Nicolás Maduro anuncia ‘antiviral 100% eficaz’ contra o coronavírus: “são dez gotas sob a língua a cada quatro horas e o milagre está feito”

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresenta medicamento “milagroso” Foto: VTV Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou no domingo (24), em pronunciamento em rede de TV estatal, um antiviral capaz de “neutralizar em 100% o coronavírus”. Chamado de Carvativir, o remédio é composto de “gotas milagrosas” que teriam passado por nove meses de estudos em pacientes internados na rede pública de saúde venezuelana.

“Está estabelecida a patente nacional e internacional e o registro sanitário foi feito no país, e posso apresentar o medicamento que neutraliza 100% o coronavírus, o Carvativir, mais conhecido como gotas milagrosas”, disse Maduro, no tradicional pronunciamento dominical na VTV Venezuela, rede de televisão estatal.

Maduro não apresentou os princípios ativos do medicamento nem qualquer prova científica publicada. Ele disse que a fórmula ainda constará em revistas científicas especializadas, além de apresentá-la à Organização Mundial da Saúde (OMS) para obter a sua certificação internacional.

Os ensaios clínicos aconteceram durante nove meses, sendo aplicados em pacientes moderados sem sintomas, em estado grave intubados e nos que apresentavam risco de morte. Os testes aconteceram no Hospital Poliedro de Caracas, e segundo Maduro, todos conseguiram se recuperar da doença.

O novo medicamento é totalmente seguro, diz Maduro, não apresentando efeitos colaterais aos testados. Para evitar o que a Venezuela chama de “grupo de interesses”, as identidades dos cientistas que desenvolveram o estudo estão sob sigilo. Por isso, nenhum membro da saúde participou do anúncio.

“São dez gotas sob a língua a cada quatro horas e o milagre está feito. É um poderoso antiviral que neutraliza o coronavírus, fabricado na Venezuela”, garantiu o presidente.

A Venezuela tem a intenção de iniciar o quanto antes a produção em massa do novo medicamento para ser distribuído na rede pública, privada e em farmácias. O Ministério da Saúde local emitirá resolução oficial incorporando o medicamento aos protocolos diretos de tratamento, oferecidos gratuitamente aos portadores de coronavírus

A proposta do país venezuelano também é exportar aos demais membros da Aliança Bolivariana (ALBA) “Quando pensamos no mundo o fazemos como nosso Cristo Redentor o faria”, afirmou Maduro.

Gabbardo: Ignorância não tem lado

Nas redes sociais, o coordenador executivo do Centro de Contingência de Combate ao Coronavírus de São Paulo, médico João Gabbardo, criticou o anúncio do governo venezuelano.

“A ignorância não tem lado. Pode estar à direita, ao centro e à esquerda”, escreveu o médico, que também atuou no Ministério da Saúde, durante a gestão do ex-ministro Henrique Mandetta.

O médico Marco Túlio, que faz parte do Comitê Voluntário de Combate à Covid-19 no Amapá, que atua na linha de frente ao coronavírus, afirmou que nunca ouviu falar sobre o tratamento apresentado pela Venezuela.

Ele comentou que é necessária a apresentação de mais estudos do país vizinho para a comunidade acadêmica ter dimensão de seus efeitos.

“Qualquer medicamento deste porte, antes da divulgação, deve existir vários estudos em revistas relacionadas a esse efeito. É estranha uma substância totalmente desconhecida ganhar um destaque de ter efeito eficaz. Mesmo as nossas drogas que estão sendo debatidas, como a hidroxcloroquina e ivermectina, tem dezenas de estudos”, afirmou.

CNN Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Santos disse:

    Acho que os Bolsonaristas protestantes devem está em vigilia pra que esse medicamento não seja, de fato, eficaz, pq Dória já foi difícil engolir, mas já pensou o Brasil ter que importar remédio da Venezuela pra combater a Covid 19? Aí engolir o Maduro seria o fim dos tempos.

  2. JUAILSON VIEIRA DANTAS disse:

    Será que os esquerdopatas vão dizer que não têm comprovação científica?

  3. Jose de Arimatea Lopes Fernandesdes disse:

    Maduro já venceu Bolsonaro na crise do oxigênio no Amazonas, agora entrou com novo desafio, dessa vez , ele vai disputar contra a cloroquina. A banca de apostas já foi lançada. Como nossa América é pobre de líderes e a quem o nosso destino estar entregue.

    • Bira disse:

      Desde quando maduro mandou oxigênio pra o Brasil, asno?

    • Guto disse:

      É um asno analfabeto mesmo! Quem mandou oxigênio da Venezuela foi a White Martins de subsidiária lá. O governo venezuelano apenas permitiu a saída do produto.

  4. Sérgio Pinheiro disse:

    O Carvativir é a Cloroquina do Maduro. Impressionante como o modo de agir é igualzinho ao do nosso Bolssonaro.

  5. Elio Cesario disse:

    É pra rir ou chorar??

  6. Severino disse:

    Ditadura é assim ! Ninguém pode contestar senão vai para o paredão.

  7. Bito disse:

    O Twitter não excluiu a conta dele por propagar remédio sem aprovação da OMS? Engraçado isso.

  8. ZéGado disse:

    Se o gado tomava um coquetel de cliriquina de dia e de noite, esse aí é um luxo.

  9. Amorim disse:

    Até que enfim os comunistas lançaram seu remédio. Agora vai., Será que ele vai mandar uns frascos para Lula e Dilma?

  10. Milano disse:

    Se juntarmos o Pastor Waldomiro, Lula, Bolsonaro e o Maduro, teremos a Liga dos Milagres….

  11. Calígula disse:

    Esse Maduro é um canalha da pior espécie.

    • Manoel disse:

      Né isso! Lembra muito o MINTOmaníaco inepto que apostou em cloroquina que não tem efeito nenhum contra a covid!

    • Neco disse:

      MENTIRA: O Mito não forçou ninguém a fazer nada.

  12. Luiz Antônio disse:

    A América do Sul é show. Arranjaram um concorrente para a cloroquina e para as sementes milagrosas do pastor Valdomiro.

    • Neco disse:

      Em que vc se baseia para dizer que a cloriquina não funciona?
      Leu algum artigo de fonte original (em publicação intenacional) ou só na nossa mídia que politizou o uso?

  13. Juliano bugueiro disse:

    Gasolina 5,19

  14. Riograndense disse:

    Ditador amigo de Lula e Dilma faz uma afirmação dessa sem apresentar qualquer comprovação científica. Além do povo oprimido da Venezuela que vivem iguais na miséria isso deveria ser distribuído aos esquerdopatas como salvação. Afinal o que vem se seus aliados são inquestionáveis aos zumbis seguidores da esquerda.

    • Neco disse:

      Deve funcionar melhor do que Zyklon B.

    • Riograndense disse:

      NECO vá morar na Venezuela, o paraíso em termos de igualdade que vocês da esquerda tanto berram. Aqui tá ruim, tem um "doido" honesto na presidência e a abstenção de recursos públicos vem afetando a parte psicológica e o equilíbrio emocional de alguns poucos que só fazem barulho.
      Nem vou pedir para você entender a realidade, pois isso seria impossível a quem vive das versões e mentiras passadas por seus políticos de estimação.

  15. Neco disse:

    Aí…depois de passados anos fazendo isso, libera.
    Não vale a experiência empírica de médicos, viu?
    "sienssia".

  16. Neco disse:

    Testa, ué?
    Agora tem que ser método científico raiz: duplo-cego, randomizado, estratificado, com milhões de testados, com isolamento dos fatores de interferência, repetibilbilidade ad nauseam, verficabilidade, falseaibiliade e revisão de pares. Qualquer um pode formular uma hipótese e testá-la.

  17. Natalense disse:

    Outro louco, igual ao daqui.

COMENTE AQUI