Segurança

‘Não houve nenhuma explosão de violência no Rio durante carnaval’, diz especialista

A diretora-presidente do Instituto de Segurança do Rio (ISP), Joana Monteiro, afirmou que os dados de segurança do Rio de Janeiro divulgados pelo órgão mostram que não houve uma onda de violência atípica neste carnaval, apesar de críticas à Secretaria que motivaram a intervenção federal no Estado. Foram registradas 5.865 ocorrências policiais no total no Rio, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, enquanto no carnaval do ano passado (quando a Polícia Civil ainda estava em greve), foram 5.773. Em 2016, 9.016 ocorrências foram registradas e, em 2015, computaram-se no total 9.062.

Segundo Joana, em entrevista ao Estado, os dados ainda são parciais porque há registros que são feitos dias após a ocorrência do crime, mas que “dadas as devidas proporções já indica que não foi um carnaval fora dos padrões”.

“Esses números são parciais, mas é difícil acreditar que vai dobrar ainda para chegar a 2016. A comparação com 2017 não é direta porque teve uma greve da Polícia Civil, então estão mais baixos, por isso, achamos melhor comparar com os últimos três carnavais”, disse. “Foi um carnaval muito parecido com o dos outros anos. Estou segura em dizer que não houve nenhuma explosão de violência neste ano”, completou.

A economista negou também que a questão do sub-registro, quando muitas pessoas deixam de registrar o crime de que foram vítimas, possa ter interferido nas estatísticas.

“O argumento do sub-registro sempre vai existir. O que se tem que pensar é se aconteceu alguma coisa agora que pode ter aumentado o sub-registro. Em 2017, concretamente, estava acontecendo uma greve, então temos fortes de indicativos de que os números de 2017 estão bem abaixo do que deveria ser. Mas este ano não temos nenhum indicativo de que as delegacias não estavam funcionando direito e de que por isso os números estariam abaixo do normal”, disse.

A diretora do instituto também explicou que a Secretaria de Segurança achou conveniente divulgar os números parciais porque “a narrativa no carnaval foi muito forte, como uma coisa totalmente fora do padrão”. Para ela, o Rio vive duas narrativas na segurança, os indicadores objetivos e a sensação de segurança.

“Houve a vinculação de vários vídeos, imagens muito violentas, então a sensação de segurança de segurança de todo mundo vai para o espaço. É claro que importa, mas os dados são os nossos melhores parâmetros para ver o que acontece de fato. Não é um retrato fiel de tudo o que aconteceu no Rio, mas é o que as pessoas registraram e um parâmetro mais objetivo do que a gente está vivendo”, disse.

Para ela, o que mais chamou atenção foram os números de furtos a transeuntes que diminuíram muito neste ano em relação aos Carnavais anteriores (584 em 2018, 613 em 2017, 1.704 em 2016 e 2.144 em 2015). “Está muito abaixo do normal”, afirmou.

ESTADÃO

Opinião dos leitores

  1. Cortina de fumaça. Só um acéfalo não percebeu. Triste do pais que declara guerra contra o próprio povo, essa certamente não é a solução. Em meados de abril veremos se houve algum avança na segurança, duvido. Pelo menos servirá para calar de vez os energúmenos que defedem intervenção militar no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Nova presidente da Petrobras diz que a empresa tem que respeitar interesses dos acionistas: “vai dar muito lucro. Se tem lucros, tem dividendos”

Magda Chambriard concede primeira coletiva na Petrobras — Foto: Raoni Alves/g1

A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que assumiu o cargo ocupado por Jean Paul Prates na última semana, disse em sua primeira coletiva nesta segunda-feira (27) que a empresa vai “respeitar a lógica empresarial” no que se refere a distribuição de dividendos, tópico de constante debate nas últimas gestões da companhia.

“Nós vamos respeitar a lógica empresarial. Não há como gerir uma empresa dessas sem respeitar a lógica empresarial. Dando lucro, sendo tempestivo, atendendo os interesses tanto dos acionistas públicos quanto dos privados, nós vamos fazer”, afirmou, na sede da empresa, no Rio.

“Agora, agilizar isso nessa direção. A palavra-chave é conversa. Nós vamos ter que conversar muito, entender muito as demandas de cada um e colocar a Petrobras à disposição dos interesses dos seus acionistas dentro da lógica empresarial”, acrescentou.

Ela também afirmou ter certeza que a empresa dará lucros: “Se existe uma coisa que eu tenho certeza e garanto é que essa empresa vai dar muito lucro. Se tem lucros, tem dividendos. Nós queremos ter lucros”.

Troca na Petrobras

Mafda oi indicada pelo presidente Lula em substituição a Jean Paul Prates – demitido após meses de “fritura” política e disputa interna com o governo em diversos pontos.

No centro da disputa estavam Prates e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A polêmica sobre o pagamento dos dividendos aos acionistas da Petrobras – quando Prates resistiu a uma orientação do governo – teria sido a “gota d’água”, segundo interlocutores.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

PITANGUI: Natal ganhará resort pé na areia de rede internacional neste ano

Imagem: divulgação

Pitangui vai ganhar mais um resort na praia! Com direito a vista para o mar, o Wyndham Lagoa de Pitangui Beach Resort terá 150 apartamentos em mais de 15 mil metros quadrados! De olho nas festas de fim de ano, os planos é que o novo empreendimento de luxo seja entregue ainda no final de 2024.

A nova opção para passar as férias e feriados é resultado da parceria entre a rede Wyndham Hotel & Resorts, grande empresa hoteleira americana, e o GR Group, um dos maiores grupos de incorporação imobiliária para o turismo no Brasil. A novidade sobre o novo contrato foi divulgado ontem pelo portal Hotelier News.

Com vista do paraíso, o novo resort terá estruturas esportivas, como quadras de beach tennis e vôlei, além de piscinas com raia e borda infinita, spa e bar molhado. Para aproveitar o pôr do sol, os hóspedes contarão com o Lounge Sunset.

O novo resort no Rio Grande do Norte será o terceiro empreendimento de multipropriedade da marca Wyndham com o GR Group. Os outros dois, inaugurados em 2019, são o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, em Gramado, na Serra Gaúcha, e o Wyndham Olímpia Royal Hotels, em Olímpia, no interior de São Paulo.

Localização

O Wyndham Lagoa de Pitangui Beach Resort ficará a menos de 20 km do centro de Natal e a uns 35 km do Aeroporto de Natal.

Localizado na Praia de Graçandu, com águas tranquilas e boa faixa de areia, a Lagoa de Pitangui fica nas proximidades do resort, a 2 km de distância. Para quem quiser aproveitar as belas dunas de Genipabu, a praia de mesmo nome fica a 26 minutos de carro.

Próximas novidades

Além das hospedagens de luxo, o empreendimento pretende inaugurar um parque aquático na segunda fase do projeto. Segundo o diretor-executivo do GR Group, Gustavo Rezende, as duas empresas atuarão juntas em todas as etapas.

“A GR Group ficará com 30% dos quartos, além de 20% do estoque de vendas que ainda não está disponível para comercialização. Esse projeto terá uma única fase. Nosso outro empreendimento, aprovado para lançamento no ano que vem na Lagoa do Pitangui, fica a 500 metros do Pitangui Beach Resort e será desenvolvido em três fases, com um escopo mais robusto”, disse.

Melhores Destinos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irmãos Joesley e Wesley Batista se reúnem com Lula no Palácio do Planalto

Wesley Batista e Joesley Batista — Foto: Divulgação

Os irmãos Joesley e Wesley Batista participam nesta segunda-feira (27) de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Eles foram vistos entrando na sede da Presidência pouco antes das 16 horas, embora a sua presença não conste na agenda do presidente.

Além dos irmãos Batista, que fazem parte do conselho de administração da JBS, Lula recebe representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). O foco da reunião é o impacto das enchentes do Rio Grande do Sul no setor.

Os irmãos Batista retornaram neste ano ao conselho de administração da JBS, que haviam deixado em 2017 após um escândalo de corrupção. Naquele ano, Joesley gravou uma conversa com o então presidente Michel Temer (MDB) antes de fechar um acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato. Eles chegaram a ser presos em 2017, mas acabaram absolvidos no ano passado.

Wesley e Joesley controlam a JBS por meio da holding familiar J&F. Eles têm investimentos também nas áreas de petróleo e gás, energia e mineração.

A JBS teve grande expansão na primeira década deste século por meio da chamada “política de campeões nacionais”, impulsionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro período no no Poder (2003-2010).

Esta não é a primeira vez que Lula tem contato com os irmãos Batista no atual mandato. Joesley esteve na comitiva brasileira liderada pelo petista durante a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes, no fim do ano passado.

Neste ano, Wesley e Joesley guiaram Lula durante visita a uma planta da JBS em Campo Grande.

Valor Econômico

Opinião dos leitores

  1. Faz o L.
    Falta de aviso não foi.
    Tudo outra vez, é imoral!
    Vem aí a bolsa picanha.
    Esculhanbacão total.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: PM é preso em flagrante por vender armas e munições em banca de feira em Tangará

Um policial militar da ativa, de 43 anos, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (27) em uma feira livre em Tangará por comércio ilegal de armas de fogo e munições.

Segundo a Polícia Civil, o policial comercializava armas e munições nas feiras de Tangará e Santa Maria. Ele foi detido por policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR).

Ele foi preso em flagrante na feira e foi cumprido mandado de busca e apreensão em sua residência. A Polícia Civil encontrou com o homem e na sua residência o total de cinco armas de fogo, aproximadamente 27 quilos de pólvora, 22 quilos de chumbo, 60 mil espoletas, carregadores de fuzil e pistola, mais de 300 munições, mais de 250 estojos de munições e 12 calibradores de recargas de cartuchos diversos.

Diante de todo o cenário, foi dado voz de prisão pelos crimes de comércio ilegal de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo. O suspeito foi encaminhado à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e ficará à disposição da Justiça.

98 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. Poderiam ir nas casas dos verdadeiros bandidos que assolam o interior, com tantas bocas de fumos e ninguém vê isso

  2. Esse menos mal que fazia em público.
    Foi fácil identificar.
    Quantos não vendem escondido?
    Mas quem comprava essas armas?
    De onde vinham?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

QUEM DIRIA? PESQUISA CONSULT / MAXARANGUAPE: Oposição caminha para vencer eleição em Barra de Maxaranguape

A Consult Pesquisas, através do Blog de Gustavo Negreiros, trouxe pesquisa de intenção de votos publicada, hoje, (27/05), realizada em Maxaranguape, e os números trouxeram uma grande surpresa.

A pesquisa traz apenas uma diferença de 8%, separando a prefeita Nira e toda estrutura da prefeitura e do deputado Luiz Eduardo, da candidata de oposição, Dourota Jarleane.

Quem diria?

A pesquisa Consult tem registro de número RN-01813/2024, com amostra de 400 entrevistados, margem de erro de 4,9%, confiança de 95%, sendo realizada no 18 de maio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Cão farejador da Polícia Civil do RN, morre após ser atacado por enxame de abelhas

 

Foto: PCRN / Reprodução

Foto: PCRN / Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou nesta segunda-feira (27) a morte do cão policial Dragon, com apenas 2 anos e 3 meses.

De acordo com a polícia, no último fim de semana, o cão da raça pastor-belga-malinois foi atacado por um enxame de abelhas e, mesmo sendo socorrido rapidamente pela equipe do canil, não resistiu.

“Sua morte prematura nos deixa enlutados. Dragon, que tinha dois anos e três meses, era um parceiro leal e um herói de quatro patas. Com mais de um ano de serviço, Dragon participou de diversas operações policiais. De faro apurado, ele foi um instrumento importantíssimo na busca por drogas”, afirmou a Polícia Civil, em nota.

A Polícia complementa que Dragon “era também um companheiro incansável, sempre pronto para oferecer um afago”.

“Sua alegria contagiante e lealdade inabalável conquistaram o coração de todos nós. Sentiremos saudades de seu latido forte, de seu olhar atento e de sua presença reconfortante”, finalizou.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] Ministro cobra prefeitos e diz que governo precisa de mais dados para reconstruir casas no RS

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta segunda-feira (27) que faltam informações para o governo federal planejar reconstruções e reformas no Rio Grande do Sul, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

O discurso foi proferido no plenário do Senado, em sessão de debates temáticos sobre a tragédia das enchentes no estado gaúcho.

Segundo Jader Filho, já foram ouvidos pelo ministério 38 prefeitos dos cerca de 400 que respondem por municípios atingidos. O ministro afirmou que o órgão conhece o número de casas danificadas em 54 municípios, mas a situação de calamidade dificulta a análise do impacto:

“Seria uma covardia da gente exigir que, neste momento, eles possam nos dar as informações completas. Muitos prefeitos dizem assim: ‘nós não temos sequer como mandar a Defesa Civil até os locais todos, porque não se tem como passar’”, afirmou Jader.

O titular da pasta da Cidades fez um apelo para que as prefeituras enviem as informações o quanto antes. Só assim, e concluído o planejamento da reconstrução, o governo federal poderá liberar recursos com esse fim por meio de crédito extraordinário (mecanismo que permite gastos imprevisíveis e em situações de calamidade).

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

[VÍDEO] BRIGUINHA BESTA: Discussão em bar termina em pancadaria na Zona Oeste de Natal

Na madrugada do sábado para o domingo (26) ocorreu uma briga generalizada, em um bar localizado no bairro de Cidade da Esperança. Um caos e destruição no espaço que, foi recém-inaugurado.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento de toda confusão, pessoas sendo agredidas, algumas com cadeiras e diversos objetos quebrados durante a confusão. Também é possível perceber uma pessoa desacordada no chão do local.

Algumas pessoas precisaram ser encaminhas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, além do prejuízo para o estabelecimento comercial inaugurado no início este mês.

Com informações Novo Notícias e Todo Natalense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Haddad diz que tema da taxação de compras até US$ 50 está ‘polarizado’ e defende debate técnico

Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou nesta segunda-feira, 27, cravar uma posição da pasta em torno do debate sobre a taxação de compras internacionais de até US$ 50. Questionado se o melhor caminho era o Congresso tratar do tema em um projeto de lei separadamente da proposta do programa Mover, de incentivos à indústria automotiva, Haddad respondeu que o assunto está “polarizado”, mas que o mais importante é que o debate está sendo feito e precisa se estabelecer de forma “técnica”.

“Não estou a par das últimas negociações com o Congresso, acompanhei até semana passada, mas não conversei depois, nem com o relator nem com os líderes (…) Mais importante é que as pessoas começaram a debater. Esse assunto está há cinco anos só piorando, hoje pelo menos há debate estabelecido no Congresso, no STF. As confederações estão mobilizados. É importante saber o que está acontecendo de repercussão para a economia, para tomar a melhor decisão. Evidentemente envolvendo a Presidência da República”, respondeu.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a tendência era vetar o retorno do imposto de importação a essas compras, se assim fosse aprovado pelo Congresso. Disse também estar aberto a negociar sobre o tema.

Questionado se a Fazenda teria a mesma posição, Haddad afirmou que a orientação da pasta é “fazer o debate acontecer.” “Ele (Lula) é o presidente da República. A orientação da Fazenda é fazer o debate acontecer, não pode ser responsabilidade de uma pessoa, é um assunto que está polarizado, e o que nos importa é que o debate técnico se estabeleça para fazer o que é melhor para o País. É um assunto que vai acabar sendo discutido por mais do que um ator para se chegar a um denominador comum”, afirmou.

Compensação para a desoneração
Haddad levantou ainda a possibilidade de a medida provisória que estabelecerá a compensação da desoneração da folha de pagamento neste ano ser apresentada somente no início da próxima semana.

“Estou vendo se é o caso de mandar nesta semana, que não tem sessão (no Congresso), ou se combinamos de mandar no começo da semana que vem, mas estão prontas já”, disse o ministro. A semana em Brasília será mais curta em razão do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, 30.

O ministro reforçou que a medida está pronta e que o momento do envio será deliberado sobretudo junto do Senado. No Congresso, o tema é tratado por um projeto de lei relatado pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

“Pode ser nesta semana, é uma questão de deliberar, sobretudo junto ao Senado, que o tema está mais afeito ao Senado, o que é melhor. Mas para nós está bem encaminhado. Como não tem impacto neste ano, a desoneração está garantida para este ano, para nós está tranquilo. Nesta semana ou na próxima, a compensação vai na forma de medida provisória. É uma medida”, disse.

Questionado ainda sobre as novas iniciativas voltadas para a indústria do Rio Grande do Sul, Haddad afirmou que trataria do tema com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, ao chegar à sede da pasta em Brasília. O governo federal prepara o anúncio de uma linha de crédito voltada para grandes empresas afetadas pela tragédia das chuvas no Estado gaúcho.

Fonte: Portal Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *