Diversos

Multidão comparece a estádio para cerimônia de tributo a Mandela

 Milhares de pessoas comparecem hoje no FNB Stadium, em Johannesburgo, para assistir à cerimônia religiosa de despedida de Nelson Mandela, morto na última quinta-feira aos 95 anos.

Os portões foram abertos às 6h (2h no Brasil) mas as filas e tumulto na portaria, um temor da segurança, não se confirmaram. A chuva e o frio, além do fato de ser um dia normal de trabalho, fizeram com que o estádio fosse ocupado lentamente.

O evento teve início às 11h locais (7h no Brasil). Enquanto aguardava, a multidão entoou cantos da era de luta contra o apartheid, além de gritos de guerra em homenagem a Mandela.

“Mandela é a África do Sul, é a nova África do Sul. Sua morte dá uma oportunidade para que reflitamos sobre seus valores”, disse Mark Durr, banqueiro branco, que chegou logo cedo. Veste uma camisa dos Springboks, a seleção nacional de rúgbi, famosa no mundo inteiro após ter sido usada por Mandela na final da Copa do Mundo do esporte, em 1995.

A seu lado, Devin Naidoo diz que “como bom servidor público” tinha o dever de estar ali. “Ele era um grande homem”. Servidores do governo federal tiveram dispensa para ir ao evento.

Mais de 70 chefes de Estado estarão presentes no evento. A presidente Dilma Rousseff será uma das que discursarão, ao lado do presidente americano, Barack Obama, entre outros.

Folha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula demite aliados do Centrão após derrota no Congresso, mas poupa indicados de Lira

Foto: Reprodução

Após a derrubada da medida provisória (MP) que substituiria o aumento do IOF, o governo Lula iniciou uma série de exonerações de aliados políticos em cargos de segundo escalão. As demissões atingiram principalmente indicados de partidos do Centrão, como PP, PSD, União Brasil e MDB, e são vistas como uma retaliação direta à articulação que levou à derrota da MP na Câmara dos Deputados.

Entre os atingidos estão nomes ligados ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), a lideranças do PSD de Gilberto Kassab e a deputados do União Brasil. Foram feitas mudanças em cargos da Caixa Econômica Federal, Codevasf, Iphan, Dnit e superintendências do Ministério da Agricultura. No entanto, o Palácio do Planalto poupou aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cuja indicação para a presidência da Caixa permanece intacta — ele se ausentou da votação que levou à queda da MP.

O governo considera a votação como uma “linha de corte” para medir o grau de fidelidade dos partidos da base. Deputados que votaram contra ou ajudaram a retirar a MP de pauta foram os primeiros alvos. Já os que se abstiveram, como Lira, não sofreram sanções por enquanto. A estratégia, segundo auxiliares de Lula, também tem um componente eleitoral, mirando o alinhamento político em 2026.

A movimentação gerou insatisfação entre parlamentares do Centrão. Líderes afirmam que punir aliados nesse momento é “ilógico” e que o governo corre o risco de tensionar ainda mais sua relação com a Câmara. Alguns deputados ressaltam que a votação foi apenas sobre a retirada de pauta, e não sobre o mérito da matéria, criticando a dureza da reação do Planalto.

Mesmo com as demissões, o governo deixou aberta a possibilidade de reaproximação com os partidos punidos. A avaliação interna é que a resposta serviu como um alerta político, mas sem fechar portas para futuras negociações no Congresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gleisi defende decreto que autoriza apoio da Presidência a atividades de Janja: “não há nada de errado”

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira (13) que “não há nada de errado” no decreto que regulamentou o apoio do gabinete pessoal da Presidência da República às atividades de interesse público da primeira-dama Janja da Silva. Segundo ela, a medida apenas estabelece parâmetros legais e transparência, sem criar cargos ou despesas adicionais.

“O decreto definiu parâmetros legais e deu transparência às atividades do cônjuge do presidente, sem criar nenhum novo cargo ou despesa, sem ampliar poderes de ninguém. Segue exatamente o que está disposto em parecer da AGU sobre o tema”, declarou Gleisi. Em agosto, a Advocacia-Geral da União divulgou um documento com orientações para a atuação do cônjuge do presidente em compromissos nacionais e internacionais, atendendo a um pedido da Casa Civil.

A iniciativa surgiu após Janja ser alvo de questionamentos no TCU (Tribunal de Contas da União) e na PGR (Procuradoria-Geral da República). A AGU esclareceu que a atuação do cônjuge presidencial em eventos públicos tem natureza jurídica própria, derivada do vínculo civil com o chefe de Estado e de governo.

A oposição, no entanto, reagiu. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou um projeto de decreto legislativo para barrar o apoio à primeira-dama. Segundo o partido, Janja já dispõe de estrutura suficiente e não deveria contar com recursos adicionais do gabinete do presidente. A legenda acusa o governo de usar a medida para promover a imagem dela junto ao eleitorado de esquerda.

Para Gleisi, as críticas não passam de “perseguição política e preconceito”. Ela defendeu que o decreto, em vigor desde agosto, apenas formaliza práticas já existentes e garante transparência sobre as atividades de Janja em agendas oficiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pressão cresce sobre Lula por indicação de mulher ao STF após aposentadoria de Barroso

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso reacendeu o debate sobre representatividade no Supremo Tribunal Federal (STF). Entidades cobram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher — preferencialmente negra — para ocupar a vaga, ressaltando a necessidade de diversidade de gênero e raça na mais alta corte do país.

Atualmente, o STF conta com apenas uma ministra, Cármen Lúcia. Em 134 anos de história, apenas três mulheres chegaram ao tribunal: Cármen, Rosa Weber e Ellen Gracie, todas brancas. Lula já fez dez indicações ao Supremo ao longo de seus mandatos, mas nomeou apenas uma mulher. A próxima será a 11ª indicação, e os nomes mais cotados até agora são homens: Bruno Dantas (TCU), Jorge Messias (AGU) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Organizações como Justa, Themis e Fórum Justiça criticam a ausência de mulheres nas listas iniciais. “Temos a notícia da saída de um ministro do Supremo, e é absolutamente naturalizado que, na sequência, apareçam listas compostas exclusivamente por homens”, afirmou Luciana Zaffalon, diretora da Justa. Os movimentos destacam que essa escolha pode ter impacto político nas eleições de 2026, especialmente no diálogo com o eleitorado feminino.

Lula, por sua vez, afirmou que priorizará critérios técnicos, dizendo que busca “uma pessoa gabaritada para cumprir a Constituição”, sem distinção de gênero ou raça. Para Tainah Pereira, do Mulheres Negras Decidem, a indicação de uma ministra poderia influenciar diretamente decisões sobre igualdade salarial e direitos reprodutivos, temas em que a presença feminina no tribunal faz diferença.

Apesar da pressão, a expectativa nos bastidores é de que Lula opte novamente por um homem, repetindo o padrão das últimas indicações. Se isso se confirmar, o presidente deve enfrentar críticas por não alinhar suas escolhas à retórica de diversidade defendida publicamente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apagão atinge o RN e vários estados brasileiros durante a madrugada

Foto: Andres Uran/Unsplash

Alguns lugares do Rio Grande do Norte e diversas regiões do Brasil ficaram temporariamente sem energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). O apagão, que pegou muita gente de surpresa, durou cerca de 30 minutos antes do fornecimento ser restabelecido.

A interrupção ocorreu por volta da meia-noite e afetou diferentes pontos do país. Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria causado a queda generalizada no sistema elétrico. Técnicos das concessionárias e do Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda devem investigar as causas do problema.

Nas redes sociais, especialmente no Twitter, moradores de estados como Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina também relataram que ficaram sem luz no mesmo período. Os relatos simultâneos reforçam a suspeita de que a falha teve alcance nacional.

No interior potiguar, cidades como Currais Novos registraram a retomada do fornecimento pouco antes da 1h. Por lá, a energia voltou às 0h46, segundo moradores.

A expectativa é que órgãos responsáveis emitam um comunicado oficial nas próximas horas explicando o que provocou a interrupção e quais medidas serão adotadas para evitar novas ocorrências.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Caos no Walfredo Gurgel: com 2 tomógrafos quebrados, idoso espera 4 horas por exame e morre antes da cirurgia

Foto: Thiago César/InterTV

Os dois tomógrafos do Hospital Walfredo Gurgel — maior unidade pública de saúde do RN — voltaram a quebrar, pela segunda vez em menos de um mês. O problema paralisou os exames de imagem e comprometeu o diagnóstico de pacientes, provocando revolta e dor entre familiares.

Um dos casos mais graves foi o de Damião da Silva, de 80 anos, que sofreu um acidente de bicicleta em Campo Grande e foi transferido para Natal, conforme o G1 RN. Com os equipamentos parados, o idoso teve que ser levado às pressas para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, para realizar a tomografia — 4 horas após dar entrada no Walfredo.

“Walfredo Gurgel pede socorro. O descaso desse desgoverno mata… Fátima Bezerra, a culpa é sua”, desabafou a nora do paciente, Aryedna Lima, nas redes sociais. Ela contou que Damião passou horas deitado em uma maca com uma fratura exposta nas costas, aguardando exame. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser operado, segundo a família.

Foto: Reprodução/Instagram

Walfredo na UTI

O hospital confirmou que os dois tomógrafos estão fora de operação, segundo o G1 RN. Um deles, com nove anos de uso, precisa de peças importadas. O outro, com 15 anos, chegou a funcionar brevemente nesta segunda-feira (13), mas voltou a apresentar falhas. Juntos, eles realizam mais de 4 mil exames por mês.

O diretor da unidade, Geraldo Neto, admitiu que há “fragilidade na estrutura” e reconheceu a necessidade urgente de substituição dos aparelhos. O hospital aguarda liberação de R$ 2,5 milhões do governo estadual para comprar um novo equipamento, mais moderno — mas sem previsão de quando isso vai acontecer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: PM é cercado e espancado por motoqueiros em rolezinho durante festa de Dia das Crianças

Foto: Reprodução/Youtube

Um policial militar foi atacado por um grupo de motociclistas na noite de sábado (11) no Jardim Detroit, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, enquanto tentava conter manobras perigosas durante um “rolezinho” após festa de Dia das Crianças.

Mesmo usando capacete, o agente sofreu chutes, socos e garrafadas ao ser cercado pelos motoqueiros. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o policial sendo arrastado por uma moto, conseguindo derrubar o condutor, mas sendo agredido por outros integrantes do grupo.

A confusão só terminou com a chegada do reforço da PM, que dispersou o grupo. Não houve registro de feridos além do policial. O caso ainda não recebeu posição oficial da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Moradores relatam que a rua Jerônimo Moratti, no bairro Jardim Detroit, foi tomada pelos motoqueiros ao final da festa, transformando o local em uma pista de manobras perigosas, colocando pedestres e participantes do evento em risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: China travou: engarrafamento de 24 horas prendeu 10 milhões em estrada de 50 pistas

Foto: Reprodução

Milhões de chineses ficaram presos em um engarrafamento de um dia inteiro depois do feriado da “Golden Week”. As imagens que viralizaram mostram carros parados por quilômetros em uma estrada de 50 pistas, que em alguns trechos se transformam em apenas 20.

O problema aconteceu na via expressa G4, que liga Pequim a Hong Kong. Um pedágio não conseguiu controlar o número enorme de carros, e o trânsito ficou totalmente parado. Estima-se que 10 milhões de veículos ficaram presos.

A “Golden Week” é o feriado mais importante da China. Entre 1 e 8 de outubro, fábricas, escolas e escritórios fecham. Mais de 750 milhões de pessoas viajam para passear ou visitar a família. Este ano, o feriado coincidiu com o Festival do Meio-Outono, aumentando ainda mais a confusão nas estradas.

As autoridades pediram para as pessoas buscarem rotas alternativas, mas quase ninguém conseguiu sair do engarrafamento. Imagens mostram carros parados por horas, enquanto pedágios com muitas cabines não davam conta da quantidade de veículos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PGR vê erro de Moraes e pede liberdade de réu do 8/1 que cumpria medidas cautelares

Foto: Reprodução/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a liberdade provisória de Divanio Natal Gonçalves, réu no caso do 8 de Janeiro, após identificar erro na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Gonçalves estava preso desde setembro de 2024 por suposto descumprimento de medidas cautelares, mas a PGR afirma que ele vinha cumprindo todas as determinações corretamente.

O erro aconteceu porque as intimações foram enviadas ao juízo errado. Gonçalves estava sob fiscalização da Vara de Precatórios Criminais de Uberlândia, e não da Vara de Execução Penal, que recebeu as notificações. Mesmo assim, ele foi preso em abril e manteve a tornozeleira eletrônica por uma semana dentro da prisão.

A PGR afirma que a prisão deveria ser revogada e que as medidas cautelares anteriores podem ser retomadas, garantindo que a lei seja cumprida sem exageros. Moraes ainda não se pronunciou.

Gonçalves já havia recebido liberdade provisória em 2023, com tornozeleira e obrigação de se apresentar à Justiça. A prisão preventiva foi decretada depois que ele não foi encontrado em casa e não compareceu ao monitoramento eletrônico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rodrigo Pacheco em Brasília: encontro secreto com STF e Senado acende alerta sobre vaga de Barroso

Foto: Reprodução/Instagram

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reuniu nesta segunda-feira (13) na residência oficial do Senado com Fachin (STF), Herman Benjamin (STJ), Paulo Gonet (PGR) e Davi Alcolumbre (Senado). Oficialmente, o tema foi o PL das custas processuais, mas bastidores indicam que a vaga aberta no STF com a saída de Barroso também entrou na conversa.

Pacheco é um dos nomes cotados pelo presidente Lula para ocupar a cadeira, junto com o advogado-geral da União Jorge Messias e ministros como Bruno Dantas (TCU) e Maria Elizabeth Rocha (STM), conforme a CNN. Gilmar Mendes já chegou a apoiar publicamente o senador antes da saída de Barroso.

O encontro durou cerca de uma hora e terminou sem declarações à imprensa. Apesar da indicação ser decisão exclusiva do presidente, senadores e ministros podem influenciar a escolha, tornando reuniões assim estratégicas.

Barroso, indicado por Dilma em 2013, deixa o STF após 12 anos, e a saída oficial deve ser confirmada ainda esta semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mercado respira aliviado: dólar despenca quase 1% e bolsa dispara após recuo de Trump contra a China

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O dólar deu uma trégua nesta segunda-feira (13), caindo quase 1% e fechando a R$ 5,46. A bolsa de valores também subiu e voltou a passar dos 141 mil pontos, depois de duas quedas seguidas. O alívio veio porque os Estados Unidos reduziram a tensão com a China.

Na mínima do dia, o dólar chegou a R$ 5,44. Mesmo assim, a moeda americana subiu 2,61% em outubro, mas caiu 11,62% no ano. O euro também caiu, recuando 1,14% e fechando a R$ 6,31.

O índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, fechou aos 141.783 pontos, com alta de 0,78%. Quem mais se destacou foram ações de siderurgia, petróleo e mineração, que exportam bastante para a China.

O mercado reagiu depois que o presidente Donald Trump disse que vai diminuir os atritos comerciais com a China e desistiu da ameaça de tarifas de 100% sobre produtos chineses. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, confirmou que o diálogo entre os dois países vai recomeçar.

No câmbio, o real foi a segunda moeda emergente que mais se valorizou na segunda-feira, atrás apenas do rand da África do Sul. O Banco Central ajudou a segurar a instabilidade, vendendo US$ 5 bilhões para renovar contratos futuros de dólar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *