Saúde

Ministério da Saúde lança manual das cantinas escolares

O Ministério da Saúde acaba de lançar o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável. O objetivo é incentivar as escolas particulares a oferecer lanches menos calóricos e com maior valor nutritivo aos alunos e assim diminuir a incidência da obesidade infantil. O manual traz diversas orientações às instituições de ensino, como substituição de alimentos fritos por assados e industrializados por opções mais naturais e livres de conservantes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que os muitos hábitos alimentares começam a ser formados na infância e que o ambiente escolar tem um papel fundamental neste processo. “Oferecer um ambiente favorável às escolhas alimentares saudáveis às crianças ajuda a prevenir a obesidade infantil”. Ele também reforça que a iniciativa terá impacto positivo em um futuro próximo.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,8% das crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com informação da Agência Saúde

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS: Atas de 2005 já registravam irregularidade em descontos de empréstimos consignados em aposentadorias

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Atas do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), de 2005, durante o primeiro mandato de Lula, já registravam irregularidades em descontos de empréstimos consignados em aposentadorias e pensões do INSS. Na 115ª reunião do colegiado, a Ouvidoria do Ministério da Previdência alertou para o aumento de reclamações de segurados que nunca autorizaram empréstimos, chegando a 15,7% do total de queixas entre julho de 2004 e setembro de 2005.

Os problemas começaram nos primeiros anos da modalidade, criada pela Lei 10.820/2003. À época, o BMG era o principal operador. Entre as regras iniciais estavam limite de 36 meses e proibição de contratação por telefone. O então ministro da Previdência, Nelson Machado, reconhece que houve falhas no início, mas afirma que bancos e Procons criaram sistemas de autorregulação para conter abusos.

Em 2010, representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) já alertavam para casos de falsificação de documentos. Hoje, a entidade está entre as investigadas pela CPI dos descontos associativos.

O atual secretário do RGPS, Benedito Brunca, que participou da reunião de 2005, não quis comentar. Já o INSS afirma que intensificou medidas de proteção, como exigência de biometria facial para liberar consignados, suspensão de empréstimos por tutores sem autorização judicial e descredenciamento de instituições financeiras irregulares.

Segundo a Febraban, desde 2020, a Autorregulação do Consignado já aplicou 1.962 medidas administrativas contra correspondentes bancários, com 113 expulsos do setor. Bancos que descumprirem sanções podem ser multados entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão.

A operação Sem Desconto, da Polícia Federal e CGU, revelou fraudes em descontos associativos e abriu nova frente de investigação sobre possíveis vínculos com irregularidades nos consignados.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Base Aérea de Natal realiza evento “Portões Abertos” no domingo (5), com show de Waldonys

Base Aérea de Natal realiza Portões Abertos em 5 de outubro, com entrada gratuita, shows, exposição de aeronaves e atrações para toda a família.Foto: Sargento Mônica

O evento Portões Abertos da Base Aérea de Natal será realizado neste domingo (5). A edição de 2025 promete lazer, cultura e integração, aproximando a população potiguar do universo da aviação militar.

Com entrada gratuita, o público poderá visitar o evento das 9h às 17h. Entre as atrações confirmadas estão a demonstração da equipe de paraquedismo da FAB, os Falcões, exposição de aeronaves militares, apresentações musicais e show do cantor Waldonys, membro honorário da Força Aérea Brasileira.

Participação de outras forças

Um dos destaques do Portões Abertos é a presença de outras instituições, como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. A integração reforça o espírito cívico e a colaboração entre forças de segurança e sociedade.

Público esperado e histórico

A expectativa é reunir milhares de visitantes ao longo do dia. Em edições anteriores, o evento chegou a atrair 40 mil pessoas. Localizada em Parnamirim, a BANT tem papel histórico desde a Segunda Guerra Mundial, quando ficou conhecida como “Trampolim da Vitória”. Hoje abriga unidades de instrução e operações estratégicas da FAB no Nordeste.

Acessibilidade e recomendações

As pessoas com deficiência (PCD) terão atendimento especial. Das 8h às 9h, o acesso será exclusivo para este público, garantindo maior comodidade e segurança.

A organização recomenda que os visitantes cheguem cedo, levem 1 kg de alimento não perecível para participar do sorteio de brindes e sigam as orientações de segurança. Também é indicado o uso de roupas leves, protetor solar e garrafas para hidratação.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde em 2025

Foto: Reprodução/X

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2025 chegou a 2.262. É o maior registrado desde 2020, início da série histórica. Os dados são da Polícia Federal. Até então, o maior volume havia sido registrado em 2021, quando 2.188 brasileiros foram deportados.

A soma de brasileiros enviados de volta ao país de janeiro a 1° de outubro de 2025 já é 37% maior que o número do total registrado ao longo de todo o ano 2024.

Confira:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre a psicóloga Jarlene Márika aos 38 anos

Morreu nesta sexta-feira (3) em Natal a psicóloga Jarlene Márika, aos 38 anos. Ela sofreu uma parada cardíaca.

Jarlene se destacou pelo engajamento em projetos sociais e pelo compromisso com o bem-estar emocional das pessoas. À frente do projeto Desperta Mulher Potiguar, impactou a vida de muitas mulheres, incentivando-as a florescer, crescer e tomar decisões importantes em suas trajetórias.

Reconhecida por sua dedicação à saúde mental e ao fortalecimento feminino, atuava também como palestrante e mentora, sempre voltada ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O velório acontecerá neste sábado (4) às 18h, no Memorial Santa Beatriz (Capela 02), Rua Santo Cristo, 729, Pajuçara, Natal-RN. O sepultamento será no domingo (5), às 9h, no Cemitério de São Paulo do Potengi. Um cortejo sairá de Natal às 5h do domingo, com destino a São Paulo do Potengi, onde haverá uma missa de corpo presente na Igreja Matriz da Cidade às 8h.

Nossos sentimentos aos amigos e familiares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Tem Disquinho de Goiaba de Caicó e camarão de entrada

O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Dona Diana de Araújo chega trazendo o Disquinho de Goiaba, tradição de Caicó que é pura gostosura.

E ainda tem Militão Chaves botando todo mundo pra salivar com um camarão com biquinho e farofa de bacon de comer rezando!

Não perde esse programa, viu?

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Encontro entre Lula e Trump pode ocorrer neste mês de outubro na Itália

Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Emily J. Higgins/Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Roma entre 13 e 18 de outubro para participar do Fórum Mundial da Alimentação, que celebra os 80 anos da FAO.

Durante o evento, pode ocorrer uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.

Os dois já tiveram um breve contato na Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Trump falou em “química excelente” com Lula e demonstrou interesse em avançar no diálogo.

Além de Roma, a Malásia — onde Lula participará da 47ª Cúpula da Asean no fim do mês — também é cogitada como palco para o encontro.

O Itamaraty avalia ainda a possibilidade de uma conversa prévia por telefone ou videoconferência.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após resposta do Hamas, Trump pede que Israel pare de bombardear Gaza

Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta sexta-feira (3) após o Hamas concordar em libertar todos os reféns israelenses na Faixa de Gaza. Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que Israel deve interromper imediatamente o bombardeio no território palestino para que os resgates ocorram de forma segura.

“Com base na Declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma PAZ duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos resgatar os reféns com segurança e rapidez! Já estamos discutindo detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito almejada no Oriente Médio”, escreveu Trump.

O Hamas divulgou comunicado nesta sexta-feira confirmando sua concordância com o plano de paz proposto pelo presidente norte-americano. O grupo palestino afirmou que libertará todos os prisioneiros israelenses — vivos e mortos — e permitirá a entrega da administração da Faixa de Gaza a um comitê palestino independente, conforme sugerido pelo republicano.

LEIA TAMBÉM: Após ultimato de Trump, Hamas diz que concorda em libertar todos os reféns israelenses e quer discutir outros pontos do plano de paz

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sobe para 113 casos suspeitos de intoxicação por metanol no país, diz Padilha

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Brasil passou da marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são 113 casos suspeitos em todo o país. A informação foi dada em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3).

São cinco estados com casos suspeitos – São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul – além do Distrito Federal.

“Número de casos suspeitos e presentes em outros estados reforça a participação da Polícia Federal na investigação por ser uma situação interestadual”, disse Padilha.

País tem uma morte confirmada como provocada em razão do metanol. O ministro não detalhou se essa morte teve relação com o consumo de bebida alcoólica. Outros 11 óbitos ainda estão sob investigação em todo o território nacional

Com informações de CNN e UOL

Opinião dos leitores

  1. O número de vítimas de bebidas batizada com metanol é muito maior, o ministro e os responsáveis ela fiscalização estão mentindo e manipulando o número de vítimas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após ultimato de Trump, Hamas diz que concorda em libertar todos os reféns israelenses e quer discutir outros pontos do plano de paz

Foto: MOHAMMED SABER/EFE/EPA

O grupo terrorista Hamas respondeu, nesta sexta-feira (3), ao presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a proposta de plano de paz na Faixa de Gaza. O grupo informou que concorda em libertar todos os reféns israelenses e deixar o governo no enclave palestino, mas pediu que alguns pontos do acordo sejam discutidos.

A resposta do Hamas surgiu horas após o “ultimato” de Trump, que deu um prazo até este domingo (5) para o grupo se manifestar sobre a proposta.

“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o Hamas em comunicado.

Sobre a possível saída da administração de Gaza, o grupo palestino disse concordar em entregar o governo para um comitê palestino independente, conforme proposto pelo presidente dos EUA.

Apesar da sinalização positiva, o Hamas não comentou os outros 18 pontos da proposta de paz com Israel. Entre elas, a deposição de armas e a reconstrução do enclave palestino.

De acordo com o comunicado, as questões “relacionadas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino” precisam ter uma “posição nacional unificada”. Por isso, a organização afirmou que tais temas serão debatidos por meio de um “quadro nacional”.

O acordo já foi aceito por Israel durante visita de Benjamin Netanyahu aos EUA nesta semana. O premiê israelense, porém, já sinalizou que pode não cumprir um dos pontos do plano de paz: a retirada de tropas do enclave palestino.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reprovação à participação de Janja no governo Lula cresce 11 pontos percentuais e chega a 61%, mostra pesquisa PoderData

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pesquisa do PoderData mostra que 61% dos eleitores que afirmaram conhecer Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprovam sua participação no governo.

O índice cresceu 11 pontos percentuais desde junho e é o mais alto desde maio de 2024. Apenas 23% afirmaram aprovar sua atuação, o menor patamar registrado desde o início da série histórica, enquanto 16% não souberam responder.

A primeira-dama também se tornou mais conhecida nos últimos anos. Em setembro de 2022, antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, 63% dos brasileiros diziam conhecê-la. Hoje, esse número subiu para 89%, sendo 51% os que a conhecem “de ouvir falar” e 38% os que afirmam conhecê-la “bem”. Apenas 11% ainda dizem não conhecer Janja.

Os dados foram coletados de 27 a 29 de setembro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 178 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Foi uma das melhores PRIMEIRA DAMA que o BRASIL já teve. LULA até para escolher MULHERES é muitíssimo competente.

    EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DE “JANJA”.

  2. Há controvérsias! Comenta-se a boca pequena que o índice de rejeição dessa “dama de vermelho” é bem maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *