Economia

Mourão fala em flexibilizar teto de gastos e até criar imposto para bancar Renda Cidadã

 Foto: Jorge William / Agência O Globo

O vice-presidente Hamilton Mourão sugeriu nesta quinta-feira que o governo negocie com o Congresso a flexibilização do teto de gastos para custear o Renda Cidadã. Segundo Mourão, o governo não tem de onde tirar dinheiro para financiar a iniciativa. Por isso, só teria duas opções: realocar verbas ou negociar com o Congresso uma exceção para o teto de gastos, com a criação de um novo imposto para bancar o programa.

— Vamos olhar uma coisa aqui de uma forma muito clara. Se você quer colocar em um programa social mais recursos do que o existente, você só tem duas direções: ou você vai cortar gastos de outras áreas e transferir esses recursos para esse programa ou, então, você vai sentar com o Congresso e propor algo diferente, uma outra manobra que seja, por exemplo, fora do teto de gastos, um imposto especifico para isso e que seja aceito pela sociedade como um todo. Não tem outra solução, ou então mantém o status quo — disse.

A criação de um novo imposto sugerida por Mourão resolveria apenas uma parte do problema relacionado ao custeio do novo programa.

O tributo poderia ser indicado como fonte de financiamento — uma exigência constitucional para a criação de qualquer tipo de benefício. No entanto, não resolve a limitação imposta pelo teto de gastos.

Essa regra fiscal impede que as despesas primárias cresçam mais que a inflação do ano anterior. O problema é que a previsão de gastos para o ano que vem já está nesse limite.

Portanto, mesmo com um aumento na arrecadação, seria necessário abrir uma exceção na legislação do teto para que o novo gasto financiado com essa nova receita não fique sujeito à trava fiscal.

A declaração de Mourão ocorre em um momento de impasse sobre o financiamento do Renda Cidadã. Na segunda-feira, governo e aliados anunciaram que o programa seria financiado com recursos reservados para o pagamento de precatórios, além de novas verbas do Fundeb, fundo que financia a educação básica.

A proposta, no entanto, não foi bem recebida por especialistas e pelo mercado, levando o governo a reconsiderar essas fontes de financiamento. Na quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o programa social não pode ser financiado com um “puxadinho” e que seriam necessárias receitas permanentes.

— Nós temos que aterrissar esse auxílio emergencial em um programa social robusto, consistente e bem financiado. Financiado, como é uma despesa permanente, financiado por uma receita permanente. Não pode ser financiado com puxadinho, por um ajuste, não é assim que se financia o Renda Brasil. É com receitas permanentes — disse Guedes, sempre chamando o programa de “Renda Brasil”, e não de “Renda Cidadã”, como outros integrantes do governo batizaram.

A declaração de Guedes foi seguida de uma reunião no Palácio do Planalto, com o presidente Bolsonaro e secretários do ministério da Economia para discutir o projeto. Os participantes evitaram falar com a imprensa após o encontro.

Programa mantido, diz líder

Um participante disse de forma reservada, no entanto, que o relator da proposta, senador Márcio Bittar (MDB-AC), estaria disposto a fazer mudanças no seu texto.

Na manhã de hoje, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou que o programa está mantido. A declaração foi dada em São José do Egito (PE), ao lado do presidente Bolsonaro.

— Obrigado, sobretudo, pela decisão de criar o Renda Brasil, anote aí: o maior programa de solidariedade social da história desse país será implementado pelo nosso presidente — afirmou, também trocando o nome do Renda Cidadã.

Questionado sobre o uso de verbas do Fundeb e de precatórios, Mourão afirmou que “esse assunto já virou a página”.

— Esse assunto já virou a página. Já acabou. Voltou atrás, provavelmente não vai usar, né. Acredito que não [vai usar] também [recursos do Fundeb] — disse.

O vice-presidente disse que, no entanto, que não sabia se o Renda Cidadã seria mantido.

— Isso daí tem que perguntar lá do outro lado, não é para mim porque eu não participo dessas reuniões — comentou.

Mourão também afirmou que o desentendimento entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes é algo “pessoal”.

— Vocês ficam revirando esse assunto, esse é um assunto que não leva a nada, é uma questão pessoal — comentou.

Ontem, Guedes disse que há boatos de que Rodrigo Maia teria feito um acordo com a esquerda para não pautar as privatizações. Em resposta às críticas do deputado sobre o andamento da reforma tributária. Maia rebateu, e disse que Guedes está “desequilibrado”.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Agora vc acertou Entregador De Pizza, na hora de descer o malho se desce, na hora de elogiar se elogia. Só quero saber duas coisas: 1 – Suspendeu a viagem para Venezuela ou Cuba? Se suspendeu acertou, aqui está melhor. 2 – No meio dessas grandes fortunas vc gostaria de ver a de nove dedos e sua família taxadas? Se sim maravilha, vc finalmente tomou algum medicamento contra essa doença que é ser petista.

  2. Tem que diminuir esse mastodôntico e corrupto estado Brasileiro , se diminuir 50 % vai sobrar dinheiro. Nós eleitores e contribuinte estamos escravizados por este sistema parasita , um estado arrecadador e inepto !

  3. Têm despesas supérfluas a cortar que cobre esse acréscimo do Bolsa Família e ainda sobra dinheiro.
    Só não vale criar um imposto a mais pra cima do trabalhador já sacrificado!

    1. Vamos criar um emprego/ trabalho verdadeiro para esse TAL , entregador de pizza , acho que ele não sabe oque é isto ,

    2. Deixa de conversar besteira homi… Esse papinho de que taxar 2% da população vai resolver o problema de 98%… Já pagam 27,5% de IR. Tem que taxar pouco, e taxar todos de forma justa e escalonada. Sem ser pelo consumo.

    3. Seus vermes PTralhas ficaram 13 anos ROUBANDO O POVO BRASILEIRO, não deu tempo para criar esse IMPOSTO ??? Ou o rato ladrao preferiu roubar ???
      Faça melhor , se mude para o paraíso Venezuela ou Cuba, lá é maravilhoso, mas leve uma pá para revirar o lixo para ter oque comer

    4. Vergonha, Acorda Brasil e Brasil, vocês não fazem parte desses 2%, ou seja, não são ricos!
      Gostaria de saber, para que essa valentia toda, em defender as fortunas dos marajás?

    5. Não mexa com os bilionários do RN não rapaz, pois você vai arrumar confusão, kkkkkkkkkkkk. Além de te mandarem para Cuba, Venezuela ou qualquer clichê desses, vão te carimbar de comunista/petralha/lulista, kkkkkkkk.
      Tem que achar tudo bom e baixar a cabeça, aprenda !!

  4. Tem sim. Pega o dinheiro destinado a compra de satélite em duplicata(INPE já tem um) e todo tipo de equipamento militar bilionário. Tem também os penduricalhos dos funcionários públicos marajás, tem ainda a cobrança de tributos sobre dividendos, tem que acabar com todo tipo de possibilidade de receber extrateto(essa vai para a penca de militares reformados e que estão no governo).Grandes fortunas, heranças milionárias…. o problema é que só querem tomar dos pequenos, dos que não tem lobby dentro do congresso e do governo.

    1. Rapaz, dissesse tudo.
      Mas isso eles não fazem. O corporativismo fala mais alto.

    2. Vejo que vocês tem raiva e inveja dos militares. Mas você pode visitar os pelotões de fronteira do Exército na Amazônia e acompanhar o dia de um militar (se conseguir, pois é preciso preparo físico) e comprovar por si mesmo o trabalho que é feito para garantir que VOCÊ e SUA FAMÍLIA possam ser livres, vivam numa grande cidade como Natal, possam fazer suas compras, estudar, viajar nas férias ( em tempos sem pandemia), viver numa democracia, fazer um comentário no Blog do BG, entre outras "regalias". Pois os militares que, muitas vezes, estão nas fronteiras, foram transferidos para lá e levaram suas famílias para passarem de dois a quatro anos, no mínimo, em locais com pouquíssimos recursos (de escolas, de saúde, de variedade de mantimentos…). SOMENTE DEPOIS de você conhecer essa realidade, poderá falar e escrever algo contra os militares.
      Não existe perfeição em nenhum sistema, nem ninguém é perfeito, mas o desvio moral no meio militar é raro e combatido sempre que necessário.
      Com absoluta certeza, os militares não são os citados "marajás". Essa denominação se encaixa bem com Fernando Collor, Luladrão, Dilmanta, José Dirceu…e outros da laia PETRALHA e associados, que dilapidaram os cofres do nosso país. Quem defende esses larápios é farinha do mesmo saco.

    3. Procure se informar miro esses novos satélites tem uma capacidade muito maior de observação, para você saber, são capazes de filmar a 3 metros do solo . Muito necessário para descobrir até mineradoras ilegais.
      Mais uma arma para combate a incêndios e explorações irregulares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

HERÓI NOS ACRÉSCIMOS: ABC arranca empate no apagar das luzes e deixa final em aberto

Foto: Guilherme Drovas/ABC F.C.

Tudo igual na grande decisão do Campeonato Potiguar 2026. América e ABC FC empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira (18), na Arena das Dunas, com um gol salvador já aos 51 minutos do segundo tempo.

O primeiro tempo foi equilibrado, mas ganhou emoção na reta final. O ABC quase abriu o placar com Thiaguinho em uma sequência impressionante que parou no goleiro Renan Bragança e ainda explodiu no travessão. Na sequência, o América foi mais eficiente: após escanteio cobrado por Galvan, Cassiano apareceu livre para acertar um belo chute e colocar o Alvirrubro em vantagem.

Na volta do intervalo, o América teve chances claras para ampliar, mas desperdiçou. Salatiel demorou na finalização em uma oportunidade e, em outra, Galvan parou em defesa tranquila de Matheus Alves. Com o passar do tempo, o ritmo caiu, mas o jogo guardava emoção para os minutos finais.

E ela veio nos acréscimos. Após jogada iniciada por Wallyson, Lima apareceu livre para empurrar para o gol e garantir o empate alvinegro, frustrando a torcida americana e incendiando a decisão.

Com público de 11.125 torcedores e renda de R$ 387 mil, a final segue totalmente aberta. O segundo e decisivo confronto acontece neste sábado, novamente na Arena das Dunas. Quem vencer no tempo normal fica com o título; em caso de novo empate, a taça será decidida nos pênaltis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PF afirma que CPMI do INSS restaurou dados de Vorcaro apagados por ordem do STF

Foto: Carol Rosito/CNN

A Polícia Federal divulgou nesta quarta-feira (18) que dados relacionados ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, excluídos por determinação do ministro André Mendonça, do STF, foram reintroduzidos nos sistemas do Senado a pedido da presidência da CPMI do INSS.

Segundo a corporação, a ação gerou um novo fluxo de download “fora do controle inicial da cadeia de custódia estabelecida judicialmente”. A PF afirmou que comunicou os fatos ao magistrado relator do caso.

Na terça-feira (17), a PF recolheu todo o material do ex-controlador do Banco Master, que foi lacrado e formatado conforme determinação do STF. A decisão também proibiu o acesso de parlamentares e assessores à sala-cofre do Senado.

Mendonça justificou a medida como forma de preservar o sigilo sobre a vida privada dos investigados pela Operação Compliance Zero. Entre os arquivos, há imagens pessoais e fotos com parlamentares em momentos privados, de acordo com nota oficial da PF.

O caso segue sob acompanhamento judicial, e a corporação afirmou que continuará tomando as medidas necessárias para manter a integridade dos dados sob custódia legal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem que capotou carro de R$ 500 mil em test drive e destruiu Ford Ranger ao voar sobre duna tem CNH suspensa e histórico de infrações

Foto: Kid Junior/Diário do Nordeste

O empresário Valécio Granjeiro, que capotou um Denza B5 avaliado em quase R$ 500 mil durante um test drive em Fortaleza nesta segunda-feira (16), já tinha histórico de infrações e teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa em 2025, segundo registros do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O caso anterior aconteceu em Canoa Quebrada, Aracati, quando Valécio conduziu uma Ford Ranger em alta velocidade sobre uma duna, resultando na destruição total do veículo. Na época, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil abriu procedimento por crime ambiental.

A infração gerou multa de quase R$ 3 mil, com base no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), referente ao uso de veículo para manobra perigosa. Em junho de 2025, a picape foi vendida e teve perfil no Instagram, sendo exibida em festejos juninos em Russas, conforme registros da época.

Foto: Reprodução

Ainda em 2025, Valécio gravou uma propaganda para uma concessionária de Fortaleza, aparecendo recebendo as chaves de um Ford Ranger Raptor avaliado em R$ 490 mil. Na época, o Detran-CE aguardava encaminhamento do Demutran de Aracati para efetivar o bloqueio de sua habilitação.

No início de 2026, Valécio passou a ser investigado pelo atropelamento e morte de uma pitbull em Russas. Segundo a tutora do animal, o carro atingiu a cachorra e o motorista deixou o local sem prestar socorro. A SSPDS informou que o caso segue em investigação.

O capotamento mais recente aconteceu durante um test drive do Denza B5 na Cidade 2000. Uma funcionária da concessionária teria reduzido o trajeto por segurança. Valécio perdeu o controle do veículo, mas não ficou ferido.

O teste do bafômetro foi negativo e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) confirmou ausência de sinais de embriaguez. Após o acidente, ele foi liberado pelos agentes e deixou o local sem restrições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

No STF, Moraes e Flávio citam episódio na Papudinha e reforçam risco à saúde de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se encontrou com o ministro do STF Alexandre de Moraes no gabinete do magistrado em Brasília. O encontro, solicitado por Flávio, teve como pauta a situação de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, internado desde sexta-feira (13) com pneumonia bacteriana decorrente de broncoaspiração.

Segundo informações de aliados, a conversa durou cerca de 20 minutos e contou com a presença do advogado Paulo Cunha Bueno, defensor de Bolsonaro. O senador apresentou detalhes sobre o estado de saúde do pai e pediu a avaliação de uma prisão domiciliar humanitária.

O ex-presidente segue internado em Brasília e, conforme boletim médico, vem apresentando melhora clínica. A defesa já havia solicitado que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar devido ao risco à saúde, especialmente pela dificuldade de acompanhamento contínuo durante a noite.

Pessoas próximas relataram que Moraes ouviu Flávio atentamente e reconheceu a gravidade do quadro, destacando a relação entre pai e filho, sem discutir questões políticas. Após a reunião, o senador afirmou a jornalistas que o encontro foi “tranquilo” e “objetivo”, e que o ministro vai avaliar a solicitação.

O pedido de prisão domiciliar ainda não tem prazo para decisão. O encontro foi intermediado por um ministro de tribunal superior de Brasília, com bom relacionamento tanto com Flávio quanto com Moraes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

MAIS UM AUMENTO NO RN: gasolina sobe R$ 0,63 e diesel R$ 0,45; preço deve se aproximar de R$ 9 nas bombas

Foto: Reprodução

A refinaria Clara Camarão, em Guamaré, confirmou novo aumento nos combustíveis com vigência a partir desta quinta-feira (19). Segundo a tabela divulgada, a gasolina terá alta de R$ 0,63 por litro e o óleo diesel de até R$ 0,45, pressionando ainda mais os preços no RN.

De acordo com os dados, a gasolina A passa de R$ 3,1915 para R$ 3,8265 na refinaria. Já o diesel S-500 sobe de R$ 5,0725 para R$ 5,5225. Também há reajuste no diesel marítimo, enquanto o GLP permanece sem alteração, segundo a atualização.

O impacto no combustível que chega ao consumidor também é relevante. Segundo o levantamento, o efeito estimado é de R$ 0,4445 na gasolina e até R$ 0,3825 no diesel, o que tende a elevar os valores nas bombas em Natal e na região metropolitana.

Com a sequência de aumentos, o setor projeta que os preços podem se aproximar de R$ 9 por litro no estado. O cenário preocupa motoristas e deve afetar o custo do transporte e de produtos.

O governo federal informou que pretende atuar sobre os preços e discutir medidas com os estados. No entanto, até o momento, não há anúncio concreto. No RN, também não há previsão de redução do ICMS, segundo o cenário atual.

O último aumento no RN foi na quinta-feira (12), quando a Brava Energia anunciou reajuste nos combustíveis na refinaria Clara Camarão, elevando o diesel em R$ 1,00 por litro e a gasolina em R$ 0,30. Na ocasião, a gasolina A passou a custar R$ 3,1915, enquanto o diesel S-500 e o diesel marítimo subiram para R$ 5,0725 por litro, segundo a tabela divulgada.

Opinião dos leitores

  1. O preço da gasolina acumulou queda de 25,1% em 2022,👈🏿👈🏿👈🏿🇧🇷🇧🇷🇧🇷 segundo levantamento do Poder360 junto a dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Depois de bater o recorde de R$ 7,39 👈🏿por litro, o combustível 👉🏿🇧🇷fechou o ano a R$ 4,96, na média nacional….
    Isso é governo.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
    Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/energia/preco-da-gasolina-cai-25-em-2022-mas-mantem-alta-sob-bolsonaro/)
    © 2026 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“STF interfere e atrasa investigação”, diz presidente da CPMI do INSS após decisão que barrou oitiva

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou nesta quarta-feira (18) decisão do STF que levou ao cancelamento de uma reunião da comissão no Senado. Segundo o parlamentar, a medida impacta o andamento das investigações.

De acordo com o senador, a decisão do ministro Gilmar Mendes autorizou a empresária Leila Pereira a não comparecer à oitiva prevista para o dia. Viana afirmou que a situação interfere nas prerrogativas do Legislativo e provoca atraso nos trabalhos da CPMI, segundo informações do Correio Braziliense.

Segundo o parlamentar, a convocação da empresária tinha como objetivo esclarecer a relação entre instituições financeiras e o sistema previdenciário, especialmente na oferta de crédito consignado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Ele destacou que ela foi chamada na condição de testemunha.

Viana também afirmou que a comissão identificou, segundo ele, práticas em contratos de empréstimos consignados que podem levar beneficiários a endividamento prolongado. O senador citou casos de dificuldades de quitação e afirmou que a CPMI apura possíveis irregularidades nesse tipo de operação.

O parlamentar disse ainda que, conforme as investigações avançaram, o INSS passou a adotar medidas como auditorias internas e revisão de contratos com instituições financeiras. Segundo ele, algumas empresas tiveram operações suspensas após análises preliminares.

Apesar das críticas, Viana reconheceu, segundo declarou, a validade constitucional da decisão do STF, mas afirmou que considera necessário preservar o equilíbrio entre os Poderes sem comprometer, segundo ele, o direito de investigação do Parlamento.

 

Opinião dos leitores

  1. Essa CPMI não interessa ao STF, executivo e 80 % das casas legislativas, passar esse Brasil a limpo não é coisa fácil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Aliado de Bolsonaro envia ao STF lista com 175 deputados pedindo prisão domiciliar

Imagens: Divulgação/Instagram/Gustavo Gayer

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, uma lista com os nomes de 175 deputados federais que defendem a concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi protocolado na tarde desta quarta-feira (18) e ainda não foi analisado.

De acordo com a solicitação, os parlamentares pedem a medida em caráter humanitário. Bolsonaro está internado desde a última sexta-feira (13), no Hospital DF Star, em Brasília, com diagnóstico de broncopneumonia, conforme informações divulgadas por sua equipe.

Segundo o documento, o grupo reúne cerca de 34% dos deputados da Câmara. O parlamentar argumenta que a legislação prevê a preservação da saúde e da integridade física de pessoas sob custódia do Estado.

No pedido enviado ao STF, o deputado afirmou que, quando essas condições não podem ser garantidas no sistema prisional, deve ser adotada uma medida menos restritiva, como a prisão domiciliar, conforme previsto na legislação.

A defesa de Bolsonaro também solicitou, segundo informações do processo, a reconsideração de uma decisão anterior tomada no início de março e referendada pela Primeira Turma do STF. Até o momento, não há decisão do ministro sobre os pedidos apresentados.

Opinião dos leitores

  1. Nada de prisão domiciliar, não justifica o que esses caras que se elegeram na rabeira do Bolsonaro estarem pedindo prisão domiciliar.
    Bolsonaro tem que ir pras ruas, acabar com essa papagaiada de prisão domiciliar, Bolsonaro é um homem de bem, nada deve, não cometeu nenhum crime para estar preso tá?
    Golpe, que golpe?
    A onde existiu isso?
    Golpe é botar ladrões no comando do país.
    Aí sim é golpe.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ala do STF já vê renúncia de Toffoli como “inevitável” diante de avanço da crise

Foto: Divulgação/STF

Uma ala do STF avalia, nos bastidores, que a possibilidade de o ministro Dias Toffoli antecipar a aposentadoria e deixar o cargo vem ganhando força diante do agravamento de uma crise envolvendo o banco Master, de acordo com informações da CNN.

De acordo com relatos de integrantes da Corte ouvidos sob reserva, ao menos três ministros consideram o cenário como possível, diante da avaliação de que a situação pode se tornar insustentável com o aumento da pressão interna e externa.

Segundo essas fontes, a crise envolvendo o banco e seu controlador, Daniel Vorcaro, que está preso, tende a se intensificar. Tanto Toffoli quanto o ministro Alexandre de Moraes negam qualquer irregularidade na relação com a instituição.

Ainda conforme interlocutores do tribunal, há a percepção de que o STF enfrenta um dos momentos mais delicados de sua história recente. Nos bastidores, integrantes avaliam que pode haver necessidade de medidas mais duras para conter o desgaste institucional.

Até recentemente, segundo esses relatos, a hipótese de saída de um ministro era descartada, inclusive durante períodos de tensão política, como nos embates com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora, porém, a possibilidade passou a ser considerada como uma alternativa para tentar reduzir a crise.

Opinião dos leitores

  1. Se vivêssemos em um país sério e honesto, esse ridículo não teria passado nem no exame do OAB, seria REPROVADO como foi em dois concursos para juiz, o seu padrinho é um analfabeto, mentiroso, interesseiro, e falso.

  2. Pior é o cabeça de ovo, esse também deveria ser expulso e em seguida preso, pelos inúmeros crimes que cometeu e continua a praticar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Cármen Lúcia barra habeas corpus para Bolsonaro apresentado sem autorização da defesa

Foto: Gustavo Moreno/STF

A ministra Cármen Lúcia, do STF, rejeitou um habeas corpus apresentado em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sem autorização dele ou de sua defesa. A decisão foi tomada após manifestação dos advogados do ex-presidente informando que não houve consentimento para o pedido, conforme a coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

A ação foi protocolada pela advogada Vanessa Tourino, que alegou, na petição, que Bolsonaro estaria em situação de saúde delicada e solicitou a substituição de eventual prisão por domiciliar, com base em idade, supostas enfermidades e um episódio recente de queda.

Segundo os advogados constituídos do ex-presidente, não houve qualquer autorização para a apresentação do habeas corpus. Em resposta ao STF, a defesa afirmou expressamente que a iniciativa não partiu de Bolsonaro nem contou com aval da equipe jurídica responsável pelo caso.

Com base nessas informações, a ministra concluiu que a autora não tinha legitimidade para protocolar o pedido, já que o ex-presidente possui defesa formal constituída. A decisão também ressalta que, de acordo com a jurisprudência da Corte, não cabe habeas corpus contra atos de ministros do próprio STF.

Ao final, conforme a decisão, o pedido foi rejeitado sem análise do mérito. A ministra também apontou ausência de documentos que comprovassem as alegações apresentadas e considerou prejudicado o pedido de liminar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz abre inscrições para cursos gratuitos em parceria com o Senac

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Extremoz, em parceria com o Senac-RN, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos voltados à qualificação e geração de renda no município. Estão sendo ofertadas duas formações: Manicure e Pedicure, com carga horária de 148 horas, e Técnicas de Barbearia, com duração de 168 horas. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, no turno da noite, das 18h às 22h.

As inscrições acontecem *até a próxima sexta-feira, 20 de março*, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Para se inscrever, os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência, com cópias e originais.

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional, incentivando a inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo local. As turmas têm início previsto para o dia 06 de abril.

A ação reforça a estratégia da Prefeitura de investir em capacitação como ferramenta de desenvolvimento social e econômico, oferecendo alternativas concretas para quem busca uma nova profissão ou uma fonte de renda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *