Cultura

Incubadora DoSol leva bandas potiguares para lançar discos em São Paulo em edição de aquecimento do Festival DoSol

unnamedEntre os dias 9 e 12 de abril, a Associação Cultural DoSol realiza o Festival DoSol Warm Up, que acontece em São Paulo, no Itaú Cultural. O evento é um lançamento conjunto de quatro discos gravados pela Incubadora DoSol nos últimos meses e também serve de aquecimento para o Festival DoSol, que há 11 anos acontece em Natal, em novembro. Lançam seus trabalhos pela Incubadora DoSol as bandas Talma&Gadelha, Fukai, Red Boots, Kataphero e a cantora Maíra Salles. Outras três bandas convidadas completam o time de potiguares em São Paulo: Camarones Orquestra Guitarrística, Far From Alaska e DuSouto.

Com patrocínio do edital Rumos Itaú Cultural, a Incubadora DoSol tem o objetivo de produzir discos de bandas e artistas potiguares. Através do projeto, os artistas gravaram seus discos sem qualquer custo e a ida a São Paulo, bem como hospedagem e alimentação na capital paulista serão bancadas pela Incubadora. O projeto também prevê cachê pelas apresentações no Itaú Cultural, o que contribui para o investimento das bandas em circulação e na divulgação de seus novos trabalhos.

“Estamos muito felizes com esse começo de ano musical. Toda uma agenda de divulgação dos artistas do RN está sendo composta com a Incubadora e o Festival DoSol também já começa a se construir. Teremos muitas novidades e tudo está se encaminhando para termos mais uma mostra com quase uma centena de bandas, em uma dezena de cidades”, diz Anderson Foca, diretor da Associação Cultural DoSol. “Vamos trabalhar para mais coisas acontecerem, mas já estamos muito agradecidos de ter um começo de 2015 tão movimentado”, completa.

A Incubadora DoSol teve início em 2011, marcando a celebração de 10 anos do Centro Cultural Dosol. Nos anos seguintes, o projeto se manteve com recursos próprios até que, em 2014, foi selecionado pelo prêmio “Rumos Itaú Cultural”, garantindo a gravação de mais cinco novos álbuns.

O primeiro álbum desta edição da Incubadora foi “Touch The Void”, da banda Red Boots, lançado no final do ano passado. Já em março de 2015 vieram “Mira”, da Talma&Gadelha, “Abaeté”, da banda Fukai, e “Areté”, de Maíra Salles. E em breve o ciclo se fecha com o disco da banda Kataphero, atualmente em fase de mixagem.

Todos os discos da Incubadora DoSol são disponibilizados para download gratuito no site do DoSol (www.dosol.com.br) e também podem ser encontrados em plataformas de download e streaming como Itunes, Deezer, Spotify e Rdio.

Aquecimento

O Dosol Warm Up, que será realizado nesta semana em São Paulo, é um aquecimento para o Festival DoSol, que acontece no fim do ano em Natal. “A gente vai fazer esse encerramento lá e trabalhamos para formatar toda uma agenda de shows em paralelo, para que todas essas bandas possam realizar outros shows pela região”, explica Anderson Foca.

Serviço:

Festival DoSol Warm Up

Quinta, 09 de abril (20h): Fukai + Far From Alaska

Sexta, 10 de abril (20h): Camarones Orquestra Guitarrística + Talma&Gadelha

Sábado, 11 de abril (20h): Maíra Salles + Dusouto

Domingo, 12 de abril (19h): Kataphero + Red Boots

Onde? Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo)

Entrada? Gratuita

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Debate presidencial da Band neste domingo (23) terá presença de três candidatos e três púlpitos vazios

Foto: Reprodução

O debate presidencial da Band será realizado neste domingo (23), às 20h, apenas com a participação de Ronaldo Caiado (PSD), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o governador Romeu Zema (Novo) não participarão do encontro.

Zema desistiu do debate neste domingo e afirmou que tomou a decisão devido à ausência de Lula e Flávio, que aparecem nas primeiras posições das pesquisas eleitorais.

Com as desistências, três púlpitos permanecerão vazios no estúdio, reservados aos candidatos ausentes. A disposição foi definida por sorteio entre as campanhas.

O debate será transmitido pela Band, BandNews TV, rádios do grupo, pelo portal da emissora e pelos canais oficiais no YouTube. A transmissão em TV aberta começa às 20h.

A manutenção de espaços vazios para candidatos ausentes já ocorreu em outros debates. Em 2006, a Globo manteve o púlpito reservado a Lula mesmo sem a participação do então candidato à reeleição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em Parnamirim, maior cidade consevadora do RN, Carla Dickson mostra força ao lado de Álvaro Dias e Coronel Hélio

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) reuniu, na tarde deste sábado (22), lideranças políticas e apoiadores durante um encontro realizado no Buganville Hall, em Parnamirim, na Grande Natal.

O evento contou com a presença do candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), e do candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL). O encontro foi marcado por manifestações de apoio à reeleição de Carla Dickson para a Câmara Federal e às candidaturas do grupo político.

Durante o encontro, Carla Dickson destacou a receptividade dos apoiadores e reafirmou o compromisso de continuar atuando em defesa do Rio Grande do Norte.

“É um privilégio receber o carinho do povo querido de Parnamirim, em apoio à nossa reeleição e também à candidatura do nosso candidato Álvaro Dias. Aqui reafirmamos, juntos, nosso compromisso de trabalhar muito pelo nosso Estado, defendendo sempre nossos princípios e compromissos com o povo”, ressaltou Carla Dickson.

Álvaro Dias também destacou a atuação da deputada federal e defendeu a renovação de seu mandato. Segundo ele, a parceria construída durante o período em que foi prefeito de Natal contribuiu para a viabilização de investimentos e obras no município.

“Precisamos de pessoas comprometidas com o povo do Rio Grande do Norte na Câmara Federal. Quando fui prefeito de Natal, contei com o apoio de Carla Dickson, que destinou importantes recursos e nos ajudou a realizar obras na nossa cidade. Carla tem trabalho e compromisso, por isso merece ter seu mandato renovado e, como governador, quero contar com ela em Brasília para nos ajudar a fazer ainda mais pelo nosso Estado”, afirmou Álvaro Dias.

A única deputada federal de direita do estado, Carla reforçou durante o encontro, as articulações políticas do grupo em Parnamirim e a mobilização de lideranças em torno das candidaturas apresentadas para as eleições gerais de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino determina que emendas parlamentares indicadas por presidentes de partidos são nulas

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou que sejam consideradas nulas as emendas parlamentares que tenham sido indicadas ou operacionalizadas diretamente por presidentes de partidos políticos.

Dino também deu prazo de cinco dias úteis para que as legendas que ainda não se manifestaram sobre a possível participação de seus dirigentes na distribuição ou operacionalização das emendas. Em caso de descumprimento, os partidos estarão sujeitos a multa diária de R$ 100 mil.

O ministro também estabeleceu que a Câmara dos Deputados e o Senado sejam comunicados da decisão para dar “imediata e ampla ciência aos órgãos técnicos, assessorias, servidores e demais agentes envolvidos no processamento das indicações de emendas parlamentares”.

Segundo as manifestações já encaminhadas à Corte, os partidos afirmam, em sua maioria, que seus presidentes não possuem cotas de emendas nem poder formal para definir a destinação dos recursos. A indicação das emendas é prerrogativa de deputados e senadores. Dino determinou ainda que as informações enviadas pelos partidos sejam encaminhadas à Polícia Federal para análise.

Em julho, o ministro já havia determinado o bloqueio de bens de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e do ex-deputado Eduardo Cunha (Republicanos-MG), em investigação sobre suspeitas de desvio de emendas parlamentares.

Com informações de CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COINCIDÊNCIA? Lula promete gastar mais em compras de fabricante de armas de guerra comprada pelos irmãos Batista


Imagens: Reprodução/g1

O presidente Lula (PT) vem prometendo gastar mais em compras para fortalecer a indústria nacional da Defesa. Em discursos recentes, durante a campanha presidencial, Lula vem reforçando essa ideia. Entre as empresas onde esse investimento deve ser feito está a Avibras, adquirida recentemente pelos irmãos Joesley e Wesley Batista.

A conclusão da operação de compra feita pelos irmãos Batista foi anunciada na sexta-feira (21) e aconteceu após a empresa passar por recuperação judicial e receber R$ 300 milhões em financiamento privado que contou com participação de Joesley Batista na captação dos recursos, ainda antes dele assumir o controle da empresa ao lado do irmão Wesley.

A fábrica localizada em Jacareí-SP voltou a operar em maio deste ano. No fim de julho, a Avibras recebeu a visita do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin. Na ocasião, Lula prometeu ampliar encomendas à empresa. Recentemente, no sábado (23), em comício realizado Rio de Janeiro, Lula reforçou em seu discurso que pretende ampliar investimentos no setor de Defesa.

Joesley e Wesley Batista são figuras carimbadas em missões internacionais durante o terceiro mandato de Lula na Presidência governo Lula, como em viagens à China e à Indonésia. Mas não é de hoje a proximidade entre os irmãos Batista, Lula e o PT. A expansão da JBS foi fortemente financiada pelo BNDES durante os governos Lula. Delações de executivos da JBS já relataram propinas a políticos do PT e outros partidos aliados do governo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quinto fugitivo de penitenciária estadual em Nísia Floresta é recapturado em Pernambuco; seis ainda seguem foragidos

Foto: Seap/RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recapturou em Pernambuco mais um dos detentos que fugiram no dia 31 de julho da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. A prisão de Jonatas Ferreira Isis Dorea da Silva ocorreu na noite de sábado (22), durante uma abordagem realizada em Igarassu, na Grande Recife.

Com a captura, cinco dos 11 presos que conseguiram escapar da unidade já foram recapturados. Seis deles ainda permanecem foragidos: Cleidson Martins Dantas, Kaio do Nascimento Gomes, Tiago Nogueira da Silva, Petrúcio Railande dos Santos, Jackson Matheus Martins Simões e Eliandson Luciano de Lima.

Relembre a fuga

A fuga aconteceu no Complexo de Alcaçuz. Ao todo, 13 detentos deixaram uma cela naquela manhã. Dois foram encontrados ainda dentro da penitenciária, enquanto os outros 11 chegaram à área externa e fugiram.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap), os presos retiraram o vaso sanitário e escavaram uma passagem pela tubulação da cela até alcançar o lado de fora da unidade. A movimentação foi registrada pelas câmeras de monitoramento. A Seap abriu um procedimento administrativo para investigar as circunstâncias da fuga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ana Castela faz o ’22’ ao encontrar Nikolas Ferreira na Festa do Peão, em Barretos

Imagem: Reprodução/Istagram

A cantora Ana Castela encontrou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na tradicional Festa do Peão de Barretos, em São Paulo, posou sorridente para foto ao lado parlamentar, fazendo o ‘V’ da vitória, formando juntos o número 22, que identifica o Partido Liberal.

O encontro entre os dois também foi registrado em vídeo pelo público presente. Ana e Nikolas se cumprimentam, trocam algumas palavras e posaram para foto. Neste domingo (23), o deputado publicou a foto no Instagram ao lado da cantora que reagiu comentando a publicação. A postagem de Nikolas já havia suberado 1,2 milhão de curtidas até as 11h deste domingo.

A Festa do Peão também reuniu outros nomes da direita. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) participou do evento ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os dois discursaram durante a programação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Doutor Gustavo reúne multidão na maior carreata da história do Vale do Açu

Assú viveu, neste sábado (22), uma noite histórica. Uma multidão participou da motocada e carreata promovida pelo candidato a deputado estadual Doutor Gustavo (PSDB), considerada a maior já realizada no Vale do Açu.

Ao lado do candidato ao Governo do Estado, Cadu Xavier, do prefeito de Assú, Lula Soares, e do prefeito de Tibau do Sul, Valdenicio Costa, Doutor Gustavo percorreu a região e foi recebido com muito carinho pela população.

Motos e carros formaram uma extensa fila pelas ruas. Nas calçadas e nas portas das casas, moradores aguardavam a passagem para acenar, registrar o momento e demonstrar apoio.

Emocionado, Doutor Gustavo agradeceu a todos que participaram e destacou a responsabilidade de corresponder ao apoio recebido.

“Foi uma noite inesquecível. Olhar para essas ruas e encontrar tanta gente que acredita no nosso projeto é algo que emociona e aumenta ainda mais a minha responsabilidade. Eu conheço essa terra, conheço nossa gente e sei dos desafios que enfrentamos. Cada abraço que recebi hoje representa confiança, e confiança se retribui com presença, compromisso e muito trabalho. Foi assim quando tive a honra de ser prefeito de Assú e é assim que quero seguir: perto das pessoas, ouvindo, trabalhando e fazendo cada vez mais pelo nosso Rio Grande do Norte”, afirmou.

Lideranças políticas, amigos e apoiadores de vários municípios também acompanharam o percurso, mostrando a força política de Doutor Gustavo na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Prefeito

À frente da Prefeitura de Assú por dois mandatos, Doutor Gustavo encerrou sua gestão com forte aprovação popular. Em 2024, pesquisa realizada pelo Instituto Exatus apontou que sua administração era aprovada por 86,5% da população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em Pendências e Itajá, Preta e Alaor Pessoa reforçam apoio a Álvaro Dias e ampliam força da campanha no Vale do Açu

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu importantes apoios políticos no Vale do Açu. Em Pendências, a ex-candidata a prefeita Preta declarou apoio à candidatura, ao lado dos vereadores Adailton e Marones.

Em Itajá, o apoio veio de Alaor Pessoa, ex-prefeito e uma das principais lideranças políticas do município e da região. As adesões reforçam a presença de Álvaro Dias no Vale do Açu e ampliam a mobilização da campanha no interior do Estado.

Os novos apoios se somam à agenda de Álvaro Dias pelo Oeste e pelo interior do Rio Grande do Norte nesta semana, fortalecendo a construção de um projeto político que busca unir experiência e renovação para promover as mudanças que o Estado precisa. É a campanha avançando pelo interior com a mensagem “Pra mudar o que taí”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FORA DO AR? Usuários de diferentes bancos relatam instabilidade no Pix neste domingo (23)

Foto: Agência O Globo

Usuários do Pix relatam instabilidade no sistema de pagamentos na manhã deste domingo (23). As reclamações, registradas por clientes de diferentes bancos e regiões do país, envolvem dificuldades para realizar e concluir transações.

O Downdetector, site que monitora falhas em serviços digitais, registrou aumento nas notificações sobre o Pix a partir das 6h40. O pico de queixas ocorreu por volta das 8h45, com 2.469 relatos sobre o sistema não estar disponível.

Apesar dos relatos, parte dos usuários informou que conseguiu fazer transações normalmente. O Banco Central, responsável pela infraestrutura do Pix, não se manifestou até o momento sobre o motivo da instabilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Importação de canetas emagrecedoras dispara 85% no Brasil nos primeiros sete meses de 2026

Foto: Tatsiana Volkava/GettyImages

As importações brasileiras de medicamentos à base de semaglutida e tirzepatida, as chamadas canetas emagrecedoras, cresceram 85% nos primeiros sete meses de 2026. O aumento ocorre em meio ao reforço da fiscalização da Anvisa sobre a importação e comercialização desses medicamentos.

As compras somaram US$ 1,51 bilhão, contra US$ 813 milhões no mesmo período de 2025, segundo o Comex Stat. Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca foram os principais fornecedores.

O avanço foi ainda maior em julho, quando as importações chegaram a US$ 257,1 milhões, quase o triplo dos US$ 95,7 milhões registrados em junho. No primeiro semestre, foram US$ 1,25 bilhão, alta de 95,3% em um ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *