vai ver o resultado intelectual das duas… mais, não seja desinformado sobre o custo financeiro da escola de excelente qualidade, onde o nível de ensino é melhor que o de escola privada de alto custo.

  2. Vão estudar pra poder falar, a escola militar vai custar muito mais que o UFRN , porque pagar mais caro por educação? Só pra satisfazer um presidente lunático , que vao ensinar que a terra é plana? Me poupem!

  3. Manifestações ideológicas fanáticas não colaboram para um debate construtivobe se percebe o nível do manifestante pela sua agressão verbal usando termos de baixo calão.
    Estudar e entender a educação, compreendendo a especificidade das escola de formação cívico militares, é fundamental.
    Sem isso, predomina o fundamentalismo de quem quer impor sua vontade por meio da força e da intimidação, ao contrário dos princípios que regem a Democracia e a liberdade de escolha.
    Saiam do modo de torcedor fanático e ingresse na de cidadão interessado em encontra e soluções verdadeiras e sustentáveis a luz de argumentos lógicos e racionais para benefício de todos e não apenas de poucos, incentivando a desigualdade de oportunidades.

  4. … é triste … !! É uma decisão política infelizmente … só quem perde é o Norte Riograndense

  5. Desculpa vagabunda essa! O que esperar de um comunistas? Ainda vem falar pluralidade na educação, o que realmente ela quer é doutrinação comunistas! Pobre RN

  6. Essa nota resposta do governo do RN é ridícula, deixar de oferecer mais um espaço para uma educação plural, e sinônimo de imbecilidade. Quem decide onde por seus filhos ,ou entes familiares para estudar, tem o poder democrático da escolha. O estado não pode impedir que os nossos filhos se eduquem em escolas com esse perfil. Quem ousa criticar os centros de formação militares espalhados pelo Brasil, pilotos em Pirassununga, ITA em São Paulo, Agulhas Negras no RJ,, e etc, etc…..iinclusive as escolas de formação da polícia militar do RN. Secretário burro e xiita, bem como governadora burra que só sabe comer bokus, os dois deveriam procurar um canto para comer capim.

  7. Não tem justificativa para recusar um investimento desse, um milhão por escola, isso mostra a preocupação da governadora Fátima com o estado, veja o exemplo da escola que o capitão styvenson conseguiu melhorar.

  8. Desculpa esfarrapada!
    Todo mundo sabe q o PT e toda esquerda de drogados, baderneiros e ladrões, ñ gostam de militares pq desceram a chibata neles quando precisou. Agora, apoiar os marginais do MST é bandeira dessa corja de safados. Cuidado seus marginais disfarçados de defensores da liberdade, pq, o Brasil tá começando a mudar. Vão morar na Venezuela ou Cuba!

  9. O PT é um lixo e essa senhora representa o PT, alguém tiver alguma dúvida do que falo aguarde o final do RN no mandato dela.

  10. Quem disse que a pessoa que quer entrar para o crime iria para uma escola militar? Quem quiser entrar para uma escola militar é só entrar para a Marinha, através da escola de aprendiz de marinheiros. Todo ano tem concurso.

  11. Esquecem que o RN tem nada mais e nada menos em sua origem uma história militar, a maior do Brasil moderno.
    Parnamirim Field foi o propulsor do desenvolvimento potiguar.
    Fomos sede para os cadetes formados pela AMAN.
    Tivemos ensino público de qualidade nos governos militares.
    Tínhamos uma sociedade saudável, e agora? O que temos?
    Nosso sistema atual é bom? Forma bem? É eficiente? Forma cidadãos?

  12. Vcs que concordam com a posição adotada pelo estado do RN, não percebem, ou são burros mesmo, que essa é uma decisão ditatorial, onde o estado priva, de forma grosseira e deliberada, que parte da população fizesse opção por aquelas escolas a serem implantadas. Isso na verdade é um soco na democracia, que passa, inclusive pelo não reconhecimento dos centros de formação das polícias militares, presentes em vários estados do brasil. Essa atitude é burra, e carente de respaldo lógico, ninguém seria obrigado a frequentar, iriam os que assim desejassem, o que convenhamos é um desejo, que não cabe ao estado tolher, ficamos cada dia mais pobres senhores intelectuais de quinta categoria.

    1. Então amigo, porque não montam essas escolas dentro das unidades da policia ou das forças armadas?
      Não se está dizendo que não se quer as escolas simplesmente. Está sendo dito que nos moldes em que ela se apresenta, não está dentro dos padrões e modelos de escolas que o Estado possui, que é a rede estadual de ensino público.
      Escolas Militares devem seu implantadas dentro das unidades militares. i sim, temos uma correta adequação do objeto ao objetivo.
      Acordem, a Terra não é Plana.

  13. Esse governo é uma vergonha para o sofrido RN. Em todo o Brasil existem escolas militares, são espetaculares. Faz quem quer, o que não pode é nos termos a oportunidade de ter a escola e o governo sem vergonha da Boku's recusar.

  14. PARAFRASEANDO JOSIEL:
    "APRENDER A MARCHAR E DAR CONTINÊNCIA OBEDECENDO CEGAMENTE SEM REFLETIR É O LEMA DAS ESCOLAS MILITARES, QUE APENAS MINISTRAM INSTRUÇÃO, ADESTRANDO AS TROPAS PARA MISSÕES DE COMBATE EM SITUAÇÕES EM QUE FOREM EXIGIDAS NA DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL.
    EDUCAR, ENSINANDO AOS SERES HUMANOS A PENSAREM POR SI MESMOS, DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS AO MESMO TEMPO QUE DESPERTA A AUTO CONSCIÊNCIA LIBERTANDO AS PESSOAS PARA BUSCAREM A SUA LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA, É A MÁXIMA DA EDUCAÇÃO.
    IMPARCIALIDADE E NEUTRALIDADE NÃO EXISTEM. AS IDEOLOGIAS SÃO PARTE DE NOSSAS VIDAS COTIDIANAS E BASICAMENTE SE DIVIDEM EM DOIS TIPOS: AS INCLUSIVAS E A EXCLUDENTES.
    QUAL A IDEOLOGIA QUE VCS ACREDITAM QUE JESUS ENSINOU?
    A QUE INCLUI OS DIFERENTES, NECESSITADOS E DISCRIMINADOS; OU A QUE SÓ RECONHECE OS QUE SÃO "APARENTEMENTE" BONS, SADIOS E SEM PROBLEMAS?"

    1. se vc procurar saber o nível que era a escola de base em Parnamirim que funcionava sob comando militar e como é hj, verá que vale a pena.

    2. Esses crias da ideologia libertinagem, tem amor a ladrões e são totalmente favoráveis a desagregação da família. anarquia é o lema, disciplina e hierarquia são abonados. Brasil sem jeito.

    3. Escola militar já, precisamos de opções para livre escolha , isso é democracia, governo nenhum pode nos privar de escolher o que é melhor para nossos filhos.

  15. Era melhor ter falado não quiz e pronto rsrs perdeu já era vai pra parnamirim e não vai ter estado pra falar nada

  16. Pense num a gente de mente brilhante. A capacidade de pensamento é fora de série.
    Até quando vamos ver gente "inteligente" defendendo escola cívico militar contra investimento em escola de tempo integral, plural, afinada com os princípios democráticos?
    É bom perceber que esta decisão não foi só do RN não. Foram 10 estados da Federação.

  17. faço uma pergunta ,se a escola de tempo integral é tão bom,porque tantos jovens entram cada ves mais cedo no mundo crime? 10,12,13 e 14 anos em diante entra cada vez mais na estatisticas da ceriminalidade.

  18. Nada justifica a perda de recuso foi só uma decisão politica da govenadora, um estado falido como esse as coisa que ai inda ta funcionando pq o governo federal como e o caso da segurança que ta vindo grana.

  19. Belo modelo de escolas públicas, o existente. Sem aproveitamento, de péssimo aprendizado, Evasão escolar com níveis altíssimos, quem se beneficia são as facções criminosas, que fortalecem seus exércitos com guarita dos adolescentes não atendidos pelas escolas. Pior que os inocentes estão morrendo aos montes, sem ninguém fazer nada… Pelo contrário a esquerdalha está estimulando essa carnificina. Repugnante

  20. Vergonha, Vergonha, depois o RN vai sentir na pelo o que perdeu, quando essas escolas estiverem formando alunos com uma educação de primeiro mundo, não adianta reclamar. Mas o povo merece a merda que coloca no trono.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Inquérito do Consórcio NE tramita no STF há um ano

Foto: Camila Souza

O inquérito do escândalo da compra dos respiradores fantasmas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19) pelo Consórcio dos Governadores do Nordeste faz um ano que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28), mas até agora não se tem notícia do seu andamento.

Os autos tramitam em segredo de justiça por envolver o atual chefe da Casa Civil, Rui Costa, que à época, em abril de 2020, era governador da Bahia e figuram12 denunciados, por terem causado prejuízo de R$ 49,5 milhões pela compra fraudulenta dos 300 respiradores que nunca chegaram aos Estados da região para tratamento de pacientes infectados de Covid-19.

O ex-deputado estadual Kelps Lima que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a aquisição de respiradores que causando prejuízo de quase R$ 5 milhões ao Estado, disse que a Assembleia Legislativa cumpriu o seu papel de coletar informações e provas, ouvir os envolvidos. “Não cabe à Assembleia processar e nem julgar”, disse.

Kelps Lima afirma que tem conhecimento de tudo o que consta nos autos e pelo que tem lá “já era pra ter gente presa, porque há delação”, lamentando que isso ainda não tenha ocorrido, porque . “Fico muito triste porque roubaram o dinheiro da população”.

Segundo Lima, cópias do relatório da CPI da Covid-19, que completou quatro anos em dezembro do ano passado, foram entregues aos órgãos de controle, como Ministério Público Federal e Tribunais de Contas e nas Supremas Cortes. “Lamentavelmente não tenho conhecimento de como anda o inquérito”.

Em 28 de março de 2023, o então vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito sigiloso instaurado para investigar possíveis crimes na contratação direta, pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), de uma empresa supostamente sem qualificação técnica para fornecer 300 ventiladores hospitalares que auxiliariam no combate à pandemia da Covid-19, no valor de R$ 49,5 milhões.

Mas em razão da existência, à época, de autoridade com foro por prerrogativa de função –, foram deferidas medidas cautelares para aprofundamento das investigações em curso, como quebra de sigilo bancário e telefônico/telemático, além de diligências de busca e apreensão.

O ministro Og Fernandes observava que estavam pendentes a análise do material apreendido e o relatório policial sobre as provas reunidas na Operação Ragnarok. O Ministério Público Federal (MPF) também informara que não havia mais competência do STJ para o inquérito, por não haver, nenhum investigado com foro por prerrogativa de função naquele Tribunal.

Dai, o ministro Og Fernandes havia concluiu pelo envio do inquérito deve ser enviado ao STF para que aquela corte avaliasse a existência, entre as pessoas investigadas, de autoridade com foro por prerrogativa de função que determinasse a sua própria competência.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Após impulsionarem Bolsa, estrangeiros retiram recursos do Brasil

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Com incertezas sobre os juros americanos e ruídos políticos locais, a Bolsa brasileira vem perdendo recursos do exterior. Desde o início do ano, investidores estrangeiros já sacaram R$ 21,8 bilhões da B3, arrastando, com eles, o desempenho do Ibovespa.

A saída ocorre após um forte movimento de otimismo. No último trimestre do ano passado, o saldo de investimento estrangeiro na B3 foi de R$ 45 bilhões, o que levou o Ibovespa a bater seu recorde nominal histórico. Agora, o índice tem queda de 4,84% em 2024.

O principal motivo para a reversão do fluxo estrangeiro foram mudanças nas apostas sobre os juros nos Estados Unidos.

No fim de 2023, dados mais fracos de inflação e emprego fortaleceram projeções de que as taxas americanas começariam a cair já em março deste ano, o que impulsionou mercados de maior risco.

Nos últimos meses, porém, novos números mostraram resiliência da economia americana, o que esfriou as projeções mais otimistas sobre um afrouxamento de juros.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dois meses após invasão, retirada do MLB de terreno em Petrópolis segue indefinida

Foto: Adriano Abreu

Dois meses após o Movimento de Luta nos Bairros (MLB/RN) ter liderado a invasão a um terreno de propriedade da empresa Poti Incorporações Imobiliárias Ltda, a retirada dos invasores segue indefinida, mesmo com a decisão judicial que determina a retirada forçada desde o dia 20 de fevereiro.

Ocorre que na mesma decisão, o juiz Luis Felipe Marroquim, da 20ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condiciona a retirada à audiência pública ou reunião preparatória, para serem elaborados o plano de ação e o cronograma da desocupação. Até o momento, não há informações sobre a execução de nenhum desses procedimentos.

“Existem prazos concedidos na liminar que estão em curso, bem como o cumprimento de determinações feitas na decisão”, informou o Tribunal de Justiça do Estado.

A liminar atende pedido da Poti Incorporações no processo de reintegração de posse. O terreno, na Avenida Deodoro da Fonseca, no bairro de Petrópolis, em Natal, foi invadido desde a madrugada do dia 29 de janeiro. No dia 5 de fevereiro o juiz determinou prazo de 15 dias corridos para desocupação voluntária, sob pena de cumprimento no modo forçado. O dia 20 de fevereiro foi então a data final para a saída dos invasores.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Correios tiveram prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Foto: Reprodução/EPTV

Os Correios encerraram 2023 com um prejuízo de R$ 597 milhões, segundo relatório divulgado na madrugada desta quinta-feira (28). O resultado apresenta uma melhora nas contas da estatal na comparação com 2022, quando o prejuízo foi de R$ 768 milhões.

De acordo com o balanço, a receita total dos Correios em 2023 foi de R$ 21,6 bilhões, o que representa uma redução de 1,83% na comparação com 2022.

A estatal informou que as receitas no segmento internacional cresceram 23,2%, ajudando a equilibrar as contas e amortecendo a queda de cerca de 5% nas receitas com a entrega de encomendas e mensagens.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo no segmento internacional estão o crescimento do e-commerce estrangeiro no Brasil e a melhor eficiência nas entregas.

Além disso, as despesas totais dos Correios também tiveram redução, passando de R$ 22,8 bilhões, em 2022, para R$ 22,2 bilhões, em 2023. A queda foi de 2,52%.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Gilmar opina sobre Bolsonaro antes de STF julgar casos e abre debate sobre imparcialidade

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito uma série de críticas relacionadas a casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As falas antecedem a chegada dos processos contra Bolsonaro e sobre golpismo à pauta de julgamentos da corte e levantam questionamentos já feitos anteriormente sobre possível prejulgamento e quebra da imparcialidade.

A Lei Orgânica da Magistratura Nacional veda aos magistrados “manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem”.

Apesar disso, é improvável que Gilmar seja afastado do caso ou mesmo sofra qualquer sanção, avaliam especialistas, seja porque o STF jamais aceitou um pedido de impedimento ou suspeição de ministros, seja porque os casos mencionados pelo ministros estão ainda na fase de inquérito —o das milícias digitais.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Somente falta de assunto!
    Não precisa ninguém falar pois todo mundo viu o que o canalha fascista fez e evacuou pela boca durante seu desgoverno e o muito que está sendo descoberto agora!
    Cadeia nele e ponto final!
    Dá-lhe Xandão!
    Dá-lhe Gilmar!
    Dá-lhe Dino!
    E quem ficar putinho faça novamente papel de otário acampando na frente do complexo da Papuda.
    Ou se achar ruim, faça companhia ao canalha lá dentro!

  2. Pq não predem logo ?
    Fica com muido da mulestia!
    Estão querendo encobrir o papudinho, cortina de fumaça tá aí, não ver quem não quer.
    Se tiver de prender, faça carreira, omi.
    Vai fazer o Brasil parar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que Lula atuará como controlador dos investimentos na Petrobras

Foto: Yuri Murakami/TheNews2/Agência O Globo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 27, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá atuar como controlador da Petrobras, tanto em relação à política de preços quanto a de investimentos, para que a empresa invista mais em áreas estratégicas para o governo, como, por exemplo, em um plano de transformação ecológica. A declaração foi dada em entrevista à CNN.

A avaliação do ministro é que direcionar investimentos da Petrobras, como no exemplo da transformação ecológica, não lhe parece uma intervenção na estatal.

“O presidente já falou um milhão de vezes que, tanto em relação à política de preços da Petrobras quanto em relação à política de investimentos da Petrobras, sendo uma empresa estratégica, ele vai atuar como o controlador para que a Petrobras, por exemplo, invista mais em transformação ecológica. É um direito do controlador fomentar a Petrobras nessa direção. O petróleo, se não vai terminar, vai ser cada vez menos usado”, disse o ministro.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Janja vira alvo da oposição após vídeo em barco no Pará

Foto: Reprodução

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, voltou a ser alvo da oposição no Congresso Nacional após postar um vídeo durante viagem de barco em Belém ao lado de Lula e do presidente francês, Emmanuel Macron.

Janja publicou o vídeo na terça-feira (26/3), em seu Instagram. Na imagem, ela aparece no barco oficial que levou Lula e Macron até a Ilha do Cumbu, onde a comitiva visitou uma fábrica de chocolates orgânicos.

Na postagem, Janja aparece tomando um suco de bacuri, fruto típico da região amazônica, durante o trajeto de barco. Ela ressalta a “preciosidade” da Amazônia brasileira e fala da realização da COP30 em 2025, que ocorrerá em Belém.

Rapidamente, o vídeo foi explorado por deputados da oposição, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Rosângela Moro (União-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), que criticaram a primeira-dama pela “ostentação”.

“Janja e seu universo paralelo atacam novamente”, escreveu Rosângela. Já Eduardo Bolsonaro chamou Janja de “deslumbrada” e ressaltou a epidemia de dengue e a morte de índios ianomâmi. Nikolas também citou a dengue.

“Brasil supera a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024 e registra 682 mortes. Janja comenta”, escreveu Nikolas ao postar o vídeo em suas próprias redes sociais.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A corja bolsonarista a cada dia se supera e mostra o quanto é um povo sem futuro, viu?
    Criticar Janja?
    Porque não criticam a anta inútil Micheque, que entra muda, sai calada e só faz merda mesmo depois de ter sido “primeira dama”?
    Isso porque, quando o marido canalha fascista assumiu, ela se achava a própria Evita Perón !!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Ô povinho sem futuro…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Javier Milei chama presidente colombiano de assassino terrorista; Colômbia expulsa diplomatas argentinos

Foto: Reuters

Javier Milei, o presidente da Argentina, afirmou em uma entrevista à rede CNN que Gustavo Petro, da Colômbia, foi um “assassino terrorista”. O governo colombiano respondeu expulsando os diplomatas argentinos da embaixada de Bogotá nesta quarta-feira (27).

Só um trecho da entrevista de Milei foi transmitido. Ao falar sobre o presidente colombiano, ele disse que “não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista”.

Milei também fez críticas ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador: “É um elogio que um ignorante como o López Obrador fale mal de mim, isso me enaltece”.

Comunicado da Colômbia

O Ministério de Relações Exteriores da Colômbia enviou um comunicado no qual afirma que repudia as declarações de Milei em uma entrevista a uma rede de TV, “na qual ele ofende a dignidade do presidente Petro, que foi eleito democraticamente”.

De acordo com o texto, as falas de Milei “deterioraram a confiança da nossa nação”.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América se despede da Copa do Nordeste com 1 a 0 contra o Náutico

Foto: Edmario Oliveira/América FC

Já eliminado da Copa do Nordeste, o América encerrou a sua participação com mais uma vitória, ao derrotar o Náutico por 1 a 0 na Arena das Dunas. Mesmo com os 11 pontos somados, o Alvirrubro ficou na sétima posição do Grupo A da competição regional. O gol da vitória foi marcado por Rafinha, aos 47 minutos do segundo tempo.

O jogo, que aconteceu na noite desta quarta-feira (27), na Arena das Dunas, foi válido pela oitava e última rodada da Copa do Nordeste. Como estratégia para preservar os jogadores titulares, o treinador americano, Marquinhos Santos preferiu colocar em campo um time alternativo.

Tribuna do Norte

LEIA TAMBÉM: ABC volta a vencer, mas é eliminado na Copa do Nordeste pelo saldo de gols

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

ABC volta a vencer, mas é eliminado na Copa do Nordeste pelo saldo de gols

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

O ABC quebrou a sequência de 12 jogos sem vencer nesta quarta-feira (27). A vitória foi diante do River-PI, em Teresina, pelo placar de 1 a 0. Com o resultado, o Alvinegro terminou a fase de grupos na quinta posição do Grupo B e foi eliminado. A vaga para as quartas de final escapou pela diferença do saldo de gols, que classificou o Náutico.

O gol da partida foi marcado por Vitor Marinho, em bela cobrança de falta. Essa foi a primeira vitória do ABC na Copa do Nordeste.

Com o resultado, o time chegou aos sete pontos. O América ainda chegou a “ajudar” o ABC por vencer o Náutico na Arena das Dunas. Porém, o Alvinegro precisaria fazer mais três gols para conseguir a classificação.

O ABC concluiu a fase de grupos com sete pontos, uma vitória e -4 de saldo de gols. Já o Náutico teve o mesmo desempenho, exceto o saldo de gols, que foi de -1. Essa diferença foi o que rendeu a classificação ao time pernambucano.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Deve ter azedado o suco no time do Piauí (coisa de premiação, motim etc…)pois ainda havia chances de classificação mas desaprumou na reta final desde a rodada anterior, quando foi goleado fora de casa e agora perdeu em seus domínios para o único time que não havia vencido nenhuma partida na copa do nordeste.
    Para a burra preta de pium, essa vitória sem sabor de p…nenhuma, pelo menos livra o clube de protagonizar mais um grande feito, pois se ano passado conseguiu a proeza de permanecer na lanterna da série B por 35 das 38 rodadas da competição, esse ano iria se despedir da copa do nordeste sem vencer nenhuma partida!
    Sábado, o Santa Cruz-RN que se prepare, pois se a burra preta ao menos empatar praticamente se despede também do fortíssimo campeonato estadual potiguar.
    Será que as “forças ocultas” que costumeiramente favorecem o time de pium deixarão o time das galinhas pretas na mão??
    Vejamos !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *