Qual o “bicho” para um patrulhamento periódico e 24 horas no Prolongamento da Avenida Prudente de Morais? Pois bem, enquanto não se toma uma medida emergencial, os relatos de insegurança no trecho de grande circulação de veículos são semanais. Tratado até recentemente como Lenda Urbana, a via vem apresentando ocorrências dignas de filmes de terror.
Após o episódio da última segunda-feira (7), quando dois homens voltavam para casa, destino Cidade Satélite, na companhia de suas esposas, e emboscados por homens encapuzados na via, que colocaram pedras na pista, inutilizando o veículo após a inevitável colisão nos entulhos, o desfecho foi revoltante: os marginais saindo da área de matagal, um das vítimas tentando impedir a ação, baleado no peito e sua esposa de raspão na mão.
Nessa quarta-feira (8), um leitor do Blog denunciou mais uma ocorrência no trecho. Dessa vez, um parente foi surpreendido pelas pedras no meio da pista, contudo, não parou e foi vítima de disparos que, felizmente, atingiram apenas o carro, ainda tendo a sorte de fugir dos bandidos. E os apelos não param por aí. São vários. A população clama por socorro. Transitar na via de 22h em diante é tenso para qualquer motorista. Enquanto isso, os bandidos estão escondidos à extensa área de matagal, e conseguem fugir pelas inúmeras trilhas.
A mata às margens do prolongamento da Prudente é de responsabilidade da Guarda Municipal Ambiental, então é só solicitar o empenho da Guarda e intensificar o patrulhamento na área.
se ta desse jeito, se as autoridades não dão jeito
estar obrigando a população a andar armado tambem, pra se resolve, morrer de graça pra esses bandidos de jeito nenhum
panta fogo tambem
desculpa ai esse incentivo mais não é o que queremos…mais éo unico jeito.
O bicho é que não há viaturas suficientes infelizmente..e quando a Viatura de cidade satélite vai a delegacia e fica 5 horas em um procedimento de flagrante por exemplo piora tudo..mesmo assim o que mais a polícia necessita hoje é de efetivo, isso é o básico. (o último concurso foi em 2006). Existem ruas tão perigosas ou mais em toda a grande Natal, repito, não há efetivo suficiente para atender a demanda. O que o cidadão falou referente às 22h é só um conselho (e bem coerente por sinal), realmente o dever é das autoridades que estão lá por nossa causa, já que elas parecem estar se lixando para nossa situação de medo devemos tomar também alguns cuidados..e isso não é só aqui..o nosso Brasil em sua grande maioria vive a realidade de ver seu efetivo policial diminuir ano a ano enquanto a população e o crime só aumentam. Um abraço a todos.
Quero concordar, em primeiro lugar, que as ações criminosas no prolongamento antigo da Prudente de Morais, mais precisamente a Av. Omar O'grady, são reais e ocorrem tal qual os relatos apontam: criminosos que se escondem no matagal do Parque da Cidade emboscam com pedras os motoristas que trafegam naquela via. Aí vem a questão: Por que a PM não empreende rondas permanentes no local? A resposta não é muito simples mas devolvo a pergunta: Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Moema Tinoco? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente no Quilômetro seis? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Xavantes? Gente, a criminalidade se tornou endêmica nesse país e não existe efetivo militar, civil, forças armadas, fbi, cia, etc, etc, etc,……. que dê jeito. Todos querem um estado policialesco, mas não querem ser abordados por essa mesma polícia. Querem polícia para segregar, para pretos, pobre e prostitutas, que mantenham a "paz" no seu bairro afastando os malfeitores de suas residências. Polícia assim não é polícia é segurança privada! O que vocês tem que entender que o problema é a falência do sistema penal e carcerário que faz com que bandidos presos hoje pela PM estejam soltos em menos de uma semana instalando o caos por toda a cidade. Briguem por mudanças no sistema penal e carcerário desse país e por uma política de segurança que alcance a todos, inclusive aqueles que bebem e saem de festas cometendo arruaças em seus carrões. O problema da segurança não é questão de polícia, pois se tivesse um PM em cada esquina desse país, ainda assim não se daria uma solução para o crescimento do crime organizado! Analisem a questão por esse prisma!
Sofri atentado às 20:00 , se não fosse tão trágico, seria engraçado, pois foi no dia 01/04 (Dia da Mentira), meu carro foi alvejado com um tiro de pistola .40 de trÊs disparos feitos contra meu carro. Por milagre divino, sobrevivi. A bala passou queimando meus cabelos entre o encosto da cabeça e o banco, num espaço que creio eu não ter mais que 2 centimetros. Está se tornando corriqueiro! o mais revoltante foi ouvir das autoridades quando fui fazer o boletim de ocorrência que como não havia tido vitima fatal,nada mais poderia ser feito. Aí pergunto: Se tivesse sim sido vitima fatal desses disparos, qual seria mesmo o procedimento???
No BRASIL a única coisa organizada é o CRIME! Gente estou pasma ao ler a matéria e os comentários. Fortes depoimentos que podem salvar vidas e mudar o fim da história de muitos. Olhos bem abertos povo!!!
Esse assalto da segunda feira, aconteceu cmg uns 20 minutos antes desse casal, eu vinha na moto em velocidade e fui surpreendido por um saco azul n consegui desviar e passei por cima, a moto saiu voando p a outra faixa e graça a deus e n cai, acabei o aro da moto mas escapei
Até que ocorra uma morte de um(a) filho(a) ou de um parente de alguma autoridade, medidas de segurança não serão tomadas. Infelizmente, aqui em Natal, as coisas só funcionam nesse modelo. Faz-se necessário que uma desgraça monstruosa ocorra para que o Poder Público adote medidas de prevenção e combate. Do contrário, resta as ocorrências e o risco iminente para quem transita diuturnamente por aquele trecho da avenida. Vale salientar que uma delegacia de polícia (plantão) está localizada no início do prolongamento. Por acaso, os policiais não sabem que isso ocorre naquele trecho? Espero que a conivência não ocorre de maneira proposital.
Me perdoe as vítimas destas ocorrências! Mas não acham muita falta de responsabilidade trafegar neste trecho, sem qualquer iluminação, desprovida de segurança, obra inacabada e cercado por um matagal depois das 22h00? Sinceramente é "pedir" para que algo de ruim aconteça. Moro em Parnamirim e diariamente tráfego por este trecho citado na reportagem. Mas depois das 18h00 não passo por lá. Na vida podemos evitar ocorrências deste tipo, basta um pouquinho de consciência para tal atitude! Pensem nisso!
Que mundo é esse que nos não podemos andar nas ruas apos as 22? Isso não é culpa da população. So queremos segurança e nada mais.
Meu caro, você está invertendo os valores, a população não tem que se trancar, as providências têm que ser tomadas, aliás já tarde demais, hora, nossos impostos servem para financiar nossa segurança, então será assim após 22:00h não se devesdeve sair de casa?
Isso é uma completa inversão de valores! Cabe ao governo e às autoridades policiais garantirem a segurança da população e não esta furtar-se à circulação em uma via pública. Em boa hora deixei essa terra de malucos!
#Rodrigo Gonçalves. O cidadão tem o direito, a liberdade, de ir e vir em qualquer horário e em qualquer localidade. É função do estado garantir este direito. Vamos culpar a vítima agora?
Caro Geyson,
O local citado aqui no artigo é o trecho que liga Candelaria/Cidade satélite, nas imediações do Olimpo Recepções, é uma via bastante iluminada diferente da parte que está sendo concluída, essa sim está apagada e não se deve transitar.
Além de tudo citado acima, que outro caminho (que não seja mal iluminado e/ou perigoso) o senhor sugere?
Rodrigo Gonçalves, Não viaje, cara! Essa matéria é sobre o prolongamento da Prudente de Morais, e não sobre a parte nova em construção, que ainda nem foi liberada!!! kkkkkk
Caro, Rodrigo Gonçalves! Espero que você não precise transitar em nenhuma das vias de Natal ou Parnamirim depois das 22h00, pois se você não percebeu são muitas as ruas e avenidas que, não possuem iluminação e segurança adequada. O local exato que o blog se refere na reportagem é antes do Parque do Natal e não na nova parte do prolongamento. Se as pessoas fazem uso dessa via após as 22h00, existe algum motivo. Algumas pessoas que moram no satélite saem dos seus trabalhos ou faculdades nesse horário e precisam passar por essa via. Não desejo que aconteça com você ou com nenhuma pessoa da sua família, o que aconteceu com o meu irmão, que foi uma das vítimas desses bandidos.
Rodrigo, isso não foi onde tá acontecendo a obra, isso acontece a tempos, isso foi na parte antiga do prolongamento, quando esse tipo de assalto começou a obra nem existia ainda, moro em Cidade Satélite a 25 anos, isso não é novidade aqui!!!
Eu não li isso!! Quer dizer que temos que ficar reféns da atuação do crime?? Quer dizer que se uma mulher está andando sozinha na rua a noite, voltando da faculdade, e for estuprada, a culpa é dela porque não tem um carro ou um homem ao lado para defendê-la? Quer dizer que se uma casa for invadida, família feita refém, objetos tomados, a culpa é da família porque não protegeu seu imóvel o suficiente? Quer dizer que se uma criança é espancada pelos pais por ter feito alguma "arte", a culpa é da criança porque deveria ter se comportado melhor? Quer dizer que a lei a ser obedecida é a das organizações ilícitas?? Segurança é um direito do povo e dever do estado, colega. Ter nossa integridade física, patrimonial e moral preservadas é um direito Constitucional. Repense seus conceitos.
NÃO É SÓ O PROLONGAMENTO DA PRUDENTE. É TODA A CIDADE DE NATAL, É TODO O RIO GRANDE DO NORTE! SALVEM-SE QUEM PUDER!
VAI SER PRECISO ACONTECER ALGO COM UMA AUTORIDADE PARA QUE SE TOMEM AS PROVIDÊNCIAS! PERDEMOS A LIBERDADE DE ANDAR NAS NOSSAS PRÓPRIAS RUAS, ATÉ NA NOSSA RESIDÊNCIA, PERDEMOS A LIBERDADE DE VIVER EM PAZ!!!!
Os fatos estão ocorrendo na parte transitável e não no trecho em obras, todo prolongamento é uma grande armadilha para os transeuntes.
Então quer dizer que as vítimas é quem são as culpadas pelo ocorrido? Então, na sua opinião, a solução seria impor um toque de recolher à partir das 22 horas, para que possamos viver em segurança?
Quer dizer que a gente não pode mais trafegar nas ruas da cidade a hora que quiser? Me poupe! O governo e a prefeitura tem que garantir a segurança da população! As pessoas não podem ser privadas do direito de ir e vir só porque os governantes não fazem o que deveriam fazer. Achei muito infeliz esse comentário.
Kkkkkk… É no prolongamento antigo. Faz tempo que já foi inaugurado. Passa até ônibus. Agora cuidado! Você está pedindo para que aconteça alguma coisa com você.
Nao eh prudente responsabilizar as vítimas pelos crimes q sofrem. Comentário infeliz.
Imprudência, porque a falta de responsabilidade é dos gestores púbicos e da população que não vai as ruas protestar e exigir os seus direitos
Caro Rodrigo Gonçalves o prologamento que está ocorrendo os assaltos/crimes é o inaugurado que liga os bairros de Candelária e Cidade Satélite. E não esse novo que ainda não foi inaugurado que vai até Parnamirim.
Também concordo, as pessoas ficam usando uma área que não está liberada, inclusive removendo as manilhas que impedem a passagem. Tudo pra não gastar mais um tantinho de gasolina ou não ficar no engarrafamento (que às 22 h não tem mais). Vale a pena arriscar?
Caro Rodrigo Gonçalves, pelo que estou entendendo em suas palavras, os cidadãos devem perder o direito de ir e vir por onde quiserem para não serem alvejados, é isso? Ou seja, se houver algum problema na BR 101 em um horário mais tarde os cidadãos devem encarar um possível engarrafamento ao invés de terem o direito de encontrar caminhos alternativos para chegar mais cedo em casa? Sem querer polemizar, mas as autoridades devem garantir a segurança dos cidadãos; é constituicional!!!
Meu caro, pensar dessa maneira, é no mínimo ridículo, pois, seguindo essa sua teoria, é melhor não sair de casa, não colocar a cabeça fora da porta. Segurança é um direito nosso e uma obrigação das autoridades e do estado. Então, ao invés de baixarmos a cabeça, temos que reivindicar, questionar, protestar e tentar mudar o rumo dessa história, que já está banalizada aqui e nos outros cantos dessas terras tupiniquins.
Meu deus! Esse comentário é tão, mas tão absurdo que falta ânimo para réplica. Sinto muito, mas embora tão absurda a ideia de que devemos nos privar do nosso direito de ir e vir, muitas pessoas devem pensar assim, e é claro que isso é uma atitude omissa que só faz fomentar o descaso que já é tão gigante! Sinto vergonha alheia de ver uma coisa dessas!
Meu caro, você está equivocado! O trecho em questão é a via que liga Candelária ao bairro Cidade Satélite e não o prolongamento inacabado que liga Cidade Satélite a Parnamirim. Um conhecido sofreu um ferimento a bala neste perímetro que é sim, muito carente de policiamento! Informe-se!
Essa resposta me faz rir…Hahahahaha. É por essas e outras que esse país fica cada vez pior. Hahahahaha
Ah! esqueci: vocês já observaram a grande falha do Projeto… abram o google maps e verifique que se após Cidade Satélite a curva fosse para direita a via desembocaria em um complexo já pronto e não seria mais necessário a construção de um outro elevado sobre a BR… Alguém ganhou com isso e para isso!
Infelizmente uma vergonha! por isso que no Sul do país o Nordestino é criticado!!!
Washington, qual o defeito do projeto? O objetivo era chegar até a BR, e não parar no meio do caminho. Se não fosse assim, não desafogaria tráfego algum! Que viajada foi essa sua? Se você está falando de utilizar o "complexo" da rua do Morada da Paz, acho então que você nunca andou nesta via. Impossível de passar uma via desta largura naquele local.
A via está praticamente pronta e sem uso a depreciação acontece… onde está a justiça que não faz nada? no dia em que cobrar do próprio bolso da Governadora ai ela e o secretário promete mais não cumpre vai dar um jeito! Ah! antes a desculpa para não conclusão era a chuva e agora?
Será o sol demais?
Sou primo das vítimas. Antes do ano novo consegui desviar "o saco". Não havia visto maldade nos acontecimentos, mas depois do que ocorreu com meu primo eu levei em consideração tudo que passei.
Observei que saíram duas motos da rua lateral à Delegacia de Plantão ao parar no semáforo que dá acesso ao antigo prolongamento da Prudente. Pedi a minha namorada para subir o vidro dela e liguei o ar. As motos ficaram uma de cada lado do carro. Havia uma mulher em cada garupa. Quando o semáforo abriu, as motos se mantiveram próximo mesmo eu acelerando. Como não gosto de ficar perto de moto à noite, reduzi a macha para dar mais potência ao motor e me distanciar. Acontece que mais à frente havia um "saco" que não voava. Então, tranquei levemente à moto. O suficiente para desviar o "saco" é deixar espaço para a moto passar. O que foi motivo de discursão entre eu e minha namorada. Hoje nós dois agradecemos à Deus.
Os meus primos também foram acompanhados por duas motos. Ou seja, os motoqueiros fazem parte da quadrinha. Aparentemente escolhem carro que tenham mulher(es) dentro e possivelmente tenha outra pessoa para ligar e mandar os que ficam no mato colocarem a pedra na pista. Pois, no dia que meu primo levou um tiro, meu tio havia passado, uns vinte minutos depois, eu passei e por volta dese mesmo intervalo meus primos passaram. O que justificar a possibilidade do informante.
Espero que ajude a polícia com essas informações, pois penso ser vergonha para a sociedade saber que a armação para o roubo inicia na lateral da Delegacia de Plantão, sem falar que os agentes da SAMU que atenderam meu primo falaram que esse recebem ocorrências dessa natureza no prolongamento da prudente. Imagino que tais ocorrências tenham chegado nos ouvidos do 190.
Espero que não chegue ao ponto de alguém ter que morrer para mudar alguma coisa na segurança daquele local.
Graças à Deus que meu primo se fez de morto e os marginais fugiram. Desta forma, o irmão mais velho permaneceu com seu celular e pôde ligar para seu pai, meu tio, e informar o ocorrido. Caso contrário, estariam a merecer da sorte. Pois ninguém pararia para ajudar. O que seria natural pela falta de segurança.
Espero que o combate às drogas não seja uma chuva de verão. Pois noto que onde as drogas chegam, a violência aumenta.
Para não depender só da sorte, tenham sempre atenção aonde estiverem. Lembrem que o bem de maior valor é a sua vida. Você nasceu sem ter nada. Se perder tudo e tiver vida e fé em Deus, você vai conseguir conquistar tudo novamente. Não é preciso ter medo, apenas ser vigilante.
Morei mais de 10 (dez) anos no Satélite, mas em razão de ter sido assaltado mais de uma vez, e minha casa ter sido arrombada, tive que alugar minha residência e moro em um apto, ressaltando que o problema existe há mais de uma década, e hoje está se proliferando, mas as autoridades continuam inertes.
Fui criada no satélite e depois que me casei construí minha casa do jeitinho que eu queria no planalto, mais a 2 anos tive que deixar minha casa e ir morar de aluguel em apartamento em condomínio fechado. Já fui proprietária de uma loja de confecções no satélite, a Differenza, e após tantos assaltos, arrombamentos não aguentamos mais e fechamos as portas antes que tivéssemos um de nós (familiares) acabados por esses marginais…. quando lembro da minha infância na rua dos Plátanos, as crianças brincando nas ruas até tarde…. conheci meu esposo durante a adolescência quando íamos a pé de uma rua para outra nas casas dos outros amigos do bairro…. era muito bom!!! Hoje vc não pode se quer morar em casa mesmo que tenha cachorros, cerca elétrica, circuito de câmeras e contrato com vigilância patrimonial…. quanto mais andar segura em seu carro/moto após as 22:00 (e só ando até as 22:00 na rua pois estou batalhando um futuro melhor pra minha familia, trabalhando muito, estudando muito…) Revoltante….
Valeu bruno pela forca,vamos aguarda pela policia,um abraco.
Todo mundo que mora em Satélite ou Planalto conhece alguém que já passou por um aperreio em essa Omar O'grady. A polícia já até tentou montar armadilhas, mais os bandidos fogem por dentro do mato e ninguém acha eles nunca mais. Vamos ter que começar a utilizar carros blindados se seguimos assim.
O crime dá lucro e tem retorno financeiro, não interessa as autoridades que a polícial trabalhe, aliás atrapalha! Quando o policial chega a uma delegacia com alguém (a não seja que seja um noiado) ele corre o risco de ser preso ou repreendido, parte da sociedade abordada em blits se milindra a não ser quando é vítima. Veja quantos funcionários se envolve com o preso, do policial ao juiz para no final não dar em nada. Etc… Este é meu ponto de vista espero não ser mal interpretado.
Meu esposo ja foi vitima de moto! todo mundo sabe que esses bandidos são de cidade nova,a policia sabe tambem! mas…. preferem ficar passeando e lanchando por satelite!
Meu irmão foi abordado ás 17:00 hs lá na ponte do pitimbu, o vagabundo colocou uma pistola engatilhada na cabeça dele e pediu tudo. Vamos ter que pedir a policia ao desembargador, rapidinho eles chegam.
Caro BG,
Essa a nossa realidade. O RN e o Pais como um todo esta entregue as baratas. Não temos saúde, educação e nem taopouco segurança.
E o que é mais revoltante e que as pessoas que estão ocupando os cargos como autoridades nada fazem. Parece-me que os políticos estão achando otimo isso, pois quanto mais miseraveis, mais analfabetos, mais pessoas doentes mendigando, mais dependente deles ficam e consecutivamente a reeleção desse ¨povim¨ esta garantida.
Os políticos que se dizem nossos representantes do povo, na verdade, eles estão representando apenas eles, pois voçe viu que tiraram a nossa refinaria que podia nos tornar um Estado rico, e nenhum deles tentou se quer mobilizar a população para ir as ruas e defender nossa riquesa, o que aconteceu la com o Estado do CE e acabamos perdendo para eles. E vergonhoso e revoltante!!!
Temos que cobrar das autoridades. Evitar o prolongamento NO MOMENTO, se torna sensato, porem deixar de usar eternamente é um absurdo, tem pessoas que necessitam utilizar essa via, e o horario é comum para varias pessoas ( saida da faculdade, trabalho, entre outros)…..A sociedade quer segurança, nao aguentamos mais essa terra sem lei que virou o RN.
Precisamos chegar aos meios de comunicação e a mídia em geral, para que as autoridades de segurança tomem as devidas providências. Não precisa que existam mortes . compartilhem com as mídias.
Se tivéssemos escolhas sobre nosso dinheiro, se não fôssemos obrigados a pagar tantos impostos, poderíamos pagar por segurança particular, médico particular, educação de primeira qualidade….. e ainda teríamos lazer de verdade!!! Teríamos QUALIDADE DE VIDA!!!
Vcs acham que os governantes estao preocupados pq meros mortais como eu e vcs, estamos sendo assaltados? Botem uma coisa na cabeça de vcs, esse e o pais da copa. A copa e mais importante que a saude, educacao e segurança do povo. Pois os politicos e seus familiares tem tudo isso que falta p agente. E. No final ainda tem o voto p eles denovo. Entao p que se preocupar se anonimos estao sendo assaltados? E nao se esquecam. Vai comecar mais umBBB.
A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou a favor da continuidade da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em posicionamento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o inquérito sobre a arma do dirigente de direita não imputa “ao sentenciado falta disciplinar que impacte negativamente sobre o atual regime em que cumpre pena”.
A PGR salienta, porém, a necessidade de se apreender a pistola em nome de Bolsonaro, que foi encontrada durante blitz policial.
“É certo que a condição atual do custodiado é incompatível com a posse de arma de fogo, que pressupõe, entre outros requisitos, a comprovação de idoneidade”, ressalta.
Gonet conclui, portanto, “pelo regular prosseguimento da execução no regime em que se encontra” Bolsonaro, mas “mantendo-se a pistola apreendida”.
Agora, a defesa do ex-presidente tem 48 horas também para se manifestar sobre a conclusão do inquérito da Polícia Civil do Distrito Federal.
A força policial decidiu pelo indiciamento do sargento Estácio Leite Filho por porte ilegal de arma de fogo.
O militar carregava uma pistola, registrada no nome do ex-presidente, quando foi parado em uma blitz na capital federal.
Segundo a autoridade policial, o militar, que faz a segurança do dirigente de direita, portava a pistola sem autorização formal do proprietário, em desacordo com a exigência legal.
No inquérito policial, o delegado disse, porém, que o registro de arma de fogo de Bolsonaro é válido e que não considerou haver ilegalidade no fato de ele ter uma pistola em sua residência.
O Ministério da Fazenda gastará R$ 7,5 milhões na aquisição de computadores e cadeiras de escritório para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Contudo, dados do Ministério da Gestão e da Inovação indicam que 56% dos funcionários da Fazenda atuam hoje em regime de teletrabalho híbrido ou integral.
A maior parcela dos recursos, somando R$ 4,69 milhões, foi destinada a 550 computadores de mesa e 700 cadeiras. A pasta confirmou, via Lei de Acesso à Informação ao portal Metrópoles, que a compra ocorreu sem um diagnóstico formal que medisse a real demanda.
— Não há estudo ou diagnóstico formal específico que dimensione a quantidade de pessoas que utilizam as instalações da STN, segregadas por categoria (servidores efetivos, cedidos, requisitados, terceirizados e estagiários) — afirma a gestão.
Os servidores do Tesouro Nacional que realizam as atividades em formato híbrido precisam cumprir apenas 32 horas presenciais por mês, o equivalente a quatro dias de expediente. Visitas ao local, realizadas pelo portal, constataram salas vazias ou com baixa ocupação recorrente.
A compra também inclui 300 notebooks, orçados em R$ 2,84 milhões. Até o início do mês de junho, os computadores portáteis ainda não haviam sido entregues, enquanto parte das cadeiras e dos computadores de mesa adquiridos permanecia guardada no prédio.
A Fazenda alegou que utilizou uma estimativa baseada em registros funcionais do sistema de gestão de pessoas para o planejamento do espaço. O órgão justificou a aquisição apontando critérios operacionais, de segurança e a necessidade de renovar o mobiliário.
O número de trabalhadores remotos na pasta cresceu 32% entre janeiro de 2025 e maio de 2026. Em respeito às normas vigentes, o Ministério declarou que o atendimento aos fluxos segue os parâmetros legais, omitindo detalhes pessoais devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Um inquérito aberto pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não cometeu infração grave no caso da arma apreendida em uma blitz, em Brasília, a qual está registrada em seu nome.
A investigação foi aberta após um pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em que afirmou que o ocorrido se enquadra como “falta grave” ao seu regime de prisão domiciliar.
Segundo o parecer da 17ª Delegacia de Polícia de Taguatinga, Bolsonaro não foi indiciado porque não foram encontrados elementos que caracterizam o crime de posse ilegal de arma.
A pistola tinha registro válido, confirmado pelo Exército, sem restrições que impedissem o ex-presidente de mantê-la em sua casa.
A mesma tese foi defendida pela defesa do ex-chefe do Executivo, que afirmou que, desde a condenação de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe em setembro do ano passado, ele não recebeu nenhuma determinação judicial para devolver o armamento.
Já o agente do GSI, Estácio Leite da Silva Filho, foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Para a PCDF, embora tivesse porte funcional, ele transportava uma arma registrada em nome de terceiro, em desacordo com o Estatuto do Desarmamento.
Em depoimento à PCDF, Bolsonaro afirmou que tinha a arma em casa para a defesa de sua família, com a qual divide a moradia com três mulheres.
A apreensão do armamento gerou novas dúvidas ao ministro relator da ação contra o ex-chefe do Executivo em relação à manutenção do direito de prisão domiciliar.
A nova decisão deve sair nos próximos dias, já que a PGR e a defesa já se manifestaram contra qualquer tipo de irregularidades e defendem a permanência de Bolsonaro em casa.
A Justiça da Itália anulou nesta quarta-feira (1º) decisão que havia autorizado a extradição da ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) no processo de condenação pelo caso da arma e determinou que o pedido apresentado pelo Brasil seja submetido a um novo julgamento. Cabe à Corte italiana apenas verificar se o pedido cumpre os requisitos previstos na legislação e nos tratados internacionais para que a entrega da acusada seja autorizada.
Com a decisão, o processo de extradição voltará a ser analisado pela Corte de Apelação de Roma. Na prática,o caso retorna à etapa inicial dessa instância, que fará um novo julgamento sobre o pedido apresentado pelo Brasil, ainda sem data marcada, mas os advogados da ex-deputada acham que isso ocorrerá em setembro.
A Suprema Corte de Cassações, última instância da Justiça da Itália, considerou em maio que Zambelli é vítima de perseguição política pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e anulou o primeiro pedido de extradição e determinou a soltura da ex-deputada.
Para a assessoria jurídica de Zambelli, mesmo sem ser relator, Moraes teria contaminado o julgamento por 11 ministros do STF, no caso que a condenou por porte ilegal de arma de fogo, em que a parlamentar, sentindo-se ofendida e ameaçada, perseguiu e ameaçou um militante de esquerda em São Paulo com arma em punho. O caso é relatado pelo ministro Gilmar Mendes.
Setores diretamente relacionados ao cotidiano da população foram os principais responsáveis por manter o mercado de trabalho potiguar no azul em maio. Saúde, supermercados, educação, logística, farmácias e comércio de veículos lideraram as contratações e ajudaram a compensar as perdas registradas na agropecuária e na construção civil, segundo análise do Instituto Fecomércio RN (IFC) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na terça-feira (30).
O Rio Grande do Norte encerrou o mês com pequeno saldo positivo de 109 empregos formais, revertendo o resultado negativo de abril (-311). Apesar disso, o desempenho ficou abaixo do observado em maio do ano passado, quando foram abertas 2.159 vagas. No entanto, Comércio e Serviços responderam, juntos, por 556 novos postos de trabalho, desempenho que representou mais de cinco vezes o saldo total registrado pelo estado.
Na avaliação da Fecomércio RN, o resultado evidencia um mercado de trabalho marcado por comportamentos distintos entre os setores da economia. Enquanto atividades mais sujeitas à sazonalidade e às oscilações da agroindústria enfrentaram retração, os segmentos vinculados ao consumo das famílias e à prestação de serviços essenciais mantiveram capacidade de geração de oportunidades.
O principal destaque do mês foi o setor de Saúde, responsável pela abertura de 275 vagas. Também apresentaram desempenho positivo os supermercados (+123), o comércio de veículos e peças (+98), a educação (+61), as atividades de armazenamento e logística (+51) e as farmácias (+45).
“O setor terciário voltou a exercer um papel decisivo para a economia potiguar, demonstrando capacidade de sustentar a atividade e a geração de empregos mesmo em um cenário de desaceleração em outras áreas”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
No sentido contrário, a agropecuária fechou 244 postos de trabalho em maio, enquanto a construção civil encerrou o mês com saldo negativo de 229 vagas. As maiores perdas ocorreram no cultivo de melão (-291), nas obras de infraestrutura (-104) e na construção de edifícios (-63).
O impacto desses setores também influenciou o desempenho regional. O Rio Grande do Norte registrou o segundo menor saldo de empregos do Nordeste em maio, à frente apenas de Alagoas, outro estado afetado pelas demissões ligadas à agroindústria.
Tendência se repete no acumulado do ano
A predominância das atividades ligadas ao cotidiano das famílias também aparece no acumulado de janeiro a maio. Nesse período, Comércio e Serviços responderam conjuntamente pela criação de 5.390 empregos formais, sustentando o saldo positivo de 215 vagas registrado pelo estado.
Entre os destaques estão Saúde (+909), Educação (+831), comércio atacadista (+362), comércio de veículos e peças (+290) e farmácias (+133). A construção civil também contribuiu positivamente, com 1.560 novos postos de trabalho.
Por outro lado, as perdas concentradas na agropecuária (-5.580) e na indústria (-1.149), especialmente em atividades relacionadas à agroindústria, impediram um resultado mais expressivo para o mercado de trabalho potiguar neste início de ano.
O cargo de presidente nacional do PL Mulher será extinto, após Michelle Bolsonaro anunciar sua saída. É o que afirma Valdemar Costa Neto, presidente da legenda.
De acordo com o dirigente partidário, é “difícil achar uma substituta à altura da Michelle”.
– Não teremos mais presidente nacional. Em cada estado vai ter seu PL Mulher, sob alguma administração da nacional. Difícil achar uma substituta à altura da Michelle. Além disso, todo mundo ia querer o espaço, porque ela valorizou muito – afirmou Valdemar à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, nesta quarta-feira (1º).
A ex-primeira-dama decidiu deixar o comando do PL Mulher em nota publicada nesta terça (30). Ela estava no cargo desde o início de 2023.
A justificativa para a decisão é ter mais tempo para se dedicar aos cuidados com Jair Bolsonaro (PL), que se recupera de uma broncopneumonia e ainda sofre com sequelas da facada que sofreu em 2018. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília, por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, durante sessão administrativa nesta quarta-feira (1º/7), promoveu o juiz Alceu José Cicco ao cargo de desembargador do TJRN, pelo critério de Antiguidade.
Após votação unânime do Pleno do TJRN, Alceu José Cicco ocupará a vaga aberta em virtude da aposentadoria do desembargador Vivaldo Pinheiro, em outubro de 2025.
O magistrado Alceu José Cicco, que figurava no 2º lugar da lista de Antiguidade, foi promovido ao cargo de desembargador após a maioria de dois terços dos integrantes do Pleno votarem pela recusa do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, entendendo que o magistrado descumpriu decisões da Câmara Criminal, órgão colegiado do TJRN.
Os votos fundamentados pela recusa do juiz Henrique Baltazar foram dos desembargadores Ibanez Monteiro, Amaury Moura Sobrinho, Berenice Capuxú, João Rebouças, Saraiva Sobrinho, Glauber Rêgo, Lourdes Azevêdo, Ricardo Procópio, Sandra Elali e Martha Danyelle. Votaram pela não recusa os desembargadores Claudio Santos, Amílcar Maia, Dilermando Mota e Cornélio Alves.
Trajetória
Nascido em 4 de abril de 1955, em Natal/RN, Alceu José Cicco tomou posse como juiz de direito em 9 de julho de 1986, assumindo a Comarca de Janduís. Foi promovido, por merecimento, para a Comarca de Caraúbas, sendo mais uma vez promovido, por merecimento, para a Comarca de Assú.
Na 3ª entrância, além da Comarca de Assú, atuou na Comarca de João Câmara e depois assumiu a titularidade da 2ª Vara Criminal do Distrito da Zona Sul da Comarca de Natal (a qual foi transformada, em setembro de 2017, na 8ª Vara Criminal de Natal, depois renomeada para a atual 12ª Vara Criminal de Natal).
Desde 2022, é coordenador da Secretaria Unificada da 12ª e da 13ª Varas Criminais da Comarca de Natal.
Também atuou como membro titular da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Rio Grande do Norte.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) protocolou uma representação na Comissão de Ética da Presidência da República pedindo a abertura de procedimento para apurar a conduta do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A iniciativa questiona uma publicação feita pelo Ministério das Relações Exteriores em um canal oficial da pasta, considerada pelo parlamentar como de caráter político-partidário.
Segundo a representação apresentada nesta terça-feira (30), o pedido foi motivado por uma postagem divulgada pelo Itamaraty em 24 de junho. Na publicação, o ministério utilizou a expressão “traidores da Pátria” ao comentar o anúncio de tarifas de 25% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
No documento, Rogério Marinho afirma que a manifestação é incompatível com a atuação institucional do Ministério das Relações Exteriores, órgão responsável pela representação permanente do Estado brasileiro perante a comunidade internacional. Para o senador, a comunicação oficial da pasta deve seguir princípios como moderação, sobriedade e profissionalismo diplomático.
O líder da oposição no Senado sustenta ainda que o uso da estrutura pública para manifestações desse tipo pode contrariar deveres previstos no Código de Conduta da Alta Administração Federal, entre eles os princípios da integridade, moralidade, clareza de posições e decoro.
A representação solicita que a Comissão de Ética avalie se a conduta do ministro é compatível com os princípios da impessoalidade, da neutralidade institucional e da preservação da confiança da sociedade nas instituições públicas.
Em um dos trechos do documento, Rogério Marinho afirma que a utilização dos canais oficiais do Ministério para classificar agentes políticos brasileiros como “traidores da Pátria” representa uma linguagem incompatível com a tradição institucional do Itamaraty e aproxima a comunicação oficial de um discurso próprio da disputa político-partidária.
O senador defende que a apuração é necessária para preservar a credibilidade da comunicação institucional do Estado e assegurar que os canais públicos sejam utilizados em conformidade com os princípios constitucionais da Administração Pública.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu, por 10 votos a 4, nesta quarta-feira (1º), rejeitar a promoção do juiz Henrique Baltazar ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade. O resultado encerra um impasse que já se arrastava desde outubro do ano passado, quando abriu-se a vaga após a aposentadoria do desembargador Vivaldo Pinheiro.
Votaram contra a promoção de Henrique Baltazar os desembargadores Ibanez Monteiro (presidente do TJRN), Amaury de Souza, Berenice Capuxú, João Rebouças, Saraiva Sobrinho, Glauber Rêgo, Lourdes Azevêdo, Ricardo Procópio, Sandra Elali e Martha Danyelle.
Já os desembargadores Cláudio Santos, Amílcar Maia, Dilermando Mota e Cornélio Alves votaram a favor da promoção do juiz. Pelo critério de antiguidade, Henrique Baltazar aparece como o primeiro nome apto à promoção para o cargo de desembargador.
A análise da promoção, porém, foi interrompida após alguns desembargadores apresentarem questionamentos apontando o suposto descumprimento de decisões judiciais de instâncias superiores pelo juiz, especificamente relacionadas à sua atuação na Vara de Execuções Penais de Natal. Ele responde a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que resultou posteriormente em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O julgamento foi retomado no dia 17 de junho de 2026, mas foi novamente adiado após o desembargador Saraiva Sobrinho citar “fatos novos” relacionados ao TAC assinado pelo juiz Henrique Baltazar. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através de decisão da conselheira Jaceguara Dantas, determinou que fosse marcada uma nova data para decidir sobre o preenchimento da vaga. Ela afirmou que a demora ultrapassava os prazos previstos nas normas do Poder Judiciário.
Após a determinação, a votação foi marcada para este dia 1º. Durante o julgamento, a defesa do juiz Henrique Baltazar sustentou que parte das acusações se baseava em um documento falso atribuído ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinava a soltura de um criminoso ligado a uma facção com atuação no Rio Grande do Norte.
A defesa também apresentou uma arguição de suspeição contra os desembargadores Saraiva Sobrinho, Ricardo Procópio e Glauber Rêgo, alegando que eles estariam impedidos de participar da votação por terem representado contra Henrique Baltazar no CNJ, mas o pedido foi rejeitado à unanimidade pelos magistrados do TJRN.
Apesar dos argumentos apresentados pela defesa, a maioria dos desembargadores decidiu pela recusa da promoção do juiz Henrique Baltazar.
Skarlent Rodríguez, Miss Grand Orlando 2025, foi encontrada morta após os terremotos que atingiram a Venezuela na semana passada. A informação foi confirmada pela organização internacional do concurso nesta quarta-feira (1º).
“Com profundo pesar, lamentamos o trágico falecimento de Skarlent Rodríguez, Miss Grand Orlando 2025, após o terremoto devastador que atingiu a Venezuela”, iniciou o Miss Grand International, um dos maiores concursos de beleza do mundo.
“Apresentamos as nossas mais sinceras condolências à sua família, entes queridos e a todos aqueles afetados por este desastre desolador. Nossos pensamentos e orações estão com o povo da Venezuela neste momento difícil. Que eles encontrem força, conforto e união enquanto navegam pelos dias que virão. Que ela descanse em paz eterna”, acrescentou a organização.
O Miss Grand Florida também lamentou o falecimento dela. “Durante este período de imensa dor, o concurso Miss Grand Florida apresenta as suas mais sinceras condolências à família, amigos e entes queridos de Skarlent. Estamos ao lado deles em solidariedade, amor e oração enquanto navegam por esta perda dolorosa”, escreveram.
“Ela era admirada por sua elegância, bondade, força e espírito inspirador. Sua presença e positividade tocaram a todos em nossa família do concurso, e ela será lembrada pela luz que trouxe tanto no palco quanto fora dele. Seu legado viverá nos corações de todos que a conheceram e a amaram”, completaram.
Miss estava com o namorado
Conforme a imprensa local, Skarlent Rodríguez estava com o namorado quando desapareceu após terremoto que atingiu a região de La Guaira, na Venezuela. O casal estava em seu apartamento na área de Catia La Mar.
Após mais de cinco dias de buscas, os corpos dela e do namorado foram localizados em meio aos escombros.
Nas redes sociais, Skarlent deixou uma mensagem no ar sobre a possibilidade de disputar o Miss Universe Venezuela.
Mister também morreu
A organização do concurso Mister Turismo La Guaira 2026 confirmou, no último sábado (27), a morte de Cristhian Anibal Teixeira Bazan. Ele é uma das vítimas do terremoto na Venezuela, que deixou quase 2 mil pessoas mortas.
Cristhian, de 19 anos, representava a cidade de La Guaira em um concurso de beleza voltado para jovens. Em nota divulgada nas redes sociais, a organização se despediu do mister.
“Uma estrela se soma ao céu! Deixaste um vazio imenso em nossos corações; palavras não são suficientes para expressar o que os teus conhecidos e familiares sentimos, voa alto, nosso piloto louco”, escreveram.
O corpo de Cristhian foi localizado em meio aos escombros do edifício Arichuna Residences, em Los Corales. Ele estava na casa de um amigo quando o terremoto ocorreu.
Ir atras de bandido pra quê se pegar bêbado é mais lucrativo?
A mata às margens do prolongamento da Prudente é de responsabilidade da Guarda Municipal Ambiental, então é só solicitar o empenho da Guarda e intensificar o patrulhamento na área.
se ta desse jeito, se as autoridades não dão jeito
estar obrigando a população a andar armado tambem, pra se resolve, morrer de graça pra esses bandidos de jeito nenhum
panta fogo tambem
desculpa ai esse incentivo mais não é o que queremos…mais éo unico jeito.
passei por la antes de ontem e tinha um saco bem grande na via, provavelmente com uma pedra por baixo desviei e sai fora!
O bicho é que não há viaturas suficientes infelizmente..e quando a Viatura de cidade satélite vai a delegacia e fica 5 horas em um procedimento de flagrante por exemplo piora tudo..mesmo assim o que mais a polícia necessita hoje é de efetivo, isso é o básico. (o último concurso foi em 2006). Existem ruas tão perigosas ou mais em toda a grande Natal, repito, não há efetivo suficiente para atender a demanda. O que o cidadão falou referente às 22h é só um conselho (e bem coerente por sinal), realmente o dever é das autoridades que estão lá por nossa causa, já que elas parecem estar se lixando para nossa situação de medo devemos tomar também alguns cuidados..e isso não é só aqui..o nosso Brasil em sua grande maioria vive a realidade de ver seu efetivo policial diminuir ano a ano enquanto a população e o crime só aumentam. Um abraço a todos.
Quero concordar, em primeiro lugar, que as ações criminosas no prolongamento antigo da Prudente de Morais, mais precisamente a Av. Omar O'grady, são reais e ocorrem tal qual os relatos apontam: criminosos que se escondem no matagal do Parque da Cidade emboscam com pedras os motoristas que trafegam naquela via. Aí vem a questão: Por que a PM não empreende rondas permanentes no local? A resposta não é muito simples mas devolvo a pergunta: Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Moema Tinoco? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente no Quilômetro seis? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Xavantes? Gente, a criminalidade se tornou endêmica nesse país e não existe efetivo militar, civil, forças armadas, fbi, cia, etc, etc, etc,……. que dê jeito. Todos querem um estado policialesco, mas não querem ser abordados por essa mesma polícia. Querem polícia para segregar, para pretos, pobre e prostitutas, que mantenham a "paz" no seu bairro afastando os malfeitores de suas residências. Polícia assim não é polícia é segurança privada! O que vocês tem que entender que o problema é a falência do sistema penal e carcerário que faz com que bandidos presos hoje pela PM estejam soltos em menos de uma semana instalando o caos por toda a cidade. Briguem por mudanças no sistema penal e carcerário desse país e por uma política de segurança que alcance a todos, inclusive aqueles que bebem e saem de festas cometendo arruaças em seus carrões. O problema da segurança não é questão de polícia, pois se tivesse um PM em cada esquina desse país, ainda assim não se daria uma solução para o crescimento do crime organizado! Analisem a questão por esse prisma!
Sofri atentado às 20:00 , se não fosse tão trágico, seria engraçado, pois foi no dia 01/04 (Dia da Mentira), meu carro foi alvejado com um tiro de pistola .40 de trÊs disparos feitos contra meu carro. Por milagre divino, sobrevivi. A bala passou queimando meus cabelos entre o encosto da cabeça e o banco, num espaço que creio eu não ter mais que 2 centimetros. Está se tornando corriqueiro! o mais revoltante foi ouvir das autoridades quando fui fazer o boletim de ocorrência que como não havia tido vitima fatal,nada mais poderia ser feito. Aí pergunto: Se tivesse sim sido vitima fatal desses disparos, qual seria mesmo o procedimento???
No BRASIL a única coisa organizada é o CRIME! Gente estou pasma ao ler a matéria e os comentários. Fortes depoimentos que podem salvar vidas e mudar o fim da história de muitos. Olhos bem abertos povo!!!
Esse assalto da segunda feira, aconteceu cmg uns 20 minutos antes desse casal, eu vinha na moto em velocidade e fui surpreendido por um saco azul n consegui desviar e passei por cima, a moto saiu voando p a outra faixa e graça a deus e n cai, acabei o aro da moto mas escapei
Até que ocorra uma morte de um(a) filho(a) ou de um parente de alguma autoridade, medidas de segurança não serão tomadas. Infelizmente, aqui em Natal, as coisas só funcionam nesse modelo. Faz-se necessário que uma desgraça monstruosa ocorra para que o Poder Público adote medidas de prevenção e combate. Do contrário, resta as ocorrências e o risco iminente para quem transita diuturnamente por aquele trecho da avenida. Vale salientar que uma delegacia de polícia (plantão) está localizada no início do prolongamento. Por acaso, os policiais não sabem que isso ocorre naquele trecho? Espero que a conivência não ocorre de maneira proposital.
Me perdoe as vítimas destas ocorrências! Mas não acham muita falta de responsabilidade trafegar neste trecho, sem qualquer iluminação, desprovida de segurança, obra inacabada e cercado por um matagal depois das 22h00? Sinceramente é "pedir" para que algo de ruim aconteça. Moro em Parnamirim e diariamente tráfego por este trecho citado na reportagem. Mas depois das 18h00 não passo por lá. Na vida podemos evitar ocorrências deste tipo, basta um pouquinho de consciência para tal atitude! Pensem nisso!
Que mundo é esse que nos não podemos andar nas ruas apos as 22? Isso não é culpa da população. So queremos segurança e nada mais.
Meu caro, você está invertendo os valores, a população não tem que se trancar, as providências têm que ser tomadas, aliás já tarde demais, hora, nossos impostos servem para financiar nossa segurança, então será assim após 22:00h não se devesdeve sair de casa?
Isso é uma completa inversão de valores! Cabe ao governo e às autoridades policiais garantirem a segurança da população e não esta furtar-se à circulação em uma via pública. Em boa hora deixei essa terra de malucos!
#Rodrigo Gonçalves. O cidadão tem o direito, a liberdade, de ir e vir em qualquer horário e em qualquer localidade. É função do estado garantir este direito. Vamos culpar a vítima agora?
Caro Geyson,
O local citado aqui no artigo é o trecho que liga Candelaria/Cidade satélite, nas imediações do Olimpo Recepções, é uma via bastante iluminada diferente da parte que está sendo concluída, essa sim está apagada e não se deve transitar.
Além de tudo citado acima, que outro caminho (que não seja mal iluminado e/ou perigoso) o senhor sugere?
Rodrigo Gonçalves, Não viaje, cara! Essa matéria é sobre o prolongamento da Prudente de Morais, e não sobre a parte nova em construção, que ainda nem foi liberada!!! kkkkkk
Caro, Rodrigo Gonçalves! Espero que você não precise transitar em nenhuma das vias de Natal ou Parnamirim depois das 22h00, pois se você não percebeu são muitas as ruas e avenidas que, não possuem iluminação e segurança adequada. O local exato que o blog se refere na reportagem é antes do Parque do Natal e não na nova parte do prolongamento. Se as pessoas fazem uso dessa via após as 22h00, existe algum motivo. Algumas pessoas que moram no satélite saem dos seus trabalhos ou faculdades nesse horário e precisam passar por essa via. Não desejo que aconteça com você ou com nenhuma pessoa da sua família, o que aconteceu com o meu irmão, que foi uma das vítimas desses bandidos.
Rodrigo, isso não foi onde tá acontecendo a obra, isso acontece a tempos, isso foi na parte antiga do prolongamento, quando esse tipo de assalto começou a obra nem existia ainda, moro em Cidade Satélite a 25 anos, isso não é novidade aqui!!!
Eu não li isso!! Quer dizer que temos que ficar reféns da atuação do crime?? Quer dizer que se uma mulher está andando sozinha na rua a noite, voltando da faculdade, e for estuprada, a culpa é dela porque não tem um carro ou um homem ao lado para defendê-la? Quer dizer que se uma casa for invadida, família feita refém, objetos tomados, a culpa é da família porque não protegeu seu imóvel o suficiente? Quer dizer que se uma criança é espancada pelos pais por ter feito alguma "arte", a culpa é da criança porque deveria ter se comportado melhor? Quer dizer que a lei a ser obedecida é a das organizações ilícitas?? Segurança é um direito do povo e dever do estado, colega. Ter nossa integridade física, patrimonial e moral preservadas é um direito Constitucional. Repense seus conceitos.
NÃO É SÓ O PROLONGAMENTO DA PRUDENTE. É TODA A CIDADE DE NATAL, É TODO O RIO GRANDE DO NORTE! SALVEM-SE QUEM PUDER!
VAI SER PRECISO ACONTECER ALGO COM UMA AUTORIDADE PARA QUE SE TOMEM AS PROVIDÊNCIAS! PERDEMOS A LIBERDADE DE ANDAR NAS NOSSAS PRÓPRIAS RUAS, ATÉ NA NOSSA RESIDÊNCIA, PERDEMOS A LIBERDADE DE VIVER EM PAZ!!!!
Os fatos estão ocorrendo na parte transitável e não no trecho em obras, todo prolongamento é uma grande armadilha para os transeuntes.
Então quer dizer que as vítimas é quem são as culpadas pelo ocorrido? Então, na sua opinião, a solução seria impor um toque de recolher à partir das 22 horas, para que possamos viver em segurança?
Quer dizer que a gente não pode mais trafegar nas ruas da cidade a hora que quiser? Me poupe! O governo e a prefeitura tem que garantir a segurança da população! As pessoas não podem ser privadas do direito de ir e vir só porque os governantes não fazem o que deveriam fazer. Achei muito infeliz esse comentário.
Kkkkkk… É no prolongamento antigo. Faz tempo que já foi inaugurado. Passa até ônibus. Agora cuidado! Você está pedindo para que aconteça alguma coisa com você.
Nao eh prudente responsabilizar as vítimas pelos crimes q sofrem. Comentário infeliz.
Imprudência, porque a falta de responsabilidade é dos gestores púbicos e da população que não vai as ruas protestar e exigir os seus direitos
Caro Rodrigo Gonçalves o prologamento que está ocorrendo os assaltos/crimes é o inaugurado que liga os bairros de Candelária e Cidade Satélite. E não esse novo que ainda não foi inaugurado que vai até Parnamirim.
Também concordo, as pessoas ficam usando uma área que não está liberada, inclusive removendo as manilhas que impedem a passagem. Tudo pra não gastar mais um tantinho de gasolina ou não ficar no engarrafamento (que às 22 h não tem mais). Vale a pena arriscar?
Caro Rodrigo Gonçalves, pelo que estou entendendo em suas palavras, os cidadãos devem perder o direito de ir e vir por onde quiserem para não serem alvejados, é isso? Ou seja, se houver algum problema na BR 101 em um horário mais tarde os cidadãos devem encarar um possível engarrafamento ao invés de terem o direito de encontrar caminhos alternativos para chegar mais cedo em casa? Sem querer polemizar, mas as autoridades devem garantir a segurança dos cidadãos; é constituicional!!!
Meu caro, pensar dessa maneira, é no mínimo ridículo, pois, seguindo essa sua teoria, é melhor não sair de casa, não colocar a cabeça fora da porta. Segurança é um direito nosso e uma obrigação das autoridades e do estado. Então, ao invés de baixarmos a cabeça, temos que reivindicar, questionar, protestar e tentar mudar o rumo dessa história, que já está banalizada aqui e nos outros cantos dessas terras tupiniquins.
Meu deus! Esse comentário é tão, mas tão absurdo que falta ânimo para réplica. Sinto muito, mas embora tão absurda a ideia de que devemos nos privar do nosso direito de ir e vir, muitas pessoas devem pensar assim, e é claro que isso é uma atitude omissa que só faz fomentar o descaso que já é tão gigante! Sinto vergonha alheia de ver uma coisa dessas!
Meu caro, você está equivocado! O trecho em questão é a via que liga Candelária ao bairro Cidade Satélite e não o prolongamento inacabado que liga Cidade Satélite a Parnamirim. Um conhecido sofreu um ferimento a bala neste perímetro que é sim, muito carente de policiamento! Informe-se!
Essa resposta me faz rir…Hahahahaha. É por essas e outras que esse país fica cada vez pior. Hahahahaha
O pior de tudo é a proximidade com a delegacia!
Ah! esqueci: vocês já observaram a grande falha do Projeto… abram o google maps e verifique que se após Cidade Satélite a curva fosse para direita a via desembocaria em um complexo já pronto e não seria mais necessário a construção de um outro elevado sobre a BR… Alguém ganhou com isso e para isso!
Infelizmente uma vergonha! por isso que no Sul do país o Nordestino é criticado!!!
Washington, qual o defeito do projeto? O objetivo era chegar até a BR, e não parar no meio do caminho. Se não fosse assim, não desafogaria tráfego algum! Que viajada foi essa sua? Se você está falando de utilizar o "complexo" da rua do Morada da Paz, acho então que você nunca andou nesta via. Impossível de passar uma via desta largura naquele local.
A via está praticamente pronta e sem uso a depreciação acontece… onde está a justiça que não faz nada? no dia em que cobrar do próprio bolso da Governadora ai ela e o secretário promete mais não cumpre vai dar um jeito! Ah! antes a desculpa para não conclusão era a chuva e agora?
Será o sol demais?
Sou primo das vítimas. Antes do ano novo consegui desviar "o saco". Não havia visto maldade nos acontecimentos, mas depois do que ocorreu com meu primo eu levei em consideração tudo que passei.
Observei que saíram duas motos da rua lateral à Delegacia de Plantão ao parar no semáforo que dá acesso ao antigo prolongamento da Prudente. Pedi a minha namorada para subir o vidro dela e liguei o ar. As motos ficaram uma de cada lado do carro. Havia uma mulher em cada garupa. Quando o semáforo abriu, as motos se mantiveram próximo mesmo eu acelerando. Como não gosto de ficar perto de moto à noite, reduzi a macha para dar mais potência ao motor e me distanciar. Acontece que mais à frente havia um "saco" que não voava. Então, tranquei levemente à moto. O suficiente para desviar o "saco" é deixar espaço para a moto passar. O que foi motivo de discursão entre eu e minha namorada. Hoje nós dois agradecemos à Deus.
Os meus primos também foram acompanhados por duas motos. Ou seja, os motoqueiros fazem parte da quadrinha. Aparentemente escolhem carro que tenham mulher(es) dentro e possivelmente tenha outra pessoa para ligar e mandar os que ficam no mato colocarem a pedra na pista. Pois, no dia que meu primo levou um tiro, meu tio havia passado, uns vinte minutos depois, eu passei e por volta dese mesmo intervalo meus primos passaram. O que justificar a possibilidade do informante.
Espero que ajude a polícia com essas informações, pois penso ser vergonha para a sociedade saber que a armação para o roubo inicia na lateral da Delegacia de Plantão, sem falar que os agentes da SAMU que atenderam meu primo falaram que esse recebem ocorrências dessa natureza no prolongamento da prudente. Imagino que tais ocorrências tenham chegado nos ouvidos do 190.
Espero que não chegue ao ponto de alguém ter que morrer para mudar alguma coisa na segurança daquele local.
Graças à Deus que meu primo se fez de morto e os marginais fugiram. Desta forma, o irmão mais velho permaneceu com seu celular e pôde ligar para seu pai, meu tio, e informar o ocorrido. Caso contrário, estariam a merecer da sorte. Pois ninguém pararia para ajudar. O que seria natural pela falta de segurança.
Espero que o combate às drogas não seja uma chuva de verão. Pois noto que onde as drogas chegam, a violência aumenta.
Para não depender só da sorte, tenham sempre atenção aonde estiverem. Lembrem que o bem de maior valor é a sua vida. Você nasceu sem ter nada. Se perder tudo e tiver vida e fé em Deus, você vai conseguir conquistar tudo novamente. Não é preciso ter medo, apenas ser vigilante.
Sugherimos colocar cameras nos postes do canteiro central para que a policia veja e possa fazer um trabalho de prevençao.
Morei mais de 10 (dez) anos no Satélite, mas em razão de ter sido assaltado mais de uma vez, e minha casa ter sido arrombada, tive que alugar minha residência e moro em um apto, ressaltando que o problema existe há mais de uma década, e hoje está se proliferando, mas as autoridades continuam inertes.
Fui criada no satélite e depois que me casei construí minha casa do jeitinho que eu queria no planalto, mais a 2 anos tive que deixar minha casa e ir morar de aluguel em apartamento em condomínio fechado. Já fui proprietária de uma loja de confecções no satélite, a Differenza, e após tantos assaltos, arrombamentos não aguentamos mais e fechamos as portas antes que tivéssemos um de nós (familiares) acabados por esses marginais…. quando lembro da minha infância na rua dos Plátanos, as crianças brincando nas ruas até tarde…. conheci meu esposo durante a adolescência quando íamos a pé de uma rua para outra nas casas dos outros amigos do bairro…. era muito bom!!! Hoje vc não pode se quer morar em casa mesmo que tenha cachorros, cerca elétrica, circuito de câmeras e contrato com vigilância patrimonial…. quanto mais andar segura em seu carro/moto após as 22:00 (e só ando até as 22:00 na rua pois estou batalhando um futuro melhor pra minha familia, trabalhando muito, estudando muito…) Revoltante….
Valeu bruno pela forca,vamos aguarda pela policia,um abraco.
Todo mundo que mora em Satélite ou Planalto conhece alguém que já passou por um aperreio em essa Omar O'grady. A polícia já até tentou montar armadilhas, mais os bandidos fogem por dentro do mato e ninguém acha eles nunca mais. Vamos ter que começar a utilizar carros blindados se seguimos assim.
O crime dá lucro e tem retorno financeiro, não interessa as autoridades que a polícial trabalhe, aliás atrapalha! Quando o policial chega a uma delegacia com alguém (a não seja que seja um noiado) ele corre o risco de ser preso ou repreendido, parte da sociedade abordada em blits se milindra a não ser quando é vítima. Veja quantos funcionários se envolve com o preso, do policial ao juiz para no final não dar em nada. Etc… Este é meu ponto de vista espero não ser mal interpretado.
Meu esposo ja foi vitima de moto! todo mundo sabe que esses bandidos são de cidade nova,a policia sabe tambem! mas…. preferem ficar passeando e lanchando por satelite!
Meu irmão foi abordado ás 17:00 hs lá na ponte do pitimbu, o vagabundo colocou uma pistola engatilhada na cabeça dele e pediu tudo. Vamos ter que pedir a policia ao desembargador, rapidinho eles chegam.
Caro BG,
Essa a nossa realidade. O RN e o Pais como um todo esta entregue as baratas. Não temos saúde, educação e nem taopouco segurança.
E o que é mais revoltante e que as pessoas que estão ocupando os cargos como autoridades nada fazem. Parece-me que os políticos estão achando otimo isso, pois quanto mais miseraveis, mais analfabetos, mais pessoas doentes mendigando, mais dependente deles ficam e consecutivamente a reeleção desse ¨povim¨ esta garantida.
Os políticos que se dizem nossos representantes do povo, na verdade, eles estão representando apenas eles, pois voçe viu que tiraram a nossa refinaria que podia nos tornar um Estado rico, e nenhum deles tentou se quer mobilizar a população para ir as ruas e defender nossa riquesa, o que aconteceu la com o Estado do CE e acabamos perdendo para eles. E vergonhoso e revoltante!!!
Temos que cobrar das autoridades. Evitar o prolongamento NO MOMENTO, se torna sensato, porem deixar de usar eternamente é um absurdo, tem pessoas que necessitam utilizar essa via, e o horario é comum para varias pessoas ( saida da faculdade, trabalho, entre outros)…..A sociedade quer segurança, nao aguentamos mais essa terra sem lei que virou o RN.
Precisamos chegar aos meios de comunicação e a mídia em geral, para que as autoridades de segurança tomem as devidas providências. Não precisa que existam mortes . compartilhem com as mídias.
Se tivéssemos escolhas sobre nosso dinheiro, se não fôssemos obrigados a pagar tantos impostos, poderíamos pagar por segurança particular, médico particular, educação de primeira qualidade….. e ainda teríamos lazer de verdade!!! Teríamos QUALIDADE DE VIDA!!!
Vcs acham que os governantes estao preocupados pq meros mortais como eu e vcs, estamos sendo assaltados? Botem uma coisa na cabeça de vcs, esse e o pais da copa. A copa e mais importante que a saude, educacao e segurança do povo. Pois os politicos e seus familiares tem tudo isso que falta p agente. E. No final ainda tem o voto p eles denovo. Entao p que se preocupar se anonimos estao sendo assaltados? E nao se esquecam. Vai comecar mais umBBB.