Diversos

O professor de Harvard que acredita que podemos estar diante de uma prova de vida alienígena

É em meio ao silêncio que o físico Abraham Loeb, chefe do Departamento de Astronomia da Universidade Harvard, encontra inspiração para resolver de forma criativa problemas científicos complexos. Questões sobre a origem e o destino da humanidade sempre estiveram presentes em sua vida. Até a adolescência, Avi, como é conhecido, viveu na fazenda de seus pais, em Israel. Aos fins de tarde, ele buscava ovos no galinheiro. E, nos finais de semana, trabalhava dirigindo um trator.

Alimentava sua solidão lendo filósofos e escritores existencialistas, como o francês Jean-Paul Sartre e o argelino Albert Camus. Se não fosse o serviço militar obrigatório, Loeb poderia ter estudado filosofia. “Trabalhava na fazenda sozinho, sem pessoas à minha volta, cercado pela natureza e pensando sobre as questões fundamentais”, explica Loeb à Galileu. “Atualmente, eu consigo inspiração na maioria das vezes quando estou sozinho, sem pessoas por perto. Eu gosto de ser independente.”

Sua mais recente paz criativa, no entanto, tem causado uma das maiores polêmicas no mundo científico. Loeb é um dos primeiros cientistas considerados sérios, de uma prestigiada universidade norte-americana, a defender que o Oumuamua, o primeiro objeto a cruzar nosso espaço vindo de fora do Sistema Solar, possivelmente tenha sido construído por uma civilização alienígena, quem sabe na própria Via Láctea.

“Eu não considero a discussão sobre vida fora da Terra de forma especulativa. Cerca de um quarto de todas as estrelas possuem um planeta do mesmo tamanho e temperatura como a Terra, onde água líquida deve existir e a química da vida como a conhecemos possa ter se desenvolvido”, afirma. “Se você jogar os dados dezenas de bilhões de vezes só na Via Láctea, há uma pequena chance de estarmos sozinhos. Qualquer um que defenda que somos únicos e especiais está demonstrando arrogância.”

Em outubro de 2017, pesquisadores da Universidade do Havaí detectaram por meio do telescópio Pan-Starrs esse objeto. Devido à sua trajetória fora dos padrões dentro do Sistema Solar, batizaram-no de Oumuamua, que em havaiano significa “mensageiro de muito longe que chega primeiro”. Cientistas do mundo se debruçaram sobre esse estranho visitante. De onde teria vindo tal objeto?

Com cerca de 400 metros de comprimento, ele mostrava desvios de órbita em relação ao Sol e uma aceleração e brilho incomuns a cometas e asteroides. Até que em 2018, Loeb e seu aluno de pós-doutorado Shmuel Bialy publicaram um artigo científico na revista Astrophysical Journal Letters que deixou todo mundo de cabelo em pé.

Com as informações obtidas nas três noites de observação em 2017, foi possível sugerir que o formato do Oumuamua se assemelhava a um charuto alongado e muito fino, de cor avermelhada, com brilho dez vezes mais intenso que um asteroide ou cometa. Para Loeb, o objeto poderia ser natural, produzido de uma forma desconhecida no universo, ou realmente um objeto artificial.

Pela sua velocidade, de 26 km/s, e aceleração próximo ao Sol sem a detecção de emissões de gás, como ocorre no derretimento de gelo em cometas, Loeb sugere que poderia ser uma vela solar flutuando no espaço, um lixo espacial de algum equipamento tecnológico. “Outra alternativa, em um cenário mais exótico, o Oumuamua pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as vizinhanças da Terra por uma civilização alienígena”, escrevem os pesquisadores.

Desde então, Loeb virou pop star da ciência, um garoto propaganda da possibilidade de se encontrar vida além da Terra, procurado pela imprensa e por cineastas interessados em levar a sua história para as telas.

Questão de ciência

Coryn Bailer-Jones, astrônomo do Instituto Max Planck, na Alemanha, considera que a busca por vida alienígena pode ser uma tarefa para a ciência de forma séria. Mas não esconde o seu inconformismo com a atenção dada a Loeb desde que publicou seu trabalho, em novembro de 2018. “Eu não entendo o fascínio da mídia com Avi Loeb. E pelo que li, muitos cientistas não levam o trabalho dele a sério”, afirmou. A ideia de que o Oumuamua possa ser um material extremamente fino e, sob certas circunstâncias desconhecidas, receber impulso da energia solar como uma vela é uma teoria interessante, diz ele, mas disso para pular para alienígenas seria um passo muito grande.

“Há cenários mais plausíveis para se explorar que poderiam explicar a aceleração não gravitacional do Oumuamua. A ciência realmente perderia sua linha se pularmos para aliens (ou Deus) toda vez que não entendermos alguma coisa”, diz Bailer-Jones, que tem pesquisado a trajetória desse objeto na Via Láctea e encontrou quatro possíveis estrelas de onde o Oumuamua possa ter surgido.

Loeb, porém, nega que esteja fazendo ficção científica. Rebate Bailer-Jones afirmando que todas as opções oferecidas pela ciência moderna foram usadas para chegar às conclusões do estudo. “Escrevemos um artigo científico que foi revisado e aceito em três dias”, afirma. “Eu o encorajo a ler o artigo, escrito dentro de padrões científicos”, reforça ele, para quem, por outro lado, questões como matéria escura, teoria das cordas e multiverso são bem aceitas pelo mainstream da ciência mas difíceis de serem comprovadas.

O físico e escritor brasileiro Marcelo Gleiser, professor de física e astronomia do Dartmouth College, nos Estados Unidos, também questiona o estudo do colega de Harvard. “Apesar de ter grande respeito por Avi Loeb e conhecê-lo pessoalmente há muitos anos, acho que neste artigo se excedeu. Sua hipótese é extremamente especulativa, quase que bombástica. Concordo com o Bailer-Jones”, afirma.

“Como se costuma dizer nesse tipo de ciência, asserções extraordinárias requerem evidências extraordinárias. Imaginar que uma civilização inteligente criou tal objeto para viagens interestelares é tentar dar vida ao famoso monolito de 2001: Uma Odisseia no Espaço. Por mais instigante que seja, é uma hipótese extremamente remota e sem qualquer evidência convincente.”

Gleiser também acha estranho Loeb usar a matéria escura ou o multiverso como um exemplo análogo à sua explicação ao Oumuamua. A matéria escura tem evidências favoráveis à sua existência pela distorção gravitacional que provoca em galáxias, explica o brasileiro. Assim como o multiverso “é uma ideia com motivação teórica baseada em modelos que têm um respaldo observacional, como o universo inflacionário”, analisa.

“Não temos a menor indicação de que existem outras civilizações inteligentes, de que tenham desenvolvido tecnologias e de que tenham o interesse em se lançar ao espaço. Por outro lado, acho o momento oportuno para uma discussão séria sobre o papel da especulação na ciência de ponta, e se hipóteses que não sejam comprováveis têm ou não um lugar em ciência.”

Atritos

Para Loeb, está claro que, sim, vale ousar. Em artigo enviado em março de 2019 para a Harvard Gazette, por exemplo, ele argumenta que muitos professores na academia se apegam ao cargo e às honras, esquecendo-se de é preciso arriscar para ampliar a visão de mundo. “A única coisa que eu mudaria no mundo seria transformar meus colegas na academia em crianças novamente, para que eles seguissem o caminho sincero de aprender sobre o mundo”, escreve.

Também como professor Loeb diz que busca criar um ambiente estimulante a seus alunos, encorajando-os a inovar. “Eu considero o trabalho criativo na ciência como uma arte, porque requer imaginação e inovação. A capacidade de inovar não tem receita e não pode ser ensinada. Só pode ser nutrida e encorajada”, explica à reportagem.

Amir Siraj, aluno de graduação em astrofísica de Harvard, que já escreveu dois trabalhos científicos com Loeb, um deles sobre a forma do Oumuamua, desfia elogios. “Avi é uma pessoa extraordinária. Ele é gentil, focado e um mentor de pesquisa que dá empoderamento. Eu tenho muita sorte de trabalhar com um professor como ele”, diz. “Eu acho muito importante estar ativamente buscando vida extraterrestre e colocando hipóteses sobre isso na comunidade científica. Se assumirmos uma probabilidade zero da existência de vida extraterrestre, nós nunca a encontraremos.”

A interdisciplinaridade é vista como um fator muito importante para Loeb, que tem se preocupado com o avanço da inteligência artificial e da robótica sobre a arte e a sociedade. Para ele, ciências sociais e artes devem se entrelaçar nos estudos sobre tecnologia e nas ciências exatas. E Siraj é um exemplo disso.

Filho de iranianos, mas nascido nos Estados Unidos, o estudante é um exímio pianista de música clássica, que já tocou com a Boston Symphony Orchestra e se apresentou para o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Seu principal sonho enquanto cientista é encontrar evidências de vida fora da Terra e acredita que a música pode lhe instigar insights importantes em suas futuras teorias. E vai além: “A música é talvez a linguagem mais universal e transcendente a que a humanidade tem acesso. Eu não ficaria surpreso se fosse o mesmo para outras formas de vida inteligente”.

Carlos Alexandre Wuensche, pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), faz um contraponto aos críticos de Loeb. Para Wuensche, não há dúvida de que o posicionamento do físico israelense vai contra a ortodoxia. Porém, pelas características realmente incomuns de Oumuamua, o cientista do Inpe avalia que Loeb foi ao menos ousado. “Não acho que ele esteja fazendo sensacionalismo. Essa proposta é baseada em algumas ideias ousadas, mas não é uma ideia absurda, nem ele afirma que é uma coisa resolvida”, argumenta.

Wuensche acha também muito improvável que Loeb esteja atraindo a atenção da mídia com segundas intenções, uma vez que ele é presidente do comitê da Breakthrough Initiatives, organização criada em 2015 pelo empresário russo Yuri Milner para buscar evidência de vida extraterrestre e explorar o espaço. Parte do artigo científico de Loeb e Bialy foi, inclusive, financiado pela Breakthrough Prize Foundation.

“Loeb tem uma credibilidade enquanto cientista. Eu ficaria muito surpreso se isso fosse promovido como uma espécie de retorno à bolsa que ele recebe. Ciência não se faz dessa maneira. E, ao longo de sua carreira, ele sempre foi muito independente. Não que isso não aconteça, mas pelo currículo dele eu ficaria muito surpreso”, comenta Wuesche.

Origem de tudo

O interesse de Loeb em encontrar vida extraterrestre não é recente. Há cerca de dez anos, ele despertou sua curiosidade para essa área quando percebeu que seria possível identificar sinais de rádio, gerações artificiais de calor e até poluição atmosférica em outros planetas por meio de detectores de baixa frequência.

Objetos como o Oumuamua serão identificados com maior frequência, em sua avaliação, assim que estiver pronto no Chile o Large Synoptic Survey Telescope (LSST), previsto para entrar em operação em 2022. “Estaremos aptos a identificar um novo objeto deste tipo por mês. E uma vez encontrados, teremos a certeza de estudá-los cuidadosamente no melhor telescópio”, prevê.

Galileu

 

Opinião dos leitores

  1. Já não bastasse o dogma de reencarnação do espiritismo, ainda aparece esse louco de pedra.

  2. Melhor ele continuar procurando ovos em galinheiro, porque alienígena ele não vai encontrar nunca.

    Como é que a pessoa passa a vida inteira estudando para nada?

    Só Freud para explicar a cabeças desses babacas mesmo

  3. Tal qual a propagando do shampoo denorex, aquele que 'parece mas não é', uma prova de vida que parece ser alienígena diante das asneiras que profere, seria a ameba fascista, sua prole imbecil e seus seguidores alien nados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Federal reduz para R$ 79,3 bilhões estimativa de déficit primário para 2022

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O orçamento para este ano sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última sexta-feira (21) estima um déficit primário de R$ 79,3 bilhões, montante inferior ao previsto inicialmente pelo governo federal, de R$ 170,5 bilhões.

A informação foi repassada à CNN Brasil por auxiliares da equipe econômica. Segundo eles, a projeção foi reduzida diante do aumento, pelo Congresso Nacional, das previsões de receitas primárias.

O texto, que será publicado nesta segunda-feira (24) no “Diário Oficial da União”, prevê um valor total das despesas em R$ 4,7 trilhões, dos quais R$ 1,9 trilhão é referente à dívida pública.

A proposta, segundo integrantes da equipe econômica, também estabelece uma previsão orçamentária de R$ 89,1 bilhões para o Auxílio Brasil, novo programa social lançado pela atual gestão, e de R$ 1,7 trilhão de previsão do teto de gastos.

A sanção, de acordo com ministros palacianos, estabelece ainda vetos a programações orçamentárias para o cumprimento de despesas obrigatórias. Para atender às demandas, o governo federal abrirá no futuro créditos extraordinários por meio de projetos  legislativos.

O orçamento mantém ainda previsão de R$ 1,7 bilhão para a restruturação de carreiras federais, sem especificar, no entanto, quais categorias serão contempladas.

O presidente anunciou na semana passada que o aumento para policiais federais será suspenso, mas não cancelado. O aceno ocorre diante da pressão de setores do funcionalismo público por reajustes salariais.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 296 óbitos e 135 mil casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (23).

– O país registrou 296* óbitos nas últimas 24h, totalizando 623.097 mortes;

– Foram 135.080* novos casos de coronavírus registrados, no total 24.044.255;

*Sem dados do DF, TO e MT que não divulgam aos domingos. E com o acréscimo de 12.773 casos e 131 óbitos represados em São Paulo, além de 40.290 casos represados no Ceará.

Dessa forma, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias ficou em 293 e a média móvel de casos é de 149.085, a maior desde o início da pandemia.

Opinião dos leitores

  1. Ainda bem que a natureza criou esse monstro do Coronavirus.
    Luiz Inácio Lula da Silva exaltando o vírus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América vence o ABC no primeiro Clássico Rei do ano

Imagem: reprodução/YouTube Band RN

Com gols de Wallace Pernambucano e Zé Eduardo marcados no primeiro tempo, o América venceu o ABC por 2 a 1, em jogo realizado no Frasqueirão, neste domingo (23). O ABC descontou na segunda etapa, após um chute cruzado de Wallyson que o zagueiro americano Lucas Rex desviou e mandou a bola contra o próprio gol.

O resultado tirou a invecibilidade do ABC no Campeonato Potiguar 2022. O América chegou aos mesmos 12 pontos que o Alvinegro que lidera o primeiro turno pelos critérios de desempate, após cinco rodadas.

Opinião dos leitores

  1. Chupa essa burra preta,levpu peia dentro do chiqueiro,era ora ter sido de uns 5 pra la o america aliviou

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 02 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 867

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (23). São 404.812 casos totalizados. No sábado (22) eram contabilizados 403.321, ou seja, 1.491 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 867 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.637 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (Rio do Fogo e Janduís). No sábado (22), eram 7.635 mortes. A Sesap não registrou outros óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.492.

Recuperados são 382.257. Casos suspeitos somam 6.940 e descartados são 848.323. Estimativa de casos em acompanhamento: 14.918.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO E FOTOS: Policial Militar da PB é preso após sequestrar ex-mulher e furtar viatura da polícia em Currais Novos

A Polícia Militar de Currais Novos foi acionada por volta da meia noite deste sábado (22) para atender uma ocorrência envolvendo um policial militar da Paraíba que estava no interior da casa da ex-companheira, chegando a efetuar disparos fazê-la refém. Ele ameaçava matar a ex-mulher e em seguida tirar a própria vida.

Após várias tentativas de negociações, o policial lotado na Paraíba saiu da casa apontando uma arma para a cabeça da mulher, conseguindo pegar uma viatura da PM de Currais Novos, fugindo em seguida. A partir daí deu-se início a perseguição (veja o vídeo) outra negociação, dessa vez, pelo rádio da viatura. O policial acabou se entregando por volta das 4h30 da manhã deste domingo (23), na sede do 13º BPM em Currais Novos.

O PM foi levado até a Delegacia de Polícia em Caicó e responderá por sequestro, cárcere privado, furto de viatura, disparo de arma de fogo, entre outros crimes. De acordo com a PM a mulher foi liberada sem ferimentos.

Com informações de Repórter Seridó

Opinião dos leitores

    1. Eita Manoel F violento, se decida desastre, vc quer que mate, não mate, use arma, isso é um fuleiro, vive em cima das coxas sem fazer nada, só sabe falar.

  1. Se policial é um perigo armado, imagine esse bando de malucos, que agora pode ter acesso a armas de diversos calibres. Só Jesus pra nos proteger.

  2. Vitimado por governos petistas, estão martitizando esse menino que tantas vidas deve ter salvo a serviço da Gloriosa Polícia Militar.
    Ditadores comunistas sanguinários!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: PM dispersa torcedores e evita confronto na chegada ao Frasqueirão, antes do jogo

A Polícia Militar precisou agir com disparos de balas de borracha e bombas para dispersar um grupo de torcedores do ABC que ao notar a chegada de torcedores americanos ao Frasqueirão, faltando 1h para o início do jogo, tentou partir pra cima do grupo alvirrubro.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia prende 4 suspeitos de terem agredido homem que ficou desacordado em confusão entre ‘torcedores’ na BR-101

Imagem: reprodução

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu na manhã deste domingo (23) quatro torcedores envolvidos em uma confusão na zona Sul de Natal que deixou um homem desacordado. Os torcedores estavam a caminho do estádio Frasqueirão, local do primeiro ABC x América-RN do ano.

VEJA MAIS: VÍDEO: Em confusão na BR-101, homem é espancado, fica estirado no chão e agressores fogem

Policiais militares receberam a denúncia de um registro de confusão nas margens da BR-101, próximo ao Pórtico de Natal. Os agentes de segurança foram até o local e realizaram diligências na região. Quatro suspeitos de agredirem um homem até deixá-lo desacordado foram presos, com entorpecentes e vários materiais ilícitos utilizados na briga. Todos os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul para serem autuados em flagrante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Governadores pedem prorrogação de leitos extras para Covid-19 ao Ministério da Saúde

Foto: reprodução

Vislumbrando uma nova onda de internações de Covid-19, em função da variante Ômicron, o Fórum Nacional de Governadores tenta prorrogar junto ao governo federal o credenciamento de leitos especializados para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. O contrato que disponibiliza leitos excedentes aos estados pelo Ministério da Saúde se encerra no próximo dia 31.

As tratativas são encabeçadas pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias. Pelo lado do governo federal, quem está à frente das conversas são ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

A expectativa é que a medida seja prorrogada até fevereiro de 2022. Em nota, o Ministério da Saúde informou que estuda a prorrogação de custeio para 14.254 mil leitos de UTI Covid-19 Adulto e Pediátrico por mais 30 dias para todo o país.

A nova prorrogação do contrato, segundo Wellington Dias, está relacionada ao aumento de casos de Covid-19 e internações no Brasil nas últimas semanas. Para embasar seus argumentos, o governador cita dados do boletim mais recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta um aumento na procura por leitos em diversos estados do país.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

    1. Vc não vivia na torcida contra o presidente? Ele fez tudo que devia, deu dinheiro rodado para os governadores e prefeitos, comprou e distribuiu vacinas para todos os estados indiscriminadamente, está ocorrendo algo que não bate, tem muito cientista furreba dando pitaco sem saber.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM prende homem que se identificou como policial civil aposentado após ele efetuar disparos em bar e em via pública

Um homem que se identificou como policial civil aposentado efetuou disparos de arma de fogo em um bar e  na rua Alberto Maranhão e foi preso pela Polícia Militar na tarde deste domingo (23).

Ao escutarem os tiros, dois policiais que residem na vila dos Oficiais da PM foram até a rua para averiguar a situação. O homem que havia feito os disparos se dirigiu ao Clube de Rádio Amador, localizado na Av. Rodrigues Alves.

Os oficiais seguiram o homem até o local e acionaram reforço policial. Na chegada de mais policiais, o homem efetuou novos disparos. Os agentes conseguiram desarmá-lo e ele acabou sendo levado para a Delegacia de Plantão.

Opinião dos leitores

  1. Todo brasileiro tem que carregar uma arma. Assim, ninguém nunca mais vai levar um fechada no trânsito. As rotatórias serão respeitadas. O pedestre será respeitado na faixa ( a esse recomenda-se que só atravesse a faixa mirando os motoristas, vai que…). Seremos todos respeitados. Chifre? Ninguém jamais levará. Alguém já ouviu falar de um policial que já tenha levado chifre? Duvido. Arma é solução sim. Arma é solução pra tu e solução pra mim.

  2. O governo federal precisa de um programa de distribuição gratuita de armas de fogo para toda a população. Só assim viveremos em um país seguro e justo. Se não tem restrição médica ou criminal, tem que andar com a arma na cintura. Pra ser justo tem que ser do engenheiro ao pedreiro todos armados. Pobres e ricos devem ter o direito de defender suas famílias, seus patrimônios e dignidade. SERÁ QUE FICA MAIS SEGURO??????? ACHO QUE FICA.

    1. Mais seguro pois se o meliante sabe que estamos armados,ficará trancado em casa com muito temot do honrado e patriótico cidadão de bem.
      Mas querem impor muitas dificuldades pra adquirir armas.
      Deveriam financiar com bons juros e permitir a compra somente ppt moradores da zona sul… mas de bairros bons da zona sul. Como Candelária, Parque das Colinas, Lagoa Nova e San Vale.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Torcida do América chegando ao Frasqueirão para o 1º Clássico Rei do ano

O Blog do BG recebeu imagens registradas a partir de um condomínio próximo ao Frasqueirão que mostram dezenas de integrantes de torcidas organizadas do América chegando ao estádio do ABC, local do primeiro Clássico Rei de 2022, válido pelo Campeonato Potiguar. A partida inicia às 16h.

Mais cedo, um grupo de membros de torcidas organizadas do América foi abordado pela Polícia Militar, no bairro de Neópolis. Com eles foram apreendidos rojões, socos-ingleses e uma barra de ferro (veja aqui).

Opinião dos leitores

  1. O futebol é ópio do povo. É o circo que faz de nossas vidas insignificantes e desprovidas de sentidos um pouco menos angustiantes. Não sou nada nessa vida, mas dá umas bolachas num desconhecido porque ele cometeu o sacrilégio de gostar do outro time é bom demais. O diabo mesmo é que minha paixão pelo meu time só faz sentido com a existência do outro time. E eu sinto uma enorme vontade de aniquilar o outro time, reduzindo-o ao lixo, e nem percebo que se o outro time for lixo, o meu, que estará eternamente condenado a jogar com ele, como no mito de Sísifo, também se reduz lixo.

    1. Justamente. Desde criança que escuto essa baboseira com 2 times xinfrins.
      Todo fda é abc e america. Ô besteira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *