Política

Grupo de empresários, economistas e artistas lança manifesto contra Bolsonaro

Foto: Diego Vara/Reuters

Um grupo que inclui artistas, advogados, ativistas e empresários articula um manifesto contra a candidatura de Jair Bolsonaro. O documento intitulado “Pela democracia, pelo Brasil” não indica apoio à candidatura do PT nem de qualquer um dos adversários do deputado, mas afirma ser necessário um movimento contra o projeto antidemocrático do candidato do PSL.

“É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós”, diz o texto.

O documento diz que o País já teve em Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello “outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política”, mas que acabaram levando o Brasil ao “desastre”.

“Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários”, diz outro trecho do manifesto.

Versão preliminar do manifesto, obtido pela reportagem, conta com cerca de 150 nomes, entre eles os de Maria Alice Setúbal, educadora e acionista do Itaú Unibanco; do economista Bernard Appy; do empresário Guilherme Leal, sócio da Natura; de Caetano Veloso e Paula Lavigne; do advogado e professor da FGV Carlos Vilhena; e do médico Drauzio Varella.

Caetano e Paula Lavigne declararam apoio a Ciro Gomes (PDT) nesta eleição. Maria Alice Setúbal e Guilherme Leal já atuaram ao lado de Marina Silva (Rede) em pleitos passados, mas não têm papel na campanha atual da ex-senadora.

O manifesto deve ser lançado ainda neste domingo, 23, com uma relação inicial de signatários e ficará hospedado num site próprio do movimento. A lista ficará aberta para quem quiser incluir a assinatura.

O documento foi fechado na quinta-feira pelas mãos de um grupo de amigos, entre eles o advogado José Marcelo Zacchi. O texto foi sendo circulado em grupos de Whatsapp a partir de sexta e ganhando adesões ao longo do fim de semana.

Segundo Zacchi, o objetivo é reunir vozes que representem diversos segmentos da sociedade e possam mobilizar esses setores. “É sobre repudiar um projeto que nos parece contrário aos princípios democráticos”, diz. “É um chamado para quem vota em quem quer que seja, mas está dentro do campo democrático”.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

“Pela Democracia, pelo Brasil

Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos.

Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação.

Como todos os brasileiros, sabemos da profundidade dos desafios que nos convocam nesse momento. Mais além deles, do imperativo de superar o colapso do nosso sistema político, que está na raiz das crises múltiplas que vivemos nos últimos anos e que nos trazem ao presente de frustração e descrença.

Mas sabemos também dos perigos de pretender responder a isso com concessões ao autoritarismo, à erosão das instituições democráticas ou à desconstrução da nossa herança humanista primordial.

Podemos divergir intensamente sobre os rumos das políticas econômicas, sociais ou ambientais, a qualidade deste ou daquele ator político, o acerto do nosso sistema legal nos mais variados temas e dos processos e decisões judiciais para sua aplicação. Nisso, estamos no terreno da democracia, da disputa legítima de ideias e projetos no debate público.

Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático.

Conhecemos amplamente os resultados de processos históricos assim. Tivemos em Jânio e Collor outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política, para nos levar ao desastre. Conhecemos 20 anos de sombras sob a ditadura, iniciados com o respaldo de não poucos atores na sociedade. Testemunhamos os ecos de experiências autoritárias pelo mundo, deflagradas pela expectativa de responder a crises ou superar impasses políticos, afundando seus países no isolamento, na violência e na ruína econômica. Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários.

Em momento de crise, é preciso ter a clareza máxima da responsabilidade histórica das escolhas que fazemos.

Esta clareza nos move a esta manifestação conjunta, nesse momento do país. Para além de todas as diferenças, estivemos juntos na construção democrática no Brasil. E é preciso saber defendê-la assim agora.

É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós.

Prezamos a democracia. A democracia que provê abertura, inclusão e prosperidade aos povos que a cultivam com solidez no mundo. Que nos trouxe nos últimos 30 anos a estabilidade econômica, o início da superação de desigualdades históricas e a expansão sem precedentes da cidadania entre nós. Não são, certamente, poucos os desafios para avançar por dentro dela, mas sabemos ser sempre o único e mais promissor caminho, sem ovos de serpente ou ilusões armadas.

Por isso, estamos preparados para estar juntos na sua defesa em qualquer situação, e nos reunimos aqui no chamado para que novas vozes possam convergir nisso. E para que possamos, na soma da nossa pluralidade e diversidade, refazer as bases da política e cidadania compartilhadas e retomar o curso da sociedade vibrante, plena e exitosa que precisamos e podemos ser.”

Exame

Opinião dos leitores

  1. Esse "manisfesto desespero" está mais do que explicito que os interesses pessoais e de grupos econômicos, estão acima de tudo, o resto é falacia esquerdista, na tentativa de se perpetuar no poder.

  2. É melhor Jair se acostumando. O capitão vai dar mais poderes a PF, e no dia que baterem no ministério da cultura, muitos desses artistas ja moram no estrangeiro, aí amigo! É de lá pra mais longe. A sacanagem que o PT fez nesse ministério, distribuindo dinheiro pra uma cambada de artistas é brincadeira. É milhões jogado fora nas mãos desses cumilões do dinheiro público. Mas vai acabar é só votar 17. Pronto, porteira fechada.

  3. Aonde esses "defensores" estavam quando foi descoberto o mensalão, com certeza estavam usufruindo da escabrosa lei Rouanet, dos empréstimo subsidiados e sem cobertura do BNDES, alguns até com cargos comissionados outros desses, sendo benefíciados por ONGs sem papel nenhum na sociedade, apenas apoiando políticamente o luladrão. E como bem confessou o Ciro, ele e todos os homens de bens desse país (Ciro, temer, paes e aleluia) se reuniam e tranmavam formas de abafar a cpi dos correios, porque sabiam que roubo maior viria, o luladrão prometeu dividir as estatais e ministérios com todos, sem exceção, e eles roubavam a vontade sem nenhuma fiscalização. Com isso ficavam multimilionários e parte do dinheiro era suficiente pra comprar a consciência do povo e se reelegia quantas vezes quisesse. E assim foi posto em prática esse plano diabólico, pois naufrágou o país numa enorme crise, com aumento de miseráveis e de desempregados. Como resultado disso, mais uma vez, só os mais simples amargaram o prejuízo, e ninguém se manifestava para defendê-los desse crápulas.

  4. Faltou dizer aí que a alternativa é uma quadrilha organizada com vários elementos presos que saqueou e destruiu os sonhos dos Brasileiros. O império da ignorância chamado PT. Por mais que doa, qualquer coisa é melhor que colocar os ladroes canalhas de novo. Que venha Bolsonaro! Não é o melhor, mas o único que temos no momento…

  5. Ciro -> Colocar Judiciário e MP na "caixinha deles";
    Alckmin -> Aliança com o centrão e "personalidades" do crime como Roberto Jeferson;
    Marina -> Ex-petista e mais do mesmo populismo socialista que afundou o Brasil;
    Meirelles -> Fantoche do sistema financeiro que de tão honesto colocou
    Mas o problema para essa turma é o Bolsonaro? Ah, tudo bem, entendi.
    #Bolsonaro17

  6. Considerando que o único capaz de deter o Bolsonaro é o candidato petista, não tenho a menor dúvida da autoria desse "manifesto". E o fato de não reconhecerem a autoria como do PT é justamente para dar a impressão de que existem pessoas "isentas" contra sua candidatura.
    Aí eu pergunto: Qual o grande projeto do PT para o nosso país? Democracia com controle da mídia? Aliás, esse projeto está pronto só esperando uma oportunidade pra ser votado e era a prioridade número 1 quando da reeleição da Dilma (Ela mesma disse isso). Não colocou pra frente porque não teve tempo. Voltando ao poder será a prioridade número "0". É essa a democracia que interessa ao país, sem liberdade de expressão?
    Lembrem-se que a antiga Alemanha nazista era denominada REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ e que o Nicolás maduro, que hoje governa com mão de ferro a Venezuela, alardeia a sua DEMOCRACIA para o mundo, enquanto mata de fome a sua população. Isso só pra citar dois exemplos.
    É essa a "DEMOCRACIA" que o PT quer para o Brasil. Na verdade dizem lutar contra a ditadura para instalar a sua própria ditadura, e a chamam de democracia, como na Alemanha nazista, mesmo considerando as diferenças históricas.
    O PT não tem um projeto de GOVERNO, mas sim um projeto de PODER VITALÍCIO, e não esconde mais isso de ninguém. Não vê quem não quer.

  7. Chamam o cara de Nazista, Taxistas e tudo.. mas não chamam de Corrupto…
    Que seria a 1º qualidade para assumir o poder! inclusive nos tempos de hj! Se sua ideologia é esquerda, procure um candidato que não esteja envolvido em corrupção, se vc é direita, idem… Mas esse tipo de manifesto, é uma palhaçada… Reuniram toda a galera que declarou voto no concorrente, a maioria corrupta e lançam um manifesto para um eventual governo autoritário… Não sabe nem se o cara vai ser mesmo autoritário… Pq não lançam um manifesto para que a população vote em FICHA LIMPA? Pq não lançam um manifesto contra o radicalismo nas eleições e voto consciente? Eles vão ao contrario… Ah vá!

  8. Se esse mesmo assombro for o mesmo que a mídia fez com relação a Donald Trump, é um bom sinal que os brasileiros está no caminho certo elegendo Bolsonaro.

  9. Ninguém se iludam, daqui pro dia da eleição, vão se juntar tudo que é comunistas pra querer derrubar Bolsonaro, é um sinal claro que temos que tirar essa corja das tetas do governo, é um sinal que estamos do lado certo, ou agente derruba esses doutrinados juntos com os ladrões, mensaleiros, aloprado, corruptos, presidiários. Agora, ou estamos jogando uma chance única de voltar a termos uma bandeira verde e amarela. Vamos lá!! Dia 07 é 17 Bolsonaro presidente.

  10. Esse grupo poderia fazer 1 manifesto em apoio a candidatura do João Amoedo.Para mim é o nem tanto,nem tampouco.

  11. Defender a morte de pessoas sem julgamento, SER A FAVOR DE TORTURA, RECEBER VALE MORADIA, mamar a 27 anos do poder público. Essa pessoa não tem saúde mental nem moral para dizer que é diferente. ELE NÃO. ELE NUNCA.

    1. E o desespero tá batendo…e o dia 7 tá chegando…KKKKKKKKK

  12. BOLSONARO É UM SOLDADO DA POLÍTICA ECONÔMICA DE TEMER
    Ao analisar a candidatura de Jair Bolsonaro, o jornalista Paulo Moreira Leite afirma que a política econômica defendida pelo seu "guru", o economista Paulo Guedes, segue a mesma cartilha do governo Temer; "As pessoas não podem achar que Bolsonaro é um adversário da política econômica que está ai, ele é um soldado dela".

    1. Zorra Total perde! O desespero tá afetando o juízo das pessoas. Pensa Brasil, pensa 17 vezes se for necessário…A minha bandeira jamais será vermelha.

  13. Ninguém mimizou quando a cretina da Dilma foi reeleita… Se for de esquerda e propor o "controle social da mídia" tá OK. Isso pode Arnaldo?!

  14. Só nesse parágrafo imundo: "Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático".
    DEIXA ALGUMA DÚVIDA QUE ESSES GRUPO É CONSTITUÍDO POR ESQUERDOPATAS??
    NEM PRECISAM SE INTITULAR DE NADA, ESTÁ CARIMBADA A AUTORIA.
    VEM DA TURMA DE SEMPRE, OS APOIADORES DE CORRUPTOS, OS DEFENSORES DA DEMOCRACIA DE CUBA E VENEZUELA, OS DIFAMADORES DE SEMPRE.
    ESTÁ CLARO QUEM SÃO, SUAS PRETENSÕES E TODO DESESPERO QUE PASSAM.
    Senhora e Senhores, ATENÇÃO:
    Nessa reta final de campanha veremos coisa inacreditáveis, o nível da campanha vai descer a altura da esquerda, veremos a lama da injuria e difamação escorrer, os atos de ódio, desprezo e rancor aflorar por toda esquerda. Os institutos de pesquisa vão INVERTER OS VOTOS dando a Bolsonaro NADA e ao poste TUDO que PODEM.
    Aguardem para comprovar o baixíssimo teor das declarações, opiniões e falas daqueles que se dizem nada, sem partido e dão apoio incondicional a corruptos, a bandidos a impunidade.

    1. A conversinha da esquerda é essa: foi preso injustamente.
      Até hoje a ladainha é repetida.
      Diga mais que pago seu lanche.

  15. CONCORDO PLENAMENTE A QUESTÃO NÃO E´EM QUEM VAMOS VOTAR MAS SIM NÃO DEIXAR ESSE LOUCO CHEGAR AO PODER JÁ TIVEMOS TANTAS DECEPÇÕES E QUE NOS CUSTARAM TÃO CARO , TUDO QUE NÃO PRECISAMOS É DE UM REGIME EM QUE NEM LAMENTAR NOSSA SITUAÇÃO VENHA E COMANDAR NOSSA JÁ TÃO SOFRIDA NAÇÃO .SE QUEM NÃO CONHECE A HISTORIA TRISTE DA DIDATURA PODE FALAR EM VIVERMOS MAIS UM MOMENTO DE TREVAS.

    1. Parece que VOCÊ ROSA é uma que NÃO CONHECE A HISTÓRIA DA DITADURA.
      Tem COMO BASE AS VERSÕES DISTORCIDAS QUE SEUS PROFESSORES FALARAM.
      Busque os LIVROS ROSA, vá lê, saiba da verdade e não fique nas versões vendidas por pessoas que apoiam a esquerda.
      Se acha RUIM DITADURA, qual a RAZÃO DO PT APOIAR CUBA e a VENEZUELA??
      Não fale bobeiras ROSA, APRENDA ANTES de emitir opinião sem credibilidade.

    2. O PROBLEMA É QUE O BRASILEIRO DESINFORMADO, TEM PREGUIÇA DE LER, NÃO CONHECE E NÃO FAZ A MENOR QUESTÃO DE CONHECER A HISTÓRIA DA DITADURA, DAÍ, VOTA NUM CANDIDATO FASCISTA.

    3. UMA BANDO DE ESQUERDOPATAS COM CODINOMES, NÃO TÊM CORAGEM DE MOSTRA QUEM SÃO. TIPICO DELES. #DIA7É17

    4. João Maria, o desinformado aqui é você. Procure ler, estudar… não custa nada e faz um bem danado.
      Meu avô foi torturado e preso injustamente pelo regime militar. O seu candidato disse certa vez que o problema do regime foi que ele torturou, mas não matou… Dizer o que sobre isso?
      Espero que seu candidato não seja bem sucedido e que seus filhos possam continuar gozando da liberdade que hoje temos de, por exemplo, expormos aqui nossas opiniões sem receio de um novo "DOPS" bater na nossa porta amanhã.
      Que ganhe Ciro ou Alckmin; Haddad ou Meirelles; Boulos ou Amoedo… para mim tanto faz. Mas, um ditador, JAMAIS!
      #elenão

    1. Perfeito. Declaração cirúrgica. Basta ver contra quem é essa eleição. Simples assim. E quanto todas as alternativas de difamação não forem suficientes para a manutenção do projeto de poder, eis que ainda vão apelar para as confiáveis urnas eletrônicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ciguatera: Secretaria de Saúde de Natal recomenda evitar consumo de peixes ‘sob suspeita’

Foto: reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) emitiu nesta quinta-feira (15) uma nota técnica com orientações sobre o consumo de pescados após surtos de intoxicação alimentar com suspeita de ciguatera na capital potiguar.

Entre as recomendações ao público, a pasta informou que é importante solicitar aos fornecedores quais pescados estão sendo ofertados e, “atendendo ao princípio da precaução, evitar consumo dos pescados sob suspeita”. Apesar disso, reforçou que não há motivos para pânicos e nem para parar de consumir pescados – dando preferência aos de água profunda.

 O caso mais conhecido suspeito de intoxicação por ciguatera em Natal aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, quando 13 pessoas tiveram sintomas sugestivos após consumo de peixe em um restaurante em Natal – três delas precisaram de hospitalização, mas estavam bem. Sobre esse caso, a equipe de vigilância informou que fiscalizou toda a cadeia produtiva, desde o local onde foi preparado o pescado até onde ele foi comprado.

Segundo a SMS, a ciguatera é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de peixes contaminados com toxinas produzidas por microalgas que se proliferam em recifes de corais tropicais e subtropicais

Os pescados associados à ciguatera são garoupas, barracudas, moreias e badejos. No entanto, segundo a nota, na literatura a contaminação por ciguatera já foi relatada em mais de 400 espécies de peixes.

Três surtos em Natal

Na nota divulgada nesta quinta, a secretaria informou que esse caso ocorrido em 5 e 6 de maio foi o terceiro surto com intoxicação por pescados registrado em Natal neste ano. Nos outros dois, os pacientes tiveram sintomas leves, segundo a SMS.

Nos dois primeiros surtos, os peixes consumidos, segundo a SMS, foram do tipo bicuda e arabaiana. No terceiro surto, o cosumo em comum entre os que apresentaram sintomas foi dos pescados do tipo arabaiana e dourado.

Em anos anteriores, peixes do tipo guarajuba e barracuda também apresentaram a toxina em casos suspeitos na capital potiguar.

De acordo com José Antônio de Moura, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Natal, o consumo de peixes na capital permanece seguro.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF forma maioria contra ação do PT sobre prestação de contas eleitorais

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (15) para rejeitar uma ação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata da punição para candidatos que não apresentam prestação de contas.

De acordo com a resolução, aqueles que não apresentam a prestação de contas até o prazo estipulado pelo TSE ficam de obter a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura, resultando em perda de diferentes direitos políticos.

O documento de quitação é necessário para registrar a candidatura e, sem ele, o candidato não pode receber votos.

Na ação, o PT afirma não questionar a importância da prestação de contas, mas o fato de que a punição dura toda a legislatura, mesmo que o candidato regularize sua situação nesse período.

Em voto, o ministro relator Alexandre de Moraes afirmou que a medida abre brechas para que candidatos desrespeitem prazos do tribunal Superior Eleitoral, prejudiquem a transparência pública e não sejam punidos por isso.

Para ele, políticos que desrespeitam as regras eleitorais não podem ter o mesmo tratamento que aqueles que respeitam.

“O que se pretende é que o candidato inepto, o candidato desleixado, o candidato que desrespeitou a Justiça Eleitoral possa, a qualquer momento, prestar as contas eleitorais. Ou seja, eu não vou prestar contas no momento determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral, vou prestar quando eu bem quiser. Não existe no direito a possibilidade de a pessoa escolher o momento de cumprir uma obrigação e poder não ser sancionado por isso”, argumentou Moraes.

Os ministros Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, André Mendonça, Kássio Nunes Marques, Luiz Fux, Dias Toffoli e Edson Fachin acompanharam Moraes sem ressalvas.

Em voto, o ministro André Mendonça afirmou que a medida pedida pelo PT inviabilizaria a transparência e responsabilização de candidatos por omissão e ressaltou os efeitos disso para as cotas eleitorais.

“Se aceitássemos essa pretensão, nós inviabilizaríamos a transparência, não teríamos a devida prestação de contas e não teríamos uma responsabilidade por essa omissão. Lembrando por último que a prestação de contas é essencial para a verificação do respeito a legitima participação das mulheres nos pleitos eleitorais”, disse

Gilmar Mendes e Cármen Lúcia não estavam presentes na sessão e, portanto, ainda não votaram. Por isso, o julgamento foi suspenso e será retomado para conclusão em outra sessão. A maioria, porém, já está formada para a rejeição do pedido do PT.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Oito homens são presos em operação de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes no RN

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu oito homens na manhã desta quinta-feira (15) durante a deflagração de mais uma fase da “Operação Caminhos Seguros”, com foco no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Eles foram presos nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz.

A ação foi realizada em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e integra a campanha estadual RN Faz Bonito.

Segundo a Polícia Civil, cinco dos homens presos hoje estavam foragidos há vários anos. Os outros três já haviam sido condenados definitivamente por estupro de vulnerável, com vítimas pertencentes ao próprio núcleo familiar.

A ação foi coordenada pelas Delegacias Especializadas na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCAs) de Natal, Parnamirim e Mossoró, com o apoio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) de Caicó, Macau e Ceará-Mirim, além de equipes dos 1º e 5º Núcleos de Investigação Qualificada (NIQ).

Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Caminhos Seguros tem como objetivo prevenir e reprimir crimes sexuais contra crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso das forças de segurança com a proteção da infância e da adolescência em todo o país.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte ressalta que a participação da sociedade é fundamental. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Com shows gratuitos de Dudu Nobre, Circuito Musical e Mundo Bita, a Arena recebe neste sábado (17) a Semana S

A Casa de Apostas Arena das Dunas sediará neste sábado, 17, a partir das 13h, em sua área externa, o “Dia S”, maior evento de serviços integrados do Brasil, promovido pelo Sistema Fecomércio RN, e que encerra a “Semana S” no Rio Grande do Norte.

O “Dia S” oferecerá uma programação com diversas atividades gratuitas abertas para o público, que reúne muita música, cultura pop e esporte, com destaques para os shows do sambista carioca Dudu Nobre, a turma do Mundo Bita encantando a criançada e o forró de Circuito Musical encerrando a noite.

Os fãs de cultura pop também terão um encontro marcado no Espaço Geek, com atrações como Wendel Bezerra, dublador de Goku (Dragon Ball) e Bob Esponja; e Mauro Ramos, voz de Dumbledore (Harry Potter).

O evento contará também com a etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas, com percursos de 5 km e 10 km para corrida e caminhada, além de atendimento ao público nas unidades móveis de saúde e biblioteca com toda a estrutura do Senac RN.

O acesso ao “Dia S” será gratuito e para participar é necessário se inscrever no site www.eventos.fecomerciorn.com.br/semana-s e doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Mesa Brasil Sesc, responsável por atender mensalmente mais de 2,2 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

8/1: Moraes libera restituição de bens apreendidos de ex-secretário do DF

Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a restituição de eletrônicos e dos demais materiais apreendidos pela Polícia Federal do ex-secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Souza Oliveira, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

Fernando tem um prazo de 30 dias para retirar os itens apreendidos junto à PF. Caso não proceda com a retirada, Moraes autorizou a destruição dos equipamentos.

A decisão, desta quarta-feira (14), ocorre após a Polícia Federal periciar os materiais e constatar que não é mais necessário a apreensão dos itens.

Réu no STF

Fernando de Souza Oliveira, que foi delegado da Polícia Federal, faz parte do chamado “núcleo 2” dos réus no STF por supostamente participar da tentativa de um golpe de Estado.

O grupo foi tornado réu pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe do Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e organização criminosa.

A decisão  aconteceu por unanimidade, em julgamento realizado Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia 8 de janeiro, Fernando estava à frente da Segurança Pública do Distrito Federal, com a ausência do titular Anderson Torres.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governistas admitem CPMI do INSS e articulam por relatoria

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Parlamentares da base governista mudaram a estratégia e passaram não só a admitir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Instituto Nacional do Seguro Social (CPMI do INSS), como também a anunciar que vão assinar o requerimento para a instalação do colegiado, com o objetivo de investigar as fraudes contra aposentados e pensionistas.

O objetivo é disputar os papéis principais de uma comissão desse tipo: a relatoria e a presidência. Senadores do PT alegam que a definição deve obedecer à correlação de forças e aos critérios de proporcionalidade.

O nome da deputada Tábata Amaral (PSB-SP) é defendido para a relatoria. Ela foi uma das seis integrantes do PSB — partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin — a assinar o pedido encabeçado por legendas da oposição.

Entre os bolsonaristas, a tentativa é para emplacar a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) na presidência. A parlamentar, junto com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), foi responsável pelo recolhimento das assinaturas e protocolo da CPMI.

Durante o depoimento do ministro da previdência, Wolney Queiroz (PDT-PE), nesta quinta-feira (15), à Comissão de Transparência do Senado, os líderes do PT e do governo na Casa, senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), sinalizaram que poderiam assinar o pedido de CPMI. O próprio ministro também defendeu a instalação.

A criação do colegiado, formado por deputados e senadores, depende da leitura de um requerimento pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em uma sessão do Congresso Nacional. A próxima é esperada para o dia 27 de maio.

Petistas esperam usar o espaço da CPMI para mostrar a responsabilidade do governo Bolsonaro sobre as fraudes, que teriam começado em 2019. Já os bolsonaristas apostam em ampliar o desgaste para o governo Lula diante do que apontam como omissão diante dos descontos feitos por associações nas folhas dos aposentados.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Apontado como vazador, Rui cogitou pronunciamento sobre caso Janja

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Apontado como principal suspeito de ter vazado as críticas ao TikTok feitas pela primeira-dama Janja durante jantar com o presidente da China, Xi Jiping, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, cogitou fazer um pronunciamento público sobre o caso.

Rui pensou em fazer uma declaração pública negando ter sido o responsável pelo vazamento. O ministro, no entanto, foi aconselhado por aliados e pelo atual chefe da Secom, Sidônio Palmeira, a não fazer o pronunciamento.

A avaliação foi de que uma fala de Rui sobre o caso teria potencial para aumentar ainda mais a crise. Além disso, avaliou-se que, mesmo que ele negasse publicamente ter participado do vazamento, ainda assim poderia gerar ainda mais alarde para a situação.

Rui está “indignado” com a tentativa de jogar a culpa em seu colo. O ministro acredita ser alvo de “fogo amigo” de colegas do próprio governo. A interlocutores, ele disse que outros ministros tentam “manchar” sua imagem com Lula.

A quem o procura, o chefe da Casa Civil também tem negado, de todas as formas, ter vazado qualquer tipo de informação sobre o jantar de Lula e outros ministros do governo brasileiro com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, no início da semana.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF

Foto: reprodução

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira.

A decisão foi publicada pela 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O responsável é o desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, presidente da comissão, que atendeu o pedido do vice-presidente, Fernando Sarney.

O magistrado nomeou um dos vice-presidentes da entidade, Fernando Sarney, como interventor e determinou que ele deverá convocar novas eleições “o mais rápido possível”.

— DECLARO NULO O ACORDO FIRMADO ENTRE AS PARTES, HOMOLOGADO OUTRORA PELA CORTE SUPERIOR, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA, conhecido por CORONEL NUNES — escreveu o magistrado em sua decisão.

O caso voltou para o tribunal fluminense por ordem do ministro do STF Gilmar Mendes. No dia 7 deste mês, ele negou o afastamento imediato de Ednaldo, mas determinou o envio do caso ao TJ-RJ para “apuração imediata e urgente… dos fatos narrados nas petições”. Assim, o desembargador tomou a decisão nesta quinta.

Na semana passada, dois pedidos foram feitos ao STF para saída de Ednaldo do cargo. O argumento da deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e de um dos atuais vice-presidentes da CBF, Fernando Sarney, é de que foi falsificada a assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, em acordo do início deste ano. Há também um laudo pericial indicando que a assinatura não é verdadeira.

Foi esse acordo, assinado por cinco dirigentes, que encerrou a ação questionando o processo eleitoral da CBF e, na prática, permitiu o pleito que em março manteve Ednaldo Rodrigues na presidência. Se a assinatura for falsificada, Daniela do Waguinho e Fernando Sarney argumentam que o documento deixa de ter validade.

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, então, pediu para ouvir o Coronel Nunes na última segunda. No entanto, o advogado do ex-presidente da CBF afirmou que ele não compareceria por razões de saúde. O desembargador cancelou a audiência e nesta quinta tomou a decisão pelo afastamento do presidente da CBF nesta quinta.

Esta é a segunda vez que o TJ-RJ destitui Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. O mesmo havia ocorrido em dezembro de 2023. Na ocasião, um mês depois o dirigente voltou ao comando da entidade, por decisão de Gilmar Mendes, do STF.

GE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

(VÍDEO) “Dinheiro do ressarcimento virá dos ladrões”, diz ministro sobre INSS

Ao comentar o esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que fraudadores serão os responsáveis pelo resarcimento dos aposentados. O chefe do Ministério da Previdência Social foi ovido por senadores nesta quinta-feira (15/5).

“O presidente Lula determinou que os fraudadores serão os responsáveis pelo resarcimento dos aposentados. Nós já conseguimos indentificar e bloquear R$ 2,5 bilhões e esperamos que as investigações em curso consigam encontrar mais dinheiro, recurso e patriomônio para incorporar a isso, para que o dinheiro seja dos fraudadores”, destacou. “O dinheiro do ressarcimento será fornecido pelos ladrões, aqueles que roubaram os aposentados”, insistiu.

Wolney disse ainda que, em último caso, o governo vai procurar uma forma de custear essas despesas. “O presidente Lula disse que nenhum aposentado e pensionista ficará no prejuízo e isso será cumprido à risca”, afirmou.

O chefe da pasta prometeu “apurar até as últimas consequências” as fraudes nos débitos irregulares e garantiu que “nenhuma associação dessas, e tem 41 no total, nenhuma vai ficar livre dessa investigação”. Ele fez a promessa ao reagir a cobrança do senador Rogério Marinho (PL-RN) sobre entidades que estariam sendo poupadas neste momento, como o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), entidade que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT).

O ministro foi convidado à comissão a partir de requerimento de autoria dos senadores Sergio Moro (União-PR), Dr. Hiran (PP-RR) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Programa de inserção de jovens no mercado de trabalho

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *