Polícia

Lava Jato investiga ‘Lula, o filho do Brasil’

Polícia Federal mira o financiamento do longa sobre a vida do ex-presidente, lançado em 2010, e até já convocou o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci

E-mail enviado por Marcelo Odebrecht a executivos da empreiteira. Foto: Reprodução

A Operação Lava Jato mira mais um alvo ligado ao ex-presidente Lula: o filme que conta sua história. Já foram chamados para prestar depoimento o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil/Fazenda – Governos Lula e Dilma).

A Polícia Federal investiga o financiamento do longa ‘Lula, o filho do Brasil’ e ‘a participação de personagens envolvidos no tema, em especial Antonio Palocci Filho, junto a empresas’.

A cinebiografia do petista estreou em 1º de janeiro de 2010 e custou cerca de R$ 12 milhões.

Depoimento de Marcelo Odebrecht na investigação. Foto: Reprodução

Lula já foi condenado na Lava Jato. Em julho do ano passado, o juiz federal Sérgio Moro impôs nove anos e seis meses de prisão ao petista por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex.

A sentença será analisada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, a Corte de apelação da Lava Jato, no dia 24 de janeiro. Lula ainda é réu em mais duas ações penais perante o juiz Moro, uma relativa a supostas propinas da Odebrecht e outra ligada ao sítio de Atibaia (SP).

Participaram do financiamento de ‘Lula, o filho do Brasil’, além da Odebrecht, as empreiteiras OAS e Camargo Corrêa.

O filme conta a história de Lula, desde a infância dramática no sertão de Pernambuco, aborda sua chegada a São Paulo no pau de arara, as dificuldades que enfrentou ao lado da família, o trabalho na indústria metalúrgica, as históricas campanhas grevistas dos anos 1970 que marcaram o ABC paulista e a ascensão ao topo do sindicato que o consagrou e impulsionou sua trajetória política.

‘Lula, o filho do Brasil’ é uma biografia baseada no livro homônimo da jornalista Denise Paraná.

“A história é uma superação das perdas”, disse, na época das gravações, o cineasta Fábio Barreto. “Meu trabalho é o de humanizar o mito vivo que é o Lula, só não vamos entrar na fase política.”

Na investigação da PF, o ex-ministro Palocci foi convocado para prestar depoimento em 11 de dezembro. Ele foi questionado pelo delegado Filipe Hille Pace sobre a relação que supostamente teria com a produção do filme. O ex-ministro declarou que ‘deseja colaborar na elucidação de tais fatos’, mas que naquele momento ficaria em silêncio.

No mesmo dia, Marcelo Odebrecht, delator da Lava Jato, falou ao delegado e respondeu a uma série de perguntas sobre o caso. Durante o depoimento, a PF apresentou ao empreiteiro e-mails extraídos do seu computador e ligados ao financiamento da cinebiografia.

As mensagens resgatadas foram trocadas por executivos da empreiteira entre 7 de julho de 2008 e 12 de novembro daquele ano.

Naquele dia, Odebrecht escreveu um e-mail com cinco tópicos endereçado a outros funcionários do grupo. Na lista estavam os executivos Alexandrino Alencar e Pedro Novis, que também se tornaram delatores da Lava Jato.

“5) O italiano me perguntou sobre como anda nosso apoio ao filme de Lula, comentei nossa opinião (com a qual concorda) e disse que AA tinha acertado a mesma com o seminarista, mas adiantei que se tivermos nos comprometido com algo, seria sem aparecer o nosso nome. Parece que ele vai coordenar/apoiar a captação de recursos”, escreveu o empreiteiro.

‘Seminarista’, de acordo com os investigadores, seria uma referência a Gilberto Carvalho, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência (2011/2015/Governo Dilma).

À PF, Odebrecht declarou que em 2008 ‘ainda não era o presidente da Odebrecht S.A., função ocupada por Pedro Novis’.

“Pode concluir pelos e-mails que, aparentemente, Gilberto Carvalho tratou do assunto junto a Odebrecht, mas que Palocci coordenaria o assunto junto às demais empresas”, afirmou. “Concluiu pelas mensagens que foram feitos pagamentos para produtora ligada ao filme sem que se fizesse necessária a operacionalização mediante a Equipe de Operações Estruturadas, isto é, de forma não oficial”, declarou o empresário que ficou preso em Curitiba, base e origem da Lava Jato, durante dois anos e meio.

Segundo o empreiteiro, ‘aparentemente os pagamentos não estavam vinculados diretamente ao filme, ou seja, o nome da empresa não apareceria como uma das financiadoras do projeto’. Marcelo Odebrecht se comprometeu a buscar documentos, contratos e notas fiscais que embasaram os pagamentos.

Em outro trecho de seu relato, Marcelo Odebrecht cita seu pai, Emílio. “Pelo que o declarante conhece, Emílio Odebrecht nunca condicionou apoio financeiro de interesse de Lula a benefícios específicos de interesses da Odebrecht; que acredita que nunca houve esse tipo de vinculação específica, à exceção de episódios já expostos pelo declarante em seu acordo de colaboração (casos do Refis da crise liberação de linha de crédito para Angola)”, declarou.

À Polícia Federal, Marcelo Odebrecht afirmou ainda que seu pai ‘nunca’ lhe contou que ‘Lula havia pedido apoio financeiro a algum benefício específico que o Governo Federal havia dado ou ainda daria’.

“Acredita que doação para filme fazia parte da agenda mais geral da Odebrecht com PT/Lula, ou, por exemplo, de uma ‘conta corrente geral/relacionamento’ que Emílio poderia manter com Lula”, afirmou.

A reportagem tentou contato com Gilberto Carvalho. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, LULA

A defesa informou que não vai comentar.

Fausto Macedo, Estadão

Opinião dos leitores

  1. A verdade é que Lula incomoda porque tem voto e representa o povo pobre e excluído do país.
    Se não tivesse voto ou representasse os empresários como os Democratas e Tucanos,quem se importaria com um mero spartamentoxinho no Guarujá?
    Ora se com malas de dinheiro e helicópteros carregados de cocaína não se importam.
    Isso não vem só caso não é?
    Aviões caem matando um candidato e beneficiando outro que foi pro segundo turno por causa desse "acidente", é ninguém investiga com tanta garra e rapidez. Até agora nada.
    Outro cai matando Ministro do STF que faria importantes revelações sobre membros do governo Temer e seu aliado Aécio, e até agora nada.
    kkkkk
    Ainda querem que eu acredite em contos de fadas?

  2. como uma pessoa so consegue estar em todo lugar que esteja corrupçao, roubo, fraude, mentiras tudo que não presta este individuo estar envolvido, e ainda consegue iludir alguns mesmo condenado

  3. Eu acho muito estranho, o filme chamado polícia federal, até hoje ninguém sabe quem foi o patrocínio, é muita perseguição contra o homem, calma gente o homem não vai ser candidato.

    1. De ele Se candidatar eu VOU votar em luladrao. Pra ele termimar o seuviço que começou.

    2. Que elite? a das empreiteiras, dos bancos e das montadoras?
      Ainda tem que caia nesse papo de zelites.

  4. Não sei porque esse processo me faz lembrar do que sofreram o Barão de Mauá, Getúlio Vargas, Juscelino, Jango, Luiz Carlos Prestes, e tantos outros que ousaram se levantar contra os poderosos donos das "Casas Grandes" desse imenso e desigual país que condena a Senzala todo escravo que se "meta a besta", rebelanfo-se contra seus desmandos e abusos, sempre resoaldados "pela Lei".
    Sempre contando com os judiciários como braços institucionais das elites dominantes na história dos povos, vimos Giordano Bruno, Ghandi, Mandela, é tantos outros em barcos semelhantes.
    Seus verdadeiros crimes?
    Desafiaram os "Donos dos Poderes". Enfrentaram e se tornaram líderes dos injustiçados, explorados e excluídos de um sistema que copta e manipula seu povo alienando-o com subterfúgios supérfluos.
    Quando o povo acordar…

    1. A proteção da liberdade de expressão está diretamente associada a garantia da dignidade da pessoa humana e da democracia. Ocorre que as relações sociais, o ambiente democrático e o contexto multicultural impõem contornos ao direito de expressão, que – tal como os fundamentais em especial -conhece restrições.
      O exercício abusivo da liberdade de expressão a pode transformar em crime.
      Ocorre que são muitas as hipóteses em que as manifestações do pensamento entram em conflito com outros direitos e valores constitucionalmente protegidos. Dentre os diversos conflitos situam-se as manifestações que expressam mensagens violentas, intolerantes e cheias de conteúdo preconceituoso que possa induzir ao ódio.
      Ao se manifestar sobre qualquer pessoa, fato ou situação é bom pensar nisso.

  5. Falou Lula já sabe que tem roubo pela frente
    Tomara que esse ladrão pegue uma cadeia logo
    Vamos contar com a justiça eu disse JUSTIÇA

    1. Vc está falando da mesma justiça que mantém a irmã de Aécio e a mulher de Cunha em casa tranquilamente,
      Ou da Justiça que absolveu Aécio e mantém Temer fora da cadeia?

  6. Alguém tem dúvidas sobre a corrupção para a produção desse filme? Tudo que se relaciona a Lula e ao PT tem fraude pelo caminho. Essa quadrilha não tem precedentes na história mundial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CASO MASTER: Fachin dá 5 dias para Mendonça, Moraes, PGR e PF explicarem crise no STF

Foto: EBC

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, deu prazo de cinco dias úteis para que o ministro André Mendonça, o ministro Alexandre de Moraes, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal prestem informações sobre os fatos que levaram à nova crise dentro da Corte.

A determinação ocorre em meio à troca de acusações envolvendo os ministros e às revelações relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. Mendonça tornou público um relatório da Polícia Federal que reúne mensagens trocadas entre Vorcaro e Moraes e outros elementos que passaram a ser analisados pelo STF.

Moraes, por sua vez, pediu a Fachin que sejam adotadas providências contra Mendonça, alegando possível abuso de autoridade, improbidade administrativa e crimes de responsabilidade pela divulgação do material. O pedido foi encaminhado no âmbito do inquérito das fake news.

A crise também envolve questionamentos sobre a atuação da Polícia Federal e da PGR nas investigações relacionadas ao Banco Master. O episódio ganhou ainda mais tensão após o depoimento sigiloso de Vorcaro ao gabinete de Mendonça, realizado enquanto ele também deveria prestar depoimento à PF.

 

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] Renan chama Cury de “pastel de vento” e psiquiatra ironiza: “delícia”

Imagem: Reprodução/Congresso em Foco

A disputa entre os candidatos à presidência da República Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante) ganhou um novo capítulo bem-humorado nesta quinta-feira (3), depois que Renan classificou o psiquiatra como um “pastel de vento”.

Cury respondeu em tom irônico e evitou entrar em confronto direto. “Eu gosto muito de pastel, acho uma delícia”, afirmou, antes de dizer que respeita Renan e que prefere tratar os concorrentes como adversários, e não como inimigos.

A provocação começou durante entrevista ao podcast Flow, quando Renan criticou a postura de Cury de rejeitar a polarização política e defender diálogo entre diferentes campos.

“O Cury deve estar falando que você tem que ficar motivado, que ele não gosta da polarização, que ele é do bem, que todo mundo pode se juntar e resolver tudo”, disse.

“Eu chamo ele de pastel de vento. É um pastel de vento, não tem nada. Tá, mas quando o problema aparecer na sua frente, o que você vai fazer? ‘Nós vamos dialogar bastante’.”

Com informação de Congresso em Foco

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

INQUÉRITO FAKE NEWS: Moraes encaminha a Fachin pedido de investigação contra Mendonça

Fotos:: Fabio Rodrigues-Pozzebom da Agência Brasil e Carlos Moura do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta quinta-feira (3) ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, pedido de investigação contra o ministro André Mendonça.

Na petição, Moraes disse que há presença de fortes indícios da prática de improbidade administrativa, abuso de autoridade, crime de responsabilidade e favorecimento a determinados grupos políticos no exercício da relatoria das Operação Sem Desconto e Operação Compliance Zero.

O ministro André Medonça ainda não se manifestou.

Na terça-feira (1), o ministro André Mendonça retirou o sigilo do relatório da Polícia Federal (PF) que expõs mensagens e contatos entre Moraes e Daniel Vorcaro.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou também na terça pela nulidade da investigação ordenada por André Mendonça que apontou relação entre Moraes e Daniel Vorcaro.

As mensagens reveladas pelo relatório da PF também indicam proximidade entre o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e Vorcaro.

 

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

MAIS UMA: Técnica de enfermagem é enforcada e agredida pelo marido em Parnamirim

Foto: Reprodução

A técnica de enfermagem Ingrid Katerine, de 30 anos, denunciou ter sido agredida e sufocada pelo marido durante uma discussão em Parnamirim, na Grande Natal. O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e o homem, de 47 anos, foi preso em flagrante, segundo informações divulgadas sobre a ocorrência. Com informações do Agora RN.

Em relatos publicados nas redes sociais, Ingrid afirmou que chegou a perder a consciência durante o episódio. Ela também compartilhou fotos em que aparecem lesões no rosto e em outras partes do corpo.

Vítima relata agressões

Segundo o relato da técnica de enfermagem, a discussão começou por causa de um carro da família. Ela contou que foi à residência do marido para recuperar o veículo e que, durante a situação, teria sido imobilizada, sufocada e atingida no rosto.

“Ele me colocou no chão, me enforcou, botou o cotovelo em cima do meu rosto e deu um soco no meu olho”, disse Ingrid em vídeo divulgado nas redes sociais. A mulher afirmou que desmaiou por alguns segundos.

O caso ocorreu na casa do homem. A vítima relatou que a filha do casal, de 9 anos, já havia presenciado episódios de agressões verbais e psicológicas. As informações são da vítima e deverão ser apuradas pelas autoridades.

Prisão e investigação

Após procurar atendimento médico, Ingrid formalizou a denúncia na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Parnamirim e passou por exame de corpo de delito. O suspeito foi preso em flagrante e o registro foi feito como lesão corporal praticada em contexto de violência contra a mulher, conforme informações divulgadas pela imprensa local.

A prisão em flagrante não representa condenação. O caso seguirá sob análise da Polícia Civil e da Justiça, que deverão definir os próximos procedimentos.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Maioria dos brasileiros desaprova Lula, STF e Congresso, diz pesquisa Futura/100% Cidades

Foto: Nelson Jr/STF

Levantamento da Futura/100% Cidades mostra que a maioria dos eleitores brasileiros desaprova o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. A pesquisa foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 3.

Em relação a Lula, 50,9% desaprovam o trabalho do presidente. A aprovação fica em 46,4%. Já 2,8% não souberam ou não quiseram responder.

A rejeição ao Congresso Nacional é maior. De acordo com a pesquisa, 59,4% desaprovam a atuação, em geral, dos senadores e dos deputados federais. Do total de entrevistados, 30,6% disseram aprovar o Legislativo. Enquanto isso, 10% não souberam ou não quiseram responder.

O STF também apresenta rejeição acima dos 50%. Conforme o levantamento, 52,7% desaprovam o Supremo. Por outro lado, 39,1% aprovam a atuação da Corte. O bloco dos que não souberam ou não quiseram responder é composto de 8,2%.

A fim de mensurar o grau de desaprovação de Lula, do STF e do Congresso Nacional, a equipe da Futura/100% Cidades entrevistou 2 mil eleitores em potencial, em 677 municípios brasileiros. O trabalho nesse sentido ocorreu de 27 de agosto a 1º de setembro.

De acordo com os organizadores, a pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Além disso, o nível de confiança do material é de 95%.

O código BR -02793/2026 é protocolo de registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral.

Com informações da Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Flávio pede que Vorcaro fale tudo para que os fatos sejam esclarecidos

Imagem: Reprodução/Delatei News/X

O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) tem defendido a legalidade de sua atuação ao captar recursos privados com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para financiar a cinebiografia de seu pai, intitulada Dark Horse.

Em uma publicação de vídeo, Flávio pede a Vorcaro que abra o jogo, literalmente, e fale quem são os envolvidos no escândalo do Caso Master, inclusive, ministros do STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

“TECNOFASCISMO”: Petro diz que “algoritmos” vão interferir em eleição no Brasil

Foto: EFE

O ex-presidente da Colômbia Gustavo Petro afirmou nesta quarta-feira (2), sem apresentar provas, que o atual mandatário do país, o conservador Abelardo de la Espriella, venceu o último pleito pela intromissão de “algoritmos” e pelo que chamou de “tecnofascismo”, e advertiu que essa situação poderá se repetir nas eleições de outubro no Brasil e nas do México em 2027.

“É o sistema que se quer expandir, e não está certo. O México está em perigo, e o Brasil vem aí. Esses métodos têm legitimação na classe política que está dirigindo atualmente os Estados Unidos”, disse o político de esquerda durante sua aula magna na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em sua primeira viagem fora da Colômbia como ex-presidente.

A palestra contou com auditório lotado e começou com um atraso de quase duas horas devido a uma reunião que Petro teve com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional.

O ex-mandatário não entrou em detalhes sobre o encontro Sheinbaum, mas comentou que eles conversaram sobre a esquerda e o “humanismo” na elaboração das políticas.

Segundo Petro, Sheinbaum lhe propôs participar de “coordenações intelectuais acadêmicas” no México, o que ele recusou devido à sua decisão de permanecer na Colômbia.

Com informações de Pleno News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Emissoras cobram Lula e Flávio em debate do dia 14: ‘Respeito ao eleitor’

Foto: Reprodução/Band

O pool de 11 veículos de imprensa pressionou publicamente, nesta quinta-feira (3), o senador Flávio Bolsonaro (PL) e presidente Lula (PT) para que confirmem presença no debate presidencial marcado para o dia 14 deste mês de setembro. Emissoras como CNN Brasil, RedeTV! e SBT ressaltaram que a aceitação do convite pelos líderes da disputa pelo governo do Brasil representaria uma atitude respeitosa com a democracia e eleitores.

Em comunicado público, o pool estabeleceu a próxima segunda-feira (7) como limite para uma definição da presença ou ausência de Lula e Flávio no debate denominado “O Momento da Decisão”. E lembrou que os demais convidados, Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) já confirmaram presença.

“O debate presidencial é uma oportunidade fundamental para que os eleitores conheçam e comparem diretamente as propostas, posições e visões de país dos candidatos à Presidência da República, em um ambiente comum, submetido às mesmas regras e ao contraditório. A participação dos candidatos em um encontro dessa relevância representa respeito ao debate público, ao processo democrático e, sobretudo, ao eleitor, que tem o direito de conhecer e confrontar as propostas daqueles que pretendem governar o País”, diz o trecho final da cobrança pública a Lula e Flávio.

As emissoras ressaltam ainda que o pool é a maior e histórica parceria entre veículos de comunicação brasileiros para realizar debates eleitorais e nasceu para atender a uma demanda dos próprios partidos políticos, como forma de evitar a multiplicação de encontros no período de campanha nas ruas, que foi encurtado de 90 dias para 45 dias, desde as eleições de 2016.

Além de Lula e Flávio, Romeu Zema faltou ao primeiro debate presidencial em TV aberta destas eleições, no último dia 23 de agosto, na Band. Eles foram convidados, seus representantes participaram das reuniões na emissora. E seus púlpitos ficaram vazios no estúdio, durante a transmissão com Renan Santos, Caiado e Cury.

Com informações do Diário do Poder

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘MASTERWHATS’: Plataforma idêntica ao WhatsApp reúne 65 mil mensagens de Vorcaro

Foto: Reprodução

O ‘MasterWhats’, uma nova plataforma interativa criada que simula o WhatsApp, passou a disponibilizar a consulta pública de 66.387 mensagens trocadas pelo empresário Daniel Vorcaro com figuras públicas e autoridades brasileiras.

Desenvolvido com apoio de inteligência artificial e foco em navegação por celular, o site organiza 24 conversas apreendidas pela Polícia Federal, permitindo buscas por termos e compartilhamento direto de trechos específicos.

O acervo reuniu materiais obtidos em duas etapas distintas da investigação sobre o ex-dono do Banco Master, preso pela Polícia Federal em novembro de 2025. O primeiro lote envolveu 65.772 mensagens trocadas com Martha Graeff, reveladas em março de 2026.

Já em setembro de 2026, a divulgação do relatório da Polícia Federal trouxe contatos com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e outras 22 pessoas. Por estarem salvas em formato de imagem dentro do laudo oficial, as conversas precisaram ser transcritas individualmente para compor o banco de dados.

Inspirado no projeto ‘MasterZap’, idealizado por Lucas Matheus, o site teve seu código-fonte disponibilizado no GitHub sob a intenção de receber colaborações de outros desenvolvedores. A proposta do criador Rafael Miranda Bressan é evoluir a ferramenta para comportar eventuais novos conjuntos de dados no futuro.

Com informações do portal NDMais

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

PESQUISA DATAFOLHA: Lula e Flávio Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados em cenário de segundo turno

Foto: Carla Sena/Arte Metrópoles

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3/9) pelo Instituto Datafolha traz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto, contra 44% do senador Flávio Bolsonaro (PL), num confronto hipotético de segundo turno.

A diferença de apenas dois pontos percentuais configura uma situação de empate técnico, considerando os parâmetros estatísticos do levantamento. Os números revelam uma disputa muito equilibrada entre as duas principais correntes eleitorais no cenário nacional.

Confira o resultado:

Lula (PT): 46%
Flávio Bolsonaro (PL): 44%
Em branco/nulo/nenhum: 9%
Indecisos: 2%

Foto: Reprodução/CNN

No último levantamento realizado pelo mesmo instituto e divulgado no dia 21 de agosto, Lula liderava com 47% das intenções de voto para o 2º turno; seguido por Flávio Bolsonaro que tinha 43% — a diferença era de 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

PRIMEIRO TURNO

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3/9), um mês antes das eleições, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38% das intenções de voto no 1º turno contra 33% de Flávio Bolsonaro (PL).

O levantamento também confirma a ascensão do escritor Augusto Cury, que marcou 8% — uma subida de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 21 de agosto.

Ao todo, 13 candidatos concorrem ao Palácio do Planalto. Veja os resultados:

Lula (PT): 38% (- 1 p.p)
Flávio Bolsonaro (PL): 33% (=)
Escritor Augusto Cury (Avante): 8% (+ 6 p.p)
Ronaldo Caiado (PSD): 4% (- 1 p.p)
Renan Santos (Missão): 3% (- 1 p.p)
Romeu Zema (Novo): 2% (- 1 p.p)
Samara Martins (UP): 1% (=)
Edmilson Costa (PCB): 1% (=)
Rui Costa Pimenta (PCO): 1% (=)
Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0 (=)
Clariana Barão (DC): 0 (=)
Hertz Dias (PSTU): 0 (=)
Em branco/nulo/nenhum: 6% (=)
Indecisos: 3% (-1 p.p)

O candidato Pablo Marçal (PRTB), que está inelegível, não foi considerado na pesquisa.

No último levantamento feito pelo mesmo instituto e divulgado no dia 21 de agosto, Lula liderava com 39% das intenções de voto entre os entrevistados; seguido por Flávio Bolsonaro que tinha 33%.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 125 cidades na terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A pesquisa, contratada pela TV Globo e pela Folha, está registrada no TSE com o código BR-03669/2026.

Com informações de Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *