(Foto: Fotos Públicas)
O jornal americano The New York Times publicou nesta quarta-feira (10) uma reportagem em que afirma que há a possibilidade de um “golpe militar” no Brasil para garantir a manutenção do presidente da República, Jair Bolsonaro, no poder.
No texto, assinado pelos repórteres Simon Romero, Letícia Casado e Manuela Andreoni, o jornal destaca que Bolsonaro está sendo pressionado por todos os lados por conta do aumento nas mortes diárias provocadas pelo coronavírus e das investigações contra seus filhos e aliados.
“A crise cresceu de forma tão intensa que que algumas das mais poderosas figuras do País estão emitindo alertas de instabilidade – sinalizando que podem tomar o controle e acabar com a maior democracia da América Latina”, escrevem.
Os jornalistas lembram da declaração que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) deu recentemente de que não haveria mais uma questão sobre se uma ruptura democrática iria ocorrer, mas quando.
Sem citar fontes, a reportagem informa que alguns oficiais dentro do Planalto estão ativamente examinando cenários nos quais os militares poderiam intervir.
“Um oficial que não foi autorizado a falar publicamente disse que uma intervenção está fora do radar por ora, mas certos movimentos do Judiciário como ordenar uma busca e apreensão na residência oficial de Jair Bolsonaro como parte das investigações poderia mudar este quadro.”
De acordo com o New York Times, o Brasil representou uma esperança para o mundo emergente nas últimas décadas, com uma economia pujante e a atração dos holofotes com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, mas desde então o País foi abalado por uma crise econômica e por graves escândalos de corrupção envolvendo figuras políticas proeminentes.
Bolsonaro teria surgido então, de acordo com a reportagem, como uma promessa de restaurar a ordem que flerta com o passado de ditadura militar do País. Porém, desde então ele se tornou alvo de críticas por minimizar a pandemia de Covid-19, sabotar medidas de isolamento e “capitanear uma das maiores contagens de mortos do mundo”.
Tudo isso ocorre ao mesmo tempo em que a família do presidente é acusada de abuso de poder, corrupção e disseminação de fake news.
Recentemente, a casa de análises Rosa & Roubini, dos economistas Brunello Rosa e Nouriel Roubini, escreveu que Bolsonaro tem tido comportamentos cada vez mais autocráticos e o Financial Times apontou que Bolsonaro “acendeu o medo” na democracia brasileira.
InfoMoney
Matéria idiota.
Qual o motivo pra tirar Bolsonaro do poder??????
Me digam.
Quais??
Os Militares tem que tomar mesmo!
Matéria mais ridícula… tá, a vistas claras, golpe sendo aplicado na imprensa, no congresso, na "justiça"… aí, vem essa idiotice desse jornal falando em "golpe militar"?? Nos poupem de tanta asneira!
Os militares estão dando um show no ministério da Saúde…um show de incompetência.
Quem dava show na saúde era os GOVERNOS DO PT, que diziam que era RETROCESSO deixar de fazer COPA DO MUNDO e OLIMPÍADAS para construir HOSPITAIS.
Cesar, você critica o PT por causa disso, mas se a copa do mundo não estivesse sido aqui, você estaria criticando por esse fato.
Todos que criticam o governo do PT por causa da copa, encheram os estádios, arreganhando os dentes para as câmeras da Globo.
Golpe militar são meus eggs. Tá faltando o que Noticiar no jornal?
ô jornalismo véi sem credibilidade
A esquerda está desssperada. Com a midia q deixou de mamar nas tetas do Estado a seu favor ficam plantando mentiras na midia internacional para justificar colocar a bandidagem nas ruas.LAMENTAVEL
Ridículo! Golpe o que a esquerda planeja em todos instantes,para tirar um Presidente eleito pelo voto e consequentemente,vontade popular. Se assim fizerem que os militares entrem
Também é vontade do povo. No Brasil o errado é certo e vice-versa
Esse presidente vai transformar o Brasil em uma Venezuela.
Bc tá se referindo ao Lula? Esse distribuiu recurso ,sem garantia,inclusive pra Venezuela mas, isso pra esquerda tá de boa !!!
Não era o povo da bandeira vermelha que iria transformar o Brasil na Venezuela? Pelo caminho trilhado pode ser que uma Coreia do Norte surja pelos trópicos, afinal já temos um clã no poder com ao menos cinco gerações de ditadores. Os órfãos da ditadura aguardam ansiosos esse momento para bater continência para um líder supremo e marchar nas datas cívicas.
Proteger pq? Ele corre o risco de ser preso? É isso?
Preso ele ainda não será. Mas o filho dele Carlos, parece que está em risco… Veremos em breve…