Cidades

E AGORA? Inframérica vai devolver a bomba do Aeroporto de São Gonçalo

Foto: divulgação

O grupo argentino Inframérica vai devolver ao governo federal o aeroporto de Natal (RN), que foi leiloado à iniciativa privada em 2011, como primeira concessão do setor no país. A decisão será comunicada formalmente hoje, por meio de ofício, à Agência Nacional de Aviação (Anac).

A operadora entrará com pedido de indenização, nos termos da Lei 13.448 de 2017, que trata da devolução amigável de concessões e de sua posterior relicitação. Ela calcula ter investido cerca de R$ 700 milhões, sem levar em conta atualização monetária, em obras de infraestrutura.

O aeroporto fica no município de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades de Natal, e tem menos de dez anos. Sua pista foi construída inteiramente com recursos públicos. Coube à Inframérica erguer o terminal de passageiros (com 42 mil metros quadrados de área operacional e seis pontes de embarque), fazer o pátio de aeronaves e acessos à pista.

Três fatores motivaram o grupo a tomar essa decisão: 1) os estudos de viabilidade do aeroporto à época do leilão previam um movimento de 4,3 milhões de passageiros em 2019, mas na realidade a demanda verificada foi de 2,3 milhões; 2) por questões regulatórias, as tarifas de embarque ficaram defasadas e hoje são 35% inferiores às dos aeroportos da segunda e da terceira rodadas de concessões, que foram licitados em 2012 e em 2013; e 3) a torre de controle em Natal é a única operada por uma concessionária, mas tem tarifas de navegação aérea que equivalem a um quarto do valor praticado pelas torres da Infraero ou do Decea, vinculado à Aeronáutica.

De acordo com o presidente da Inframérica, Jorge Arruda, autoridades federais e do Rio Grande do Norte já foram avisadas informalmente. Pelos termos da Lei 13.448, o pedido de devolução é encaminhado inicialmente à Anac. Depois, passa pelo Ministério da Infraestrutura e a pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

“Nos últimos dois anos, foi criado um arcabouço regulatório que permite a devolução amigável. Vamos seguir estritamente a regulamentação vigente”, disse Arruda ao Valor. Ele preferiu não estimar prazos para todo o procedimento, mas lembrou que a operação do aeroporto continuará com a Inframérica até uma futura passagem de bastão para outra concessionária. “Nesse meio tempo, temos um compromisso de manter os empregados, a qualidade operacional e os esforços de atratividade de novas rotas para Natal, além de compromisso com os lojistas e prestadores de serviços.”

Com a crise econômica dos últimos anos prejudicando as operações e a impossibilidade de reequilíbrio econômico do contrato, segundo Arruda, a devolução amigável tornou-se a melhor alternativa. Ele esclareceu que a concessionária está “100% adimplente” com suas obrigações regulatórias e financeiras. A outorga em Natal é de R$ 15 milhões por ano e a parcela de 2020 já foi quitada em janeiro.

O executivo desvincula esse processo das operações em Brasília e descarta completamente a possibilidade de entregar também sua principal concessão no país. “Continuamos investindo no aeroporto de Brasília e, como holding aeroportuária, estamos atentos às oportunidades no Brasil.”

Tanto é assim que suas equipes já estão mobilizadas para estudar os três lotes de aeroportos a serem leiloados neste ano. Ele menciona que o Bloco Sul, com Curitiba à frente, pode ter sinergia com as operações do grupo na Argentina e no Uruguai. O Bloco Norte tem Manaus como carro-chefe, um aeroporto com bastante movimentação de cargas, experiência que a Inframérica adquiriu em Natal.

O grupo está capitalizado. Em 2017, a Corporación América – empresa-mãe da Inframérica – levantou US$ 500 milhões em sua oferta inicial de ações na Bolsa de Nova York. Ela opera 52 aeroportos em sete países, somando 84 milhões de passageiros por ano.

Em Natal, a Inframérica é dona de 100% do aeroporto. No caso de Brasília, ela detém 51% – a Infraero manteve participação de 49% na sociedade. Ambas as unidades foram privatizadas no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Procurada, a Anac disse que “a adesão à relicitação é um ato voluntário da concessionária e consiste na devolução amigável do ativo, com a consequente realização de novo leilão e assinatura de contrato de concessão com outra empresa”. A agência avalia que esse instrumento “traz segurança jurídica para os contratos, além de permitir a continuidade da prestação de serviços aos usuários”.

O procedimento é detalhado pelo decreto presidencial 9.957, de 2019, e pela resolução 533 da Anac, que define a metodologia de cálculo dos valores para indenização dos investimentos de bens reversíveis não amortizados.

Para o Ministério da Infraestrutura, a sinalização de que a Inframérica pretende usar o mecanismo da devolução amigável é vista como um movimento natural de mercado e até oportuno do ponto de vista estratégico. “Oportuno porque o contrato atual é anterior a uma série de inovações de modelagem que estamos aplicando com muito sucesso no setor”, informou a assessoria da pasta.

“Trata-se também de passo significativo na consolidação do mecanismo e passa aos investidores uma boa imagem de respeito aos contratos, com correção de eventuais erros do processo, sem nenhuma intervenção antimercado”, completou. “Por último, o aeroporto de Natal é considerado um ativo extremamente interessante, por sua proximidade com a América do Norte e com a Europa, uma região turística de enorme potencial e com investimentos estrangeiros consolidados.”

VALOR ECONÔMICO

Opinião dos leitores

  1. Já vai tarde. Elefante branco que só denegriu o RN. Só sérvio para enriquecer mais os Alves.
    Vergonha.

  2. Vamos fazer uma grande Festa com a volta do Aeroporto Augusto Severo,já estou decorando o Trio Xodó de Parnamirim para percorremos a grande Natal mobilizando a população em todas as classes sociais que está com o GRITO DE PROTESTO entalado na maioria em todo o RN.
    Vamos fazer a MAIOR MOBILIZACAO já vista neste ESTADO?????

  3. Tem que privatizar/conceder isso aí, quando privatizar haverá investimento para melhorias, infraestrutura, transporte, acesso…………ops!!!!

  4. Solução viável seria a Inframérica assumir o aeroporto de Mossoró, altamente lucrativo, e Fatão GD transformar o "Aluízio Alves" em presídio de segurança máxima para atender a região de SGA.

  5. João Pessoa é que está se beneficiando com todo este descaso. Já foi o tempo que Natal atraía mais turistas que o nosso belo vizinho.

  6. Ideia de jumento abrir esse aeroporto! Só serviu para o cidadão de bem arriscar a vida naquele fim de mundo, além desses politicos nojentos do RN lavarem dinheiro. Essa cidade não tem jeito! Parada no tempo e no espaço! Onde já se viu, colocar um aeroporto na pior localização da cidade, expondo a população aos bandidos! Já vai tarde! Sugiro construir uma penitenciária no local p colocar todos esses vermes dentro!

  7. Transforma numa penitenciária e inaugura com os políticos que tiveram a grande ideia de mudar o aeroporto de Parnamirim para s. Gonçalo. O Aeroporto de AUGUSTO SEVERO tem ou tinha capacidade de funcionar e atender ao RN pelo menos por 20 anos. O resto é balela, conversa de Político sem compromisso com o povo. Só interesse particular e muita bola ( CORRUPÃO)

  8. E o problema num era ser estatal pois a PPP iria resolver todos os problemas causados pela ineficiência do "Estado" brasileiro? Vamos se ligar gente. Essa regra de dizer que tudo que for Estatal é ruim, e o que for privado é bom, não vale nem na China.

  9. Resta saber se os políticos do RN envolvidos com a idéia IMBECIL de construir esse aeroporto serão processados e PRESOS, e se devolverão aos cofres públicos o dinheiro que roubaram para implantar essa porcaria em São Gonçalo do Amarante.

  10. Se este aeroporto tivesse mais companhias aéreas da Europa talves tivesse natal mais turismo
    Devido a máfia da tap ( presidente da tap que é brasileiro) só a tap voa para natal mais por isso a passagem para natal e mais cara de Portugal se formos de Portugal para São Paulo fica mais barata a passagem que para natal não tem como. Lisboa natal são 6:40 de viagem e as passagens chegam aos 1200€ para São Paulo 540 € ida e volta ambas

    1. Os politicos diziam aqui que ia ter voos até da China.
      Mentira.
      Tudo pra encherem o rabo de dinheiro público.
      Agora tá aí, dando prejuizo ao RN.

  11. Esse aeroporto em São Gonçalo foi uma das piores decisões de infraestrutura realizada em solo potiguar. Longe, perigoso, caro, etc. O aeroporto de Parnamirim, apesar de pequeno, atendia perfeitamente a demanda dos passageiros devido a sua boa estrutura, conforto, tranquilidade e rapidez. Na minha opinião, a base aérea de Parnamirim deveria ir para São Gonçalo, já que os militares teriam mais comodidade para suas atividades e o aeroporto civil retornaria à Parnamirim.

    1. Concordo! Seria uma troca benéfica para os usuários do aeroporto. Mais seguro e mais perto!

  12. Só vi comentários de moradores de Parnamirim, que acham melhor andar mais de 100 km para João Pessoa e Recife do que andar 30 km para são Gonçalo do Amarante, tudo isto é desgosto, por que o aeroporto saiu de Parnamirim zona sul e foi pra são Gonçalo do Amarante zona Norte, todos os acessos para o aeroporto de são Gonçalo do Amarante estão pavimentados, agora o que estes usuários do aeroporto querem é moleza estão só pensando nos seus próprios umbigos e não pensam nos benefícios que este aeroporto trouxe para são Gonçalo do Amarante e para a zona norte de Natal que até então era esquecida, quando só era lembrada na época das eleições. Se houve roubos e desvios de dinheiro na construção deste aeroporto ,que os responsáveis sejam presos e punidos pois a zona norte de Natal e são Gonçalo do Amarante não podem pagar por este roubo. O problema do aeroporto não ter o fluxo de passageiros esperado, são o preço da passagem aérea para Natal que é muito cara em relação às demais capitais do Nordeste vcs sabem muito bem disso, aí ficam torcendo pelo quanto pior melhor pensem grande não pensem pequeno pensem estado do Rio Grande do Norte como um todo , não pensem só em Parnamirim e zona sul de Natal. A partir de hoje está começando uma grande obra na zona norte que é a construção do complexo viário do gancho de igapó, depois desta obra terminada vai melhorar e muito o trânsito na região. E outra, quando o turista chega a Natal pelo aeroporto de são Gonçalo vindo pela zona norte, o turista se depara com um dos mais belos cartões postais da cidade que é ponte Newton Navarro e a via costeira que também é um dos belos cartões postais de Natal, o turista não tem só a opção de vir pela ponte de igapó, ele tem a opção de vim pela BR 101 Norte entrando na Av. Moema Tinoco e a nova Av. Conselheiro Tristão, já tenso acesso direto a ponte Newton Navarro sem pegar muito engarrafamento. Primeiro procurem conhecer a cidade e a região metropolitana que vcs moram aí depois vocês vêm aqui falar as asneira de vcs.

    1. Amigo quais foram os benefícios que o aeroporto trouxe pra zona norte? Ao meu ver continua esquecida, horizontal, perigosa e engarrafada. A questão não é resolvida com bairrismo bobo de parnamirim x São Gonçalo. A questão é que a cidade tinha um aeroporto bom e moderno, dentro da cidade, e decidiram gastar um oceano de dinheiro fazendo um novo aeroporto no meio do nada, dentro de um terreno de político. Totalmente bobo você comemorar o aeroporto ser em São Gonçalo visto que nem dentro da cidade é. O aeroporto é no meio do mato, não tem nenhuma zona residencial, comercial ou industrial perto.

    2. Então explica pra gente o motivo de ser mais barato (tanto a passagem, quanto o deslocamento) e mais seguro para as pessoas fazerem viagens de avião, saindo de João Pessoa do que em São Gonçalo do Amarante?

  13. O mais sensato deveria fazer um plebiscito para saber se o povo quer a volta para Parnamirim e mudar a base aérea para o aeroporto de São Gonçalo. Muito mais simples…

    1. Se fizer vai dá 99,9% do povo do RN deseja a volta do aeroporto Augusto Severo, aquele aeroporto é o fim do mundo

    1. Quem privatizou foi o governo do PT. SUBSIDIOU estudos de viabilidade totalmente fora da realidade. Mais uma do PT que vamos herdar. Paradoxalmente são contra privatizações, mas privatizou de forma irresponsável como tudo no PT. Sem contar a história do terreno…. Quem é de Natal sabe. Só Deus na causa.

    2. Oxe e privatizar é sim a melhor opção. Como provavelmente você não leu a matéria, vou te explicar: a empresa está devolvendo o aeroporto porque acha que não vale a pena, estão ganhando menos do que esperavam com as operações. Agora deixa de ser gado e pensar com essa cabeça burra de socialista porque se essa bosta fosse estatal nós do estado estaríamos pagando essa conta. Estado é pra prover saúde, educação e segurança, não é função do estado ser dono de empresas. Va estudar e se liberte dessa ideologia petista homi

    1. Tanto Henrique Alves como atual Governadora trabalharam em prol desse aeroporto. Verdadeiro Fiasco.

  14. Está ruim para Inframérica??!! Quem danado vai querer aquela bucha. Aquilo é uma máquina de quebrar empresário. Os taxistas faliram ou estão falindo, os lojistas faliram ou estão falindo… enfim, quer perder dinheiro, coloque seus recursos ali dentro.

  15. Vamos agradecer aos políticos que nos deram essa BOMBA de presente, e ficaram ainda mais podres de ricos.

  16. Hora de ser iniciado um movimento de retorno à Parnamirim. Na pior (das piores) hipóteses, manter em São Gonçalo e, pelo menos, fazer justiça a quem merece, ou seja, que volte a ser denominado Aeroporto Internacional AUGUSTO SEVERO.

  17. Manda de volta para Parnamirim. Tenho certeza que a maioria vai aprovar esse gasto e retrabalho.

    1. Criaram um museu no antigo aeroporto. Sabe qual é a visitação? Parece que será mais uma obra para o ostracismo no RN. Melhor voltar a ser aeroporto para os vôos nacionais, que atendia muito bem a todos, a té a chegada do deficitário e problemático aeroporto de São Gonçalo.

  18. O engraçado é que quando a notícia é boa, ai chamam Aeroporto de NATAL. Agora quando a notícia é ruim, chamam Aeroporto de São Gonçalo.

    Que falta de profissionalismo, heim?

  19. Ou seja, com impostos altos sobre o querosene e sem ter vindo nenhum HUB das grandes companhias aéreas, é inviável… Algo que é resolvido politicamente…. E lembrando também da antiga questão da refinaria que não veio, agora até a Petrobrás do RN é inviável… E se não cuidar da infraestrutura da cidade para o turismo, não tardará a hora de vermos hotéis fechando. E por aí vai…

  20. Outra João bebê, manda tua governadora GD colocar o estado nos eixos e fazer um governo descente, até agora só mentiras e aperto nos funcionários, não demitiu um terceirizado.

  21. Cuidado João burrice mate e eita mesmo…..kkkkk e é bom Jair se acostumanfo, aguentar ferro na boneca por mais, no mínimo 15 anos não é fácil. Chora que doi menos bebê.

  22. Estou sem entender qual é a novidade.! Quem tem o mínimo de inteligência sabe que muitos interesses particulares tiveram o maior peso, além de conluios de toda natureza. Viva o brasil…….

  23. Até quando esse aeroporto vai ser sinal de problemas, serviço ruim, exploração de estacionamento e reclamações de todo tipo?
    Aeroporto imposto ao RN por vontade política que desagradou 9 entre cada 10 norteriograndense e desagrada 6 em cada 10 turistas.
    Aeroporto que nasceu de uma mentira, virou um engodo e é problema a todos, gera insatisfação em quem chega e viaja.
    Mais isso é problema do povo, dos babacas que pagam imposto, aos políticos só existe o dever de mandar e o assunto está encerrado.

  24. Não precisa ser nenhum especialista para perceber a inviabilidade do Aeroporto de São Gonçalo. Uma bomba localizada no fim do mundo, em uma região sem nenhuma infraestrutura e apinhada de bandidos da pior espécie, criada por políticos e empreiteiras com o objetivo mesquinho de meter a mão no dinheiro público para enriquecer e pagar suas campanhas políticas. Enquanto isso o povo de Natal perdeu seu adorado aeroporto em Parnamirim. Meu sonho é que aquele símbolo da corrupção e elefante branco da pior qualidade, feche as portas por total desinteresse das administradoras.

  25. Eita!
    Com esse (des )governo diminuindo a renda e precarizando o trabalho (só vaga pra motorista de app e entregador de comida)…vai piorar e muito. Ô governo de burros. É melhor JAIR se acostumando.

    1. É vdd !!! Ela se diz professora e massacra a própria classe. Só sabe comer Bokus.

  26. Quem danado quer um presente de grego desse que só dá prejuízo? Muita gente tem preferido ir nos aeroportos de João Pessoa e até mesmo no de Recife do que nesse abacaxi que temos aqui. Sem contar o risco que se corre no deslocamento a noite. Lamentável

  27. Tem que botar na conta dos responsáveis pela implantação desse Elefante Branco, no caso todos os políticos envolvidos nisso, que custou muito ao contribuinte e que esse custa não terminará nunca, tendo em vista a "viagem" que o passageiro tem que fazer sempre que tem que ir ao único aeroporto da cidade. sem falar nos riscos que todos correm no deslocamento.
    Não tenhamos dúvidas que muita gente ganhou e vai ganhar muita grana com isso tudo.

  28. Esse aeroporto foi só politicagem. Longe demais, perigoso demais. E sem preconceito, feito em uma área feia e sem infraestrutura da cidade. A pessoa chega em Natal e o cartão postal da cidade é o engarrafamento da ponte de igapó. Sem contar que você paga até para entrar.

    1. Politicagem ou pilantragem ? Ou as duas juntas ? Tive mais um bocado de coisas sujas e interesses na valorização das terras que circundam o aeroporto. Sei que foi projetado para receber cargas, e por isso a laje é bem reforçada. O aeroporto de Parnamirim tinha acabado de ser todo reformado como ocorreu com o Estádio Machadão.
      Ainda acho que o aeroporto em Parnamirim é a melhor opção para o Estado e sua população.

  29. Tomara que fechem logo de vez e retomem o Augusto Severo. Quero conhecer alguém que esteja satisfeito em ter que se deslocar até aquele fim de mundo, correndo o risco de assaltos, passando pela horrorosa "paisagem" das favelas ao redor da ponte antiga e tendo que pagar uma tarifa absurda de estacionamento porque a tolerância de 15 minutos mal permite embarcar e desembarcar nossos parentes.

    Esse aeroporto foi uma das piores coisas que foram trazidas para o RN nos últimos tempos.

  30. NINGUEM LEMBRA MAIS HENRIQUE ALVES BRIGOU POR ESSE DESASTRE SO PARA COLOCAR O NOME DO PAI DELE NESSE AEROPORTO
    MAIS UM PREJUIZO DESSA FAMILIA
    GOSTA DE JOGAR DINHEIRO PUBLICO NO LIXO

  31. Se qualquer pessoa buscar no Google verá quantos de nossos políticos davam esse aeroporto, que inicialmente e para enganar o povo, seria de carga, com o pilar de nossa salvação.
    Um terminal longe de tudo, caro, com tarifas surreais, que, para completar, as empresas operam com valores maiores que cidades vizinhas como João Pessoa e Recife, não tinha como dar certo.
    E não dará com a nova proprietária, mantidas as mesmas condições e cenários.
    O Augusto Severo, recém reformado, não merecia o destino que teve.
    Mas é isso, ao menos aqueles políticos que achamos no Google estão felizes. Até chegar aquele "Uber Black" na porta as 6hs da manhã.

  32. Mais um prejuízo do CANALHA luladrão. Esse bandidos o maior crime contra humanidade do século. Acabou com o país, e parece impossível de se erguer.

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Geral

Confira o funcionamento do comércio e serviços no feriadão da Páscoa no RN

Foto: : Alex Régis

O comércio de rua estará fechado na sexta-feira (29), enquanto os shoppings operarão em horário especial.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) informou que no sábado (30) todo o comércio funcionará normalmente.

Em Natal, também será ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional. Entretanto, serviços essenciais relacionados à saúde, segurança, transporte e fiscalização continuarão funcionando normalmente.

Durante o feriado prolongado da Páscoa, que vai de quinta-feira até domingo (31), o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) e a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), unidades da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), terão seus horários de funcionamento alterados.

Comércio de Rua

Alecrim: Lojas fechadas.
Centro da Cidade: Lojas fechadas
Zona Norte: Lojas fechadas.

Shoppings

Shopping Midway Mall
Sexta, 29 – horário de domingo (11h às 21h)
Sábado, 30 – horário normal (10h às 22h)
Domingo, 31- horário de domingo (11h às 21h)

Natal Shopping
Alimentação e Lazer: 11h às 22h | Quiosques Alimentação: 13h às 21h
Lojas e Quiosques: 15h às 21h | Lojas Mega e Âncoras: 12h às 21h
Alpendre: 14h às 23h
Academia Bodytech: 08h às 18h

Praia Shopping
Praça de Alimentação das 11 às 21h
Demais lojas, da 14 às 20h
Shopping Cidade Jardim
Lojas e Quiosques – 14h às 20h
Praça de Alimentação funcionará a partir das 11h
Shopping Via Direta
Lojas e Quiosques – 14h às 20h
Praça de Alimentação – 12 às 20h

Partage Norte Shopping
Carrefour: 07h às 21h
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
Lojas/Quiosques: 15h às 21h, sendo facultativo, a partir das 12h
Smart Fit: 08h às 14hCinema: Conforme sessões
Lotérica: Fechado
Cidade Verde
Lojas e Quiosques – 15h às 20h
Praça de Alimentação – 12 às 21h
Clínicas fechadas

Shopping 10 – Totalmente fechado

Hemonorte e Unicat

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), serviço responsável pela distribuição de medicamentos e insumos para unidades de saúde e para a população do Rio Grande do Norte terá atendimento até às 13h no sábado (30). Na sexta-feira (29), a Unicat estará fechada. As demais unidades da Unicat, no Alecrim, em Natal, e nos municípios de Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Assú e Santa Cruz retornam o expediente habitual na segunda-feira (1º).

Já a sede do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), o Hemocentro Dalton Cunha, no Tirol, funciona normalmente durante o feriado, exceto na sexta-feira (29). Já a unidade destacada no Partage Norte Shopping, na Zona Norte de Natal, funcionou até o dia 28.

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Economia

INSS tem cerca de 130 mil denúncias de descontos indevidos em benefícios

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados em benefícios como pensões e aposentadorias. Esse número representa 2% do total de vínculos associativos entre beneficiários e entidades vinculadas ao instituto — cerca de 6,5 milhões em todo o Brasil.

Atualmente, existem 29 entidades conveniadas ao INSS, como sindicatos e associações voltadas a aposentados — e o Instituto pode compartilhar informações de segurados para que essas entidades possam oferecer seus serviços.

Caso o beneficiário aceite, ele se torna um associado e começa a pagar uma mensalidade para a entidade — que é descontada diretamente do benefício.

Entretanto, segurados alegam que valores estão sendo descontados sem autorização, ou seja, sem que os beneficiários tenham aceitado se tornar associados dessas entidades. Muitos afirmam que nunca sequer foram contatados por essas associações.

g1

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Brasil

Após 45 dias, Força Nacional deixa Mossoró; PF lidera caça a fugitivos

Foto: Jamile Ferraris/ MJSP

O aparato da Força Nacional de Segurança Pública em Mossoró (RN) começa a ser desmobilizado nesta sexta-feira (29/3). Os agentes atuam há cerca de 40 dias na caçada aos dois fugitivos do presídio de segurança máxima. A fuga, ocorrida em 14 de fevereiro, foi a primeira da história do sistema penitenciário federal, criado em 2006.

A Força Nacional chegou ao Rio Grande do Norte em dia 23 de fevereiro, e a previsão era de que os agentes trabalhassem nas buscas por 30 dias. Como os criminosos não foram localizados, o prazo acabou sendo estendido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por mais 10 dias. Nesta semana, Lewandowski anunciou que não faria nova prorrogação. Os 111 agentes deverão voltar às atribuições de origem na próxima semana.

Os homens da Força Nacional fizeram varreduras nas matas e fiscalizações nas rodovias. A finalidade era impedir que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça rompessem o perímetro das buscas no Rio Grande do Norte.

Apenas em diárias, o valor pago pelo governo federal aos agentes supera R$ 1,2 milhão. Por dia, a mobilização custa R$ 37,2 mil em diárias. Há ainda 22 viaturas e um ônibus destacados para a operação.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Só tenho a dizer uma coisa: KKKKKKKKKKKKKKK
    Só mostrou o que todos já sabiam: Aqui neste país, quem manda é a bandidagem. Será que os bandidos já podem pedir a música no fantástico? KKKKKKKKKKKKKKKKKK

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Política

Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil ‘foi um casamento’

Foto: Reprodução/Redes

Depois de uma viagem de três dias em quatro cidades do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), um meme com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua passagem pelo país “foi um casamento”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”

Na sequência, Macron agradeceu o acolhimento que recebeu dos brasileiros e citou o que fez em algumas cidades por onde passou.

“Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo”, escreveu.

Macron também destacou articulações com o governo federal. Confira a publicação:

R7

Opinião dos leitores

  1. O Lula obcecado pelos flash e Macron pela Amazônia. A sanha colonizadora francesa tem no “migué ambiental” a sofisticada tática de ludibriar o gado de esquerda. A conta será alta para os tupiniquim.

    1. E meio besta essa pergunta. Mas, como você almeja uma resposta, veja os artigos nos nomes…O Brasil. A França… Ô besteira, besta!!!

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Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

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Brasil

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

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Poder360

Opinião dos leitores

  1. O Programa, apesar de beneficiar famílias em condições sub-humanas, tem como desvantagens o fato de que, ao longo do tempo, criar uma dependência da população carente aos repasses governamentais, não procurando preparar adequadamente os beneficiários ao mercado de trabalho.
    Isso é desastroso para a economia do País…
    Em um primeiro momento, é louvável que se dê auxílio a quem realmente necessita, mas isso não pode ser eterno, pois cria uma legião de pessoas que não produzem nada…
    O programa deveria ser ligado a qualificação da pessoas e por tempo determinado…
    Além do que, essas pessoas terminam se tornando “massa de manobra”, para os interesses do “câncer”, conhecida como políticos…
    É lamentável…

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Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

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RN

Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

Foto: Arquivo TN/Reprodução

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN. O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares. Em reportagem publicada em 2013 pela TRIBUNA DO NORTE utilizando dados da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Estado possuía mais da metade dos presos na época sem receber sentença. Segundo o documento da época, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido julgamento.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Anesiano Ramos de Oliveira, a redução de presos provisórios pode estar atrelada ao aumento da sistematização e aceleração de julgamentos nos processos.

Tribuna do Norte

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Segurança

Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A força-tarefa do governo federal que atua nas buscas dos dois detentos que escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, já custou aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro foi usado em despesas como diárias, passagens, plano de saúde e manutenção e abastecimento de viaturas. Os dados foram obtidos pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram as despesas entre os dias 20 de fevereiro e 21 de março da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal e da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. De acordo com a pasta, nesse intervalo os órgãos gastaram R$ 1.682.709,54 com a operação que tenta localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Esse valor pode ser ainda maior, pois não inclui as despesas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que também atuam nas buscas.

A maior parte dos gastos foi da Força Nacional. O governo enviou 500 agentes do órgão para Mossoró, e só com diárias gastou R$ 1.026.188,75. Além disso, até 15 de março, foram pagos R$ 115.446,02 em serviços de manutenção e abastecimento das viaturas empregadas na operação. Por fim, até 18 de março, a Força Nacional teve uma despesa de R$ 103.914,44 com o plano de saúde dos agentes que participam da missão.

R7

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso os alunos da rede estadual de ensino, torram nas salas com o calor infernal pedindo ventiladores, pois ar condicionado seria delírio.

  2. Sinceramente, um absurdo, principalmente qdo vemos recursos faltando na saúde e educação. Uma palhaçada é desmoralização.

  3. Isso mostra a grande copetencia deste governo Fal o L kkkkk mas o importante foi tirara BOLSONARO kkkkkkkkkk

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Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

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