Polícia

Não é lenda urbana: prolongamento da Prudente se torna a via do terror, com armadilhas e bandidos "fantasmas"

assalto.jpgQual o “bicho” para um patrulhamento periódico  e 24 horas no Prolongamento da Avenida Prudente de Morais? Pois bem, enquanto não se toma uma medida emergencial, os relatos de insegurança no trecho de grande circulação de veículos são semanais. Tratado até recentemente como Lenda Urbana, a via vem apresentando ocorrências dignas de filmes de terror.

Após o episódio da última segunda-feira (7), quando dois homens voltavam para casa, destino Cidade Satélite, na companhia de suas esposas, e emboscados por homens encapuzados na via, que colocaram pedras na pista, inutilizando o veículo após a inevitável colisão nos entulhos, o desfecho foi revoltante: os marginais saindo da área de matagal, um das vítimas tentando impedir a ação,  baleado no peito e sua esposa de raspão na mão.

Nessa quarta-feira (8), um leitor do Blog denunciou mais uma ocorrência no trecho. Dessa vez, um parente foi surpreendido pelas pedras no meio da pista, contudo, não parou e foi vítima de disparos que, felizmente, atingiram apenas o carro, ainda tendo a sorte de fugir dos bandidos. E os apelos não param por aí. São vários. A população clama por socorro. Transitar na via de 22h em diante é tenso para qualquer motorista. Enquanto isso, os bandidos estão escondidos à extensa área de matagal, e conseguem fugir pelas inúmeras trilhas.

Opinião dos leitores

  1. A mata às margens do prolongamento da Prudente é de responsabilidade da Guarda Municipal Ambiental, então é só solicitar o empenho da Guarda e intensificar o patrulhamento na área.

  2. se ta desse jeito, se as autoridades não dão jeito
    estar obrigando a população a andar armado tambem, pra se resolve, morrer de graça pra esses bandidos de jeito nenhum
    panta fogo tambem
    desculpa ai esse incentivo mais não é o que queremos…mais éo unico jeito.

  3. passei por la antes de ontem e tinha um saco bem grande na via, provavelmente com uma pedra por baixo desviei e sai fora!

  4. O bicho é que não há viaturas suficientes infelizmente..e quando a Viatura de cidade satélite vai a delegacia e fica 5 horas em um procedimento de flagrante por exemplo piora tudo..mesmo assim o que mais a polícia necessita hoje é de efetivo, isso é o básico. (o último concurso foi em 2006). Existem ruas tão perigosas ou mais em toda a grande Natal, repito, não há efetivo suficiente para atender a demanda. O que o cidadão falou referente às 22h é só um conselho (e bem coerente por sinal), realmente o dever é das autoridades que estão lá por nossa causa, já que elas parecem estar se lixando para nossa situação de medo devemos tomar também alguns cuidados..e isso não é só aqui..o nosso Brasil em sua grande maioria vive a realidade de ver seu efetivo policial diminuir ano a ano enquanto a população e o crime só aumentam. Um abraço a todos.

  5. Quero concordar, em primeiro lugar, que as ações criminosas no prolongamento antigo da Prudente de Morais, mais precisamente a Av. Omar O'grady, são reais e ocorrem tal qual os relatos apontam: criminosos que se escondem no matagal do Parque da Cidade emboscam com pedras os motoristas que trafegam naquela via. Aí vem a questão: Por que a PM não empreende rondas permanentes no local? A resposta não é muito simples mas devolvo a pergunta: Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Moema Tinoco? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente no Quilômetro seis? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Xavantes? Gente, a criminalidade se tornou endêmica nesse país e não existe efetivo militar, civil, forças armadas, fbi, cia, etc, etc, etc,……. que dê jeito. Todos querem um estado policialesco, mas não querem ser abordados por essa mesma polícia. Querem polícia para segregar, para pretos, pobre e prostitutas, que mantenham a "paz" no seu bairro afastando os malfeitores de suas residências. Polícia assim não é polícia é segurança privada! O que vocês tem que entender que o problema é a falência do sistema penal e carcerário que faz com que bandidos presos hoje pela PM estejam soltos em menos de uma semana instalando o caos por toda a cidade. Briguem por mudanças no sistema penal e carcerário desse país e por uma política de segurança que alcance a todos, inclusive aqueles que bebem e saem de festas cometendo arruaças em seus carrões. O problema da segurança não é questão de polícia, pois se tivesse um PM em cada esquina desse país, ainda assim não se daria uma solução para o crescimento do crime organizado! Analisem a questão por esse prisma!

  6. Sofri atentado às 20:00 , se não fosse tão trágico, seria engraçado, pois foi no dia 01/04 (Dia da Mentira), meu carro foi alvejado com um tiro de pistola .40 de trÊs disparos feitos contra meu carro. Por milagre divino, sobrevivi. A bala passou queimando meus cabelos entre o encosto da cabeça e o banco, num espaço que creio eu não ter mais que 2 centimetros. Está se tornando corriqueiro! o mais revoltante foi ouvir das autoridades quando fui fazer o boletim de ocorrência que como não havia tido vitima fatal,nada mais poderia ser feito. Aí pergunto: Se tivesse sim sido vitima fatal desses disparos, qual seria mesmo o procedimento???

  7. No BRASIL a única coisa organizada é o CRIME! Gente estou pasma ao ler a matéria e os comentários. Fortes depoimentos que podem salvar vidas e mudar o fim da história de muitos. Olhos bem abertos povo!!!

  8. Esse assalto da segunda feira, aconteceu cmg uns 20 minutos antes desse casal, eu vinha na moto em velocidade e fui surpreendido por um saco azul n consegui desviar e passei por cima, a moto saiu voando p a outra faixa e graça a deus e n cai, acabei o aro da moto mas escapei

  9. Até que ocorra uma morte de um(a) filho(a) ou de um parente de alguma autoridade, medidas de segurança não serão tomadas. Infelizmente, aqui em Natal, as coisas só funcionam nesse modelo. Faz-se necessário que uma desgraça monstruosa ocorra para que o Poder Público adote medidas de prevenção e combate. Do contrário, resta as ocorrências e o risco iminente para quem transita diuturnamente por aquele trecho da avenida. Vale salientar que uma delegacia de polícia (plantão) está localizada no início do prolongamento. Por acaso, os policiais não sabem que isso ocorre naquele trecho? Espero que a conivência não ocorre de maneira proposital.

  10. Me perdoe as vítimas destas ocorrências! Mas não acham muita falta de responsabilidade trafegar neste trecho, sem qualquer iluminação, desprovida de segurança, obra inacabada e cercado por um matagal depois das 22h00? Sinceramente é "pedir" para que algo de ruim aconteça. Moro em Parnamirim e diariamente tráfego por este trecho citado na reportagem. Mas depois das 18h00 não passo por lá. Na vida podemos evitar ocorrências deste tipo, basta um pouquinho de consciência para tal atitude! Pensem nisso!

    1. Que mundo é esse que nos não podemos andar nas ruas apos as 22? Isso não é culpa da população. So queremos segurança e nada mais.

    2. Meu caro, você está invertendo os valores, a população não tem que se trancar, as providências têm que ser tomadas, aliás já tarde demais, hora, nossos impostos servem para financiar nossa segurança, então será assim após 22:00h não se devesdeve sair de casa?

    3. Isso é uma completa inversão de valores! Cabe ao governo e às autoridades policiais garantirem a segurança da população e não esta furtar-se à circulação em uma via pública. Em boa hora deixei essa terra de malucos!

    4. #Rodrigo Gonçalves. O cidadão tem o direito, a liberdade, de ir e vir em qualquer horário e em qualquer localidade. É função do estado garantir este direito. Vamos culpar a vítima agora?

    5. Caro Geyson,
      O local citado aqui no artigo é o trecho que liga Candelaria/Cidade satélite, nas imediações do Olimpo Recepções, é uma via bastante iluminada diferente da parte que está sendo concluída, essa sim está apagada e não se deve transitar.

    6. Além de tudo citado acima, que outro caminho (que não seja mal iluminado e/ou perigoso) o senhor sugere?

    7. Rodrigo Gonçalves, Não viaje, cara! Essa matéria é sobre o prolongamento da Prudente de Morais, e não sobre a parte nova em construção, que ainda nem foi liberada!!! kkkkkk

    8. Caro, Rodrigo Gonçalves! Espero que você não precise transitar em nenhuma das vias de Natal ou Parnamirim depois das 22h00, pois se você não percebeu são muitas as ruas e avenidas que, não possuem iluminação e segurança adequada. O local exato que o blog se refere na reportagem é antes do Parque do Natal e não na nova parte do prolongamento. Se as pessoas fazem uso dessa via após as 22h00, existe algum motivo. Algumas pessoas que moram no satélite saem dos seus trabalhos ou faculdades nesse horário e precisam passar por essa via. Não desejo que aconteça com você ou com nenhuma pessoa da sua família, o que aconteceu com o meu irmão, que foi uma das vítimas desses bandidos.

    9. Rodrigo, isso não foi onde tá acontecendo a obra, isso acontece a tempos, isso foi na parte antiga do prolongamento, quando esse tipo de assalto começou a obra nem existia ainda, moro em Cidade Satélite a 25 anos, isso não é novidade aqui!!!

    10. Eu não li isso!! Quer dizer que temos que ficar reféns da atuação do crime?? Quer dizer que se uma mulher está andando sozinha na rua a noite, voltando da faculdade, e for estuprada, a culpa é dela porque não tem um carro ou um homem ao lado para defendê-la? Quer dizer que se uma casa for invadida, família feita refém, objetos tomados, a culpa é da família porque não protegeu seu imóvel o suficiente? Quer dizer que se uma criança é espancada pelos pais por ter feito alguma "arte", a culpa é da criança porque deveria ter se comportado melhor? Quer dizer que a lei a ser obedecida é a das organizações ilícitas?? Segurança é um direito do povo e dever do estado, colega. Ter nossa integridade física, patrimonial e moral preservadas é um direito Constitucional. Repense seus conceitos.

    11. NÃO É SÓ O PROLONGAMENTO DA PRUDENTE. É TODA A CIDADE DE NATAL, É TODO O RIO GRANDE DO NORTE! SALVEM-SE QUEM PUDER!
      VAI SER PRECISO ACONTECER ALGO COM UMA AUTORIDADE PARA QUE SE TOMEM AS PROVIDÊNCIAS! PERDEMOS A LIBERDADE DE ANDAR NAS NOSSAS PRÓPRIAS RUAS, ATÉ NA NOSSA RESIDÊNCIA, PERDEMOS A LIBERDADE DE VIVER EM PAZ!!!!

    12. Os fatos estão ocorrendo na parte transitável e não no trecho em obras, todo prolongamento é uma grande armadilha para os transeuntes.

    13. Então quer dizer que as vítimas é quem são as culpadas pelo ocorrido? Então, na sua opinião, a solução seria impor um toque de recolher à partir das 22 horas, para que possamos viver em segurança?

    14. Quer dizer que a gente não pode mais trafegar nas ruas da cidade a hora que quiser? Me poupe! O governo e a prefeitura tem que garantir a segurança da população! As pessoas não podem ser privadas do direito de ir e vir só porque os governantes não fazem o que deveriam fazer. Achei muito infeliz esse comentário.

    15. Kkkkkk… É no prolongamento antigo. Faz tempo que já foi inaugurado. Passa até ônibus. Agora cuidado! Você está pedindo para que aconteça alguma coisa com você.

    16. Nao eh prudente responsabilizar as vítimas pelos crimes q sofrem. Comentário infeliz.

    17. Imprudência, porque a falta de responsabilidade é dos gestores púbicos e da população que não vai as ruas protestar e exigir os seus direitos

    18. Caro Rodrigo Gonçalves o prologamento que está ocorrendo os assaltos/crimes é o inaugurado que liga os bairros de Candelária e Cidade Satélite. E não esse novo que ainda não foi inaugurado que vai até Parnamirim.

    19. Também concordo, as pessoas ficam usando uma área que não está liberada, inclusive removendo as manilhas que impedem a passagem. Tudo pra não gastar mais um tantinho de gasolina ou não ficar no engarrafamento (que às 22 h não tem mais). Vale a pena arriscar?

    20. Caro Rodrigo Gonçalves, pelo que estou entendendo em suas palavras, os cidadãos devem perder o direito de ir e vir por onde quiserem para não serem alvejados, é isso? Ou seja, se houver algum problema na BR 101 em um horário mais tarde os cidadãos devem encarar um possível engarrafamento ao invés de terem o direito de encontrar caminhos alternativos para chegar mais cedo em casa? Sem querer polemizar, mas as autoridades devem garantir a segurança dos cidadãos; é constituicional!!!

    21. Meu caro, pensar dessa maneira, é no mínimo ridículo, pois, seguindo essa sua teoria, é melhor não sair de casa, não colocar a cabeça fora da porta. Segurança é um direito nosso e uma obrigação das autoridades e do estado. Então, ao invés de baixarmos a cabeça, temos que reivindicar, questionar, protestar e tentar mudar o rumo dessa história, que já está banalizada aqui e nos outros cantos dessas terras tupiniquins.

    22. Meu deus! Esse comentário é tão, mas tão absurdo que falta ânimo para réplica. Sinto muito, mas embora tão absurda a ideia de que devemos nos privar do nosso direito de ir e vir, muitas pessoas devem pensar assim, e é claro que isso é uma atitude omissa que só faz fomentar o descaso que já é tão gigante! Sinto vergonha alheia de ver uma coisa dessas!

    23. Meu caro, você está equivocado! O trecho em questão é a via que liga Candelária ao bairro Cidade Satélite e não o prolongamento inacabado que liga Cidade Satélite a Parnamirim. Um conhecido sofreu um ferimento a bala neste perímetro que é sim, muito carente de policiamento! Informe-se!

    24. Essa resposta me faz rir…Hahahahaha. É por essas e outras que esse país fica cada vez pior. Hahahahaha

  11. Ah! esqueci: vocês já observaram a grande falha do Projeto… abram o google maps e verifique que se após Cidade Satélite a curva fosse para direita a via desembocaria em um complexo já pronto e não seria mais necessário a construção de um outro elevado sobre a BR… Alguém ganhou com isso e para isso!
    Infelizmente uma vergonha! por isso que no Sul do país o Nordestino é criticado!!!

    1. Washington, qual o defeito do projeto? O objetivo era chegar até a BR, e não parar no meio do caminho. Se não fosse assim, não desafogaria tráfego algum! Que viajada foi essa sua? Se você está falando de utilizar o "complexo" da rua do Morada da Paz, acho então que você nunca andou nesta via. Impossível de passar uma via desta largura naquele local.

  12. A via está praticamente pronta e sem uso a depreciação acontece… onde está a justiça que não faz nada? no dia em que cobrar do próprio bolso da Governadora ai ela e o secretário promete mais não cumpre vai dar um jeito! Ah! antes a desculpa para não conclusão era a chuva e agora?
    Será o sol demais?

  13. Sou primo das vítimas. Antes do ano novo consegui desviar "o saco". Não havia visto maldade nos acontecimentos, mas depois do que ocorreu com meu primo eu levei em consideração tudo que passei.

    Observei que saíram duas motos da rua lateral à Delegacia de Plantão ao parar no semáforo que dá acesso ao antigo prolongamento da Prudente. Pedi a minha namorada para subir o vidro dela e liguei o ar. As motos ficaram uma de cada lado do carro. Havia uma mulher em cada garupa. Quando o semáforo abriu, as motos se mantiveram próximo mesmo eu acelerando. Como não gosto de ficar perto de moto à noite, reduzi a macha para dar mais potência ao motor e me distanciar. Acontece que mais à frente havia um "saco" que não voava. Então, tranquei levemente à moto. O suficiente para desviar o "saco" é deixar espaço para a moto passar. O que foi motivo de discursão entre eu e minha namorada. Hoje nós dois agradecemos à Deus.

    Os meus primos também foram acompanhados por duas motos. Ou seja, os motoqueiros fazem parte da quadrinha. Aparentemente escolhem carro que tenham mulher(es) dentro e possivelmente tenha outra pessoa para ligar e mandar os que ficam no mato colocarem a pedra na pista. Pois, no dia que meu primo levou um tiro, meu tio havia passado, uns vinte minutos depois, eu passei e por volta dese mesmo intervalo meus primos passaram. O que justificar a possibilidade do informante.

    Espero que ajude a polícia com essas informações, pois penso ser vergonha para a sociedade saber que a armação para o roubo inicia na lateral da Delegacia de Plantão, sem falar que os agentes da SAMU que atenderam meu primo falaram que esse recebem ocorrências dessa natureza no prolongamento da prudente. Imagino que tais ocorrências tenham chegado nos ouvidos do 190.

    Espero que não chegue ao ponto de alguém ter que morrer para mudar alguma coisa na segurança daquele local.

    Graças à Deus que meu primo se fez de morto e os marginais fugiram. Desta forma, o irmão mais velho permaneceu com seu celular e pôde ligar para seu pai, meu tio, e informar o ocorrido. Caso contrário, estariam a merecer da sorte. Pois ninguém pararia para ajudar. O que seria natural pela falta de segurança.

    Espero que o combate às drogas não seja uma chuva de verão. Pois noto que onde as drogas chegam, a violência aumenta.

    Para não depender só da sorte, tenham sempre atenção aonde estiverem. Lembrem que o bem de maior valor é a sua vida. Você nasceu sem ter nada. Se perder tudo e tiver vida e fé em Deus, você vai conseguir conquistar tudo novamente. Não é preciso ter medo, apenas ser vigilante.

  14. Sugherimos colocar cameras nos postes do canteiro central para que a policia veja e possa fazer um trabalho de prevençao.

  15. Morei mais de 10 (dez) anos no Satélite, mas em razão de ter sido assaltado mais de uma vez, e minha casa ter sido arrombada, tive que alugar minha residência e moro em um apto, ressaltando que o problema existe há mais de uma década, e hoje está se proliferando, mas as autoridades continuam inertes.

    1. Fui criada no satélite e depois que me casei construí minha casa do jeitinho que eu queria no planalto, mais a 2 anos tive que deixar minha casa e ir morar de aluguel em apartamento em condomínio fechado. Já fui proprietária de uma loja de confecções no satélite, a Differenza, e após tantos assaltos, arrombamentos não aguentamos mais e fechamos as portas antes que tivéssemos um de nós (familiares) acabados por esses marginais…. quando lembro da minha infância na rua dos Plátanos, as crianças brincando nas ruas até tarde…. conheci meu esposo durante a adolescência quando íamos a pé de uma rua para outra nas casas dos outros amigos do bairro…. era muito bom!!! Hoje vc não pode se quer morar em casa mesmo que tenha cachorros, cerca elétrica, circuito de câmeras e contrato com vigilância patrimonial…. quanto mais andar segura em seu carro/moto após as 22:00 (e só ando até as 22:00 na rua pois estou batalhando um futuro melhor pra minha familia, trabalhando muito, estudando muito…) Revoltante….

  16. Todo mundo que mora em Satélite ou Planalto conhece alguém que já passou por um aperreio em essa Omar O'grady. A polícia já até tentou montar armadilhas, mais os bandidos fogem por dentro do mato e ninguém acha eles nunca mais. Vamos ter que começar a utilizar carros blindados se seguimos assim.

    1. O crime dá lucro e tem retorno financeiro, não interessa as autoridades que a polícial trabalhe, aliás atrapalha! Quando o policial chega a uma delegacia com alguém (a não seja que seja um noiado) ele corre o risco de ser preso ou repreendido, parte da sociedade abordada em blits se milindra a não ser quando é vítima. Veja quantos funcionários se envolve com o preso, do policial ao juiz para no final não dar em nada. Etc… Este é meu ponto de vista espero não ser mal interpretado.

    2. Meu esposo ja foi vitima de moto! todo mundo sabe que esses bandidos são de cidade nova,a policia sabe tambem! mas…. preferem ficar passeando e lanchando por satelite!

  17. Meu irmão foi abordado ás 17:00 hs lá na ponte do pitimbu, o vagabundo colocou uma pistola engatilhada na cabeça dele e pediu tudo. Vamos ter que pedir a policia ao desembargador, rapidinho eles chegam.

  18. Caro BG,
    Essa a nossa realidade. O RN e o Pais como um todo esta entregue as baratas. Não temos saúde, educação e nem taopouco segurança.
    E o que é mais revoltante e que as pessoas que estão ocupando os cargos como autoridades nada fazem. Parece-me que os políticos estão achando otimo isso, pois quanto mais miseraveis, mais analfabetos, mais pessoas doentes mendigando, mais dependente deles ficam e consecutivamente a reeleção desse ¨povim¨ esta garantida.
    Os políticos que se dizem nossos representantes do povo, na verdade, eles estão representando apenas eles, pois voçe viu que tiraram a nossa refinaria que podia nos tornar um Estado rico, e nenhum deles tentou se quer mobilizar a população para ir as ruas e defender nossa riquesa, o que aconteceu la com o Estado do CE e acabamos perdendo para eles. E vergonhoso e revoltante!!!

    1. Temos que cobrar das autoridades. Evitar o prolongamento NO MOMENTO, se torna sensato, porem deixar de usar eternamente é um absurdo, tem pessoas que necessitam utilizar essa via, e o horario é comum para varias pessoas ( saida da faculdade, trabalho, entre outros)…..A sociedade quer segurança, nao aguentamos mais essa terra sem lei que virou o RN.

    2. Precisamos chegar aos meios de comunicação e a mídia em geral, para que as autoridades de segurança tomem as devidas providências. Não precisa que existam mortes . compartilhem com as mídias.

    3. Se tivéssemos escolhas sobre nosso dinheiro, se não fôssemos obrigados a pagar tantos impostos, poderíamos pagar por segurança particular, médico particular, educação de primeira qualidade….. e ainda teríamos lazer de verdade!!! Teríamos QUALIDADE DE VIDA!!!

    4. Vcs acham que os governantes estao preocupados pq meros mortais como eu e vcs, estamos sendo assaltados? Botem uma coisa na cabeça de vcs, esse e o pais da copa. A copa e mais importante que a saude, educacao e segurança do povo. Pois os politicos e seus familiares tem tudo isso que falta p agente. E. No final ainda tem o voto p eles denovo. Entao p que se preocupar se anonimos estao sendo assaltados? E nao se esquecam. Vai comecar mais umBBB.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Licença-paternidade de 20 dias é aprovada na Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o projeto que amplia de forma gradual a licença-paternidade no Brasil — hoje de cinco dias — para até 20 dias. A proposta foi aprovada de forma simbólica, com voto contrário apenas do partido Novo, e agora segue para o Senado.

O texto prevê aumento escalonado: 10 dias nos dois primeiros anos de vigência, 15 dias no terceiro e 20 dias a partir do quarto ano, desde que o governo cumpra as metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Se não bater a meta, o aumento fica suspenso até o segundo exercício seguinte. O benefício será pago pelo INSS e terá impacto fiscal de R$ 2,6 bilhões já em 2026, podendo chegar a R$ 5,4 bilhões em 2029.

A nova lei também cria o “salário-paternidade”, equivalente ao salário-maternidade, e permite que pais e mães recebam o benefício simultaneamente, desde que estejam afastados do trabalho. A licença poderá ser suspensa se o pai for acusado de violência doméstica ou abandono.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Secretário do RJ reage a Lula e cutuca o Planalto: “Não temos medo de investigação”

Foto: Reprodução

O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, respondeu nesta terça-feira (4) às críticas do presidente Lula sobre a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, que terminou com 121 mortos — quatro deles policiais. Segundo ele, “não há qualquer preocupação com investigação paralela” e o Estado está tranquilo quanto à legalidade da ação.

A fala veio depois de Lula afirmar que o governo federal vai pressionar por uma apuração “independente” sobre o caso, alegando que a operação “tinha ordem de prisão, não de matança”. O comentário causou mal-estar político, já que o governador Cláudio Castro e as forças de segurança do Rio classificaram a ação como a mais bem-sucedida contra o Comando Vermelho, que domina parte das favelas locais.

Santos evitou confronto direto com Lula, dizendo que não comentaria “questões políticas”, mas reforçou que a operação foi acompanhada desde o início pelo Ministério Público, Judiciário e órgãos de controle. “Não temos receio de apuração adicional, até porque ela começou com uma investigação de um ano”.

A operação do dia 28 de outubro foi a mais letal da história do Brasil. Enquanto o Planalto fala em “excessos”, o governo fluminense sustenta que as únicas vítimas inocentes foram os policiais assassinados em serviço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

BBC distorceu fala de Trump para parecer que ele incitou invasão do Capitólio

Foto: Reprodução

A BBC foi flagrada manipulando um discurso de Donald Trump para parecer que o ex-presidente dos Estados Unidos teria incentivado a invasão do Capitólio. A denúncia foi feita pelo jornal britânico The Telegraph, poucos dias antes das eleições americanas de 2024 — o que levanta suspeitas sobre interferência política da emissora.

O programa Panorama, exibido uma semana antes do pleito, apresentou uma versão editada da fala de Trump, cortando o trecho em que ele pedia que seus apoiadores agissem “de forma pacífica e patriótica”.

A manipulação fez soar como se o republicano tivesse convocado a invasão, o que não aconteceu. A farsa veio à tona em um dossiê de 19 páginas sobre o viés ideológico da BBC, elaborado por um ex-integrante do próprio comitê de padrões da emissora.

O documento afirma que o programa fez Trump “dizer” coisas que ele nunca disse, ao juntar frases ditas em momentos diferentes do discurso original.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Trump se solidariza com policiais mortos no RJ e oferece ajuda contra o crime organizado

Foto: Reprodução

Os Estados Unidos enviaram uma carta oficial ao governo do Rio de Janeiro lamentando a morte dos quatro policiais que perderam a vida durante a megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão. O documento, assinado por James Sparks, da Agência de Repressão às Drogas (DEA), foi encaminhado nesta terça-feira (4) ao secretário de Segurança, Victor dos Santos.

No texto, o governo americano reconhece a coragem e o sacrifício dos agentes fluminenses, e se coloca “à disposição para qualquer apoio necessário” no enfrentamento ao tráfico de drogas. “Sabemos que a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício”, diz o comunicado.

A mensagem foi redigida em Washington e destaca o “valor e a honra” dos policiais mortos em serviço. O gesto reforça a parceria histórica entre Brasil e EUA no combate ao crime organizado e à cooperação entre as forças de segurança.

Enquanto isso, o governo Cláudio Castro pediu oficialmente a Donald Trump que o Comando Vermelho seja incluído na lista de organizações terroristas e sofra sanções da Casa Branca. A proposta, no entanto, enfrenta resistência do governo Lula, que se recusa a classificar facções criminosas como grupos terroristas — posição vista por muitos como leniente diante da escalada da violência no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: CPI do Crime abre com homenagem a policiais mortos e Contarato promete “serviço ao povo”, não espetáculo

Imagens: Reprodução/Instagram

A CPI do Crime Organizado começou nesta terça (4) com um minuto de silêncio em homenagem aos quatro policiais mortos na megaoperação do Rio de Janeiro — um início marcado pela emoção e também por discursos. O senador Fabiano Contarato foi eleito presidente da comissão por 6 votos a 5, superando Hamilton Mourão, que assumiu a vice-presidência.

Logo após a eleição, Contarato afirmou que a CPI “deve prestar um serviço à população brasileira”, não um espetáculo político. E defendeu que o combate ao crime vá além da repressão policial, incluindo políticas públicas para reduzir desigualdade e dar oportunidades aos jovens em áreas carentes — discurso que divide opiniões entre quem cobra mais ação e menos teoria.

O senador disse ainda estar “tranquilo” para conduzir os trabalhos ao lado do relator Alessandro Vieira. Segundo ele, o plano de trabalho e os primeiros requerimentos já foram aprovados, e as próximas oitivas serão definidas “com critério e objetividade”.

A instalação da CPI acontece sob forte cobrança popular por resultados concretos após a operação no Rio, que expôs mais uma vez o avanço do crime organizado e a fragilidade do Estado. A expectativa agora é saber se a comissão vai realmente servir ao povo — como prometeu Contarato — ou cair no velho roteiro das CPIs que terminam em discurso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Falas de Lula sobre megaoperação abre espaço para aliados e integrantes do governo baterem na polícia

Foto: Ricardo Stuckert (PR)

O presidente Lula pegou aliados de surpresa ao criticar a megaoperação que deixou mais de 100 mortos no Rio de Janeiro. Internamente, integrantes do PT já avaliam que o discurso abre caminho para que outros aliados e membros do governo também questionem a ação policial.

Em entrevista a jornalistas estrangeiros em Belém, Lula chamou a operação de “matança” e sugeriu que a Polícia Federal investigue as mortes nos complexos do Alemão e da Penha. Segundo ele, muitas vítimas foram enterradas sem perícia adequada.

A fala do presidente mexeu com a base aliada, que até então vinha adotando cautela por causa do apoio popular à operação, especialmente no Rio. Parlamentares temiam atrito com o governador Cláudio Castro e evitavam críticas públicas.

Agora, dentro do PT, já se comenta que a declaração de Lula pode gerar efeito dominó, liberando aliados e integrantes do governo a criticar publicamente ações policiais, mesmo com a população carioca majoritariamente a favor do combate ao Comando Vermelho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

CONFUSÃO NO JUDICIÁRIO: Líder do Comando Vermelho é preso em SP e liberado pelo tribunal do RJ

Foto: Reprodução

A Justiça do Rio de Janeiro mandou soltar Antonio de Jesus Cabral, 40 anos, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV). Ele havia sido preso em São Paulo no dia 30 de outubro, mas já tinha a prisão preventiva revogada desde agosto de 2022, após habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do RJ, segundo sua defesa, que classifica o episódio como uma “confusão” do Judiciário.

Cabral está de volta ao Rio e, segundo o advogado Erlande Nunes, os fatos estão “devidamente esclarecidos”. O criminoso teria ligação com uma quadrilha de hackers que fraudava concursos públicos, oferecendo cursos com acesso a conteúdos sigilosos e causando prejuízo estimado em R$ 70 milhões, conforme o Metrópoles.

Em 2022, ele foi condenado a 14 anos e oito meses por associação criminosa, violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro. Embora a Justiça do Rio tenha expedido mandado de prisão preventiva em julho daquele ano, Cabral respondeu à maior parte do processo em liberdade, até ser reconhecido e preso em São Paulo pelas câmeras do sistema Smart Sampa na Rua 25 de Março.

A prisão paulista, porém, expôs falhas de comunicação entre os tribunais. A Justiça de SP tentou contato com o Rio para confirmar a validade dos mandados, sem sucesso, e acabou mantendo Cabral detido. Ele foi levado ao 8º Distrito Policial, enquanto o Rio de Janeiro lidava com megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou mais de 120 mortos e 113 presos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

FIM DA IMPUNIDADE: Chefe de facção interestadual vai a júri por matar ex-prefeito Neném Borges

Foto: Reprodução

O júri do assassinato do ex-prefeito Neném Borges está marcado para 10 de novembro de 2025, em Natal. O crime chocou São José do Campestre e segue repercutindo na região.

Neném Borges, eleito em 2020 com mais de 60% dos votos, tinha 44 anos quando foi morto a tiros dentro de casa, na madrugada de 18 de abril de 2023. As investigações apontam que o homicídio foi ordenado por Vando Fernandes Gomes, chefe local de uma facção criminosa interestadual.

Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado pelo apoio do prefeito às ações policiais, que incomodava o grupo criminoso. Mesmo preso, o chefe da facção tentava manter o controle do crime na cidade.

Vando Fernandes foi preso em São Paulo e confessou o assassinato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

FIM DA FARRA: Justiça manda 7 líderes do Comando Vermelho para presídios federais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Justiça do Rio atendeu ao pedido do governador Cláudio Castro e determinou a transferência de sete chefes do Comando Vermelho (CV) para presídios federais de segurança máxima. O objetivo é cortar o comando das facções criminosas de dentro das cadeias e retomar o controle da segurança pública.

A decisão foi do juiz Rafael Estrela Nóbrega, da Vara de Execuções Penais, que destacou que a segurança coletiva vale mais que interesses individuais, conforme informações de O Antagonista. A medida busca impedir que os criminosos continuem coordenando crimes, sequestros e barricadas mesmo presos.

Os bandidos transferidos são: Naldinho, Cabeça do Sabão, Criam, Bicinho, My Thor, Choque e Irmão Metralha. Todos estavam no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio, e seguiam ordenando ações criminosas à distância, prejudicando a ordem na cidade.

Dois outros nomes — Wagner Teixeira Carlos e Léo Barrão — ainda dependem de informações da Polícia Civil para a transferência. Já o cabo da Marinha Riam Mota, acusado de operar drones para o CV, segue sob análise judicial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após polêmica sobre “matança”, Lula muda o tom e tenta mostrar serviço na segurança

Foto: Reprodução

Horas depois de criticar a megaoperação policial no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos, o presidente Lula mudou o tom e tentou mostrar serviço. Nas redes sociais, o petista divulgou ações do governo federal contra o crime organizado e o tráfico de drogas, afirmando que o país está “quebrando a espinha dorsal das facções”.

A postagem veio logo após Lula chamar a ação no Rio de “matança” e “desastrosa”, declarações que geraram forte reação entre policiais e parlamentares da segurança pública. Agora, o presidente tenta reforçar a imagem de que o Planalto tem “pulso firme” na área, segundo informações do Metrópoles.

Segundo o governo, as operações da Polícia Federal cresceram 80% desde 2022 e já tiraram R$ 19,8 bilhões de organizações criminosas. A PRF, por sua vez, teria apreendido 850 toneladas de drogas em 2024 — um recorde histórico, segundo a gestão petista.

Fotos: Reprodução/Instagram

Nos bastidores, a guinada no discurso é vista como tentativa de conter o desgaste político após as críticas à operação, que contou com apoio de forças estaduais e federais. A fala de Lula foi interpretada como um ataque à polícia, em um momento em que a população cobra mais rigor no combate ao crime.

O presidente também voltou a pressionar o Congresso pela aprovação do PL Antifacção e da PEC da Segurança Pública, propostas que, segundo ele, “completam o ciclo da segurança”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *