Hemonorte adapta atendimento por causa do novo Coronavírus

O Hemocentro do RN (Hemonorte) segue em funcionamento para receber doações de sangue e visando garantir maior segurança aos doadores de sangue adotou algumas medidas de prevenção para evitar a propagação do Coronavírus.

Além do uso do álcool em gel em cada etapa do processo de doação, as acomodações no hall foram alteradas para minimizar o contato entre os doadores. Somado a isso o serviço social está realizando palestras informativas acerca das mudanças no processo para doação de sangue.

Quanto ao atendimento no Anexo de Hematologia serão suspensos, no momento, apenas os procedimentos eletivos como a infusão de Noripurum e a sangria terapêutica. Os demais serviços como consultas e transfusões continuam funcionando normalmente, sendo que os pacientes idosos (acima de 65 anos), debilitados e crianças terão direito a um acompanhante.

Protocolo da Anvisa/Ministério da Saúde para doadores

· Doadores que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões com casos autóctones confirmados de infecções pelo vírus Sars, Mers e/ou Covid-19 estão inaptos por 30 dias após o retorno destas áreas.

· Doadores que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pacientes com diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções por Sars, Mers ou Covid-19 estão inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas.

· Doadores que tiverem diagnóstico positivo para as doenças acima estarão inaptos por 90 dias após completa recuperação.