Governo do RN anuncia no sábado modelo de licitação para modernizar queijeiras do Seridó

Foto: João Vital

O Governo do RN anunciará no próximo sábado (1), em Caicó, a modalidade de licitação para construir as sedes de 39 queijeiras do Seridó beneficiadas pelo Edital de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite e Derivados da Agricultura Familiar. O evento será às 9h, no auditório Dom Wagner, com a participação da governadora Fátima Bezerra e de representantes das queijeiras, que integram a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de São João do Sabugi (Coafs) e a Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), de Parelhas.

É a primeira licitação do investimento total de R$ 23 milhões, realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial. Na segunda, em data a ser definida, o Governo anunciará a modalidade de licitação dos equipamentos que complementam o projeto para reestruturar e modernizar as queijeiras.

“É um momento muito feliz para os produtores e para o governo da professora Fátima Bezerra, porque finalmente conseguimos destravar esses investimentos, paralisados na gestão anterior, e que são fundamentais para a agricultura familiar e para toda a economia do Seridó, que depende muito da cadeia produtiva do leite”, afirmou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, depois de se reunir, na terça-feira (28), em Caicó, com dirigentes das cooperativas e da ATER Seta, consultora técnica do projeto.

O secretário destacou que a atual gestão está viabilizando também a capacitação dos produtores, por meio de cursos formatados pelo Centro Tecnológico do Queijo, que funciona no campus do IFRN de Currais Novos. Além do secretário e dos dirigentes das cooperativas e da ATER, participaram da reunião os consultores técnicos Poliana Fernandes, Pedro Henrique e Fabiano Lima, da Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape), e o articulador territorial do Seridó, Mariano Coelho.