Esporte

José Vanildo "eu não sei mais em quem acreditar no Governo do RN"

Essa permuta do JL vai dar ainda muita zuada, e o mundo do futebol promete se mobilizar. A imprensa esportiva já se mostrou contra. Acredito até que o América e o Alecrim vão se pronunciar. Não se discute a importância e a necessidade de um hospital na Zona Oeste da Capital. O que se discute é menos uma praça esportiva na cidade.
Se o JL não tem jeito é porque o governo não quis, se quisesse já estava em andamento um pequena reforma para deixar o estádio apto a receber de duas a três mil pessoas, deixando o velho estádio charmoso e bonito.

Segue reportagem da Tribuna do Norte:

O local onde está encravado o Juvenal Lamartine (JL) pode realmente virar uma moeda de troca para o governo. Mas se depender da vontade do Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, a permuta não seria para construção de um novo estádio de futebol, mas sim de um hospital na Zona Oeste da cidade. A ideia lançada na semana passada, não agradou ao presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, que já ouviu três versões diferentes sobre o destino do JL e disse que não sabe mais em quem acreditar.

Alex RégisÁrea do estádio Juvenal Lamartine pode ser tomada por espigões em troca da construção do hospital

Miguel Josino afirmou que a procuradoria vem identificando vários imóveis pertencentes ao Estado e que não se encontram com uso público adequado, além do mais, muitos dos quais estão passíveis de sofrer invasões. Quanto ao Juvenal Lamartine, o procurador deixou se esgotar todas as tentativas de reforma ou reconstrução do velho estadio para apresentar essa nova proposta.

“Muito mais que uma promessa de campanha da governadora Rosalba Ciarlini, realizar a permuta daquela área do JL para a construção de um novo hospital para atender melhor a população da Zona Oeste da nossa cidade é uma solução de função social para uma área que está em estado de abandono e não tem mais condições de ser reaproveitada para o antigo fim, como o Crea-RN, já disse, os técnicos de governo e outros profissionais da engenharia civil que foram consultados sobre o tema”, ressaltou Josino.

Como se encontra numa das áreas mais valorizadas de Natal, a permuta do JL pela construção do hospital serviria como uma espécie de balão de ensaio para o governo, que pode usar da mesma modalidade para se desfazer de outros terrenos públicos sem serventia e trocá-los por escolas, delegacias e presídios públicos. “Essa foi apenas uma ideia, que ainda terá de ser muito bem debatida. Pretendemos realizar tudo às claras, com a participação direta da sociedade em audiências públicas”, ressaltou o Procurador-Geral.

O presidente da FNF, José Vanildo, é contra o destino que querem dar ao JL, principalmente pelo fato da velha praça ser a  única de Natal que abriga os jogos pelas categorias de base e onde Alecrim e América mandam seus jogos pelas categorias amadoras, além de concentrar as disputas do futebol feminino.  “A todo instante aparece uma novidade nessa história do Juvenal Lamartine. É bom a governador definir logo quem será o interlocutor do governo neste assunto que é para saber a quem deverei me dirigir. O estádio ainda tem muita serventia ao futebol potiguar e não pode desaparecer sem que exista alguma alternativa para as competições das categorias de base do futebol”, afirmou o dirigente.

Justiça

A demolição do estádio Machadão provocou mais uma ação na Justiça. Depois de ver o pedido de tombamento da praça esportiva se tornar sem efeito, o jornalista e artista plástico, Eduardo Alexandre (Dunga), ingressou agora com uma ação cautelar de exibição, com pedido de liminar, exigindo que governo e prefeitura apresentem uma série de documentos, entre os quais se encontra o processo completo referente a autorização legislativa da doação, ao governo do estado, de toda aquela área disponibilizada para construção da Arena das Dunas.

A ação pede ainda a apresentação dos processos administrativos referentes aos contratos firmados entre o Município com as empresas Contadores Públicos Ltda e a Coutinho, Diegues, Cordeiro Arquitetos Ltda, bem como o processo administrativo licitatório integral relacionado à construção da Arena das Dunas  entre outros.

Opinião dos leitores

  1. Quero aqui deixar um pequeno desabafo, se o povo não tem memória, vão piorar, pois o Juvenal Lamartine faz parte da nossa História. Nossos filhos, netos e descendencia não mais saberá nada de nossa Cidade. Enquanto tem cidades brasileira que preserva sua história o poder público do RN acaba com essa HISTÓRIA. Veja João Pessoa/PB, Mossoró/RN e etc. O Juveanl Lamartine é do tempo (mesma data ) da escola Doméstica, Hosp. das Clinicas, casa do Gov. da época era o que hoje a escola doméstica que só se chegava lá em cavalos, pois era de dificil acesso. Vamos salvar nossa história e não deixar Matar o Juvenal Lamartine (antes foi um lugar a onde se recuperava jovens e fazendo bons profissionais como Ártifice). Bjs

  2. Caro Bruno, melhor seria trocar o Jl em um penitenciaria de segurança máxima, acatando sugestão da área de seg do estado. Logo, logo teria lotação esgotada.

  3. Se a moda pega, ficaremos sem o terreno na ANORC, lá em Parnamirim, o terreno na Romualdo Galvão (onde se diziam que construiriam um teatro e hoje é ocupado pela PM), ficaremos sem o terreno do AERO CLUB… tudo isso com a desculpa de se construir, Hospitais, Escolas, etc.
    Eita RN! tu és uma "caixinha de surpresa"!

  4. Essa ideia mirabolante é eleitoreira e fora de contexto. Pena que tenha vindo à baila por um respeitável Procurador do Estado. Acho que o mesmo não é fã do futebol ou de qualquer esporte. Construir um, dois, três, duzentos hospitais, é ótimo para a população, seja em Natal, Mossoró, Parelhas ou qualquer outra cidade potiguar. Mas o finado JL era um bem destinado ao esporte. Então, já que não houve possibilidade (ou foi vontade?) de reformá-lo, que se permute e se construa um próprio destinado ao futebol. Ou os desportistas merecem ficar órfãos? Sugestão ao ilustre Procurador: Por que não nos preocupamos em fazer os hospitais e postos de saúde já existentes funcionarem a contento, com profissionais, medicamentos e procedimentos que atendam bem a população 24 horas por dia? #ficaadica

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Natal aposta no turismo para reaquecer o Centro Histórico e resgatar a própria história

Foto: Demis Roussos/Secom

Natal voltou a abrir as portas da sua história. A Prefeitura retomou, nesta terça-feira (4), as visitas guiadas pelo Centro Histórico — um projeto da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) que promete movimentar o turismo, fortalecer a economia local e reconectar moradores e visitantes às origens da capital potiguar.

O secretário de Turismo, Sanclair Solon, comemorou o retorno das atividades. Segundo ele, os passeios ajudam a valorizar o patrimônio de Natal e reacendem o sentimento de pertencimento. “O Centro Histórico guarda uma riqueza enorme que precisa ser redescoberta. Promover esses passeios é resgatar o orgulho da cidade e gerar novas oportunidades para o turismo”.

Os roteiros acontecem às terças e quintas-feiras e podem ser adquiridos por empresas de receptivo. O percurso inclui ícones como a Praça João Maria, o casario da Rua da Conceição, a Praça dos Três Poderes, a Pinacoteca, a Prefeitura, o Solar Bela Vista e a Rua Pax, entre outros pontos que contam a história viva da capital.

A ação tem apoio integrado das secretarias de Cultura, Segurança, Meio Ambiente e Urbana, mostrando que o resgate da história natalense virou prioridade da gestão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes dá aval a cela ‘de luxo’ na Papuda para Bolsonaro

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, já teria escolhido o destino de Jair Bolsonaro: uma cela especial na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Segundo informações do Metrópoles, Moraes viu imagens do local e deu o aval para a “acomodação” do ex-presidente — com paredes brancas, ar-condicionado e televisão.

Bolsonaro cumpre atualmente prisão domiciliar, mas aliados acreditam que o STF pode determinar a transferência já na próxima semana, depois de rejeitar os recursos apresentados pela defesa. A cela teria sido adaptada especialmente para recebê-lo, o que alimenta críticas sobre o tratamento diferenciado dado a políticos e poderosos no sistema prisional.

A expectativa é que a estadia do ex-presidente na Papuda seja curta. Até mesmo ministros próximos a Moraes apostam que o STF vai voltar atrás e permitir o retorno à prisão domiciliar, alegando “motivos de saúde” — o mesmo argumento que beneficiou Fernando Collor, em maio, condenado por corrupção.

Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Ele usa tornozeleira eletrônica e é investigado ainda por coação no curso de processo, num inquérito aberto após seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, tentar pressionar autoridades brasileiras com o apoio do governo dos Estados Unidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação Moscou: Polícia prende dois da facção que executou jovem em Santa Cruz

Foto: Reprodução

Em ação conjunta, as polícias Civil e Militar cumpriram, nesta terça-feira (4), dois mandados de prisão preventiva contra criminosos suspeitos de participar do assassinato de Luana Jamilly Lopes de Souza, em Santa Cruz. A ação faz parte da segunda fase da Operação Moscou, que vem desmantelando uma facção criminosa atuante na região.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu em 28 de abril deste ano. A jovem foi executada de forma brutal por integrantes da facção. Desde então, a polícia intensificou as buscas e já havia prendido outros dois envolvidos na primeira fase da operação.

Os novos presos, de 23 e 25 anos, foram localizados no estado de Pernambuco, com apoio das polícias Militar e Civil dos dois estados. Após os procedimentos legais, eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficam à disposição da Justiça.

Mesmo com as prisões, as investigações continuam. A Polícia Civil pede que informações que possam ajudar na elucidação total do crime sejam repassadas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TARIFAÇO: Lula diz que vai telefonar para Trump caso negociações não avancem

Foto: Daniel Torok/Official White House Photo

Em declaração à imprensa internacional durante os preparativos para a COP30 em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ligará novamente para o presidente norte-americano Donald Trump caso as negociações entre os países não derem certo.

De acordo com a Reuters, Lula comentou que o foco estará nas negociações com os EUA após o evento ambiental na capital paraense. Disse, ainda, que ele, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão prontos para uma nova rodada de negociações e poderiam viajar aos Estados Unidos, se necessário.

Saí da reunião com o presidente Trump convicto de que chegaremos a um acordo. Disse a ele [Trump] que era muito importante que nossos negociadores começassem a conversar em breve. Quando a COP30 terminar, se a reunião entre meus negociadores e os dele ainda não tiver sido agendada, ligarei para Trump novamente”, disse Lula.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara aprova reajuste de 24% para servidores do Judiciário de forma escalonada até 2028

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de lei enviado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que concede reajuste de 24% aos servidores do Poder Judiciário da União. A recomposição será aplicada de forma escalonada entre 2026 e 2028, com aumento anual de 8% a partir de 1º de julho.

A proposta, que agora segue para o Senado, contempla apenas servidores das carreiras de técnicos e analistas, sem impacto sobre salários de juízes, desembargadores ou ministros de tribunais superiores.

Segundo o estudo Atlas do Estado Brasileiro, do Ipea, os servidores do Judiciário federal estão entre os mais bem remunerados do setor público, com média salarial de R$ 26,2 mil mensais.

No parecer que embasou a aprovação, o relator, deputado Rafael Prudente (MDB-DF), afirmou que o Judiciário acumula perda de poder aquisitivo desde 2019. “O cenário que motivou esta proposição é inegavelmente grave e exige a nossa atenção”, escreveu.

Levantamento do Tesouro Nacional divulgado no início de 2024 aponta que o Judiciário brasileiro está entre os mais caros do mundo. O gasto equivale a 1,6% do PIB, percentual superior à média de países emergentes, de cerca de 0,5%. Do total desembolsado pelo órgão, 84% correspondem à folha de pagamento.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnatal é incluído no calendário turístico oficial do Brasil

Foto: Canindé Soares

O Carnatal foi oficialmente incluído no calendário turístico nacional. A aprovação ocorreu nesta terça-feira (4) na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado, em decisão terminativa.

O Projeto de Lei 3.034/2023, de autoria do ex-deputado e atual prefeito Paulinho Freire (União-RN), teve relatório favorável do senador Rogério Marinho (PL-RN) e segue agora para sanção presidencial.

“O Carnatal fortalece o comércio, os serviços e toda a cadeia do turismo potiguar”, destacou Rogério Marinho no parecer.

Reconhecido como um dos maiores carnavais fora de época do país, o evento reúne cerca de 1 milhão de foliões por quatro dias, no início de dezembro.

Além do destaque cultural, o Carnatal é um importante motor econômico: segundo o Instituto Fecomércio-RN, a edição de 2024 movimentou R$ 112 milhões, um aumento de 51,8% em relação a 2023.

O gasto médio diário dos turistas superou R$ 1,5 mil, reforçando o impacto do evento na geração de emprego e renda.

Com informações de Agência Senado

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula adota ações controversas e ‘ameaça manchar imagem do Brasil’, diz New York Times

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tomado decisões controversas no combate à crise climática e na redução da destruição da Floresta Amazônica. É o que afirma o The New York Times, em reportagem publicada nesta terça-feira (4).

De acordo com o jornal, quando Lula retornou ao poder em seu terceiro mandato como presidente, tinha como objetivo restaurar a imagem do Brasil como um país exemplar em ações climáticas. O veículo cita que Lula prometeu reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, arrecadar fundos globais para combater a crise climática e conter a destruição desenfreada da Amazônia.

O New York Times destaca que o presidente colocou áreas da Amazônia sob proteção federal, sendo esse um processo que foi paralisado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e fortaleceu as agências responsáveis pela fiscalização de crimes ambientais, que haviam sido sucateadas pelo governo anterior.

Segundo a reportagem, porém, três anos após sua posse, Lula tomou ações ambientais que se contradizem. Sob seu governo, o presidente flexibilizou leis ambientais e permitiu, poucas semanas antes da COP30, a perfuração de petróleo perto da foz do rio Amazonas pela primeira vez.

“Essa controvérsia ameaça manchar a imagem do Brasil no exterior e enfraquecer sua influência nas negociações climáticas este ano na COP30, em um momento crucial, enquanto as nações se preparam para debater o abandono dos combustíveis fósseis para limitar o aumento das temperaturas globais”, afirma o jornal.

O New York Times ressalta que Lula tem sido um firme defensor da exploração de petróleo na Amazônia, argumentando que o mundo ainda precisará da commodity por muitos anos, e que o projeto seria uma forma de gerar empregos e investimentos para o desenvolvimento da região Norte do Brasil.

Valor Econômico

Opinião dos leitores

  1. Esse vagabundo mentiroso costumaz sempre foi um engodo em todas suas narrativas, simplesmente ele é o canalha dos canalhas!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que megaoperação no Rio foi ‘desastrosa’, ‘uma matança’ e quer participação de peritos da PF em investigação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (4) que o governo pretende pressionar para fazer uma investigação paralela sobre a operação policial que matou 121 pessoas no Rio de Janeiro na semana passada, incluindo quatro policiais.

Na última terça-feira (28), o governo do Rio de Janeiro conduziu uma operação que mirou a facção criminosa Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha.

“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança”, disse o presidente em entrevista a Associated Press e Reuters.

“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, prosseguiu Lula, ainda durante a conversa com agências internacionais.

Lula explicou que o governo está articulando para que legistas da Polícia Federal participem do processo de investigação sobre as mortes durante a atividade policial.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por g1 (@portalg1)

g1

Opinião dos leitores

  1. Definitivamente o Brasil é um país de bandidos, e o chefe supremo da quadrilha é o vagabundo do 9dedos…

  2. Tem obrigação de defender seus amigos, agora os policiais que morreram?
    Tem que morrer e ainda mandam pra o inferno, essa disparidade no tratamento fica cada vez explícita

  3. Muito desastrosa para o TIME DELE. Concordo plenamente. Os bandidos foram vítimas da polícia, literalmente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPI DO CRIME ORGANIZADO: Senador Fabiano Contarato (PT) vai presidir comissão após votação apertada contra oposição

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O Senado instalou nesta terça-feira a CPI do Crime Organizado, criada para investigar a atuação de facções e milícias em todo o país. A comissão será presidida pelo senador Fabiano Contarato e terá como relator Alessandro Vieira. O senador Hamilton Mourão perdeu por um único voto, mas foi escolhido como vice-presidente, por aclamação.

Contarato é delegado de polícia e votou, contrariando o governo, a favor do projeto de lei que restringe as ‘saidinhas’ para presidiários em feriados e datas comemorativas.

A CPI vai investigar a estrutura, expansão e o funcionamento do crime organizado, com ênfase na atuação de milícias e facções criminosas – principalmente o PCC e o Comando Vermelho. A iniciativa ocorre em um momento em que o Congresso Nacional tem intensificado o debate sobre segurança pública. Câmara e Senado vêm aprovando projetos que endurecem penas e ampliam tipos penais, enquanto o Supremo Tribunal Federal busca impor limites à letalidade policial, por meio da ADPF 635, conhecida como “ADPF das Favelas”.

Com informações de O Globo e Pleno News

Opinião dos leitores

  1. Tomaram mais uma. Pra quem não votou pela aprovação, é muita sacanagem. Além de não votar, ainda toma conta. É brincadeira👺👺 Brasil véi sem jeito 😭😭😭

  2. Pronto, já podem encerrar essa CPI, com PT no comando é claro que os criminosos serão blindado.
    Essa CPI já nasceu morta, colocar PT para combater crime organizado e corrupção é perca de tempo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT aciona STF contra Castro por atentado à soberania em tratativa com os EUA para classificar facções como grupos terroristas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), por supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O petista acusa Castro de agir ilegalmente ao pedir aos Estados Unidos que classifiquem o Comando Vermelho e outras facções como organizações narcoterroristas.

Segundo reportagem de O Globo, o governo fluminense enviou à embaixada dos EUA um relatório sugerindo sanções econômicas a aliados das facções no exterior.

Na petição, Lindbergh afirma que tal medida pode permitir bloqueio de ativos e ações de inteligência dos EUA em território brasileiro, inclusive militares, sem autorização da União.

O deputado argumenta que o governador não tem competência para negociar com governos estrangeiros, o que violaria a soberania nacional. Ele também cita que Castro buscou apoio do governo Donald Trump para o mesmo objetivo, o que caracterizaria ingerência externa.

O pedido aponta ainda possível espionagem e transferência de informações sensíveis a agentes estrangeiros.

Nesta terça (4), Castro está em Brasília para discutir segurança pública após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou 121 mortos.

Com informações de InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Eu só queria entender essa defesa do petismo aos traficantes, depois acham ruim quando alguém os classificam como tais. São todos bandidos mesmo. Nikolas tem razão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *