Diversos

Natal define Plano de Mobilidade para Copa; confira

19052A Prefeitura do Natal, por meio da SEMOB, definiu o Plano de Mobilidade para Copa. A operação inclui também a cobertura para o FIFA Fan Fest que será realizada na Praia do Forte. De acordo com o plano, as áreas dentro do perímetro de segurança da Arena das Dunas terão circulação restrita ao transporte público e táxis.  Um efetivo composto por agentes da mobilidade urbana juntamente com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Rodoviária Estadual identificará as vias restritas à circulação comum, bem como a permissão e proibição de estacionamentos em áreas do entorno.

A expectativa da cidade é receber cerca de 70 mil turistas e o desafio principal será atender todas as demandas com o menor impacto possível para a cidade. Para atender essa demanda, o plano contemplou a criação de quatro (04) linhas especiais de ônibus – chamadas “shuttle” que ligarão pontos de estocagens de veículos particulares ao estádio. São elas: a linhas Shuttle Oeste (A – Rodoviária/Arena das Dunas), a linha Shuttle Leste (B – Midway/Arena das Dunas), a linha Shuttle Campus (C – Campus Universitário/Arena das Dunas) e a linha Shuttle Sul (D – Cidade Jardim/Arena das Duas). Todos os pontos de embarque e desembarque dos usuários estarão identificados e contarão com a presença de agentes de mobilidade e voluntários para ajudar com as informações.

Cada ônibus destas linhas deverá sair de um Ponto de Estocagem (PE), ou Ponto de Encontro, que será dotado com paradas de ônibus que funcionarão somente nos dias de jogo. Quem escolher sair de um deles terá também a opção de estacionar por lá. A maior parte destes pontos de estocagens ficará nos shoppings, hipermercados e no Campus Universitário próximo ao estádio. E com um diferencial, as linhas de ônibus especiais começam a circular quatro horas antes do início de cada partida de futebol e seguem fazendo o transporte de torcedores até duas horas depois do fim do jogo com tarifa de R$ 2,20.

Outro serviço que será oferecido é o táxis. A SEMOB prevê a implantação de quatro (04) praças de táxis do entorno da Arena das Dunas. Aliás, de táxis, será possível chegar mais perto do estádio. Serão criados quatro praças para táxis: o ponto A na Av. Jerônimo Câmara (próximo à Rua São José), o ponto B na Av. Lima e Silva (próximo a Rua São José), o ponto C Av. Miguel Castro (entre à Rua São José e a Av. Salgado Filho) e o ponto D na Marginal da BR 101, ao lado da passarela (na Praça do Conjunto de Potilândia). Os táxis operarão com a bandeirada local de R$ 4,55, sendo a Bandeira I de R$ 2,35 e a Bandeira II de R$ 3,30.

A rede hoteleira também será beneficiada. As linhas Verde e Azul cobrirão itinerários saindo de Ponta Negra com destino a Arena das Dunas, seguindo pela Av. Engenheiro Roberto Freire e a Via Costeira, respectivamente. O preço da tarifa também será R$ 2,20. Além desta estrutura especial para os jogos na Arena das Dunas, os usuários contarão com o Sistema de Transporte Público de Passageiros do município, os serviços de transporte opcional e o sistema de táxis que estarão atendendo normalmente as demais regiões da cidade, incluindo, a FIFA Fan Fest, estrutura montada para o público acompanhar as atrações culturais e os jogos, durante toda a Copa do Mundo.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Comunicação, produziu o Guia do Torcedor que mostra todos os detalhes sobre o evento, a operação e outras informações sobre a cidade, além de um mapa mostrando todo o Plano de Mobilidade para a Copa. A edição foi produzida em três (02) línguas (português, inglês) e será distribuída gratuitamente nos aeroportos, terminal rodoviário, pontos turísticos, rede hoteleira, bares e restaurantes. O mapa contendo estas informações estará disponível no site da www.natal.rn.gov.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal

Foto: Sérgio Henrique

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.

Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anvisa revoga parte da suspensão de produtos da Ypê; veja lotes

Foto: Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revogou parte da suspensão de produtos da Ypê, restringindo a medida a lotes mais antigos de detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca.

A mudança foi publicada nesta 2ª feira (22.jun.2026) no Diário Oficial da União, por meio de 4 resoluções da agência. Três delas revogam trechos da decisão anunciada em 15 de junho, enquanto uma nova norma redefine quais produtos permanecem sob restrição.

Segundo a nota oficial, a Anvisa liberou produtos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2026 que apresentaram resultados satisfatórios em análises laboratoriais. Por isso, a medida foi restringida aos produtos fabricados até o fim de 2025.

Eis a lista dos produtos liberados:

Lava-louças (detergentes) com enzimas ativas Ypê;
Lava-louças (detergentes) Ypê;
Lava-louças (detergentes) concentrado Ypê Green;
Lava-louças (detergentes) Ypê toque suave;
Desinfetante Bak Ypê;
Desinfetante Pinho Ypê.
Para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a manutenção da restrição até março de 2026 está relacionada às ações previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de risco apresentado pela fabricante à Anvisa.

Eis os produtos que continuam sujeitos à suspensão de comercialização, distribuição e uso:

Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de março de 2026.
A orientação da Anvisa para os consumidores é verificar o número do lote impresso na embalagem dos produtos da Ypê.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cela que Bolsonaro ocupou é preservada na Papudinha para eventual retorno

Foto: Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ocupar a mesma cela em que esteve no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, no complexo da Papuda, em Brasília, caso o ministro Alexandre de Moraes decida encerrar a prisão domiciliar temporária humanitária concedida.

A decisão completa os 90 dias definidos na quarta-feira (24), pois começou a valer com a alta do ex-presidente do hospital onde ficou internado após sair da prisão.

O espaço na Papudinha tem uma área, quarto, banheiro e cozinha separados. Ele é destinado a militares, ex-militares e presos vulneráveis.

A unidade foi preservada pela Polícia Militar do Distrito Federal para eventual retorno de Bolsonaro. Ela é higienizada e tem roupa de cama lavada em dias definidos pelos responsáveis. Segundo militares ouvidos pela reportagem, o espaço foi reservado “por precaução”.

Apesar da reserva, o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa foi alojado na mesma cela onde ficou Bolsonaro quando chegou à Papudinha. Com todas as outras lotadas, ele precisava de um espaço isolado para receber seus advogados em meio à negociação de uma proposta de delação premiada.

No mesmo local, mas em unidades separadas, estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques, também condenados no processo chamado de trama golpista.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Garis fazem paralisação em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)

Foto: Sérgio Henrique

Os garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A manifestação ocorre em outras unidades da federação para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que estabelece o piso salarial nacional da categoria.

A manifestação começou às 6h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp), a categoria vai atuar com 40% do efetivo, respeitando a Lei de Greve.

Os garis buscam a aprovação de um projeto de lei de 2020 conhecido como PL dos Garis e Margaridas. Atualmente, o projeto aguarda apreciação no Senado.

A paralisação acontece em:

Natal;
Parnamirim;
São Gonçalo do Amarante;
Extremoz;
Ceará-Mirim;
Mossoró.

Segundo o Sindlimp, as atividades retornam ao normal na terça-feira. A princípio, explicou Milklenilson Leite, presidente do Sindlimp, a categoria não pretende realizar greve.

“A nossa PL já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está no Senado esperando só ser pautada. Essa regulamentação da categoria é super importante porque há uma diferença gigantesca de piso de salário. Só aqui no RN são 4, 5 pisos. São seis tipos de vale. E isso acontece em todo o Brasil. E tendo em vista que o lixo é o mesmo, o trabalho é o mesmo. Então, o que que nós queremos? Regulamentar essa categoria”, falou Milklenilson Leite.

A recomendação do sindicato é para que as pessoas não coloquem o lixo para ser recolhido nesta segunda-feira.

“Vai estar comprometido. Então a gente pede à população que não coloque o lixo para fora hoje. Mas amanhã [terça-feira] volta ao normal”.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro sobre eleição na Colômbia: “Direita segue triunfando”

Screenshot

Foto: Kebec Nogueira

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal nome do bolsonarismo na disputa pelo Planalto em outubro, parabenizou Abelardo de la Espriella (Defensores de la Patria, de direita) pela vitória nas eleições presidenciais da Colômbia. O resultado do peito é preliminar.

Flávio falou em espanhol e afirmou que a eleição representava a “vitória do bem sobre o mal”. “As agendas de direita continuam triunfando em toda a América, porque lutamos contra as organizações narcoterroristas, contra a corrupção, contra o aumento de impostos e para que nossas nações sejam livres e prósperas”, declarou o senador.

Se confirmado pela comissão eleitoral, Espriella assumirá o comando da Colômbia em 7 de agosto, quando sucederá o presidente de esquerda Gustavo Petro.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia e abre crise no governo britânico

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo após 23 meses à frente do governo britânico, conforme informações do Poder360.

Segundo a declaração feita no número 10 da Downing Street, Starmer informou que já comunicou a decisão ao rei Charles III durante conversa realizada na manhã desta segunda.

O premiê afirmou que a saída ocorre após pressões internas dentro do Partido Trabalhista e uma crise política em seu governo, com setores da legenda defendendo a mudança de liderança.

Em pronunciamento oficial, Starmer declarou que aceita a avaliação de seu partido de que não seria o nome mais indicado para liderar os trabalhistas nas próximas eleições gerais.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar e a aceito de bom grado”, afirmou.

Ele acrescentou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo “colocar o país em primeiro lugar” e confirmou que deixará a liderança do partido.

TRANSIÇÃO DE PODER

De acordo com o cronograma citado no anúncio, o novo primeiro-ministro deve assumir em meados de julho, caso haja consenso interno, ou até o fim de agosto, caso seja necessária uma disputa interna no Partido Trabalhista.

Starmer também informou que permanecerá no cargo até a conclusão do processo de sucessão, garantindo uma transição considerada “organizada e sem interrupções” no governo britânico.

Ao final do discurso, o premiê afirmou que pretende deixar a política ativa em primeiro plano para dedicar mais tempo à vida pessoal, mencionando o papel de pai e marido como prioridade após sua saída do cargo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide participa de tradicional almoço de São João Batista e reforça parceria com Assú

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou neste domingo do tradicional almoço de São João Batista, em Assú, um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que celebra 300 anos em 2026.

“É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, pré-candidato a deputado estadual. Os dois apoiam a pré-candidatura da senadora ao Senado.

No município, o mandato de Zenaide já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para as mais diferentes áreas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF vê risco de constrangimento e ministros temem ser barrados em estádios da Copa nos EUA

Foto: Victor Piemonte/STF

Ministros do STF têm evitado planejar viagens para assistir aos jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. O motivo é a incerteza sobre possíveis restrições de visto e o receio de serem barrados em aeroportos ou estádios devido a efeitos ainda não totalmente esclarecidos de sanções aplicadas no passado.

Segundo relatos internos, ainda não há confirmação oficial se os magistrados seguem, total ou parcialmente, sujeitos a eventuais restrições associadas à Lei Magnitsky, conforme a coluna Andreza Matais do Metrópoles.

Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump chegou a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na legislação. Na ocasião, também houve restrições de visto a autoridades brasileiras, enquanto outros ministros, como Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, não teriam sido atingidos.

Embora parte das medidas tenha sido revista posteriormente após articulações diplomáticas envolvendo o presidente Lula, permanece a dúvida sobre a situação atual dos vistos de autoridades brasileiras, o que alimenta a cautela dentro do STF.

O ex-presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a comentar publicamente o tema, classificando a restrição de vistos como “desagradável” e afirmando que se trata de uma decisão soberana de cada país, ainda que considerada injusta por ele.

Opinião dos leitores

  1. Oxente! Xandão não manda no universo? Mandou prender e deportar nos EUA, Itália, Espanha, Argentina, etc. Por que teria problemas nos EUA? Que vergonha!!! Um integrante do STF temer visitar algum país democrático.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

GASTO PÚBLICO: 94% do “pacote de bondades” de Lula fica fora do arcabouço fiscal

Foto: Reprodução

Um estudo aponta que a maior parte dos benefícios anunciados pelo governo federal não entra nas regras do arcabouço fiscal. As informações são da Revista Oeste.

Segundo levantamento do economista Marcos Mendes, pesquisador associado ao Insper, cerca de 94% das medidas do chamado “pacote de bondades” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficam fora dos limites de controle de gastos.

O total anunciado pelo governo chega a R$ 187,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Desse montante, aproximadamente R$ 176,7 bilhões não são contabilizados dentro das regras fiscais, segundo o estudo. Isso representa 94,3% das medidas analisadas.

Entre os programas citados estão iniciativas como o Move Brasil, Move Aplicativos, Desenrola Brasil, Gás do Povo, ampliação do Minha Casa Minha Vida, além de mudanças em tributos e liberação de recursos do FGTS.

O arcabouço fiscal, aprovado em 2023, estabelece limites para o crescimento das despesas públicas.

O estudo destaca que, apesar das regras, a maior parte das medidas recentes do governo acaba ficando fora desses limites formais de controle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Cadu Xavier diz que é julgado por ser “branco, hétero e bonito”

Imagens: Reprodução/Mossoró Notícias

Oo pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier (PT), comentou sobre sua trajetória pessoal e disse que, em alguns momentos, já foi julgado de forma superficial. Segundo ele, a forma como é percebido por algumas pessoas pode estar relacionada também à sua aparência física.

“Eu sou um cara branco, hétero, tem gente que diz que eu sou bonito, mas a minha família é uma família muito humilde”, afirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN .

Cadu Xavier destacou ainda que vem de origem simples e que nem sempre sua história de vida é reconhecida à primeira vista. O pré-candidato integra o grupo político do PT no RN.

Opinião dos leitores

    1. Tem algo errado, para ser petralha raiz tem que ser gay, preto e outras costas mais!!@

  1. A minha família também me acha bonito rsrs
    O cara é político até na hora de se achar kkkkkk
    Outra coisa: o Cadú pode até ser de Lula (embora Lula não tenha derramado dinheiro no RN), mas claramente/obviamente o Cadú é de Fátima, secretário desde sempre da governadora (e ele esconde isso). Pq será?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *