Jornalismo

O desastroso recomeço de Dilma, a presidente consternada

A presidente Dilma Rousseff discursa durante cerimônia de posse de seu segundo mandato, em Brasília - 01/01/2015

Por Gabriel Castro / VEJA Online

Era 0h31 do último domingo (15h31 de sábado em Brasília) em Jacarta quando o brasileiro Marco Archer foi executado com um tiro no peito. Criado em uma família de classe média alta, ele se tornou um traficante profissional e rodou o mundo até ser preso no país asiático com 13 quilos de cocaína, em 2004. Archer dizia se arrepender apenas de ter sido flagrado por um agente de segurança indonésio. O governo brasileiro tentou evitar a execução até a última hora por meio de cartas, ameaças de rompimento diplomático e um telefonema feito pela presidente Dilma Rousseff ao colega indonésio Joko Widodo na véspera da execução. Nada adiantou.

Um dia antes da morte de Archer, o policial militar Manoel Messias dos Santos havia sido assassinado friamente por traficantes em Penedo (AL) enquanto caminhava pela rua. Poucas horas depois de Marco Archer ter sido executado, a garota Larissa de Carvalho, de 4 anos, perdeu a vida após ser atingida por um tiro quando saía de um restaurante com a mãe, em Bangu (RJ). No dia seguinte, outra criança morreu em circunstâncias semelhantes: Asafe Willian Costa Ibrahim, de 9 anos, vítima de uma bala perdida enquanto brincava na piscina de um clube em Honório Gurgel, na capital fluminense – ele morreu três dias depois.

Na segunda-feira, o surfista profissional Ricardo dos Santos foi baleado em frente à casa de sua família, em Palhoça (SC), após uma discussão corriqueira com um policial fora de serviço. Morreu no dia seguinte. Se a média de 2013 tiver sido mantida, outras 153 pessoas foram assassinadas no Brasil no mesmo dia. Uma a cada dez minutos. Desde que o traficante foi executado na Indonésia, mais de mil vidas foram tiradas prematuramente no país presidido por Dilma. A chefe da nação não se pronunciou sobre nenhuma delas. Tampouco o fizeram seus ministros.

Embora o pedido de clemência em favor do traficante esteja alinhado à tradição da diplomacia brasileira, as expressões usadas por Dilma, que se disse “consternada” e “indignada” com a sentença de morte, fogem do padrão. Ela não afirmou “consternada” ou “indignada” por causa dos bilhões de reais da Petrobras desviados para abastecer partidos que apoiam seu governo, inclusive o PT. Nem demonstra preocupação ao financiar regimes em que o fuzilamento é política oficial – o caso de Cuba, que construiu o Porto de Mariel com recursos brasileiros, é o mais evidente. Dilma, que pediu “diálogo” com os decapitadores do Estado Islâmico, tampouco se pronunciou quando morreram Manoel, Larissa, Asafe e Ricardo. Para um país que registrou 56.153 assassinatos em 2013, é difícil compreender.

O dicionário Aurélio define a expressão “consternado” com o sentido de “prostrado, desalentado, de ânimo abatido”. É uma boa expressão para definir o comportamento de Dilma Rousseff até aqui. A presidente consternada não deu uma entrevista sequer em 2015. Fora o discurso de posse, em 1º de janeiro, Dilma nem mesmo falou em público. A presidente encastelada deixa ainda mais explícita a falta de rumo do governo: janeiro nem mesmo se encerrou e as limitações e contradições de Dilma se tornaram evidentes.

Nas últimas promessas irreais de campanha deram espaço a decisões opostas, especialmente na economia: nomeação de um liberal para o Ministério da Fazenda, alta na conta de luz, aumento no preço da gasolina, elevação de impostos, redução em benefícios trabalhistas, subida na taxa de juros, corte profundo no Orçamento. Toda a cartilha econômica que ela atribuiu aos adversário Aécio Neves e Marina Silva foi cumprida imediatamente.

O silêncio de Dilma também não foi interrompido no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A presidente, que se especializou em passar sermões nos países desenvolvidos sempre que discursou diante de líderes globais, agora tem pouco o que apresentar ao planeta. Preferiu comparecer à posse do presidente Evo Morales em seu terceiro mandato à frente do governo boliviano, o que também é emblemático sobre as prioridades do governo.

Parte das escolhas que Dilma fez no início do segundo mandato eram necessárias para a economia, como o corte no Orçamento e a correção no preço dos combustíveis. Mas as medidas consistem exatamente no contrário do que ela afirmou que faria. A guinada veio sem uma explicação ou um pedido de desculpas ou pronunciamento à nação.

A ex-ministra de Minas e Energia de Lula, que desfruta da fama de especialista no setor elétrico, também deve se preocupar com a situação energética do país: o apagão da última segunda-feira devolveu às manchetes a situação de risco na geração de energia. Mesmo com o crescimento pequeno da economia nos últimos anos, a rede está perto do limite e o governo precisou importar energia da Argentina.

Nas escolhas políticas que fez, a presidente conseguiu desagradar a aliados e oposicionistas. Nomeou ministros criticados até mesmo pelo PT, escolheu leigos para áreas-chave e não se constrangeu de apontar figuras envolvidas em casos de corrupção, como George Hilton (Esporte) e Eliseu Padilha (Aviação Civil)

No horizonte próximo, há poucas esperanças para Dilma. A restrição orçamentária e as consequências da operação Lava Jato sobre as empreiteiras devem prejudicar o início de novos empreendimentos e programas durante o ano. Ao mesmo tempo, a sombra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a acompanha cada vez mais de perto. As críticas feitas pela ex-ministra Marta Suplicy, que atacou frontalmente o governo Dilma em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, são um recado claro do ex-presidente, que pretende voltar nas eleições de 2018 – e já notou que precisa desatrelar sua imagem da de Dilma para evitar danos à sua popularidade. A divisão entre dilmistas e lulistas é outra fonte de problemas para o governo.

As investigações sobre os desvios da Petrobras devem se aproximar do Palácio do Planalto após a confissão, vinda da empreiteira Engevix, de que os recursos desviados serviam para a compra de apoio político no Congresso. Mais uma razão para Dilma ter medo nos próximos 1.437 dias até o fim do mandato.

Opinião dos leitores

  1. Algum PETISTA qui pode defender essa Senhora, Alguém pode argumentar de forma positiva, por favor????

  2. E alguém pode me responder quais vão ser os efeitos do racionamento de água nos dois maiores estados produtores do Brasil: Minas Gerais e São Paulo?

  3. Talvez esses episódios representem nossa realidade e a inversão de valores que vivemos e vem sendo implantada dia a dia por aqui. Milhares de policiais e pais de família são brutalmente assassinados pela insegurança generalizada que vivemos e nada, absolutamente nada é feito. Nem a menor idade penal se quer o PT admite, enquanto isso os crimes praticados por menores sobre em escala exponencial.
    O PT vem deixando o país de cabeça para baixo e tudo que sabe fazer é mentir e olhar o retrovisor, como se não estivessem no poder a mais de 12 anos,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministério da Saúde tem milhares de funcionários não concursados; lista é sigilosa, afirma jornal

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério da Saúde emprega milhares de funcionários sem concurso, entre eles bolsistas e consultores, que desempenham papéis cruciais dentro da pasta. Apesar de uma ordem da Controladoria-Geral da União (CGU) para que esses dados sejam publicados, a lista com os nomes e os salários desses profissionais permanece sob sigilo. A solicitação feita pela Folha de S.Paulo, com base na Lei de Acesso à Informação.

Essa dependência de bolsistas é uma prática que persiste através de diferentes administrações públicas e que continua na gestão de Lula (PT). De acordo com reportagem da Folha, além da falta de transparência, há casos em que os cargos são ocupados por pessoas ligadas a autoridades do governo.

O jornal cita alguns casos, como o do jornalista José Camapum (primo da esposa do secretário-executivo da Saúde, Swedenberger Barbosa), que recebe cerca de R$ 8 mil para atuar na Ouvidoria do ministério. Ele ganha mais do que os colegas, pois tem uma bolsa originalmente destinada a um setor com salário mais alto.

Desafios na divulgação de dados
Em novembro de 2023, foi reportado que havia cerca de 2.130 funcionários nessa situação. O ministério justifica que a responsabilidade pela divulgação desses dados cabe às instituições que fazem as contratações.

Membros da equipe da ministra Nísia Trindade, que falaram sob condição de anonimato, mostraram a preocupação de que a divulgação dos nomes dos bolsistas possa levar a processos trabalhistas.

Em comunicado, o Ministério da Saúde declarou que vai finalizar a compilação dos dados. A organização se comprometeu a publicar a lista dos funcionários não concursados, mas não informou quando.

CGU insiste na transparência
A CGU reitera que, se os consultores desempenham funções de servidores públicos em acordos de cooperação, ao usar instalações ou recursos do ministério, suas informações devem ser divulgadas. A solicitação para a lista dos funcionários não concursados foi feita em 9 de outubro do ano passado.

Após diversos recursos, a CGU determinou, em 6 de fevereiro, que o Ministério da Saúde tinha até 7 de março para fornecer os dados. Contudo, a CGU informou que o ministério interpôs um recurso, chamado de incidente de correção, o que suspendeu o prazo.

Guilherme France, gerente de Pesquisa e Advocacy da Transparência Internacional Brasil, destacou em entrevista à Folha que a CGU possui autoridade para julgar recursos e que suas decisões devem ser respeitadas dentro do prazo legal, sob risco de responsabilização dos agentes públicos envolvidos.

Vínculos trabalhistas precários
Ainda segundo a reportagem, muitos bolsistas e consultores no Ministério da Saúde enfrentam condições de trabalho precárias, sem direito a férias nem outros benefícios garantidos pela CLT.

De forma anônima, eles mencionam que negociam períodos de descanso informais com seus superiores. A equipe de Nísia Trindade está focada em formalizar as contratações e planeja regularizar a situação desses trabalhadores.

Fonte: Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto que institui o Dia de combate à maconha tramita na Assembleia

Foto: Pixabay

Está tramitando na Assembleia Legislativa do RN, um projeto de lei que visa instituir o Dia de combate à maconha no RN. A matéria foi proposta pelo deputado Coronel Azevedo, que defendeu sua aprovação durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), no plenário da Casa.

O deputado justificou seu projeto com base em comunicados emitidos em 2023 por conselhos e associações: “Diante da retomada do debate público sobre a descriminalização da maconha, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, em nota aos brasileiros, pedem o apoio da população para combater a maconha”, disse.

Azevedo afirmou que os comunicados externam que os profissionais de saúde entendem como maléfica a liberação do uso da maconha, que pode resultar no aumento do consumo e fortalecimento do narcotráfico.

O projeto do deputado está tramitando nas comissões temáticas da ALRN. O propositor afirmou que, como policial, enxerga os vários problemas relacionados ao consumo e tráfico. “Aqui no RN temos o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência -, da nossa quase bicentenária Polícia Militar, combatendo e prevenindo o uso nas escolas. O Proerd tem um dos serviços mais solicitados para combater as drogas ilícitas”, encerrou.

Deputado Francisco do PT propõe mudança no projeto
O deputado estadual Francisco do PT apresentou um substitutivo ao projeto de Coronel Azevedo. No entanto, a proposta de mudança recebeu críticas do propositor do PL original, que foram rebatidas por Francisco, que defende o projeto com abrangência maior, não se limitando apenas ao combate da maconha, mas de todas as drogas ilícitas.

“O substitutivo encartado ao projeto do deputado Coronel Azevedo propõe alcançar todas as drogas ilícitas e não apenas a maconha, conforme proposto pelo projeto de lei original. Por que limitar a ação se todas as outras drogas são tão destrutivas quanto a maconha? A verdade é que a ideia é tornar o projeto ainda mais abrangente”, alegou Francisco.

Fonte: Novo Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Avenida Olavo Montenegro ganha faixas de pedestre elevadas para reduzir risco de atropelamentos

Foto: Detran/Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER/RN) estão realizando intervenções na Avenida Olavo Lacerda Montenegro com foco na melhoria da segurança para o tráfego de veículos e pedestres. A medida consiste na estruturação de três faixas de pedestres elevadas, que servirão para garantir segurança na travessia de pedestres e para a contenção da velocidade dos veículos que trafegam naquela rodovia.

De acordo com as informações repassadas pela Coordenadoria de Operações do Detran/RN, as obras de intervenção foram iniciadas nesta quarta-feira (15) e devem ser concluídas ainda nesta semana, sendo interditada parcialmente uma das duas faixas de circulação no horário das 8h às 18h, para a realização dos serviços de estruturação e sinalização das travessias. Após essa primeira parte, é esperado uns dias para a cura do asfalto e posterior aplicação da pintura das faixas, concluindo assim a obra.

O diretor-geral do Detran/RN, Victor Hugo Fernandes, explicou que os novos equipamentos vão levar maior tranquilidade aos pedestres garantindo uma travessia segura diante do alto fluxo de veículos que circulam naquela via, além de ser um meio de impor o respeito aos limites legais de velocidade. “Nosso objetivo é garantir a segurança de pedestres e motoristas, diminuir índices de sinistros e zelar pela manutenção de um trânsito seguro e humano”, comentou.

A iniciativa foi tomada após a conclusão de estudos técnicos de viabilidade para implantação de faixas elevadas, que estão sendo reforçadas com sinalização vertical e horizontal. Nesse sentido, novas placas de sinalização direcionadas ao trecho da rodovia já foram produzidas pelo Detran e já começam a ser instaladas. O Detran trabalha também num estudo de viabilidade de implantação de radares de fiscalização de velocidade, para serem fixados na rodovia em um segundo momento.

A localização das faixas elevadas leva em conta o tráfego de pedestres, principalmente nos pontos onde há paradas e partidas de transporte público coletivo. Os equipamentos estão sendo instalados cruzando as quatro faixas de circulação de veículos, contemplando mão e contramão.

A intervenção de melhoria da segurança do tráfego da Avenida Olavo Lacerda Montenegro acontece dentro das atividades de segurança viária desenvolvidas pelo Detran durante a campanha Maio Amarelo.

Fonte: 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arena das Dunas assina Naming Rights com a Casa de Apostas e anuncia novo sistema de iluminação

Imagem: Divulgação

Uma grande novidade acaba de ser lançada. A empresa Casa de Apostas adquiriu o naming rights da Arena das Dunas. A partir de agora, a Arena passa a se chamar “Casa de Apostas Arena das Dunas”!

A parceria é considerada um divisor de águas e irá potencializar todas as áreas de atuação do equipamento, trazendo mais visibilidade, fortalecimento da marca, serviços com ainda mais excelência e geração de novas oportunidades de negócios.

A negociação do naming rights potencializará todas as áreas de atuação da Casa de Apostas Arena das Dunas, trazendo mais visibilidade e fortalecimento da marca. Esse novo ciclo representará a entrega de um serviço com ainda mais excelência e a geração de novas oportunidades de negócios.

Na ocasião, a Arena também anunciou a inauguração do novo sistema de iluminação cênica e esportiva padrão FIFA, utilizando tecnologia em LED de última geração, com automação para show de luzes, adotando a melhor e mais moderna solução no mercado mundial, trazendo maior economia, mais luminosidade, cor e interatividade à Arena.

Casa de Apostas Arena das Dunas. Sua mesma Arena de sempre, agora com um novo nome.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes suspende julgamento do TSE que pode cassar mandato de Moro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, suspendeu, nesta quinta-feira (16), julgamento de recursos que podem levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). A sessão será retomada na próxima terça (21).

A Corte Eleitoral julga pedidos movidos pelos PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, contra absolvição do ex-juiz da Lava Jato pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) da acusação de abuso de poder econômico.

Na sessão, houve leitura da relatoria do caso por parte do ministro Floriano Marques, mas nenhum ministro votou. Foi dada a opção para que a defesa de Moro apresentasse sustentação oral, o que foi recusado para que isso ocorra em conjunto com as outras partes envolvidas.

Os partidos apelaram ao TSE contra a decisão do TRE-PR. Em abril, o tribunal regional paranaense recusou ações das legendas contra Moro alegando gastos excessivos e irregulares durante a pré-campanha das eleições de 2022. A votação foi de 5 a 2 a favor do senador.

Recaem sobre o antigo juiz da Lava Jato — operação da Polícia Federal (PF) que chegou a prender Lula — acusações de gastos abusivos no período que antecedeu a campanha vitoriosa para o Senado Federal.

Federação Brasil da Esperança e PL apontaram desequilíbrio na comparação de verbas, uma vez que o atual nome do União Brasil pretendia inicialmente concorrer à Presidência da República. As ações dos partidos considerados gastos desde 2021, quando ele era ainda filiado ao Podemos.

Na última terça (7), o Ministério Público Eleitoral recomendou ao TSE a rejeição dos recursos. Segundo parecer do vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa, manter o resultado do TRE-PR não significa criar um precedente para incentivar gastos excessivos na pré-campanha.

“Regra” do 10%: trata-se de uma jurisprudência do TSE, na qual se formou entendimento “de que o limite para gastos de pré-campanha é de 10% do teto dos gastos para o cargo disputado (teto de gastos de campanha)”. Assim, a manifestação conclui que, “com segurança”, é permitido inferir que o percentual gasto foi abaixo do permitido.

Fonte: SBT News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reny do Força Democrática: a força do ativismo político em Natal

Foto: Divulgação

Com uma história de ativismo político e dedicação às pautas conservadoras, Reny, liderança do grupo Força Democrática, desponta como uma voz promissora no cenário político municipal de Natal.

Desde a fundação do Força Democrática em 2014, Reny tem se destacado por suas ações concretas em prol da cidade. Sua experiência inclui lutas bem-sucedidas pela transparência e contra a corrupção, além de sua participação ativa na elaboração de políticas públicas, como a do Plano Diretor de Natal.

Com propostas claras e objetivas, Reny busca melhorar o acesso à saúde, fortalecer a segurança pública e promover o desenvolvimento econômico de Natal.

“Colocando as pessoas certas, poderemos deixar algo melhor para os nossos filhos e netos”, ressalta Reny, reforçando seu compromisso em trabalhar incansavelmente pela sociedade natalense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereadores derrubam veto e aprovam lei que obriga entrega na portaria de condomínios em Natal

Foto: EyeEm/Freepik

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quinta-feira (16), a derrubada do veto ao projeto de lei que permite que as mercadorias solicitadas por aplicativos sejam entregues nas portarias de condomínios, sejam eles horizontais ou verticais. O texto tinha sido aprovado ainda em dezembro de 2023 pelos vereadores, mas foi vetado integralmente pela Prefeitura do Natal durante janeiro de 2024. Com isso, o texto deve ser promulgado e publicado em Diário Oficial do Município.

De acordo com o projeto, o objetivo é evitar o elevado fluxo de pessoas dentro desses espaços, garantindo a segurança dos consumidores e dos entregadores, e principalmente assegurar que os entregadores não realizem um deslocamento até a residência do consumidor sem receber qualquer remuneração. Na época, a Prefeitura considerou o texto com “inconstitucionalidades de cunho formal e material, afrontando o art. 22, I e XVI da Constituição Federal”.

A proposta, realizada pelo vereador Daniel Valença (PT), garante, ainda, que as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, obesas, gestantes, lactantes, com criança de colo e idosas poderão solicitar que a entrega seja feita na unidade condominial onde se encontram sem qualquer cobrança adicional.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adolescentes infratores do RN são levados para festival musical em teatro como medida de “socioeducação”

Foto: Miguel Sampaio / Fundase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase) tem levado adolescentes infratores para atividades culturais, como “ferramenta pedagógica de socioeducação”.

Adolescentes da unidade de semiliberdade Casemi Nazaré, em Natal, foram levados para o Festival RN Instrumental, realizado de 7 a 11 de maio no Teatro Alberto Maranhão (TAM).

A assistente social da unidade, Ana Paula França, relata que os socioeducandos gostaram e aproveitaram o momento. Para a maioria, era a primeira vez em um equipamento cultural.

“Foi possibilitado a eles, em sua maioria, conhecer um espaço cultural, artístico e público novo, diferente do que eles estão habituados. Ir ao evento promoveu uma reflexão de que o teatro é um espaço que eles também podem ocupar, um lugar que deve ser acessado por todos, independente de sua condição.”

O cinema foi outra arte contemplada. Os jovens foram à Mostra de Cinema e Direitos Humanos, na Casa da Ribeira, em abril.

“Estamos sempre vislumbrando a participação dos adolescentes associando a temas vinculados ao processo socioeducativo e ao exercício da cidadania”, explica a gerente do Casemi, Flávia Santos.

Os adolescentes do Casemi Nazaré também conheceram o Museu Câmara Cascudo no final de 2023. A visita se deu através do projeto “A comunidade vai ao Museu”, com acordo para novos grupos em 2024.

As atividades estão previstas no Plano de Ação da unidade, um instrumento de gestão e planejamento elaborado pela equipe de servidores.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Correios suspendem coleta de roupas entre as doações para o Rio Grande do Sul; prioridade é água e alimentos

Foto: Correios / Reprodução

Os Correios suspenderam o recebimento de itens de vestuário como doações para o Rio Grande do Sul. A empresa está recebendo doações em todas as suas agências para as vítimas das enchentes no estado, mas 70% de tudo o que chegou são roupas, sapatos e outras peças.

Após consulta à Defesa Civil no RS, os Correios pedem prioridade aos demais itens coletados:

  • Água (prioritário),
  • Alimentos da cesta básica,
  • Produtos de higiene pessoal,
  • Material de limpeza seco,
  • Ração para pet.

 

Além de abrirem as agências para servirem como pontos de coleta, os Correios também fazem o transporte gratuito dos donativos às zonas atingidas. Quem doa, não precisa pagar pelo envio.

São mais de 10 mil unidades, em todos os estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, há uma lista de agências em funcionamento. (veja a lista abaixo)

Até quarta-feira, mais de 11 mil toneladas de doações já haviam sido recebidas, e 3 mil toneladas foram entregues. Os Correios pedem que o doador embale e identifique o tipo de material, apesar de não ser uma exigência para o transporte.

Veja como facilitar a triagem:

  • Cestas básicas devem ser entregues já fechadas ou com os alimentos reunidos em sacos transparentes.
  • O ideal também é que os itens de higiene pessoal sejam entregues já reunidos em kits, em sacos transparentes.
  • Separe os itens por categorias e coloque em caixas ou sacolas que podem ser fechadas/amarradas.
  • Coloque em caixas ou sacola com boa vedação, com cuidado para não haver rasgos ou furos.

 

Para uma melhor logística, pedem também que a população do Sudeste e do Sul priorize as doações de água potável. As demais regiões podem dar preferência aos itens secos.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

[VÍDEO] Leo Santana faz autodescrição para jornalista potiguar com deficiência visual

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

O jornalista potiguar, Fernando Campos, que possui uma deficiência visual, compartilhou com os seus seguidores do Instagram nesta quarta-feira (15), um vídeo em que o cantor Leo Santana faz uma autodescrição para Fernando.

“Preto, tatuado, 2m de altura, estou de óculos, com acessórios no pescoço”, descreveu Leo para o jornalista.

Nando ainda tirou risadas de Leo ao pegar no seu braço e falar: “é maior que minha coxa”, ambos caíram juntos na risada.

Fernando Campos faz sucesso nas redes sociais propondo que os artistas façam sua audiodescrição para ele. “Olha quem fez alto descrição para mim! @leosantana se fosse se descrever em detalhes ia demorar muito, porque o cara é grande, viu? 😊 E forte também 💪🏻 o braço dele é uma perna minha, hahaha”, publicou Fernando no Instagram.

Fonte: Tv Ponta Negra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *