Política

Joaquim Barbosa desmente Bolsonaro sobre julgamento do mensalão

Depois de declarar seu voto ao candidato Fernando Haddad (PT), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa usou novamente sua conta no Twitter, desta vez para rebater mensagens do candidato Jair Bolsonaro (PSL).

“Desde 2014, jamais emiti opinião sobre a conhecida Ação Penal 470. Mudei de atividade profissional. Virei a página. Mas vou esclarecer às pessoas sem conhecimento técnico o seguinte: 1) a AP 470 envolvia sobretudo líderes e presidentes de partidos. Bolsonaro não era líder nem presidente de partido. Ele não fazia parte do processo do mensalão. Só se julga quem é parte no processo. Portanto, eu jamais poderia tê-lo absolvido ou exonerado. Ou julgado. É falso, portanto, o que ele vem dizendo por aí”, escreveu.

O candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro , comentou no Twitter o apoio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa a Fernando Haddad (PT) , anunciado neste sábado. O capitão da reserva destacou que Barbosa já disse que “só Bolsonaro não foi comprado pelo PT.”

“Em suas redes sociais, Joaquim barbosa divulga voto em Haddad, mas já está na história que ele mesmo disse que só Bolsonaro não foi comprado pelo PT no esquema de corrupção conhecido como Mensalão, que feria gravamente a democracia do nosso país anulando o Poder Legislativo”, escreveu Bolsonaro em sua rede social ao mostrar o vídeo em que o próprio Barbosa inocenta-o.

Confira os tuítes de Joaquim Barbosa

Confira o tuíte de Bolsonaro

Opinião dos leitores

  1. Opinião de rapariga, se diz uma coisa e depois se vende por dinheiro. Lamentável, tinha até uma admiração por este ex-ministro, hj não passa de mais um pau mandado.

  2. Não se poderia esperar algo diferente de alguém que, sempre jurou defender a constituição e a rasgou para privilegiar quem estava no executivo.
    Contribuição de inativos.
    Retirou direito adquirido a regime previdenciário remuneratório para servidores.
    Abate teto sem respeito ao direito adquirido, ato jurídico perfeito é coisa julgada, em prol de uma Emenda Constitucional que modificou cláusulas pétreas.
    Somente esses detalhes demonstram quem é é foi Joaquim Barbosa, sem contar o fato de reconhecer que o PT é uma organização criminosa e depois declarar seu voto à organização!
    Falso, igual a uma moeda de R$ 3,00, e não poderia deixar de ser, como praticamente todo esquerdista caviar!

  3. Devemos acreditar no que Joaquim Barbosa disse ao vivo transmitido por Tv no plenário do STF ou o que ele diz no Twitter?

  4. Deve parecer óbvio que, como ele, os mini$tro$ e demais beneficiário$ dos efeitos-cascata dos gigantescos aumentos recebidos durante os governos petistas, não devam ter qualquer interesse na eleição de um Ciro Gomes (que prometeu colocá-los em “suas caixinhas”) tampouco um Bolsonaro, que não se propôs a “negociar” vantagens absurdas como as que os super-cidadãos recebem.

  5. Estranho ele só aparecer agora… e ainda sim pra declarar apoio a Haddad. Se omitiu o processo inteiro e agora aparece inexplicavelmente…

  6. Estaria Bolsonaro ou Joaquim Barbosa tentando trazer nebulosidade
    ao entendimentoo do eleitor?

    ABAIXO ESTÁ PARTE DA FALA/VOTO DO, À ÉPOCA, MINISTRO DO STF – JOAQUIM BARBOSA. Caso queira, tire suas conclusões.

    "A Reforma da Previdência e a Reforma Tributária foram os principais exemplos de votações do interesse do
    Governo na Câmara dos Deputados que sofreram interferência desses pagamentos…

    De fato, essas reformas receberam o fundamental apoio dos PARLAMENTARES COMPRADOS pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES e das bancadas por eles orientadas ou dirigidas, exatamente no momento em que foram realizadosos maiores repasses de dinheiro aos parlamentares acusados.

    Por outro lado, os líderes dos quatro partidos cujos principais parlamentares receberam recursos em espécie do Partido dos Trabalhadores orientaram suas
    bancadas a aprovar o projeto, que fora encaminhado pelo Governo.
    SOMENTE O SR. JAIR BOLSONARO, do PTB, votou contra a aprovação da referida lei. Todos os demais votaram no sentido orientado pelo líder do Governo e do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados."

  7. Sr Joaquim declara voto em alguém que tem + 30 processos…$$$$$$
    E ainda bem q temos o video em que o mesmo sujeito disse que Bolsonaro foi o único que não recebeu propina

  8. Esse não e aquele que correu da raia na primeira pressão do PT. Fouxo e que não serve de referência.

  9. Isso e preocupante Um ex juiz do STF declarar voto em alguém que tem + 30 processos…$$$$$$
    E ainda bem q temos o video em que o mesmo sujeito disse que Bolsonaro foi o único que não recebeu propina

  10. Bolsanaro acaba de perder meu voto e da minha família, pensamos que ele era diferente mas não, é só mais um mentiroso político, igual a todos

  11. Boa noite a todos .
    Entendi errado? , Ou O Sr Joaquim Barbosa disse que Bolsonaro não tenha nada haver com o processo do mensalão do PT?????
    Pensei ter entendido errado

    1. Entendeu bem.. mais uma vez, agora em twitter.. pra todos verem, o joaquim barbosa confirmou mais uma vez que o Bolsonaro é limpo e nada tem haver com o mensalao do PT, pq ele nao foi julgado por corrupcao. kkkkk. Ou seja, o ex-ministro vota no PT, condenou este partido ao mar de lama, e ainda assim vota no PT corrupto. Entao o proprio Joaquim ficou confuso e confirmou que mesmo assim que o bolsonaro ta limpo. nao desmentiu totalmente. kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Coronel Azevedo acusa PT de proteger bandidos e critica pautas do partido

 

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) criticou as posições do PT sobre segurança pública, liberação das drogas e aborto, ao comentar sua oposição ao governo de Cadu Xavier (PT) no Rio Grande do Norte.

“Eu estou do lado da polícia, eles estão protegendo os bandidos”, afirmou o parlamentar, ao comparar sua atuação política às posições que atribui ao PT.

Azevedo também declarou ser contrário à liberação das drogas e ao aborto. “Eu sou contra o aborto, sou a favor da vida. O PT defende a bandeira do lado oposto”, disse.

O deputado criticou ainda o que chamou de governo “contaminado ideologicamente” e atribuiu às pautas do partido a responsabilidade pela situação econômica do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça italiana retoma julgamento sobre extradição de Carla Zambelli

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Justiça italiana retomou nesta terça-feira (27) a análise do pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL) para o Brasil. Ela não compareceu à primeira audiência, embora sua presença não fosse obrigatória.

O processo trata da condenação de Zambelli a cinco anos e três meses de prisão pelo episódio em que perseguiu, armada, um jornalista pelas ruas de São Paulo, em 2022.

A Primeira Seção Penal da Corte de Cassação italiana deve avaliar se as informações enviadas pelo governo brasileiro atendem às exigências estabelecidas pela Justiça do país europeu para a retomada do processo de extradição.

Entre os pontos analisados estão as garantias sobre a assistência médica à ex-deputada e as condições de cumprimento da pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, em Brasília.

A defesa de Zambelli pretende solicitar mais prazo para analisar a documentação apresentada pelo Brasil.

Em outro processo, relacionado à condenação por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça italiana já havia rejeitado o pedido de extradição em maio deste ano. A decisão sobre o caso atual poderá definir os próximos passos do procedimento referente à condenação por perseguição armada.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Coronel Azevedo diz que RN e Brasil viverão “tempos sombrios”

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) afirmou que o Rio Grande do Norte e o Brasil enfrentarão “tempos sombrios” com a reeleição do presidente Lula (PT. O parlamentar criticou o cenário econômico e a atuação do crime organizado em áreas vulneráveis.

“Lamentamos que teremos tempos sombrios aí, 26% da nossa população dominada pelo crime organizado, pelas facções, nos territórios mais vulneráveis do Rio Grande do Norte e do Brasil”, declarou.

Azevedo também mencionou indicadores econômicos ao avaliar o cenário após a eleição. “A economia é destroçada, a Bolsa despencou, o dólar subiu, a perspectiva de juros futuros piorou”, afirmou.

Apesar das críticas, o deputado disse que pretende continuar atuando na defesa de suas pautas. “Mas não nos cabe reclamar. Temos que seguir em frente, levantar a cabeça e seguir lutando”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula pode tentar indicar Messias ao STF novamente e deixar Pacheco para 2027

Fotos: Breno Esaki/Metrópoles e Geraldo Magela/Agência Senado

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que ele poderá insistir ainda em 2026 na indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), deixando o nome do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para uma vaga a partir de 2027.

Segundo a coluna de Thiago Herdy, do Metrópoles, a avaliação considera a expectativa de que o Senado tenha uma composição mais resistente às indicações do governo a partir do próximo ano.

Lula não teria aceitado a rejeição de Messias pelos senadores, em abril, em um movimento liderado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). De acordo com interlocutores citados pela coluna, o presidente poderia tentar novamente aprovar o nome do advogado-geral da União antes da mudança na composição da Casa.

A partir de 2027, Lula terá a possibilidade de indicar nomes para três vagas no STF ao longo do período de 2027 a 2030. Nesse cenário, Rodrigo Pacheco é apontado como uma alternativa para a primeira vaga do próximo mandato, por ter apoio de Alcolumbre e de parte do meio político.

Aliados de Lula avaliam que a capacidade de negociação de Pacheco poderia facilitar sua aprovação mesmo diante de um Senado mais hostil ao governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sites de radar mostram avião que levaria Flávio aos EUA parado na Argentina

Foto: Renato Pizzutto/Band

O jato apontado como possível meio de transporte do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para os Estados Unidos seguia parado em Puerto Iguazú, na Argentina, na manhã desta terça-feira (27), segundo dados de sites de monitoramento de voos citados pelo Metrópoles.

A aeronave, um Gulfstream G400 de matrícula LV-JQW, pertence à empresa de aviação executiva Baires Fly S.A. O site argentino Infobae publicou que Flávio utilizaria o jato para viajar aos Estados Unidos após atravessar a fronteira entre Brasil e Argentina.

Segundo os registros de voo consultados pela coluna de Igor Gadelha e Gustavo Zucchi, a última viagem da aeronave foi de Buenos Aires para Puerto Iguazú, onde pousou às 23h42 de segunda-feira (26). Não havia registro de decolagem no horário previsto para a suposta viagem de Flávio, às 2h desta terça-feira.

Aliados do senador negaram que ele tenha deixado o Brasil, embora tenham informado que não conseguiram contato com ele. O senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha, afirmou à coluna: “Não saiu”.

A Polícia Federal informou, segundo a reportagem, que não havia registro da saída de Flávio pelos postos oficiais de migração brasileiros. A corporação acionou autoridades argentinas para verificar se o senador entrou no país vizinho.

Até o momento, os dados da aeronave não confirmam que Flávio tenha embarcado ou viajado para os Estados Unidos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes pode usar inquérito contra Flávio como estratégia para conter pressão por impeachment, diz colunista

Foto: Luis Nova/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes poderá usar o andamento de uma investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o advogado Willer Tomaz para tentar conter a pressão por seu impeachment no Senado. A avaliação é apresentada pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

A investigação, relatada por Moraes no STF, apura suspeitas de lavagem de dinheiro por meio de casas de apostas envolvendo Flávio e Willer. O senador reconhece publicamente ser amigo pessoal do advogado.

Segundo a coluna, aliados de Flávio e integrantes do governo Lula avaliam que o andamento do inquérito poderá influenciar a movimentação política em torno de um eventual processo de impeachment do ministro.

Após a derrota de Flávio na eleição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Moraes determinou que a Polícia Federal intimasse o senador para entregar seus passaportes. Dias antes, o ministro havia determinado a suspensão dos passaportes de Willer Tomaz.

A coluna também aponta que a reeleição de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado, em 2027, seria um fator importante para os interesses políticos de Moraes diante da pressão por seu afastamento.

As avaliações sobre uma possível estratégia do ministro são atribuídas a interlocutores citados pela coluna. Não há, no texto, comprovação de que Moraes esteja conduzindo a investigação com o objetivo de evitar um impeachment.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Pedro Avelino realiza ações do Outubro Rosa em parceria com a Liga Contra o Câncer

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pedro Avelino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A programação contou com a parceria da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer e mobilizou profissionais de saúde e mulheres do município.

Durante as atividades, foram ofertados atendimentos ginecológicos, ultrassonografias, consultas especializadas com médicos mastologistas, palestras educativas, atividades físicas e momentos de acolhimento. A programação também contemplou o encaminhamento para exames de mamografia no CECAN, em Natal, ampliando o acesso aos serviços de prevenção.

Sob a gestão da prefeita Marina Trindade, as iniciativas reforçam o compromisso da administração municipal com a ampliação dos serviços de saúde, especialmente aqueles voltados à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao atendimento humanizado das mulheres.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, sob a responsabilidade da secretária Alessandra Maciel, também destacou a importância das parcerias institucionais para fortalecer a rede de assistência à população.

Com a realização da programação, a Prefeitura de Pedro Avelino reafirma seu compromisso com uma saúde pública cada vez mais acessível, preventiva e próxima das pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“ELON MUSK MANDOU UM FOGUETE”: Eduardo Bolsonaro ironiza notícia sobre suposta fuga de Flávio para os EUA

Foto: Reprodução/Youtube/StevenCrowder

Eduardo Bolsonaro ironizou nesta terça-feira (27) a notícia de que seu irmão, Flávio Bolsonaro (PL), teria deixado o Brasil pela fronteira com a Argentina para embarcar em um voo particular com destino aos Estados Unidos.

Questionado pela coluna de Mariana Sanches, do UOL, sobre a informação publicada pelo site argentino Infobae, Eduardo respondeu por WhatsApp: “Sim. E é o Elon Musk que está mandando um foguete”.

Em outra declaração, o ex-deputado afirmou que a notícia seria falsa e atribuiu a divulgação a uma tentativa da esquerda de justificar ações contra o senador.

Na sexta-feira (23), Eduardo havia declarado que, caso Flávio perdesse a eleição presidencial, deveria deixar o país. O senador foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, realizado no domingo (25).

A declaração anterior de Eduardo foi citada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao determinar medidas envolvendo os passaportes de Flávio. O senador afirmou ter sido intimidado durante uma abordagem da Polícia Federal após visitar o pai, Jair Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino manda PF investigar se houve recursos estrangeiros na campanha de Flávio

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal investigue indícios de possível interferência de agentes e governos estrangeiros nas eleições brasileiras de 2026, incluindo suspeitas de apoio financeiro à campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL).

Na decisão, Dino apontou a suspeita de uso intencional dos algoritmos de plataformas digitais para favorecer ou prejudicar candidatos durante a disputa eleitoral.

O ministro citou a Rockbridge Network, grupo conservador dos Estados Unidos que, segundo a decisão, teria participado de tratativas para obter apoio financeiro à campanha de Flávio Bolsonaro, com intermediação de Tallis Gomes e Pedro Sang.

Dino também determinou a apuração de possíveis relações entre apoio eleitoral e interesses econômicos de agentes estrangeiros nas terras raras e em outros minerais críticos brasileiros.

A investigação deverá apurar os indícios mencionados na decisão. As suspeitas citadas não representam, por si só, comprovação de irregularidades na campanha.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aliados e advogados tentam contato com Flávio Bolsonaro, mas não conseguem

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Aliados e advogados de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tentavam falar com o senador na manhã desta terça-feira (27), mas não haviam conseguido contato até as 9h30. A movimentação ocorreu após o site argentino Infobae publicar uma notícia de que o parlamentar teria deixado o Brasil pela fronteira com a Argentina.

Segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, um advogado da campanha e aliados do senador, entre eles o publicitário Marcello Lopes, conhecido como Marcellão, informaram que não conseguiam falar com Flávio. Os últimos contatos bem-sucedidos teriam ocorrido na segunda-feira (26).

A coluna também tentou contato direto com o senador por telefone e mensagens, mas não obteve resposta.

Por volta das 7h30, o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador-geral da campanha de Flávio, negou que o aliado tivesse deixado o Brasil. Procurado novamente para informar se havia conseguido falar com o senador após a publicação das notícias, Marinho não respondeu à pergunta.

Até a publicação da coluna, não havia confirmação independente de que Flávio Bolsonaro tivesse deixado o país.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *