Política

O que quer esconder a Assembleia Legislativa?

O que quer esconder a Assembleia Legislativa?

A fim de sanar uma dúvida, um repórter foi à Assembleia Legislativa do RN para ver uma edição do Diário Oficial da Casa. Foi à biblioteca, e, lá chegando, foi informado que os diários não estavam ali, mas que eles poderiam estar no arquivo, em prédio próximo à seda da AL.

No Arquivo, uma simpática senhora que cuidava da limpeza disse-lhe que os diários não estavam lá, mas que o repórter poderia buscar por eles na sala da imprensa. Já exasperado, foi informado ao repórter que os diários também não se encontravam na sala de imprensa, e lhe perguntaram se ele já não havia ido ao arquivo e à biblioteca da Casa.

Por fim, um servidor que acompanhava a conversa inglória partiu com a solução: os diários ficam guardados na Presidência, sendo necessária uma autorização para acessá-los. Autorização? O que quer a AL esconder? Se soubesse eu já tinha contado. O repórter sanou a dúvida por outra via.

De mudança Sob o argumento de interiorização da AL, a sede do Legislativo potiguar, em 27 de outubro, será a cidade de Umarizal.

Senhor presidente Ofícios distribuídos ao deputado Ricardo Motta informaram esta semana a indicação de Gustava Fernandes e Hermano Morais para 1ª e 2ª vice-lideranças do PMDB na Casa. Já o PMN, o partido de Motta, será representado por Raimundo Fernandes.

AL  A Casa, a propósito, decidiu reforçar o estoque de garrafas térmicas. Por quase R$ 15 mil abriu pregão para compra de garrafas das mais diversas capacidades. Falta só aumentar agora a quantidade de cafezinho para usar todas ao mesmo tempo.

Calma aí De olho no leilão do Juvenal Lamartine, o Ministério Público decidiu abrir investigação para apurar quais os procedimentos que serão adotados pelo Governo do Estado, que quer trocar o estádio no Tirol por um hospital na Zona Oeste.

Desqualificadas Wilma de Faria figura em mais um release do Governo do Estado, no qual é apontada como culpada pelas greves que estão pipocando no RN.

Aliás… Nenhum plano de cargo será implantado este ano devido à LRF. O governo contratará auditoria para tentar reduzir os custos com pessoal e viabilizar a implantação dos planos de cargos.

Eis-me aqui O vereador Heráclito Noé desistiu do PSD e se apresentou ao PR, em consideração a Fábio Hollanda, presidente do diretório municipal, e o deputado federal João Maia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

ELEIÇÕES 2026 – GOVERNADOR: Com 5,27% das urnas apuradas no RN, Cadu de Lula (PT) lidera com 54,37%; Allyson (União Brasil) tem 45,63%

De acordo com o TSE, Cadu de Lula (PT) lidera a disputa para o Governo do Rio Grande do Norte com 54,37% dos votos, com 5,27% das urnas apuradas no estado.

Cadu soma 59.381 votos, enquanto Allyson (União Brasil) aparece em segundo lugar, com 45,63%, totalizando 49.844 votos.

Até o momento, 428 das 8.115 seções eleitorais foram totalizadas no RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026 – PRESIDENTE: Com 5,23% das urnas apuradas, Lula tem 51,13% e Flávio Bolsonaro tem 48,87%

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga a apuração dos votos do segundo turno das eleições presidenciais.

Com 5,23% das urnas apuradas, Lula aparece com 51,13%, enquanto Flávio Bolsonaro registra 48,87%.

A apuração continua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026 – GOVERNADOR: Com 0,99% das urnas apuradas no RN, Cadu de Lula (PT) lidera com 53,05%; Allyson (União Brasil) tem 46,95%

De acordo com os dados apresentados na apuração do TSE, Cadu de Lula (PT) lidera a disputa para o Governo do Rio Grande do Norte com 53,05% dos votos, com 0,99% das urnas apuradas no estado.

Cadu soma 10.455 votos, enquanto Allyson (União Brasil) aparece em segundo lugar, com 46,95% dos votos, totalizando 9.252 votos.

Até o momento registrado na atualização, 80 das 8.115 seções eleitorais foram totalizadas no RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026 – PRESIDENTE: Em parcial com 1,1% da apuração, Lula tem 50,39% e Flávio Bolsonaro tem 49,61%

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga a apuração dos votos do segundo turno das eleições presidenciais.

Com 1,1% das urnas apuradas, Lula aparece com 50,39%, enquanto Flávio Bolsonaro registra 49,61%.

A apuração continua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

ELEIÇÕES 2026: TRE-RN confirma 50% das zonas eleitorais totalmente encerradas e transmitidas

Reprodução

De acordo com atualização do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), exatamente metade das 60 zonas eleitorais do estado já encerraram completamente a votação e concluíram 100% da transmissão dos dados para o sistema de totalização.

Entre as 30 zonas com trabalhos concluídos e boletins transmitidos estão seções estratégicas do interior e de municípios como Macaíba (ZE 05), Mossoró (ZE 34, 49 e 58), Nova Cruz (ZE 12), João Câmara (ZE 10 e 62), Areia Branca (ZE 32) e Touros (ZE 14).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“GOLPE JURÍDICO”: Após canetada de Zanin, Rogério Marinho denuncia intervenção de ministros do STF nas eleições 2026

Imagem: Reprodução/X

O senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL), criticou neste domingo (25) a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de estender até as 19h o horário de votação do segundo turno.

Em publicação no X, o parlamentar classificou a medida como uma intervenção e alertou para o risco de um “golpe judiciário”.

“Impressionante o nível de intervenção de alguns ministros do STF. Espero sinceramente que o bom senso prevaleça e que qualquer golpe judiciário ou chicana administrativa não prospere, pelo bem da democracia”, escreveu.

Zanin atendeu a um pedido da campanha do presidente Lula (PT), que alegou dificuldades de transporte de eleitores em municípios da Bahia e de São Paulo. A campanha de Flávio também havia solicitado mais duas horas de votação, mas apenas em cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, devido a chuvas intensas e bloqueios de vias.

Após determinar a extensão do horário em todo o país, o ministro esclareceu que a medida só valeria para seções eleitorais cujas urnas ainda não haviam sido fechadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

URGENTE: Prorrogação determinada por Zanin abre possibilidade de pedido para anular 2º turno, diz professor da FGV

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O professor de direito eleitoral da FGV Fernando Neisser afirmou que a decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, de estender a votação por duas horas pode abrir caminho para um pedido de anulação do segundo turno. Segundo ele, a ordem chegou quando algumas urnas já estavam encerradas, criando condições diferentes entre as seções eleitorais.

“A partir do momento em que a urna é fechada, ela não tem como ser reaberta”, declarou à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Para o professor, a situação pode fundamentar uma contestação e um pedido para realizar novamente a votação. Trata-se de uma avaliação jurídica, sem decisão de anulação.

A prorrogação foi determinada pouco depois das 17h deste domingo (25). Mesários ouvidos pela Folha relataram urnas encerradas, boletins impressos e equipamentos já devolvidos à Justiça Eleitoral, além de falta de orientação sobre como cumprir a medida.

Zanin atendeu a um pedido da campanha de Lula (PT), motivado por problemas no transporte de eleitores. A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) também solicitou ao TSE a ampliação do horário em municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, por causa de chuvas e bloqueios de vias.

Fonte: Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

ELEIÇÕES 2026: TRE-RN informa que seções já encerradas no estado não serão reabertas após prorrogação da votação

Foto: Alex Régis

O Rio Grande do Norte não reabriu as seções eleitorais que encerraram a votação às 17h, apesar da decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, de estender o horário do pleito até as 19h. Segundo o TRE-RN, as urnas já fechadas permanecerão definitivamente encerradas.

As seções que ainda tinham eleitores na fila às 17h, porém, devem concluir o atendimento até que todos votem. Os dados das urnas encerradas já foram extraídos e seguem para a totalização dos votos.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zanin esclarece que prorrogação da votação até as 19h vale apenas para urnas que estavam abertas

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu neste domingo (25) que a prorrogação do horário de votação até as 19h vale apenas para as seções eleitorais que ainda estavam abertas. Como as urnas são lacradas após o encerramento, não é possível reabrir locais onde a votação já havia terminado.

A decisão atendeu a um pedido da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que alegou dificuldades de transporte de eleitores em pelo menos dez estados e defendeu a ampliação do horário para garantir igualdade de condições no acesso às urnas.

O PT também solicitou a retomada integral da frota de ônibus em São Paulo e Teresina, além da manutenção do transporte gratuito até duas horas após o novo horário de encerramento. Eleitores de cidades como São Paulo, Salvador, Petrópolis e João Pessoa relataram dificuldades para chegar aos locais de votação devido à redução da oferta de ônibus.

Em Salvador, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou a prisão em flagrante do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, além de estabelecer multa de R$ 1 milhão por hora diante de problemas no cumprimento das medidas de transporte.

Opinião dos leitores

  1. Por Deus, estava tudo tão ordeiro, passeatas, bandeiras, camisas, sorrisos e apenas pequenos problemas perfeitamente contornáveis, aí, para não variar, vem um analfabeto semi deus, e interfere dessa forma. Não havia meleca e catinga agora tem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

“ESTRANHO”: Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo questionam prorrogação da votação

Foto: Reprodução Redes Sociais

Eduardo Bolsonaro e o comentarista Paulo Figueiredo criticaram a prorrogação do horário de votação determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do STF, neste domingo (25). Os dois participavam de uma transmissão ao vivo em Miami para acompanhar a apuração.

“Estranho, hein?!”, reagiu Eduardo. Figueiredo afirmou que a medida tinha “cheiro de golpe” e citou a queda das chances de vitória de Flávio Bolsonaro no mercado de apostas Polymarket. A declaração foi uma especulação do comentarista, sem apresentação de provas de irregularidade.

“Onde está o presidente do TSE?”, questionou Figueiredo, referindo-se ao ministro Kassio Nunes Marques. Durante a transmissão, um telão ao fundo mostrava uma apuração parcial com Lula em 65,4% e Flávio em 34,6%, sem indicação, no relato, do universo de votos contabilizados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *