Política

Grupo de empresários, economistas e artistas lança manifesto contra Bolsonaro

Foto: Diego Vara/Reuters

Um grupo que inclui artistas, advogados, ativistas e empresários articula um manifesto contra a candidatura de Jair Bolsonaro. O documento intitulado “Pela democracia, pelo Brasil” não indica apoio à candidatura do PT nem de qualquer um dos adversários do deputado, mas afirma ser necessário um movimento contra o projeto antidemocrático do candidato do PSL.

“É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós”, diz o texto.

O documento diz que o País já teve em Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello “outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política”, mas que acabaram levando o Brasil ao “desastre”.

“Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários”, diz outro trecho do manifesto.

Versão preliminar do manifesto, obtido pela reportagem, conta com cerca de 150 nomes, entre eles os de Maria Alice Setúbal, educadora e acionista do Itaú Unibanco; do economista Bernard Appy; do empresário Guilherme Leal, sócio da Natura; de Caetano Veloso e Paula Lavigne; do advogado e professor da FGV Carlos Vilhena; e do médico Drauzio Varella.

Caetano e Paula Lavigne declararam apoio a Ciro Gomes (PDT) nesta eleição. Maria Alice Setúbal e Guilherme Leal já atuaram ao lado de Marina Silva (Rede) em pleitos passados, mas não têm papel na campanha atual da ex-senadora.

O manifesto deve ser lançado ainda neste domingo, 23, com uma relação inicial de signatários e ficará hospedado num site próprio do movimento. A lista ficará aberta para quem quiser incluir a assinatura.

O documento foi fechado na quinta-feira pelas mãos de um grupo de amigos, entre eles o advogado José Marcelo Zacchi. O texto foi sendo circulado em grupos de Whatsapp a partir de sexta e ganhando adesões ao longo do fim de semana.

Segundo Zacchi, o objetivo é reunir vozes que representem diversos segmentos da sociedade e possam mobilizar esses setores. “É sobre repudiar um projeto que nos parece contrário aos princípios democráticos”, diz. “É um chamado para quem vota em quem quer que seja, mas está dentro do campo democrático”.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

“Pela Democracia, pelo Brasil

Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos.

Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação.

Como todos os brasileiros, sabemos da profundidade dos desafios que nos convocam nesse momento. Mais além deles, do imperativo de superar o colapso do nosso sistema político, que está na raiz das crises múltiplas que vivemos nos últimos anos e que nos trazem ao presente de frustração e descrença.

Mas sabemos também dos perigos de pretender responder a isso com concessões ao autoritarismo, à erosão das instituições democráticas ou à desconstrução da nossa herança humanista primordial.

Podemos divergir intensamente sobre os rumos das políticas econômicas, sociais ou ambientais, a qualidade deste ou daquele ator político, o acerto do nosso sistema legal nos mais variados temas e dos processos e decisões judiciais para sua aplicação. Nisso, estamos no terreno da democracia, da disputa legítima de ideias e projetos no debate público.

Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático.

Conhecemos amplamente os resultados de processos históricos assim. Tivemos em Jânio e Collor outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política, para nos levar ao desastre. Conhecemos 20 anos de sombras sob a ditadura, iniciados com o respaldo de não poucos atores na sociedade. Testemunhamos os ecos de experiências autoritárias pelo mundo, deflagradas pela expectativa de responder a crises ou superar impasses políticos, afundando seus países no isolamento, na violência e na ruína econômica. Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários.

Em momento de crise, é preciso ter a clareza máxima da responsabilidade histórica das escolhas que fazemos.

Esta clareza nos move a esta manifestação conjunta, nesse momento do país. Para além de todas as diferenças, estivemos juntos na construção democrática no Brasil. E é preciso saber defendê-la assim agora.

É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós.

Prezamos a democracia. A democracia que provê abertura, inclusão e prosperidade aos povos que a cultivam com solidez no mundo. Que nos trouxe nos últimos 30 anos a estabilidade econômica, o início da superação de desigualdades históricas e a expansão sem precedentes da cidadania entre nós. Não são, certamente, poucos os desafios para avançar por dentro dela, mas sabemos ser sempre o único e mais promissor caminho, sem ovos de serpente ou ilusões armadas.

Por isso, estamos preparados para estar juntos na sua defesa em qualquer situação, e nos reunimos aqui no chamado para que novas vozes possam convergir nisso. E para que possamos, na soma da nossa pluralidade e diversidade, refazer as bases da política e cidadania compartilhadas e retomar o curso da sociedade vibrante, plena e exitosa que precisamos e podemos ser.”

Exame

Opinião dos leitores

  1. Esse "manisfesto desespero" está mais do que explicito que os interesses pessoais e de grupos econômicos, estão acima de tudo, o resto é falacia esquerdista, na tentativa de se perpetuar no poder.

  2. É melhor Jair se acostumando. O capitão vai dar mais poderes a PF, e no dia que baterem no ministério da cultura, muitos desses artistas ja moram no estrangeiro, aí amigo! É de lá pra mais longe. A sacanagem que o PT fez nesse ministério, distribuindo dinheiro pra uma cambada de artistas é brincadeira. É milhões jogado fora nas mãos desses cumilões do dinheiro público. Mas vai acabar é só votar 17. Pronto, porteira fechada.

  3. Aonde esses "defensores" estavam quando foi descoberto o mensalão, com certeza estavam usufruindo da escabrosa lei Rouanet, dos empréstimo subsidiados e sem cobertura do BNDES, alguns até com cargos comissionados outros desses, sendo benefíciados por ONGs sem papel nenhum na sociedade, apenas apoiando políticamente o luladrão. E como bem confessou o Ciro, ele e todos os homens de bens desse país (Ciro, temer, paes e aleluia) se reuniam e tranmavam formas de abafar a cpi dos correios, porque sabiam que roubo maior viria, o luladrão prometeu dividir as estatais e ministérios com todos, sem exceção, e eles roubavam a vontade sem nenhuma fiscalização. Com isso ficavam multimilionários e parte do dinheiro era suficiente pra comprar a consciência do povo e se reelegia quantas vezes quisesse. E assim foi posto em prática esse plano diabólico, pois naufrágou o país numa enorme crise, com aumento de miseráveis e de desempregados. Como resultado disso, mais uma vez, só os mais simples amargaram o prejuízo, e ninguém se manifestava para defendê-los desse crápulas.

  4. Faltou dizer aí que a alternativa é uma quadrilha organizada com vários elementos presos que saqueou e destruiu os sonhos dos Brasileiros. O império da ignorância chamado PT. Por mais que doa, qualquer coisa é melhor que colocar os ladroes canalhas de novo. Que venha Bolsonaro! Não é o melhor, mas o único que temos no momento…

  5. Ciro -> Colocar Judiciário e MP na "caixinha deles";
    Alckmin -> Aliança com o centrão e "personalidades" do crime como Roberto Jeferson;
    Marina -> Ex-petista e mais do mesmo populismo socialista que afundou o Brasil;
    Meirelles -> Fantoche do sistema financeiro que de tão honesto colocou
    Mas o problema para essa turma é o Bolsonaro? Ah, tudo bem, entendi.
    #Bolsonaro17

  6. Considerando que o único capaz de deter o Bolsonaro é o candidato petista, não tenho a menor dúvida da autoria desse "manifesto". E o fato de não reconhecerem a autoria como do PT é justamente para dar a impressão de que existem pessoas "isentas" contra sua candidatura.
    Aí eu pergunto: Qual o grande projeto do PT para o nosso país? Democracia com controle da mídia? Aliás, esse projeto está pronto só esperando uma oportunidade pra ser votado e era a prioridade número 1 quando da reeleição da Dilma (Ela mesma disse isso). Não colocou pra frente porque não teve tempo. Voltando ao poder será a prioridade número "0". É essa a democracia que interessa ao país, sem liberdade de expressão?
    Lembrem-se que a antiga Alemanha nazista era denominada REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ e que o Nicolás maduro, que hoje governa com mão de ferro a Venezuela, alardeia a sua DEMOCRACIA para o mundo, enquanto mata de fome a sua população. Isso só pra citar dois exemplos.
    É essa a "DEMOCRACIA" que o PT quer para o Brasil. Na verdade dizem lutar contra a ditadura para instalar a sua própria ditadura, e a chamam de democracia, como na Alemanha nazista, mesmo considerando as diferenças históricas.
    O PT não tem um projeto de GOVERNO, mas sim um projeto de PODER VITALÍCIO, e não esconde mais isso de ninguém. Não vê quem não quer.

  7. Chamam o cara de Nazista, Taxistas e tudo.. mas não chamam de Corrupto…
    Que seria a 1º qualidade para assumir o poder! inclusive nos tempos de hj! Se sua ideologia é esquerda, procure um candidato que não esteja envolvido em corrupção, se vc é direita, idem… Mas esse tipo de manifesto, é uma palhaçada… Reuniram toda a galera que declarou voto no concorrente, a maioria corrupta e lançam um manifesto para um eventual governo autoritário… Não sabe nem se o cara vai ser mesmo autoritário… Pq não lançam um manifesto para que a população vote em FICHA LIMPA? Pq não lançam um manifesto contra o radicalismo nas eleições e voto consciente? Eles vão ao contrario… Ah vá!

  8. Se esse mesmo assombro for o mesmo que a mídia fez com relação a Donald Trump, é um bom sinal que os brasileiros está no caminho certo elegendo Bolsonaro.

  9. Ninguém se iludam, daqui pro dia da eleição, vão se juntar tudo que é comunistas pra querer derrubar Bolsonaro, é um sinal claro que temos que tirar essa corja das tetas do governo, é um sinal que estamos do lado certo, ou agente derruba esses doutrinados juntos com os ladrões, mensaleiros, aloprado, corruptos, presidiários. Agora, ou estamos jogando uma chance única de voltar a termos uma bandeira verde e amarela. Vamos lá!! Dia 07 é 17 Bolsonaro presidente.

  10. Esse grupo poderia fazer 1 manifesto em apoio a candidatura do João Amoedo.Para mim é o nem tanto,nem tampouco.

  11. Defender a morte de pessoas sem julgamento, SER A FAVOR DE TORTURA, RECEBER VALE MORADIA, mamar a 27 anos do poder público. Essa pessoa não tem saúde mental nem moral para dizer que é diferente. ELE NÃO. ELE NUNCA.

    1. E o desespero tá batendo…e o dia 7 tá chegando…KKKKKKKKK

  12. BOLSONARO É UM SOLDADO DA POLÍTICA ECONÔMICA DE TEMER
    Ao analisar a candidatura de Jair Bolsonaro, o jornalista Paulo Moreira Leite afirma que a política econômica defendida pelo seu "guru", o economista Paulo Guedes, segue a mesma cartilha do governo Temer; "As pessoas não podem achar que Bolsonaro é um adversário da política econômica que está ai, ele é um soldado dela".

    1. Zorra Total perde! O desespero tá afetando o juízo das pessoas. Pensa Brasil, pensa 17 vezes se for necessário…A minha bandeira jamais será vermelha.

  13. Ninguém mimizou quando a cretina da Dilma foi reeleita… Se for de esquerda e propor o "controle social da mídia" tá OK. Isso pode Arnaldo?!

  14. Só nesse parágrafo imundo: "Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático".
    DEIXA ALGUMA DÚVIDA QUE ESSES GRUPO É CONSTITUÍDO POR ESQUERDOPATAS??
    NEM PRECISAM SE INTITULAR DE NADA, ESTÁ CARIMBADA A AUTORIA.
    VEM DA TURMA DE SEMPRE, OS APOIADORES DE CORRUPTOS, OS DEFENSORES DA DEMOCRACIA DE CUBA E VENEZUELA, OS DIFAMADORES DE SEMPRE.
    ESTÁ CLARO QUEM SÃO, SUAS PRETENSÕES E TODO DESESPERO QUE PASSAM.
    Senhora e Senhores, ATENÇÃO:
    Nessa reta final de campanha veremos coisa inacreditáveis, o nível da campanha vai descer a altura da esquerda, veremos a lama da injuria e difamação escorrer, os atos de ódio, desprezo e rancor aflorar por toda esquerda. Os institutos de pesquisa vão INVERTER OS VOTOS dando a Bolsonaro NADA e ao poste TUDO que PODEM.
    Aguardem para comprovar o baixíssimo teor das declarações, opiniões e falas daqueles que se dizem nada, sem partido e dão apoio incondicional a corruptos, a bandidos a impunidade.

    1. A conversinha da esquerda é essa: foi preso injustamente.
      Até hoje a ladainha é repetida.
      Diga mais que pago seu lanche.

  15. CONCORDO PLENAMENTE A QUESTÃO NÃO E´EM QUEM VAMOS VOTAR MAS SIM NÃO DEIXAR ESSE LOUCO CHEGAR AO PODER JÁ TIVEMOS TANTAS DECEPÇÕES E QUE NOS CUSTARAM TÃO CARO , TUDO QUE NÃO PRECISAMOS É DE UM REGIME EM QUE NEM LAMENTAR NOSSA SITUAÇÃO VENHA E COMANDAR NOSSA JÁ TÃO SOFRIDA NAÇÃO .SE QUEM NÃO CONHECE A HISTORIA TRISTE DA DIDATURA PODE FALAR EM VIVERMOS MAIS UM MOMENTO DE TREVAS.

    1. Parece que VOCÊ ROSA é uma que NÃO CONHECE A HISTÓRIA DA DITADURA.
      Tem COMO BASE AS VERSÕES DISTORCIDAS QUE SEUS PROFESSORES FALARAM.
      Busque os LIVROS ROSA, vá lê, saiba da verdade e não fique nas versões vendidas por pessoas que apoiam a esquerda.
      Se acha RUIM DITADURA, qual a RAZÃO DO PT APOIAR CUBA e a VENEZUELA??
      Não fale bobeiras ROSA, APRENDA ANTES de emitir opinião sem credibilidade.

    2. O PROBLEMA É QUE O BRASILEIRO DESINFORMADO, TEM PREGUIÇA DE LER, NÃO CONHECE E NÃO FAZ A MENOR QUESTÃO DE CONHECER A HISTÓRIA DA DITADURA, DAÍ, VOTA NUM CANDIDATO FASCISTA.

    3. UMA BANDO DE ESQUERDOPATAS COM CODINOMES, NÃO TÊM CORAGEM DE MOSTRA QUEM SÃO. TIPICO DELES. #DIA7É17

    4. João Maria, o desinformado aqui é você. Procure ler, estudar… não custa nada e faz um bem danado.
      Meu avô foi torturado e preso injustamente pelo regime militar. O seu candidato disse certa vez que o problema do regime foi que ele torturou, mas não matou… Dizer o que sobre isso?
      Espero que seu candidato não seja bem sucedido e que seus filhos possam continuar gozando da liberdade que hoje temos de, por exemplo, expormos aqui nossas opiniões sem receio de um novo "DOPS" bater na nossa porta amanhã.
      Que ganhe Ciro ou Alckmin; Haddad ou Meirelles; Boulos ou Amoedo… para mim tanto faz. Mas, um ditador, JAMAIS!
      #elenão

    1. Perfeito. Declaração cirúrgica. Basta ver contra quem é essa eleição. Simples assim. E quanto todas as alternativas de difamação não forem suficientes para a manutenção do projeto de poder, eis que ainda vão apelar para as confiáveis urnas eletrônicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Teatro Riachuelo recebe novo show de Ítalo Sena, o Rei das Pegadinhas

Foto: Cedida

Nesta sexta-feira, dia 26, o Teatro Riachuelo será palco do novo show de Ítalo Sena, o Rei das Pegadinhas. O humorista apresenta “Duas Conversas” às 20h. No palco, o humorista mergulha em dois lados de sua vida de forma inédita. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 70 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

Após percorrer o Brasil com o “Mostrando Meu Trabalho”, o humorista apresenta uma versão renovada, resultado de nove meses de intensa preparação. Com um cenário digital interativo, Ítalo surpreende a plateia, revelando um espetáculo totalmente envolvente.

O humorista se preparou não apenas mentalmente, mas também corporalmente para essa nova jornada, prometendo um show fora do comum.

Ele compartilha sua expectativa com os fãs, enfatizando: “É algo que venho me dedicando para entregar o meu melhor. Quero que meu público saia do teatro com a garantia de que foi surpreendido.” Brincando com um de seus bordões, Ítalo destaca: “Não se assuste se no show eu perguntar ‘O que você pensou na hora?’ Tem um cara gravando ali,” contou ele com risadas.

Em “Duas Conversas”, o texto é todo desenvolvido pelo próprio humorista, e conta com a colaboração criativa de Maurício Meireles. A preparação artística de Diógenes De Lima, a produção de Laura Ithamar, iluminação de Jathyles Miranda e as artes para o cenário virtual assinadas pelo VJ Koala Brito, prometem elevar o espetáculo a um patamar único, garantindo risos e surpresas inesquecíveis. Prepare-se para uma experiência que transcende as expectativas, com Ítalo Sena no comando do seu novo show “Duas Conversas”

Serviço:
Italo Sena “Duas Conversas” em Natal
Dia: 26 de abril de 2024
Horário: 20h
Local: Teatro Riachuelo
Classificação indicativa: Livre
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
Meia entrada a partir de R$ 70,00;
Inteira a partir de R$ 140,00;
*consulte todos os valores e assentos disponíveis na página de vendas do evento.
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:
– Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
– @uhuuoficial
Realização: @vivapromocoes

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital Santa Catarina vai apurar caso de mulher que fez cesariana sem estar grávida

Foto: Sandro Menezes

A direção do Hospital Santa Catarina vai apurar sobre o caso de uma mulher que fez uma cesariana sem estar grávida. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) nesta quinta-feira (25). A mulher já teve alta e chegou ao local de seu município com a indicação de cesárea. Além disso, ela estava acompanhada de uma familiar, com cartão de pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia.

Após o procedimento, a equipe conseguiu ter acesso a um exame recente, indicando que não havia gestação. A secretaria afirmou que a direção do hospital está produzindo um relatório interno sobre o caso, incluindo apuração sobre a motivação dos envolvidos no fato.

Em nota, a Sesap informou que “o padrão de atendimento é de que toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe no pronto-socorro, que faz a avaliação e encaminha para o centro obstétrico, realizando demais exames só quando forem necessários”.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Jaques Wagner diz que governo Lula sabe que vetos serão derrubados: ‘Melhor que tragédia sem fim’

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), considerou normal o adiamento para a segunda semana de maio da sessão do Congresso Nacional que estava prevista para esta quarta-feira, 24, e analisaria vetos presidenciais. Apesar da avaliação, o líder reconheceu, nesta quinta-feira, 25, em entrevista à GloboNews, que o governo já sabe que sofrerá algumas derrotas, com a derrubada de alguns vetos. “Melhor um final trágico do que uma tragédia sem fim, tem vetos que vamos perder”, disse.

Ao todo, são 32 vetos em análise e as negociações estão sendo feitas, segundo o líder, na base “do estica e puxa”, o que ele considera normal em uma democracia. “São 32 vetos, não se trata de adiar (a sessão conjunta do Congresso Nacional), é um processo normal, faz parte da democracia e o governo quer reduzir o número de vetos derrubados”, disse, na entrevista, complementando que há na lista vetos até do governo anterior.

O adiamento da sessão de votação dos vetos para o mês de maio – a previsão é que ocorra entre os dias 7 e 9 –, segundo Wagner, vai fazer com que governo e lideranças continuem negociando, sempre na base do “estica e puxa”, sobretudo em relação ao vetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.

O senador disse que se forem retiradas emendas do Orçamento, o Executivo federal ficará com menos capacidade de execução, e lembrou que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não vale apenas para o Executivo, mas também para o Legislativo e o Judiciário. Nessas negociações, o governo já admitiu que no veto às emendas de comissão, de R$ 5,6 bilhões, está disposto a liberar R$ 3,6 bilhões.

Wagner repetiu que deve ser votado na semana que vem – na CCJ do Senado na terça ou quinta-feira, já que quarta-feira é feriado do Dia do Trabalho – o projeto de lei que cria o Seguro Obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito, em substituição ao antigo DPVAT.

A proposta também altera a Lei do Arcabouço Fiscal para antecipar R$ 15 bilhões para despesas nas contas do Executivo. O valor abrirá espaço no Orçamento e poderá ajudar na liberação de parte dos recursos vetados em emendas parlamentares. A matéria já foi aprovada na Câmara dos Deputados. Assim que o texto passar pela CCJ do Senado, irá ao plenário do Senado, em regime de urgência.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

Juíza mantém prisão do suspeito de matar psicóloga após audiência de custódia

Foto: Reprodução

A juíza Andressa Luara Holanda Rosado Fernandes homologou a prisão em flagrante de João Batista Carvalho Neto, suspeito de matar a psicóloga Fabiana Veras, em Assú. O homem passou por audiência de custódia na tarde desta quinta-feira (25), na Central de Flagrantes Polo Mossoró. O suspeito seguirá preso e com prisão convertida em preventiva, conforme decisão da magistrada.

A audiência de custódia foi realizada pela Central de Flagrantes de Mossoró às 14h de hoje, por videoconferência. O suspeito está preso desde a noite da quarta-feira (24), na Cadeia Pública de Caraúbas.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, João Batista de Carvalho Neto, de 41 anos,  matou a psicóloga Fabiana Maia Veras, de 42 anos, com seis facadas, para conseguir informações sobre a ex-namorada no celular da vítima.

Próximos passos

Agora, o inquérito precisa ser finalizado e enviado ao Ministério Público para oferecimento de denúncia à Justiça. Depois, se a denúncia for recebida, é que tem início a ação penal. Enquanto isso, o suspeito segue preso preventivamente até que a defesa, por exemplo, venha solicitar Habeas Corpus.

Com informações Tribuna do Norte e Ponta Negra News

Opinião dos leitores

  1. Tem que ficar encarcerado. Pode fazer mais vítimas, sob o argumento de que faltou REMÉDIO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Álvaro Dias acompanha avanço nos serviços de construção do Hospital Municipal

Fonte: Cedida

As obras do Hospital Municipal de Natal estão avançando a cada dia e o projeto, que representa o maior investimento na área da saúde da história da cidade, vai se materializando para ser entregue a população. O prefeito de Natal, Álvaro Dias,  visitou o local na tarde desta terça-feira (23) ao lado do secretário municipal de Saúde, Adílson Boldo, para acompanhar o andamento dos serviços. A obra está dividida em etapas, que acontecem paralelamente. A primeira parte da obra é a que está mais avançada. São dois pavimentos onde serão instalados leitos de enfermaria e UTIs. A chamada pelos técnicos ala intermediária também já iniciou as fundações. Além dos leitos para internamento, o complexo hospitalar quando estiver concluído contará com centro de diagnóstico de imagens e laboratório de análises clínicas.

“Essa é uma obra de larga importância para a cidade. Estamos falando de um complexo hospitalar que vai oferecer um serviço de excelência amplo e com várias especialidades aos usuários do sistema de saúde da rede pública municipal. Como cidadão, prefeito e médico, estou realizado, pois estamos vivenciando um momento histórico com a eminência de entregar o hospital”, disse o prefeito Álvaro Dias.
O hospital irá concentrar boa parte dos serviços prestados hoje em unidades que funcionam em prédios alugados e está sendo erguido na avenida Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite.

Dentro do bloco logístico, estão contemplados setores como almoxarifado, CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), farmácia central, cozinha, lactário/enteral, refeitório, Central de Material e Esterilização. Além disso, a primeira etapa abrangerá a área administrativa e disponibilizará vestiários, sanitários e alojamentos para os funcionários.

Quando estiver finalizado, o Hospital Municipal vai contemplar diversas especialidades, dentre elas ginecologia, obstetrícia, atendimento neonatal, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. Na totalidade, serão 266 leitos de internação, sendo 40 de UTIs divididos entre UTI adulta geral (20), neonatal (10) e pediátrica (10), além de leitos específicos classificados como PPP – para pacientes de pré-parto, parto e pós-parto (10).

As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h em ginecologia e obstetrícia de risco habitual e alto risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Marta anuncia data de aposentadoria da Seleção Brasileira: “Chegou a hora”

Foto: Joel Carrett/AAP/IMAGO

O fim de um reinado! Marta, a maior jogadora da história do futebol feminino, anunciou que 2024 será seu último ano com a camisa da Seleção Brasileira. A camisa 10 da Canarinho quer atuar nos Jogos Olímpicos, o que seria seu último torneio com o país.

“Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a Seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na Seleção como atleta, não tem”, declarou a seis vezes melhor do mundo à CNN.

“Este é o meu último ano, e eu já posso confirmar aqui. Tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens”, completou.

A rainha está confiante no sucesso das próximas gerações. Para Marta, o Brasil conta com ótimas atletas que despontarão para o futebol mundial. A jogadora de 38 anos também afirmou que está muito confortável com a passagem de bastão.

“A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas e que, no decorrer dos anos, vocês vão ver que realmente é o que eu estou falando, é um terreno muito fértil. Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando pra vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado” completa a jogadora.

Marta foi eleita seis vezes melhor do mundo, conquistou uma Libertadores (2009) e uma Champions (2003/4). Pela Seleção, a meia-atacante do Orlando Pride teve suas campanhas de destaque no tricampeonato da Copa América (2003, 2010 e 2018), além de ser bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). Ela também tem duas medalhas de prata (2004 e 2008) no currículo.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura entrega sábado nova Praça Paranaguá durante Participa Natal

Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), inaugura neste sábado (27), a nova Praça Paranaguá, no bairro Potengi, por ocasião do Participa Natal que, pela primeira vez, será realizado em praça pública. Acompanhado de secretários, autoridades e servidores das secretarias que prestam serviços no Participa Natal, o prefeito Álvaro Dias entregará aos moradores do conjunto Santarém uma praça totalmente reformada e revitalizada.

Situada nas proximidades da avenida Itapetinga, entre as ruas Maracaju e Cruzeiro do Oeste, a nova praça oferece mais condições de lazer, segurança e bem-estar à população da zona Norte. O Projeto arquitetônico, que compreende uma área total de 2.597 metros quadrados, contempla um passeio público com recomposição de piso, rampas de acessibilidade, bancos e lixeiras novas.

As crianças do bairro ganharam um novo parquinho infantil em madeira de eucalipto e os desportistas receberam uma nova quadra de areia com alambrado e refletores, além de uma Academia da Terceira Idade (ATI).

De acordo com Adson Soares, Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a reforma e modernização da Praça Paranaguá é uma importante reivindicação dos moradores do bairro por melhorias no espaço público que proporcionasse bem-estar e mais qualidade de vida à população. “A nova praça Paranaguá atende aos anseios da comunidade. Possui equipamentos modernos e com acessibilidade a portadores de necessidades especiais, fazendo um ambiente muito seguro e agradável para a recreação de toda família”, declarou o secretário.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Foto: Reprodução/EBC

O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza nesta quinta-feira (25) 3.852.901 casos prováveis de dengue registrados em todo o país nos quatro primeiros meses de 2024. O número representa mais que o dobro de casos prováveis da doença identificados ao longo de todo o ano passado: 1.649.144.

Dados da pasta indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024, além de 2.216 mortes em investigação. O coeficiente de incidência da doença no país, neste momento, é 1.897,4 casos por cada 100 mil habitantes. A letalidade em casos prováveis é 0,05 e a letalidade em casos de dengue grave é 4,43.

A maioria dos casos prováveis segue concentrada na faixa dos 20 aos 29 anos, seguida pelas faixas dos 30 aos 39 anos, dos 40 aos 49 anos e dos 50 aos 59 anos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

Minas Gerais ainda responde pelo maior número de casos prováveis de dengue (1.167.056). Em seguida estão São Paulo (927.065), Paraná (391.031) e Distrito Federal (232.899). Já os estados com menor número de casos prováveis são Roraima (252), Sergipe (3.053), Amapá (4.480) e Rondônia (4.715).

Quando se considera o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 8.267,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida estão Minas Gerais (5.682,2), Paraná (3.417,1) e Espírito Santo (2.994). Já as unidades federativas com menor coeficiente são Roraima (39,6), Ceará (109,3), Sergipe (138,2) e Maranhão (138,4).

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro do trabalho discute com deputado sobre regulamentação dos aplicativos de transporte


O ministro do Trabalho Luiz Marinho e o deputado Delegado Caveira (PL-PA) bateram boca durante uma audiência sobre regulamentação das relações de trabalho nos aplicativos de transporte que ocorria nesta quinta (25) na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços.

Fonte: Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-226, o interior do RN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um trágico acidente ocorreu na BR-226, entre as cidades de Tangará e Serra Caiada, no interior do Rio Grande do Norte. Dois carros colidiram frontalmente, resultando na morte de duas pessoas e deixando uma terceira gravemente ferida.

A Polícia Rodoviária Federal isolou a área e prestou atendimento, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve presente. As circunstâncias que levaram ao acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil.

Os corpos das vítimas foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).

Fonte: 96 FM

Opinião dos leitores

  1. Com a rota alternativa na br226 devido a interdição da BR 304 em Laje, o trecho entre Currais Novos a São Vicente está muito perigoso, o risco de acidente é grande devido a precariedade do asfalto e o aumento do tráfego nesse trecho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *