Economia

“O hospedeiro está morrendo, o cara (servidor) virou um parasita”, diz Paulo Guedes, sobre privilégios do funcionalismo público

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência O Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou o funcionalismo público e o que ele considera privilégios do setor. Durante evento na FGV do Rio, Guedes comparou os servidores públicos a “parasitas” que querem reajustes automáticos, o que, segundo o titular da pasta, a população não quer mais.

— O funcionalismo teve aumento 50% acima da inflação. Além disso, tem estabilidade na carreira e aposentadoria generosa. O hospedeiro está morrendo, o cara (servidor) virou um parasita. O dinheiro não chega no povo e ele (servidor) quer reajuste automático.

Para sustentar sua fala, o ministro disse que a maioria da população defende que servidores concursados podem ser demitidos.

— A população não quer mais isso, 88% das pessoas são a favor de demissão no funcionalismo público — disse, sem citar a fonte dos números.

O ministro também disse que os parlamentares que estão à frente das pautas econômicas no Congresso estão agressivos ao ponto de fazer com que ele seja visto como uma “freira de convento”.

— Eu, que já fui revolucionário, hoje sou freira de convento (na comparação com os parlamentares). Eles (políticos) chegam e dizem ‘o senhor tem que desindexar, desobrigar, tem que descarimbar o dinheiro’.

Na avaliação de Guedes, o “dinheiro carimbado” é um dos entraves para que os estados e municípios melhorem a situação fiscal.

— O dinheiro no Brasil é todo carimbado, gerido por um software. Uma cidade do interior que no passado as famílias tinham seis ou sete filhos, hoje as pessoas têm um ou dois. Mas como o dinheiro está destinado para educação, o prefeito não pode comprar ambulância para atender essa população que envelheceu. Então o município troca uniforme seis vezes no ano e pinta escola para gastar a verba carimbada.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Está parecendo com um secretário do NOSSO estado, que diz que o SERVIDOR PÚBLICO é o CÂNCER do serviço público. Esse secretário tem seus filhos só recebendo, sem trabalhar.

  2. Sou Servidor Público Federal a 4 anos e trabalho pouquíssimo para a quantidade de dinheiro que ganho. As vezes não faço nada, por causa da falta de serviço. Minha remuneração é pelo menos 4 vezes maior do que pagam para o mesmo serviço na iniciativa privada. Sou serviço público porque pagam bem, e é difícil infelizmente encontrar um trabalho aqui no RN que pague acima dos R$ 4000,00. Espero um dia no Brasil a remuneração na iniciativa privada seja melhor que no público, pois, só aí teremos um país mais justo, e não só dos servidores públicos.

    1. Minha situação é a mesma, apesar de ser uma pessoa proativa o serviço público é uma mãe, mas o funcionamento do privado da de 10.

  3. A maioria esmagadora dos servidores trabalha. Parasitas são aqueles que são colocados no serviço público pela janela por indicação política (são muitos), ganhando muito dinheiro ( sem contar o que ganham por fora) e que na maioria das vezes não entendem nada do trabalho que tem que realizar. Parasitas são os rentistas, que são só elogios ao governo e estão rindo dos brasileiros que trabalham. Em fim ministro, que tal realizar uma auditoria da dívida pública? Encontrarão uma legião de parasitas.

  4. Paulo Guedes poderia dizer que servidor, dá nome aos bois. A idéia de falar genéricamente é pra proteger os verdadeiros privilegiados. Aqui no Estado, qdo o governo paga até 3 mil, quita o salário de 80% da folha de pagamento. Qual é o privilégio de alguén ganhar até 3mil reais?
    Então pq a generalização? Pra proteger os menos 10% que recebem salários astronômicos somado ainda com penduricalhos de auxílio creche, escola, moradia e etc…
    Dê o nome aos bois pq qdo vc generaliza está arregimentando uma legião de idiotas úteis, os famigerados analfabetos funcionais que só sabem replicar o que ouvem.

  5. Vamos lá: teve aumento 50% acima da inflação, qual categoria? A minha está a seis anos sem aumento.
    estabilidade , instalado o devido processo administrativo, pode ser demitido sim, ela ocorre para que o servidor não seja obrigado a fazer ou cumprir ordens descabidas e caso não as cumpra ser perseguido por vcs, políticos corruptos.
    Aposentadoria generosa, não temos teto de contribuição, recolhemos sobre todo nosso vencimento, não temos direito a horas extras, não recebemos FGTS, e vários outros benefícios que o setor privado provém, daí a nossa “generosa”.
    Nos dê um teto de contribuição, pague o nosso FGTS, devolva-nos o excesso contribuído, aí sim, vamos conversar.

    1. Perfeito. Sou servidor público estadual e concordo 100÷ com o que vc disse, essa é a nossa triste realidade. Acho engraçado que esse ministro não comenta nada sobre a alta remuneração dos membros de poderes, inclusive dele mesmo, todos detentores de verdadeiros privilégios (auxílios, férias de 2 meses, licenças remuneradas pra qualquer coisa, etc).

  6. BODE EXPIATÓRIO, ESTÃO PRECISANDO DE UM CULPADO PRA MATEREM OS PRIVILÉGIOS DAS CASTAS SUPERIORES.
    FOI ASSIM COM COLLOR, FHC E AGORA COM GUEDES/BOLSONARO.
    PARASITAS SÃO OS INSETOS QUE INFESTAM OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIOS, OS MILITARES E MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS E FEDERAL, QUE MANTEM PRIVILÉGIOS INSUSTENTÁVEIS, A CUSTA DE MIL~ES DE PEQUENOS SERVIDORES QUE DÃO O SANGUE DIARIAMENTE EM SUAS REPARTIÇÕES CADA VEZ MAIS PRECÁRIAS E CHEIAS DE TERCEIRIZADOS.
    SEM FALAR NOS MILHARES DE CARGOS COMISSIONADOS APADRINHADOS POR POLÍTICOS, COMO O SENHOR PAULO GUEDES E BOLSONARO. ESTES SIM OS VERDADEIROS CAUSADORES DO CAOS.
    O DESCONHECIMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DESSE SENHOR SÓ NÃO É MAIOR DO QUE SUA SANHA NEOLIBERAL QUE ESCONDE QUE NA VERDADE O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA SUA VONTADE DE ELIMINAR OS SERVIDORES É INSTALAR COMPLETAMENTE O ESTADO MÍNIMO E MANTER SÓ COMISSIONADOS E TERCEIRIZADOS NO SERVIÇO PÚBLICO, PORQUE É MAIS FÁCIL NOMEAR QUEM SE QUER, OS APADRINHADOS, OS LARANJAS E FAZER POLÍTICA COM EMPREGOS DE PESSOAS QUE NÃO PODERÃO DEFENDER O SERVIÇO PÚBLICO PORQUE NÃO TERÃO ESTABILIDADE E SÓ FARÃO O QUE OS CHEFES MANDAREM.
    É O FIM DO ESTADO DE DIREITO REPUBLICANO E A VOLTA PATRIMONIALISMO DA ÉPOCA DO IMPÉRIO.
    TRISTE FIM DA "NOVA REPÚBLICA" BRASILEIRA.

  7. Parasita é quem passou 28 anos recebendo um gordo salário no Congresso Nacional, não fez nada e ainda colocou a família inteira para mamar no hospedeiro. Não somos os parasitas, somos os órgãos vitais que fazemos essa vaca magra respeirar, apesar dos carrapatos e sanssesugas que governam este país.

  8. Parabéns ministro!
    Sou funcionário público e de fato tenho consciência e bom senso para confirmar que muitos colegas depois que passaram no concurso se acomodaram e so querem o dinheiro no bolso e vantagem e mais vantagem.
    Tem que privatizar Petrobrás, correios, dataprev, etc
    E o principal é dar um freio nas decisões administrativas de juiz e promotores que driblam o teto salarial com artifícios imorais alem de folgas absurdas, o que faz com que hoje tenham em media 6meses de férias juntando com a imoral licença prêmio, que hoje é incompatível com a nossa realidade.
    O subsídio de 39mil hoje é salário base da turma da justiça, basta consultar o portal da transparência, a media Sao absurdos 50mil

  9. Eiiiiita globolixo nojenta tirou a palavra do contexto para jpgar o FP contra Paulo Guedes.
    Jornalismo doente

  10. Tem que explicar, desenhare explicar o desenho para um monte de IMBECIL que banqueiro ganha fazendo a intermediação entre gente que empesta para o governo via títulos púbicos. Se governos fossem mais responsáveis, só gastando o que têm, não precisariam emtiir dividas. E a maior parte dessa dívida é corrigida pela Selic, que nunca esteve tão baixa. Banco ganha com juros de empréstimos ´para as pessoas físicas e jurídicas também, e quanto mais fácil for recuperar a divida, menores são os juros. Por isso crédito para casa ou carro o juro é baixo. Consignado também. Agora dívida que se não for pagar, nem adianta ir pra Justiça que não recebe neste milênio, esse os juros são altos. Como no CDC, cartão ou cheque especial.

  11. Paulo Guedes NÃO cobra lucro e dividendo dos banqueiros. Paulo Guedes isenta 300 bilhões do empresários em 2019. Paulo Guedes NÃO quer cobrar IPVA dos jatinhos e set ski dos empresários. 43% do orçamento da União é pra pagar aos banqueiros (dívida pública). Ele é um banqueiro e só quer facilitar a vida dos banqueiros. Os pobres que virem miseráveis.

    1. 16 anos e teu Lula e tua Dilma não atendeu os teus anceios.
      O que dissestes sobre eles?

  12. Sou a favor de tirar a estabilidade,muitos não fazem o seu trabalho direito só pq tem estabilidade

  13. Perfeita a avaliação do ministro Paulo Guedes, a estrutura funcional do nosso país está falida, pessoas mau humoradas, falta de interesse pelo trabalho e por aí vai. Parabéns ministro

    1. Vc é muito ingênuo. Paulo Guedes NÃO pensa no povo, pensa em enriquecer cada vez mais os banqueiros. Ele quer cortar o osso do Estado pra sobrar dinheiro para os banqueiros. Quando falamos em funcionários públicos falamos em professoras, técnicos de enfermagem, bombeiros etc. Que na sua grande maioria não ganham bem. Ele quer sucatear os serviços públicos para o povo sofrer cada vez mais.

  14. Esse c_ _ _ … parasitas são esses maus políticos que só trabalham em prol de si mesmos. Essa difamação do servidor público é tudo que "eles" querem. E a população, ignorante e desinformada (como quase sempre) acredita. Parabéns!!! Quem sabe até antes de 2022 o trabalho escravo esteja consolidado?.! Parabéns população! Continuem assim, os políticos amam.

  15. Paulo Guedes o parasita e hospedeiros é você que usa o artifício de ter filiais do banco factual em paraísos fiscais. Olha a listinha que foi divulgada no Le Monde Diplomatique Brasil.

    Filiais do BTG localizadas em paraísos fiscais:
    Banco BTG Pactual (Cayman Branch)
    BTG Pactual Overseas Corporation (Ilhas Cayman)
    BTG Pactual E&P S.a.r.l. (Luxemburgo)
    BTG Pactual Chile International Limited (Ilhas Cayman)
    BTG Pactual Oil & Gas S.a.r.l. (Luxemburgo)
    BTG Pactual Carry L.P. (Cayman)
    BTG Pactual Holding S.a.r.l. (Luxemburgo)
    BTG Global Asset Management Limited (Bermuda)
    Banco BTG Pactual S.A. Filial (Luxemburgo)
    BTG Pactual Chile International Corp. (Panamá)
    BTG Bermuda LP Holdco Ltd. (Bermuda)
    BTG Investments LP (Bermuda)
    BTG Pactual Proprietary Feeder (1) Limited (Ilhas Cayman)
    BTG Pactual Brazil Infrastructure Fund II LP (Cayman)
    BTG Pactual Reinsurance Holdings LP (Bermuda)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund I LP (Cayman)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund IA LP (Cayman)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund IB LP (Cayman)
    BTG Pactual Prop Feeder (1) S.a.r.l. (Luxembourg)
    BTG PactualBrazil Infrastructure Fund II Direct LP (Cayman)
    BTG Re Ltd (Bermuda)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund I LLC (Delaware)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund IA LLC (Delaware)
    Btg Pactual Brazil Investment Fund IB LLC (Delaware)
    BTG Pactual Stigma LLC (Delaware)
    Reserve Insurance Co Ltd (Gibraltar)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund I Feeder LLC (Delaware)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund IA Feeder LLC (Delaware)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund IB Feeder LLC (Delaware)
    BTG Swiss Services S.A. (Suiça)
    BTG Pactual Brazil Infrastructure Fund II LLC (Delaware)
    BTG Loanco LLC (Delaware)
    BTG Pactual Brazil Investment Fund I Feeder LLC (Delaware)
    BTG Equity Investments LLC (Delaware)
    BTG Pactual Brazil Infrastructure Fund II LLC (Delaware)
    BTG Pactual ARF Master Fund LP (Cayman)
    BTG Pactual Propertyco LLC (Delaware)
    BTG Pactual Propertyco II LLC (Delaware)

    1. Pois é, e tem muitos babacas dizendo que ele é o cara!!! Ajudou a fazer a previdência do Chile olha lá como está

    2. Parabéns Paulo Guedes
      Não sabia que você era tão competente assim.
      Conhecia seu sucesso só no público.
      Agora que o correligionário apresentpu a relação dos bancos no setor privado fiquei mais confiante.

  16. Ouçam o q esse velhinho diz!! Esse é o verdadeiro "mito"…Guedes 2022…Brasil no top5 de economia global!!!

    1. Amigo vc deve ser um banqueiro. Paulo Guedes é um charlatão que quer deixar o Brasil virar uma Somália. Ele só pensa em cortar no nosso do Estado pra que sobre mais dinheiro pra pagar a dívida pública (dívida com os bancos) 43% do orçamento da União é pra pagar aos banqueiros. Ele em 2019 deu 300 bilhões de isenções aos mega empresários. Isso ele não fala. Pq não vai cobrar IPVA dos jatinhos dos empresários, pq não cobra taxa sobre o lucro e dividendo do banqueiros. Isso ele não faz.

    2. Quem pagava ou paga mais juros a banqueiros, Lula ou Bolso?
      Veja os juros atrelados à Selic antes de vir vomitar.

    3. MANDA ESTE FDP IR AO CHILE CONSERTAR A MERDA QUE ELE FEZ LA .O CHILE NAO ERA O EXEMPLO PARA A AMERICA LATINA. APOSENTADO SUICIDANDO QUASE TODO DIA, FAÇA UMA REFORMA NO JUDICIARIO SEU GRANDE BOSTA.

    4. O chile ia muito bem.
      Aí… a esquerda iludiu meia dúzia de otários e deu no que deu.

    5. Que você e ele queimem nas profundezas do inferno, se o Satanás aceitar a concorrência de vocês

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministro culpa “fake news” por queda na aprovação de Lula

Foto: Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, relacionou a queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segmento evangélico às informações falsas disseminadas em redes sociais. Como exemplos, o ministro citou rumores de que o governo federal fecharia igrejas e criaria banheiros unissex nas escolas.

“Se alguém diz que não apoia porque o governo está fechando igrejas, isso é uma mentira e vamos ter que esclarecer. Se ela diz que não apoia porque o governo está tratando de banheiro unissex nas escolas, isso é mentira”,afirmou Dias em entrevista à BBC Brasil.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 6 de março mostrou que a aprovação do trabalho do presidente caiu de 54% para 51%. Também conforme o levantamento, a desaprovação é maior entre os eleitores evangélicos: 62%. Os que dizem aprovar a atuação do petista nesse segmento religioso somam 35%. Já entre o eleitorado que se declara católico, 58% dizem aprovar e 39% desaprovam a atuação de Lula. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Na entrevista, Wellington Dias reconheceu que declarações de Lula sobre a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza podem ter influenciado na popularidade do governo. O presidente comparou, em fevereiro, a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista. Em resposta, Israel declarou que Lula é “persona non grata” (que não é bem-vinda) no país.

Segundo o ministro, as falas do presidente foram “deturpadas”. Ele afirmou que “o Brasil defende a paz, defende que se tenha uma trégua porque ali tem crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas que não têm nada a ver com a guerra e que estão passando fome e que precisam ser atendidas. […] E esta posição do Brasil foi, infelizmente, deturpada por alguns líderes e elas [as deturpações] terminam tendo efeito.”

Uma das ações encampadas pelo governo para melhorar a aprovação é o lançamento da campanha Fé no Brasil. Criada para divulgar de forma mais integrada as entregas do Executivo, a campanha foi vista como uma forma de se aproximar dos evangélicos.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ PUREZA: confira a lista dos vereadores mais citados

O Instituto Agorasei também sondou a opinião espontânea dos eleitores de Pureza sobre em quem votariam para Vereador, se as eleições fossem hoje.

 

De acordo com os números da pesquisa, Adriana foi a mais citada com 8,0%, sendo seguida por Fabiano Silva com 6,9% e Seu Lila com 5,1%.

 

Na sequência surgem Leandro Enfermeiro (3,4%); Michele (3,1%); Neguinho Pé no Chão (3,1%); Isaias dos Santos (2,9%); Dilma de Badu (2,0%); Galego Mororó (2,0%); Galego de Olho D’água (1,4%); João Maria Martins (1,1%); Cleiton Auto Escola (0,9%); Berg Santana (0,6%) e Luiz Joventino (0,6%).

 

Com apenas uma citação (0,3%) aparecem Altson Martins, Brito, Ceiça, Daniel, Edilma Lima, Flávia Brito, Franciscarla, Joca da Mata, Lamoniê, Leonardo, Luiz da Farmácia, Marília, Neto Moura, Patrícia Brito e Samara Carvalho

 

Aqueles entrevistados que dizem votar branco ou nulo somam 8,6%, enquanto os sem opinião ou que não responderam totalizam 45,8%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ PUREZA REJEIÇÃO: 38,6% dos entrevistados dizem que não votam de jeito nenhum em Kayrim Medeiros

Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, para prefeito de Pureza, 38,6% dos eleitores entrevistados citam Kayrim Medeiros. Os que rejeitam a candidatura de Ricardo Brito são 27,1%.

 

Os entrevistados que dizem não rejeitar nenhum dos nomes, que poderiam votar em qualquer um dos dois, somam 23,7%. Já aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 12,9%.

 

Nesta questão da rejeição foi utilizada a metodologia de múltiplas escolhas. Ou seja, o entrevistado podia escolher mais de um dos nomes apresentados. E por isso o quantitativo e o percentual da questão ultrapassam os 350 e 100% respectivamente

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ PUREZA ESTIMULADA: Ricardo Brito lidera a disputa com 45,4% das intenções de voto

Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, no município de Pureza, mostra Ricardo Brito liderando a corrida sucessória naquele município da microrregião do Litoral Nordeste Potiguar.

 

De acordo com os números da pesquisa, na questão estimulada ele surge com 45,4% das intenções de voto. Já o seu provável adversário, Kayrim Medeiros, é citado por 35,7% dos das pessoas entrevistadas.

 

Aqueles entrevistados que dizem votar branco ou nulo somam 3,4%, enquanto os sem opinião ou que não responderam totalizam 15,5%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

“Memorial político dos Veras e Saldanhas” será lançado dia 18


Foto: Divulgação

Os primos Francisco Galbi Saldanha e Fabiano André da Silva Veras vão lançar o livro “Memorial político dos Veras e Saldanhas.” Evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, às 10 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do RN, na Cidade Alta, em Natal.

A obra faz um inventário sobre nomes e sobrenomes desses ramos familiares que se cruzam no sertão nordestino, em especial no RN e Paraíba, mostrando caminhos e destaques na atividade pública.

É uma pesquisa com componente genealógico, que mergulha em fontes históricas, orais e documentais sobre os primórdios de Veras e Saldanhas e sua marcha nos escaninhos da política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Publicitário apoiador de Bolsonaro acorda com PF na sua casa em Natal

Foto: Reprodução

O publicitário paulista Rafael Moreno Souza Santos, apoiador do ex-presidente Bolsonaro, foi surpreendido às 6h desta terça-feira (16) com policiais federais na sua casa, em Natal, onde mora após ser alvo de inquéritos no STF por suposto financiamento para os atos no dia 8 de janeiro de 2023 que resultaram em vandalismo na capital brasileira.

Segundo o documento por ele publicado nas redes sociais, trata-se de uma “representação da Polícia Federal, subsgrita pelo Delegado de Polícia Federal PAULO HENRIQUE BUFAIÇAL COBUCCI, pelas medidas cautelares de busca e apreensão, sequestro e bloqueio de bens, afastamento de sigilo bancário e bloquejo de contas e proibição de propagação de ideias e atos antidentoeráticos “relacionado com o financiamento do(s) acampamentos em frente ao quartel do Exército, que, com reivindicações ilegais, atentaram contra o Estado Democrático de Direito e desempenharam papel crucial nos eventos de invasão e na depredação dos edifícios-sedes dos Poderes da República, ocorridos no 08 de janeiro de 2023”.

O publicitário foi citado no relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), na CPMI da Vergonha: “Entre as fontes financeiras, destaca-se a vaquinha virtual mantida pelo publicitário Rafael Moreno de Souza Santos, que chegou a arrecadar mais de R$ 60 mil reais por meio de um site de financiamento coletivo”.

BZ Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Federal indicia empresários por desmatamento em área de proteção ambiental do RN

Foto: Divulgação

Dois empresários foram indiciados pela Polícia Federal por promover desmatamento não autorizado em uma área de proteção ambiental no município de Espírito Santo, na região do Litoral Sul potiguar.

Segundo a polícia, o desmatamento realizado com tratores e outras máquinas ocorreu na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Uma, do bioma Mata Atlântica. Os investigados teriam o objetivo de plantar cana-de-açúcar na área.

“O dano ambiental foi constatado por meio de exame pericial que demonstra vasta derrubada de mangabeiras na área de coleta de mangaba dos rurícolas da etnia ‘Catu’, os quais encontram-se sob regularização perante a Funai, como indígenas”, informou a Polícia Federal.

Ainda segundo a PF, no final de janeiro de 2024, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) já havia autuado o empresário mandante, e notificado um outro empresário, executor do desmatamento, proprietário dos tratores de esteira, além de outras máquinas.

A Polícia Federal informou que vai seguir com a investigação e ouvir outros envolvidos nos crimes ambientais.

Após o indiciamento e conclusão do inquérito policial, os autos serão enviados ao Ministério Público Federal para ajuizamento de processo criminal contra os responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Cratera na avenida Coronel Estevam deixa trânsito lento; confira rotas alternativas

Foto: STTU

Os motoristas que precisam passar pela avenida Coronel Estevam, no Alecrim, zona Leste de Natal, estão enfrentando lentidão no trânsito na manhã desta terça-feira (16). Segundo a Secretaria de Mobilidade (STTU) da capital, o trecho afetado corresponde a área próxima à Igreja São Sebastião, no sentido Cidade Alta, onde uma cratera se abriu na tarde de segunda-feira (15).

A STTU informou que já está com agentes no local auxiliando no retorno do fluxo no trânsito. Além disso, equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) também está trabalhando na área.

Enquanto o fluxo segue lento, a recomendação é que os motoristas utilizem a rua dos Caicós ou avenida Interventor Mário Câmara.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado deve votar hoje se posse e porte de qualquer quantidade de droga ilícita é crime

Foto: JONAS PEREIRA/AGÊNCIA SENADO

O plenário do Senado começa a votar nesta terça-feira (16) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta foi aprovada por ampla maioria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa e é vista como uma resposta ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

Antes de ser submetida à votação em primeiro turno, a proposta foi discutida em cinco sessões no plenário do Senado. Após a primeira votação, o texto ainda será debatido em mais duas sessões. Para que uma PEC seja aprovada, é necessário o apoio de pelo menos dois terços dos senadores (54 votos), após dois turnos de deliberação. A data da votação em segundo turno ainda não foi definida.

Segundo apurou o R7, isso vai depender do resultado da primeira votação. Se aprovado pelos senadores, o texto será enviado à Câmara dos Deputados.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula procura mais R$ 35 bilhões para baixar conta de luz

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Após publicar uma MP (medida provisória) para baixar a conta de luz no país em até 5% neste ano, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute como garantir alívios nas faturas a partir de 2025.

Membros do governo falam na necessidade de até R$ 35 bilhões anuais para a tarefa.

A tarifa de energia é uma das principais preocupações do mandatário em meio à queda de popularidade identificada nas pesquisas, ao lado dos preços de alimentos e de combustíveis.

Pessoas envolvidas nas discussões relatam que uma das propostas é usar recursos do próprio Orçamento da União, mas o tema gera resistência do Ministério da Fazenda.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Ou seja, não cumpre promessas e quer sacrificar a população. LULA É O MAIOR ESTELIONATO ELEITORAL DO PLANETA TERRA.

  2. Usar recursos do orçamento. 😂😂😂😂
    Qual recursos? Só se for aquele que cobra mais impostos.

  3. Tem umas figuras que comentam nesse blog, escrevendo baboseiras, que poderiam pedir o número do PIX do governo federal, do nine ou de Janja, para contribuir e levantar essa merreca.

    1. É o tipo da demagogia que é cobrada depois. Mas de todos, de todas e de todes e na marra.
      Conforme empiricamente demonstrado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *