Diversos

Japão aprova primeira experiência de hibridização entre humanos e animais

(ugurhan/Getty Images)

Pela primeira vez, a ciência japonesa vai fazer fazer experiências com seres híbridos, com células humanas e de animais de outras espécies. Até o início deste ano, era terminantemente proibido no Japão desenvolver qualquer tipo de pesquisa com embriões de bichos que contivessem células humanas.

Em março de 2019, o ministro da educação e ciência do país autorizou a prática. Ainda assim, ninguém pode sair fazendo pesquisas com quimeras (esses seres com células de mais de uma espécie) no quintal – pelo menos, não legalmente. Pesquisas específicas precisam ser submetidas e autorizadas pelo comitê do mesmo ministério.

A primeira aprovação governamental veio agora, para o pesquisador Hiromitsu Nakauchi. Especialista em células-tronco, ele esperava pelo consentimento do governo para o seu projeto há dez anos.

A pesquisa será conduzida pela Universidade de Tóquio em conjunto com a Universidade de Stanford. O cientista pretende transplantar células humanas em embriões de ratos e camundongos. Então, os embriões serão inseridos no útero da mãe para se desenvolverem normalmente.

Mas esses camundongos híbridos não chegarão a ter uma vida fora do útero. O experimento deve ser interrompido depois de 14 dias, apenas tempo suficiente para verificar como se desenvolveram os órgãos dos animais experimentais.

Há uma preocupação ética muito grande em estabelecer os limites de desenvolvimento desses animais híbridos. Ainda não se sabe que efeitos as células humanas podem ter sobre diferentes aspectos do organismo do animal – como as células sexuais ou o cérebro. Mas, para evitar o pânico, já avisamos que o efeito deve ser bastante pequeno. Quanto mais inicial a pesquisa, menor a proporção de células humanas usada no experimento – e mais provável que elas tenham quase nenhuma contribuição na constituição final do organismo do bicho.

O grande mistério é justamente, verificar o que acontece conforme a proporção de células humanas usadas aumenta. Mas a ciência das quimeras ainda não atingiu esse patamar, mesmo fora do Japão. Nos Estados Unidos, já foram criados embriões de porco e ovelha contendo células humanas. São animais maiores e mais complexos, mas algumas preocupações seguem sendo as mesmas – e também nesses casos os fetos híbridos não chegaram a nascer.

Com um debate ético tão complexo, é natural que surja a questão: para que tudo isso? O uso mais propagandeado para as quimeras do futuro é o transplante de órgãos. Faltam órgãos humanos saudáveis que possam ser transplantados a pessoas doentes. Há décadas, cientistas sonham em poder cultivar órgãos humanos em outros animais – e aprender muito sobre genética no caminho.

Muito por isso, a equipe de Nakauchi busca concentrar as células humanas na formação de um órgão específico no corpo dos ratos. Primeiro, são feitas alterações no embrião do animal para que ele não tenha o gene necessário para o desenvolvimento de um órgão – o pâncreas, por exemplo. Então, os pesquisadores injetam células-tronco humanas, que podem originar qualquer tecido do corpo. De maneira muito simplificada, o objetivo é que o organismo do animal use as células humanas para produzir o órgão que ele não consegue fabricar por si só.

Esse experimento já foi feito em 2017 pela equipe de Nakauchi, mas usando células de camundongos em embriões de rato. Por se tratarem de espécies geneticamente próximas, o rato produziu um pâncreas feito inteiramente de células de camundongo. Esse órgão foi então transplantado para um camundongo diabético. E deu certo: o pâncreas controlou os níveis de açúcar no sangue e curou o camundongo da doença.

Acontece que fazer isso com humanos é bem mais complicado. No caso do experimento com ovelhas, o embrião resultante resistiu à intervenção. A maior parte das células humanas foi descartada pelo organismo, justamente por causa da distância genética entre as duas espécies. Na fase final do experimento, os órgãos das ovelhas continham quantidades ínfimas de células humanas, insuficientes para fazer qualquer diferença. Foi um balde de água fria nos cientistas que sonhavam com “fábricas animais de órgãos humanos” – mas uma contribuição essencial para a tão complexa ciência das quimeras.

Super Interessante

 

Opinião dos leitores

  1. As UFs daqui já fazem isso há anos. Especialmente na área de humanas. Não vou mencionar os bichos para não dar confusão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: Neto de Fidel Castro exibe estilo de vida luxuoso nas redes sociais e irrita a população de Cuba

O estilo de vida luxuoso exibido nas redes sociais por Sandro Castro, neto do ex-líder cubano Fidel Castro, tem causado indignação na população cubana. Com 123 mil seguidores em uma rede social, ele publica vídeos e fotos em iates, carros importados e bares exclusivos enquanto a maioria dos cubanos sobrevive com menos de US$ 25 por mês.

O mais recente relatório do Observatório Cubano dos Direitos Humanos (OCDH), revelou que a pobreza extrema disparou no final de 2024, atingindo 89% da população da ilha.

Sandro, de 33 anos, é filho de Alexis Castro Soto del Valle, um dos cinco filhos de Fidel, e cresceu no enclave de Punto Cero, local reservado à elite do regime. Atualmente, ele é conhecido por promover festas em Havana, onde a entrada pode custar um salário mensal dos cubanos, além de esbanjar nas redes refeições importadas, bebidas caras e passeios em locais privados.

As postagens, em tom jocoso, geram revolta entre os cubanos. Em um dos vídeos, Sandro brinca com a falta de energia elétrica na capital, usando músicas de reggaeton e fazendo comparações com a empresa estatal de energia. Em outra publicação, ele chama a cerveja Cristal de “remédio essencial”, enquanto grande parte do país enfrenta escassez de alimentos, medicamentos e combustíveis.

O comportamento do influenciador tem recebido críticas nas redes sociais e até da própria família. O tio, Alex Castro, o chamou de “batata podre” e intelectuais alinhados ao governo também questionaram a postura pública de Sandro. Ainda assim, o regime atual, liderado por Miguel Díaz-Canel, não fez nenhum comentário oficial sobre os excessos do neto de Fidel.

Apesar da origem familiar e da presença online, o patrimônio de Sandro nunca foi divulgado oficialmente. Especialistas sugerem que a renda venha dos negócios noturnos que administra, do uso comercial de sua imagem nas redes e de possíveis vínculos com bens da família.

A ostentação do influenciador contrasta com os dados econômicos recentes do país. O Produto Interno Bruto de Cuba encolheu 1,1% em 2024, acumulando cinco anos seguidos de recessão e uma queda total de quase 10% desde 2019. A inflação segue alta, apagões duram até 20 horas por dia e milhares de cubanos deixam o país em busca de melhores condições de vida.

Críticos afirmam que Sandro se tornou símbolo da desigualdade entre a elite do regime e a população comum.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaíba sedia Olimpíadas das APAEs do RN 2025


Imagens: Acervo FEAPAES-RN

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Rio Grande do Norte viverá dias de celebração ao esporte inclusivo com a realização das XIII Olimpíadas Especiais das APAEs do RN 2025. O evento acontecerá em dois locais: na UFRN, em Natal, e no município de Macaíba, reunindo 235 inscritos, entre atletas com deficiência intelectual e múltipla e profissionais que atuam nas APAEs do Estado.

A cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas acontece na quinta-feira (31) às 9h30, no Ginásio Poliesportivo da UFRN. Na sequência, os atletas participam das competições de natação, atletismo e futsal.

Contando com o apoio integral da Prefeitura Municipal, em Macaíba, haverá uma cerimônia na quinta-feira, na Praça Paulo Holanda Paz, a partir das 18h30, para dar as boas-vindas às delegações participantes. O show ficará por conta do cantor e sanfoneiro Robertinho do Acordeon. A parte das competições acontecerá na data seguinte, sábado (01/08), entre 8h e 12h, no ginásio poliesportivo Edilson de Albuquerque, onde serão disputadas as finais de futsal, capoeira e bocha. Logo após, haverá a solenidade de premiação e o show de encerramento com a cantora Paulinha Medeiros.

Promovida pela Federação das APAEs do Rio Grande do Norte, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência por meio do esporte. Além de promover o protagonismo e o desenvolvimento físico e social dos atletas, o evento tem caráter classificatório: os melhores colocados irão representar o RN na etapa nacional, as Olimpíadas das APAEs do Brasil, que acontecerão no final de 2025.

O calendário completo de competições pode ser conferido nas redes sociais da APAE/RN e da UFRN
Parceira de longa data da Federação, a UFRN não apenas sedia novamente o evento — como já fez há três anos —, como também mantém importantes projetos de cooperação com as APAEs, como o Projeto TEAtivo, voltado ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As Olimpíadas das APAEs do RN são mais do que uma competição: são um ato de cidadania, inclusão e valorização da diversidade humana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

“Bombado do elevador”: Foto de Igor Cabral no sistema prisional é divulgada

Foto: Reprodução

Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, foi preso após agredir a namorada com 61 socos dentro do elevador de um condomínio no bairro de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

O caso aconteceu no último sábado (26) e ganhou repercussão nacional nesta segunda-feira (28) após a divulgação das imagens das câmeras de segurança do elevador. Igor Cabral foi preso em flagrante no sábado, passou por audiência de custódia no domingo (27) e teve a prisão preventiva decretada.

Na manhã desta terça-feira (29), o perfil Sem Mordaça no Instagram divulgou a foto do ex-jogador de basquete já no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Com a cabeça raspada o “Bombado do Elevador”, como está sendo chamado, foi registrado ao dar entrada no sistema prisional do Estado.

A imagem mostra um Igor Cabral bem diferente do homem visto nas câmeras de segurança do elevador. Igor deve ser indiciado por tentativa de feminicídio. Câmeras de vigilância captaram o flagrante dentro do elevador do condomínio onde a namorada mora.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. Se tem uma coisa que natalense ama, é o tal do homem branco. Esse aí vai ter vida fácil. A pena dele será menor, vai acabar casando com a filha rebelde de algum magistrado e ter uma longa vida feliz e próspera. Anotem aí.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Backing vocal do Limão com Mel tem cabelo atingido por fogo durante show

Vídeo: Reprodução

A backing vocal Nathy Souza compartilhou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (28) para atualizar os fãs sobre seu estado de saúde, após ter o cabelo atingido pelo fogo durante um show. O caso aconteceu na apresentação da banda Limão com Mel, no último domingo (27), em Salgueiro (PE).

Em seu pronunciamento, a dançarina explicou que não houve queimaduras em seu corpo.

“Estou processando tudo ainda, porque o susto foi grande”, disse Nathy. A assessoria da banda também se pronunciou, afirmando que a backing vocal está bem e em segurança, recebendo toda a assistência necessária.

Além disso, informou que, após o incidente, ela sofreu uma queimadura parcial no cabelo, mas sem maiores complicações.

Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o momento em que a dançarina está no palco, quando o fogo atinge seu cabelo. Logo em seguida, os outros integrantes a acolhem e a ajudam imediatamente.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Pioneira na educação bilíngue, no hackaton e na formação para pais, Maple Bear Natal celebra 16 anos

Fotos: Divulgação

A Maple Bear Natal celebra 16 anos de atuação destacada no cenário educacional do Rio Grande do Norte. Fundada em 2009, a escola foi pioneira ao trazer para Natal um modelo de ensino bilíngue baseado na metodologia canadense – reconhecida mundialmente por sua qualidade – e desde então vem construindo um legado sólido de confiança, cuidado e resultados consistentes. E não parou por aí: a instituição aposta na inovação com outros projetos, como o Hackaton Educacional e a Escola de Pais.

“Quando chegamos, não se falava em bilinguismo nas instituições de ensino da cidade de Natal. Trouxemos e consolidamos o bilinguismo de verdade, através da metodologia canadense de ensino, que oferece uma vivência bilíngue real por imersão, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Finais”, disse Marcelo Freitas, diretor administrativo e um dos sócios-fundadores da escola.

Hoje, a Maple Bear Natal é referência em educação bilíngue na capital potiguar. A proposta pedagógica da escola oferece um ambiente que estimula o pensamento crítico, a autonomia, a criatividade e o prazer em aprender desde os primeiros anos de vida.

“Outro ponto crucial para nós da Maple Bear Natal é o trato com toda a comunidade escolar, com afeto, acolhimento e um olhar atento ao desenvolvimento integral de todos”, completou Marcelo.

Os resultados alcançados pelos alunos reforçam a eficácia do modelo adotado. Os estudantes da Maple Bear Natal demonstraram desempenho expressivo em avaliações externas em 2024. Alunos do Year 5 (5º ano) atingiram média de 549,6 pontos em leitura e compreensão textual, ultrapassando países líderes no ranking do Pisa, como Singapura, e posicionando a escola como referência nacional em desempenho educacional. A média brasileira, por exemplo, é de 410 pontos. Além disso, os exames de proficiência em inglês confirmam que os alunos atingem níveis de excelência.

Inovação como marca

A inovação pedagógica também é um diferencial da Maple Bear Natal. Um dos destaques é o Hackathon Educacional. A iniciativa, pioneira no Nordeste, vai além da competição por melhores soluções tecnológicas: estimula o desenvolvimento do pensamento computacional, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a criatividade e a resolução de problemas em contextos reais. Tornou-se parte essencial do calendário pedagógico da instituição.

Outro projeto de destaque é a Escola de Pais, uma iniciativa desenvolvida pela diretora pedagógica da instituição, Mona Lisa Dantas. O objetivo é oferecer formação para pais e responsáveis para melhorar a comunicação e o relacionamento familiar, contribuindo diretamente para o desenvolvimento emocional e comportamental dos alunos.

Para os próximos anos, a Maple Bear Natal projeta um passo ainda mais ousado: a implantação do High School com dupla certificação – válida no Brasil e no Canadá. A medida visa ampliar as oportunidades dos alunos no ingresso em universidades internacionais, sem perder o foco na preparação para o ENEM e os vestibulares nacionais.

“A Maple Bear Natal é uma escola que inspira, cuida e transforma. Estamos prontos para escrever os próximos capítulos dessa história de sucesso”, finalizou o diretor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Amigos de jovem espancada em elevador fazem vaquinha e arrecadam mais de R$ 15 mil em menos de 24 horas

Foto: Reprodução

Uma mobilização de amigos e familiares da jovem Juliana Soares, brutalmente agredida pelo ex-namorado dentro de um elevador, já arrecadou mais de R$ 15 mil em uma vaquinha virtual criada para ajudar no tratamento da vítima. A meta da campanha é alcançar R$ 20 mil.

O caso ganhou grande repercussão após as imagens da agressão circularem nas redes sociais. O crime aconteceu no último sábado (26), no elevador do condomínio Sun Golden, na Zona Sul da capital potiguar. Juliana foi espancada por Igor Cabral, que foi preso em flagrante e deve responder por tentativa de feminicídio. Em depoimento, o agressor alegou um suposto “surto claustrofóbico”.

Juliana sofreu lesões graves no rosto e deverá passar por cirurgias de reconstrução facial, além de precisar se afastar do trabalho por tempo indeterminado. Por conta do celular danificado durante a agressão, a vítima ainda não consegue acessar suas contas, e por isso autorizou a amiga Danúbia Karla Oliveira a receber as doações em seu nome.

A solidariedade tem sido fundamental neste momento delicado. Quem quiser contribuir pode acessar o link da vaquinha oficial:
🔗 www.vakinha.com.br/5644597
Ou entrar em contato com Danúbia pelo número (84) 99809-1158.

A campanha é uma tentativa de oferecer apoio concreto à jovem que, mesmo em meio ao trauma, luta para se recuperar física e emocionalmente.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Mulher quebra espelhos de academia ao ver fotos da nova namorada do ex

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paulo Mathias (@paulomathias)

Vídeo: Paulo Mathias

Com raiva ao ver fotos da nova namorada do ex expostas na academia, uma mulher se descontrolou e quebrou diversos espelhos do local. O momento foi registrado em vídeo pela própria mulher que depredou o local.

Opinião dos leitores

  1. E é porque o tarifaço de 77% do Maduro nem entrou ainda em vigor.
    Mas está deixando brasileiros nervosos.
    Falta também o dos EUA, mas o dos americanos é só 50%.
    Quem deve está sorrindo a toa é os Argentinos, lá os americanos deixaram 80% dos produtos exportados por eles, com tarifas zero.
    Ou seja, vão exportar com força para a América.
    Belo trabalho do presidente Javier Millei.
    Por aqui no nosso Brasil Varonil, o presidente está em campanha politica chupando jaboticabas e falando asneiras, ao invés de governar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Sem conseguir falar, vítima de agressão por namorado faz depoimento por escrito

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par TV Ponta Negra- SBT (@tvpontanegrarn)

A mulher agredida com mais de 60 socos pelo namorado fez seu depoimento por escrito. Ela não conseguia abrir a boca devido aos ferimentos.

A vítima teve fraturas, está com dificuldade na visão e precisará passar por cirurgia.

Ponta Negra News

Opinião dos leitores

  1. Quer dizer que o bombadinho surtou? Coloca essa Biba junto com uns 30 cabras bons numa sela que ele vai ficar curado rapidinho.

  2. Temos que acompanhar com muita atenção os próximos passos da justiça brasileira…Esse caso precisa ser tratado como um exemplo para todo um país…Canalhas covardes como esse mostro têm atuado muito à vontade nesse país, nossa justiça não pode deixar esse caso passar em branco…

    1. Esse aí, gosta de pirulito!
      A amante dele trans que o diga!
      Gosta de um pop na boca!
      Kkkkkkkkkkk.
      Só tem coragem de bater em mulher!
      Isso no carnatal….sei não viu, macho com outro em baixo!

    2. Não sei o que vc chama de raíz. Mas a turma que veste amarelo está torcendo para ele ir para um pavilhão lotado de ‘menino bom’ para se enturmar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Quer que eu vá para cadeia amanhã?’, diz Bolsonaro ao evitar entrevistas

Foto: Reprodução

Com medida cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro evitou responder perguntas quando foi abordado pela imprensa na segunda-feira (28). Uma semana após ter criticado a Corte ao sair de uma reunião na Câmara e ter sido cobrado a dar explicações pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes, o ex-presidente tem adotado nos últimos dias uma postura cautelosa em relação a declarações públicas.

“Quer que eu vá para cadeia amanhã? Se o editor de vocês conseguir autorização do Supremo para eu poder falar, falo com o maior prazer com vocês”, disse após sair da sede do PL.

Bolsonaro está está proibido de usar as redes sociais e sair de casa entre 19h e 6h, por suspeita de participar de uma articulação junto aos Estados Unidos para pressionar o Judiciário e o governo brasileiro em troca de perdão na trama golpista.

A decisão do STF não o proíbe de dar entrevistas, mas veda que ele use terceiros para poder se manifestar nas redes sociais.

Tribuna do Norte 

Opinião dos leitores

    1. Ganhou o sanduíche de mortadela só se falar mais ganha o kit suco

    1. Se fosse homem realmente, estaria pregando a anistia do povo do 8/1 em troca de sua confissão dos crimes e a própria prisão. No final, esse covarde vai deixar centenas pagando pelos erros dele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

O que se sabe sobre o ataque a tiros que deixou cinco mortos nos EUA

Foto: Reprodução

Ao menos cinco pessoas morreram, incluindo o atirador e um policial do Departamento de Polícia de Nova York, em um ataque a tiros na Park Avenue, no centro de Manhattan, depois que um homem abriu fogo em um prédio que abrigava os escritórios corporativos da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) e da empresa de investimentos Blackstone.

O atirador foi identificado como Shane Devon Tamura, de 27 anos. Ele atravessou o país dirigindo de Las Vegas antes de chegar à cidade de Nova York na segunda-feira (28).

Uma pessoa baleada sobreviveu e está em estado crítico, mas estável, enquanto outras quatro vítimas estão sendo tratadas com ferimentos leves após tentarem fugir do local.

Tamura entrou no saguão do número 345 da Park Avenue, na Rua 52, durante o horário de pico e começou a atirar contra um agente da polícia de Nova York e outras pessoas no saguão.

Em seguida, chamou o elevador, permitindo que uma mulher saísse ilesa, antes de subir ao 33º andar, ocupado pela Rudin Management, onde disparou enquanto caminhava pelo andar.

O homem morreu após atirar no próprio peito.

Os motivos do suspeito continuam sob investigação, informou a polícia. Ele tem “um histórico documentado de questões mental”. A polícia está trabalhando para entender por que ele atacou o prédio de escritórios.

O atirador portava um fuzil de assalto M4. A polícia não especificou se a arma consegue disparar rajadas automáticas ou se possui uma versão mais comum em uso civil, que exige que o atirador puxe o gatilho a cada disparo.

Ao revistar o carro do suspeito, a polícia encontrou um revólver carregado, um estojo de fuzil, munição, carregadores, uma mochila e medicamentos prescritos. Nenhum explosivo foi encontrado.

Tamura tinha licença para portar arma no estado de Nevada. “Tudo o que você precisa fazer é comprovar que é residente do estado e que não é um criminoso condenado, nem sujeito a uma ordem de proteção ou medida protetiva, nem a violência doméstica”, disse um analista policial da CNN.

CNN

 

Opinião dos leitores

    1. OU dizer que era um redneck vindo das brenhas republicanas….Aí, depois se descobre que, por exemplo, é um fanático pró-Palestina….exemplo…. cri… cri.. cri….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *