Política

Jair Bolsonaro fez do JN sua ‘plataforma de tiro’ e atropelou a bancada

POR JOSIAS DE SOUZA

“A mesa é giratória, avisou William Bonner, recomendando a Jair Bolsonaro que ocupasse sua cadeira “com cuidado”. O capitão exonerou o anfitrião de suas preocupações: “Isso aqui tá parecendo uma plataforma de tiro de artilharia. Então, estou confortável aqui.” Elevado à categoria de mito por 22% do eleitorado, o imponderável carregava suas virtudes no coldre. Não tinha respostas a oferecer. Distribuiu rajadas. Mostrou que, bem treinado, adapta-se a qualquer cenário —ao Vietnã das redes sociais tanto quanto à trincheira da Rede Globo.

Bonner quis saber, por exemplo, como o entrevistado faria para combater a violência com “mais violência” sem ferir a “gente honesta e trabalhadora” que vive nas favelas brasileiras. Sem piscar e sem remorsos, Bolsonaro reiterou que o policial tem que ter licença para “ir com tudo para cima” dos bandidos. “…Se matar dez, 15 ou 20 —com dez ou 30 tiros cada um, ele tem que ser condecorado e não processado.”

Em certos momentos, Bolsonaro parecia não enxergar entrevistadores à sua frente. Não falava para Bonner e Renata Vasconcelos. Dirigia sua mensagem à plateia que o assistia em casa. Não chegou ao topo das pesquisas entregando-se a dúvidas ético-existenciais sobre o direito de um presidente de exterminar a bandidagem. A violência é o próprio pretexto para Bolsonaro. E o eleitorado do capitão, na frente do televisor, eliminando o inimigo sem sair do sofá. Matando de mãos limpas, com o auxílio luxuoso da “plataforma de tiro” do Jornal Nacional.

A surra que tomou de Marina Silva no debate da Rede TV! deixou Bolsonaro em estado de alerta. Treinado, foi à jugular de Renata Vasconcelos quando indagado sobre a desigualdade de gênero. Chegando ao Planalto, não fará nada para evitar que mulheres recebam contracheques 25% menores que os dos homens?

Confrontado com suas contradições, Bolsonaro recorreu a uma velha tática de guerra: semeou a cizânia nas fileiras do inimigo. “Estou vendo aqui uma senhora e um senhor, eu não sei ao certo, mas com toda certeza há uma diferença salarial aqui, parece que é muito maior para ele do que para a senhora…”

Antes que Bonner balbuciasse uma resposta, Renata viu-se compelida a tomar as rédeas da reação: “…Vou interromper vocês dois. Eu poderia até, como cidadã, e como qualquer cidadão brasileiro, fazer questionamentos sobre os seus proventos, porque o senhor é um funcionário público, deputado há 27 anos, e eu, como contribuinte, ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém. E eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu.”

Como que decidido a evitar que a jornalista virasse uma segunda Marina Silva, Bolsonaro preocupou-se em dar a última palavra. Insinuou que há dinheiro público também nos vencimentos dos entrevistadores: “Vocês vivem em grande parte aqui de recursos da União. São bilhões que recebem o sistema Globo, de recursos da propaganda oficial do governo.”

Bolsonaro não estava interessado em redimir-se de eventuais pecados. Convencido de que seus eleitores perdoam tudo, queria dividir culpas. Como pode se apresentar como um cultor de novas práticas se recebeu auxílio-moradia da Câmara mesmo tendo apartamento em Brasília?, quis saber Renata. E Bolsonaro: “Agora, vão me desqualificar por ter recebido auxílio-moradia, que é legal, como a ‘pejotização’ de vocês também é legal?”

Diante da insistência da entrevistadora, Bolsonaro aproveitou a audiência do telejornal mais assistido do país para divulgar um anúncio da sessão de imóveis: “Meu apartamento está à venda. Quem quiser comprar está à disposição. Agora estou morando num funcional”, disse, antes de insinuar novamente que os jornalistas também recorrem a subterfúgios legais para pagar menos imposto: “A forma de vocês receberem por PJ (Pessoa Jurídica) também é legal. Está na lei. E eu não estou criticando isso aí.”

Imunizado contra o veneno de sua dependência em relação ao economista Paulo Guedes, Bolsonaro ensaiara também a resposta para a previsível pergunta sobre os riscos de uma separação. Provocado por Bonner, o candidato injetou na resposta um sujeito oculto: Fátima Bernardes.

“Bonner, quando nós nos casamos —eu com a minha esposa, você com a sua— nós juramos fidelidade eterna. E aconteceu um problema no meio do caminho, que não cabe a ninguém discutir esse assunto. Duvido, pelo que conheço de Paulo Guedes, (…) que esse descasamento venha, esse divórcio venha a acontecer.”

E se acontecer? “O único insubstituível nessa história sou eu, que daí troca todo o ministério. Fora isso, se por ventura vier a acontecer, pode ter certeza, né?, que não será por um capricho meu ou o capricho dele. Que nós estamos imbuídos, eu e Paulo Guedes estamos imbuídos, em buscar dias melhores para o nosso Brasil. E nós não queremos uma aventura nesse processo.”

No final da entrevista, Bonner questionou Bolsonaro sobre a pregação intervencionista do seu vice, o general Hamilton Mourão. “Vou ler aqui a frase dele: ‘Os poderes terão que buscar solução. Se não conseguirem, chegará a hora que nós teremos que impor uma solução’. (…) Que solução seria essa que os militares teriam que impor ao Brasil?” E o capitão: “Isso aconteceu em 64, e na forma da lei…” Bonner perdeu até a noção do tempo: “Nós estamos em 2021, candidato.”

Bolsonaro ensaiou uma defesa do golpe militar. Bonner atalhou: “Os historiadores sérios se referem a 1964, candidato, como um golpe militar…” A cena seguinte deixaria o entrevistador surpreso. Repetindo algo que fizera em sabatina da Globonews, o capitão escorou sua retórica num editorial escrito pelo fundador do Grupo Globo há 34 anos. “O senhor vai repetir isso?”, reagiu Bonner. Bolsonaro não se deu por achado: “…Deixa os historiadores pra lá. Eu fico com Roberto Marinho, o que ele declarou no dia 7 de outubro de 1984, vou repetir aqui.”

Bolsonaro recitou de cor o texto de Marinho: “Participamos da revolução democrática de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, distúrbios sociais, greves e corrupção generalizada”. E completou: “Repito a pergunta aqui: Roberto Marinho foi um ditador ou um democrata? É a história…”

Está virando uma praxe. Pela segunda vez, o capitão empurrou a Globo para a defensiva. Assim como a sabatina da TV por assinatura, a entrevista no canal aberto terminou com uma nota de esclarecimento: “…O candidato Bolsonaro esqueceu-se, porém, de dizer que, em 30 de agosto de 2013, O Globo publicou editorial em que reconheceu que o apoio editorial ao golpe de 1964 foi um erro…”

Bolsonaro aproveitou a “plataforma de tiro” da Globo para disparar mensagens repetidas aos seus fieis. Com ridículos oito segundos no horário eleitoral que começará a ser veiculado no sábado, ganhou de presente 27 minutos de vitrine nacional. Seu sucesso representa a decadência do sistema político. A dúvida é se Bolsonaro conseguirá amplificar o discurso para além do cercadinho em que está confinado o seu rebanho.

Os convertidos que deram a Bolsonaro o prestígio que o levou ao Jornal Nacional parecem decididos a promover um encontro da política com os seus limites. Os adversários do capitão colocam a culpa no povo, que ainda não aprendeu a votar.

O diabo é que as pesquisas informam que o capitão está bem posto nos nichos mais escolarizados e endinheirados do eleitorado. Nesse universo, há muita gente que está tão ocupada fazendo a história que não consegue compreendê-la. Há pessoas que querem virar a página de qualquer jeito. Nem que seja para trás. O cardápio de candidatos estimula a autoflagelação.

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro é o retrato do incoerência. Fala de família, mas já casou três vezes. Fala de Deus, mas é violento e só prega matar. Não sabe nada de gestão. É capitão do exército treinado na academia, mas já teve uma pistola roubada num assalto e quer que todo mundo tenha acesso à arma. Discrimina os negros, índios, mulheres e gays. Quer reduzir ainda mais os direitos do trabalhador. Ele está apenas sendo o porta-voz das pessoas que estão com o ódio à flor da pele e precisavam de um catalizador.
    Apoiar Bolsonaro representa retrocesso civilizatório.

    Eduardo de Paula Barreto

  2. Esse maluco mente que o cx não sente… Olhando nos sites destinados a apurar a veracidade das falas dos candidatos, absolutamente TODOS, mostram que ele faltou mais com a verdade do que compartilhou dela!!!! É uma vergonha…e o povo ainda diz que ele é a mudança. Vai entender!!!! Qualquer pessoa de bom senso sentiu vergonha alheia ouvindo esse maluco falar ontem. Lamentável…

  3. Para mim, sem dúvida é o candidato menos ruim. A entrevista ontem na rede Globo, era o que faltava para decidir meu voto a seu favor.

  4. As novelas da Globo mostra tudo que não presta todos os dias, ontem os dois jornalistas empataram de mostrar a cartilha porque? Rapaz o capitão ontem botou a tampa na panela e mandou mais o funileiro soldar. Lacrou de vez? Vão bolir no que está quieto, é muito bem empregado. Porrada neles.

  5. Esses debates da globo com os presidenciáveis,nao sei pq mas mostra uma total falta de profissionalismo da globo e d seus dois apresentadores….bonner ta mais perdido q cego em tiroteio e renata meu deus mais distante do q o vento.

  6. O cara gasta o dinheiro público com funcionária particular, tem enriquecimento ilícito, cria uma oligarquia, sai do Exército respondendo processo, está sendo julgado atualmente por outras denúncias, mudou de partido 8 vezes, defendeu Eduardo Cunha, Temer e Aécio,tem como ídolo um torturador, incentiva resistir a assaltos, quer dar carta branca à polícial, muda de proposta a casa 24 horas, incentiva preconceito racial e de gênero, se diz candidato da família e já vai no 4º casamento. Se ISSO é solução para o país, o inferno vai ser uma boa alternativa…

    1. Nao sei de onde tirou que ele foi expulso do exercito. Da tirinha do PT que responde tudo? Va se informar com leitura seria.. cuidado com o cybermortadela. As denuncias de apologia ao estupro quando tava defendendo a castracao quimica aos estupradores? Discutindo com uma petista que trata bandido como vitima? sei nao, tudo invertido mesmo.

  7. Muito triste. Os entrevistadores erraram feio. O entrevistado pior ainda. Como uma equipe da Globo se perde num horário nobre. Conteúdo zero.

  8. Não devemos votar em quem não fala a verdade. Os outros candidatos não tem coragem de falar o que pensam.

    1. Você tem razão que essa figura fala a verdade.
      Mas não se trata só de falar a verdade.
      Se trata de perceber que a defesa dessa verdade se afirma ser uma política que exclui a maior parte da sociedade dos benefícios, da ação do estado quando defende esse Estado a serviço das corporações e empresas.
      Basta ver que essa figura votou a favor da PEC do teto, conhecida como PEC do fim do mundo.

  9. É impressionante o fato de eu antipatizar com alguém que sequer conheço. Esse comentarista JOSIAS DE SOUZA revela em sua narrativa ser uma pessoa odiosa. Ele afirma que estamos errados sem se permitir o benefício da dúvida. Os governos de Lula e Dilma destruiram o país moral, ética e economicamente. Votar na esquerda representa sim um retrocesso. Nao conheço esse Josias de Souza, mas certamente vomitaria se estivesse a seu lado e ouvisse as besteiras que ele diz.

  10. Como disse Fernando holiday vereador em SP e membro do mbl
    ACABO DE DECIDIR MEU VOTO EM JAIR BOLSONARO

  11. Análise bastante favorável da participação do Bolsonaro na Globo, partindo de um jornalista que dele não gosta. É só ver o final do artigo prá conferir tal antipatia. E há muitos outros artigos mostrando isso. Acho que ele tende pros tucanos. Mas, enfim, Bolsonaro é mesmo diferente dos demais candidatos. É a última esperança de um Brasil decente, ao menos dentro da normalidade democrática. Nós só temos dois candidatos na atual eleição: Jair ou já era. Se a esquerda voltar ao poder, com qualquer um dos seus vários candidatos, o nosso Brasil está f… (rito). Caminharemos de forma acelerada para sermos uma enorme Venezuela. E haverá choro e ranger de dentes.

  12. Se eu tinha dúvida, agora tenho certeza, Jair Bolsonaro presidente do Brasil, todo brasileiro de bom senso entendeu o recado ontem, mesno os mongolóides da mídia

  13. Não vejo a hora do Presidente Jair Bolsonaro assumir essa bagunça chamada de Brasil. Ontem ele mostrou claramente como deve agir um político que não tem as mãos sujas pela corrupção e por favores da Globo. Conquistou milhões de votos e mandou um aviso direto aos corruptos, bandidos e os que insistem em destruir os valores familiares a título de modernidade.

  14. Esse jornalista que escreveu o texto parece que vive noutra realidade, Bolsonaro venceu de goleada o debate com Marina Silva, novamente foi recepcionado por entrevistadores que queriam fazer média, ora, não cansam de apanhar? Perguntar de 64 a um candidato a presidente de 2018? Que relevância isso têm? Por último, voltando ao indivíduo que escreveu esse texto, quem vive em cercado é o sr., imagino inclusive em quem vota e isso fortalece minha tese que não só está num cercado como usa cabresto.

    1. Vc que vive no mundo na LUA…povo alienado é esse minha gente.

  15. A Globo ficou encurralada. A cartilha tirada da manga pelo Bolsonaro, foi o ponto alto, pois mostrou a todo Brasil a porcaria que estão levando às nossas escolas por esses pervertidos maníacos sexuais tecnocratas da educação.

  16. Vamos resumir a emboscada de ontem no Jornal Nacional:
    A – Tornou público que Renata ganha bem menos que Bonner;
    B – Que os repórter sonegam impostos quando são contratados como Pessoa Jurídica e não como empregados e pessoa física;
    C – Que a lei que "dignificou" a profissão de doméstica, na prática causou demissões devido ao pessoa dos impostos e levou 50% dos domésticos a serem diaristas, ou seja, ficaram na mesma.;
    D – Repetiu que o Estado precisa ser menor e menos dominante;
    E – Renata disse que paga o salário dele com os impostos que paga e ele não tem nada haver com o salário da iniciativa provada dela. Mais foi cobrar dele o que pode ser feito para que mulher e homem recebam o mesmo salário na iniciativa privada? Heim?
    F – Teve a coragem de dizer que vai dar ordem para aniquilar bandido armado;
    G – Mostrou a farsa e a hipocrisia da globo quando foi impedido de mostrar um livro que fala da sexualidade da criança. Mas esse mesmo livro foi distribuído nas escolas públicas a criança menores de 8 anos;
    H – Bonner falou que ele vai cortar direitos trabalhistas e recebeu a resposta: Aqui na globo vocês são empregados como empresas e perdem seus direitos como trabalhador;
    I – Bonner tentou obrigar Bolsonaro a ter um reserva como ministro da economia e ele disse que o jornalista havia jurado amor eterno a Fátima Bernardes, mas agora estão separados…
    Precisa dizer mais… BOLSONARO 17

  17. Não tem jeito, o Povo já escolheu, pois sabe do que precisa, Bolsonaro será nosso próximo Presidente da República, vai cumprir mais esta missão de por ordem no nosso País.
    Os adoradores do caos e do desgoverno podem até espernear e tentar denegrir a imagem dele, mais a população que está sendo assaltada nas ruas e perdendo seus entes queridos para a marginalidade sabe quem é que pode controlar a situação, ou é ele ou o caos continuará no nosso País e em breve viveremos igual a Venezuela.

  18. ganhou quando insinuou que renata ganhava menos que bonner… e realmente ganha. Calou a boca dela. Empresas privadas são livres pra negociar salário, independentemente de sexo, raça, religião… se capacite e se insira no mercado ou então fique desempregado.
    Incrível como nesse país ninguém quer estudar, só quer que o ESTADO lhe dê as coisas, por isso são todos uns miseráveis.
    A direita tem que vencer essa eleição senão aqui vai virar uma Venezuela rapidinho.

  19. Meu Deus, como tem gente sem noção das coisas esse Deputado é um louco, como se matar vai resolver o problema da violência nesse país.

    1. Então adote um bandido. Ontem um amigo teve seu mercadinho assaltado, novamente claro pois infelizmente não foi a primeira vez, e qdo ele pediu que não foi fizessem nada com os clientes e principalmente com uma jovem que lá se encontrava, e fossem embora pois a polícia poderia chegar , um dos marginais que aparentava ser "de menor" falou "f,$_#& a polícia tô aqui pra matar, e se for presso hoje, saio amanhã, e finalizou rindo e chamando meu amigo que sai às 04:00 da manhã para o CEASA e fica até às 20:00 h no pequeno comércio.

  20. Renata e Bonner ficaram perdidos ao indagarem o presidenciável Jair 17 Bolsonaro!
    Tiveram as respostas merecidas!

  21. Será o fundo do poço da nação se esse sujeito por acaso conseguir ser presidente.
    Q Deus tenha pena de nós.

    1. O nosso Brasil encontra-se na beira do abismo e fomos trazidos para cá por anos de governos socialistas, de esquerda (o PSDB faz parte, claro). NADA no nosso país está funcionando a contento e nossa sociedade está sendo destruída, seus valores ético e morais sendo vilipendiados, a família sendo atacada diariamente. Estamos sendo dominados por corruptos. Bolsonaro é o único diferente.

  22. Não entendo a inteligência de pessoas que se diz eleitores de um despreparado desse. DEUS salve esse país!

    1. E o que vc acha de Lula e Dilma? E Sarney e Collor? E Itamar Franco? E o próprio FHC, sociólogo socialista, o que ele entende de economia? Mas cercou-se de bons economistas e fez o Plano Real, que devolveu ao Brasil o direito de ter uma moeda (apesar de não gostar dele, reconheço essa importante contribuição). Desde a chamada redemocratização que o nosso país é presidido por "incompetentes" e "despreparados". E corruptos (exceto o Itamar Franco). E o seu candidato? Quem é? Onde está? Posso adivinhar? kkkkkkkk

  23. A GLOBO É TÃO ALIENADO COM O MODERNISMO E A LIBERTINAGEM DESENFREADA. QUE ESQUECE QUE AINDA EXISTE O BONS COSTUMES E QUE DEVEM SER RESPEITADOS. AFINAL A FAMÍLIA E O CIDADÃO COMUM AINDA EXISTE. E DEUS NUNCA PERMITIRÁ DE QUE SEJA DESTRUÍDA E DESTITUÍDA JAMAIS.

  24. Se eu estava em dúvida em quem votar para presidente, depois da participação do Bolsonaro ontem no JN, essa dúvida acabou.
    #bolsonaro2018?

  25. Cara…há muito tempo que não sorria tanto (vendo Bonner acuado)…kkkkkk
    Bolsomico, não disse uma palavra sobre geração de emprego, distribuição de renda, melhoria das condições do país…provavelmente pq não sabe nada mesmo….Mas falou sobre a única coisa que entende: Violência, ódio e mais violência.
    E o melhor, vcs, coxinhas idiotas e golpistas, vão ter que engolir o capitão…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Vale o que disse para outro por aqui. Lula é semianalfabeto e Dilma, uma maluca incapaz de formar uma frase inteligível (e aprofundou a destruição do Brasil, iniciada no 2º governo do corrupto e lavador de dinheiro). E o que dizer de Sarney e Collor? FHC, sociólogo socialista, não entende de economia. Mas escolheu bons assessores nessa área. Enfim, acho bom vc rever seus conceitos sobre quais as qualidades necessárias a um presidente. Talvez seu candidato seja o pior de todos. Provavelmente nem possa ser candidato, não é mesmo? Onde ele está?

    2. Assista à entrevista dada por Bolsonaro a Globonews logo após a do JN. Lá vc encontra essas respostas.

  26. Pensava que as entrevistas seriam voltadas para propostas ao país . Com todo o respeito mas a Globo teve ontem o que merecia .. quis atacar ao invés de perguntar e trazer algo bom à sociedade .. mas atacou um cara que sabe contra-atacar e se lascaram..

  27. Que a Globo aprenda a fazer debates ! Foi um debate ou curiosidades? Perguntas mal feitas ? Cada dia dar mais voto para bolsanaro eu estou convencida que ele e o melhor votarei nele e dai !

  28. Ao que parece, pessoal de mídia tá bem preocupado com a possibilidade do capitão vencer as eleições… porque será?
    De uma única frase que não parece tendenciosa na matéria, pelo contrário, apresenta uma verdade clara, "Seu sucesso representa a decadência do sistema político", a história poderia ser diferente, se os políticos fizessem o trabalho para o qual se apresentam, de representar o povo…. simples assim. Porém, por não o fazerem, já não gozam de credibilidade, abrindo espaço para que 'capitães' com ficha limpa se mostrem elegíveis, como expressão de esperança de alguma dignidade para o povo, tanto o brasileiro quanto o norteriograndense.
    Mas parece mais fácil tentar "queimar o filme" do capitão que averiguar favorecimentos de coronéis…

  29. Cada um acredita no que quer, vi o sujeito bostificando pela boca. "atropelando" só se ele atropelou alguém quando ele saiu à rua, porque só vi o candidato enrolando nas respostas.

    1. É verdade. Tem gente que acredita que um presidiário corrupto e lavador de dinheiro, que comandou a maior ORCRIM já vista no Brasil (talvez no mundo) e que comandou a destruição de um país promissor como o Brasil, foi um bom presidente e deveria voltar. Eu prefiro um sujeito honesto (apesar de estar no 7º mandato de deputado federal), patriota, defensor da família e moldado pela rígida formação militar.

  30. A cada saque da Globo em cima de Bolsonaro foi recebido com um winner ! Para um bom entendedor isto basta !

  31. Bolsonaro é o único que topa parada com a globo, já avisou, dinheiro público em propagandas tchau, vai encurtar, para um bom entendedor meia palavra basta. E tem que ser assim. A globo se acha. Tá na hora de aparar as asas da Globo. Alias esses jornalistas não tem outra coisa pra perguntar ao Bolsonaro não? É só o cuscuz com leite mesmo. Então pegue peia. E que nenha o primeiro turno.

  32. Com tristeza constatei que a dupla de entrevistadores da Globo exercitou a má fé, a hipocrisia e o mal-caratismo. Bolsonaro, graças a Deus, saiu "por cima da carne seca". A entrevistadora, então, foi uma lástima. Não merece estar em telinha nenhuma, muito menos na Globo.

  33. Ele e o presidente dos que querem mudar sai dessa roubalheira tem o meu voto e de toda minha família.

  34. Todas acusações e ataques contra Bolsonaro, são ataques contra os bons costumes, a favor da violência, contra a educação e a favor do mimimi, portanto são frágeis e distorcida de fatos reais, logo Bolsonaro, oportunamente, aniquilou e exterminou esses dois, a globo, militontos petralhas, acusadores e os preconceitusos das virtudes do mito.
    Convenceu meu voto, Bolsonaro pelo melhor do Brasil!

    1. Também me convenceu. Se eu estava em dúvida, agora não mais.
      #bolsonaro2018

  35. Bolsonaro jantou Willian Bonner! Nunca sorri tanto! Foi 7×1 pro Capitão…. Parecia a Alemanha!

    Kkkkkkkkkk

    1. Isso mesmo.
      "VAMOS ELEGER O MESSIAS, ANTES QUE LIBERTEM BARRABÁS".

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em áudio a Bolsonaro, Malafaia critica Eduardo: “Teu filho babaca“

Um áudio do pastor Silas Malafaia enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi incluído no relatório da Polícia Federal (PF) que levou ao indiciamento do ex-chefe do Executivo e de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), nesta quarta-feira (20/8).

Na gravação, Malafaia critica a postura de Eduardo em discursos considerados nacionalistas. Ele relata a Bolsonaro que chegou a repreender o filho 03 do ex-presidente.

“Toda a arrombada que o Trump deu no mundo é sobre economia. Com o Brasil, é sobre você, cara. A faca e o queijo tá na sua mão, cacete. E não podemos perder isso. E vem teu filho babaca falar merda, dando discurso nacionalista, que sei que você não é a favor disso. Dei-lhe um esporro, cara. Mandei um áudio para ele de arrombar. E disse: a próxima que tu fizer, gravo um vídeo e te arrebento, falei para o Eduardo. Vai para o meio de um cacete, pô”, disse Malafaia a Bolsonaro.

A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro e Eduardo pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito por meio da restrição ao exercício dos poderes constitucionais.

A PF concluiu as investigações que apuraram ações de coação no curso da Ação Penal n° 2668, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil entre 2022 e 2023.

O indiciamento ocorre em meio às sanções dos Estados Unidos a autoridades brasileiras e à pressão do governo de Donald Trump, que classificou a ação contra o ex-presidente como uma “caça às bruxas”.

O relatório da PF será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresenta denúncia ao STF ou se arquiva o caso. Caberá ao Ministério Público avaliar se as provas reunidas sustentam a acusação formal contra o ex-presidente e seu filho.

Atualmente, Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar em Brasília. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, segue nos Estados Unidos em busca de mais sanções contra Moraes.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Brisa nega ilegalidade em apoio ao “Rolê Vermelho” e descarta viés político do evento

A vereadora Brisa Bracchi (PT) alegou, em entrevista ao programa Repórter 98, que a realização do evento Rolê Vermelho foi organizado por um espaço cultural, e que não tinha cunho político. Segundo Brisa, isso não apresenta ilegalidade. “Na nossa interpretação, não há ilegalidade no que aconteceu”, defende a parlamentar.

Brisa explicou que apesar do espaço cultural Casa Vermelha ser de esquerda, o evento não teve organização partidária. Além disso, para a petista, foi uma coincidência a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro acontecer na mesma semana em que ocorreu a festa.

“O evento já tinha data marcada, inclusive quando a gente mandou os ofícios. A gente mandou ainda em julho, fazendo a destinação dos apoios das emendas, e culminou que na mesma semana houve a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a organização do evento incorporou essa questão do Bolsonaro na cadeia”, disse.

Para a vereadora, o que aconteceu foi uma falha dela e da sua equipe em não perceber que o evento estava abrindo interpretação para caráter político aos olhos do público. “Mas para nós, a cultura tem essa liberdade de expressão. Isso é inerente aos espaços culturais. Então, esse espaço, a cultura, não necessariamente é neutra. A cultura se expressa, a cultura tem posições políticas também. Então, a gente nunca parou para, necessariamente, acompanhar ou tentar censurar ou diminuir”, explica.

98FM 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CPI do INSS: Reviravolta da oposição nasceu em jantar do presidente do União Brasil

Foto: Agência Senado

A articulação que levou à derrota do senador Omar Aziz (PSD-AM) na disputa pela presidência da CPI do INSS começou em um jantar promovido pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, em Brasília, para celebrar a federação do partido com o PP.

Embora não tenha sido convocado para tratar da comissão, o encontro reuniu governadores e líderes partidários, tornando-se palco de costuras políticas da oposição, liderada por Rogério Marinho (PL-RN) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Eles lançaram a candidatura de Carlos Viana (Podemos-MG), que acabou eleito com 17 votos contra 14 de Aziz, surpreendendo o governo Lula.

A derrota governista foi atribuída a falhas de articulação, sobretudo do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticado por antecipar a indicação do relator Ricardo Ayres antes mesmo da definição do comando da CPI. Aziz, associado à CPI da Covid e visto por opositores como hostil à direita, também enfrentou resistências por sua proximidade com o Planalto e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O novo presidente da CPI, Carlos Viana, escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), aliado de Jair Bolsonaro, como relator.

Com a oposição fortalecida, o colegiado deve convocar figuras como Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, e Alessandro Stefanutto, ex-dirigente do INSS investigado pela PF. Até mesmo Frei Chico, irmão de Lula, aparece entre os nomes que podem ser chamados. A base governista, por sua vez, tenta construir a narrativa de que o escândalo dos descontos ilegais só veio à tona durante o atual governo, ressaltando que o esquema atravessa também os governos Temer e Bolsonaro.

Com informações do jornal O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

VÍDEO: Mulher é morta a marretadas em varanda de apartamento na Bahia em frente as duas filhas

Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi palco de uma cena de violência extrema na noite desta terça-feira (19). Laina Santana Costa Guedes, de 37 anos, foi morta a golpes de marreta dentro do próprio apartamento, em um crime que deixou moradores e autoridades em choque.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem desferindo mais de 15 golpes contra a vítima na sacada do imóvel.

No vídeo, é possível ver o desespero dos vizinhos ao ouvirem os gritos de socorro e presenciarem a cena.

A mulher aparece correndo para a varanda em busca de ajuda. Em outro registro, o homem é visto tentando fugir pela janela do apartamento. Segundo relatos, alguns moradores invadiram o imóvel na tentativa de salvar a vítima. Lá dentro, ainda estavam as duas filhas do casal. A mais velha, chegou a ficar ferida ao tentar proteger a mãe e a irmã.

Laina chegou a ser socorrida ao Hospital Municipal de Cajazeiras, mas não resistiu.

O homem, que também sofreu lesões, foi levado para outra unidade de saúde e em seguida autuado em flagrante por feminicídio na 27ª Delegacia Territorial de Itinga.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Silas Malafaia é alvo de busca da PF no aeroporto do Rio de Janeiro

Foto: Isabella Finholdt/Especial Metrópoles

A Polícia Federal cumpriu, no início da noite desta quarta-feira (20/8), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) mandado de busca pessoal e de busca e apreensão de aparelhos celulares contra o pastor Silas Malafaia.

O pastor voltava de Lisboa quando foi alvo das ações da PF, determinadas em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também foram executadas medidas cautelares diversas da prisão, entre elas a proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados.

Malafaia foi abordado por policiais federais ao desembarcar de voo proveniente de Lisboa e está sendo ouvido nas dependências do aeroporto.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CPMI do INSS quer quebrar sigilos de irmão de Lula e ex-ministro Lupi

Foto: reprodução

Poucas horas após a instalação, a CPMI do INSS já tem 253 requerimentos apresentados. A maioria dos pedidos foi formulada pelo senador Izalci Lucas (PL-DF).

Entre os pedidos, estão a quebra dos sigilos bancário e fiscal do irmão do presidente Lula, o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico; do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT); e do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, entre outros.

Desde junho de 2023, Frei Chico é o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi-FS). A entidade é investigada pela Polícia Federal (PF) por supostos descontos indevidos nos contracheques dos aposentados do INSS.

Em abril deste ano, o Sindnapi foi alvo de busca e apreensão por parte da PF. Também é mencionado em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), que menciona o aumento abrupto no número de filiados à entidade.

Mesmo assim, a Advocacia-Geral da União, a AGU, deixou o Sindnapi e outras três entidades de fora das ações judiciais que buscam a restituição dos valores. Em reportagens anteriores da coluna, a AGU disse que nada impede que o Sindnapi seja alvo de ações no futuro.

Como mostrou a coluna nesta segunda-feira, mulher do presidente do Sindnapi e o esposo da coordenadora jurídica da entidade mantinham uma empresa que ganhava comissões toda vez que um aposentado era descontado pelo Sindnapi. A coluna obteve algumas das notas fiscais dessa empresa, que somam R$ 4,1 milhões em comissões.

Além do próprio Frei Chico, há requerimentos de quebra de sigilo para o Sindnapi; e também de convocação para o irmão de Lula.

CPMI do INSS também já tem requerimentos para a Contag

Outra entidade investigada na farra do INSS, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) também está na mira da CPMI. Assim como o Sindnapi, a Contag é historicamente ligada à esquerda.

No caso da Contag, os requerimentos de Izalci Lucas são para a convocação e quebra do sigilo do atual presidente da entidade, Aristides Veras dos Santos; além de outros dirigentes: Edjane Rodrigues Silva, Secretária de Políticas Sociais; Thaisa Daiane Silva, Secretária-Geral.

Izalci também pede a quebra dos sigilos bancários e fiscais da própria Contag entre janeiro de 2019 e julho de 2025.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tribunal de Justiça confirma validade para Justiz Terceirização e Proseg assumirem escalas médicas da Secretaria Municipal de Saúde

Foto: reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte confirmou hoje o resultado do processo licitatório ganho pela Justiz Terceirização e Proseg para assumirem as escalas de serviços médicos da Secretaria Municipal de Saúde.
Com isso, a Justiz já enviou comunicado aos médicos informando que as escalas estão mantidas integralmente para todos os profissionais.

“As escalas futuras serão organizadas observando, em caráter prioritário, os mesmos profissionais que já se encontram em atividade, garantindo a preservação da continuidade do trabalho”, diz o comunicado.

A Justiz Terceirização, em nota, ressaltou o seu compromisso com a regularidade das escalas e a qualide do serviço prestado. “Estamos convictos de que a decisão judicial proferida assegura a necessária segurança jurídica para que todos possam seguir desempenhando suas funções com tranquilidade e estabilidade”, destaca.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após queda de ações de bancos, Dino ironiza e diz que “Não sabia que era tão poderoso”


O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou nesta quarta-feira, 20, a reação negativa das ações dos bancos brasileiros após sua decisão que impediu a aplicação automática de leis estrangeiras no Brasil.

A perda total estimada no valor de mercado das principais instituições financeiras chegou a R$ 42 bilhões na terça, 19.

“Eu proferi uma decisão ontem e antes de ontem que dizem que derrubou os mercados. Não sabia que eu era tão poderoso, R$ 42 bilhões de especulação financeira”, disse Dino, em tom de brincadeira, durante uma palestra no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

“A sorte é que a velhice ensina a não se impressionar com pouca coisa. É claro que uma coisa não tem nada a ver com a outra”, acrescentou.

A decisão de Dino foi tomada no âmbito de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) sobre o desastre de Mariana (MG) para mandar um recado às autoridades americanas sobre a aplicação da Lei Magnitsky e tentar conter seus efeitos no Brasil, e acabou colocando os bancos brasileiros na berlinda: eles devem escolher entre serem punidos nos Estados Unidos ou no Brasil.

Eis a desvalorização dos principais bancos, segundo a Bloomberg:

Banco do Brasil: –6,02%

Santander: –4,87%

BTG Pactual: –3,48%

Bradesco: –3,42%

Itaú: –3,04%

Emenda

Dino publicou um novo despacho na terça-feira, 19, para esclarecer a decisão proferida um dia antes para reagir à aplicação da Lei Magnitsky pelo governo americano contra o colega de STF Alexandre de Moraes.

O ministro com “cabeça política”, como definiu Lula ao indicá-lo para o cargo, despachou para esclarecer que os “tribunais estrangeiros” a que ele se referiu na decisão não abarcam os tribunais internacionais, aos quais o Brasil segue submetido.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes diz que aguarda Trump revogar sanções impostas contra ele

Foto: reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, nesta quarta-feira (20/8), estar confiante de que as sanções impostas contra ele pelo governo dos Estados Unidos serão revertidas. Moraes declarou acreditar que o presidente norte-americano, Donald Trump, recuará diante de pressões internas e da atuação diplomática brasileira.

Em entrevista à Reuters, o magistrado afirmou estar aguardando o republicano revogar as sanções impostas.

“É plenamente possível uma impugnação judicial (nos Estados Unidos), e até agora não encontrei nenhum professor ou advogado brasileiro ou norte-americano que ache que a Justiça não iria reverter. Mas, neste momento, eu aguardo – e foi uma opção minha – a questão diplomática entre Brasil e Estados Unidos”, declarou Moraes.
O ministro brasileiro tornou-se alvo direto das medidas norte-americanas, após endurecer restrições contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por um suposto plano de golpe em 2022.

Trump, que apelidou o processo de “caça às bruxas”, retaliou com a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e com sanções financeiras pessoais contra Moraes, provocando apreensão no sistema bancário do país.

Na mesma entrevista à Reuters, o magistrado declarou ainda que bancos brasileiros podem sofrer punições da Justiça caso acatem às sanções impostas pelos Estados Unidos e bloqueiem ativos localizados no Brasil.

Apesar do impacto político e econômico, Moraes declarou que prefere aguardar a via diplomática antes de acionar a Justiça norte-americana.

Alexandre tornou-se uma das figuras mais proeminentes do STF nos últimos anos, liderando julgamentos que barraram a candidatura de Bolsonaro, determinaram prisões em massa de manifestantes golpistas e enfrentaram empresas de tecnologia, incluindo a de Elon Musk, por descumprimento de ordens judiciais.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Fátima encerra 1º semestre de 2025 sem cumprir mínimo constitucional de investimentos em saúde e crise explode nos hospitais

Foto: reprodução

Cirurgias canceladas, UTIs bloqueadas, desabastecimento generalizado e até morte de criança revelam a crise do sistema de saúde do Rio Grande do Norte. No Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 1º semestre de 2025 a explicação: o Governo do Estado não cumpriu o limite constitucional de aplicação em saúde e encerrou o período com um déficit de R$ 379 milhões no orçamento, com menos de 1/3 do que é previsto para o ano pago até junho.

A análise dos dados mostra um orçamento bilionário, mas uma execução pífia. Embora o orçamento inicial previsse R$ 3,1 bilhões, o governo empenhou R$ 2,4 bilhões, liquidou R$ 1,89 bilhão, mas efetivamente pagou apenas R$ 947 milhões, pouco mais de 30% do total.

Ou seja, grande parte dos recursos anunciados pelo governo não se traduz em dinheiro chegando efetivamente aos fornecedores, hospitais e serviços de saúde. Há um descompasso entre empenho e pagamento.

A análise chama atenção para o descumprimento do limite mínimo constitucional, já que a Constituição e a Lei Complementar 141/2012 obrigam os estados a aplicarem 12% da Receita Corrente Líquida em saúde. Nesse caso, o relatório mostra que, no semestre, o governo não alcançou o percentual mínimo exigido e que há uma diferença registrada de R$ 379 milhões que deveriam ter sido aplicados e não foram.

Acumulados de anos anteriores

Além disso, o Estado acumula R$ 92,8 milhões em déficits de anos anteriores, revelando um histórico de descumprimento dentro do exercício do financiamento da saúde. O documento mostra que grande parte da execução orçamentária depende de restos a pagar (empenhos antigos ainda não liquidados ou pagos).

Essa maquiagem fiscal mascara a real aplicação dos recursos, já que valores empenhados em exercícios anteriores continuam sem quitação. O relatório, inclusive, reconhece que há cancelamentos de restos de exercícios passados que nunca chegaram a ser pagos.

Enquanto isso a pressão sobre os hospitais cresce diariamente:

• Atenção Básica: previsão de R$ 4,2 milhões; pagos até junho, apenas R$ 177 mil.
• Assistência Hospitalar e Ambulatorial: previsão superior a R$ 1,5 bilhão; pagos até junho, só R$ 308 milhões.
• Vigilância Sanitária e Epidemiológica: execução baixíssima, com valores irrisórios frente ao orçamento.
• Alimentação e Nutrição: praticamente inexecutada.

Enquanto os investimentos seguem em descompasso entre valores empenhados e efetivamente pagos, a população sente na pele.

BNews Natal 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *