Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.
“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.
Entenda a situação dos juros no Brasil
- A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
- Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
- Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
- Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
- A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.
Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).
“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.
Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.
Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta
Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.
“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.
Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.
Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:
- Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
- Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
- Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.
Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.
Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.
Metrópoles
Amém! Estarei ao seu lado deputada!!
Não votei na Dep. Carla Dickson, mais desejo a mesma, toda sorte possível. João Macena.
Sou pelo Brasil, sou Bolsonaro. Agora o que tem de contra cheques nas redes sociais elogiando políticos para que os mesmos possam se destacar apenas nas palavras desses assessores, não está escrito, quem que for besta que caia nessas furadas, essa Carla Dickson, é cheia de estratégias, sempre cheia de pastores das igrejas, em especial a Assembléia de Deus, que de Deus só tem o nome. Esses pastores em época de política, expõe os fiéis para esses caçadores de votos possam prestar algum tipo de serviço e assim ganhar o voto. Esse povo não acredita num criador, pode ter certeza. DEUS NÃO É CORRUPTO!!!!!!! LEIAM LUCAS 4: 4-6, DANIEL 2: 44, E DEPOIS ME DIGAM SE ESSE POVO PERTENCEM AO CRIADOR. DESPERTA POVO, ACORDEM!!!!! JESUS QUANDO VEIO, QUEM ELE BUSCOU PRA SER SEUS APOSTOLOS? FORAM OS RELIGIOSOS? CLARO QUE NÃO!!!!! ESSE POVO USA O NOME DO PODEROSO PARA ENGANAR AS PESSOAS QUE NÃO BUSCAM A VERDADE. NÃO CRIAM NA PALAVRA DE HOMNS, MAS SIM NO ESPIRITO SANTO DO ETERNO!!!!!!!! QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA.
Parabéns, Deputada Carla !!! O povo do RN está com você.
O RN só tem a ganhar com essa deputada atuante. Apenas em três meses, já está representando muito bem nosso estado.??????????
Ganha o RN com a escolha dessa brilhante Deputada. Parabéns Carla em poucos meses se destaca no cenário nacional.
mas qual trabalho que ela Fez?
acho que ainda vai fazer não?
Faço minhas suas perguntas.
Carla Dickson fazendo um trabalho maravilhoso em tão pouco tempo. Excelente para o nosso RN! Apesar da oposição da desgovernadora, o nosso presidente está dando chances para o RN.
Boa!!
Tudo que for para destravar o país, toda ajuda é muito bem vinda.
Aliás, era pra todos parlamentares pensarem assim.
Jamais fazer como a então Senadora Fátima, que foi fazer almoço em cima da mesa do senado, pra essa semana fazer o que fez aqui no RN.
A final, em qual das Fátimas acreditar.
( ) na Fatima do senado.
( ) Fatima governadora.
( ) ou em nenhuma das opções.
Marque com um X.
Mito 2022
Parabens karla dikson.??????
Continuo dizendo, moro 2022.
O nome é competência, chegou a poucos meses e já tem seu lugar de destaque! DEUS te abençoe.
Parabéns. Que Deus te abençoe hoje é sempre.
parece que agora vai porque sinto que se nao foi nunca sera porque sendo de politica tudo pode
Eita que não me arrependo de jeito nenhum de ter votado em Bolsonaro, voto de novo.