Os jornalistas que cobrem a Assembleia Legislativa (AL) elegeram, na manhã de hoje, o deputado estadual Fernando Mineiro, do Partido dos Trabalhadores, como parlamentar do ano.
O comitê de imprensa da Casa é composto por 42 membros. Votaram neste ano 32 dos jornalistas cadastrados. Mineiro foi escolhido por 16 votantes. Em segundo lugar ficou o deputado estadual Agnelo Alves (PDT), com 7 votos.
Também foram votados a deputada estadual Márcia Maia (PSB), o deputado estadual Walter Alves (PMDB) e a deputada Larissa Rosado (PSB). Cada um teve um voto. Foi computado somente um voto nulo.
A entrega da comenda parlamentar do ano ocorrerá em almoço de confraternização do comitê de imprensa, que será realizado no dia 10 de dezembro, no restaurante Fogo & Chama.
O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (17/9), em almoço com lideranças do PDT, que não se opõe à possível redução das penas dos condenados pelo 8 de Janeiro.
Segundo ao menos três fontes que participaram do almoço, Lula citou, inclusive, o nome de Jair Bolsonaro. “Se ele ficar dois, três anos preso, já está bom”, teria dito o petista.
Ao tocar no assunto, o chefe do Palácio do Planalto lembrou que ficou 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba e que esse tempo foi uma “eternidade”.
A declaração de Lula durante o almoço com lideranças do PDT deve influenciar nas articulações do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em relação ao tema.
O almoço de Lula com lideranças do PDT aconteceu no Palácio da Alvorada, residência oficial do petista, e não foi registrado na agenda oficial dele.
Participaram do encontro, segundo apurou a coluna, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz; o presidente do PDT, Carlos Lupi; e lideranças da sigla no Congresso. Entre elas:
– Deputado Mario Heringer (MG), líder do PDT na Câmara;
– Deputado André Figueiredo (PDT-CE);
– Senadora Leila Barros (PDT-DF).
No encontro com pedetistas, Lula também reclamou da chamada PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara na véspera com votos da maioria da bancada do próprio PDT na Casa.
Ainda no almoço, Lula disse que deseja contar com o apoio do PDT em 2026, quando disputará a reeleição. Os pedetistas responderam que, se não tiverem candidato próprio, apoiarão o petista.
O clima do encontro, segundo lideranças do PDT, foi ameno. Isso não impediu os pedetistas de afirmarem a Lula que se sentem subrepresentados no governo, com apenas um ministério.
Anistia ao 8 de janeiro
Motta já articula há alguns dias para barrar o projeto da anistia ao 8 de Janeiro e, como alternativa, aprovar um projeto prevendo apenas redução de penas.
Uma das versões, de acordo com aliados de Motta, reduziria a pena de Bolsonaro entre seis e oito anos. O ex-presidente foi condenado pela trama golpista a 27 anos e três meses de prisão.
A coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, procurou o secretário de Imprensa da Presidência, Laércio Portela, para falar sobre o assunto, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações do Palácio do Planalto.
Reino Unido, Austrália e Canadá anunciaram neste domingo (21) que reconhecem formalmente o Estado da Palestina, em uma mudança histórica de posicionamento.
“Hoje, o Reino Unido reconhece formalmente o Estado da Palestina para reviver a esperança de paz entre palestinos e israelenses, e uma solução de dois Estados”, afirmou Keir Starmer, Primeiro-Ministro do Reino Unido, em uma mensagem na rede social X.
O Canadá também reconheceu o Estado da Palestina, anunciou neste domingo o primeiro-ministro Mark Carney. “O Canadá reconhece o Estado da Palestina e oferece sua colaboração para construir a promessa de um futuro pacífico, tanto para o Estado da Palestina como para o Estado de Israel”, afirmou Carney em um comunicado nas redes sociais.
Reino Unido e Canadá são os primeiros países do G7, grupo das principais economias do mundo, que reconhecem o Estado da Palestina.
A Austrália também “reconheceu formalmente o independente e soberano Estado da Palestina”, anunciou neste domingo o primeiro-ministro Anthony Albanese. “Ao fazê-lo, a Austrália reconhece as aspirações legítimas e antigas do povo palestino de ter um Estado próprio”, afirmou Albanese em um comunicado, pouco após anúncios similares do Reino Unido e do Canadá.
Reconhecimento do Estado da Palestina encoraja o Hamas, diz Israel
O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou, neste domingo (21/9), que o reconhecimento da Palestina pelo Reino Unido como Estado é “nada mais do que uma recompensa para o Hamas”.
Ainda segundo o ministério, o Hamas é “encorajado por sua Irmandade Muçulmana afiliada no Reino Unido”.
A declaração do Ministério das Relações Exteriores de Israel ocorre poucos minutos após o reconhecimento da Palestina pelo Reino Unido, Canadá e Austrália.
“Os próprios líderes do Hamas admitem abertamente: este reconhecimento é um resultado direto, o ‘fruto’ do massacre de 7 de outubro. Não deixe que a ideologia jihadista dite sua política”, afirmou o ministério, citando apenas o Reino Unido.
Na Assembleia Geral da ONU, realizada nesta segunda-feira (22/9), em Nova York, cerca de dez países devem formalizar sua validação do Estado palestino.
Do bairro Frei Damião, em Caicó, para os holofotes internacionais. Jackson Smith, referência no Nordeste e no Rio Grande do Norte quando o assunto é visagismo masculino, acaba de viver um dos momentos mais marcantes da sua carreira: uma temporada de atendimentos no Rom Concept, em São Paulo, salão do renomado cabeleireiro Romeu Felipe, considerado pelo Guinness Book o maior salão de beleza do mundo.
Durante essa experiência, Jackson Smith atendeu influenciadores, personalidades e ex-BBBs, mostrando que o visagismo potiguar tem potência para alcançar cenários globais.
Hoje, à frente de seu studio em Natal, Jackson Smith leva com orgulho suas raízes em Caicó, que moldaram sua trajetória e dão ainda mais sentido às conquistas.
E essa foi apenas a primeira de muitas jornadas: novas datas em São Paulo já estão sendo programadas, unindo a expertise de Jackson Smith com a estrutura de um dos salões mais renomados do planeta.
No fim das contas, quem mais ganha com isso somos nós, potiguares, que temos o privilégio de acompanhar de perto a ascensão de um profissional que cresce a cada dia e coloca nosso estado no mapa do visagismo mundial.
Após discutirem publicamente nas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o humorista Whindersson Nunes surpreenderam seus seguidores com a publicação de uma foto juntos neste sábado (20).
“O cristão não ergue muros… estende as mãos. No fundo, todos temos a mesma fome: o evangelho é um mendigo mostrando a outro onde tem pão”, escreveu Nikolas na legenda da publicação feita em seu Instagram.
O encontro, que parece sinalizar que os dois fizeram as pazes, acontece pouco mais de uma semana após o deputado e o humorista darem início a uma discussão que durou dias no X, antigo Twitter.
Entenda a discussão entre Whindersson Nunes e Nikolas Ferreira nas redes
O conflito entre Whindersson e Nikolas teve início em 11 de setembro, dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado e o político americano de direita Charlie Kirk morreu após um atentado com arma de fogo nos EUA.
Whindersson respondeu um dos tweets publicados por Nikolas na ocasião. O deputado printou o comentário e respondeu de volta, chamando o humorista de “canalha”.
Dois dias depois, em 13 de setembro, Whindersson voltou a comentar um dos tweets feitos pelo deputado, que pediu que seus seguidores “denunciassem” comentários feitos pelo influenciador Felipe Neto para a Embaixada dos Estados Unidos.
O humorista criticou a atitude de Nikolas como deputado, o que deu início a uma discussão entre os dois.
Nikolas passou a atacar Whindersson citando o relacionamento entre sua ex-namorada, a cantora Luísa Sonza, e o também cantor Vitão.
Foi então que o deputado disse que não iria publicar uma foto ao lado de sua família para “não piorar a saúde mental” de Whindersson. O comentário foi interpretado por alguns como uma referência ao fato do humorista ter perdido um filho com sua ex-noiva Maria Lina Deggan – a criança do casal nasceu prematura e morreu dois dias após o nascimento, em 2021.
“Setembro amarelo e o deputado faz piada com a morte do meu filho”, escreveu Whindersson. Nikolas negou ter feito qualquer referência à situação.
A maior dor que um pai possa ter é a perda de um filho. Respeito a vida. Respeito aos seres humanos. Espero que em breve tenhamos sentimentos no res de solidariedade e amor.
STINCO DE CORDEIRO, CAJU-AMEIXA E PURÊ DE CARÁ
Ingredientes:
Stinco de cordeiro
1 und Stinco de cordeiro Patriota (250g em média)
Sal e pimenta-do-reino preta a gosto
60g Cebola
12g Alho
10g Pimenta-de-cheiro
25g Tomate
1L Caldo de cordeiro
60ml Manteiga do sertão Antônio Cipriano
Caju-ameixa:
1 caju-ameixa Sabores da Vivenda
Purê de Cará
200g Cará
100ml Leite integral
50g Creme de leite
50ml Manteiga do sertão Antônio Cipriano
Sal e pimenta-do-reino preta a gosto
Modo de preparo:
Stinco:
Tempere o stinco de cordeiro com sal e pimenta-do-reino preta a gosto.
Aqueça uma panela grande e doure o stinco em manteiga, selando todos os lados até formar uma crosta dourada. Retire e reserve.
Na mesma panela, adicione a cebola picada, o alho amassado, a pimenta-de-cheiro e o tomate picado. Refogue até que a cebola fique translúcida.
Retorne o stinco à panela e cubra com o caldo de cordeiro.
Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por aproximadamente 2 a 2h30, ou até que a carne esteja macia e soltando do osso.
Ajuste o sal e a pimenta se necessário antes de servir.
Purê:
Descasque e corte o Cará em pedaços uniformes. Cozinhe em água com uma pitada de sal até que esteja macia, aproximadamente 20/25 minutos.
Escorra a água e amasse a macaxeira ainda quente até formar um purê homogêneo.
Em uma panela, aqueça o leite e o creme de leite juntos.
Adicione o purê de Cará, a manteiga e mexa bem até incorporar.
Ajuste o sal e a pimenta-do-reino preta a gosto.
Montagem:
Faça uma cama de purê, coloque o Stinco de cordeiro, em pé, na lateral da cama de purê e coloque um caju-ameixa na frente.
Sirva bem quente.
Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 2h40min
CAJU-AMEIXA
Ingredientes:
1kg de caju
200g de açúcar cristal
Modo de preparo:
Retire a castanha do caju utilizando um fio de nylon.
Prenda o fio de em um local fixo, enrole na base da castanha, com o caju e puxe para arrancar a castanha.
Lave os cajus em água clorada.
Retirar as duas extremidades com uma faca e perfurar, todos os cajus, uma a um, com um garfo.
Colocar no fundo da panela parte do açúcar, arrumar os cajus já furados e faça camadas, caju/açúcar/caju/açúcar e finalizar com o restante do açúcar.
Fechar a panela e levar ao fogo baixo. Deixar ferver bem por 40 minutos.
Desligue o fogo, deixe estriar e leve a geladeira, com tampo.
Durante sete dias levar ao fogo por meia hora até ocorrer toda desidratação do caju.
Lembrar de virar os cajus, de tempo em tempo pra cozinhar por inteiro.
Tempo de preparo: 7 dias
Tempo de cozimento: 3h30min
DICA RÁPIDA
RICOTA COM MEL E FLOR DE SAL
Ingredientes:
¼ da ricota fresca Fior di Latte
2 colheres de sopa de Mel
1 pitada de Flor de Sal
Modo de preparo:
Em uma vasilha amasse a ricota com um garfo até ficar bem cremosa, se quiser, passe no processador, só pulsando.
Misture o mel e finalize com uma pitada de flor de sal.
Sirva com torradas ou numa tábua de frios.
Marcando a abertura da programação da festa dos Santos Mártires foi realizada neste domingo (21) a 21° Moto Romaria dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Os motociclistas saíram da Basílica do Mártires no Bairro de Nazaré, em Natal, seguindo em direção ao santuário em São Gonçalo do Amarante.
Mais do que um passeio, a Moto Romaria é hoje um evento consagrado e reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte, reunindo milhares de motociclistas que percorrem estradas com um só propósito: homenagear os Santos Mártires Padroeiros e protetores do nosso estado com fé, união e emoção.
Quase um mês após Paulo Gonet ser reconduzido por Lula, sua sabatina no Senado segue sem data definida.
O PGR combinou com o presidente da CCJ, Otto Alencar, de marcarem uma conversa — de praxe, diga-se — só depois que ele concluir os trabalhos no julgamento da trama golpista.
O mandato de dois anos do procurador-geral da República só acaba em dezembro.
Alencar, por sua vez, quer prioridade a pautas como a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, isso quando o projeto finalmente sair da Câmara.
Um homem identificado como Joshua Runkles foi preso neste sábado (20/9) ao tentar entrar armado no local do funeral do ativista norte-americano Charlie Kirk, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. O ativista foi assassinado no último dia 10.
Conforme a polícia local, o homem preso estava com uma pistola, um revólver e várias facas. Ele desobedeceu à ordem das autoridades locais que não permitiam a entrada de pessoas armadas no estádio State Farm Stadium Friday, local da celebração em memória de Kirk.
Por tentar entrar armado em local proibido, Joshua deve responder pela acusação de contravenção penal, conforme informações do Departamento de Segurança do Arizona. Inicialmente, ele foi levado para a cadeia do condado de Maricopa, mas foi libertado com pagamento de fiança.
“Não acreditamos que essa pessoa estivesse tentando algo nefasto, mas o avanço não foi feito em coordenação adequada com a equipe de segurança da TPUSA (organização de defesa dos valores conservadores) ou com o Serviço Secreto dos EUA”, escreveu o porta-voz da TPUSA, Andrew Kolvet, na rede social X.
O funeral do ativista de direita está marcado para o domingo (21/9). A entrada é aberta ao público, mediante cadastro prévio na internet, e o presidente dos EUA, Donald Trump, deve discursar no evento.
O ativista conservador e aliado Trump, Charlie Kirk, morreu após ser baleado no último dia 10, durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah.
Kirk participava de uma turnê com pelo menos 14 eventos programados em campi universitários pelo país neste outono. Ele tinha 31 anos e era uma das vozes mais influentes do conservadorismo americano, sendo responsável pela fundação da Turning Point USA em 2012.
O funeral do influenciador conservador Charlie Kirk, assassinado há quase duas semanas em Utah (EUA), acontece neste domingo (21/9) no estádio State Farm, em Glendale, na região metropolitana de Phoenix, Arizona. A cerimônia, que contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de outros republicanos de destaque, será um teste para o serviço secreto americano.
O estádio deve ficar lotado, e os EUA prepararam um grande esquema de segurança para o funeral. O ativista conservador pró-Trump Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto enquanto discursava em um debate na Universidade de Utah Valley, no dia 10 de setembro. Ele foi baleado no pescoço.
O suposto atirador, Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso no dia seguinte e indiciado por homicídio qualificado. Ele pode ser condenado à pena de morte. O assassinato levanta preocupações sobre o aumento dos níveis de violência política nos Estados Unidos.Também desencadeou uma onda de censura contra pessoas que criticavam as falas de Kirk e a ultradireita.
Após sua morte, o corpo de Kirk foi transportado de Utah para o Arizona, onde morava, a bordo do Air Force 2. O traslado foi acompanhado pelo vice-presidente americano, JD Vance. O influenciador era um defensor e aliado do governo Trump.
Celebrar o “legado duradouro”
O Turning Point USA, movimento político fundado por Kirk para mobilizar jovens eleitores conservadores, confirmou que o funeral será público para celebrar a “vida notável e o legado duradouro” do influenciador.
A cerimônia começa na manhã de domingo. O estádio State Farm tem capacidade para 63 mil pessoas e é a arena do Arizona Cardinals, time de futebol americano (NFL). O público precisou se inscrever para assistir ao evento, e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.
O Arizona era o estado onde Kirk vivia com a esposa e os dois filhos. É também a sede do movimento político que ele fundou.
Personalidades presentes
O funeral contará com a presença de várias das personalidades conservadoras mais proeminentes do país. O presidente Trump, que culpou a esquerda radical pelo crime, confirmou sua participação no dia seguinte ao assassinato. “Quando for, eu vou”, disse. “Me pediram para ir e acho que tenho a obrigação de fazer isso”, declarou.
Trump fará um discurso durante a cerimônia, de acordo com o programa divulgado pelo Turning Point. O vice-presidente Vance e a viúva de Kirk, Erika, também discursarão. Em sua primeira declaração pública após o assassinato, Erika prometeu que a “missão poderosa” do marido “vai continuar” e que “os malfeitores não fazem ideia do que desencadearam em todo o país e no mundo”.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, são outros convidados de alto nível que irão ao Arizona para homenagear Kirk.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) vai apresentar na próxima quarta-feira seu relatório em que defenderá a rejeição da chamada PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara, e cujo texto determina a necessidade de autorização dos parlamentares para processos judiciais contra deputados e senadores. A declaração foi dada em entrevista à rádio CBN.
Alessandro Vieira já tinha afirmado antes que o relatório seria pela rejeição da PEC, “demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”. O senador chegou a graar um vídeo para expor os malefícios da PEC.
“O esforço de muitos para passar pano e emplacar narrativas fantasiosas é comovente, mas o fato é que a Câmara aprovou um PEC para proteger bandido, desde que ele seja parlamentar ou presidente de partido. É um absurdo injustificável, que vamos derrotar no Senado”, disse também nas redes sociais.
Mesmo antes da aprovação, ele já dizia que a PEC seria a prova de que no Brasil “o absurdo virou cotidiano”.
Apesar da aprovação em dois turnos na Câmara, a rejeição ao texto é bem maior no Senado e a expectativa é de que o texto seja rejeitado. A escolha de Alessandro Vieira pelo presidente da CCJ da Casa, o senador Otto Alencar (PSD-BA), também contrário ao texto, tem esse objetivo.
A repercussão negativa da aprovação na Câmara também tende a pesar. A reação nas redes sociais fez com que parlamentares à direita e à esquerda se desculpassem nas redes após o voto favorável à proposta. O texto avançou com o apoio do centrão e da bancada bolsonarista e com algumas dissidências na base governista.
Neste domingo, 21, atos em diversas partes do País vão protestar contra a PEC. As manifestações vão contar, inclusive, com a participação de artistas e shows musicais. Em Copacabana, por exemplo, estão previstas apresentações com Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Lenine, entre outros. Também haverá artistas se apresentando em diversas outras cidades do País.
Comente aqui