Jornalismo

Luciano Huck pode deixar de gravar em Natal por causa da burocracia

Copio texto do Blog de Alex Medeiros e público no final documento da Superintendência do Patrimônio da União no RN. Isso é um verdadeiro absurdo, eu tenho alergia a tecnocratas. Patrimônio da união cobrar para a cidade ter divulgação é demais. Fico me perguntando aonde vamos parar?

Há poucos dias a imprensa de Natal divulgou que o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, viria gravar seu programa “Caldeirão do Huck” na cidade.

Nem precisa argumentos técnicos para se entender a vantagem em termos de divulgação para a capital potiguar de uma iniciativa como esta.

Um dos campeões de audiência da maior rede de TV do País, o programa do marido da Angélica tem catapultado o turismo e autoestima de muitas cidades brasileiras.

Sua vinda para Natal em setembro é como uma apoteose turística que conclui outras filmagens já feitas por aqui, como as cenas da novela “Sansão e Dalila”, da Record, e as matérias sobre belezas naturais com Datena, na Band.

Natal também foi bastante divulgada quando da realização de jogos da seleção de basquete e vôlei e dos jogos com atletas masters, por canais fechados como Sportv e BandSports.

Mas, eis que a presença de Luciano Huck na cidade está sendo ameaçada por um surto de totalitarismo na burocracia da Superintendência do Patrimônio da União no RN, órgão dirigido por gente indicada pelo PT da deputada federal Fátima Bezerra.

Uma correspondência com aspecto cerceador, encaminhada pelo tal órgão, exige que os responsáveis pelas gravações do programa “Caldeirão” enumere os locais de filmagens e a estrutura que será dispendida.

Em que pese a “missão” da superintendente que assina o documento, de defender o patrimônio público, a correspondência tem todos os sintomas para um processo de chocagem de um ovo de serpente.

A senhora Yeda Cunha, imbuída de defender os interesses do povo, segundo ela própria deixa claro na missiva, informa aos interessados na gravação sobre o lado oneroso da questão, uma espécie de cachê para usar o solo e a paisagem natalenses.

Ou seja, há um explícito aviso de que é preciso pagar para filmar em Natal, posto que o programa tem “fins lucrativos”, diz a defensora do meu, do seu, dos nossos interesses “enquanto povo de Natal”.

Evidente que a TV Globo – ou qualquer outra emissora – fará ouvido de mercador diante de tal afronta e não vai levar a sério o petulante pedágio da douta superintendência.

Se houver alguém no tal órgão com um celular desses modernosos que contém aplicativo de máquina calculadora, conseguirá facilmente imaginar que Natal é quem deveria pagar para ser divulgada em rede nacional e, quiçá, contexto internacional.

Pelo que está exposto na correspondência (veja fac-símile), imaginem como não será daqui pra frente o trabalho de fotógrafos, cinegrafistas, pintores, retratistas, video-makers, cineastas, documentaristas, historiadores e o escambau.

Uma exposição fotográfica sobre as belezas de Ponta Negra, por exemplo, incorrerá ao profissional o pagamento do “pedágio patrimonial” da valorosa superintendência e sua chefa.

Afinal, nem só de fins artísticos vive um fotógrafo, mas também lucrativos. Este blogueiro ateu pede aos natalenses que entendem o aspecto turístico de uma filmagem do “Caldeirão do Huck” que rezem para a TV Globo “cagar e andar” para tão absurda correspondência.

Pois do contrário, estará parida uma serpente tão periculosa quanto aquela no ninho da censura e do cerceamento da comunicação social de tempos pregressos no Brasil.

Opinião dos leitores

  1. Absurdo essa atitude do SPU. o direito da União de cobrar a Taxa de Ocupação pelo uso das terras de marinha, naõ incluem as áreas de uso comum. Há uma gde diferença entre Terras de Marinha (33m a partir da Prea a mar) e areas de praia, de uso comum!

  2. Rodrigo, Júnior Campos e companhia…vcs estão deslumbrados só pq é um programa da Globo…só podem, para não enxergar o que eu e outras pessoas aqui colocamos. E que, por sinal, se vcs nunca leram a Constituição Federal, deveriam começar a ler para saber o que é direito e dever neste país em que vivemos.

  3. Gostaria de saber dos grandes juristas que aqui escreveram!

    Quem mais mau faz ao meio ambiente, 250 bugres que não pagam nenhum tipo de imposto a não ser o licenciamento do carro, derramando seus óleos queimados, que não deixam nois, Nativos, ter o direito de conhecer as dunas, aqui descutidas por causa de uma propaganda instituicional de nossa cidade, O que esta Senhora Yeda Cunha ta fazendo é um desfavor a nossa cidade!
    Não me venham com esta que eu sou contra a burocracia, não, não sou contra, sou ate a favor! mas direitos são iguais! porque cobra ao Caldeirão do Huck, um programa com 10 (DEZ) anos de grade da TV GLOBO , o maior canal de comunicação da América Latina! e não cobrar a um programainha que nem sei o nome da SIMTV! filiada da Rede TV aqui em nossa cidade, lembrando este não traz nenhum, tipo de bemfeitorias a nossa cidade, muito menos a cultura de nossos jovens , estes publico alvo dos dois programas!

  4. Incrível como ainda existem pessoas que defendem a "burrocracia" estatal petista… Se Natal perder essa chance de exposição nacional por causa dessa decisão da "doutora" que ocupa o cargo de Superintendente do SPU, que se calcule o prejuízo e que se cobre dela judicial e administrativamente.

  5. Me diga uma coisa ô Helemo que danado tem haver a gravação de programas em Natal com a casa que o apresentador dele tem no RJ? e outra você disse que já que ocorreram agreções ao meio ambiente em gravações de programa, onde foi isso?
    Beto Costa o senhor se diz inteligente com certeza pelas suas explicações dece ser Diretor de Marketing de alguma grande empresa. Depois me explica aqui que sou como você colocou estúpido. O que tem haver carnatal com Luciano Hulk? artindo deve mesmo ponto de vista então empresas como Nordestão e rede mais por exemplo tem que dividir os Lucros com o Sr. pois mesmo já utilizaram imagens de nossa cidade.
    Só rindo mesmo.

  6. Qualquer utilização do espaço público que requeira intervenção e isolamento de área, ou seja, limitação de uso por parte de todas as outras pessoas, deve ser previamente comunicada e autorizada pelo Poder Público, com a cobrança das taxas legalmente previstas. Não há qualquer ilegalidade nisso! Ademais, a divulgação turística é interesse do município do Natal e do Estado do RN, não do Patrimônio da União, que não tem nada a ver com isso. Deveriam, então, Prefeitura e Governo do Estado, arcarem com os custos.

  7. Sera que Yeda Cunha teve tal atencao com os outros programa de visibilidade nacional, como o da Band gravado em dezembro de 2010, e foi exibido em janeiro de 2011?!? Sera que ela cobrou para a SIMTV gravar programa de verao na beira da praia?!? Esta na hora da imprensa de massa do nosso estado acordar para essas pessoas e mostrar a cara delas.

    Bruno, fica a dica para voce procurar a senhora Yeda Cunha e entrevista-la.

  8. Povo que enxerga um palmo à frente do nariz. Cobrar para que Natal seja exposta em uma das maiores audiencias da TV mundial, só pode está de brincadeira. Só comentei e li amatéria por causa de Bruno Giovanni!

  9. O engraçado é : que se a cidade é entregue as baratas, reclamam; se há formalidade nas coisas, reclamam. Isso não é um fato isolado!

  10. Só faço perguntas:os outros programas pagaram p expor o patrimônio cultural de Natal na mídia? Se, sim qa que foi aplicado?Cadê a prestação de contas?

  11. Eu acredito que é certa a atitude do MP. Não podemos ser hipócritas e fáceis para permitir que o senhor Luciano Huck e sua emissora TV Globo venham e façam o que bem querem na nossa cidade. Temos que saber sim quais as áreas que eles querem filmar, para não virar casa da Mãe Joana. O 4º parágrafo do documento deixa claro para um leitor atento e consciente que as ações recomendadas ou determinadas são exclusivamente para defender o nosso meio ambiente de possíveis agressões, como já ocorreu em outros locais usados para gravação. Infelizmente, uma grande parte da população não pensa dessa forma e só pensa na exposição imediata da cidade. Uma pena. Ou vcs querem que aqui vire a praia particular do Huck, como ele fez no Rio de Janeiro???? Pensem bem nisso.

    1. Gravação de 4 programas vai acabar com o meio ambiente? Vc viu aonda está cobrando para usar? Vamos facilitar e não dificultar as boas ações!!

  12. Eita terrinha de burocratas. Aqui se paga 50 para o outro não ganhar 20, assim é o ditado que dizem pelas terras de potiguar h muitos anos´.

  13. caro bloqueiro, ela esta cumprimdo a Constituição e a lei especifica do patrimonio da União. Se a Globo, com todo poder q tem, não poder pagar uma micharia pelas taxas envolvidas ( simples autorizações), que o sr pague do seu bolso e peça para divulgar seu blog, como marketing.
    Primeiro vamos ser inteligentes, e depois, todos poderão ser os estupidos que desejem ser. Entenda: é o privado lucrando sobre aquilo que pertence a todos…E ninguém, absolutamente ninguém, racha com a Globo e seu Hulk os ganhos deles. Salvo alguns blogs e outras coisas mais… Exemplo local: Carnatal, mina de ouro paga pelo meu imposto, seu imposto, etc…Elegem quem eles querem e depois repartem o poder….

    1. Caro Beto, estamos falando de vender a imagem da cidade, que gera receita e emprego, estamos falando de Turismo!!! Minha opinião continua. Um absurdo!! Se fosse uma festa, tudo bem, mas estamos falando de divisas vindo para o RN através da propaganda gerada por essa ação!!

  14. Um absurdo essa invenção da excelentíssima doutora Yeda Cunha, mas que culpa tem quem está a frente, culpa tem quem nomeia esse tipo de gente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haddad diz que resposta ao tarifaço será dividida em três linhas de atuação: financiamento, análise de impostos e compras públicas

Imagem: reprodução/GloboNews

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a Medida Provisória (MP) criada pelo governo Lula em reação ao tarifaço dos EUA, prevê três linhas de atuação junto às empresas brasileiras: financiamento, compras públicas e análise de impostos.

“Isso [exportações de produtos focados aos EUA] a MP trata de três formas diferentes: as linhas de financiamento; tem a questão tributária, que vai receber um tratamento específico; e estamos mexendo também com compras governamentais”, disse, durante entrevista do ministro ao Estúdio i, da GloboNews quando questionado sobre produtos produzidos especificamente ao mercado norte-americano.

A sobretaxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros entrou em vigor no dia 6 de agosto. Entre os motivos, Trump citou processos da Justiça brasileira contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que responde a processos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O governo ainda não divulgou oficialmente a proposta em resposta ao tarifaço, o que deve ocorrer até esta terça (12). Segundo o ministro, a medida precisa ser flexível para ser adaptada por todas as empresas que exportam para os Estados Unidos e são impactadas pela tarifa.

Nesta segunda-feira (11), o presidente Lula se reúne com o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin para alinhar os últimos detalhes do plano de contingência ao tarifaço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após denunciar adultização, Felca diz que começou a sofrer ameaças e passou a andar de carro blindado e segurança particular

Foto: Reprodução/YouTube

O youtuber e influenciador Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, revelou, durante conversa em um podcast, que após se pronunciar contra casas de apostas online e denunciar a exploração de menores de idade na criação de conteúdos na internet, passou a receber ameaças e precisou começar a andar de carro blindado e segurança particular.

“A questão das bets, muitas ameças. A da adultização existem muitas ameaças de processo. Provavelmente e a gente conta com isso, que vai existir alguns processos”, contou o influenciador durante entrevista ao canal PodDelas.

O vídeo publicado pelo youtuber, chamado de “Adultização” possui mais de 50 minutos e já ultrapassa o total de 27 milhões de visualizações.

Nele, Felca expõe o influenciador Hytalo Santos, como alguém que cria conteúdos para a internet sexualizando menores de idade, ele também entrevista uma psicóloga que conta o perigo dessa exposição para a “alimentação” de conteúdos à pedófilos.

Hytalo já é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde 2024, pela exploração da imagem de crianças e adolescentes nas redes sociais. O influenciador que possui mais de 20 milhões de seguidores, teve sua conta do Instagram desativada após a repercussão do vídeo de Felca.

Bets

Na época em que alguns influenciadores foram chamados à CPI das Bets para prestar esclarecimentos sobre a publicidade para casa de apostas, Felca chegou a criticar e afirmar que já foi convidado para esse tipo de divulgação.

Sempre se posicionando contra o assunto, ele também alertou o público a não acreditar nesse tipo de publicidade, afirmando que os influenciadores ganhavam em cima da perda de seus seguidores.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TARIFAÇO: Reunião de Haddad com secretário do Tesouro dos EUA é cancelada

Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a reunião que teria com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada. O ministro do Governo Lula atribui o cancelamento a uma articulação de grupos de extrema-direita.

Embora não tenha mencionado nomes diretamente, Haddad afirmou que ao ter conhecimento do encontro, o grupo agiu para impedir que ele acontecesse. Ele não citou o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas deu a entender que houve interferência política.

A reunião agora está sem nova data marcada, e segundo o ministro, não há previsão de que ocorra nos próximos dias. Haddad destacou ainda que os Estados Unidos estão promovendo mudanças estruturais em sua política externa, alterando a forma como se relacionam com o mundo, e que isso não se trata apenas de uma questão ideológica.

O ministro também afirmou que Lula não fechou portas para uma eventual ligação com Trump, apesar da declaração recente em que afirmou que “não se humilharia” para fazer esse contato. O ministro destacou ainda que o governo brasileiro tentou, por diversas vezes, remarcar a reunião com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

A declaração foi dada durante entrevista ao Estúdio i da GloboNews. Haddad participa ainda hoje de uma reunião, à tarde, com o presidente Lula e com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.

Com informações de CBN

Opinião dos leitores

  1. Normal, aprendemos com extrema esquerda em toda gestão do extrema presidente Jair Bolsonaro, foram quatro anos a extrema esquerda com a parceria do supremo tribunal federal, sabotando a gestão do Mito, agora aguenta, com o Galeguinho dos olhos azuis o coco é seco.

  2. Vai se desculpar, chorar, correr atrás, arrotar prepotência, burrice, latir fino e não vai resolver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaíba ganha uma das mais modernas escolas públicas do RN no Dia do Estudante

Em plena manhã do Dia do Estudante, nesta segunda-feira (11), Macaíba testemunhou a inauguração da nova sede da Escola Municipal Iolanda Chaves de Lucena, localizada na comunidade rural de Lagoa do Mato. A entrega das novas instalações da unidade de ensino, sediada nos últimos cerca de 10 anos em uma sede improvisada onde funcionaram baias de cavalo, marca uma mudança de grande simbologia para a educação macaibense.

Essa escola possui arquitetura lúdica e conta com quatro salas de aula, uma sala de professores e de coordenação, uma sala de informática, uma sala de leitura, sala multifuncional, um refeitório e banheiros com acessibilidade, abrangendo uma área construída total de 513 metros quadrados. A unidade tem capacidade para receber mais de 100 alunos a partir do nível III da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A partir da próxima segunda (18), já começa o ensino em tempo integral para os alunos da modalidade do Fundamental.

As salas de aula são climatizadas, com retroprojetor e tablets para os alunos do Ensino Fundamental. Brevemente, será instalada energia solar no imóvel. O valor para a sua construção foi destinado por uma emenda parlamentar do senador da República, Styvenson Valentim, totalizando R$ 1,1 milhão de reais. Possui características inovadoras e singulares, por ser a primeira unidade pública de ensino no Rio Grande do Norte a contar com tecnologias de ponta como reconhecimento facial, monitoramento por vídeo e botão de pânico integrado ao Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP) de Macaíba, tornando-se referência para a implementação do programa “Escola Segura”.

Durante a solenidade, houve uma apresentação e alunos da escola com a música “Salve nosso planeta”. A estudante Laysa Willayane falou em nome da comunidade escolar: “Hoje, estamos realizando um sonho antigo, que vem sendo sonhado há mais de 11 anos por toda a comunidade de Lagoa do Mato, que é a conclusão de uma escola nova, uma escola nossa, um sonho que se realiza”.

Muito satisfeito com esse momento histórico, o prefeito Emídio Jr. começou destacando a parceria com o mandato do senador Styvenson Valentim, substituindo o espaço onde um dia funcionaram baias de cavalo por um prédio modelo, com estrutura moderna e sistema inovador de segurança e tecnologia. Emídio entregou um Preito de Gratidão pelos relevantes serviços prestados a Macaíba. Em seguida, narrou toda a sua trajetória de luta junto ao senador, desde a época de vereador, para que a nova escola saísse do papel. “Hoje, estamos entregando a escola mais moderna do Rio Grande do Norte, e sem essa parceria isso não seria possível. A escola está pronta e entregue à população de Lagoa do Mato e região, onde serão atendidas 100 crianças e teremos o projeto Escola Segura e vocês vão ter certeza que seus filhos vão estar seguros com esse monitoramento que serve de exemplo para todo o RN, porque nossa gestão tem um olhar diferenciado. Hoje é Dia do Estudante e vocês estão ganhando esse grande presente!”.

O senador Styvenson Valentim relatou: “Se eu disser que vou fazer, eu vou fazer. Foram mais 1,4 milhão de reais para construir e equipar. Uma escola como essa merece palmas. Você, Emídio, conseguiu fazer uma obra boa e de qualidade com tudo o que já foi dito aqui de tecnologia com 1.460.000 reais. Está aí o que a política pode fazer. Eu mando recursos, eu cobro o prazo, porque eu quero o melhor. Esse dinheiro não é presente meu, mas é minha obrigação com o dinheiro de vocês (população). Através do nosso mandato, estamos entregando o que vocês sempre mereceram para vocês e seus filhos”.

O prefeito Emídio Jr. esteve acompanhado pelos (as) vereadores (as): Érika Emídio (presidente da Câmara), Ana Catarina, Tafarel Freitas, Clarissa Matias, Edi do Posto, Dadaia Ribeiro, Rita Oliveira, Igor Targino, Venício Filho, Socorro Nogueira, Aroldo da Saúde, Otacílio Andrade e Sérgio Lima, secretários municipais, servidores, alunos e comunidade de Lagoa do Mato e região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corregedoria tem 48 horas para analisar se a Câmara pune deputados envolvidos em ocupação da Mesa Diretora

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

A Corregedoria Parlamentar da Câmara dos Deputados recebeu, nesta segunda-feira (11/8), as representações de afastamento contra 14 deputados que participaram, na última semana, da obstrução dos trabalhos na Casa.

A decisão sobre os pedidos de suspensão e cassação dos parlamentares será analisada pelo corregedor Diego Coronel (PSD-BA), que terá 48 horas para se manifestar.

Na sexta-feira (8/8), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou as representações de afastamento contra os deputados por até seis meses.

Veja quem são:

  • Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
  • Nikolas Ferreira (PL-MG);
  • Julia Zanatta (PL-SC);
  • Luciano Zucco (PL-SC);
  • Allan Garcês (PP-MA);
  • Caroline de Toni (PL-SC);
  • Marco Feliciano (PL-SP);
  • Domingos Sávio (PL-MG);
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS);
  • Zé Trovão (PL-SC);
  • Bia Kicis (PL-DF);
  • Carlos Jordy (PL-RJ);
  • Marcos Pollon (PL-MS);
  • Paulo Bilynskyj (PL-SP).

A decisão foi tomada pela Mesa, sob o comando do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após os congressistas se recusarem a deixar a cadeira de Motta e a Mesa Diretora durante a retomada das sessões na Casa, na última quarta-feira (6/8).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decisão sigilosa de Toffoli trava investigações sobre fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do INSS; entenda

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou que a Polícia Federal envie para seu gabinete todas as investigações sobre fraudes em descontos de benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para analisar se o caso deve tramitar sob sua competência.

Apesar de não determinar a suspensão das apurações, a decisão, na prática, acabou paralisando o andamento dos inquéritos da Operação Sem Desconto. Diante da incerteza sobre a competência do caso, os investigadores estão aguardando uma definição para evitar a anulação de diligências.

A determinação de Toffoli foi revelada pela revista Piauí e confirmada pelo Estadão.

Toffoli abriu um processo sigiloso para concentrar as investigações do caso. Em um dos seus despachos enviados à PF, o ministro não deixou claro qual seria a fundamentação para que o processo ficasse sob sua competência, ou seja, que fosse relator do caso.

“Esclareço, quanto ao pedido formulado no sentido de que o diretor-geral da Polícia Federal informe os números de todos os inquéritos tramitando pelo País envolvendo a temática, que já há procedimento sigiloso específico instaurado em meu gabinete visando a essa providência”, escreveu o ministro, em decisão proferida no mês de junho.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda não se manifestou sobre a eventual prevenção de Toffoli no caso.

A Operação Sem Desconto teve sua primeira fase deflagrada pela PF em 23 de abril, em uma ação que afastou o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e apontou suspeitas de descontos irregulares bilionários dos beneficiários.

Esses descontos, de acordo com as apurações, foram feitos de forma irregular por uma atuação de associações e sindicatos de aposentados em conjunto com integrantes do INSS. Essa primeira fase cumpriu 211 mandados de busca e apreensão.

A investigação tramita por meio de diferentes inquéritos abertos em diversos Estados, que miram diferentes sindicatos envolvidos nas fraudes.

Até o momento, o INSS calcula em R$ 3,3 bilhões o dinheiro necessário para ressarcir os aposentados lesados.

Com as decisões de Toffoli, entretanto, esses inquéritos estão paralisados à espera da definição da competência.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. É essa a democracia que esse povo enche a boca, estufa o peito e diz que defende?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OMC confirma queixa formal do Brasil contra tarifaço de Trump

Foto: Andrew Caballero/afp

O Brasil protocolou pedido de consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as medidas tarifárias do presidente americano, Donald Trump, contra o País, confirmou a entidade com sede em Genebra nesta segunda-feira, 11.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) já havia anunciado a abertura da disputa na semana passada, mas a nota da OMC diz que o documento começou a circular entre os membros da Organização hoje.

Pelo ofício, o governo brasileiro alega que os americanos violam várias disposições do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) de 1994 e do Entendimento sobre Solução de Controvérsias (DSU). O argumento é de que eventuais reparações deveriam ser buscadas por meio das regras dos tratados, não por tarifas.

Os EUA impuseram a chamada “tarifa recíproca” de 10% aos produtos brasileiros, além de uma sobretaxa adicional de 40% pelo que consideram injustiças no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre as reclamações, o Brasil afirma que Washington isentou alguns parceiros comerciais do tarifaço extra, mas não o País, o que representa uma discriminação dos produtos nacionais. Brasília diz também que os EUA excederam o limite que uma nação pode cobrar de itens estrangeiros.

“O Brasil aguarda com expectativa uma resposta dos Estados Unidos a este pedido e a fixação de uma data mutuamente conveniente para a realização das consultas”, conclui o documento.

O pedido de consulta abre formalmente a disputa e fornece um período para que as duas partes discutam a questão. Se após 60 dias as discussões não tiverem resultado, o autor da queixa pode pedir a arbitragem de um painel.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Chupetas viram acessório tendência entre jovens e adultos para alívio do estresse e ansiedade

Foto: Reprodução

Em um mundo hiperconectado e acelerado, a procura por soluções para problemas como insônia, ansiedade e estresse cresce cada vez mais. Há quem opte por chás, massagens, técnicas de respiração e, acredite, chupetas. Na China, o acessório tem sido a aposta de jovens e adultos para aliviar tensões. Tradicionalmente usadas para acalmar bebês e crianças durante períodos de inquietação, elas são associadas à infância e geram estranhamento ao serem utilizadas por adultos.

Os produtos são vendidos sob a premissa de melhorar a qualidade do sono, aliviar o estresse diário e, até mesmo, auxiliar no processo de abstinência do fumo. A popularidade dos itens pode ser analisada na psicologia por meio do fenômeno conhecido como regressão, no qual o indivíduo retorna a uma fase de desenvolvimento anterior, buscando conforto e segurança naquilo que é conhecido.

Nas redes sociais, internautas têm compartilhado vídeos usando chupetas no trânsito, no trabalho e durante crises de burnout. Em alguns deles, mostram até como customizar o acessório com adesivos, pedrarias e miçangas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Tem uma madame que adora saltitar, mandar beijinhos, fazer pedidos esdrúxulos sobre cancelar mídias, falar errado, que está precisando urgente de uma chupetas dessas, por sinal, não só ela, mais o maridon também.

  2. Esse bando de preguiçoso não vai querer nem segurar a chupeta. Geração DESTRUÍDA pela esquerda ridícula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura recebe estudos que devem embasar concessão do Complexo Turístico da Redinha

Foto: Magnus Nascimento

A Prefeitura do Natal informou que recebeu na última sexta-feira (8) os estudos de viabilidade econômico-financeira e da modelagem jurídico-institucional que deverão embasar a concessão do Complexo Turístico da Redinha à iniciativa privada. Os documentos reúnem desde diagnósticos e estimativas de investimento (CAPEX) até minutas-base de contrato e edital para a futura concessão. A informação foi divulgada pelo executivo nesse sábado (9).

Os documentos foram elaborados pela empresa autorizada no âmbito do edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) lançado pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (SEPAE) de Natal, , a partir do protocolo dos estudos inicia-se um prazo de 15 dias para análise técnica, que contará com o apoio do Instituto Fecomércio.

Durante a análise, a equipe municipal vai realizar a verificação de premissas e consistência (técnica, jurídica e econômico-financeira), a compatibilidade com o marco legal vigente e com as diretrizes de política pública, além da validação de parâmetros como prazo contratual, modelo de remuneração do concessionário, estrutura de garantias, governança e mecanismos de equilíbrio econômico-financeiro.

Após a conclusão da análise, a Prefeitura vai definir quais partes dos estudos serão incorporadas ao projeto e dará andamento à montagem do edital de licitação da concessão. Para o secretário da SEPAE, Arthur Dutra, as expectativas com o processo são positivas.

“O PMI abriu diálogo técnico com quem investe e opera nesse nicho de mercado. Estamos confiantes de que esse conhecimento qualificado, que foi demonstrado pela empresa autorizada a fazer esses estudos, somado ao apoio do Instituto Fecomércio, resultará em um edital que atrairá muitos interessados, o que garante competitividade e uma concessão bem estruturada”.

A concessão do Complexo Turístico da Redinha tem como objetivo profissionalizar a gestão do equipamento, elevar o padrão de serviços ao visitante, preservar a vocação cultural e gastronômica do bairro e gerar emprego e renda na Zona Norte, com regras claras de inclusão de comerciantes locais e metas de desempenho mensuráveis. O contrato deverá prever retorno dos permissionários, investimentos privados, manutenção contínua, indicadores de qualidade (limpeza, segurança, iluminação, acessibilidade), inovação na gestão e preservação de elementos identitários, como a tradicional “ginga com tapioca”.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

O caso da feminista perseguida por Erika Hilton é vexame internacional

Por: Mario Sabino

Foto: Reprodução

Uma feminista brasileira, Isabella Cêpa, recebeu asilo como perseguida política de um país do Leste Europeu, pertencente a União Europeia, porque corria o risco de ir para a cadeia por causa de Erika Hilton.

O seu calvário começou depois que a deputada do PSol fez uma representação ao Ministério Público paulista, que a denunciou criminalmente por transf0bia.

Transf0bia, assim como hom0fobia, é crime inafiançável desde que o STF equiparou-o, por analogia, a crime de racismo, em 2019. Tipificação de crime por analogia é outra jabuticaba indigesta brasileira, mas não vou entrar no mérito.

O que Isabella Cêpa fez de tão grave assim para ser processada por transfobia? Exerceu o seu direito — cada vez mais teórico no Brasil — à liberdade de expressão. Quando Erika Hilton foi eleita vereadora em São Paulo, em 2020, Cêpa publicou o seguinte no Instagram:

“Decepcionada. Com as eleições dos vereadores, óbvio. Quer dizer, candidatas verdadeiramente feministas não foram eleitas. A mulher mais votada é homem.”

O supostíssimo crime de Isabelle Cêpa foi fazer referência ao s3xo biológico de Erika Hilton e criticar uma das consequências da identidade de gênero, bandeira agitada pela esquerda.

Uma das batalhas das feministas, e não só no Brasil, é garantir o espaço duramente conquistado pelas mulheres nos últimos cem anos, além de continuar a lutar por outros que lhes deveriam ser de direito.

Se já é complicado em um mundo que permanece machista, acrescentou-se esta outra dificuldade trazida pelo progressismo: na política e no esporte, principalmente, as mulheres passaram a ter de se haver, nos últimos anos, com cidadãos que nasceram homens e adquiriram o sexo feminino.

Os transgêneros entram nas cotas destinadas a mulheres nos parlamentos e, no plano esportivo, a despeito de terem força masculina, competem com quem nasceu com o sexo feminino e, portanto, não exibe as mesmas condições físicas.

Na sua fala, Isabella Cêpa usou do seu direito à liberdade de expressão para dar vazão a uma indignação partilhada por boa parte das mulheres, talvez a maioria. Não expressou preconceito de jeito nenhum. Mas foi processada e poderia ter de aguardar o seu julgamento na prisão e está ameaçada de pegar uma pena de até 25 anos de cadeia.

O imbróglio levou a que o Brasil obtivesse outro primado internacional, veja que bonito: Isabella Cêpa é o primeiro caso no mundo de refugiada política por perseguição em virtude de crítica a uma questão de gênero.

O caso da feminista se arrasta na interminável Justiça Brasileira desde a primeira representação de Erika Hilton. Quando o processo foi parar em Brasília, o Ministério Público federal decidiu pelo arquivamento. Mas ele foi reaberto a pedido da deputada do PSol e está no STF, sob a relatoria de Gilmar Mendes.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *