Namorar engorda, afirmam psicólogos

Combinando a dieta. Opções escolhidas são similares com as das pessoas mais próximasFoto: Fábio Seixo

 

Pessoas que escolhem pratos não saudáveis do menu podem influenciar as escolhas alimentares do amigo (a) ou parceiro (a). É o que diz estudo da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. A pesquisa envolveu 100 voluntárias do sexo feminino. Elas deveriam fazer uma escolha entre frutas e legumes ou batatas fritas, doces e salsichas.

A experiência mostrou que as opções escolhidas combinam frequentemente com as das pessoas mais próximas. A influência existe mesmo quando a voluntária se encontra em uma dieta. O resultado, dizem os pesquisadores, ajuda a explicar o porquê de algumas pessoas se queixarem de engordar quando estão em um relacionamento. A resposta seria a vontade de agradar o companheiro (a).

— Há muitas provas que apontam para a ideia de que seus amigos e parceiros podem te engordar — diz o psicólogo Eric Robinson, autor do estudo. — Saber disso pode ajudar as pessoas a terem mais cuidado com o que comem. Uma dica é olhar para o menu e tentar fazer o pedido antes de quem está junto.

O Globo