Política

Mourão critica Tite e ironiza: “O Cuiabá está precisando de técnico”

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão voltou a defender nesta segunda-feira (7/6) a realização da Copa América no país e caracterizou a discussão sobre a participação ou não no campeonato como sendo “totalmente disfuncional”. Ele ressaltou que, anteriormente, ser convocado para a seleção brasileira era considerado uma “honra”.

“Não vou entrar nessa discussão. Acho que faz parte dessa disfuncionalidade em que nós estamos vivendo. Eu sou do tempo em que jogador de futebol, quando era convocado para a seleção brasileira, era considerado uma honra”.

Mourão ainda ironizou e atacou o técnico Tite sobre um eventual pedido de demissão afirmando que o clube Cuiabá precisa de um técnico.“O técnico não quer mais? Não quer? O Cuiabá está precisando de um técnico, não está? Leva lá, sai, pede o boné. Acho que isso é uma discussão, nesse momento, totalmente disfuncional”, repetiu.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. hahaha com dinheiro dos nossos impostos muito provavelmente Bolsobo*ta dobrou a premiação dos jogadores p/ eles nao desistirem de jogar e isso ser bom politicamente p/ o Bolsobo*ta se manter mais tempo no poder. Sinceramente, tenho repugnancia total desse presidente que ficou viciado no poder. Ta viciadissimo, quer largar o osso de jeito nenhum. É o poder pelo poder e mais nada e engana o povo de uma forma tao astuta que o proprio povo é enganado e nem percebe. Queria demais que a eleição ja fosse esse ano, ta engasgada aqui essa situação pedindo p/ ser resolvido logo, esse presidente todo dia é uma encrenca que ele arruma p/ se manter no poder a todo custo

  2. É verdade Morão a seleção precisando de técnico , e o nosso Brasil precisando de presidente tai aí falou a verdade.

  3. Tite e jogadores não decidem se irão disputar uma competição, isso quem decide é a CBF e ponto.
    Estão sendo pagos para isso, principalmente este técnico adorador de ladrão.
    Se não estão de acordo “PEDE PARA SAIR”.

  4. Mourão eh do tempo que as forças armadas eram honradas e bem quistas. Mas no governo do MINTOmaníaco estão virando motivo de piada e ficando desmoralizadas com a ineficiência de Pezadello e as interferências golpistas do corrupto das rachadinhas…

    1. Piadas são seus comentários e de alguns outros por aqui. Molecagens desrespeitosas, sem fundamento, mentiras muitas vezes criminosas, são algumas características dessas postagens, dolorosamente suportadas por se tratar de um ambiente “aberto”.

    2. Direita honesta: vá se catar cara! Criminoso eh o MINTOmaníaco, o seu corrupto das rachadinhas ! Ou rachadinha não eh crime pro gado?

    3. Calúnia, injúria e difamação são crimes. E o que vc posta não tem qualquer comprovação ou, muito menos, decisão judicial. Pelo contrário. Ou seja, vc está mentindo e agredindo a honra de pessoas.

    4. Direita honesta, vc sabe o porquê não tem processo contra o presidente? Simplesmente pq ele não pode ser investigado ou processado por crimes que cometeu antes do mandato dele. Quando ele deixar de ser presidente, ele será processado. Contra o MINTOmaníaco já existem provas mais que robustas de que os assessores dele também faziam rachadinha. O depósito na conta da esposa dele eh uma das provas, inclusive. Queiroz não era só operador das rachadinhas de Flávio Bolsonaro não. Caso eu estivesse imputando ao presidente inepto algum crime que não existisse, seria calúnia. Mas provas há até demais.

      Muitos chamam o MINTOmaníaco de genocida ou miliciano, disso eu não o chamo pq realmente, até aqui, não há provas de que ele foi ou seja.

      Mas provas de que ele fez rachadinha tem até demais… E vou continuar chamando ele de MINTOmaníaco corrupto das rachadinhas…

    5. Direita honesta: pesquisa assim no Google: “Bolsonaro rachadinha”. Depois que fizer isso vc vai entender que ninguém pode ser processado por calúnia por dizer que Bolsonaro fez rachadinha (peculato)… Se vc vai continuar defendendo um presidente que fez isso, ou vc eh cego idólatra ou recebe pra fazer isso…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI: Advogada de médicos que denunciaram a Prevent Senior diz que demissões após recusa de entrega de ‘kit Covid’

Foto: Divulgação/Agência Senado

Com requerimento de convocação apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), Bruna Morato, advogada dos médicos que trabalham ou trabalharam na Prevent Senior e que denunciaram a operadora de saúde à CPI da Pandemia, presta depoimento nesta terça-feira, 28. Os funcionários elaboraram um dossiê entregue à comissão com diversas denúncias sobre o tratamento da empresa aos pacientes com Covid-19, inclusive com a alteração de prontuários.

O depoimento

Ao iniciar seu depoimento, Bruna Morato relatou que ela e seus clientes têm sofrido “ataques infundados” da Prevent Senior e afirmou que os fatos denunciados pelos médicos a deixaram “aterrorizada”. “Falta de autonomia médica, ocultação e manipulação de dados, falta de transparência em relação aos pacientes e falta de respeito em relação à vida das pessoas”, afirmou.

Segundo a advogada, os primeiros relatos que chegaram a ela eram sobre a falta de equipamentos de proteção individuais dentro dos hospitais. Ainda em março, de acordo com a depoente, o problema passou a ser a obrigatoriedade de usar um conjunto de medicamentos.

“Esse kit era composto por oito itens. O plantonista dizia ao paciente: ‘Preciso te dar. Porque se eu não der, posso ser demitido’”, afirmou. Segundo ela, os médicos recomendavam aos pacientes para tomar “só as vitaminas e proteínas” e não tomar os outros medicamentos, pela falta de eficácia e por serem “muito perigosos”.

A advogada confirmou que tentou um acordo com a Prevent Senior, que não seria financeiro, diante das ameaças que os seus clientes estavam sofrendo. Ela afirmou que seus clientes pediram que a empresa tomasse três atitudes.

Os pedidos eram que a Prevent Senior assumisse publicamente que o estudo sobre “tratamento precoce” foi inconclusivo, além de assumir o protocolo institucional da empresa, deixando claro que os profissionais não tinham autonomia. Os médicos também exigiam que a empresa fizesse um documento se responsabilizando a arcar com custos de possíveis processos vindos de famílias das vítimas.

De acordo com a depoente, a ideologia da empresa sempre foi “lealdade e obediência” e os médicos nunca tiveram autonomia. “Os médicos eram, sim, orientados à prescrição do kit. Esse kit vinha em um pacote fechado e lacrado. Não existia autonomia com relação até a retirada de itens desse kit”, afirmou.

Segundo ela, a receita para os pacientes já vinha pronta e com manual de instruções. Bruna Morato afirmou que, durante a segunda onda, não existia a permissão de fazer determinados exames. “Se prescrevia hidroxicloroquina sem a realização de eletrocardiograma. Existia a dispensação de ivermectina, e o médico não tinha autonomia para retirar esse item”, revelou.

“Os pacientes que utilizavam esses kits eram pacientes que já tinham muitas vezes comorbidades associadas. Então, o conjunto de medicamentos, apesar de ser ineficaz, para aquela população ele se tornava potencialmente letal”, afirmou a advogada.

A depoente negou declaração do diretor da Prevent, Pedro Batista, de que os médicos tinham autonomia. “Nunca deu [autonomia]. Tanto não dava que esses médicos eram sujeitos a cursos e aulas promovidos pelo Instituto Prevent Senior”, revelou.

“A Prevent tem uma política de coerção. Todos os clientes que resistiam eles foram demitidos da operadora. Existiam aqueles que já tinham sido demitidos e achavam a situação repugnante. Outros que ainda estavam na operadora, eles ainda lutavam pelo bem estar do paciente. Quando eles me procuraram, eles pediram para não ser identificados, porque eles sabiam que se fossem identificados seriam demitidos”, ressaltou. “A Prevent Senior costuma fazer demissões em massa toda vez que algum médico ou circunstância desagrada a instituição”, completou.

Segundo a depoente, no início da pandemia o diretor da Prevent, Pedro Batista Júnior, tentou se aproximar do então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que havia criticado a empresa após várias mortes por Covid-19 no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo.

Sem êxito na aproximação com Mandetta, a Prevent teria fechado uma “aliança” com um grupo de médicos que assessoravam o governo federal, “totalmente alinhados com o Ministério da Economia”. Esse grupo de médicos seria o chamado “gabinete paralelo”.

“Existia um interesse do Ministério da Economia para que o país não parasse. Existia um plano para que as pessoas pudessem sair às ruas sem medo”, denunciou Bruna, que ressaltou nunca ter ouvido o nome do ministro Paulo Guedes nas conversas. Segundo ela, eles tinham que conceder esperança para as pessoas saírem as ruas: “Essa esperança tinha um nome: hidroxicloroquina”, revelou.

Entenda o caso

(mais…)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 158 leitos críticos e 103 leitos clínicos disponíveis

Foto: Regulação/Sesap

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h10 desta terça-feira(28).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 158 leitos críticos e outros 103, sendo clínicos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 01 morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 38

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (28). São 368.379 sendo destes, 38 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.335 no total, sendo 01 ocorrido nas últimas 24 horas, no município de Lagoa de Velhos. Na segunda-feira eram 7.334 mortes. Óbitos em investigação são 1.329.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.996 e descartados são 733.671. Em acompanhamento, são 101.555.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTOS – INTERCEPTAÇÃO VIA CORREIOS: Cães da PF encontram 100 comprimidos de ecstasy ocultos em par de tênis em encomenda postal em Natal

Fotos: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal, com apoio da coordenação de segurança dos Correios, apreendeu nessa segunda-feira, 27/9, no centro de distribuição de correspondências da rua dos Tororós, em Natal, cerca de 100 comprimidos de ecstasy.

A ação aconteceu durante fiscalização de rotina e contou com a utilização dos cães detectores de drogas da PF, Ice e Iron, da raça pastor-belga-malinois, na inspeção das encomendas postais.

Os comprimidos da substância psicotrópica foram encontrados em uma das caixas e estavam acondicionados em um saco plástico, ocultos no interior de um par de tênis.

A Polícia Federal instaurou inquérito e busca agora identificar e prender os envolvidos na ação criminosa.

A última apreensão de ecstasy que a Polícia Federal havia feito no estado ocorreu na cidade de Caicó, na Região do Seridó, em fevereiro deste ano, quando 500 comprimidos da droga, também remetidos por via postal, foram interceptados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

SINE oferta 34 vagas de emprego nesta terça-feira em Natal, região metropolitana e Mossoró

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve acessar o seu cadastro via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS e presencial no SINE Matriz Candelária/RN em Natal.

Para outras informações ligue: (84) 3190-0783 e 3190-0788. O atendimento é de segunda a sexta, das 8:00h às 13:00h.

NATAL e REGIÃO METROPOLITANA – VAGAS PERMANENTES

ASSISTENTE DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 1

ASSISTENTE DE VENDAS 1

CABELEIREIRO UNISSEX 2

CONTROLADOR DE PRAGAS 1

MASSAGISTA 6

MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 1

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 3

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 1

MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 2

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA 1

VENDEDOR PRACISTA 1

NATAL e REGIÃO METROPOLITANA – PCD – Pessoas com Deficiências

AJUDANTE DE MOTORISTA 2

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1

AUXILIAR ADMINISTRATIVO 1

AUXILIAR DE ENGENHEIRO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

AUXILIAR DE LIMPEZA 2

PEDREIRO 1

RECEPCIONISTA ATENDENTE 1

SERVENTE DE OBRAS 4

MOSSORÓ E REGIÃO

PADEIRO 1

Total: 34

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vinte e sete funcionários foram resgatados de mina da Vale no Canadá; operação continua

Foto: Divulgação/Vale

Vinte e sete dos 39 funcionários presos na mina da Vale em Sudbury, em Ontário, no Canadá, já foram resgatados na manhã desta terça-feira, informou a imprensa local. Mais cedo, a empresa havia divulgado uma nota informando o resgate de 19 trabalhadores. O restante do grupo, que está preso no subsolo desde domingo, quando um dano no elevador impediu seu retorno, está a caminho e deve chegar à superfície ainda nesta manhã.

“Agradecemos aos empregados afetados por sua paciência e perseverança e às equipes de resgate por sua dedicação e apoio incansáveis. Este tem sido um esforço de equipe incrível”, disse em comunicado nesta manhã Gord Gilpin, Chefe de Operações de Mineração da Vale em Ontário.

Segundo o presidente do sindicado de mineradores, Nick Larochelle, a equipe começou o trabalho no local às 7h do dia 26 e o incidente no poço ocorreu às 11h30. Na noite de segunda-feira, Larochelle confirmou que os funcionários começaram a chegar à superfície entre 19h e 20h, saindo por meio de uma escada secundária de saída.

Por volta das 21h, ele informou que alguns dos mineiros já estavam na metade do caminho para a saída e acrescentou que outra parcela do grupo iria demorar mais para deixar a mina porque precisa do auxílio da equipe de resgate.

Shawn Rideout, chefe da operação de resgate, informou em entrevista que os mineiros estavam trabalhando entre 914 e 1.220 metros de profundidade. O grupo que precisa ser resgatado com a ajuda de equipamentos precisa escalar até uma profundidade de 944 metros para ser içado em seguida.

— Nós vamos puxá-los usando cordas. Essa é uma situação para a qual treinamos o tempo todo. É a maneira mais segura possível de garantir que todos os 39 sejam resgatados — ressaltou em entrevista à CTV, acrescentando que remédios e alimentos foram enviados aos mineiros.

O governador de Ontário, Doug Ford Jr. se solidarizou com os funcionários em comunicado publicado na noite de segunda-feira.

“Nosso apoio aos 39 mineiros presos no subsolo em Sudbury, enquanto as equipes de resgate trabalham para trazê-los com segurança para a superfície. Entendemos que esse resgate levará algum tempo e estamos muito aliviados em saber que os mineiros não estão feridos”, escreveu no Twitter.

Situada na região de Worthington, a 40 quilômetros a oeste do complexo Copper Cliff da Vale, a mina Totten foi inaugurada em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas que atuam na produção de cobre, níquel e outros metais preciosos.

Confira a nota da Vale na íntegra

A Vale informa que o retorno dos empregados à superfície na mina Totten em Sudbury, Ontário, Canadá continua nesta manhã após a subida bem sucedida de muitos deles durante a noite. Dezenove pessoas já voltaram à superfície no início desta manhã e o restante está a caminho.

No domingo, 39 empregados não puderam sair da mina devido a danos no eixo que abriga o meio de transporte (espécie de elevador) entre a superfície e o subsolo. Enquanto as condições no eixo eram avaliadas, os empregados se dirigiam a estações de refúgio subterrâneas como parte dos procedimentos padrão da empresa.

No domingo à noite, eles começaram a chegar à superfície por meio de um sistema de escada de saída secundária.

“Agradecemos aos empregados afetados por sua paciência e perseverança e às equipes de resgate de minas por sua dedicação e apoio incansáveis”, disse Gord Gilpin, Chefe de Operações de Mineração das Operações da Vale em Ontário. “Este tem sido um esforço de equipe incrível.”

Os demais empregados devem chegar à superfície ainda nesta manhã. Os que já voltaram à superfície estão saudáveis e estão ansiosos para voltar para casa. A saída dos empregados está sendo apoiada pela equipe de resgate de minas da Vale e pela Ontario Mine Rescue.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Parnamirim promove “Vereador Idoso por um dia”

Sessão Solene ocorre no Dia Municipal do Idoso, na próxima sexta-feira, 1º de outubro. Foto: Divulgação

No dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Municipal do Idoso e, em comemoração à data, a Câmara Municipal de Parnamirim, realiza uma manhã de atividades para as pessoas idosas do município.

A programação começa às 8h, com vários serviços de Saúde, como telemedicina, nutricionista, eletrocardiograma, além da emissão da carteira de transporte do idoso e carteira de estacionamento. Às 10h, começa a Sessão Solene, na qual os idosos vão assumir as cadeiras do Plenário Dr. Mário Medeiros, sendo “Vereador por um dia”.

O evento está sendo promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, composta pelos vereadores Thiago Fernandes, Irani Guedes e Marquinhos da Climep, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. Para o vereador Thiago Fernandes, coordenador da Frente Parlamentar, disse que a data traz muita relevância para a cidade, na busca de promover e orientar a população sobre o envelhecimento saudável.

Dia Municipal do Idoso

A Lei Ordinária nº 2.163, de 17 de setembro de 2021, foi sancionada sem veto pelo Poder Executivo, e institui a criação do Dia Municipal da Pessoa Idosa, a ser celebrado anualmente no dia 1º de outubro. O projeto de lei que originou a referida lei foi uma proposição do vereador Thiago Fernandes. O projeto inclui a data no calendário oficial do município e tem como propósito sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, trazendo como objetivo promover a proteção e os cuidados da pessoa idosa do município.

Serviço

Dia Municipal do Idoso (01/10)

Local: Câmara Municipal de Parnamirim

Horário: 8h às 12h

10h Sessão Solene

Atendimentos: telemedicina, eletrocardiograma, nutricionista

Prestação de serviços: Emissão de cartão de transporte do idoso, cartão de estacionamento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Trabalhadores do DETRAN consideram proposta do Governo insuficiente, decidem continuar em greve e agendam caravana para Mossoró

Os trabalhadores do DETRAN-RN consideraram insuficiente a proposta apresentada pelo Governo e por isso decidiram continuar em greve. A deliberação foi tirada em Assembleia virtual na última sexta-feira (24/09). Na ocasião, foi avaliado o resultado da audiência entre o SINAI-RN e a direção da Autarquia ocorrida em 22 de setembro.

Após muita discussão, a Assembleia aprovou uma contraposta que prevê o pagamento dos valores da tabela do PCCR em duas parcelas, sendo a primeira em janeiro de 2022 – quando os efeitos financeiros do PCCR serão incorporados – e a segunda em dezembro do mesmo ano. A ideia será encaminhada pelo Sindicato ao Executivo.

Sobre a realização do Concurso Público, a categoria aguarda o recebimento das datas referentes ao cronograma apresentado pela direção da Autarquia.

A categoria ainda decidiu realizar uma caravana ao município de Mossoró nesta terça, 28 de setembro, tendo em vista que a cidade será sede temporária do Governo estadual entre os dias 28 e 30/09.

Proposta rejeitada

A proposta apresentada pela direção do DETRAN-RN ao SINAI e discutida durante Assembleia aponta que as perdas salariais acumuladas pela categoria – perdas avaliadas pelo Governo em 15% – serão repostas a partir da atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), sem considerar a inflação do ano em curso. Todavia, os trabalhadores reivindicam a reposição das perdas acumuladas de 2016 para cá e, conforme levantamento do Sindicato, essas perdas chegam a 26%.

Opinião dos leitores

  1. Nós PMs queremos também. O salário já está bom, pois fizemos um rapa no cofre do governo e sargento já ganha quase 10 mil, o que queremos agora é material, pois estamos com colete vencido, carro velho e com pneu careca, armas antigas, fardamento velho e puído.

  2. Esse é o Governo do Estado da Sra Fátima Bezerra, engana os servidores Estaduais e afaga os sindicalistas e os meios de comunicação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

IFRN segue com inscrições abertas em processo seletivo para 3192 vagas em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Foto: Reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) segue com inscrições abertas para o processo seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Integrada. Ao todo, são ofertadas 3192 vagas, distribuídas pelos 20 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. A execução das etapas do processo seletivo ficará sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

Processo seletivo

O processo seletivo é aberto a portadores de certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou curso equivalente e abrangerá conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática e produção textual.

A seleção será realizada através da aplicação de provas presenciais. O Edital, porém, explica que, em caso de inviabilidade da aplicação das provas presenciais, dadas as condições sanitárias causadas pela pandemia da Covid-19, a seleção poderá ocorrer através da análise do histórico escolar do Ensino Fundamental dos candidatos.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, na Área do Candidato, por meio do endereço eletrônico https://inscricoes.funcern.org, no período das 14h do dia 15 de setembro até o dia 21 de outubro. No formulário de inscrição, os interessados deverão informar o número do documento de identificação oficial com foto e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Serão considerados documentos de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Profissional, Passaporte ou Carteira de Habilitação na forma da Lei nº 9.503/97. O documento destaca que os candidatos com Carteira de Identidade Infantil serão submetidos à identificação especial, na qual será realizada identificação por escrita.

Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, até o dia 22 de outubro de 2021. Para gerar o Boleto de Pagamento, será necessário acessar a Área do Candidato e selecionar a opção “Boleto”, que irá gerar o boleto bancário em formato PDF.

O período para requerimento da isenção da taxa vai de 15 de setembro a 3 de outubro deste ano. Para realizá-lo, o candidato deve acessar a Área do Candidato e preencher o formulário de Requerimento de Isenção, informando o número do NIS no cadastro no CadÚnico (com 11 dígitos). O resultado preliminar do requerimento será divulgado no dia 7 de outubro. Já o resultado final será anunciado no dia 14 do mesmo mês.

Os estudantes com inscrição homologada no ProITEC 2021 são isentos da taxa de inscrição, mas devem se inscrever como os demais.

Resultados

O resultado das provas de múltipla escola (Língua Portuguesa e Matemática) será divulgado no sítio do IFRN e no da Funcern, no dia 27 de dezembro de 2021. No dia seguinte, 28 de dezembro, serão divulgados os candidatos que terão sua produção textual corrigida. O resultado final do processo seletivo será anunciado no dia 24 de janeiro de 2022.

Acesse

Edital nº 41/2021

Área do Candidato

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura recebe R$ 17,7 milhões do Governo Federal para a obra de engorda da faixa de areia em Ponta Negra

Foto: Dênio Simões/MDR

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), empenhou mais R$ 17,7 milhões para ações de engorda e enrocamento na praia de Ponta Negra, um dos cartões-postais de Natal, no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pelo ministro Rogério Marinho durante a apresentação do projeto para as intervenções, nessa segunda-feira (27). As ações vão fomentar o turismo na capital potiguar e dar mais segurança à encosta da faixa litorânea.

Os investimentos da União no empreendimento poderão alcançar até R$ 78 milhões. Desse total, R$ 75,1 milhões já foram empenhados pelo MDR, sendo que R$ 57,5 milhões foram garantidos desde 2020.

Após a assinatura do termo de empenho dos recursos, o ministro Rogério Marinho enfatizou o potencial impacto que as obras em Ponta Negra poderão levar para o estado.

“A maior e mais importante indústria que o Rio Grande do Norte tem é o turismo. E ela precisa ser respeitada, apoiada e fortalecida. Estamos falando de uma customização que vai mudar a face daquela praia e que vai permitir que quem mora em Natal se sinta à vontade para voltar a frequentar a praia de Ponta Negra”, destacou o ministro. “E que quem vem nos visitar se sinta confortável não só na sua estadia, mas se sinta confortável em trazer outros visitantes, que geram o que nós queremos, que é circulação de riqueza, geração de empregos e o desenvolvimento econômico como um todo”, ressaltou.

Os recursos serão destinados à construção de muro de contenção de erosões, rampas de acessibilidade e escadas, além da ampliação da faixa de areia ao longo de quatro quilômetros. As obras serão efetuadas pela Prefeitura de Natal. A previsão é que a licitação seja aberta em 16 de novembro, de acordo com o Executivo local.

A chamada engorda da praia de Ponta Negra consiste na ampliação da faixa de areia. Pelo projeto, ela terá 100 metros na maré baixa e de 30 metros a 50 metros quando a maré se elevar.

“Estamos vivendo um momento histórico para a nossa cidade, porque nenhuma obra era tão ansiada e aguardada como a da engorda da praia de Ponta Negra. A principal atividade econômica da cidade é o turismo e 80% dos empreendimentos turísticos estão naquela região. É um impacto enorme para Natal. Estamos fazendo a cidade avançar”, afirmou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A orla da praia de Ponta Negra já recebeu investimentos para a execução de parte das obras na região. Uma delas foi o enrocamento ao longo de dois quilômetros da encosta da orla. Agora, mais 1.173 metros da encosta receberão o mesmo tipo de intervenção. A nova metodologia aprovada pelo MDR consiste na colocação de conjuntos de blocos de pedras ou outro material para proteger o talude contra a erosão das ondas. A obra também será composta por sete escadas, quatro rampas de acesso e 23 dissipadores de energia.

“Esta obra vai mudar a cara do turismo de Natal e do Rio do Grande do Norte. É um momento muito importante para todos os trabalhadores da indústria do turismo da cidade”, reforçou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte, Abdon Gosson.

 

Opinião dos leitores

  1. Pq em BC a obra leva meses, sendo maior que a de Natal e na capital potiguar 3 anos ? Não entendo de jeito algum. E cadê o projeto para uma calçadão digno? Não tem também. Não tem como defender.

  2. Em Fortaleza a prefeitura fez isso e o mar já cobrou o preço, destruindo boa parte da faixa que foi construída. Que a situação sirva de lição e o projeto possa ser desenvolvido de forma sustentável no convívio entre o mar e a construção da expansão da orla.

  3. Eu só acredito quando tiver correndo em cima dessa “gordura”…Se sair, será fantástico para a cidade!

    1. Vai sair com certeza.
      Em Balneário Camboriú está sendo feito agora.
      Vc pode vê no YouTube ao vivo.
      Lá era também uma obra que se arrastava a anos.
      Boa parte ja está pronto, em breve 100%.
      É uma obra rápida.
      Muito rápida.
      Pelo menos lá é ligeiro, não sei aqui.
      Mas acredito que vai ser rápido como lá.
      Tá ficando espetacular.
      Vale a pena da uma conferida.

  4. Graças ao Presidente Bolsonaro, essa grande obra vai sair do papel.
    MITO É O CARA.
    MITO ATE 2026.

  5. Nessa velocidade que estamos vendo nessa obra, daqui para o fim do mundo essa engorda acaba… Ponta Negra que é o cartão postal de nossa cidade e de nosso Estado, virou uma vergonha para todo cidadão de bem. Um absurdo que os gestores municipais e estaduais recentes deixaram acontecer isso com aquele ponto turístico!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *