Esporte

Jornalista potiguar escreve biografia do lendário goleiro Juan Pérez e disponibiliza para torcedores nesta quarentena

Fotos: Reprodução/Divulgação

A trajetória de um dos melhores goleiros do futebol sulamericano nos anos 1960 ganhou uma biografia. No livro “El Aquero de las Américas”, o jornalista potiguar Dionísio Outeda conta a história do goleiro paraguaio Juan Pérez, consagrado na Academia do Palmeiras e pioneiro no Brasil no treinamento de goleiros. A obra está disponível para baixar de forma gratuita no site do G1 https://globoesporte.globo.com/rn/noticia/jornalista-potiguar-lanca-biografia-do-lendario-goleiro-juan-perez-ex-palmeiras-e-sport.ghtml

Juan Miguel Pérez foi um dos primeiros goleiros paraguaios a fazer sucesso no futebol brasileiro. Pérez não brilhou numa época qualquer. Ele gravou seu nome no Palmeiras da segunda metade dos anos 1960, ao lado de ícones como Ademir da Guia, Tupãzinho, César Maluco, Djalma Santos e Valdir Moraes. Multicampeão de praticamente tudo, tricampeão brasileiro e vice da Copa Libertadores de 1968 na final diante do Estudiantes de La Bruja Verón (pai de La Brujita), Pérez ganhou o apelido “El Arquero de las Américas” .

Brilhou no Paraguai sendo campeão com o Olimpia, disputando a Copa Libertadores de 1961 pelo Cerro Porteño, no futebol argentino pelo Colón de Santa Fé onde gravou seu nome para sempre e no futebol da Venezuela com grandes atuações na Libertadores de 1967 que lhe abririam as portas para o gigante Palmeiras (atravessando a negociação com o Cruzeiro que queria contratá-lo).

Paraguai, Argentina, Venezuela e Brasil. Finalista de Copa Libertadores, campeão brasileiro e integrante da Academia, campeão Pernambucano como treinador de goleiros (Sport Recife) e uma aventura comandando a seleção da Arábia Saudita com ícones do futebol sul-americano do porte de Zagallo e do uruguaio Omar Borrás.

O tricampeão brasileiro pelo Palmeiras defendeu o gol do Sport de 1971 a 1975, ano em que o clube pôs fim ao jejum de 12 anos sem conquistar títulos, além de ter criado a primeira escolinha de goleiros do Brasil e ajudar o rubro-negro a fundar a escola de goleiros do clube.

Nessa função ajudou outro time a encerrar um jejum até mais longo. Em 1977 fez parte da comissão técnica do Corinthians, que quebrou um hiato de duas décadas. Comandou o Náutico na célebre excursão pela Ásia, Europa e Caribe enfrentando o lendário New York Cosmos de Neeskens, Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Marinho Chagas.

Na Arábia Saudita fez sucesso como preparador de goleiros do Al Hilal e na seleção nacional nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

A obra foi idealizada em formato de homenagem pelo seu filho mais velho Juan Pérez. Trata-se do resgate de um personagem do futebol sulamericano que brilhou numa época de ouro na América do Sul.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maior projeto social de reprodução assistida do Brasil, o Ninho Solidário, em parceria com o DNA Fértil, anuncia as duas mulheres contempladas com FIVs gratuitas

O maior projeto social de reprodução assistida do Brasil, o Ninho Solidário, acaba de escrever um novo capítulo de amor e superação no Rio Grande do Norte. No último dia 23 de outubro, foram anunciadas as duas mulheres contempladas com a Fertilização in Vitro (FIV) gratuita da 12ª edição do projeto, realizado pelo Nós Tentantes, com apoio do DNA Fértil e da Igenomix Brasil.

As selecionadas foram Karla Pimenta Lima, de 41 anos, moradora de Angra dos Reis (RJ), e Valéria Felizardo, de 45 anos, de Parnamirim (RN). Ambas participaram da edição 2025, que trouxe o tema “Mamãe de Anjo”, voltado a pacientes que enfrentaram a perda dos filhos.

A história de Karla é marcada por uma dor profunda e pela força em recomeçar após a perda do filho Pedro. “Perder Pedro me tirou a perspectiva de futuro, a alegria de viver e a beleza da vida. Manter-me viva um dia após o outro foi a minha maior superação nessa vida”, contou emocionada. Durante a live de anúncio dos vencedores, ela relembra o momento em que ouviu o nome do filho. “Quando a Karina falou o nome de Pedro, eu comecei a tremer, mal conseguia falar e só chorei. Chorei até dormir.”

Aos 41 anos, ela encara a oportunidade como uma nova chance de ser mãe. “Eu senti que essa seria a minha última tentativa, sabe? Ser chamada de mamãe era o melhor som do mundo.”

Valéria Felizardo, perdeu uma gestação de gêmeos e teve sua única filha , Márcia Anália, 23 anos, morta por feminicídio, descreveu o momento como um renascimento. “A emoção de descobrir que eu fui selecionada no projeto Ninho Solidário é indescritível, surreal. É como se a vida tivesse sendo me devolvida”, disse. Para ela, a oportunidade representa mais do que a chance de uma nova gestação: é um reencontro com o sentido da vida. “Não substitui minha filha, não substitui filho nenhum. Mas são razões, são motivos pra viver, pra buscar. Foi uma emoção totalmente indescritível, surreal e tão boa. E fé.”

A médica Dra. Kyvia Mota, especialista do DNA Fértil, reforça a importância de projetos como este. “A história dessas mulheres é de superação e muita dor. O projeto vai devolver para elas um pouco de esperança na vida. E isso é o que nos emociona. Vamos tornar esse projeto anual no DNA Fértil.”

Para Karina Steiger, idealizadora do Ninho Solidário e fundadora do projeto Nós Tentantes, o propósito vai além da medicina: “O Ninho Solidário nasceu para oferecer esperança e acessibilidade a famílias que encontram na barreira financeira o maior obstáculo para realizar um tratamento de Fertilização in Vitro. Com a união da nossa rede de apoio e dos filiados da plataforma, já impactamos mais de 3 mil famílias e possibilitamos que famílias de diferentes histórias e configurações familiares tenham acesso a um tratamento 100% gratuito.”

Com o apoio do DNA Fértil, referência em reprodução assistida no Nordeste, e da Igenomix Brasil, o Ninho Solidário segue transformando histórias de perda em novas oportunidades de vida.

Nesta edição, além da FIV gratuita completa, o projeto também inclui o Teste de Compatibilidade Genética (CGT), que aumenta a segurança na formação dos embriões.

Mais do que um tratamento, o Ninho Solidário reafirma que a reprodução assistida também é um ato de amor, acolhimento e esperança, um recomeço possível para quem nunca desistiu de sonhar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Menina de 7 anos é morta durante tentativa de assalto em São José de Mipibu

Foto: reprodução

Uma criança de 7 anos, identificada como Cecília Cândido Duarte, morreu após ser baleada durante uma tentativa de assalto na noite de sábado (25) em São José de Mipibu, na Grande Natal. Segundo as primeiras informações, criminosos saíram da mata próximo à linha do trem e tentaram roubar o carro da família e efetuaram um disparo que atingiu a menina quando a pessoa que conduzia o veículo tentou fugir diante da ameaça. Cecília foi levada para uma UPA do município, mas não sobreviveu à tentativas de reanimação.

O caso será investigado pela Polícia Civil, e o corpo passou por perícia na Polícia Científica do RN (PCI-RN).
Em nota, a Prefeitura de São José de Mipibu lamentou a morte da criança e prestou solidariedade à família. “Neste momento de dor, externamos nossa solidariedade e o mais profundo sentimento de pesar aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conceda força e consolo a todos”.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO – Sabor & Tradição: Confira as receitas de Nhoque do Sertão; e mil folhas com brigadeiro de milho e calda de goiabada

NHOQUE DO SERTÃO
Nhoque
Ingredientes:
850g de banana da terra cozida e sem casca
150g de farinha de arroz
1 gema (25g)
5g sal
50g de manteiga de garrafa

MODO DE PREPARO:
Cozinhe a banana por 30min até ficar bem macia, ou no forno ou no vapor. (importante que as bananas estejam bem amarelas).
Retire a casca, amasse bem a banana no espremedor de batata e espere esfriar.
Coloque a gema e a farinha de arroz, aos poucos, e sove até ficar uniforme. Com ajuda de mais farinha, abra rolinhos e corte o noques com a espátula ou com uma faca.
Numa frigideira quente coloque um pouco de manteiga da terra, doure os nhoques e ajuste o sal.

CARNE DE SOL
1kg de bombom de alcatra limpo sem gordura
30g de sal
⁠40g de manteiga de garrafa

Modo de preparo:
Pese a carne e salgue na proporção de 3% do peso.
Leve para a geladeira em uma peneira por 48h.
Lave os cortes e seque bem com papel toalha.
Aqueça bem uma frigideira e sele a carne de todos os lados até ficar bem dourada.
Leve ao forno por 10 min a 200g. Se tiver um termómetro veja a temperatura no interior da carne(40º mal passada/60º ao ponto)
Ao atingir a temperatura do forno deixe descansar ambiente por 6 minutos e fatie bem fino.

BASE FONDUTA DE QUEIJO DE MANTEIGA
⁠500ml de leite integral
800g de queijo de manteiga ralado grossa
3g sal

MODO DE PREPARO:
Leve tudo ao fogo baixo até dissolver todo queijo e ficar um creme.

Tempo de preparo: 48h
Tempo de cozimento: 40min

DICA RÁPIDA

MIL FOLHAS COM BRIGADEIRO DE MILHO E CALDA DE GOIABADA

10 unid de folhada doce Jucurutu

Brigadeiro de milho
65g de leite condensado
30g de milho verde
40ml de leite integral
5g de manteiga sem sal

Modo de preparo:
Passe o milho no processador.
Em fogo baixo, coloque o leite condensado, o milho verde, o leite integral e a manteiga em uma panela antiaderente.
Cozinhe, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e desgrude do fundo da panela (aprox. 10–12 minutos).
Retire do fogo e transfira para um recipiente. Deixe esfriar antes de servir.

Calda de goiabada
80g Goiabada
15ml vinho do Porto
5g manteiga sem sal

Modo de preparo:
Em uma panela pequena, derreta a goiabada com o vinho do Porto e a manteiga em fogo baixo.

Mexa até formar uma calda lisa e brilhante.

Sirva sobre o brigadeiro de milho ou como acompanhamento de sobremesas.

Montagem:
Abra uma bolacha mil folhas ao meio e coloque o brigadeiro de milho cobrindo toda a bolacha.
Coloque um pouco da calda de goiabada sobre o brigadeiro.
Coloque a outra banda da bolacha por cima e aperte um pouco, pra fixar.
Vire de lado e com a ajuda de um saco de confeitar coloque a calda de goiabada sobre as bolachas.

Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 20min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula ainda busca recursos para comprar livros didáticos para 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) ainda tenta garantir recursos para entregar todos os livros didáticos previstos para 2026. A pasta pede desde agosto que o orçamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) seja ampliado de R$ 2,3 bilhões para R$ 3,7 bilhões.

Sem o reforço, o MEC admite risco de atraso ou até falta de material para estudantes da rede pública. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelas compras, o aperto no orçamento se deve aos ajustes do novo arcabouço fiscal.

A situação já preocupa editoras e associações do setor. A Abrelivros afirma que não haverá reposição em 2025 de disciplinas como ciências, geografia e história, e que ainda não há garantia de recursos para o material completo do ensino médio em 2026.

O Tribunal de Contas da União (TCU) também investiga possíveis falhas nas compras. Em julho, o governo havia adquirido apenas livros de português e matemática, como forma de contornar a falta de verba.

Outra preocupação é com a produção dos livros em braile. A Abridef alerta que o tempo técnico para impressão não é mais suficiente para garantir a entrega no início do ano letivo de 2026. O FNDE, porém, afirma que o atendimento a estudantes cegos e com baixa visão está assegurado.

Dos R$ 2,3 bilhões previstos, o governo já empenhou R$ 1,3 bilhão e pagou R$ 376 milhões. O MEC tenta liberar mais recursos para evitar o atraso na produção e distribuição — processo que, segundo o FNDE, é complexo e depende de planejamento com meses de antecedência.

Com informações de Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja íntegra de conversa entre Lula e Trump na Malásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os chefes de Estado se encontraram na capital da Malásia na tarde deste domingo (26/10), madrugada no Brasil. O encontro durou cerca de uma hora e marcou o início da reaproximação entre os países e o pontapé para negociação sobre o tarifaço imposto por Washington a produtos brasileiros.

Trump e Lula demonstraram uma postura pragmática. O estadunidense afirmou que seria possível acordar a redução de algumas das tarifas já a partir desta primeira conversa. “Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”, disse o estadunidense.

Lula disse que não há impasse grande o suficiente para os dois não resolverem suas divergências e que não há motivos para desavenças com os EUA. O presidente pediu a suspensão das tarifas diante do início da negociação. Ficou acordada uma reunião entre o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado, Marco Rubio, já neste domingo (26/10) que pode levar à suspensão ou redução das taxas para alguns setores.

“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. É um grande país, um grande e belo país. Eu acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que temos falado sobre, e acho que vamos acabar tendo uma relação muito boa”, disse Trump no encontro.

O petista, num momento de descontração, apontou que a agenda de assuntos a serem discutidos era extensa, e que trouxe os assuntos listados em escritos e em inglês. Lula e Trump estão na Malásia para participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Tanto Brasil quanto Estados Unidos são convidados do bloco econômico, e encontraram no país uma espécie de “terreno neutro” para conversar.

Assista:

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Trump elogia Bolsonaro antes de reunião com Lula e ignora pergunta sobre nome do ex-presidente na pauta: “Não é da sua conta”

No encontro em Kuala Kampur, na Malásia, o presidente Lula da Silva (PT) teve que ouvir Donald Trump elogiar Jair Bolsonaro (PL) e lamentar a perseguição que o ex-presidente enfrenta no Brasil.

“Sempre gostei dele. Me sinto muito mal pelo que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era um cara honesto, mas ele já passou por muita coisa, já passou por muita coisa”, disse Trump

À pergunta da repórter da Globo se Bolsonaro estaria na pauta de conversa com o petista, Trump respondeu à jornalista: “Não é da sua conta”. No momento da pergunta, Lula fez um gesto de quem não gostou do questionamento.

Com informações de BZ Notícias

Opinião dos leitores

    1. Boiada é uma coisa, quadrilha é outra coisa…
      Entendeu ou terei que desenhar?

    2. O sempre achei aí é uma certeza, que incomoda o de forma sutil, o lembra o outro da certeza em quem é ladrão, por sinal, é interessante os abestalhados vermelhinho comemorar uma conversa com um imperialista convicto, bem como, capitalista de quatro contados, só gente burra não percebe a pegadinha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Marco Rubio confirma encontro de Trump com Lula, fala em ‘superar’ problemas e indica intenção dos EUA de afastar Brasil da China

Foto: Fadel Senna/AFP

A caminho da Malásia, o secretário americano de Estado, Marco Rubio, confirmou que Donald Trump tem planos de se encontrar com o presidente Lula em Kuala Lumpur, em uma reunião bilateral, e indicou que o objetivo dos EUA é afastar o Brasil da China.

Também manifestou preocupação em relação a ações da Justiça brasileira contra big techs americanas, mas afirmou que os EUA estão dispostos a “superar” dificuldades com o Brasil. No entanto, indicou que o encontro de hoje pode terminar sem definições a respeito de um eventual alívio no tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros exportados para os EUA, objetivo de Lula.

A reunião entre os dois presidentes é esperada para a tarde de hoje na Malásia, início da manhã no Brasil.

Em conversa com jornalistas no sábado no avião que o levava de Doha, no Catar, a Kuala Lumpur, na Malásia, transcrita pelo Departamento de Estado, Rubio demonstrou não se lembrar bem do local em que a reunião aconteceria, mas depois confirmou que a intenção de Trump é ter uma reunião com Lula na capital malaia, em paralelo à cúpula da Asean, grupo que reúne economias do Sudeste Asiático:

— Sim, é lá que eles vão se encontrar. Eles se verão.

Rubio mencionou decisões da Justiça brasileira contra big techs americanas como um dos problemas que provocaram rusgas entre os dois países, mas afirmou que Trump buscará na conversa com Lula uma forma de “superar tudo isso”. E não tocou na situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O auxiliar de Trump indicou que o plano do governo americano é convencer o Brasil a estabelecer com os EUA uma relação de parceria “preferencial” em vez da China. E destacou a relevância da economia brasileira ao ser perguntado sobre o objetivo do encontro de Trump com Lula:

— Veja bem, o Brasil é um país grande e importante. Achamos que, a longo prazo, é benéfico para o Brasil nos escolher como parceiro preferencial no comércio em vez da China, por motivos de geografia, cultura e alinhamento em muitos aspectos.

E continuou, referindo-se ao que o governo Trump avalia como cerceamento à livre expressão em redes sociais americanas pela Justiça brasileira:

— Obviamente, temos alguns problemas com o Brasil, particularmente em relação a como alguns de seus juízes têm tratado o setor digital dos Estados Unidos, afetando pessoas localizadas em nosso país por meio de postagens em redes sociais. Teremos que lidar com isso também. Isso acabou se misturando a toda essa questão. Mas o presidente vai explorar se há maneiras de superar tudo isso, porque acreditamos que seria benéfico. Vai levar algum tempo.

O secretário mencionou o rápido encontro de Lula e Trump nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, a conversa telefônica que os dois tiveram há duas semanas — que classificou como “muito positiva” e “produtiva” — e também a reunião com o chancelar brasileiro, Mauro Vieira, na semana passada, em Washington.

— Eles se encontraram brevemente na ONU. Tiveram uma ligação muito boa há cerca de duas semanas, uma conversa produtiva. Mas essas coisas… é uma economia muito, muito grande, então vai levar tempo para resolver algumas dessas questões comerciais — afirmou Rubio.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois suspeitos de participação no roubo histórico no Louvre são presos na França

Foto: AP – Thomas Padilla

As autoridades francesas prenderam dois suspeitos de envolvimento no assalto ao Museu do Louvre, ocorrido há uma semana. As detenções aconteceram na noite de sábado (25).

Um dos homens foi capturado no aeroporto Charles-de-Gaulle, em Paris, quando tentava embarcar para a Argélia. O outro foi preso na região metropolitana da capital, supostamente prestes a fugir para o Mali.

Segundo o Le Parisien, ambos têm cerca de 30 anos, são da região de Seine-Saint-Denis e já eram conhecidos da polícia por envolvimento em furtos. As investigações indicam que eles possam ter atuado a mando de terceiros.

A apuração está sob responsabilidade da Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) e do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC), com cerca de 100 investigadores mobilizados.

Os dois suspeitos foram levados à polícia judiciária de Paris e podem permanecer sob custódia por até 96 horas.

Com informações de UOL e RFI

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarifas podem ser negociadas muito rapidamente, diz Trump sobre reunião com Lula

Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

O presidente Donald Trump afirmou a jornalistas, na entrada da reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que as tarifas impostas ao Brasil podem ser negociadas muito rapidamente. O encontro aconteceu Kuala Lampur, na Malásia, na tarde deste domingo (26) no horário local (manhã de domingo no Brasil).

“A circunstância com a qual estamos lidando agora ainda será discutida, e eu acho que provavelmente chegaremos a uma conclusão bem rápido. Nós nos conhecemos, sabemos o que cada um quer. Acho que chegaremos a uma conclusão”, disse ele.

Ainda antes da reunião, questionado se as penas contra o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, eram uma das condições para as negociações com o governo brasileiro, o líder americano disse que isso não era da conta dos jornalistas. “Eu gosto de Bolsonaro. Ele é um bom sujeito. Nós ficamos incomodados com as penas contra ele”, afirmou Trump.

Membros do governo brasileiro afirmaram após o encontro, porém, que o ex-presidente foi um assunto brevemente tocado na conversa, sendo mencionado por Lula apenas para deixar claro que Bolsonaro foi julgado pelo Judiciário brasileiro, um órgão independente.

Embora o encontro estivesse acertado há dias, e tenha ocorrido nessa tarde, a reunião permaneceu fora da agenda oficial da presidência para evitar que, caso ocorresse algum imprevisto, o governo brasileiro ficasse em posição sensível.

A apreensão foi semelhante à vivida pelo governo durante a organização da reunião. A preferência para que fosse em um país terceiro se deu devido ao temor de que Trump seria uma figura imprevisível, e que uma visita a Washington para discutir o problema poderia colocar Lula em uma situação inadequada.

O medo era de que o americano fizesse uma espécie de emboscada para o brasileiro, a exemplo do que fez com outros líderes europeus na Casa Branca. Os dois presidentes participam como convidados na Malásia da cúpula da Asean (Associação dos Países do Sudeste Asiático, em português).

O encontro também foi precedido por apreensão do governo devido a falas de Lula em seu giro pela Ásia. Quando passou por Jacarta, na Indonésia, o presidente tocou em temas sensíveis para os americanos, como a Venezuela, e criticou o protecionismo do país sem citar Trump nominalmente.

Em conversa com jornalistas, Lula disse que traficantes são “vítimas” de usuários de drogas, referindo-se aos ataques dos EUA a embarcações da Venezuela.

Em conversa com jornalistas logo após decolar, Trump afirmou que poderia diminuir as tarifas do Brasil “sob circunstâncias certas”. Já Marco Rubio, ao falar com a imprensa a bordo do Air Force One após a saída do Catar, disse que é melhor para o Brasil, a longo prazo, que o país seja parceiro comercial dos EUA, e não da China.

O secretário de Estado afirmou ainda que questões políticas podem estar ligadas ao possível acordo com o Brasil.

Obviamente, temos alguns problemas com o Brasil, particularmente com a forma como eles têm tratado alguns de seus juízes, com o setor digital nos Estados Unidos, com os indivíduos localizados nos Estados Unidos, por meio de postagens nas redes sociais. Teremos que resolver isso também”, disse ele.

Isso se tornou um problema em tudo isso. Mas o presidente vai explorar se há maneiras de resolver tudo isso, porque achamos que será benéfico fazê-lo. Vai levar algum tempo.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Com certeza, é só estancar a sangria da constituição Federal pelo STF, cessando as perseguições e caça às bruxas.

  2. Com certeza depois desse encontro positivo do nosso Presidente Lula com Trump, o Edison Cunha comentarista(comediante) desse blog, votará em LULA em 2026.

  3. Alguém sabe se bananinha tá sedado?
    Bozolóides, tenho um pneu velho aqui em casa, vcs querem rezar pra ele? 🤣🤣🤣
    O raça pra sofrer é o tal do bolsominion.
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Disputa no mercado de delivery no Brasil leva à polícia por suspeita de espionagem

Foto: iStock

A guerra pelo bilionário mercado de delivery no Brasil atingiu um novo patamar e se transformou em caso policial em São Paulo, com suspeitas de espionagem corporativa. Na última sexta-feira (24/10), a Polícia Civil paulista iniciou investigação sobre um ex-funcionário do iFood, acusado de levar informações sigilosas para uma empresa concorrente de origem asiática.

Segundo a denúncia, o ex-colaborador teria transferido milhares de dados de clientes e informações internas para dispositivos pessoais e compartilhado parte do conteúdo com um sobrinho. Ele nega as acusações e atualmente trabalha na 99 Food, aplicativo de delivery que começou a operar em São Paulo em agosto. Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos computadores, celulares e pen drives, que passarão por perícia técnica.

Esta não foi a única ação envolvendo a guerra entre empresas. No início da semana, outro ex-funcionário do iFood foi alvo de busca e apreensão em Itaquera, zona leste da capital. O caso envolve suspeita de repasse de informações para a Keeta, do grupo chinês Meituan, que iniciará operações no Brasil em Santos e São Vicente, com planos de expansão para São Paulo ainda em 2025. A empresa nega as acusações.

O iFood vem investigando casos desse tipo desde o início do ano. A empresa suspeita que diversos funcionários foram assediados por consultorias internacionais, principalmente da China, oferecendo até R$ 5.500 para obter informações sobre faturamento, precificação e margens de lucro, configurando um possível caso de espionagem industrial.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *