Saúde

Governo do RN publica calendário de vacinação da covid, com 49 a 39 anos a partir de julho e 28 a 18 anos em setembro; confira

Com a inclusão de novos imunizantes no Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte – a partir de amanhã (16), com o recebimento da vacina da Janssen, e, em junho, a vacina Sputink, adquirida através da aquisição realizada pelos governadores do Nordeste; a previsão da Sesap é que até o mês de setembro toda população adulta (18 anos ou mais) do RN receba a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

“O Governo do RN já vem recebendo, semanalmente, em média 50 mil doses de vacina de três imunizantes contra Covid-19 e, com a inclusão de mais dois (Janssen e Sptunik), a perspectiva é que possamos receber nas próximas semanas mais de 200 mil doses, permitindo uma maior celeridade na campanha de vacinação”, diz nota do Estado nas redes sociais.

Confira como passa a ser o calendário de vacinação, já em vigor:

Foto: Reprodução/Instagram/Governo do RN

Opinião dos leitores

  1. Lembrando que toda e qualquer vacina foram adquiridas e pagas pelo Governo Federal, Em relação a outros estados o RN está atrasado na vacinação, fez mau uso das vacinas e ainda falhou na distribuição. Fátima Bezerra a maior GENOCIDA da história potiguar.
    Agora ainda quer matar o povo do RN dando uma vacina cheia de restrições e sem aprovação da ANVISA…
    FORA FÁTIMA

  2. Bolsonaro o melhor governador do RGN, essa canhota que só trabalha nas redes sociais, não tem nenhuma obra fisica durante esses 2 anos a frente do governo. É só bla, bla, bla, enquanto o governo federal tá terminando as obras que ficaram inacabadas nos governos petralhas.

  3. Ela vai querer aparecer em tudo daqui para o próximo ano… O “gopi” tá ai, cai qm quer!!!!

  4. Melhor governo de toda a história do RN, claro que não é perfeiito, mas não poderíamos ter uma equipe melhor gerindo o nosso Estado. Governança que alia, responsabilidade, ciência submetendo td isso aos órgãos de controle em prol do Estado. Parabéns!

    1. Mas qual foi a vacina que sua GOVERNADORA comprou?
      As vacinas são graças ao PRESIDENTE BOLSONARO, a sua governadora deveria ao menos ter a humildade de agradecer ao Governo Federal informando a todos quem de fato está enviando as vacinas.

    2. Cesar, estão querendo comprar uma aí que tem nome de fogos de artifício kkk
      Por que será que o renomado consórcio do Nordeste tá tão interessado nesse negócio? Será que é pra salvar vidas? Frase que não sai de suas bocas! Hoje você dá bom dia pra um canhoto, a resposta é 500 mil mortes. Até parece fetiche kkk É só uma pergunta.

    3. Isso que é uma governadora!!! Parabéns Fátima Bezerra!!

    4. KKKkkkkk pena que os teatros ainda não está liberado, se não, eu ia assistir um show seu!! Deve ser muito engraçado.

  5. A governadora “esquece” de ressaltar que essas vacinas foram compradas e distribuídas pelo governo do “genocida” Bolsonaro. Ela própria NADA fez até o momento no combate à pandemia. Só blá-blá-blá e politicagem.

    1. Triste é ver um comentário como esse! Para de blá blá blá você, direita desonesta e que adora ser totalmente parcial para o que te convém! Bolsonaro trabalhou contra vacinas e pelo tratamento precoce sim! Investiu em cloroquina e se aliou a uma fatia, que ainda falava que o coronavirus seria bem mais rápido do que o H1N1! Recebi inclusive isso lá atrás de vários amigos, bolsonaristas iguais a você! Agora vocês simplesmente esquecem o que falam! Que realmente possa se consolidar uma terceira via, porque entre essa guerra de lulistas e bolsonaristas quem está a caminho do fundo do poço é o Brasil! A única coisa que digo é que Bolsonaro nunca mais! Tirando a Infra-estrutura que aqui sempre afirmo e reafirmo, Tarcisio de Freitas é excelente, esse país regride em tudo, na diplomacia, na cultura, na educação, na economia, e principalmente na civilidade!

    2. A realidade não respeita falsas narrativas. O Brasil já contratou mais de 600 milhões de doses de vacinas, já distribuiu mais de 100 milhões, é o 4° país no mundo que mais vacina, já começou a produzir o IFA da Astrazêneca/Oxford pela Fiocruz (contratado pelo governo federal) e TODAS as vacinas aplicadas no Brasil até hoje foram compradas pelo governo federal. Mas, vc tem o direito de esperar pela Sputnik, que será comprada pelo tal Consórcio Nordeste e não tem qualquer comprovação de eficácia. Será que chegarão por aqui? Ou será igual aos já “famosos” respiradores? Aguarde, “cumpanhero”, não tome as vacinas compradas pelo governo Bolsonaro. Seja coerente.

    3. Quanto à popularidade do presidente Bolsonaro, tirando gente como vc, as demonstrações estão por toda parte. É isso que está deixando “voces” malucos. Vcs preferem o ladrão, não é mesmo? Saudades da roubalheira do PT?

    4. Direita rachadinha: tira lulaladrao e o PT da cabeça cara! O governo do MINTOmaníaco eh o 4.o a vacinar mais pq fem a 3.a maior população do mundo sabia? Mas em termos relativos está lá pela octagesima posição do ranking de vacinação… Deixa de falar abobrinha kkkk

    5. De fato o genocida só comprou as vacinas por pressão dos governadores e do povo, se não, hoje o número de mortos, talvez já estivesse três ou quatro vezes maiores. Muda Brasil

    6. Então, seu leão, Bolsonaro é criminoso por ter tentado conseguir um remédio contra covid, remédio esse que ninguém até hoje conseguiu. É criminoso por não ter liberado uma vacina sem aprovação da ANVISA e por ter enviado milhões de reais pra os governadores fazerem a festa. É por isso que ele é criminoso? Se eu fosse você analisava direitinho.

    7. Verdade direita sebosa, maior conversador de asneiras desse blog! Tanto é assim, que a Pfizer que venderia por um preço muito menor, e entregaria com prazo menor também, o que possibilitaria o avanço na vacinação, assim como também o trabalho contra a Coronavac também foi totalmente positivo não é mesmo! Na verdade, até Paulo Guedes, afirmou que vacinação é o melhor incentivo a Economia! Ai agora, todo mundo contra ele, ele é o maior incentivador de vacina do mundo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista invade área de obra e carro cai em um enorme buraco na Zona Norte de Natal

Um carro caiu em um enorme buraco após o condutor do veículo invadir a área de uma obra que está sendo feita na Av. Maranguape, no bairro Nossa Sra. da Apresentação, na Zona Norte de Natal, neste domingo (12).

As imagens enviadas ao BLOGDOBG foram registradas por moradores da região. Não há informações sobre o estado de saúde da pessoa que dirigia o carro no momento do acidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO ESPECIAL DO DIA DAS MÃES: Confira as receitas de Nhoquettone ao gamberi; e peixe frito com molho oriental e folha de arroz

GNOCCHETTONE AL GAMBERI

Pro Nhoque de batata:
1/2k de purê de batata assada no forno
150g de farinha de trigo
2g de nós moscada
2g sal
100g de queijo parmesão

Molho bisque:
1 1/2k de cabeça de camarão
½ cebola
Talo de salsinha
½ cabeça de alho
2500ml de vinho branco

Fonduta de parmesão:
½ k de parmesão ralado
½ L de Creme de leite
100g de manteiga

70g de presunto de Parma fatiado
Broto de manjericão

5 camarões limpos por porção

Modo de preparo:
Asse as batatas no forno e, em seguida, amasse-as, misturando e sovando até que a massa fique lisa.
Adicione a farinha de trigo, a noz-moscada, o sal, o queijo parmesão e misture bem.
Faça umas bolinhas de nhoque e reserve.
Em uma panela coloque dois litros de água e deixe ferver.
Coloque os nhoques para cozinhar, quando subir retire da fervura e coloque em uma tigela e reserve.
Para a fonduta de parmesão, em uma panela, misture o creme de leite, a manteiga e o queijo até ficar bem homogêneo.
Este creme liso será adicionado sobre o nhoque.
Para o molho bisque, refogue as cabeças de camarão com cebola, salsão e alho, adicione um pouco de água e deixe reduzir.
Acrescente o vinho branco e, em seguida, coe para obter apenas o caldo vermelho.
O presunto de parma em lâminas pode ser preparado no forno até ficar crocante ou em óleo quente.
Em seguida, tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto, grelhe os camarões em uma frigideira e monte o prato.

Em um prato coloque os nhoques, a fonduta

Tempo de preparo: 50 min
Tempo de cozimento: 14 min

DICA RÁPIDA

PEIXE FRITO COM MOLHO ORIENTAL E FOLHA DE ARROZ

Peixe empanado
150g peixe
5g páprica defumada
5g fermento químico
2g sal
1g Pimenta do reino
100g farinha de trigo
30g água

Molho oriental
10g pasta de alho
50g glucose de milho
3g páprica defumada
15g molho de ostra
1g pimenta calabresa
10g água ou fundo de legumes

Decoração
15g cebolinha
10g gergelim torrado
2 folhas de arroz

Modo de preparo:
Primeiro misture a farinha com a páprica defumada, fermento químico, sal, pimenta do reino e misture bem.
Aqueça o óleo em 180o.
Coloque o peixe na mistura dos secos, acrescente a água e misture para empanar.
Coloque na os pedaços de peixe, um a um, separando para não ficar grudado no óleo, e frite até começar a dourar.
Retire e coloque no papel toalha pra tirar o excesso e reserve.
Para o molho, refogue a pasta de alho em seguida acrescente a glucose de milho, assim que derretida coloque a páprica defumada, o molho de ostra, a pimenta calabresa e o fundo de legumes ou a água. Reserve.
Inicie a segunda fritura a 180°C até estar bem dourado.
Volte o molho ao fogo, quando começar a criar bolhinhas coloque o peixe frito dentro e misture.
Por fim, acrescente gergelim torrado e a cebolinha picada.
No mesmo óleo, bem quente, frite as folhas de arroz para servir de base do peixe frito.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 30 min

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RN é o estado com o maior percentual de famílias com contas em atraso no País, diz CNC

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com 55,9%, o Rio Grande do Norte apresenta o maior percentual de famílias com contas em atraso no Brasil no mês de abril de 2024. O dado é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), (veja aqui) divulgada na terça-feira (7). O Amazonas, com 49,7% das famílias com contas em atraso é o segundo lugar da lista.

Ainda no recorte por Estado, o Paraná apresentou o maior nível de endividamento no mês de abril de 2024 (90,3%). É seguido por Roraima (89,3%) e Minas Gerais (89,1%). O menor percentual foi registrado em Alagoas (63,8%) e Mato Grosso do Sul (64,6%), respectivamente.

Brasil

O percentual de famílias brasileiras endividadas em abril foi de 78,5%. Representa alta de 0,4 p.p. ante março, quando a taxa era de 78,1%. É o 2º mês de consecutivo de alta.

Dentre os endividados, 28,6% disseram já ter dívidas pendentes e 12,1% declararam não ter condições para quitar os débitos. O percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas” subiu para 17,2% em abril. É o maior desde janeiro.

Segundo o levantamento, 20,7% dos consumidores chegaram em abril com mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas –aumento de 0,8 ponto percentual ante o mesmo mês de 2023.

Dentre o total de endividados, 47,4% estão com dívidas atrasadas por mais de 3 meses.

De acordo com a pesquisa, as famílias que recebem até 3 salários mínimos são as mais atingidas. Dentre essas, 80,4% estão endividadas, 35,8% estão com contas atrasadas e 16% disseram que não tem condições de quitar os débitos.

Para sair do endividamento, as famílias recorrem a alternativas. Como resultado, o cartão de crédito obteve a maior participação no volume de endividados no mês, sendo utilizado por 87,1% do total de devedores –aumento de 0,3 p.p. na comparação com o mesmo mês de 2023 e de 0,2 p.p. ante março de 2024.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PP reafirma apoio à pré-candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal

O presidente do Partido Progressistas (PP) no RN, o deputado federal João Maia, reafirmou o apoio do partido à pré-candidatura do colega de bancada, deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). O anúncio ocorreu durante o Progressistas Day, uma convenção simultânea realizada pelo PP, na tarde deste sábado (11).

Em seu discurso, João Maia afirmou que Paulinho está preparado para governar a capital e que deu ao PP de Natal e ao seu presidente local, vereador Eriko Jacome, a condução do processo no município. Além disso, ele comentou também que Paulinho é o nome que representará o partido nas eleições de 2024.

Na ocasião, Paulinho Freire agradeceu o convite para participar do evento, reconheceu a força do partido e a contribuição dele para o RN. “O PP é um partido forte a nível local e nacional. É muito bom estarmos juntos. Acredito que, esse ano, ele possa fazer cinco vereadores nesta eleição de 2024.”, afirmou o deputado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula gastará R$ 27 bilhões com 17 estatais dependentes em 2024

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Das 44 empresas estatais sob controle direto da União, 17 dependem de recursos do Tesouro Nacional para manter as operações. O governo estima que R$ 27 bilhões serão destinados dos cofres públicos para as companhias dependentes em 2024.

Os dados estão no Painel das Empresas Estatais, elaborado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. As informações vão até fevereiro.

Duas empresas concentram quase metade (46%) de toda a verba do Tesouro para as dependentes. A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra os hospitais federais, e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) receberão R$ 12,5 bilhões.

Leia abaixo quanto cada empresa pública receberá do governo:

alt

Em comparação com o orçamento total, 7 empresas têm maior participação de recursos do Tesouro maior que 90%:

  • Amazul – dependência orçamentária de 100%;
  • CPRM (Serviço Geológico do Brasil) – 99%;
  • Ebserh – 99%;
  • Embrapa – 97%;
  • Ceitec – 94%;
  • EPE – 93%;
  • CBTU – 91%.

O Poder360 levantou os resultados financeiros das empresas dependentes nos balanços das empresas. Das 17 que precisam do governo, 10 têm divulgado resultados consolidados de 2023. Só a Imbel (Indústria de Material Bélico) apresentou lucro.

As outras 9 estatais fecharam o ano no vermelho. Destaca-se a Codevasf, com prejuízo de R$ 1,2 bilhão.

Eis os resultados financeiros das companhias:

alt

O quadro de pessoal das estatais federais voltou a crescer em 2023 depois de 8 anos em queda. O número de funcionários ao fim do governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 foi de 517,1 mil. Em fevereiro de 2024, o número aumentou para 524,0 mil.

Mesmo nas estatais dependentes, a quantidade de funcionários voltou a crescer. Eram 83.100 ao fim de 2022 e 86.200 até fevereiro de 2024.

A Ebserh tem o maior quadro de funcionários, com 44.231 contratados. O Hospital N. Sra. da Conceição (9.4161) e a Embrapa (7.409) completam o top 3.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende publicamente o fortalecimento de estatais durante o seu governo. Muitas empresas estavam no programa de privatizações no governo Bolsonaro, mas foram retiradas da lista com a volta do Partido dos Trabalhadores ao poder.

Parte do governo, sobretudo o ministro Fernando Haddad (Fazenda), prega o equilíbrio das contas públicas. O movimento de aumentar os gastos com as estatais dependentes e aumentar a contratação de pessoal vai na contramão dessa proposta.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada federal Amália Barros (PL) morreu aos 39 anos, informou um comunicado oficial publicado em sua conta no X (antigo Twitter) na madrugada deste domingo (12). Ela estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas.

Eleita deputada federal em 2022 por Mato Grosso, Amalia era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ARTIGO: Dia das Mães sem minha Mãe. Por Marcus Aragão

Quinta-feira, ao entrar em um edifício comercial, mais uma vez, meu olhar foi fisgado por uma senhora que parecia minha mãe. Ela não olhava para mim, sua nuca olhava. Seu corte de cabelo lembrava o da minha mãe. Suspirei triste na iminência de ver seu rosto para saber que não é minha mãe. Mesmo sabendo que ela se foi há 4 anos, sempre sigo com o olhar para comprovar.

Muito frequentemente estou caminhando pelos shoppings, supermercados ou outros lugares que ela gostava de ir e me deparo com alguma mulher que lembre ela. Pode ser o corte de cabelo, a roupa, o andar, qualquer coisa serve. Isso ocorre com mais frequência do que gostaria porque sempre vem seguido de uma esperada tristeza.

Acontece que quinta-feira, decidi que não seria assim. Desviei o olhar para viver aquela breve esperança um pouquinho que fosse. Comecei a pensar, me permiti imaginar que era ela mesma.

— Mãe!!! Que saudade! Como sinto sua falta!

E antes que ela pudesse responder, já lhe daria muitos abraços e beijos, como a gente sempre gostava. Levaria para passear na praia, pois ela também gostava muito de olhar o mar; tomaríamos sorvete, regaríamos suas plantas e assistiríamos TV juntos, como muito fizemos. Conversaríamos sobre a família, trabalho e ela me daria seus conselhos. Sempre conversamos sobre tudo — tudo mesmo.

Antes dela partir, pediria perdão por não ter passado mais tempo com ela. Afinal, todo o tempo do mundo ainda teria sido pouco. Também agradeceria, pois quase tudo de bom que tenho foi ela quem incutiu na minha cabeça. Inclusive, quando ainda tinha 06 anos, que eu sabia escrever bem.

Bem, esse foi um sonho que gostaria de ter realizado na quinta-feira. Você, que ainda vive o sonho real que é ter uma mãe, aproveite muito. Não se sabe até quando terá esse privilégio e não imagina mesmo o vazio, o vácuo eterno que ficará na sua ausência.

Se todos que estão lendo o artigo dessem um abraço em suas mães e passassem mais tempo com elas, me sentiria mais aliviado — Sim, digo aliviado porque todos esses abraços somados ainda seriam uma fração do que eu gostaria de poder dar.

Aproveitem o Dia das Mães.

Marcus Aragão
@aragao01

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Tornado atinge RS e causa ventos de até 190km/h

Um tornado atingiu a cidade de Gentil, no norte do Rio Grande do Sul, neste sábado (11). O fenômeno causou ventos de 117 e 190 km/h e foi registrado por moradores da zona rural do município. Ninguém se feriu.

O tornado atingiu plantações e lavouras, gerou destelhamento de alguns imóveis e queda de árvores. Não há registro de feridos. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada afetaram quase 90% dos municípios gaúchos. Até o momento, 441 cidades de um total de 497 foram atingidas pelas consequências do evento climático extremo que afetou 1,9 milhão de pessoas, segundo boletim da Defesa Civil divulgado na noite de sexta-feira (10).

Até então, já foram contabilizadas 340 mil pessoas desalojadas. Desse total, 71,4 mil estão em abrigos. Há a confirmação de 126 mortes e 756 feridos. Há ainda 141 pessoas desaparecidas no estado. As forças de segurança, com auxílio de voluntários, conseguiram resgatar 70,8 mil pessoas e 9,9 mil animais.

O que é um tornado?

Um tornado é um evento meteorológico extremo que se manifesta como uma coluna de ar em rotação, estendendo-se da base de uma nuvem de tempestade até o solo. Geralmente apresenta-se na forma de um funil, com ventos extremamente fortes e velocidades que podem ultrapassar centenas de quilômetros por hora.

Essa força devastadora pode causar danos severos a construções, veículos e infraestrutura, além de representar um risco grave para a vida humana.

Os tornados são acompanhados por condições atmosféricas instáveis, como tempestades severas e nuvens carregadas, e são mais comuns em determinadas regiões do mundo, como no chamado “Alley dos Tornados” nos Estados Unidos. As comunidades costumam receber alertas antecipados desses eventos, permitindo que busquem abrigo e se protejam da sua fúria destrutiva.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CPF de Haddad foi usado irregularmente em plataforma de aposta

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em dezembro do ano passado — quando o Congresso ainda analisava o projeto que deu origem à lei de regulamentação do mercado de apostas de quota fixa, as chamadas bets — o CPF do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi usado irregularmente para registro em uma plataforma de jogos on-line, a PixBet.

No dia 18 de dezembro de 2023, Haddad informou ter tomado conhecimento do uso indevido de seus dados pessoais e pediu providências, tendo em vista que tal fato se caracteriza violação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública remeteu à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e à Polícia Federal pedido de apuração dos fatos. Acionada, a Polícia Federal (PF) bloqueou o cadastro. A informação foi revelada na sexta-feira (10/5) pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo Metrópoles.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Rio Grande do Sul tem chance muito alta de novas inundações neste domingo (12)

Foto: Claudia Martini/Xinhua

Quase todo o Rio Grande do Sul está sob possibilidade muito alta de novas inundações e/ou enxurradas —ocorrências hidrológicas—, neste domingo (12), de acordo com boletim do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Dentro dessa área de risco está a região metropolitana de Porto Alegre e as regiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. O risco é derivado da previsão de mais chuvas, a permanência das inundações no estado, além dos acumulados de chuva dos últimos dias e das condições de saturação do solo, aponta o Cemaden.

Somente a região Centro Ocidental do estado escapa da classificação “muito alta”, mas, ainda assim, encontra-se sob possibilidade alta de ocorrências hidrológicas.

O Sul Catarinense, na área litorânea, também se encontra sob possibilidade alta.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *