Esporte

Justiça acata pedido do MPRN e mantém suspensas atividades no estádio Nogueirão, em Mossoró

Foto: Arquivo/De Fato

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu que a Justiça mantivesse decisão anterior em relação à abertura do Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, localizado em Mossoró. Conhecido por Nogueirão, o local está com as atividades suspensas. A Liga Desportiva Mossoroense havia apelado contra decisão proferida na execução de fazer, movida pelo MPRN.

A intenção do Ministério Público era que Liga cumprisse um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre as partes, cujo objeto era o de realizar as reformas necessárias para tornar o estádio acessível. Isso significa garantir o pleno acesso, circulação e utilização pelas pessoas com deficiência, observando as normas técnicas de acessibilidade.

Após a primeira decisão judicial acatando o pedido ministerial, a Liga Desportiva Mossoroense foi notificada para cumprir o TAC. No entanto, manteve-se inerte. O Ministério Público, por sua vez, como meio de compelir o executado a cumprir a obrigação assumida, requereu medidas indutivas, quais sejam: a majoração da multa cominada no TAC e a suspensão de toda e qualquer atividade desenvolvida no Nogueirão.

Diante disso, inconformada com a decisão proferida, a Liga apresentou impugnação requerendo a suspensão da interdição do estádio. Ante o pedido, o Ministério Público apresentou manifestação, inclusive com a juntada de laudo de acessibilidade atualizado em que ficou demonstrado que o termo de ajustamento de conduta não foi cumprido, tendo, ao final sido reconhecido que o local não está acessível.

As irregularidades encontradas pelo MPRN no estádio vão desde calçadas (guia rebaixada fora da norma e com piso trepidante e sem conservação, além de sofrer interrupção nas entradas de veículos), passando pelo estacionamento (não tem vaga reservada para deficientes e nem para idosos) às áreas de acesso e circulação (os acessos às arquibancadas, cadeiras especiais e cabine de imprensa são feitos somente através de escadas, que por sua vez estão fora do padrão técnico), dos banheiros (o boxe tem dimensão errada, a porta de entrada tem abertura livre inadequada, além de ausência de barras de apoio no boxe, no lavatório e na face interna da porta), e em relação ao mobiliário (os balcões das cantinas têm alturas e modelos inadequados, assim como os guichês das bilheterias) e à sinalização (o imóvel vistoriado não contempla nenhum tipo de sinalização).

MPRN

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Alagamento interdita parcialmente BR-101 em Natal e deixa trânsito congestionado na região

Foto: Reprodução

A chuva que caiu sobre Natal na manhã desta sexta-feira (26) causou alagamento e, inclusive, interdição de um trecho da BR-101, próximo à Arena das Dunas e ao viaduto do complexo viário do Quarto Centenário.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 09h15, a marginal da rodovia no sentido ao centro da cidade – e que dá acesso ao viaduto – ficou totalmente bloqueada. A pista principal estava parcialmente interditada, por causa do acúmulo de água.

O incidente causou um congestionamento de aproximadamente 2 km no sentido ao centro da cidade.

Já às 10h27, a polícia informou que o fluxo foi parcialmente liberado após o recuo do acúmulo de água no trecho.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Chuvas causam pontos de alagamentos em Natal nesta sexta-feira

Um vídeo que chegou ao BLOGDOBG mostra como está a situação no canal do Baldo, zona Leste da cidade. Com as fortes chuvas que caíram nesta manhã de sexta-feira (26), a situação ficou crítica para quem precisa trafegar pelo local.

Veja o vídeo:

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os motoristas que trafegam pela Av. Hermes Da Fonseca, especialmente na altura da AABB, estão enfrentando dificuldades de locomoção, devido ao trânsito parcialmente transitável na região.

A rua José Gonçalves, por trás da UNP, foi relatado um ponto de alagamento intransitável, dificultando o acesso de veículos e pedestres na região.

Da mesma forma, a rua Ângelo Varela e a avenida Solange Nunes, próximo ao posto de combustível, em Nova Cidade, também apresentaram pontos de alagamento que impedem qualquer tipo de tráfego.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: “Eu tinha uma filha maravilhosa que foi levada cruelmente”, diz mãe de psicóloga assassinada

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BZNoticias (@bznoticias)

Vídeo: Thalis Lucena

Diante da imensa dor e do sofrimento de Dalva Maia Veras, mãe da psicóloga Fabiana Maia Veras, 42, barbaramente assassinada em Assú, até o repórter Thalis Lucena não segurou a emoção.

A amizade e a parceria de mãe e filha nos perfis das redes sociais era de muita alegria e harmonia das duas, na convivência entre família e amigos.

Um amor dilacerado pela monstruosidade de um homem que entendeu por assassinar uma mulher que sequer era do seu convívio, provavelmente por motivo torpe do achismo de que ela foi responsável por conselhos à amiga que pôs fim ao relacionamento com o criminoso.

Enquanto não houver justiça implacável para o crime, muitos e tantos outros inocentes serão vítimas da barbaridade incentivada pela impunidade.

Que o Brasil ainda tenha solução e que seu povo viva na real república de uma Constituição cumprida e, também, reavaliada. A Carta Magna, além de maculada, está cheia de remendos. E tudo isso provoca o descontrole de um Estado que deveria ser de Direito.

BZ Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Amanhã tem Festival Forrozar na Arena das Dunas com 08 atrações musicais e programação até 04h30

Fotos: Divulgação 

A animação será grande neste sábado (27) na Arena das Dunas com o Festival Forrozar, maior reunião de bandas que fizeram historia do forró. O evento terá início às 18h com a abertura dos portões e terá encerramento às 04h30, sem intervalo e com palxos Xote e Baião. Os ingressos estão à venda na loja Mioche,(Midway Mall) e no site www.outgo.com.br/festival-forrozar.

A festa contará com um elenco de estrelas, entre eles Samyra Show, Alcymar Monteiro, Beto Barbosa, Brasas do Forró, Circuito Musical com participação especial de Socorro Lima, Forró dos 3, Reynaldo do Acordeon e Fabinho Miranda, uma experiência imersiva no mundo do forró.

O Festival Forrozar não é apenas um show; é uma jornada para vivenciar e compreender a riqueza do forró, um gênero musical que encanta e ressoa profundamente com a identidade do Nordeste brasileiro. O evento apresentará performances musicais de artistas renomados nacionalmente e localmente, além de oferecer um conteúdo exclusivo sobre a história e a evolução do forró.

“O forró é mais do que música, é uma expressão cultural que reflete a alma do Nordeste”, afirma Luís da Câmara Cascudo, renomado historiador. O Festival Forrozar é uma oportunidade para celebrarmos essa herança e compartilharmos sua história com o mundo.

Além das apresentações musicais, os participantes terão a chance de mergulhar na história do forró, desde suas origens nos bailes populares do século XIX até sua explosão de popularidade nas décadas de 1960 e 1970, graças à migração nordestina para outras regiões do Brasil.

O Festival Forrozar é uma realização da Viva Promoções, com o incentivo da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e patrocínio da Unimed Natal, e do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, e patrocínio da Lampadinha, Betfast e Riograndense Distribuidora. Mais informações podem ser encontradas em @festivalforrozar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após morte do cachorro Joca, governo anuncia política de Transporte Aéreo de Animais

Foto: Reprodução

O MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizaram uma reunião com representantes das principais companhias aéreas do país, bem como a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), nesta quinta-feira (25), para discutir medidas para aprimorar os procedimentos relacionados ao transporte aéreo de animais. A reunião aconteceu após o incidente envolvendo a morte do cachorro Joca, da raça Golden Retriever, que foi enviado para o aeroporto errado pela GOL e faleceu durante o voo de retorno.

No encontro, presidido por Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos, ficou decidido que a Anac coordenará um processo de escuta da sociedade, realizando audiências por meio de canais de participação popular na próxima semana. O objetivo é colher subsídios para revisar e aprimorar a Portaria nº 12.307/23, que trata das condições gerais para o transporte de animais no transporte aéreo de passageiros, tanto doméstico quanto internacional.

As companhias aéreas se comprometeram a apresentar propostas e sugestões para aprimorar a referida portaria em um prazo de 10 dias. Além disso, em caráter emergencial, estudarão a viabilidade da implementação do serviço de rastreabilidade de animais transportados nos porões das aeronaves.

O MPor também tomará medidas para envolver representantes do Congresso Nacional, buscando sugestões para melhorar a qualidade do serviço de transporte aéreo de animais no país e analisar projetos de lei relacionados ao tema.

Com base nos subsídios colhidos da sociedade, do parlamento e das empresas aéreas, o MPor lançará ainda neste primeiro semestre uma PNTAA (Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais), visando assegurar mais segurança e bem-estar aos animais transportados pelas áreas no Brasil.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Com BR-304 interditada há quase um mês, Dnit anuncia que construção de desvio chega a 50% de conclusão

Foto: Divulgação 

Com a BR-304 interditada há quase um mês, após o rompimento de uma ponte no município de Lajes, o desvio construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está com 50% de execução, segundo anunciou o órgão federal.

A ponte se rompeu no dia 31 de março deste ano, após a cheia de rios na região. O desvio começou a ser construído no dia 3 de abril e tinha previsão de conclusão de 15 dias. Segundo o Dnit, a expectativa atual é de que o desvio comece a ser usado na primeira quinzena de maio.

“A conclusão dos serviços está condicionada a condições climáticas favoráveis, uma vez que o excesso de chuva dificulta a colocação de material do pavimento”, informou o órgão.

A rodovia corta o Rio Grande do Norte de Leste a Oeste e é a principal ligação entre as maiores cidades do estado – Natal e Mossoró.
Enquanto o desvio oficial não é finalizado, usuários da BR-304 têm utilizado uma estrada improvisada, aberta por dentro de fazendas da região. Os motoristas chegam a pagar até R$ 30 para atravessar o trecho.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. veja um desvío tá demorando desse jeito imagine a duplicacao da br quantos décadas nao vai levar se eh que isso va sair papel pilantragem fo dnit

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos em Porto Alegre

Foto: Reprodução

Um incêndio em uma pousada na região central de Porto Alegre deixou dez pessoas mortas na madrugada desta sexta-feira (26).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local não tinha alvará e nem licenciamento para funcionar. O fogo teve início por volta das 2h da manhã, e foi controlado pelos agentes às 4h30.

Além dos mortos, sete pessoas foram resgatadas com vida e socorridas a hospitais da região. A pousada, localizada na Avenida Farrapos, abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, o incêndio pode ter sido criminoso, já que existe a informação de que uma pessoa teria entrado no local durante a madrugada. Porém, a perícia ainda trabalha pra determinar as circusntâncias do ocorrido.

O Corpo de Bombeiros informou que não há desaparecidos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rede Social

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações

O dono do X, Elon Musk, afirmou nesta 5ª feira (25.abr.2024) que os brasileiros “querem a verdade”. Deu a declaração ao comentar uma publicação de que o aplicativo é o mais baixado no Brasil em dispositivos iOS, da Apple.

“X é o aplicativo de notícias número 1 na AppStore do Brasil, liderando tanto as categorias gratuitas quanto as de bilheteria”, disse a publicação respondida por Musk.

alt

O empresário tem feito críticas à Justiça brasileira e, principalmente, ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Os comentários vieram depois das declarações feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger. Segundo ele, o magistrado está limitando a liberdade de expressão no país.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Pelo direito de acabar com a vida da outro, pela minha liberdade de denigrir quem quer que eu queira, em nome da liberdade e em nome de Jesus. SIM, EU POSSO!

  2. Que mentira é essa que esse app é o mais baixado aqui. Ninguém usa mais isso, só gente tecnologicamente idosa. O tiktok é o app mais baixado do Brasil. Vamos mentir menos. E cadê os carros elétricos mesmo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Reservatórios do RN atingem 74% da capacidade total

Foto: Cassinho Morais

O monitoramento dos principais reservatórios do Rio Grande do Norte, responsáveis pelo abastecimento dos municípios potiguares, revela um cenário positivo. Segundo o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado hoje pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), as reservas hídricas superficiais totais acumulam 3,37 bilhões de metros cúbicos, o que representa 74,47% da capacidade total do estado, estimada em 4,52 bilhões de metros cúbicos.

Dentre os destaques, a barragem Santa Cruz do Apodi registra um volume de 480,37 milhões de metros cúbicos, correspondendo a 80,10% de sua capacidade total de 599,71 milhões de metros cúbicos. O açude Corredor, localizado em Antônio Martins, alcançou sua capacidade máxima, com 4,64 milhões de metros cúbicos.

Já a barragem Umari, em Upanema, está prestes a sangrar, acumulando 288,29 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 98,45% de sua capacidade total de 292,81 milhões de metros cúbicos. Enquanto isso, o reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, maior do RN, conta com 1,87 bilhão de metros cúbicos, correspondentes a 78,77% de sua capacidade total de 2,37 bilhões de metros cúbicos.

Além disso, diversos outros reservatórios já ultrapassam os 90% de sua capacidade, indicando um cenário positivo para o abastecimento hídrico do estado.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara se irrita com governo Lula e Senado e teme atraso de recursos antes da eleição

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O adiamento da sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais, prevista para quarta-feira (23), foi uma vitória para o governo Lula (PT), mas não significa que haverá dias mais tranquilos na relação do Executivo com o Parlamento.

O governo conseguiu adiar a sessão, evitando possível derrota em diferentes projetos. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou o adiamento pouco depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmar ser “muito ruim” não realizá-la no dia.

O episódio contrariou Lira, e o clima entre o governo e a cúpula da Câmara dos Deputados não teve melhora. Também não há harmonia entre os comandos da Câmara e Senado.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Como não há harmonia entre congresso e executivo se lira e Pacheco não colocaram em pauta os vetos presidenciais para votação? Eles estão é muito alinhados com o executivo, tudo que falam é jogo de cena, e mesmo que o congresso cancele os vetos do ex-presidiário o STF aprova os vetos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *