Jornalismo

Luciano Huck pode deixar de gravar em Natal por causa da burocracia

Copio texto do Blog de Alex Medeiros e público no final documento da Superintendência do Patrimônio da União no RN. Isso é um verdadeiro absurdo, eu tenho alergia a tecnocratas. Patrimônio da união cobrar para a cidade ter divulgação é demais. Fico me perguntando aonde vamos parar?

Há poucos dias a imprensa de Natal divulgou que o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, viria gravar seu programa “Caldeirão do Huck” na cidade.

Nem precisa argumentos técnicos para se entender a vantagem em termos de divulgação para a capital potiguar de uma iniciativa como esta.

Um dos campeões de audiência da maior rede de TV do País, o programa do marido da Angélica tem catapultado o turismo e autoestima de muitas cidades brasileiras.

Sua vinda para Natal em setembro é como uma apoteose turística que conclui outras filmagens já feitas por aqui, como as cenas da novela “Sansão e Dalila”, da Record, e as matérias sobre belezas naturais com Datena, na Band.

Natal também foi bastante divulgada quando da realização de jogos da seleção de basquete e vôlei e dos jogos com atletas masters, por canais fechados como Sportv e BandSports.

Mas, eis que a presença de Luciano Huck na cidade está sendo ameaçada por um surto de totalitarismo na burocracia da Superintendência do Patrimônio da União no RN, órgão dirigido por gente indicada pelo PT da deputada federal Fátima Bezerra.

Uma correspondência com aspecto cerceador, encaminhada pelo tal órgão, exige que os responsáveis pelas gravações do programa “Caldeirão” enumere os locais de filmagens e a estrutura que será dispendida.

Em que pese a “missão” da superintendente que assina o documento, de defender o patrimônio público, a correspondência tem todos os sintomas para um processo de chocagem de um ovo de serpente.

A senhora Yeda Cunha, imbuída de defender os interesses do povo, segundo ela própria deixa claro na missiva, informa aos interessados na gravação sobre o lado oneroso da questão, uma espécie de cachê para usar o solo e a paisagem natalenses.

Ou seja, há um explícito aviso de que é preciso pagar para filmar em Natal, posto que o programa tem “fins lucrativos”, diz a defensora do meu, do seu, dos nossos interesses “enquanto povo de Natal”.

Evidente que a TV Globo – ou qualquer outra emissora – fará ouvido de mercador diante de tal afronta e não vai levar a sério o petulante pedágio da douta superintendência.

Se houver alguém no tal órgão com um celular desses modernosos que contém aplicativo de máquina calculadora, conseguirá facilmente imaginar que Natal é quem deveria pagar para ser divulgada em rede nacional e, quiçá, contexto internacional.

Pelo que está exposto na correspondência (veja fac-símile), imaginem como não será daqui pra frente o trabalho de fotógrafos, cinegrafistas, pintores, retratistas, video-makers, cineastas, documentaristas, historiadores e o escambau.

Uma exposição fotográfica sobre as belezas de Ponta Negra, por exemplo, incorrerá ao profissional o pagamento do “pedágio patrimonial” da valorosa superintendência e sua chefa.

Afinal, nem só de fins artísticos vive um fotógrafo, mas também lucrativos. Este blogueiro ateu pede aos natalenses que entendem o aspecto turístico de uma filmagem do “Caldeirão do Huck” que rezem para a TV Globo “cagar e andar” para tão absurda correspondência.

Pois do contrário, estará parida uma serpente tão periculosa quanto aquela no ninho da censura e do cerceamento da comunicação social de tempos pregressos no Brasil.

Opinião dos leitores

  1. Absurdo essa atitude do SPU. o direito da União de cobrar a Taxa de Ocupação pelo uso das terras de marinha, naõ incluem as áreas de uso comum. Há uma gde diferença entre Terras de Marinha (33m a partir da Prea a mar) e areas de praia, de uso comum!

  2. Rodrigo, Júnior Campos e companhia…vcs estão deslumbrados só pq é um programa da Globo…só podem, para não enxergar o que eu e outras pessoas aqui colocamos. E que, por sinal, se vcs nunca leram a Constituição Federal, deveriam começar a ler para saber o que é direito e dever neste país em que vivemos.

  3. Gostaria de saber dos grandes juristas que aqui escreveram!

    Quem mais mau faz ao meio ambiente, 250 bugres que não pagam nenhum tipo de imposto a não ser o licenciamento do carro, derramando seus óleos queimados, que não deixam nois, Nativos, ter o direito de conhecer as dunas, aqui descutidas por causa de uma propaganda instituicional de nossa cidade, O que esta Senhora Yeda Cunha ta fazendo é um desfavor a nossa cidade!
    Não me venham com esta que eu sou contra a burocracia, não, não sou contra, sou ate a favor! mas direitos são iguais! porque cobra ao Caldeirão do Huck, um programa com 10 (DEZ) anos de grade da TV GLOBO , o maior canal de comunicação da América Latina! e não cobrar a um programainha que nem sei o nome da SIMTV! filiada da Rede TV aqui em nossa cidade, lembrando este não traz nenhum, tipo de bemfeitorias a nossa cidade, muito menos a cultura de nossos jovens , estes publico alvo dos dois programas!

  4. Incrível como ainda existem pessoas que defendem a "burrocracia" estatal petista… Se Natal perder essa chance de exposição nacional por causa dessa decisão da "doutora" que ocupa o cargo de Superintendente do SPU, que se calcule o prejuízo e que se cobre dela judicial e administrativamente.

  5. Me diga uma coisa ô Helemo que danado tem haver a gravação de programas em Natal com a casa que o apresentador dele tem no RJ? e outra você disse que já que ocorreram agreções ao meio ambiente em gravações de programa, onde foi isso?
    Beto Costa o senhor se diz inteligente com certeza pelas suas explicações dece ser Diretor de Marketing de alguma grande empresa. Depois me explica aqui que sou como você colocou estúpido. O que tem haver carnatal com Luciano Hulk? artindo deve mesmo ponto de vista então empresas como Nordestão e rede mais por exemplo tem que dividir os Lucros com o Sr. pois mesmo já utilizaram imagens de nossa cidade.
    Só rindo mesmo.

  6. Qualquer utilização do espaço público que requeira intervenção e isolamento de área, ou seja, limitação de uso por parte de todas as outras pessoas, deve ser previamente comunicada e autorizada pelo Poder Público, com a cobrança das taxas legalmente previstas. Não há qualquer ilegalidade nisso! Ademais, a divulgação turística é interesse do município do Natal e do Estado do RN, não do Patrimônio da União, que não tem nada a ver com isso. Deveriam, então, Prefeitura e Governo do Estado, arcarem com os custos.

  7. Sera que Yeda Cunha teve tal atencao com os outros programa de visibilidade nacional, como o da Band gravado em dezembro de 2010, e foi exibido em janeiro de 2011?!? Sera que ela cobrou para a SIMTV gravar programa de verao na beira da praia?!? Esta na hora da imprensa de massa do nosso estado acordar para essas pessoas e mostrar a cara delas.

    Bruno, fica a dica para voce procurar a senhora Yeda Cunha e entrevista-la.

  8. Povo que enxerga um palmo à frente do nariz. Cobrar para que Natal seja exposta em uma das maiores audiencias da TV mundial, só pode está de brincadeira. Só comentei e li amatéria por causa de Bruno Giovanni!

  9. O engraçado é : que se a cidade é entregue as baratas, reclamam; se há formalidade nas coisas, reclamam. Isso não é um fato isolado!

  10. Só faço perguntas:os outros programas pagaram p expor o patrimônio cultural de Natal na mídia? Se, sim qa que foi aplicado?Cadê a prestação de contas?

  11. Eu acredito que é certa a atitude do MP. Não podemos ser hipócritas e fáceis para permitir que o senhor Luciano Huck e sua emissora TV Globo venham e façam o que bem querem na nossa cidade. Temos que saber sim quais as áreas que eles querem filmar, para não virar casa da Mãe Joana. O 4º parágrafo do documento deixa claro para um leitor atento e consciente que as ações recomendadas ou determinadas são exclusivamente para defender o nosso meio ambiente de possíveis agressões, como já ocorreu em outros locais usados para gravação. Infelizmente, uma grande parte da população não pensa dessa forma e só pensa na exposição imediata da cidade. Uma pena. Ou vcs querem que aqui vire a praia particular do Huck, como ele fez no Rio de Janeiro???? Pensem bem nisso.

    1. Gravação de 4 programas vai acabar com o meio ambiente? Vc viu aonda está cobrando para usar? Vamos facilitar e não dificultar as boas ações!!

  12. Eita terrinha de burocratas. Aqui se paga 50 para o outro não ganhar 20, assim é o ditado que dizem pelas terras de potiguar h muitos anos´.

  13. caro bloqueiro, ela esta cumprimdo a Constituição e a lei especifica do patrimonio da União. Se a Globo, com todo poder q tem, não poder pagar uma micharia pelas taxas envolvidas ( simples autorizações), que o sr pague do seu bolso e peça para divulgar seu blog, como marketing.
    Primeiro vamos ser inteligentes, e depois, todos poderão ser os estupidos que desejem ser. Entenda: é o privado lucrando sobre aquilo que pertence a todos…E ninguém, absolutamente ninguém, racha com a Globo e seu Hulk os ganhos deles. Salvo alguns blogs e outras coisas mais… Exemplo local: Carnatal, mina de ouro paga pelo meu imposto, seu imposto, etc…Elegem quem eles querem e depois repartem o poder….

    1. Caro Beto, estamos falando de vender a imagem da cidade, que gera receita e emprego, estamos falando de Turismo!!! Minha opinião continua. Um absurdo!! Se fosse uma festa, tudo bem, mas estamos falando de divisas vindo para o RN através da propaganda gerada por essa ação!!

  14. Um absurdo essa invenção da excelentíssima doutora Yeda Cunha, mas que culpa tem quem está a frente, culpa tem quem nomeia esse tipo de gente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM VEREADOR: Carol Pires, Afrânio, Leo Lima, Gabriel Cesar e Irani são os mais lembrados

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados em quem votariam para vereador.

Os mais citados foram: Carol Pires 3,8%, Afranio 3,6%, Leo Lima 2,4%, Gabriel César 2,2% e Irani Guedes 2%. Confira lista completa abaixo:

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM: 25% da população se identifica politicamente de direita e 8% esquerda

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados como se identificam politicamente.

 

25,6% de direita, 8,4% esquerda, 2,8% centro, 0,8% centro direita e 0,4% centro esquerda. 34,4% não se identificam com nenhum e 27,6% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM LIDERANÇA: Prefeito Taveira é a maior liderança política para 27% da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a maior liderança política do município. O prefeito Taveira foi o mais citado por 27,6%, seguido de Nilda com 6%, Katia Pires, 1,6% e Salatiel 1,4%.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Equipe da PF embarca aos EUA para investigar caso das joias e cartões de vacina

Foto: Reprodução

Uma equipe da Polícia Federal embarcou aos Estados Unidos para colher provas sobre o escândalo das joias sauditas e da fraude em cartões de vacina que envolvem o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O embarque de um delegado e de um agente aguardava a autorização do FBI para o compartilhamento de informações antes de marcar o deslocamento.

A CNN apurou que o delegado responsável pelos dois inquéritos na PF é quem viajou e colherá informações para incluir na investigação.

A equipe também deve colher imagens e documentos que ajudem na conclusão do inquérito sobre os episódios.

Os agentes devem visitar quatro cidades americanas: Miami, Orlando, Nova York e Wilson Grove.

A previsão é de que também sejam feitos depoimentos com os comerciantes das lojas onde foram vendidas e recompradas as joias.

A coleta do material é considerada o último passo para a conclusão da investigação. A expectativa é de que o inquérito seja finalizado em maio, segundo apuração do âncora da CNN Gustavo Uribe.

A conclusão pode ser o indiciamento de Bolsonaro e de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.

Há duas semanas, Cid prestou novo depoimento à Polícia Federal. E, segundo investigadores da força policial, tratou sobre o inquérito das joias.

A investigação apura se presentes oficiais da Presidência da República foram vendidos no exterior e os valores depositados em contas nos Estados Unidos.

A legislação proíbe a venda de presentes oficiais que não sejam personalíssimos, como alimentos e perfumes.

A investigação da Polícia Federal aponta que relógios e esculturas foram negociados nos Estados Unidos.

Mauro Cid fechou delação premiada. Bolsonaro nega irregularidades no caso.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça mantém sentença para que Governo do RN reforme escola estadual em Natal

Foto: Divulgação

Os desembargadores que integram a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, à unanimidade de votos, negaram recursos interpostos contra sentença proferida pela 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal que determinou ao Estado do Rio Grande do Norte que, no prazo de 12 meses, contados do trânsito em julgado da sentença, promova integralmente a reforma do prédio onde funciona a Escola Estadual Ferreira Itajubá, no bairro de Neópolis, em Natal.

A reforma deve ser feita conforme as intervenções indicadas no laudo anexado ao processo, deixando suas instalações seguras para receber alunos, professores e funcionários, conforme dispõem o Decreto nº 5.296/04, a NBR 9050/2004 e demais legislações pertinentes – sob pena de responder por multa única de um milhão de reais, a ser liquidada após trânsito em julgado e paga através do sistema de Precatório, pelo descumprimento, a ser revertida a fundo vinculado à promoção de políticas públicas escolares no âmbito estadual.

A decisão foi determinada nos autos da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público contra o Estado do Rio Grande do Norte. No recurso, o Estado do RN alegou que “os pedidos do Ministério Público Estadual encontram óbice nos princípios pertinentes à separação dos Poderes e da soberania orçamentária, nos termos dos arts. 2º, 25, 165 e seguintes da Constituição Federal, (…)”.

Afirmou que, tendo em vista a inexistência de prévia dotação orçamentária, não caberia falar em obrigação de fazer por parte do Estado, justificando que tal situação violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000. Defendeu a violação ao princípio da reserva do possível, dizendo que não se pode ser determinado algo superior ao limite de pagamento do Estado ou às suas condições econômico/financeiras.

Por outro lado, o Ministério Público também interpôs Apelação Cível requerendo o seu conhecimento e provimento para reformar a sentença e fixar multa pessoal à Governadora do Estado do RN e ao Secretário Estadual de Educação e Cultura do RN.

O relator dos recursos, desembargador Dilermando Mota, entendeu que, nos casos de omissão do ente estatal, o Poder Judiciário deve intervir para assegurar, nos moldes previstos em lei, o direito a acessibilidade a portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida, que tem previsão constitucional. Explicou que é facultado ao Ministério Público, garantido pela Constituição Federal e pela Lei nº 8.625/93, promover ação civil pública com o objetivo de proteger o direito à acessibilidade.

Ele esclareceu que, negar a proteção pretendida nos autos, omitindo-se em garantir o direito fundamental dos portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida, o Estado viola a Lei e a Constituição Federal e atenta contra a dignidade da pessoa humana, haja vista que o direito à acessibilidade não pode ser relativizado, especialmente porque, no caso analisado, tem o objetivo de garantir o direito fundamental à educação, o qual é priorizado quando se trata de portadores de necessidades especiais.

Por fim, decidiu que o Estado do Rio Grande do Norte figura como parte demandada, não havendo legitimidade da Governadora do Estado e do Secretário Estadual de Educação e Cultura para responder pela multa cominatória imposta, em razão de descumprimento de decisão judicial, uma vez que não integrou a lide. Assim, manteve a sentença em todos os seus termos.

Com informações do TJRN e Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morreu nesta quinta-feira o médico Joaquim Alves da Fonseca

Foto: Reprodução 

Morreu na manhã desta quinta-feira (25) o médico Joaquim Alves da Fonseca. O Dr.e professor já vinha doente há 17 anos.

O velório será às 14 horas e a Missa às 17 horas. Já o Sepultamento será às 18 Horas no Morada da Paz, em Emaús. 

Opinião dos leitores

  1. EXCELENTE PROFESSOR!
    Que DEUS o receba de braços abertos em sua nova morada!🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Defesa do suspeito de matar psicóloga em Assu diz que ele tem laudo de “incapacidade mental”

Foto: Reprodução 

Preso como suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras em Assu, o servidor do Tribunal de Justiça, João Batista Carvalho Neto, estaria afastado desde 2023 através de laudos psiquiátricos que apresentam sinais de “incapacidade mental”. Isso é o que afirma André Dantas, advogado do acusado. De acordo com a Polícia Civil, a principal motivação do crime seria para obter informações sobre a ex-namorada, que é amiga da vítima.

A morte de Fabiana Maia Veras aconteceu no fim da tarde da terça-feira (23). Após ser encontrada, foi constatado que o corpo da vítima estava amarrado e com sinais de violência, apontando uma possível luta corporal. João Batista foi preso em Natal, na tarde da quarta-feira (24), em um condomínio de Nova Descoberta e chegou a descartar itens utilizados no homicídio dentro desse condomínio. Policiais chegaram a encontrar uma arma, gandolas e socos ingleses, entre outro equipamentos.

Durante a entrevista, o advogado do suspeito afirmou que os laudos de incapacidade mental de João Batista Carvalho Neto serão apresentados em momento adequado. “Isso não é um álibi de defesa”, diz André Dantas.

Câmeras do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) da residência da psicóloga, cedidas pela Polícia Militar, mostram que por volta das 16h40 um homem de estatura baixa, forte, vestido com uma camisa social, calça jeans, luvas e rosto coberto com pano árabe aguardava na frente do local. Ela demora a reconhecê-lo, mas mesmo assim abre a porta. De acordo com as investigações da Polícia Civil, este homem seria João Batista Carvalho Neto.

Após o homem entrar, a vítima mostra a clínica, que funcionava no mesmo local, e ao mesmo tempo demonstrava estar surpresa com as roupas dele. Eles entraram em um quarto da residência e após 20min o homem sai com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo do tipo Peugeot Sedan na cor preta e sem calotas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é reprovado por 53 % da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão federal.

 

A gestão Lula foi reprovada por 53%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Eu aprovo LULADRAO, ele e seus comparsas estão fazendo o que se proporam, quebrar o país e deixar um rombo pior que quando governo no passado. Bandido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 68% da população

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão estadual.

A gestão Fátima foi reprovada por 68%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Sobre Fatão GD, tem nem o que falar, está fazendo o que se propôs, quebrar o estado. Só está bom prá ela e seus comparsas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Taveira é aprovada por 41%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão municipal.

 

A gestão do prefeito Taveira foi aprovada por 41,8%, já 38,4% reprovam e 19,8% nao sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *