Denúncia

Mesmo formados, novos PMs no RN são tratados como ‘alunos soldados’, andam desarmados e são vítimas de assaltos

Mais um dos novos policiais militares recém-formados no Rio Grande do Norte foi assaltado, dessa vez, nessa segunda-feira(14), em Natal. Os criminosos abordaram o policial pedindo que entregasse sua arma. Na ocasião, o policial informou que não estava armado, sendo revistado e tendo levado sua mochila com sua farda e seus pertences. O fato é semelhante ao ocorrido na semana passada, quando bandidos armados abordaram um dos novos policiais pedindo que ele entregasse sua arma. Assim como no caso

Segundo uma denúncia anônima ao Blog, o que chama a atenção nas duas ocorrências é que os novos policiais estão virando alvo dos criminosos ao se deslocar das suas residências para o serviço desarmados em várias regiões do Estado e na capital.  Mesmo formados, estariam sendo distribuídos como se trabalhassem em uma espécie de sistema de estágio, como ‘ alunos soldados’. Ainda não receberam suas armas por parte da polícia. Ainda segundo a fonte ao Blog, o comandante geral alega que não pode alterar a arma para esses novos policiais por não possuírem ainda o RG/PM, nem autorização para comprarem a sua arma particular.

A denúncia ainda classifica o tratamento aos novos policiais como ‘desumana’. A fonte conta que eles estão distribuídos para regiões diferentes da que trabalham, em escala de segunda a sábado. “Esse pessoal, que ainda recebe como salário de aluno soldado, sem estrutura de alojamento e alimentação, está vulnerável alugando casos na periferia, e andando desarmados”, disse.

A insatisfação, em resumo, tem mais um agravante, quando policias afirmam que existem, sim, armas suficiente para cautelar para os novos policiais, e não se entende porque os mesmos ainda não receberam suas armas de forma definitiva.

Opinião dos leitores

  1. Pobres jovens PMs. Sem logística para o trabalho, ainda vão amargar mais de três meses para receberem o primeiro salário, devido a elevada burocracia desse estado do RN.

  2. Colocar policiais nas ruas sem armas e viaturas é o mesmo que nada.
    A farda não impede roubos, assim como placa de proibido parar não impede violação da lei de trânsito.
    Imoral e ilegal o que estão fazendo com os novos PMs, colocando-nos nas ruas, sem as suas devidas armas e viaturas, deixando-os torrando no sol.
    Violação a dignidade da pessoa humana.
    E só Deus sabe quando irão começar a receber os salários.

  3. Só espero que Deus toque no coração dos comandantes e vejam que por trás das fardas dos novos soldados tem homens/mulheres com família, filhos(as) que precisam de seus familiares de está presente na suas casas. Já se doaram tanto durante o curso e agora depois de formados ainda passando por toda essa situação. Sendo obrigados a ficar distante da sua família e presos em locais sem estrutura.

  4. Nós como familiares só pedimos que organizem os horários dos novos soldados para que eles possam ir em suas casas visitar seus familiares, pois alguns tem crianças pequenas e outros crianças com necessidades especiais que não entendem a ausência do pai. Quando nós pensávamos que iria melhorar após a formatura em questão de horário como os dos demais da categoria ficou pior, nem parece que já são soldados, até às permutas do estágio foi indeferida onde poderia ficar um pouco melhor para a maioria que permutaram para o mais próximo de suas casas, mais ainda estão sendo tratados como alunos. Parece que o curso ainda não acabou só saíram do CAIC e do CFAP para ruas. Só pedimos um pouco mais de consciência e benevolência.

  5. Total descaso com os recém-formados. Não houve ainda distribuição, nem estão dando condições para os mesmos edesenvolverem seu trabalho como deveriam. Os jogam na rua e eles que se virem. Sem falar que muitos, estão longe de suas famílias.

  6. A questão é que além de morar muito distante de suas casas, eles estão tendo que trabalhar 6 horas por dia, até no final de semana, fazendo com que os mesmos tenham que além de pagar as despesas do translado para a capital ainda precisam pagar aluguel na capital e o aluguel da casa de suas famílias. Nós que somos familiares pedimos, respeitosamente, ao comando da PM RN que reveja pelo menos essa questão do horário de 6 hrs por dia, passando a trabalhar como os outros da categoria para que eles possam nos visitar pelo menos uma vez na semana.

  7. Isso é um absurdo,pais de família distante de seus filhos e esposas,trabalhando todos os dias,desarmados e fora o gasto que tiveram com outra mudança de local.Muita desorganização e falta de comunicação.

  8. Distribuam esses policiais por todo o estado e respeitem a classificação do concurso, dêem o armamento que precisam, organizem a carga horária e ponto final a resposta está sendo dada nas ruas, os novos políciais chegaram pra somar mas precisam de condições igualitárias e não serem sugados pelo governo.

  9. Acho uma falta de organização por parte das autoridades, fazem tudo sem planejamento… desde o início existe um despreparo nas pessoas que estão a frente da formação desses novos PM… que são feitos de palhaços… nunca vi estágio após formatura?? É uma logística sem lógica ???

  10. Tudo dentro da normalidade!
    A única diferença desta turma de soldados para as demais é que possui nível superior, que não quer dizer que esteja em outro patamar, esperemos as cenas dos próximos capítulos.

    1. De fato, desde muito tempo os papa mikes potiguares começam assim, desarmados. E sobre o pessoal do interior, infelizmente eles se submeteram a um certame que tirou o direito de escolher onde ficar.
      E olhe que esse concurso teve abstenção recorde.
      O pessoal fica falando de comando, de aluguel de casa, mas não se dá ao trabalho de se informar.

  11. Desumano? Ahh vão cagar!! Estão na PM pq querem. Em relação a desarmado, é so não andar fardados por aí.. todos sabiam que essa turma Nutela são cheios de mimmi

    1. Mimimi??? Tenha mais respeito pelos soldados rapaz, são vidas que estão ali pra servir a sociedade sem quase nenhuma estrutura, se vc tem cunhao assim pra ficar falando de segurança atrás de um celular,por que não vai lá e mete a cara vc desarmado??? Falar é fácil,quero ver fazer melhor!!

  12. A esquerda sempre quis desarmar a polícia e a desgovernadora está pondo em prática para ver se essa experiência dá certo com os novos policiais que são os cobaias

    1. Já moro aqui á mais de cinquenta anos mais, nunca tinha presenciado tantos desmandos em um unico desgoverno . Só podemos lamentar, o RGN está totalmente entregue aos fora da lei simplismente pela incompetência da senhora Fátima Bezerra.

    1. Entrei na Polícia há mais de vinte anos e recebi a arma ainda na primeira semana de trabalho.
      É um absurdo o que estão fazendo com esses jovens PMs!

    2. O governo federal formou 600 novos PRFs, em novembro deste ano, e eles estão trabalhando com toda a logística necessária (fardas, coletes, armas, algemas, viaturas).

      Governo estadual manda 1000PMs para as ruas só fardados? Isso é humilhar o policial e fazer a sociedade de palhaça.

  13. A situação dos novos soldados é deplorável. Foram colocados longe do seu domicílio. O critério de antiguidade na distribuição não foi obedecido e estão sendo obrigados a deixar suas famílias e ir tirar uma escala de 6/18 horas gastando combustível e sem ter onde se instalar. Uma vergonha.

  14. Agora todos podem perceber que o grande problema da PM não somente falta de soldados e sim a incompetência dos gestores(comandantes) durante todos esses anos, são despreparados, os imediatos não sabem fazer uma escala, pode contratar 10.000 novos policiais que vai continuar de mau pra pior

  15. Só falta dizer que a governadora é a responsável pela morte do soldado Luiz Gonzaga! Vamos ser oposição, criticar, mas ter um pouco de noção também, né?! Tem gente aqui que não pode ver uma vergonha passando que já quer passar. Misericórdia. rs

    1. Mas que foi irresponsabilidade do governo colocar nas ruas 1000 policiais militares, somente de fardas nas ruas, isso foi!

  16. Ate parece que o fato de ser policia vai impedir de sofre violência porque a baixo da piramide da sociedade todos estamos sujeitos

  17. Os novos soldados, todos portadores de curso superior e, portanto, com uma leitura mais acurada da realidade e da vida, estão perplexos com a desorganização e a incompetência do Comando da PM-RN. Não é só esta questão relacionada às armas, que coloca em risco a vida deles, e de uma escala de trabalho em vigor controversa, para dizer o mínimo. Por insensibilidade, o comando rechaçou a permuta de soldados do interior e da capital, previamente acordada entre eles. Esta permuta corrige uma distorção, permitindo que os jovens policiais não fiquem longe dos seus domicílios, tendo com isso de arcar com despesas extraordinárias, como alimentação e constantes deslocamentos entre as cidades, o que aumenta também os riscos à vida de todos eles. Isso está gerando um descontentamento imenso na nova tropa. Cabe reforçar que a permuta não alteraria em nada os contingentes destinados a cada cidade, uma vez que feita de comum acordo entre os próprios novos soldados. Mas, para demonstrar autoritarismo o processo foi vetado pelo comando, depois de estar adiantado.

    1. Tudo verdade suas palavras, muito Absurdo isso. É de não acreditar

  18. Não sei até quando vai continuar essa palhaçada do Comandante Geral. Pais de família longe de suas casas, de seus filhos, trabalhando de segunda a sábado, sem ter chance de ver seus familiares, sem falar nos gastos financeiros que esses novos políciais estão tendo, porque tem que arcar com os gastos de duas residências ( a cidade que estão trabalhando e a casa onde deixou a esposa e filhos. MAS TENHO CERTEZA QUE A FILHA DO COMANDANTE GERAL TÁ TRABALHANDO PERTO DO PAPAI, TÁ EM CASA TODO DIA, TÁ TENDO A FOLGUINHA DA PRINCESINHA DO PAPAI. O COMANDANTE GERAL VENDO A FILHA EM CASA, PERTO DA FAMÍLIA, PRA ELE TÁ TUDO BEM E TRANQUILO, O RESTO QUE SE LASQUE.

    1. Oxente. O cara mora no interior ou em outro Estado e no momento da inscrição no concurso diz que quer trabalhar em Natal… ele que se vire pra se sustentar … quem mandou fazer concurso longe de seu domicílio! Liga pro presidente da segurança kkk, ele num disse que ia acabar com os bandidos. Kkkkk munnnnnn, munnnnn. Bote uma pexera na mão dos novatos.

  19. Primeiro fator que me parece é a mal formação, um policial jamais pode andar desatento, não é a arma que vai defende-lo e sim a atençao e reaçao no momento em que for abordado.

    1. Ficou bom seu comentário viu…. só falta apagar! Ainda mais esses ninjas que não precisam de armas pra se defender! Eles não estão numa roda de capoeira não, abestado!

    2. Essa foi boa, e como ele deveria reagir, igual aos filmes de Hollywood?
      A atenção dele serviria pra que quando se está caminhando e vem um assaltante, correr enquanto leva tiros?
      Paciência…

    3. Rapaz, parabéns pelo seu comentário! Você merece dar aula de como fazer parte dos "Superamigos". O cara reagir desarmado. Paciência!

    4. Emerson é especialista em assalto e entende tudo!!!! queria ver andar na rua com uma carteira com 100 reais ou um celular… Comentario que da ideia que a policia deva andar desarmada pq sao ninjas.. aí vem Fachin diz que so o Estado pode estar armado, porque segurança publica é dever do Estado. Mas o Estado paralelo pode comprar arma adoidado de todo tipo.. vamos reagir com pedras e paus? So pode ser um petista ou um formado em humanas pra ter pensamento assim fora da realidade.

    5. Essa foi boa…esse entende de segurança pública..kkkkkk comentário totalmente sem noção da realidade.

  20. Meu Deus, quanta falta de consideração com os novos policiais Militares.
    Será que só vão entregar as armas quando morrer um jovem Policial? Quando um filho não voltar pra casa?
    Qué isso Governadora.
    Qué isso Comte Geral da PM
    Qué isso Secretário de Segurança.

  21. Vixi, Fátima, pode isso Arnaldo?
    À tá, governo socialista, comunista, esquerdista não gosta de Puliça.
    Até que enfim BG publicou algo sobre o RN kkkk

  22. Mais uma show de incompetência do desgoverno Fátima, no RN a polícia é abordada pelo bandido e assaltada, vamos sorrir para não chorar! Cadê Antenor Roberto, o grande vice desgovernador que toma a frente de tudo o que se refere a Polícia Minutar, parece mais o comandante geral honorário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula alinha com Putin defesa de Maduro e bate nos EUA por “soberania” da Venezuela

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) ligou para Vladimir Putin nesta quarta-feira (14) para tratar da situação da Venezuela. Segundo o Kremlin, os dois líderes reforçaram posições conjuntas sobre “soberania estatal” e “interesses nacionais” da República Bolivariana, deixando claro apoio ao governo de Nicolás Maduro.

A conversa também incluiu estratégias conjuntas na ONU e no Brics para reduzir tensões na América Latina e em outras regiões, mas sem criticar diretamente governos aliados de direita que cobram respeito às regras internacionais. Putin, segundo nota oficial, condenou a intervenção militar americana no país, chamando-a de “flagrante agressão armada”.

Nos últimos dias, Lula já vinha articulando com outros chefes de Estado sobre a Venezuela, mantendo alinhamento com regimes aliados a Moscou e mantendo distância das pressões externas da Casa Branca.

Leia nota do Planalto sobre telefonema de Lula para Putin:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, mantiveram conversa telefônica na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro, por cerca de 45 minutos.

Os dois líderes trataram dos preparativos para a realização da 8ª. Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), no próximo dia 5 de fevereiro.

A 8ª. CAN será copresidida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, em formato híbrido, virtual e presencial em Brasília.

Os presidentes concordaram que a reunião bilateral será oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. A pedido do presidente Lula, o presidente Putin comprometeu-se a enviar delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro em Brasília.

O presidente Lula e o presidente Putin também aproveitaram a ocasião para trocar impressões sobre a situação mundial. Manifestaram preocupação com a situação da Venezuela e reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Defenderam o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PF resiste a ordem de Toffoli, atrasa apreensões da Compliance Zero e recebe nova determinação do ministro

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Dias Toffoli, do STF, está batendo de frente com a Polícia Federal. Até quase o fim da tarde desta quarta-feira (14), os equipamentos apreendidos na Operação Compliance Zero, que investiga o Banco Master, ainda não haviam sido entregues ao Supremo, contrariando ordens expressas do magistrado.

A tensão começou na segunda-feira (12), quando Toffoli determinou a prisão de Fabiano Campos Zettel, cunhado do fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro. A PF só cumpriu o mandado dois dias depois.

Para o ministro, a demora foi resultado da “inércia exclusiva” e da “inobservância deliberada” da PF, responsabilizando a corporação por qualquer prejuízo às investigações.

Em nova determinação, Toffoli deu 24 horas para o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, explicar o descumprimento das ordens. Ele também exigiu que todos os materiais apreendidos fossem imediatamente lacrados e acautelados no STF, para evitar vazamentos e dispersão de dados.

Mesmo assim, até agora pouco, os equipamentos ainda não haviam chegado. O ministro então emitiu uma nota oficial, reforçando que a responsabilidade pelo atraso é da PF e reafirmando a necessidade de cumprimento imediato das medidas. No STF, o recado está claro: quem manda é o Supremo, e a Polícia Federal precisa se alinhar.

Nota do Gabinete do Ministro Dias Toffoli

“Tendo em vista que os materiais apreendidos ainda não foram encaminhados a esta Suprema  Corte, esclareço que para a custódia dos aparelhos e seus respectivos materiais telemáticos impõem-se que as autoridades custodiantes os mantenham eletricamente carregados e em modo desacoplado das redes telefônicas e de wi-fi, para a devida preservação de seu conteúdo e oportuna extração e periciamento pela autoridade encarregada.

Essa responsabilidade é dos executores da ordem proferida”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PGR libera Bíblia e visita a Bolsonaro, barra Smart TV

Foto: Reprodução

A PGR deu sinal verde para que Jair Bolsonaro receba leituras e visitas religiosas na prisão, desde que siga as regras da unidade prisional. Mas negou o pedido de acesso a uma Smart TV na cela. O parecer também autorizou a vistoria da senadora Damares Alves nas instalações onde o ex-presidente está custodiado.

Segundo a PGR, a inspeção está dentro das atribuições da Comissão de Direitos Humanos do Senado, da qual Damares faz parte, e não há impedimento legal.

Agora, a decisão final cabe ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator do processo, que vai analisar se acata ou não os pedidos da defesa de Bolsonaro.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Toffoli blinda apreensão do Banco Master no STF

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Dias Toffoli, do STF, decidiu que todos os materiais apreendidos na segunda fase da Operação Compliance Zero fiquem lacrados e guardados diretamente na sede do Supremo, em Brasília. A operação, deflagrada nesta quarta-feira (14), teve 42 alvos, incluindo o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o empresário Nelson Tanure.

A medida foge do padrão. Normalmente, a Polícia Federal pericia celulares, computadores e documentos recolhidos. Desta vez, Toffoli determinou que tudo fique sob custódia do STF, até nova ordem, o que levanta preocupação sobre a preservação imediata das informações digitais.

Em nota, o ministro tentou acalmar: o objetivo, disse, é preservar as provas, que serão periciadas pelas autoridades competentes. Mas especialistas alertam que atrasos na extração de dados podem comprometer informações importantes, especialmente de meios eletrônicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Destaque no Metrópoles: Vídeo viral faz Praia da Redinha bombar e virar notícia nacional

Imagens: Instagram/Metrópoles

Um vídeo mostrando a Praia da Redinha deslumbrante após o pôr do sol viralizou nas redes sociais e chegou à imprensa nacional, com destaque no portal Metrópoles. A repercussão fez banhistas lotarem a orla à noite para conferir de perto o fenômeno.

Mesmo no escuro, moradores e turistas se encantam com as pedras e as águas cristalinas do local, aproveitando o calor intenso que domina Natal e o RN nas últimas semanas. O banho de mar noturno virou o novo point da cidade.

O local se transformou em sensação entre quem busca diversão, fotos incríveis e aquele mergulho refrescante sem precisar encarar o sol escaldante do dia.

Até moradores de cidades vizinhas procuram o local para um banho noturno. Quem ainda não foi, agora já sabe: a Redinha é o endereço da noite em Natal.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Toffoli barra, depois libera busca contra Vorcaro após PF achar novos ilícitos

Foto: Divulgação/STF

O ministro Dias Toffoli, do STF, mudou de ideia e autorizou novas buscas na residência do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, após a Polícia Federal apontar indícios de “novos ilícitos”. A decisão veio nesta quarta-feira (14), depois de Toffoli ter negado parcialmente um pedido anterior.

A segunda parte da Operação Compliance Zero teve 42 alvos, incluindo Vorcaro, o empresário Nelson Tanure e o investidor João Carlos Mansur. A PF também prendeu temporariamente Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro, enquanto recolhia provas do suposto esquema de fraudes em instituições financeiras.

Diferente do padrão, Toffoli determinou que todos os materiais apreendidos fossem lacrados e levados diretamente para o STF, em Brasília, antes de qualquer perícia da PF. O temor é que informações em eletrônicos se percam sem análise imediata.

O ministro, porém, afirmou que a medida visa “preservar provas” e que elas serão periciadas pelas autoridades competentes.

Além das buscas, a Justiça bloqueou e sequestrou bens do grupo que somam mais de R$ 5,7 bilhões. Carros importados, armas e relógios de luxo também foram apreendidos, reforçando a dimensão do caso que envolve fraudes milionárias e a família de Vorcaro no Banco Master.

Opinião dos leitores

  1. O importante já foi pego:
    O cunhado de Vorcaro (Fabiano Zettel) doou 3 milhões para o Bolsonaro (foi o maior doador pessoa física) e 2 milhões para o Tarcínico.
    Estamos de olho.

  2. Como assim, a PF não tem competência para fazer as investigações? Tem muganga nesse imbróglio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo investirá R$ 85,4 mil em Smart TVs para cinema e música em presídios federais

Foto: Arquivo

O governo federal vai investir R$ 85,4 mil em 40 Smart TVs para exibir filmes e músicas nas cinco penitenciárias federais de segurança máxima. Cada unidade, incluindo a de Mossoró (RN), receberá oito televisores 4K de 50 polegadas, todos com acesso à internet controlado.

A iniciativa faz parte do programa ReintegraCINE, que substitui a antiga Cinemateca com DVDs e VHS por conteúdo digital.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais afirma que a modernização é necessária para acompanhar “avanços tecnológicos” e que o acesso será restrito, com seleção de presos e programação aprovada pela direção e Conselho Disciplinar.

Os aparelhos custam R$ 2.135 cada e vêm com suportes de teto, conexão via Wi-Fi e cabo, múltiplas entradas HDMI e USB, além da desativação de comandos por voz. A entrega está prevista para fevereiro de 2026.

A Senappen garante que os presos não terão acesso direto à internet, e tudo será monitorado com protocolos rigorosos de segurança.

O programa é defendido como modernização de atividades recreativas e educativas já previstas na Lei de Execução Penal. Mas para críticos, o gasto levanta a velha pergunta: será que R$ 85 mil em Smart TVs é prioridade em presídios de segurança máxima?

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Porto de Natal vai para a iniciativa privada em fevereiro

Foto: Reprodução/NOVO Notícias

O Porto de Natal vai ser leiloado à iniciativa privada já em fevereiro. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que incluiu o terminal potiguar no primeiro bloco de concessões portuárias de 2026. O grupo que também abrange Macapá, Recife e Porto Alegre deve receber cerca de R$ 230 milhões em investimentos.

O leilão faz parte de um cronograma agressivo do governo federal: 40 novos leilões de infraestrutura estão previstos para este ano, incluindo 18 portos, 21 aeroportos e uma hidrovia. A meta é reduzir a presença do Estado na gestão de terminais e transferir responsabilidade à iniciativa privada.

Entre os destaques do calendário, está o Tecon Santos 10, em São Paulo, previsto para março, com R$ 6,4 bilhões em investimentos e ampliação de 50% da capacidade do porto. Também está na agenda a primeira concessão hidroviária do país: a Hidrovia do Paraguai, com R$ 60 milhões para melhorar o escoamento de produtos na América do Sul.

Setor aéreo

No setor aéreo, o governo planeja leiloar 21 aeroportos regionais, incluindo o Galeão, no Rio de Janeiro, em 30 de março. Costa Filho destacou o sucesso de 13 leilões realizados no ano passado e reforçou que a iniciativa privada é a solução para modernizar e desburocratizar os terminais, tirando prefeitos e governadores da gestão direta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CNH sem autoescola: 2,5 milhões de brasileiros já solicitaram primeira habilitação

Foto: Reprodução/N1N

Após tornar facultativa a frequência em autoescolas, o Governo Federal registrou mais de 2,5 milhões de solicitações da primeira CNH. Segundo a Senatran, quase 1 milhão de certificados do curso teórico online já foram emitidos.

O processo agora começa pelo aplicativo CNH do Brasil, com aulas teóricas gratuitas em vídeos, podcasts e apostilas. Após concluir o conteúdo, o candidato vai ao Detran para biometria, foto e prova teórica. São 30 questões, com mínimo de 20 acertos para aprovação. Exames médico e psicológico continuam obrigatórios.

Na etapa prática, o candidato pode escolher entre autoescola ou instrutor autônomo. Mais de 54 mil instrutores já estão credenciados. A carga horária foi reduzida de 20 para apenas 2 horas, e as aulas podem ser feitas com veículo próprio, desde que regularizado.

Mudanças na prova prática incluem:

  • Fim da eliminação por erros leves, como esquecer a seta

  • Fim da prova de rampa

  • Possibilidade de refazer o exame sem pagar nova taxa

O governo afirma que as medidas reduzem custos, mas especialistas discutem possíveis impactos na segurança viária.

Renovação automática da CNH

Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses passaram a ter a CNH renovada automaticamente. Cerca de 370 mil condutores foram beneficiados:

  • 340 mil com renovação direta

  • 30 mil com conversão da permissão em CNH definitiva

O processo é digital, sem taxas ou exames presenciais, para quem está no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

Opinião dos leitores

  1. Fim da reciclagem dos cursos profissionais (transporte de passageiros) tambem é uma novidade

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa volta a pedir prisão domiciliar humanitária a Bolsonaro e cita queda na prisão

Foto: Miguel Schincariol/AFP

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) voltou a pedir ao STF a concessão de prisão domiciliar humanitária, após o ex-presidente sofrer uma queda na cela em 6 de janeiro.

Os advogados afirmam que o episódio confirma riscos clínicos já apontados por médicos e que a situação deixou de ser apenas teórica para se tornar um problema real de saúde.

Segundo a equipe jurídica, manter Bolsonaro no sistema prisional expõe o Estado a responsabilidade por possíveis agravamentos do quadro médico. Eles defendem que a domiciliar, com monitoramento eletrônico, é a única forma de garantir a preservação da saúde do ex-presidente.

“A prisão domiciliar não se apresenta como medida de conveniência ou favor, mas como a única forma juridicamente adequada de compatibilizar a execução da pena com a preservação mínima da saúde e da vida do apenado”, afirmam os advogados, ao destacar que a medida poderia ocorrer sob fiscalização rigorosa e monitoramento eletrônico.

Bolsonaro sofreu traumatismo craniano leve, de acordo com laudos médicos. Ele está preso desde novembro, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e cumpre pena de 27 anos e três meses por cinco crimes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *