Diversos

No futuro, mudanças na Previdência serão populares, diz Temer

1058060-pe_09122016-_eto3581091216-editarPresidente Michel Temer durante assinatura de acordos para execução de obras na Barragem de Jucazinho Beto Barata/PR

O presidente Michel Temer disse hoje (9) que as mudanças propostas pelo governo para a reforma da Previdência, enviada esta semana ao Congresso, pode ser “impopulares” agora, mas, no futuro, serão consideradas “populares”.

“[As mudanças] são impopulares hoje, para serem populares amanhã. Esta é a grande verdade. Alguém tem que ter a coragem de enfrentar o problema seríssimo que o Brasil está atravessando”, disse Temer a jornalistas após participar de cerimônia de inspeção e assinatura de atos na Barragem de Jucazinho, município pernambucano de Surubim.

Perguntado sobre possíveis protestos contra as propostas de mudança na Previdência, Temer considerou “uma coisa boa” e ressaltou ser “indispensável” fazer a reforma. “Podem ser impopulares hoje, mas serão populares amanhã. Não tenho a menor dúvida disso. Elas são, isto sim, indispensáveis e esta indispensabilidade vai se revelando pouco a pouco, especialmente com o apoio do Congresso Nacional e com o apoio que, certa e seguramente, nós teremos de vários setores sociais”.

PEC 287

Enviada ao Congresso na última segunda-feira (5), a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência prevê, entre outros pontos, uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e tempo mínimo de contribuição de 25 anos. No entanto, para aposentar-se com o benefício integral, o trabalhador precisará contribuir por 49 anos.

As novas regras, se aprovadas, valerão para homens com idade inferior a 50 anos e mulheres com menos de 45 anos.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Essa reforma da prevedência é para garantir O alto valor das suas pensões. Não estão preocupados com o povo .

  2. É muito popular mesmo. Qual país do mundo que o trabalhador só se aposentar com 49 anos de contribuição? Palhaçada ninguém merece isso. Porque bando de safados, não apresenta uma proposta para taxar os bancos? São quem mais ganham dinheiro nesse país, chega a ser sem dúvida alguma um ABSURDO. Outra coisa é as igrejas, não paga impostos, nada de contribuição, isso não é justo. Parem de perseguição com os menos favorecidos e trabalhadores cambada de desonestos, vcs estão na contra mão do pensa o povo Brasileiro.

  3. FORA CORJA DE SAFADOS QUE TAMBÉM RECEBERAM PROPINAS….TEM QUE TIRAR TODOS E FAZER NOVAS ELEIÇÕES URGENTE! !!!!! E EXTINGUIR ESSES PARTIDOS MISERAVEIS!!!!

  4. OLHA A BAGUNÇA TÁ TÃO GRANDE E DESORGANIZADA NESTE PAÍS QUE OS PROPRIOS POLITOCOS JÁ NÃO SABEM NEM A QUE PARTIDO PERTENCEM. UMA TURMA ESTOU OS LIMITES E PROL DE FORMAREM OU ESTALAREM NO PAÍS UMA DEMOCRACIA TIPO CUBA, VENEZUELA, E QUE AGORA A OUTRA TURMA ESTÁ SEM SABER PARA ONDE IR BUSCAR RECURSOS, FICANDO TIRANDO DOS POBRES COITADOS QUE JÁ NÃO SUPORTAM MAIS O MAL FEITO QUE FIZEREM AO SEU PAÍS QUANDO COLOCARAM LÁ GENTE SEM A MINIMA CONDIÇÃO DE GOVERNA=LO E COMO POLITICO SÓ LIGAM )ALGUNS) PARA OS SEUS PROBLEMAS O QUE SE EXPLODAM. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Este Draculá, veio do inferno para acabar com o povo pobre Brasileiro, na realidade somos nós que estamos pagando o pato!!!!!
    FORA TEMER! !!!!!!!
    FORA TODOS CANALHAS DA POLÍTICA BRASILEIRA! !!!!

  6. Para os empresarios REFIS. Para os trabalhadores reforma previdência. Bem q a FIESP disse q nao pagaria o pato.

  7. mentiroso maldito !!! ele e sua trupe querem transformar o brasil em um projeto de china: paraíso para empresas e inferno para o trabalhador.

  8. É muita cretinice. Para ele – com essa falsa postura de estadista -, rico, aposentado, é muito fácil falar em aposentadoria após 49 anos de contribuição. O difícil vai ser para trabalhador braçal, que labuta no campo, na construção civil; para quem trabalha no comércio, no chão da fábrica. São 49 anos de contribuição, torcendo para não ser demitido nesse período. Imagina um operário com 60 anos de idade e 40 de contribuição, se ele for demitido!? E não conseguir outra ocupação? Como ele fará para se aposentar se sequer tem a idade mínima? (65 anos). O Michelzinho já é rico, nascido em berço de ouro, poderá fazer uma previdência privada, poderá estudar e se formar com tranquilidade. Mas e os filhos dos trabalhadores do comércio, filhos de pessoas comuns, que sobrevivem com o pouco que ganham, como ficarão esses jovens? Nada de popular. O povo precisa e às ruas. Não se deixe amedrontar, não se cale.

  9. CARA DE PAU
    A Odebrecht diz ter levado mala de dinheiro ao melhor amigo de Temer.
    Em delação ao Ministério Público Federal, o vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho detalhou como foi a entrega de dinheiro vivo, durante a campanha de 2014, ao advogado José Yunes, amigo, conselheiro próximo e para muitos tido como sócio do presidente Michel Temer, em São Paulo; segundo o jornalista Severino Mota, do Buzzfeed, o dinheiro era parte dos R$ 10 milhões que Marcelo Odebrecht resolveu destinar ao PMDB, após um jantar que teve em maio de 2014 com Michel Temer, no Palácio do Jaburu; relação entre Yunes e Temer foi trazida novamente à tona pelo ex-aliado de Temer, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), nas perguntas vetadas pelo juiz Sérgio Moro.
    Por que Moro vetou as perguntas chaves de Cunha?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parecer do TCE-RN contradiz Kátia Pires e afirma que ela foi “beneficiária do ato irregular” ao receber terreno público como doação na gestão do ex-prefeito de Parnamirim Raimundo Marciano

Foto: reprodução/Instagram

Ao contrário do que a vice-prefeita de Parnamirim Kátia Pires afirmou em nota sobre o recebimento de um terreno doado pela gestão do ex-prefeito Raimundo Marciano, um parecer técnico (veja aqui) relativo a um processo que tramita no TCE (veja aqui) reafirma que ela foi “beneficiária do ato irregular”.

Kátia chegou a dizer em nota (veja aqui) que o ato foi uma espécie de regularização fundiária que aconteceu após ela adquirir o terreno de um particular, mas o parecer é claro ao desmentir a vice-prefeita de Parnamirim.

De acordo com o documento (veja aqui), dois critérios deixaram de ser observados pelo ex-prefeito: os critérios de escolha dos beneficiários e a justificativa do interesse público por trás das doações.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Com tumor cerebral, jornalista esportivo Antero Greco está em seus ‘dias finais’, revela companheiro de bancada na ESPN Paulo Soares

Paulo Soares “Amigão” e Antero Greco no SportsCenter — Foto: Reprodução/ESPN

Após informações falsas sobre a morte do jornalista Antero Greco, de 68 anos, circularem na internet, o apresentador Paulo Soares afirmou em publicação que o amigo está nos “dias finais”. Os dois são amigos próximos e comandaram por anos o programa esportivo SportsCenter na ESPN Brasil.

Segundo o companheiro de bancada, Greco foi diagnosticado com tumor cerebral em junho de 2022, e desde então vinha fazendo tratamento para a doença. O jornalista está sedado, com alimentação por sonda, no Hospital Beneficência Portuguesa Mirante, em São Paulo, e não se comunica mais.

Ainda de acordo com Paulo Soares, o apresentador está rodeado de familiares, assim como amigos que tiveram a oportunidade de visitá-lo nos últimos dias para as despedidas. Depois que recebeu o diagnóstico do tumor cerebral, Antero fez duas cirurgias e também passou por radioterapia e quimioterapia. Até que sofreu com uma piora recente do quadro.

Em 9 de setembro do último ano, Greco passou mal ao vivo durante um programa e precisou ser retirado às pressas do estúdio. Na época, ele foi hospitalizado e precisou antecipar uma cirurgia que estava prevista para alguns meses depois. Afastado do trabalho, ele fez a cirurgia e passou por sessões de radioterapia.

Exames foram feitos e se constatou um corpo estranho aqui [na cabeça]. Fui internado em urgência e operado pela equipe do Dr. Nilton Lara e saí legal. Dois meses depois, fazendo exames de rotina, mostrou que sobrou ‘um treco da gororoba’, então deveria ser submetido a uma segunda operação. Até que eu tive aquele piripaque. Exame aqui, biópsia aqui e acolá, a coisa ia de ‘médio’ para ‘grave a gravíssimo’ e para ‘coisa muito ruim’, depois foi rebaixado para ‘grave’. Fiz radioterapia e quimioterapia, estou me sentindo muito bem, estou liberado”, disse Greco na bancada do Sportscenter em 2023.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Cinco trechos do litoral do RN estão impróprios para banho; veja quais são

Foto: Igor Jácome/g1

Cinco trechos de praias do litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho, segundo o mais recente Boletim de Balneabilidade das praias do programa Água Azul, divulgado nesta sexta-feira (10). São eles:

  1. Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  2. Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  3. Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal;
  4. Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal;
  5. Redinha (Rio Potengi), em Natal.

Foram coletadas e classificadas 51 amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O Boletim da Balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A validade é de uma semana.

O estudo é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Wendel Lagartixa é preso na Bahia e encaminhado para presídio

Imagem: reprodução

O policial militar reformado Wendel Fagner, o Wendel Lagartixa, foi preso na noite desta sexta-feira (10), na Bahia. Ele estava num veículo em direção ao Rio Grande do Sul, quando foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, no veículo onde estavam, havia uma arma.

Inicialmente, Wendel Lagartixa gravou um vídeo para o Instagram afirmando que o irmão dele assumiu a responsabilidade pela arma, reconhecidamente ilegal. O Wendel continua o vídeo fazendo críticas aos PRFs e aos policiais militares presentes na ocorrência.

Depois de algumas horas, a filha de Wendel, Anne Lagartixa divulgou um novo vídeo, afirmando que ao chegarem na delegacia, mesmo o irmão de Lagartixa tendo assumido a responsabilidade pela arma ilegal com o argumento de que vinha sendo ameaçado (disse também que levou sem ninguém saber), o preso acabou sendo Wendel Lagartixa.

“O delegado dispensou meu tio e levou meu pai. A gente não sabe o motivo”, afirmou Anne, acrescentando que, mesmo o tio tendo assumido a arma, a PRF afirmou que Wendel teria dito que a arma era dele. “Como pode uma safadeza dessa?”, questionou a jovem.

O fato é que Wendel já teria sido até encaminhado para o presídio na Bahia. A audiência de custódia deve acontecer só na segunda-feira (13). “A gente faz um apelo para que alguém possa ajudar meu pai, que seja advogado, desembargador, porque a gente está longe. Ligamos para os advogados, mas pela hora eles não atendem”, afirmou a filha de Lagartixa, em posts no Instagram durante a madrugada deste sábado (11).

VIAGEM PARA RIO GRANDE DO SUL

Wendel Lagartixa, o irmão e mais duas pessoas estavam indo para o Rio Grande do Sul, segundo ele, ajudar no salvamento de vítimas das enchentes. No vídeo que gravou falando da prisão, Wendel chegou a dizer que a arma ilegal era por causa da situação no RS, onde várias pessoas estavam sendo violentadas e estupradas.

96 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Inundação atingiu 300 mil imóveis e 800 instalações de saúde no RS, indicam dados do IBGE

Foto: Daniel Marenco

A inundação histórica provocada pelas recentes chuvas no Rio Grande do Sul alagou ao menos 303 mil edificações residenciais e 801 estabelecimentos de saúde em 123 cidades, indicam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Universidade Federal do estado (UFRGS).

Além disso, ficaram submersos total ou parcialmente 682 unidades de ensino, 1.347 templos religiosos, 2.601 propriedades agropecuárias e mais 48 mil edifícios utilizados para outras finalidades, como lojas, bancos, prédios públicos ou comerciais e construções. Os dados se referem às áreas alagadas até a segunda-feira (6), após temporais no fim de semana passado.

O cálculo foi realizado pela Folha a partir da sobreposição entre as coordenadas geográficas do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), resultante do Censo 2022, e o mapeamento das enchentes realizado por cientistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), com apoio da Faculdade de Arquitetura e pesquisadores voluntários.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Brasil tem média de 40 veículos roubados ou furtados a cada hora, aponta Ministério da Justiça

Foto: RENATO ARAÚJO/AGÊNCIA BRASÍLIA

O Brasil registrou uma média de 40 veículos roubados ou furtados a cada hora ao longo de 2023. Ao todo, no acumulado do ano, foram 353 mil veículos roubados, segundo dados levantados pelo R7 no painel de monitoramento do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas).

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas 82,2 mil ocorrências do tipo, cerca de 679 furtos ou roubos a cada dia. Apesar dos números, houve uma redução dos casos. Comparado ao primeiro quadrimestre de 2023 (122 mil carros roubados), a queda chega a 32%.

A redução, no entanto, ainda não é o suficiente para atender as metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na medida, duas metas estão focadas na redução de roubos e furtos. O documento prevê, por exemplo, que a taxa de furtos caia para 140 ocorrências por 100 mil habitantes até 2030., enquanto a de roubo precisa recuar para 150 ocorrências por 100 mil veículos.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula corta 80% dos contratos de comunidades terapêuticas

Foto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania

O governo Lula cortou 80% dos contratos com comunidades terapêuticas em todo o Brasil. O motivo foi o corte de R$ 100 milhões no orçamento do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas do Ministério de Desenvolvimento Social.

Cerca de 500 comunidades terapêuticas se credenciaram no último edital lançado pelo ministério, mas apenas 100 firmaram contrato com o governo. A pasta paga R$ 38 por dia por pessoa atendida nos locais de acolhimento que tem convênio com o Executivo.

Para conseguir aumentar o número de contratos com comunidades terapêuticas, o Ministério de Desenvolvimento Social irá propor ao Congresso Nacional um aumento de orçamento de R$ 180 milhões.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Porto Alegre cria “corredor humanitário” para serviços de emergência

Foto: Reprodução

Um “corredor humanitário” é construído pela prefeitura de Porto Alegre para facilitar a chegada de doações e serviços de assistência na cidade. O caminho liga a avenida Castelo Branco ao Túnel da Conceição, no centro da capital, e deve ficar pronto na segunda-feira (13.mai.2024).

A estrutura é montada com o depósito de pedras rachão por cima da área alagada, criando um caminho de 2,5 metros de elevação da pista. Segundo a prefeitura, o corredor tem extensão de 300 metros.

Uma passarela de pedestres que ficava na extensão da via improvisada foi derrubada nesta sexta-feira (10.mai). Segundo o secretário de obras da prefeitura, André Flores, a construção impediria a passagem de caminhões maiores.

“Derrubamos a passarela para [que] os caminhões de maior porte, com 4,2 metros, possam passar, já que elevamos a pista em 2,5 metros. É uma medida extrema, mas num momento de gravidade”, disse.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Isso sim é competência e atitude. Enquanto aqui no RN há 41 dias não conseguem concluir um desvio na BR 304. Oh Nordeste vei atrasado!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Setor eólico fecha as portas no Brasil, demite milhares e não vê retomada imediata

Foto: Alex Régis /Folhapress

Em Jacobina, cidade no norte da Bahia, Adilson Jordão, 33, agora trabalha como entregador de produtos da chinesa Shopee. Foi a forma que ele encontrou de arcar com as despesas após ser demitido no ano passado da Torres Eólicas do Nordeste, joint venture entre a brasileira Andrade Gutierrez e a americana GE.

A TEN demitiu, em junho de 2023, 500 funcionários por falta de demanda. Adilson foi um deles: atuou como operador de máquinas da empresa por dois anos, onde recebia por mês R$ 4.400 com horas extras –hoje, como entregador, ganha R$ 1.500, sem benefícios trabalhistas.

“Quando me demitiram, eles falaram que estavam em busca de novos projetos para o ano seguinte (2024), mas ninguém tem previsão de nada mais. Já estamos quase chegando no meio do ano e até agora ninguém sabe”, afirma. Segundo funcionários, a empresa mantém hoje 50 empregados. Procurada, a TEN não quis comentar.

A situação dele e dos outros 500 colegas não é isolada. As indústrias eólicas vivem seu pior momento em décadas no país. A brasileira Aeris Energy, produtora de pás eólicas, por exemplo, demitiu nas últimas semanas mais de 1.500 funcionários que trabalhavam em Pecém, no Ceará, também por falta de demanda.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Onde estão as prioridades para as energias renováveis desse DESGoverno? Só idiotas acreditam nesses pilantras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Duas pessoas morrem em colisão entre moto e ambulância na RN-288, próximo a Caicó

Um acidente envolvendo uma ambulância e uma moto próximo a Caicó resultou em dois óbitos na noite desta sexta-feira (10). Uma das vítimas faleceu carbonizada, presa às ferragens do veículo.

De acordo com relatos de moradores locais, estava presa debaixo do veículo incendiado.

Médico, motorista da ambulância e paciente sobreviveram, já os ocupantes da moto morreram.

O veículo de emergência pertence ao município de São José do Seridó e estava em deslocamento com um paciente para ser atendido em Caicó.

O Corpo de Bombeiros foi para o local com várias equipes.

Com informações de Via Certa Natal e Blog Jair Sampaio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *