Saúde

Mundo registra maior nº diário de mortes por Covid, e total de vítimas passa de 1,4 milhão

Vista aérea de um cemitério em Jacarta, na Indonésia, mostra coveiros com roupas de proteção carregar um caixão com uma vítima de Covid durante a pandemia do novo coronavírus — Foto: Willy Kurniawan/Reuters

O mundo registrou um novo recorde diário de mortes por Covid, e o total de vítimas ultrapassou a marca de 1,4 milhão, aponta balanço da Universidade Johns Hopkins nesta quarta-feira (25).

Foram 12.785 óbitos na terça-feira (24), que superaram a marca anterior de 11.840 mortes registradas na sexta-feira (20).

O mundo teve por quatro dias seguidos mais de 11 mil vítimas do novo coronavírus na semana passada, segundo o balanço da universidade. Foram 200 mil novas mortes em 23 dias.

A universidade americana tem um painel em tempo real que monitora o avanço da pandemia em todo o mundo. Ele é abastecido com dados oficiais, que podem ser revisados e alterados.

Nos últimos dias, os Estados Unidos superaram as 250 mil mortes, o Brasil passou de 170 mil óbitos e o México se tornou o quarto país do mundo a ultrapassar a marca de 100 mil vítimas.

País mais afetado do mundo, os EUA registraram 2.146 novas mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde 6 de maio. O maior número de vítimas (2.609) foi registrado em de 15 de abril.

Os países com mais vítimas são:

Estados Unidos: 259 mil

Brasil: 170 mil

Índia: 134 mil

México: 102 mil

Reino Unido: 55,9 mil

Itália: 51,3 mil

França: 50,3 mil

Irã: 45,7 mil

Espanha: 43,6 mil

Argentina: 37,3 mil

O mundo também se aproxima dos 60 milhões de casos, segundo a Johns Hopkins. Os países com mais infectados são:

Estados Unidos: 12,5 milhões

Índia: 9,2 milhões

Brasil: 6,1 milhões

França: 2,2 milhões

Rússia: 2,1 milhões

Espanha: 1,5 milhão

Reino Unido: 1,5 milhão

Itália: 1,4 milhão

Argentina: 1,3 milhão

Colômbia: 1,2 milhão

Mapa de casos e mortes por Covid em todo mundo, segundo a Universidade Johns Hopkins, na manhã desta quarta-feira (25) — Foto: Reprodução/jh.edu

G1

Opinião dos leitores

  1. Ice campeonato para o TONHO DA LUA . Ele deve estar orgulhoso de estar embaixo de Trump . Olhe que Galego é pesado . Aí Papai

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Qual torcida vai lotar mais a Arena no fim de semana? ABC ou América?

A Casa de Apostas Arena das Dunas será palco de um fim de semana especial para o futebol potiguar. Os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte entram em campo em confrontos decisivos pela Série D do Campeonato Brasileiro e contam com um ingrediente que pode fazer a diferença na busca pela classificação: a força das arquibancadas.

No sábado às 18h, o América recebe o Fluminense (PI). Menos de 24 horas depois, no domingo às 16h, o ABC enfrenta o Altos (PI). Os dois confrontos são decisivos e valem vaga na próxima fase da competição e prometem lotar Arena.

Mais do que acompanhar duas partidas decisivas, o fim de semana lança uma provocação saudável entre as duas maiores torcidas do estado: qual delas será capaz de promover a maior festa nas arquibancadas?

Além da emoção dos jogos, os torcedores encontrarão toda a estrutura da Casa de Apostas Arena das Dunas, com estacionamento, praça de alimentação, acessibilidade, segurança, reconhecimento facial e opções premium de hospitalidade, como o Rooftop Dunas, que funcionará nas duas partidas com serviços de open bar, open food, música ao vivo e estacionamento incluso.

Os ingressos para as duas partidas seguem à venda no site casadeapostasarenadasdunas.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal concede título de cidadão natalense a Frei Gilson, aprovado por unanimidade

Foto: reprodução

A Câmara Municipal de Natal concedeu o título de cidadão natalense ao Frei Gilson. A homenagem foi oficializada por meio do Decreto Legislativo nº 1780/2026, publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do Município. A entrega ocorrerá em sessão solene, em data ainda a ser definida.

A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa em outubro de 2025 e aprovada por unanimidade em junho deste ano. Segundo a justificativa, a honraria reconhece a contribuição de Frei Gilson à evangelização, à cultura e à promoção de valores humanos e cristãos em Natal.

Conhecido nacionalmente por suas pregações, músicas e transmissões de oração nas redes sociais, Frei Gilson soma mais de 22 milhões de seguidores no Instagram e no YouTube. O sacerdote também lidera o Ministério Som do Monte e é autor de canções como “Eu Te Levantarei” e “Tu És o Centro”.

O religioso tem apresentação marcada em Natal no dia 10 de outubro, na Arena das Dunas, durante o evento Bote Fé Natal com Maria. Segundo a Arquidiocese de Natal, a renda será destinada ao projeto de climatização da Catedral Metropolitana e a ações sociais da instituição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

LUTO: Morre a jornalista Helga Oliveira

Foto: reprodução

Tristeza grande. Faleceu nesta quinta-feira (25), uma grande amiga, a jornalista Helga Oliveira, aos 48 anos.

Amiga de longa data, desde a infância, Helga lutou muito nos últimos dias quando esteve internada.

Helga era casada com meu amigo e companheiro de bancada no Meio Dia RN, Luis Henrique, e deixa dois filhos, a quem presto minha total solidariedade neste momento.

Ao longo do dia informaremos sobre o velório e sepultamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado; senadora substitui Jaques Wagner, investigado no caso Master

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros“, disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi RN participa do 5º Summit Sicredi de Governança

Evento reuniu mais de 1.700 lideranças para debater gestão, inovação e os desafios do cooperativismo em um cenário de transformação
O Sistema Sicredi realizou, no dia 10 de junho, a 5ª edição do Summit Sicredi de Governança, evento dedicado ao fortalecimento da governança, ao alinhamento estratégico e ao aprimoramento da gestão na instituição financeira cooperativa.
Com transmissão ao vivo a partir do Centro Administrativo Sicredi (CAS) e do Espaço Sicredi São Paulo, o encontro reuniu mais de 1.700 participantes, entre conselheiros de administração, conselheiros fiscais, presidentes, diretores executivos e demais lideranças das cooperativas, centrais e entidades do Sistema.
A Sicredi RN esteve representada por integrantes da Diretoria, da Secretaria Executiva e da área de Desenvolvimento do Cooperativismo.
A programação contou com especialistas e convidados para debater governança, inovação, tecnologia, estratégia, ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) e transformação dos negócios — temas que reforçam a importância de uma governança sólida para a sustentabilidade, o crescimento e a perenidade do cooperativismo de crédito.
“Fortalecer a governança é fundamental para garantir decisões consistentes, alinhadas aos princípios cooperativistas e às necessidades dos nossos associados — e nos prepara para evoluir com foco no desenvolvimento das pessoas, das comunidades e dos negócios”, destacou o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro.
Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado. Com atuação em 11 cidades-polo, está presente em todas as regiões do Rio Grande do Norte, oferecendo seu modelo cooperativo de relacionamento aos associados em todo o estado e apoiando a realização de projetos, o crescimento dos negócios e o desenvolvimento da economia local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura isenta IPTU de imóveis atingidos por transbordamento de lagoa na Zona Norte de Natal

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal sancionou uma lei que perdoa a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2026 para imóveis atingidos pelo transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte.

A isenção também é válida para a Taxa de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação do Lixo de 2026. Ao todo, 170 imóveis vão receber a isenção. Segundo a prefeitura, as isenções somam R$ 116 mil. Os endereços completos das residências foram divulgados na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Município (DOM).

As vias citadas no documento são:

Avenida Desembargador Francisco de Assis Martins;
Rua Alexandre Pinto;
Rua Coração de Maria;
Rua Couto Magalhães;
Rua da Liberdade;
Rua Eider Carvalho;
Rua Engenheiro Nerivaldo Soares;
Rua José Luis da Silva;
Rua Miguel de Cervantes;
Rua Nova Canaã;
Rua Nova Galileia;
Rua Nova Jerusalém;
Rua Nova Primavera;
Rua Novo Oriente;
Rua Rizomar Correia dos Santos;
Travessa Cantor Jesse;
Travessa Nova Jerusalém;
Travessa Padre Cícero;
Travessa Padre Pedro.

Segundo o documento, a isenção é para “incidentes sobre imóveis edificados atingidos pelas chuvas intensas e pelo transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera”.
Para ter direito à remissão dos tributos, o imóvel precisa ter sofrido “danos materiais decorridos de alagamento, inundação ou interdição parcial ou total” comprovados por laudo técnico da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

O benefício será processado automaticamente pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) aos endereços listados no anexo da legislação.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Faixa da Ponte de Igapó é interditada pela PRF para instalação de câmeras

Foto: Reprodução

Uma faixa da Ponte de Igapó, em Natal, no sentido Centro-Zona Norte, ficará parcialmente interditada nesta quinta-feira (25) para a realização de serviços de instalação de câmeras. A interdição ocorre das 10h às 15h.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio acontece no km 85 da BR-101, no sentido decrescente da rodovia. A faixa interditada é a da esquerda.

A Ponte de Igapó é uma das principais ligações entre a Zona Norte e as demais regiões de Natal, com fluxo intenso de veículos ao longo do dia.

A PRF informou que o local foi sinalizado para orientar os motoristas durante a execução do serviço. A orientação é que os condutores reduzam a velocidade e redobrem a atenção ao passar pelo trecho.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Michelle nega “briga” após vídeo com críticas a Flávio: “Não tenho raiva”

Foto: Reuters

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou uma mensagem em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (25) em que apazigua sua relação com o enteado e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL). “Não há briga, nem competição.” No dia anterior, Michelle publicou um vídeo afirmando que foi desrespeitada e maltratada pelo enteado.

Michelle abre a nota com a afirmação de que não tem raiva de ninguém: “apenas esclareci uma situação que estava sendo deturpada”.

O desentendimento entre os dois surgiu por conta da recusa da ex-primeira-dama em apoiar a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, opção feita pelo PL e defendida por Flávio.

Ainda na definição da chapa que concorrerá a cargos no estado, outra rusga surge da rejeição do nome da vice-presidente nacional do PL Mulher, Priscila Costa, aliada de Michelle, para uma vaga ao Senado. Flávio Bolsonaro teria entrado em acordo com o deputado federal André Fernandes (PL-CE) para que a vaga fosse de Alcides Fernandes (PL-CE), pai de André Fernandes.

Na sequência da nota desta manhã, a presidente do PL Mulher afirma que os membros da sigla irão “todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno”. Como mostrou a CNN, integrantes do PL avaliaram que a ex-primeira-dama extrapolou limites com os comentários do vídeo da última quarta-feira (24).

“Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para gerar confusão. Uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito”, finaliza.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é morto a tiros após discussão em Natal

Foto: Sérgio Henrique

Um homem foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (24) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu após uma discussão, e o suspeito seria um comerciante da região, que fugiu do local após os disparos.

A vítima foi identificada como Judson Camilo de Souza, de 28 anos. O crime aconteceu na Rua Mira Mangue, em uma zona comercial e movimentada do bairro Planalto.

Segundo a polícia, a suspeita é de que os dois – o suspeito e a vítima – já tinham um histórico de conflitos. A vítima foi morta na calçada, próximo a um supermercado.

“Tinha sido uma discussão dele com outro cidadão. E o outro cidadão, após efetuar os disparos contra ele, saiu com destino ignorado”, falou o Sargento Calixto, do 9º Batalhão da Polícia Militar.

“As investigações que vão dizer [o que ocorreu]. Mas diz que já tinha tido outras desavenças e hoje chegou a esse ponto dele alvejar o cidadão, e o cidadão vir a óbito”.

A polícia acredita que pelo menos seis tiros foram disparados contra o homem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Até a atualização mais recente desta reportagem, o suspeito permanecia foragido. A pistola usada no crime também não foi encontrada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Festival de Quadrilhas de Natal é adiado; confira as novas datas do evento

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal anunciou o adiamento do Festival de Quadrilhas Juninas da Cidade do Natal, que estava previsto para acontecer entre os dias 25 e 28 de junho. De acordo com a administração municipal, o evento foi remarcado para o período de 9 a 12 de julho em razão da necessidade de ajustes técnicos apresentados pela organização.

A informação foi divulgada pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Segundo o Município, a alteração no calendário não compromete a realização da programação nem os investimentos destinados ao festival.

A Prefeitura atua como parceira do evento e é responsável pelo pagamento das premiações dos grupos juninos vencedores. Ao todo, serão distribuídos R$ 120 mil em prêmios para as quadrilhas participantes, considerando todas as categorias da competição.

Além da premiação, a gestão municipal também disponibiliza ajuda de custo para as agremiações selecionadas por meio de edital público. Somados os recursos destinados ao festival, o investimento chega a R$ 456 mil.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *