Política

Grupo de empresários, economistas e artistas lança manifesto contra Bolsonaro

Foto: Diego Vara/Reuters

Um grupo que inclui artistas, advogados, ativistas e empresários articula um manifesto contra a candidatura de Jair Bolsonaro. O documento intitulado “Pela democracia, pelo Brasil” não indica apoio à candidatura do PT nem de qualquer um dos adversários do deputado, mas afirma ser necessário um movimento contra o projeto antidemocrático do candidato do PSL.

“É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós”, diz o texto.

O documento diz que o País já teve em Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello “outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política”, mas que acabaram levando o Brasil ao “desastre”.

“Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários”, diz outro trecho do manifesto.

Versão preliminar do manifesto, obtido pela reportagem, conta com cerca de 150 nomes, entre eles os de Maria Alice Setúbal, educadora e acionista do Itaú Unibanco; do economista Bernard Appy; do empresário Guilherme Leal, sócio da Natura; de Caetano Veloso e Paula Lavigne; do advogado e professor da FGV Carlos Vilhena; e do médico Drauzio Varella.

Caetano e Paula Lavigne declararam apoio a Ciro Gomes (PDT) nesta eleição. Maria Alice Setúbal e Guilherme Leal já atuaram ao lado de Marina Silva (Rede) em pleitos passados, mas não têm papel na campanha atual da ex-senadora.

O manifesto deve ser lançado ainda neste domingo, 23, com uma relação inicial de signatários e ficará hospedado num site próprio do movimento. A lista ficará aberta para quem quiser incluir a assinatura.

O documento foi fechado na quinta-feira pelas mãos de um grupo de amigos, entre eles o advogado José Marcelo Zacchi. O texto foi sendo circulado em grupos de Whatsapp a partir de sexta e ganhando adesões ao longo do fim de semana.

Segundo Zacchi, o objetivo é reunir vozes que representem diversos segmentos da sociedade e possam mobilizar esses setores. “É sobre repudiar um projeto que nos parece contrário aos princípios democráticos”, diz. “É um chamado para quem vota em quem quer que seja, mas está dentro do campo democrático”.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

“Pela Democracia, pelo Brasil

Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos.

Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação.

Como todos os brasileiros, sabemos da profundidade dos desafios que nos convocam nesse momento. Mais além deles, do imperativo de superar o colapso do nosso sistema político, que está na raiz das crises múltiplas que vivemos nos últimos anos e que nos trazem ao presente de frustração e descrença.

Mas sabemos também dos perigos de pretender responder a isso com concessões ao autoritarismo, à erosão das instituições democráticas ou à desconstrução da nossa herança humanista primordial.

Podemos divergir intensamente sobre os rumos das políticas econômicas, sociais ou ambientais, a qualidade deste ou daquele ator político, o acerto do nosso sistema legal nos mais variados temas e dos processos e decisões judiciais para sua aplicação. Nisso, estamos no terreno da democracia, da disputa legítima de ideias e projetos no debate público.

Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático.

Conhecemos amplamente os resultados de processos históricos assim. Tivemos em Jânio e Collor outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política, para nos levar ao desastre. Conhecemos 20 anos de sombras sob a ditadura, iniciados com o respaldo de não poucos atores na sociedade. Testemunhamos os ecos de experiências autoritárias pelo mundo, deflagradas pela expectativa de responder a crises ou superar impasses políticos, afundando seus países no isolamento, na violência e na ruína econômica. Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários.

Em momento de crise, é preciso ter a clareza máxima da responsabilidade histórica das escolhas que fazemos.

Esta clareza nos move a esta manifestação conjunta, nesse momento do país. Para além de todas as diferenças, estivemos juntos na construção democrática no Brasil. E é preciso saber defendê-la assim agora.

É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós.

Prezamos a democracia. A democracia que provê abertura, inclusão e prosperidade aos povos que a cultivam com solidez no mundo. Que nos trouxe nos últimos 30 anos a estabilidade econômica, o início da superação de desigualdades históricas e a expansão sem precedentes da cidadania entre nós. Não são, certamente, poucos os desafios para avançar por dentro dela, mas sabemos ser sempre o único e mais promissor caminho, sem ovos de serpente ou ilusões armadas.

Por isso, estamos preparados para estar juntos na sua defesa em qualquer situação, e nos reunimos aqui no chamado para que novas vozes possam convergir nisso. E para que possamos, na soma da nossa pluralidade e diversidade, refazer as bases da política e cidadania compartilhadas e retomar o curso da sociedade vibrante, plena e exitosa que precisamos e podemos ser.”

Exame

Opinião dos leitores

  1. Esse "manisfesto desespero" está mais do que explicito que os interesses pessoais e de grupos econômicos, estão acima de tudo, o resto é falacia esquerdista, na tentativa de se perpetuar no poder.

  2. É melhor Jair se acostumando. O capitão vai dar mais poderes a PF, e no dia que baterem no ministério da cultura, muitos desses artistas ja moram no estrangeiro, aí amigo! É de lá pra mais longe. A sacanagem que o PT fez nesse ministério, distribuindo dinheiro pra uma cambada de artistas é brincadeira. É milhões jogado fora nas mãos desses cumilões do dinheiro público. Mas vai acabar é só votar 17. Pronto, porteira fechada.

  3. Aonde esses "defensores" estavam quando foi descoberto o mensalão, com certeza estavam usufruindo da escabrosa lei Rouanet, dos empréstimo subsidiados e sem cobertura do BNDES, alguns até com cargos comissionados outros desses, sendo benefíciados por ONGs sem papel nenhum na sociedade, apenas apoiando políticamente o luladrão. E como bem confessou o Ciro, ele e todos os homens de bens desse país (Ciro, temer, paes e aleluia) se reuniam e tranmavam formas de abafar a cpi dos correios, porque sabiam que roubo maior viria, o luladrão prometeu dividir as estatais e ministérios com todos, sem exceção, e eles roubavam a vontade sem nenhuma fiscalização. Com isso ficavam multimilionários e parte do dinheiro era suficiente pra comprar a consciência do povo e se reelegia quantas vezes quisesse. E assim foi posto em prática esse plano diabólico, pois naufrágou o país numa enorme crise, com aumento de miseráveis e de desempregados. Como resultado disso, mais uma vez, só os mais simples amargaram o prejuízo, e ninguém se manifestava para defendê-los desse crápulas.

  4. Faltou dizer aí que a alternativa é uma quadrilha organizada com vários elementos presos que saqueou e destruiu os sonhos dos Brasileiros. O império da ignorância chamado PT. Por mais que doa, qualquer coisa é melhor que colocar os ladroes canalhas de novo. Que venha Bolsonaro! Não é o melhor, mas o único que temos no momento…

  5. Ciro -> Colocar Judiciário e MP na "caixinha deles";
    Alckmin -> Aliança com o centrão e "personalidades" do crime como Roberto Jeferson;
    Marina -> Ex-petista e mais do mesmo populismo socialista que afundou o Brasil;
    Meirelles -> Fantoche do sistema financeiro que de tão honesto colocou
    Mas o problema para essa turma é o Bolsonaro? Ah, tudo bem, entendi.
    #Bolsonaro17

  6. Considerando que o único capaz de deter o Bolsonaro é o candidato petista, não tenho a menor dúvida da autoria desse "manifesto". E o fato de não reconhecerem a autoria como do PT é justamente para dar a impressão de que existem pessoas "isentas" contra sua candidatura.
    Aí eu pergunto: Qual o grande projeto do PT para o nosso país? Democracia com controle da mídia? Aliás, esse projeto está pronto só esperando uma oportunidade pra ser votado e era a prioridade número 1 quando da reeleição da Dilma (Ela mesma disse isso). Não colocou pra frente porque não teve tempo. Voltando ao poder será a prioridade número "0". É essa a democracia que interessa ao país, sem liberdade de expressão?
    Lembrem-se que a antiga Alemanha nazista era denominada REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ e que o Nicolás maduro, que hoje governa com mão de ferro a Venezuela, alardeia a sua DEMOCRACIA para o mundo, enquanto mata de fome a sua população. Isso só pra citar dois exemplos.
    É essa a "DEMOCRACIA" que o PT quer para o Brasil. Na verdade dizem lutar contra a ditadura para instalar a sua própria ditadura, e a chamam de democracia, como na Alemanha nazista, mesmo considerando as diferenças históricas.
    O PT não tem um projeto de GOVERNO, mas sim um projeto de PODER VITALÍCIO, e não esconde mais isso de ninguém. Não vê quem não quer.

  7. Chamam o cara de Nazista, Taxistas e tudo.. mas não chamam de Corrupto…
    Que seria a 1º qualidade para assumir o poder! inclusive nos tempos de hj! Se sua ideologia é esquerda, procure um candidato que não esteja envolvido em corrupção, se vc é direita, idem… Mas esse tipo de manifesto, é uma palhaçada… Reuniram toda a galera que declarou voto no concorrente, a maioria corrupta e lançam um manifesto para um eventual governo autoritário… Não sabe nem se o cara vai ser mesmo autoritário… Pq não lançam um manifesto para que a população vote em FICHA LIMPA? Pq não lançam um manifesto contra o radicalismo nas eleições e voto consciente? Eles vão ao contrario… Ah vá!

  8. Se esse mesmo assombro for o mesmo que a mídia fez com relação a Donald Trump, é um bom sinal que os brasileiros está no caminho certo elegendo Bolsonaro.

  9. Ninguém se iludam, daqui pro dia da eleição, vão se juntar tudo que é comunistas pra querer derrubar Bolsonaro, é um sinal claro que temos que tirar essa corja das tetas do governo, é um sinal que estamos do lado certo, ou agente derruba esses doutrinados juntos com os ladrões, mensaleiros, aloprado, corruptos, presidiários. Agora, ou estamos jogando uma chance única de voltar a termos uma bandeira verde e amarela. Vamos lá!! Dia 07 é 17 Bolsonaro presidente.

  10. Esse grupo poderia fazer 1 manifesto em apoio a candidatura do João Amoedo.Para mim é o nem tanto,nem tampouco.

  11. Defender a morte de pessoas sem julgamento, SER A FAVOR DE TORTURA, RECEBER VALE MORADIA, mamar a 27 anos do poder público. Essa pessoa não tem saúde mental nem moral para dizer que é diferente. ELE NÃO. ELE NUNCA.

    1. E o desespero tá batendo…e o dia 7 tá chegando…KKKKKKKKK

  12. BOLSONARO É UM SOLDADO DA POLÍTICA ECONÔMICA DE TEMER
    Ao analisar a candidatura de Jair Bolsonaro, o jornalista Paulo Moreira Leite afirma que a política econômica defendida pelo seu "guru", o economista Paulo Guedes, segue a mesma cartilha do governo Temer; "As pessoas não podem achar que Bolsonaro é um adversário da política econômica que está ai, ele é um soldado dela".

    1. Zorra Total perde! O desespero tá afetando o juízo das pessoas. Pensa Brasil, pensa 17 vezes se for necessário…A minha bandeira jamais será vermelha.

  13. Ninguém mimizou quando a cretina da Dilma foi reeleita… Se for de esquerda e propor o "controle social da mídia" tá OK. Isso pode Arnaldo?!

  14. Só nesse parágrafo imundo: "Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático".
    DEIXA ALGUMA DÚVIDA QUE ESSES GRUPO É CONSTITUÍDO POR ESQUERDOPATAS??
    NEM PRECISAM SE INTITULAR DE NADA, ESTÁ CARIMBADA A AUTORIA.
    VEM DA TURMA DE SEMPRE, OS APOIADORES DE CORRUPTOS, OS DEFENSORES DA DEMOCRACIA DE CUBA E VENEZUELA, OS DIFAMADORES DE SEMPRE.
    ESTÁ CLARO QUEM SÃO, SUAS PRETENSÕES E TODO DESESPERO QUE PASSAM.
    Senhora e Senhores, ATENÇÃO:
    Nessa reta final de campanha veremos coisa inacreditáveis, o nível da campanha vai descer a altura da esquerda, veremos a lama da injuria e difamação escorrer, os atos de ódio, desprezo e rancor aflorar por toda esquerda. Os institutos de pesquisa vão INVERTER OS VOTOS dando a Bolsonaro NADA e ao poste TUDO que PODEM.
    Aguardem para comprovar o baixíssimo teor das declarações, opiniões e falas daqueles que se dizem nada, sem partido e dão apoio incondicional a corruptos, a bandidos a impunidade.

    1. A conversinha da esquerda é essa: foi preso injustamente.
      Até hoje a ladainha é repetida.
      Diga mais que pago seu lanche.

  15. CONCORDO PLENAMENTE A QUESTÃO NÃO E´EM QUEM VAMOS VOTAR MAS SIM NÃO DEIXAR ESSE LOUCO CHEGAR AO PODER JÁ TIVEMOS TANTAS DECEPÇÕES E QUE NOS CUSTARAM TÃO CARO , TUDO QUE NÃO PRECISAMOS É DE UM REGIME EM QUE NEM LAMENTAR NOSSA SITUAÇÃO VENHA E COMANDAR NOSSA JÁ TÃO SOFRIDA NAÇÃO .SE QUEM NÃO CONHECE A HISTORIA TRISTE DA DIDATURA PODE FALAR EM VIVERMOS MAIS UM MOMENTO DE TREVAS.

    1. Parece que VOCÊ ROSA é uma que NÃO CONHECE A HISTÓRIA DA DITADURA.
      Tem COMO BASE AS VERSÕES DISTORCIDAS QUE SEUS PROFESSORES FALARAM.
      Busque os LIVROS ROSA, vá lê, saiba da verdade e não fique nas versões vendidas por pessoas que apoiam a esquerda.
      Se acha RUIM DITADURA, qual a RAZÃO DO PT APOIAR CUBA e a VENEZUELA??
      Não fale bobeiras ROSA, APRENDA ANTES de emitir opinião sem credibilidade.

    2. O PROBLEMA É QUE O BRASILEIRO DESINFORMADO, TEM PREGUIÇA DE LER, NÃO CONHECE E NÃO FAZ A MENOR QUESTÃO DE CONHECER A HISTÓRIA DA DITADURA, DAÍ, VOTA NUM CANDIDATO FASCISTA.

    3. UMA BANDO DE ESQUERDOPATAS COM CODINOMES, NÃO TÊM CORAGEM DE MOSTRA QUEM SÃO. TIPICO DELES. #DIA7É17

    4. João Maria, o desinformado aqui é você. Procure ler, estudar… não custa nada e faz um bem danado.
      Meu avô foi torturado e preso injustamente pelo regime militar. O seu candidato disse certa vez que o problema do regime foi que ele torturou, mas não matou… Dizer o que sobre isso?
      Espero que seu candidato não seja bem sucedido e que seus filhos possam continuar gozando da liberdade que hoje temos de, por exemplo, expormos aqui nossas opiniões sem receio de um novo "DOPS" bater na nossa porta amanhã.
      Que ganhe Ciro ou Alckmin; Haddad ou Meirelles; Boulos ou Amoedo… para mim tanto faz. Mas, um ditador, JAMAIS!
      #elenão

    1. Perfeito. Declaração cirúrgica. Basta ver contra quem é essa eleição. Simples assim. E quanto todas as alternativas de difamação não forem suficientes para a manutenção do projeto de poder, eis que ainda vão apelar para as confiáveis urnas eletrônicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nikolas reage à condenação de R$ 40 mil e dispara: “estou sendo perseguido por criticar a ideologia de gênero”

Foto: Agência Câmara

O deputado federal Nikolas Ferreira voltou a reagir nas redes após ser condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a pagar R$ 40 mil a uma mulher trans por um comentário feito em 2022. Na época, o parlamentar afirmou: Essa pessoa aqui se considera mulher, mas ela é homem”. Para a Justiça, a fala reforçou discriminação e legitimou a transfobia sofrida pela vítima.

No novo desabafo, Nikolas afirmou estar sendo alvo de perseguição e que a decisão tenta silenciar sua atuação: “Estou sendo perseguido. Apenas critiquei a ideologia de gênero”. O juiz do caso destacou que, por ser eleito pelo voto popular, o deputado tem “maior potencial nocivo perante a sociedade”, podendo incentivar comportamentos discriminatórios. A decisão ainda cabe recurso.

Essa não é a primeira condenação do parlamentar por falas do tipo. Em junho, ao ser denunciado por se referir à deputada Duda Salabert no masculino, Nikolas declarou: “Ainda irei chamá-la de ‘ele’. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele”. O STJ manteve a punição.

O histórico inclui ainda o episódio de 2023, quando ele discursou no plenário da Câmara usando uma peruca amarela e se apresentando como “Deputada Nikole”. Embora o caso tenha sido alvo de processo no Conselho de Ética, acabou arquivado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Após prisão de Bolsonaro, desembargador cobra posicionamento do comando do Exército

Imagens: Reprodução/Instagram

O desembargador aposentado Sebastião Coelho voltou a mirar no comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Paiva, após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Federal em Brasília. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Coelho questionou o silêncio do general e afirmou que “um capitão do Exército está preso na PF, quando deveria estar em uma unidade militar”.

Coelho, aliado histórico de Bolsonaro, já havia criticado o comandante um dia antes. Ele cobrou publicamente uma reação de Paiva e insinuou que o general estaria alinhado ao ministro Alexandre de Moraes.

Dessa vez, o desembargador foi além e convocou uma paralisação nacional, defendendo “anistia ampla, geral e irrestrita” para presos do 8 de Janeiro e para o próprio Bolsonaro. Segundo ele, apenas serviços de emergência, como hospitais e bombeiros, deveriam continuar funcionando.

A revolta de Coelho veio logo depois da prisão de Bolsonaro, determinada por Moraes a pedido da própria PF, que alegou risco de fuga. Segundo a decisão, o ex-presidente teria violado a tornozeleira eletrônica às 00h08 do dia 22 de novembro — informação que, para a defesa de Bolsonaro, é mais um capítulo da escalada de perseguição política comandada pelo STF e tolerada pelo governo Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Indústria trava e aponta pior novembro desde 2016 — e setor já culpa economia fraca do governo Lula

Foto: Arquivo

A demanda por produtos industriais despencou e registrou o pior novembro desde 2016, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice caiu de 52,5 para 51,3 pontos, mostrando que os empresários não enxergam ânimo no consumo de fim de ano. Mesmo com Natal e Ano Novo chegando, o setor prevê um movimento bem mais fraco do que o normal — reflexo direto do ambiente econômico inseguro do país sob o governo Lula.

A compra de insumos e matérias-primas também perdeu força, recuando para 50 pontos, o que sinaliza estagnação. Pior: os indicadores de emprego e exportação caíram para 49,1 e 48 pontos, apontando expectativa de demissões e queda nas vendas externas, segundo informações do Poder360. Tudo isso num momento em que o RN, sob a gestão Fátima Bezerra, já sofre com falta de competitividade e fuga de empresas.

Por outro lado, a intenção de investimento subiu para 55,2 pontos, mas segue abaixo do nível de 2024 — ou seja, há vontade de investir, mas falta confiança no cenário nacional. A produção industrial até avançou em outubro (51,5 pontos), e a capacidade instalada ficou em 71%, o mesmo nível do ano passado e ainda distante dos 74% de 2024.

A pesquisa ouviu 1.446 empresas de pequeno, médio e grande porte entre 3 e 12 de novembro. O estoque das indústrias ficou praticamente estável, bem perto da linha dos 50 pontos, que indica equilíbrio. O retrato geral, porém, é claro: a indústria segue andando de lado enquanto o governo federal insiste em políticas que não estimulam produção, emprego e consumo — e quem paga a conta é o trabalhador brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lindbergh chama Hugo Motta de “imaturo” após derrota humilhante do PT

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O PT voltou a chiar em Brasília depois de perder feio na votação do PL Antifacção, projeto endurecido pela Câmara e aprovado com maioria — inclusive com apoio de partidos de centro e direita. O líder petista Lindbergh Farias resolveu mirar no presidente da Câmara, Hugo Motta, chamando o paraibano de “imaturo” e acusando o deputado de agir “na surdina”.

Lindbergh reclamou que Motta teria “derrubado o IOF”, apoiado a chamada “PEC da Blindagem” e ainda escolhido o deputado Guilherme Derrite como relator de um projeto enviado pelo próprio governo Lula. Para o PT, o erro nunca está no governo, sempre no Congresso — especialmente quando a Câmara não aceita ser mero carimbador do Planalto.

Hugo Motta respondeu com elegância, mas firmeza: publicou vídeo defendendo o PL Antifacção e lembrando que “não importa se a ideia vem da esquerda ou da direita, importa se serve ao Brasil”. O recado foi claro: o Parlamento não trabalha para agradar o governo, e sim para entregar resultados — algo que Natal conhece bem com o diálogo firme entre Câmara Municipal e gestão Paulinho Freire.

A irritação do PT escancara mais uma crise de confiança com o Congresso. Lindbergh admitiu que Lula ficou descontente com o resultado, já que grande parte da própria bancada petista votou contra o projeto. Enquanto isso, Hugo Motta reforçou o papel da Câmara: “A função do parlamento não é carimbar projeto do Executivo, é melhorar o texto”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara em chamas: Motta corta relações com líder do PT e crise com Lula só piora

Foto: Agência Câmara

O presidente da Câmara, Hugo Motta, rompeu de vez com o líder do PT, Lindbergh Farias. O estopim foi a sequência de ataques públicos de Lindbergh contra Motta por causa do PL Antifacção, projeto que o governo Lula queria controlar de perto — mas acabou escorregando das mãos do Planalto, conforme o Metrópoles. Segundo aliados do presidente da Câmara, “não entra mais nada vindo dele”.

O desgaste entre o Planalto e o Congresso vinha crescendo nos últimos meses, mas piorou quando Motta escolheu o deputado Guilherme Derrite como relator da proposta. O governo queria alguém “neutro”, ou melhor, alguém alinhado. Lindbergh explodiu em entrevistas, acusando Motta de ter feito uma “lambança”.

A treta ficou ainda maior depois que Lula, ao lado de Motta no palco, atacou o Congresso, dizendo que a Casa vive seu pior “baixo nível”. A frase caiu como veneno na articulação política.

E não é só na Câmara que Lula coleciona brigas. No Senado, Davi Alcolumbre ficou atravessado com a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF. O senador queria emplacar seu aliado Rodrigo Pacheco.

Resultado: Alcolumbre silenciou o governo e decidiu pautar, no mesmo dia, um projeto que contraria diretamente os interesses do Planalto — a regulamentação da aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de endemias.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que biodiesel refinado da Petrobras “dá até para beber”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (24/11), durante discurso em um fórum empresarial em Moçambique, que o biodiesel refinado produzido pela Petrobras “dá até para beber”. O petista defendeu que o Brasil amplie sua cartela de exportação de combustíveis e quer testar o produto nacional na Alemanha, visando derrubar barreiras impostas pelos fabricantes do continente.

Há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo, e os fabricantes de motor sempre recusam, inventando um monte de coisa. Não existe mais isso. Com um agravante: a Petrobras está agora refinando o biodiesel já misturado 100% com o diesel. Sai um diesel melhor que qualquer outro. Dá até para beber, [Fernando] Haddad. Os carros bebem, e bebem muito”, brincou o petista, citando seu ministro da Fazenda.

Nesse sentido, Lula afirmou que levará o biodiesel brasileiro para a Hannover Messe, maior feira industrial do mundo, marcada para abril de 2026. O convite para participação do Brasil como convidado de honra foi feito neste mês pelo chanceler alemão, Friedrich Merz, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Se Lula é um “ambientalista”, por que não manda a Petrobras parar imediata a extração de petróleo no Brasil e o refino de petróleo também?
    Lula mente em tudo que é lugar.
    Nos palanques estrangeiros posa de ambientalista.
    Mas quer sempre o dinheiro do petróleo.
    Até a Alemanha já percebeu…
    Falta o povo brasileiro acordar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apenas 12% de investimentos prometidos a Lula em viagens se concretizaram

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O governo Lula costuma defender que viagens internacionais trazem investimentos ao Brasil, mas um levantamento mostra que apenas R$ 42 bilhões (12,5%) dos R$ 345,6 bilhões anunciados em três anos realmente se concretizaram.

Enquanto isso, os gastos do governo com viagens internacionais cresceram 107%, passando de R$ 299,8 milhões (últimos dois anos de Bolsonaro) para R$ 622 milhões nos dois primeiros anos de Lula. No total, desde 2023, foram R$ 837,8 milhões.

Promessas x Realidade

  • Total de investimentos anunciados: R$ 345,6 bilhões

  • Total efetivamente investido/contratado: R$ 42 bilhões

  • Percentual concretizado: 12,5%

Parte das promessas envolve concessões de longo prazo (até 30 anos) ou anúncios repetidos, já contratados anteriormente.

A Secom chegou a afirmar que as viagens foram responsáveis por “R$ 111,5 bilhões em novos investimentos”, o equivalente a 75% de todo o investimento estrangeiro no 1º semestre de 2023 — dado considerado implausível, já que o IDP total foi de R$ 149,9 bilhões.

Exemplos de investimentos já confirmados

  • Fundo Amazônia – EUA: US$ 100 milhões já liberados (R$ 538 milhões)

  • Fundo Amazônia – Reino Unido: R$ 500 milhões

  • Empréstimo do Japão: R$ 1,1 bilhão formalizado em 2025

Não se concretizou

  • França: Lula e a Apex anunciaram R$ 100 bilhões, mas o detalhamento soma apenas R$ 40,2 bilhões, sendo parte já anunciada antes.

Gastos e número de viagens

  • Gastos com viagens internacionais desde 2023: R$ 837,8 milhões

  • Aumento no governo Lula: +107%

  • Viagens internacionais de Lula: 43 viagens

  • Países visitados: 41 países

  • Cidades visitadas: 52

  • Dias fora do país: pelo menos 150

  • Países mais visitados: EUA (4x), Colômbia (4x), Argentina (3x), Uruguai (3x).

Lula também costuma viajar com comitivas numerosas — chegou a levar 220 pessoas ao Japão e Vietnã, custando R$ 4,5 milhões.

O que diz a Secom

A Secom afirma que investimentos anunciados levam anos para se materializar, dependem de etapas regulatórias e não podem ser comparados com o fluxo imediato registrado pelo Banco Central.

Segundo o governo:

  • O Brasil passou do 4º lugar para o 2º país que mais recebe investimento estrangeiro direto no mundo (OCDE).

  • O estoque de investimento estrangeiro no país atingiu US$ 1,141 trilhão em 2024, equivalente a 46,6% do PIB.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corpo de Bombeiros salva 12 vítimas de afogamento em praias da Grande Natal durante feriadão

Foto: CBMRN/Divulgação

O Corpo de Bombeiros do RN registrou 12 atendimentos por afogamento nas praias da Grande Natal entre quinta-feira (20) e domingo (23). Nenhuma morte foi registrada.

Locais das ocorrências

  • Areia Preta (Natal) – 5 casos

  • Praia de Miami (Natal) – 4 casos

  • Praia dos Artistas (Natal) – 1 caso

  • Santa Rita – 1 caso

  • Praia do Meio (Natal) – 1 caso

Segundo os bombeiros, as principais causas foram ingestão de álcool e desrespeito às bandeiras de sinalização. O aumento de banhistas exigiu reforço nos postos de guarda-vidas e ações preventivas contínuas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arrecadação bate recorde histórico para outubro e supera R$ 2,3 trilhões no ano

Foto: Getty Images

A arrecadação total das Receitas Federais somou 261,9 bilhões de reais em outubro, alta real de 0,92% na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 24, pela Receita Federal. O desempenho é o melhor para um mês de outubro desde o ano 2000, início da série.

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, a arrecadação chegou a 2,367 trilhão de reais, avanço real de 3,20% pelo IPCA, também o melhor resultado para o período em 25 anos.

As Receitas Administradas pela Receita Federal totalizaram 246,95 bilhões de reais em outubro, crescimento real de 4,74%. No acumulado do ano, somaram 2,263 trilhão de reais, aumento real de 4,17%. No entanto, a Receita destacou que a comparação anual está influenciada por fatores não recorrentes e mudanças legislativas ocorridas em 2024 que não se repetiram em 2025, o que afeta a base de comparação.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Vocês que fazem parte dessa massa
    Que passa nos projetos do futuro
    É duro tanto ter que caminhar
    E dar muito mais do que receber
    E ter que demonstrar sua coragem
    À margem do que possa parecer
    E ver que toda essa engrenagem
    Já sente a ferrugem lhe comer
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Lá fora faz um tempo confortável
    A vigilância cuida do normal
    Os automóveis ouvem a notícia
    Os homens a publicam no jornal
    E correm através da madrugada
    A única velhice que chegou
    Demoram-se na beira da estrada
    E passam a contar o que sobrou
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    O povo foge da ignorância
    Apesar de viver tão perto dela
    E sonham com melhores tempos idos
    Contemplam essa vida numa cela
    Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar
    A Arca de Noé, o dirigível
    Não voam, nem se pode flutuar
    Não voam, nem se pode flutuar
    Não voam, nem se pode flutuar
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voos internacionais são cancelados na Venezuela após alerta sobre ‘aumento da atividade militar’

Foto: EPA

Pelo menos seis companhias aéreas internacionais anunciaram a suspensão de voos de e para a Venezuela, após a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) alertar sobre os riscos de sobrevoar o espaço aéreo do país sul-americano.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a companhia aérea colombiana Avianca, a brasileira Gol e a portuguesa TAP Air Portugal cancelaram no sábado (22/11) suas operações a partir de Caracas, capital venezuelana.

A companhia aérea espanhola Iberia também anunciou no sábado a decisão de suspender os voos de e para a Venezuela pelas mesmas razões, segundo informou a emissora pública RTVE.

A Iberia opera regularmente cinco voos semanais, de segunda à sexta, com partida de Maiquetía. O primeiro voo afetado estava agendado para esta segunda-feira (24/11).

A Ibéria disse que seguirá avaliando a situação para definir a retomada das operações.

Por sua vez, a chilena Latam Airlines cancelou os seus voos previstos para os dias 23/11 e 24/11 na rota Bogotá-Caracas-Bogotá. No sábado (22/11), a companhia divulgou um documento com as alternativas para passageiros afetados pela suspensão preventiva dos voos.

‘Agravamento da situação de segurança’

O cancelamento das operações por parte das companhias aéreas é uma resposta a um alerta emitido na sexta-feira (21/11) pela FAA, indicando que havia uma “situação potencialmente perigosa” no espaço aéreo controlado pelo Aeroporto Internacional de Maiquetía, que atende Caracas.

As autoridades dos EUA recomendaram que as companhias aéreas tenham cautela ao operar no espaço aéreo devido ao “agravamento da situação de segurança e ao aumento da atividade militar ao redor da Venezuela”.

“As ameaças podem representar um risco potencial para as aeronaves a todas as altitudes, incluindo durante os sobrevoos, as fases de chegada e partidas de voos, e/ou para aeroportos e aeronaves em terra”, disseram em comunicado.

O alerta da FAA surge após vários meses de reforço militar dos EUA em águas do Caribe, e nas proximidades da Venezuela.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. Seria interessante a turma da esquerda Brasileira ir socorrer o contribuinte Nicolas Maduro na Venezuela..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *