Meio Ambiente

Na ONU, Bolsonaro quer desconstruir visão externa sobre meio ambiente

O presidente Jair Bolsonaro está acertando os últimos detalhes do discurso que fará na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, no próximo dia 24 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, um dos objetivos do governo brasileiro é desconstruir a imagem do país no exterior, após a repercussão negativa dos incêndios na Floresta Amazônia, nas últimas semanas.

“É um discurso de coração, onde ele vai defender as potencialidades do país e vai fazer uma defesa enfática daquilo que nós estamos realizando no tocante à questão do meio ambiente, ligada ao desenvolvimento sustentável, um pouco para desconstruir essa narrativa, particularmente no ambiente externo, de o Brasil não cuida da Amazônia, não cuida do meio ambiente, não está muito interessado nisso”, afirmou Rêgo Barros, em entrevista à imprensa na noite desta quarta-feira (18), no Palácio do Planalto.

Pela manhã, no Palácio do Alvorada, de onde despachou ao longo do dia, Bolsonaro se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para tratar do discurso presidencial. Tradicionalmente, cabe ao presidente brasileiro fazer o primeiro pronunciamento na Assembleia Geral da ONU.

Viagem confirmada

A viagem do presidente, que até ontem estava condicionada ao aval da equipe médica, passou a ser tratada como agenda confirmada pelo Palácio do Planalto. “Hoje, o sentimento, a partir das análises da equipe médica do presidente, é de que não há mais dúvida com relação à confirmação da ida dele a Nova York”, disse o porta-voz. Rêgo Barros chegou a dar 100% de garantia de que Bolsonaro vai embarcar para os EUA.

A previsão é que o presidente faça exames no início da manhã de sexta (20) e seja avaliado, em seguida, pelo médico Antonio Macedo, responsável pelas últimas três cirurgias de Bolsonaro. Ele virá especialmente de São Paulo para isso. Os procedimentos ocorrerão no Hospital DF Star, em Brasília, filial do mesmo hospital que o presidente ficou internado nos últimos dias, o Vila Nova Star, na capital paulista. Ele deve seguir despachando do Palácio do Alvorada, residência oficial, onde também tem realizado caminhadas e sessões de fisioterapia. No Twitter, o presidente postou hoje duas fotos tiradas no Alvorada:

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ôôô véi forte!!
    Só o tempo vai dizer o tamanho do favor, que esse mortal duro na queda, vai fazer pro Brasil e pros brasileiros.
    Segure o taco capitão!!

  2. Quem tem é Dilma e Lula, pões os três numa sala e aplica uma prova de matemática, português e geografia e tú vai ver quem passou no vestibular das agulhas negras, foi bem tú.

  3. Esse discurso eu não perco por nada, melhor que qualquer show de humor, esse cabra consegue falar mais asneiras que a Dilma.

  4. Lula LIVRE MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL, e os ASNOS E JUMENTOS OTARIOS, QUE ENGULAM, LULA LIVRE, AMOR DE VERDADE, CHORA PALHAÇO, LULA LIVRE MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL

  5. Um analfabeto tosco desses não tem a menor condição de desconstruir uma visão negativa do Brasil que ele mesmo construiu. Mais oblíquo do que o Bozo, só os eleitores dele e do luladrao. Só gente imbecil e ignorante.

    1. Interessante que pessoas como vc morem no Brasil. Pega um vôo p Europa… Divide uma casa com Jean Willis e companhia! Não somos tão ignorantes como vc descreve em seu comentário. Aceita a derrota e prepare-se para 2022.

    2. E o analfabeto ladrão que está em Curitiba tem? Acho que você está sofrendo com a abstinência da mortadela. A retinha secou?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil continua freguês da Noruega e cai para europeu sem título pela 3ª vez seguida em Copas

Foto: Werther Santana/Estadão

Com a derrota para Noruega por 2 a 1 e consequente a eliminação precoce da Copa do Mundo 2026 na tarde deste domingo (5), o Brasil segue sem vencer o noruegueses na história. Em cinco confrontos, são três derrotas brasileiras e dois empates.

No jogo de hoje, Erling Haaland marcou os dois gols da Noruega no segundo tempo. Neymar descontou de pênalti, mas não evitou a eliminação brasileira ainda nas oitavas de final, no MetLife Stadium, em East Rutherford.

A derrota amplia a sequência de eliminações para seleções europeias que nunca conquistaram uma Copa do Mundo. Em 2022, o Brasil foi eliminado pela Croácia nos pênaltis nas quartas. Em 2018, o Brasil caiu diante da Bélgica também nas quartas de final.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Haaland esmaga o Brasil’: Imprensa internacional repercute eliminação do Seleção Brasileira da Copa do Mundo

Imagem: reprodução

A eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo repercutiu na imprensa internacional. Após a derrota por 2 a 1 para a Noruega, neste domingo (5), em Nova Jersey, pelas oitavas de final, a queda do Brasil foi tratada como “surpresa mundial”, no Olé, da Argentina.

Repercussão da eliminação do Brasil no As — Foto: ReproduçãoRepercussão da eliminação do Brasil no As — Foto: Reprodução

O As, da Espanha, afirmou que a seleção brasileira e Carlo Ancelotti deixaram a Copa do Mundo de “maneira amarga”. O jornal espanhol ainda exaltou a atuação de Haaland.

Repercussão da seleção no VG, da Noruega — Foto: Reprodução

Imagem: reprodução

O VG, da Noruega, também exaltou o camisa 9 da seleção local e disse que Haaland “esmagou” o Brasil.

O jornal espanhol Mundo Deportivo exaltou o desempenho de Haaland, autor do segundo gol da partida, e afirmou que o atacante foi decisivo para cravar a classificação da Noruega às quartas de final.

“Haaland praticamente selou o destino dos pentacampeões mundiais com um golaço, dominando a bola e soltando um chute forte e rasteiro que venceu Alisson. Uma atuação de gala do atacante da Noruega e do Manchester City”, escreveu o veículo.

Com informações de O Globo e Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copa do Mundo

Com gols de Haaland, Brasil é eliminado da Copa do Mundo pela Noruega

Foto: Jewel SAMAD / AFP via Getty Images

O Brasil deu adeus ao sonho do hexa e foi eliminado na fase oitavas de final da Copa do Mundo pela seleção da Noruega após perder por 2 a 1, neste domingo (5).

Os gols da partida foram marcados pelo atacante Haaland, de cabeça, aos 34 minutos o segundo tempo, e de perna esquerda aos 44 minutos da segunda etapa.

A Seleção Brasileira ainda descontou nos acréscimos, com Neymar, de pênalti. Fechando o placar da partida em 2 a 1 para a Noruega.

Na primeira etapa da partida, o Brasil despediçou uma grande chance de abrir o placar do jogo. Bruno Guimarães cobrou um pênalti que foi defendido pelo goleiro norueguês.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Na corrida contra o tempo para tentar se reeleger, Lula inaugura de tunel sem água no RN a canteiro de obras na Bahia

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Na reta final do prazo legal para inaugurações antes das restrições do período eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou uma série de agendas pelo país e participou de cerimônias de entrega de obras, incluindo a inauguração de um túnel de irrigação sem água no Rio Grande do Norte e até a inauguração de, pasmem, um canteiro de obras da Ponte Salvador-Itaparica, na Bahia.

Túnel sem água

Na quinta-feira (3), em Major Sales (RN), Lula inaugurou o túnel de irrigação da transposição do Rio São Francisco, mas a água não chegou durante a cerimônia devido a um erro no cronograma da obra. Irritado, o presidente cobrou explicações da empresa responsável e, no dia seguinte, afirmou que esperava acompanhar a passagem da água pelo túnel, o que só ocorreu horas depois do evento.

Inauguração de canteiro de obras

Na Bahia, Lula também participou da cerimônia de início das obras da Ponte Salvador-Itaparica, projeto estimado em R$ 11,6 bilhões e prometido há anos. A solenidade gerou críticas da oposição, que questionou o anúncio de uma obra ainda em fase inicial.

Entre 19 de junho e 3 de julho, Lula cumpriu 19 agendas em sete estados, anunciando investimentos em infraestrutura, habitação, saúde, educação, agricultura e indústria. Com o fim do prazo para inaugurações oficiais, encerrado no sábado (4), Lula criticou as restrições impostas pela legislação eleitoral e afirmou que continuará viajando pelo país para acompanhar obras e ações do governo, mesmo sem participar de novas inaugurações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ao desembarcar nos EUA para audiência sobre tarifas, Flávio Bolsonaro critica Lula: ‘Enquanto ele mostra o dedo do meio, vim defender os brasileiros’

Foto: Brenno Carvalho

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) desembarcou neste domingo na capital dos Estados Unidos, onde participará de uma audiência no Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR). O objetivo do encontro, segundo o presidenciável, é defender as empresas brasileiras das sobretaxas sinalizadas pelo governo de Donald Trump. Ao chegar em Washington, Flávio criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por mostrar o dedo do meio durante evento do governo.

— Enquanto o atual presidente manda o dedo do meio para o povo brasileiro, eu vim à Washington defender os brasileiros — afirma Flávio.

O petista fez o gesto na sexta-feira, durante discurso em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Na ocasião, Lula defendia a ampliação do acesso à população de baixa renda a tratamentos de qualidade disponíveis para pessoas de maior poder aquisitivo.

— Precisamos acabar com essa ideia de que o pobre não gosta de coisa boa. Aqui para eles (mostrando o dedo do meio). Nós gostamos de coisa boa, queremos tudo de primeira — declarou Lula.

A viagem de Flávio é a sexta vez que o senador vai aos Estados Unidos este ano, total que supera o número de idas a estados-chave para a corrida eleitoral de outubro. Na semana passada, o senador apresentou um documento ao órgão de comércio americano com a avaliação de que a sobretaxa, em análise pela gestão de Donald Trump, representaria “uma vitória política” ao presidente Lula.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Enquanto um e a favor do Brasil o outro vai taxar o país e depois tenta enrolar os brasileiros dizendo que vai conversar sobre as taxas.

    1. Em tempo: dois ladrões, na realidade UM LADRAO, condenado em três estâncias por um juiz, três desembargadores e cinco ministros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após chamar Neymar de “convocado home office”, Lula diz que jogador pode “fazer a diferença” e deseja sorte à Seleção Brasileira contra a Noruega

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou boa sorte à Seleção Brasileira neste domingo (5), antes da partida contra a Noruega pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

Em vídeo publicado por Janja nas redes sociais, Lula afirmou que Neymar pode ser decisivo, desde que esteja totalmente recuperado e em condições de jogar. Vale lembrar que em junho, Lula chamou Neymar de “jogador home office” ao intergir com um garoto durante um evento.

O presidente também demonstrou confiança na equipe e disse acreditar que o Brasil tem condições de chegar à final e conquistar o título mundial. Ao encerrar a mensagem, desejou boa sorte aos jogadores.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Janja Silva (@janjalula)

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copa do Mundo

Sem Paquetá, Ancelotti escolhe Martinelli: veja a escalação do Brasil para enfrentar a Noruega

Foto: Image Photo Agency/Getty Images

O técnico Carlo Ancelotti escolheu o camisa 22, Gabriel Martinelli, para substituir Lucas Paquetá no time titular do Brasil. O atacante do Arsenal é a única novidade na escalação da Seleção, neste domingo, contra a Noruega, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida acontece no estádio de Nova York/Nova Jersey, a partir das 17h (de Brasília).

Autor do gol da classificação sobre o Japão, na última segunda, Martinelli tinha Danilo Santos como principal concorrente. O meio-campista do Botafogo chegou a ser testado na posição na quinta-feira.

A escalação do Brasil para enfrentar a Noruega é: Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Rayan, Matheus Cunha, Gabriel Martinelli e Vini Jr.

A alteração foi forçada pela lesão de Paquetá. O meia machucou a coxa esquerda e, embora não tenha sido cortado, dificilmente conseguirá voltar a atuar nesta Copa do Mundo. O restante da Seleção é o mesmo que iniciou o confronto com o Japão.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ao lado de Fernando Holiday e Pavanato, Álvaro Dias participa do lançamento da pré-candidatura de Josemar e reforça o fortalecimento do PL Jovem no RN

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na tarde deste domingo, em Natal, do lançamento da pré-candidatura de Josemar Varela a deputado estadual. Intitulado “Acorda RN”, o evento reuniu lideranças do Partido Liberal (PL) e marcou mais um passo no fortalecimento do PL Jovem e da participação da juventude de direita no projeto político da legenda para as eleições deste ano.

Realizado no Praiamar Natal Hotel & Convention, o encontro reuniu centenas de militantes, apoiadores e dirigentes partidários em torno de debates sobre renovação política, formação de novas lideranças e os desafios para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Também participaram do evento o deputado federal Nikolas Ferreira, o vereador paulistano Fernando Holiday, o vereador paulistano Lucas Pavanato, o deputado federal General Girão, o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, a pré-candidata a deputada federal Nina Souza e a vice-prefeita de Natal Joana Guerra.

Durante seu pronunciamento, Álvaro Dias afirmou que o Rio Grande do Norte vive um momento decisivo e defendeu a necessidade de um novo ciclo de desenvolvimento para o estado. O pré-candidato também ressaltou sua experiência administrativa, relembrou a condução da Prefeitura de Natal durante a pandemia da Covid-19 e destacou que o trabalho realizado foi reconhecido pela população.

“Estamos chegando a um momento muito importante de refletir, de parar e pensar no futuro do nosso estado. O Rio Grande do Norte já errou muito e precisa retomar o caminho do desenvolvimento. Nossa gestão à frente da Prefeitura de Natal foi encerrada com 65% de aprovação popular, demonstrando o reconhecimento da população pelo trabalho realizado. Durante a pandemia, enfrentamos momentos muito difíceis e, com muito empenho, ajudamos a salvar vidas. O Rio Grande do Norte conhece o nosso trabalho e sabe da nossa capacidade de enfrentar desafios”, afirmou Álvaro Dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil registra 685 mil casos de violência infantojuvenil em 5 anos; meninas representaram 62% das vítimas

Foto: Pixabay

As denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Brasil cresceram 125% nos últimos cinco anos. Os registros passaram de 73.635 em 2020 para 165.413 em 2025, segundo dados do Ministério da Saúde analisados pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

No período, foram contabilizadas 685.629 notificações envolvendo vítimas de até 18 anos. As meninas representam 62% dos casos, enquanto os meninos correspondem a 38%.

Violência sexual é ocorrência mais registrada

A violência sexual foi a ocorrência mais registrada, com 34% das notificações. Em seguida aparecem negligência e abandono (33,3%) e violência física (32,9%).

A adolescência concentra 43% dos casos (294.010 registros), seguida pela primeira infância, com 37,5% (256.601 casos), e pela segunda infância, com 20% (135.018).

Maioria das agressões acontece em casa

O estudo também mostra que a maioria das agressões ocorre dentro de casa. A mãe foi apontada como autora em 34% das notificações e o pai em 26%.

Maior crescimento foi no Nordeste

Todas as regiões do país registraram aumento nas notificações. O maior crescimento ocorreu no Nordeste (+1.200%), seguido por Norte (+809%), Centro-Oeste (+508%), Sul (+421%) e Sudeste (+221%).

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] IMAGENS FORTES: Menino de 11 anos que dirigia caminhonete atropela e mata dez monges budistas em peregrinação na Tailândia

Um menino de 11 anos atropelou um grupo de monges budistas em peregrinação pela Tailândia. Ao menos dez monges morreram e outros dez estão internados, dois deles em estado crítico, segundo o boletim mais recente do Hospital de Mukdahan, no nordeste do país.

Trinta e cinco monges budistas e cinco fiéis leigos caminhavam à beira de uma rodovia na província de Mukdahan na quinta durante uma peregrinação quando uma caminhonete atropelou o grupo na sexta-feira (3). Cinco monges morreram no local e outros cinco morreram mais tarde no hospital.

“A caminhonete se aproximou e ficou extremamente perto. Eu me joguei, mas os monges saíram voando”, afirmou um dos sobreviventes.

A polícia local confirmou que o veículo era dirigido por um menino de 11 anos que pegou o carro dos pais sem permissão.

O menino foi detido, porém, não prestou depoimento às forças de segurança, afirmou Prayut Ruanthongkam, chefe da polícia da cidade de Mukdahan, à agência de notícias AFP. Na Tailândia, menores de 12 anos não têm responsabilidade penal. Ele foi encaminhado às autoridades de proteção à criança para avaliação, acompanhado pela mãe.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *