Política

Maia diz que ‘daria para fazer livro de três volumes’ com promessas não cumpridas da equipe econômica

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Em mais um episódio de confronto direto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira que seria possível “fazer um livro com três volumes” reunindo promessas não cumpridas pela equipe econômica.

— Acho que não tem pauta, acho que não tem agenda. Não tem agenda para a vacina, não tem agenda para os mais pobres, não tem agenda para a recuperação econômica, para a geração de empregos. Tem muita promessa. Você consegue fazer um livro com três volumes das promessas que a equipe econômica fez e não botou de pé nenhuma até hoje — afirmou Maia, em coletiva de imprensa na Câmara.

A declaração foi dada após o parlamentar se queixar da dificuldade do governo em articular a votação de pautas consideradas prioritárias na agenda econômica, como a reforma tributária e medidas de ajuste fiscal, que tramitam no Congresso há mais de um ano.

Bolo para PEC Emergencial

Em tom irônico, Maia falou, mais de uma vez, em trazer um bolo para a Câmara para comemorar um ano de atraso na votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que trata de gatilhos para redução das despesas públicas.

— Estou pensando, para dar um alerta ao governo, em trazer um bolo amanhã para comemorar um ano da promessa de votar a PEC Emergencial no Senado — disse, complementando que se o projeto já era importante no ano passado, para 2021 a proposta é “decisiva”

Mais tarde, na mesma coletiva, Maia foi questionado sobre o parecer da PEC Emergencial, apresentado pelo senador Márcio Bittar, e disse que não tinha lido o texto, mas voltou a usar de um tom irônico:

— Depois de um ano, enfim, apareceu um texto que deveria estar articulado com o governo. Aí sim, em vez de bolo para comemorar atraso, é um bolo para comemorar o início da votação da PEC Emergencial.

Para o presidente da Câmara, o Orçamento de 2021 só poderá ser votado depois que o Congresso promulgar a PEC Emergencial.

Estado de calamidade

Questionado sobre prazo de votação, Maia disse que não é possível completar a votação da PEC Emergencial ainda em 2020, mas que está disposto a pedir ao plenário que faça a apreciação ao longo de janeiro. Para Maia, assim, o texto poderia ser promulgado em fevereiro, e os próximos presidentes da Câmara e Senado tratariam do Orçamento de 2021.

Maia também disse, mais de uma vez, que não votará prorrogação do Estado de Calamidade e da PEC da Guerra, e voltou a cobrar que o governo arrume as suas contas:

— Outro tema importante que eu gostaria de esclarecer e ontem teve muito boato: não haverá votação de prorrogação do Estado de Calamidade nem da PEC da Guerra. O governo que trabalhe para organizar o seu Orçamento dentro das regras atuais, respeitando a regra de ouro, que parece que o Senado está mudando e nós não vamos aceitar, porque ela garante, de forma clara, que a dívida pública só pode estar atrelada a investimento e não a despesas correntes. Que o governo volte a respeitar, a partir de primeiro de janeiro, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

‘Maldita CPMF’

De acordo com Maia, se o governo não trabalhar dessa forma será obrigado a anunciar aumento de impostos no ano que vem e a sociedade não aguenta mais impostos nem uma “maldita CPMF”.

— A sociedade não aguenta mais pagar impostos. Então, se nós não organizarmos as despesas dentro do Orçamento primário de 2021, baseado no de 2020 mais inflação, certamente, no segundo semestre do próximo ano, o governo vai voltar com a maldita CPMF ou com qualquer outro imposto com nome bonito, diferente, mas que mais uma vez cobra da sociedade uma responsabilidade que é da política e dos governos.

Apesar do tom crítico ao governo, Maia defendeu que a Câmara aprove o projeto de lei encaminhado pelo Executivo para unificar os impostos federais PIS e Cofins em um novo tributo, chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

O texto seria votado junto com a PEC que combinará elementos das duas propostas de reforma tributária elaboradas pelo próprio Legislativo, uma com origem na Câmara, outra no Senado, que tratam também de impostos estaduais e municipais.

— Há uma intenção do governo que a gente pudesse começar a transição da reforma tributária que o governo encaminhou, que é muito bom. Gerou polêmica exatamente porque resolve distorções a favor de alguns, que prejudicam a maioria da sociedade. Talvez esse seja o melhor caminho, votar o primeiro turno da PEC e ao mesmo tempo votar o projeto de lei que unifica o PIS e Cofins, mostrando que tanto o Parlamento quanto o governo têm propostas que são convergentes em relação aos impostos sobre consumo — disse o presidente da Câmara.

Segundo Maia, a ideia de uma reforma tributária é criar um ambiente para que o país possa crescer, pois só as reformas previdenciária e administrativa não conseguirão fazer isso. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, crescer 3,5% ou 4% em 2021 é igual a zero, devido à comparação de base estatística.

— Se o Brasil quer sair da armadilha do excesso de gastos que construímos ao longo dos últimos 30 anos, o Brasil precisa crescer antes de se pensar em reduzir o tamanho do Estado. São dois debates. Uma coisa é discutir despesa, outra coisa é discutir reforma tributária. Muitos tentam vincular, que tem que reduzir despesa para fazer reforma tributária depois. Uma coisa não tem a ver com a outra. O problema é que nosso Estado foi capturado pelas corporações do setor público e privado. Temos quase R$ 400 bilhões de incentivos fiscais que, na sua maioria, só atendem a setores específicos e não atendem à sociedade. Nós construímos um Estado para a elite, onde o pobre está sempre abandonado. O pobre não é invisível, o pobre só está abandonado pelo Estado brasileiros há muitos anos.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Botafogo sabotou as poucas ideias boas que chegou ao congresso, não a toa ele está alinhado com os partidos de esquerda

  2. Botafogo!!!
    As suas canalhices da pra fazer umas duzentas mil enciclopédias.
    Vc não presta canalha.
    Como é que um cara criado em berço de ouro é ruim desse jeito??
    FDP…
    Seu pai ensinou foi??
    Em que diabo de colégio vc foi diplomado??

  3. O resumo dos projetos e pautas, que este canalha trava contra o governo e contra o Brasil. Daria para se fazer uma enciclopédia.

  4. A maior verdade o que Rodrigo Maia falou.
    O Governo não tem projeto, os fa prometer.
    Onde se encontra as privatizações?
    Onde esta a desoneração da folha de pagamento?
    Onde esta a redução da carta tributária?
    Só promesas….

  5. Bastava UMA única coisa para ver que este governo está errado: no começo do ano o senhor ministro da economia, Paulo Guedes disse – o dólar só ultrapassa os 5 reais se o governo fizer muita besteira". Pois bem, segundo o próprio ministro o governo está fazendo MUITA besteira!

  6. Antes Rodrigo Mais tenha o respeito e mostre ao povo brasileiro quantos projetos do governo você engavetou.
    Antes NHONHO mostre as MP que beneficiava o povo e você deixou expirar, como a carteira estudante digital grátis, o IPVA grátis, entre tantos outros.
    Antes o senhor tem que dizer a razão de ser chamado de BOTAFOGO na planilha da odebrecht?
    Antes de criticar por puro revanchismo ao governo, responda aos processos criminais que está envolvido. Só para começar…

  7. Esse safado é um bandido.
    Todo mundosabe como ele trata as pautas do governo.
    Tá dando uma de petista, empurrando pra cima dos outros.

  8. Esse babaca era quem mais atrapalhava o crescimento do país. Agora que sabe que perdeu a boquinha, fica falando bobagens. O novo Sérgio moro.

  9. Pois é Botafogo sua história de corrupção e atraso para o país daria para fazer uma enciclopédia.

    1. Se o Bozo levar um chute no saco é capaz do Calígula perder os dois últimos dentes que ainda tem. Pense num baba ovo!

    1. Se Botafogo fosse contra o genocida, já teria aberto o processo de impedimento desse inepto do presidente.
      Tudo farinha do mesmo saco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro passa por perícia médica na PF para avaliar estado de saúde e necessidade de cirurgia de urgência

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

A perícia médica determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para avaliar o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro será realizada nesta quarta-feira (17) pela Polícia Federal (PF). O objetivo é verificar a necessidade da cirurgia de urgência solicitada pela defesa.

No último domingo (14), Bolsonaro passou por um exame de ultrassom que detectou a presença de duas hérnias inguinais, localizadas entre a virilha e o abdômen.

A perícia inclui entrevista clínica para esclarecer sintomas e analisar documentos médicos já anexados ao processo, seguida de exame físico. Concluída a avaliação, o perito elabora um laudo oficial, que será encaminhado ao STF. Com base nesse documento, o ministro relator poderá acatar ou não a recomendação médica. A defesa pode indicar assistentes técnicos para acompanhar a perícia e apresentar documentos complementares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Depois de anos de promessa, duplicação da BR-304 tem data para sair do papel

Foto: Reprodução

A ordem de serviço para a duplicação da BR-304 será assinada no início de janeiro, anunciou o ministro dos Transportes, Renan Filho, após reunião com o vice-governador Walter Alves. A obra, aguardada há décadas pelos potiguares, terá investimento de quase R$ 1 bilhão e começará ainda em 2025.

A duplicação será feita por lotes. Os dois primeiros trechos são o Lote 1, entre Mossoró e Assú, com 57,6 km, e o Lote 2, que vai do entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até Riachuelo, com 38,1 km. Nesta primeira fase, cerca de 100 km da rodovia serão duplicados, com prazo estimado de conclusão entre um ano e meio e dois anos.

A BR-304 é a principal rodovia federal que corta o Rio Grande do Norte e liga Natal à região Oeste, sendo essencial para o transporte de mercadorias e para o deslocamento diário da população. A duplicação promete reduzir acidentes e melhorar o fluxo de veículos, em uma estrada conhecida pelo alto número de ocorrências graves.

Hoje, a BR-304 possui apenas trechos parcialmente duplicados, como o de Parnamirim a Macaíba, ainda com obras complementares, e a Reta Tabajara. O anúncio reacende a expectativa de que, desta vez, a obra avance de forma concreta e deixe de ser apenas mais um projeto anunciado em discursos oficiais.

Opinião dos leitores

  1. Ou seja, ele vai ficar como governador e fatenha vai tentar o senado… engraçado como o dinheiro aparece rapido qnd rola esses acordos politicos…

  2. Bolsonaro já estava com o projeto pronto. A essa altura já seria uma realidade. O Luladrao está tentando reconquistar os votos que sua organização criminosa perdeu no nordeste. Medida eleitoreira e hipócrita. Vai ser igual a reta tabajara. 50 anos pra terminar e muito roubo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

BOMBA NA CÂMARA DE NATAL: Brisa é denunciada por agressão e chama colega de fascista

Foto: Sarah Carvalho/CMNAT

A vereadora Brisa Bracchi foi denunciada na Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (17), por suposta agressão contra uma mulher no município de Tibau do Sul. A denúncia foi apresentada em plenário pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), durante sessão ordinária da Casa.

Segundo Eliabe, há um Boletim de Ocorrência registrado no dia 5 deste mês, em que Raquel de Carvalho Silva relata ter sido vítima da agressão. Ele pediu ao presidente da Câmara, Ériko Jácome, que a denúncia seja recebida, que a vereadora seja formalmente notificada e que sejam adotadas as sanções cabíveis, por se tratar, segundo ele, de possível quebra de decoro parlamentar.

Brisa reagiu da tribuna e negou a acusação. A vereadora afirmou que não estava em Tibau do Sul na data mencionada e classificou a denúncia como “criminosa” e “caluniosa”, dizendo que o caso será resolvido na Justiça.

A parlamentar chamou Eliabe de “fascista” e afirmou que vai acionar a Comissão de Ética da Câmara. El também acusou o parlamentar de orientar a denunciante a registrar um Boletim de Ocorrência falso contra ela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Varela Santiago entra no top 30 do Brasil em cirurgias e lidera ranking filantrópico no RN

Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Varela Santiago ficou entre os 30 hospitais do Brasil com maior resolutividade cirúrgica durante o Mutirão de Cirurgias dos Filantrópicos, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro. A ação reuniu 167 instituições de 19 estados e teve como foco ampliar o acesso a cirurgias pelo SUS.

Em apenas dois dias, o hospital de Natal realizou 64 procedimentos, incluindo cirurgias pediátricas, oftalmológicas, torácicas e neurocirurgias. O desempenho colocou o Varela Santiago na 27ª posição do ranking nacional e garantiu o 1º lugar entre os hospitais filantrópicos do RN.

Foto: Divulgação

O resultado chama atenção porque mede “resolutividade”, ou seja, a capacidade de atender, operar e resolver o problema do paciente em pouco tempo. Em um país onde filas cirúrgicas se arrastam por anos, o desempenho do hospital potiguar se destaca no cenário nacional.

O Varela Santiago é uma instituição filantrópica e realiza 100% dos atendimentos pelo SUS. Para o diretor-superintendente, Dr. Paulo Xavier Trindade, o reconhecimento reflete o comprometimento das equipes e a importância do hospital para a saúde pública, especialmente no atendimento de crianças e adolescentes no RN.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Nome de Lulinha surge em apuração da PF sobre fraude milionária do INSS e “mesada”

Foto: Reprodução

O nome de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Lula, apareceu nas investigações da Polícia Federal sobre fraudes no INSS contra aposentados e pensionistas. Segundo análise do jornalista Mário Sabino, do Metrópoles, uma testemunha afirmou que ele teria recebido cerca de R$ 25 milhões do operador conhecido como “Careca do INSS”, além de uma suposta mesada de R$ 300 mil. Lulinha nega as acusações e diz que vai processar quem o associa ao caso.

A mesma testemunha relatou à PF que Lulinha e o Careca do INSS viajavam juntos com despesas pagas pelo investigado. Há registro de que ambos estavam na primeira classe de um voo da Latam entre São Paulo e Lisboa, em 8 de novembro do ano passado. O caso ainda está em apuração, mas volta a colocar o filho do presidente no centro de suspeitas envolvendo dinheiro e influência.

Não é a primeira vez que Lulinha aparece nesse tipo de noticiário. Em 2005, a revista Veja revelou que ele, até então ex-monitor de zoológico, era sócio da Gamecorp, empresa que recebeu R$ 132 milhões da Telemar/Oi entre 2004 e 2016, por meio de contratos e investimentos. À época, levantou-se a suspeita de tráfico de influência, especialmente por decisões regulatórias favoráveis à empresa de telefonia, mas nada foi comprovado judicialmente.

Em 2019, Lulinha também foi citado em investigações da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia, caso posteriormente arquivado. Agora, com nova menção em uma apuração sensível que envolve aposentados lesados, o assunto volta ao debate público. Coincidentemente ou não, Lulinha mudou-se para Madri neste ano, alegando prestar consultorias a empresas espanholas, enquanto o nome da família presidencial retorna ao noticiário policial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Surto e agressão a bordo: passageiro força voo para Londres a desviar e pousar em Fortaleza

Foto: Reprodução

Um voo da British Airways com destino a Londres precisou ser desviado para Fortaleza, na noite desta terça-feira (16), após um passageiro entrar em surto e agredir um comissário de bordo. A aeronave havia saído de Guarulhos (SP) com destino ao aeroporto de Heathrow, na Inglaterra.

Segundo informações do portal AeroIn, a confusão ocorreu quando o avião já tinha cruzado todo o território brasileiro e sobrevoava o Oceano Atlântico. Diante da situação, a tripulação decidiu interromper a viagem e pousar na capital cearense por volta das 22h15.

O voo era operado por um Airbus A350, modelo usado em rotas longas internacionais. Após os procedimentos em solo, a aeronave voltou a decolar durante a madrugada desta quarta-feira (17) e chegou a Londres às 8h40, no horário local.

A Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, foi procurada para esclarecer os detalhes da ocorrência, mas ainda não havia se manifestado até a divulgação das informações. O caso expõe mais um episódio grave de falta de controle a bordo em voos internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “LIXEIRA DE OURO”: polícia mira licitação de R$ 5,1 milhões e afasta secretários em Monte Alegre

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil e o Ministério Público do RN deflagraram, nesta quarta-feira (17), a Operação Lixeira de Ouro para investigar suspeita de fraude em uma licitação milionária de limpeza pública em Monte Alegre, no Agreste potiguar. O alvo é o Pregão Eletrônico nº 009/2022, que resultou em contrato estimado em R$ 5,1 milhões com uma cooperativa.

As investigações apontam direcionamento da licitação, falta de concorrência real, documentos falsos, uso de “laranjas” e burla à legislação trabalhista. Segundo os investigadores, a cooperativa teria sido usada como fachada para fornecimento de mão de obra com subordinação direta, prática já rejeitada pelo STJ por violar a lei.

Durante as buscas, autorizadas pela Justiça, foram apreendidos documentos, computadores, celulares, contratos, extratos bancários, além de R$ 370 mil em dinheiro e cinco veículos, incluindo dois de luxo. Também houve bloqueio judicial de cerca de R$ 2,5 milhões e a suspensão do contrato com a Prefeitura.

A Justiça ainda determinou o afastamento de dois secretários municipais e dois servidores, além de proibir o acesso dos investigados à Prefeitura. A operação foi conduzida pelo DECCOR-LD e pelo GAECO/MPRN e reforça o cerco a esquemas que drenam dinheiro público sob aparência de legalidade.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Futurista crava: Pix coloca o Brasil 10 anos à frente dos EUA — enquanto governo só assiste

Foto: Divulgação/Caixa

O futurista australiano Brett King afirmou, em Brasília, que o Pix colocou o Brasil cerca de 10 anos à frente dos Estados Unidos em tecnologia de pagamentos. A declaração foi dada em entrevista antes de uma palestra no Encontro Anual de Gestores da Caixa, banco público federal, conforme o Metrópoles. Segundo ele, o sistema brasileiro é hoje referência mundial em pagamentos digitais rápidos e baratos.

Autor do livro Bank 2.0., lançado em 2010, King foi um dos primeiros a prever o fim das filas bancárias, das senhas de papel e a ascensão dos aplicativos e das fintechs. Nos últimos anos, passou a se dedicar ao impacto da inteligência artificial (IA) na economia e na sociedade, tema do livro The Rise of Technosocialism, lançado em 2021.

De acordo com o futurista, empresas globais como Visa e Mastercard já trabalham com a ideia de um “futuro sem plástico”, inspirado em modelos semelhantes ao Pix. Em termos simples, isso significa menos cartões físicos e mais pagamentos digitais instantâneos, direto pelo celular, como já ocorre no Brasil.

King também alertou para a chamada “bolha da IA”, afirmando que os investimentos podem estar inflando artificialmente ações de empresas de tecnologia. Ainda assim, fez um alerta claro: mesmo sendo uma bolha, a inteligência artificial deve ser a tecnologia de maior impacto dos últimos mil anos, com potencial de ampliar desigualdades se não houver preparo — algo que, segundo ele, muitos governos ainda ignoram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Corregedoria afasta desembargador preso por vazamento de informações no RJ

Foto: Reprodução

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell (STJ), determinou o afastamento do desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do TRF-2, preso na segunda fase da Operação Unha e Carne. A decisão aponta risco direto à imagem do Judiciário caso o magistrado permanecesse no cargo.

Macário é suspeito de vazar informações sigilosas da Operação Zargun para o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias. À época, o desembargador era relator do processo contra o parlamentar, o que agrava a suspeita.

Segundo a investigação, o magistrado estava com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar, quando o deputado teria ligado para alertar TH Joias sobre a operação.

Na decisão, o corregedor afirma que o afastamento cautelar se justifica não apenas para evitar novos atos, mas também porque as condutas já praticadas têm potencial de “macular a imagem do Poder Judiciário” e abalar a confiança da população. Em termos simples: o dano institucional já estaria feito.

Segundo afastamento

Este é o segundo afastamento de Macário da magistratura. Em 2005, ele foi retirado do cargo por suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentenças ligado à máfia dos caça-níqueis, ficando afastado por 18 anos.

Apesar de absolvido em 2015 na esfera penal, continuou fora do cargo por causa de um processo administrativo disciplinar e só retornou há cerca de dois anos.

Opinião dos leitores

  1. Dou 100 gramas de amendoim torrado para os esquerdistas dizerem quem nomeou desembargador esse artista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Veículo roubado circulava com placa clonada e cai em blitz da PRF na Grande Natal

Foto: DIvulgação/Nucon-RN

A PRF recuperou um VW/Gol branco roubado que circulava com placa falsa na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A abordagem aconteceu no km 167 da rodovia, após alerta do sistema da própria PRF indicando veículo com registro de furto ou roubo.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o carro usava placa de outro veículo do mesmo modelo, prática conhecida como clonagem. Em termos simples, é quando criminosos colocam uma placa “fria” para tentar enganar a fiscalização e dificultar a identificação do veículo roubado.

Levado à Delegacia da Polícia Civil, o Gol teve seus sinais identificadores analisados com mais detalhes. A checagem confirmou que o veículo havia sido roubado em 9 de outubro de 2025, em Tangará, e ainda apresentava adulterações. A placa usada pertencia a outro carro semelhante que também tinha registro de roubo, ocorrido em Lagoa de Pedras.

O condutor deve responder por receptação — quando alguém é flagrado com bem roubado — e por adulteração de sinal identificador de veículo, crime usado para tentar esconder a origem ilegal do automóvel.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *