Jornalismo

Jeitinho brasileiro

Em uma reportagem em Minas Gerais, de uma afiliada da TV Globo, uma denúncia e revelação de perigo para pedrestes e desrespeito a lei, até aí tudo normal para padrões brasileiros, mas, contudo, porém, entretanto, uma engraçadinho na letra fria da palavra, significando retardo mental, responde algo que talvez nunca ninguém parou para pensar, como o brasileiro da um jeito para tudo.

*Mídia total

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Em 26 dias, abril registra 897 mortes causadas por dengue, equivalente a 76% de 2023 inteiro

Foto: Joao Paulo Burini/ Getty Images

O Brasil registrou 897 mortes causadas por dengue de 1º a 26 de abril, o que equivale a 76% do total contabilizado ao longo de todo o ano de 2023, com 1.179 casos. Desde o começo de 2024, 1.888 óbitos foram confirmados, sendo 601 em março, 227 em fevereiro e 163 em janeiro, e outros 2.218 estão sendo investigados.

O Brasil já bateu os recordes de números de casos prováveis e de mortes registrados pela doença na série histórica. O número mais alto de mortes era de 2023, com 1.179 registros. Já o ano com o maior número de casos era 2015, com 1.688.688.

São Paulo é a unidade da federação com mais óbitos registrados em 2024, com 448, seguido por Minas Gerais (299), Distrito Federal (288), Paraná (215) e Goiás (137). Somadas, as cinco UFs acumulam 73% do total de óbitos.

As regiões Sul e Sudeste acumulam o maior número de casos e de mortes. Nordeste e Norte têm os menores registros.

O Distrito Federal é a unidade da federação com maior taxa de incidência de casos prováveis, com 8.320,7 casos por 100 mil habitantes. Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Goiás aparecem em seguida, somando 54% do número absoluto de casos.

A faixa etária que mais registra casos de dengue é de 20 a 29 anos, com mais de 725 mil casos, o que representa quase um em cada cinco casos. Na separação por gênero, as mulheres são a maioria a contrair a doença (55,1%).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA EXATUS: Lula Soares lidera pesquisa em Assu, com 52,17%; Vanessa Lopes tem 25,5% e Fabielle Bezerra, 11,17%

O ex-secretário municipal Luís Eduardo Soares (Republicanos), mais conhecido como Lula Soares, lidera a corrida pela sucessão no município de Assu, no Oeste potiguar, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Exatus e divulgada pelo Agora RN neste sábado, 27.

De acordo com o levantamento, o pré-candidato, que conta com apoio do atual prefeito Gustavo Soares (PL), tem 52,17% das intenções de votos no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores consultados. Ele lidera os três cenários estimulados e também o espontâneo.

O número coloca Lula Soares a 26,67 pontos percentuais na frente da segunda colocada na pesquisa, a médica Vanessa Lopes (União Brasil), que obteve 25,5% das citações. Vanessa é esposa do ex-prefeito de Assu, Ivan Júnior (UB).

Em terceiro lugar, aparece a atual vice-prefeita da cidade, Fabielle Bezerra (PP), com 11,17% das citações. Entre os consultados, 6,17% disseram que podem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 5% afirmaram não saber em quem votará ou não responderam à pesquisa.

Cenário espontâneo

A pesquisa EXATUS/AGORA RN trouxe ainda a preferência dos eleitores de Assu na modalidade espontânea – quando eles falam o nome do seu pré-candidato. Mais uma vez, Lula Soares está em primeiro lugar, com 41,33% das citações, seguido à distância por Vanessa Lopes, com 17,33%; Dr. Gustavo, com 6,17% e Fabielle Bezerra, com 5%. Empatados em quinto lugar, com 0,33%, estão o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) e o ex-prefeito Ivan Júnior.

ESPONTANEO ASSU

Fabielle tem a maior rejeição

O Instituto Exatus quis saber ainda qual dos pré-candidatos apresentados no cenário estimulado 1 os assuenses jamais votariam para prefeito. Em primeiro lugar, apareceu a vice-prefeita Fabielle Bezerra, com 26,17%. Lula Soares surge em segundo lugar com 25,5% e, em terceiro, Vanessa Lopes, com 20,67%.

Outros 14,33% disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, podendo votar em qualquer um deles. Não sabem ou não quiseram responder à pergunta sobre rejeição para a Prefeitura de Assu 13,33% dos entrevistados.

Dados da Pesquisa

A pesquisa de intenção de votos em Assu, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-00505/2024, foi realizada entre os dias 20 e 21 de abril, quando 600 eleitores foram consultados por uma equipe de cinco entrevistadores, dois supervisores e um estatístico. Para este levantamento, a margem de erro é de 3,97% para mais ou para menos, com 95% de confiança.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM APOIOS: Senador Rogério Marinho é considerado o principal apoio político para eleições por 14%; seguido de Taveira com 9%

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados quais os principais apoios políticos para definição de votos para as eleições para Prefeitura.

O senador Rogério Marinho (PL) foi apontado como principal apoio para 14,8%, seguido do prefito Taveira 9,6%, Fátima Bezerra e Styvenson empatam com 8,4%, José Agripino 4,4% e Natalia Bonavides 3,2%. Nenhum 262% e 25% não sabem dizer.

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Pente-fino para silenciar comunicação do crime organizado acha 3,5 mil celulares e 4 bombas caseiras em presídios dos 26 estados e DF

Foto: divulgação/Senappen

A Operação Mute, das polícias penais federal e estaduais, apreendeu 3,5 mil telefones celulares em presídios dos 27 estados, na maior ofensiva para cortar o principal meio de comunicação dos presos, em especial os integrantes de facções, com criminosos nas ruas.

O pente-fino realizado simultaneamente e periodicamente, desde outubro de 2023, concluiu a quarta fase, nesta sexta-feira (26) com um dado inédito: a apreensão de quatro bombas caseiras. Ao todo, 14 mil policiais penais participaram das quatro fases da operação, sob coordenação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

“Artefatos de 15 centímetros de tamanho com cordel detonador revestido de pregos e fragmentos de vidro. Isso é algo muito grave, porque um artefato desses, dentro de uma unidade prisional, ele pode ser utilizado para iniciar um motim, para atentar contra a vida dos policiais penais e dos próprios presos.”

A afirmação é do diretor da área que coordena a operação, a Diretoria de Inteligência Penal (Dipen) da Senappen, Glautter Morais, em entrevista exclusiva ao SBT News.

Ao longo desta semana, 73 presídios estaduais passaram por buscas. Um balanço da quarta fase da Mute mostra que 2,2 mil celas foram vasculhadas, por 2,9 mil policiais penais.

Todo canto é verificado, cães farejadores buscam material oculto e a rotina dos presídios vai ganhando nova rotina. Foram 502 celulares apreendidos na fase desta semana. Menor número desde a primeira etapa, deflagrada em outubro de 2023, quando 1,3 mil aparelhos foram recolhidos.

O diretor de Inteligência da Senappen avalia que a redução das apreensões pode ser um indicativo positivo das ações e do método de mutirões periódicos no sistema. A quarta fase foi também a primeira sem apreensão de arma de fogo. Nas anteriores, três foram localizadas. Já os explosivos inéditos desta etapa, que estavam em uma cela no Amapá, colocaram em alerta as autoridades.

Silenciar – Operação Mute

A contraofensiva da Senappen busca cortar os canais de comunicação das facções com os criminosos na rua. A Operação Mute vasculhou nas quatro fases 13,6 mil celas, em presídios que abrigam mais de 262 mil presos.

A entrada de celulares nas penitenciárias estaduais é um dos principais problemas para a segurança do sistema. Que vive situação de caos, com mais de 650 pessoas presas em penitenciárias que cabem 450 mil, aproximadamente.

“Ao realizar essas revistas periódicas, a polícia penal retirando esses aparelhos celulares das unidades prisionais, a polícia penal está contribuindo para a segurança pública, está combatendo essas facções criminosas, está contribuindo também para a higidez do próprio sistema prisional”, Glautter Morais, diretor de Inteligência (Dipen) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

O projeto da Senappen é manter as ações até integrar de forma consistente as redes de conexão entre unidades estaduais. No modelo, quem define as prioridades locais e executa as ações são os estados e a secretaria coordenada e viabiliza a troca de informações.

Segundo a Senappen, até drones são usados para infiltrar os telefones nos presídios./ operações como a desta semana deverão se repetir.

SBT News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo fecha parceria com Dois A para desenvolvimento de projetos inovadores no estado do RN

A Dois A receberá em Natal nesta segunda-feira (29), o renomado arquiteto Douglas Tolaine, Sênior Project Design da Perkins+Will no Brasil. A empresa é considerada o segundo melhor escritório de arquitetura e design do mundo e o maior da América Latina. Fundada em 1935, está presente em mais de 30 países.

Sérgio Azevedo, CEO da Dois A Incorporações, destaca a parceria com a Perkins+Will como um novo marco para o mercado imobiliário no Nordeste. “Este acordo não apenas consolida Natal como um crescente polo de inovação urbana, mas também reflete nosso compromisso inabalável com a excelência arquitetônica e a satisfação plena dos nossos clientes. Estamos definindo o futuro da habitação e do design em nossa região, elevando padrões e superando expectativas”, afirma Azevedo.

Estes serão os primeiros empreendimentos imobiliários do Nordeste com a assinatura Perkins+Will, tendo como foco a inovação e o objetivo de superar as expectativas.

Douglas Tolaine trabalhou em uma vasta quantidade de projetos com uma boa diversidade de atuação em edificações e interiores. Sua afinidade e qualidade em design e conceitos arquitetônicos lhe rendeu importantes premiações com projetos reconhecidos pela qualidade em âmbito nacional e internacional.
Com expertise global em arquitetura e desenvolvendo projetos transformadores, o estúdio São Paulo conquistou mais de 36 prêmios de arquitetura nos últimos 2 anos nas mais respeitadas instituições e publicações do mundo – sendo 16 no ano de 2022 e 20 em 2023, incluindo menções honrosas. “Somos apaixonados por design e criamos espaços com excelência e significado”, afirma Do Tolaine.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grupo Molejo é vítima de assalto após morte do vocalista Anderson Leonardo

Foto: Reprodução/Instagram

A assessoria de imprensa do grupo Molejo afirmou, na noite desta sexta-feira (26), que sofreu um assalto no mesmo dia em que morreu o vocalista da banda, Anderson Leonardo. Segundo comunicado, o crime provocou a “interrupção de nossa comunicação por telefone e Whatsapp”.

A nota, publicada nas redes sociais do grupo, não detalhou o assalto, mas afirmou que eles estão trabalhando para normalizar a comunicação. “Pedimos a compreensão da imprensa e demais partes interessadas enquanto lidamos com esta situação”, disse.

“Estamos trabalhando arduamente para restabelecer as comunicações e retomar nossas atividades o mais rápido possível. Qualquer desenvolvimento ou informação adicional será compartilhado assim que estiver disponível.”

Anderson Leonardo morreu aos 51 anos, nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, onde estava internado em um hospital particular. O artista tratava desde 2022 um câncer inguinal, um tipo raro de tumor que afeta toda a região da virilha.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Foto: Jessyanne Bezerra

A previsão para o próximo trimestre (maio, junho e julho) é de chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, devido principalmente as temperaturas estarem mais elevadas nas águas superficiais do oceano Atlântico. O Litoral Potiguar deverá ser o mais chuvoso no período.

Este foi um dos resultados da Reunião de Análise Climática e Prognóstico para o Rio Grande do Norte, coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), e realizada, na última quinta-feira (25) em conjunto com especialistas de todos os centros de meteorologia do Nordeste.

Contrariando as previsões anunciadas em outubro de 2023, as chuvas no Rio Grande do Norte estão com volumes acima da média esperada nos meses de março e abril, meses integrantes da quadra chuvosa do estado. A expectativa dos especialistas foi criada devido à presença mundial do fenômeno El Ñino- que entre seus efeitos na região Nordeste está a seca.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada

Foto: Divulgação/Pixabay

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região derrubou nesta sexta (26) a liminar que havia suspendido os efeitos de uma resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que proíbe um procedimento usado por médicos em casos de aborto legal de gestações com mais de 22 semanas, resultantes de estupro.

Na decisão favorável ao recurso impetrado pelo CFM, o desembargador Cândido Alfredo Silva argumenta que não parece prudente suspender a norma técnica por meio de liminar e que a questão deve ser melhor debatida.

Diz também que os casos de meninas e mulheres que possuem direito ao aborto legal têm a possibilidade de continuar sendo analisados individualmente pela Justiça.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula


Foto: Secom/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26.abr.2024) que as pessoas precisam conhecer mais o Brasil em vez de viajarem para o exterior. Em evento de entrega de um avião da Embraer para a Azul, o petista disse que cabe a todos do governo incentivarem mais a aviação regional.

“Ao invés de a gente viajar para ver o Museu do Louvre, em Paris, ao invés de a gente querer viajar para Disney, que é muito importante, era preciso que o nosso povo conhecesse o Brasil”, afirmou.

O presidente afirmou ser preciso que os jovens brasileiros conheçam os biomas do país. Ele elogiou em particular a região Amazônica, com Belém (PA) e sua gastronomia. Também citou Alter do Chão, que também fica no Pará.

“Porque a gente não gosta do Brasil, porque a gente não visita o Brasil, porque a gente prefere ir para fora. É preciso que a gente comece a mudar, inclusive, os discursos da Embratur, do Ministério do Turismo, do Presidente da República, do presidente da Gol, do presidente da Embraer, do ministro da Fazenda”, afirmou.

Poder360

Opinião dos leitores

    1. Esse canalha vive fazendo turismo no exterior. O rei da hipocrisias, ainda tem retardado que acredita no que ele fala. PQP! 🫏🫏🫏🫏🫏😵‍💫😵‍💫

  1. E verdade, porque gastar lá fora se temos tantas coisas para mostrar aqui. Conhecer o pantanal, o frio de sul, o rio Amazonas, as praias do nordeste, tanta coisa bonita e tudo bastante acessível já que o governo está trabalhando e muito para que as pessoas possam usufruir do nosso turismo.

  2. Você deve está se referindo a sua casta e comparsas.Então tá na hora de dar condições e trabalho a sociedade, em vês disso só fica criando ou aumentando impostos, desse jeito LULADRAO, fica difícil para o cidadão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: João Batista Carvalho Neto — O Assassino. Por Marcus Aragão

Foto: Reprodução

A escalada de violência no RN parece não ter fim. Esta semana, fomos surpreendidos com um crime bárbaro perpetrado por um dos maiores covardes do RN — vulgo João Bomba.

— Alegar loucura é matar também o bom senso.

Sua ficha no TJRN era exemplar, onde realizava todas as funções sem demonstrar nenhum sinal de loucura. Sua licença psiquiátrica de 90 dias é muito provável que seja uma licença para matar. Para estudar e planejar todos os detalhes deste brutal assassinato, bem como sua linha de defesa. Me parece óbvio demais que essa licença, conseguida através da manipulação, faça parte de um estratagema para aliviar sua culpa caso o assassinato fosse descoberto. Se ele conseguisse se livrar, estava posta a cartilha do assassinato impune.

— Loucura seletiva não é loucura!

Senão, vejamos. João Batista Carvalho Neto, vulgo João Bomba, nunca foi doido para estudar, nunca foi doido para passar em concurso, nunca foi doido para trabalhar, nunca foi doido para treinar, nunca foi doido para dirigir, nunca foi doido para tentar matar uma vítima forte e armada.

Trabalhava anteriormente na fazenda pública e estava na segunda vara criminal do TJRN. Logicamente, seu dia a dia propiciava conhecer as particularidades dos crimes.

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora de “Mentes Perigosas”, defende que a parte racional ou cognitiva dos psicopatas é perfeita e íntegra, por isso sabem perfeitamente o que estão fazendo. Quanto aos sentimentos, porém, são absolutamente deficitários, pobres, ausentes de afeto e de profundidade emocional.

João Bomba não queria uma morte rápida, senão a teria estrangulado — algo que poderia ter feito em 2 minutos para atingir seu objetivo. Me parece que ele buscava os requintes de crueldade. Preparou um kit da morte com facas, cordas e soco inglês, pois queria fazê-la sangrar e talvez martirizá-la nos 20 minutos em que demorou no quarto. Não posso imaginar o suplício que Fabiana Veras passou.

— Transferir a culpa para o demônio é mais uma forma de covardia.

Terceirizar sua culpa e fugir das responsabilidades é típico dos covardes, dos que cometem grandes covardias. Ora, ora, o diabo não pedia para ele massacrar outras pessoas? Envenenar lagoas? Se matar? Não sussurrou para ele atropelar pedestres? O único pedido do satanás foi justamente matar seu desafeto — a Fabiana? Isso não é uma coincidência muito cômoda?

Na verdade, o diabo aqui é a sua consciência, João Bomba. E o inferno foi o quarto em que você torturou e tirou a vida de uma inocente.

Todas as pessoas do Rio Grande do Norte, hoje, se sentem ainda mais indefesas estando à mercê também dos psicopatas — e assistem revoltadas o João Batista Carvalho Neto planejar escapar da sua pena pela porta dos fundos numa camisa de força. A sociedade está de mãos amarradas e chora à espera que a justiça seja feita.

Que Fabiana Veras possa perdoar essa humanidade abjeta que, mesmo diante de um fato claro, inequívoco e elucidado, ainda tentará encontrar brechas para que o mal prospere.

Estamos todos com você, Fabiana. Seu sangue não foi derramado em vão. Através do seu suplício, inúmeras outras pessoas poderão se salvar, pois os psicopatas que circulam entre nós irão testemunhar a força da lei prevalecer.

Descanse em paz.

Marcus Aragão.
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Parabéns, Marcus Aragão, pelo texto. Os psicopatas, como você descreveu, são inteligentes, frios e calculistas. E eles estão entre nós, querendo dominar o mundo. Lamentamos profundamente o que aconteceu à psicóloga.

  2. Kaka foi generosa a vida inteira… até nesse momento cruel…. Ela vai salvar muitas vidas… cumpriu uma linda missão até no momento em que deixou esse mundo louco

  3. Texto com argumentos perfeitos inclusive pra o promotor de acusação , jamais podemos conviver em sociedade com este monstro de inteligência maquiavélica , assassina , e dissimulado , que morfe na cadeia !

  4. Nenhuma loucura. Alguém já entrou num consultório de psiquiatra e saiu sem um medicamento? Talvez, NUNCA! Medicam todos!
    O que parece ser o tal do Bomba é alguém do ego inflado, bastante cheio de si, egoista que buscou apenas a satisfação do desejo do seu coração e, para tanto, ceifou a vida de quem ele achava que seria um obstáculo ao fim almejado. Loucura? Não! Crueladade? Sim e bem planejada.

  5. Parabéns @aragao01 pelo texto coerente e elucidativo!

    Pelo pouco que conhecia Fabiana, tenho certeza que ela não ficaria de mãos atadas sem fazer nada em defesa de seus amigos e qualquer outra pessoa que fosse injustiçada. E não podemos deixar tudo isto acontecer em vão, não só pelos que sentem a perda desta GRANDE E NOTÁVEL MULHER, mas por todos nós que podemos passar por situações que não nos dão o direito de defesa e justiça. Temos mas do que um motivo, temos uma causa que teve e terá nome e sobrenome: FABIANA MAIA VERAS. Que era pura energia do bem e de um ser humano justo. Não foi e nem será em vão tudo o que fez por nós neste mundo .
    #prasemprefabianamaiaveras

    [email protected]

  6. Que texto incrível Aragão, vc descreveu exatamente nossos sentimentos ! Questionei essa loucura seletiva ! Que todos possam assistir o julgamento do Bomba com justiça !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *