Finanças

VÍDEO: Open banking dará mais chance de conseguir crédito a quem tem ‘nome sujo’; entenda

Foto: Reprodução/G1

Ter o “nome sujo”, no Brasil, é sinônimo de ser mau pagador. O consumidor assim classificado tem acesso restrito a crédito no mercado, ou seja, dificilmente consegue contratar um empréstimo, fazer uma compra parcelada ou adquirir um cartão de crédito. Todavia, especialistas apontam que a implementação do open banking tende a flexibilizar a situação dos inadimplentes. (VÍDEO AQUI).

Open banking é o novo sistema do Banco Central (Bacen) que permite o compartilhamento de dados bancários dos consumidores entre as instituições financeiras. É o próprio consumidor que define quais dados autoriza compartilhar, além de definir o prazo no qual essas informações ficarão disponíveis.

A restrição ao crédito não integra a lista de informações que podem ser compartilhadas no open banking. Isso porque os birôs de crédito, como são chamados os bancos de dados de “nomes sujos” no país, não fazem parte das instituições participantes do novo sistema.

“Só podem participar do open banking as instituições reguladas pelo Banco Central. Os birôs não são instituições financeiras, nem instituições de pagamento, por isso estão fora desse novo sistema”, explicou Leonardo Enrique, head de open banking da Serasa Experian, um dos principais bancos de dados de restrição ao crédito no Brasil.

Os birôs são alimentados por bancos e empresas dos mais variados segmentos que enviam a eles os dados dos clientes inadimplentes. O envio da informação de inadimplência faz com que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do consumidor seja negativado até que a dívida seja paga. Se o débito não for quitado, o registro é mantido pelo prazo de cinco anos.

O open banking não altera em nada o funcionamento dos birôs, incluindo o prazo de negativação do CPF inadimplente. Segundo Enrique, essa informação continuará sendo usada pelos bancos e instituições financeiras na hora de analisar a concessão de crédito ao consumidor.

O especialista da Serasa aponta, porém, que a transparência dada às informações bancárias por meio do open banking permitirá uma análise mais profunda da capacidade de pagamento da pessoa, ampliando as chances dela conseguir dinheiro emprestado no mercado.

“O open banking oferece mais uma camada de informações que as instituições financeiras vão ter para analisar aquele cliente. Ele traz a oportunidade de olhar a capacidade financeira da pessoa como um todo. Ela pode estar com o nome sujo, mas tem uma movimentação bancária satisfatória, por exemplo, para ter acesso àquele crédito que solicita”, apontou Enrique.

Rogério Cardozo, diretor executivo da Simplic – fintech norte-americana dedicada à concessão de empréstimos no Brasil desde 2014 – também aponta que o novo sistema do Bacen tende a permitir que os consumidores inadimplentes consigam crédito no mercado, seja por meio de um cartão de crédito com limite pré-aprovado ou, até mesmo, de um financiamento habitacional.

“Eu não vejo o open banking impactando negativamente a situação de quem nem nome sujo. Ao contrário, o que eu vejo é valor agregado com acesso às informações transacionais do consumidor, já que as instituições poderão consultar desde o extrato bancário à movimentação do cartão de crédito dele”, diz.

Cardozo enfatiza que “essa camada transacional vai permitir modelos mais aderentes por parte de quem oferta o crédito”. Ou seja, as instituições financeiras terão informações adicionais sobre a capacidade de pagamento de cada cliente e poderão, a partir delas, oferecer modalidades de crédito diferenciadas para cada perfil.

“Toda informação adicional sempre ajuda na tomada de decisão. Tem instituições que querem tomar mais riscos, outras que querem tomar menos. Então, com o open banking se consegue botar mais gente neste mercado de crédito”, destacou Cardozo.

‘Mapa da inadimplência’

Levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontou que, em agosto, a inadimplência atingiu novo recorde no Brasil. Ao final do oitavo mês do ano, 72,9% das famílias possuíam alguma dívida. Trata-se do maior percentual é o maior desde 2010, quando teve início a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O recorde anterior (71,4%) havia sido registrado em julho.

Já os dados mais recentes da Serasa Experian mostram que, até julho, cerca de 62,2 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo, contingente que corresponde a aproximadamente 30% de toda a população do país, estimada em 213 milhões na última projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento da Serasa, entre janeiro e abril a inadimplência aumentou em cerca de 2%, atingindo cerca de 63 milhões de brasileiros. Desde então esse número vem se reduzindo mensalmente, acumulando queda de 1,2% no período – entre junho e julho a variação foi de -0,46%. Já na comparação com julho do ano passado, houve queda de 2% no número de consumidores com o CPF negativado no país.

O “Mapa da Inadimplência” traçado pela Serasa em julho revela que:

as mulheres são maioria (50,1%) entre os brasileiros inadimplentes;

elas também são maioria (54%) entre aqueles que negociaram a dívida;

a maioria (35,5%) dos inadimplentes tem entre 26 e 40 anos de idade;

a 2ª maior proporção de inadimplentes (35,3%) tem entre 41 e 60 anos;

a maior parte das dívidas (29%) são com bancos ou cartões de crédito;

serviços básicos (água, luz e gás) representam 23,59% do total de dívidas;

a inadimplência no varejo (13,09%) aparece em terceiro lugar no ranking;

SP concentra o maior número de inadimplentes (14,75 milhões, 23,7% do total);

RJ aparece no 2º lugar do ranking, com 6,09 milhões, ou 9,6% do total;

MG ocupa a 3ª posição, com 5,76 milhões de inadimplentes, ou 9,2% do total;

BA (3,98 milhões ou 6,4%) e PR (3,24 milhões ou 5,2%) ocupam a 4ª e a 5ª posição;

Como limpar o nome

Quem tem o nome sujo só tem duas opões para regularizar a situação: pagar o que deve, ou esperar o prazo de prescrição da dívida, a partir do qual ela não pode mais ser cobrada – o que pode levar até 10 anos.

Para quitar a dívida, é preciso procurar diretamente a empresa a credora da dívida e tentar renegociar o pagamento. Muitas empresas oferecem facilidades para os inadimplentes regularizarem a situação, como o parcelamento do débito ou até a retirada de juros.

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CONGRESSO: Natália Bonavides e Fernando Mineiro estão entre os 92% dos deputados do PT que votaram para elevar a conta de luz


O Congresso Nacional derrubou, na terça-feira (17/6), dispositivos do veto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia aplicado no texto do Marco Regulatório de Energia Offshore, o que deve gerar o aumento da conta de luz no Brasil nos próximos anos. O governo federal estima que a ação dos parlamentares pode resultar em um impacto de R$ 525 bilhões no encarecimento da energia até 2040.

O que chama a atenção na decisão do Congresso é que a derrubada do veto contou com apoio significativo dos deputados e senadores de partidos da base governista. Dos 68 deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, por exemplo, 63 votaram pela derrubada, ou seja, 92,6% da bancada. Entre os senadores da sigla, o percentual ficou em 77,7%.

O placar final da votação no Congresso Nacional, que resultou na derrubada do veto, ficou da seguinte forma:

Senadores

  • 48 votaram pela derrubada do veto de Lula
  • 12 votaram pela manutenção do veto de Lula

Deputados Federais

  • 347 votaram pela derrubada do veto
  • 56 votaram pela manutenção do veto

Veja votos na íntegra. Clique aqui.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Muito forró e duas receitas pra esquentar ainda mais o seu São João

E o São João continua no Papo de Fogão com o cantor @placillio cantando muito forró dos bons. E nosso apresentador vai preparar um Mungunzá salgado pra lhe dar sustança pra aguentar as festas. E, na Dica Rápida, a influenciadora gastronômica @jeanenuness vai fazer um escondidinho de jerimum com carne seca low carb. Venha aproveitar muita música boa e receitas deliciosas.

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 8h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, Somente no YouTube- Voltamos dia 29/06

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, Somente no YouTube- Voltamos dia 29/06

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Apresentação: @fernando_amaral
Exibição:@tvbandma @tvbandimperatriz @tvbandceara @tvbandpiaui

Volta dia 29/06:
@tvtropicalrn @correiotv Apoio:
@blogdobg
@blogdobgpb
@panelamineiraoficial

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Fortes Chuvas faz prefeitura suspender São João desta sexta-feira

 

A Fundação Capitania das Artes e a Secretaria Municipal de Cultura anunciaram, por meio de nota, o cancelamento da programação do São João de Natal nesta sexta-feira, 20 de junho, no polo Zona Oeste.

Mesmo com as apresentações já em andamento, as fortes chuvas que atingem a capital potiguar tornaram inviável a continuidade dos shows previstos para esta noite.

A Prefeitura informou ainda que a programação dos festejos para sábado e domingo será reavaliada diariamente, já que a previsão aponta para a persistência das precipitações intensas nos próximos dias.

Confira a nota completa: 

A Fundação Capitania das Artes e Secretaria Municipal de Cultura, informam o cancelamento da programação do São João de Natal desta sexta-feira, 20 de junho, no polo Zona Oeste.

Apesar das apresentações já terem iniciado, as fortes chuvas que atingem a capital potiguar inviabilizaram a realização dos demais shows previstos para hoje.

A continuidade da programação para sábado e domingo será reavaliada a cada dia, uma vez que a previsão é de que as precipitações intensas sigam ocorrendo na cidade.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zambelli deve apresentar defesa por escrito contra perda de mandato

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Os advogados da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresentarão, por escrito, a defesa da parlamentar contra a perda de mandato.

Foragida na Itália, Zambelli foi notificada nesta semana. Ela tem um prazo de cinco sessões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para apresentar a sua defesa.

A parlamentar licenciada foi notificada por e-mail na última terça-feira (17). Ela já deu ciência do recebimento da notificação.

O caso será relatado pelo deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR). Após a apresentação da defesa, o relator terá cinco sessões para apresentar um parecer.

Pelos prazos regimentais, o processo pode ficar apenas para agosto, após o recesso parlamentar.

Após a votação, o caso segue para o plenário da Câmara dos Deputados.

Em maio, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, perda de mandato na Câmara dos Deputados e o pagamento de indenização de R$ 2 milhões por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A parlamentar recorreu, mas foi derrotada por unanimidade em julgamento da Primeira Turma da Suprema Corte.

CNN Brasil 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que “é difícil pedir que Israel pare” de atacar o Irã

Chip Somodevilla/Getty Images

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (20/6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que será difícil pedir a Israel que interrompa os ataques aéreos contra o Irã, mesmo com a tentativa paralela de buscar uma solução diplomática para encerrar o conflito.

Trump explicou que os avanços de Israel no campo de batalha dificultam uma eventual recomendação de cessar-fogo por parte dos EUA. “É muito difícil parar, quando você analisa a situação. Israel está se saindo bem em termos de guerra”, afirmou. “Acho que se poderia dizer que o Irã está se saindo pior. É um pouco difícil fazer alguém parar”, pontuou.

O republicano destacou que, diante do contexto, “se alguém estiver ganhando”, fica difícil intervir e pedir uma possível paralisação. Ele falou com jornalistas em Nova Jersey, onde participa de um evento de arrecadação de fundos em seu campo de golfe.

“É um pouco mais difícil de fazer [o pedido] do que se alguém estiver perdendo. Mas estamos prontos, dispostos e capazes. Temos conversado com o Irã e veremos o que acontece”, prosseguiu Trump.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Vídeo: dançarina de Zezé Di Camargo chama comida nordestina de lavagem

Um caso de xenofobia protagonizado pela dançarina e backing vocal Bianca Alencar, da equipe da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, ganhou as redes sociais e causou revolta Brasil afora. A artista ofendeu a culinária do município de Floresta, no sertão de Pernambuco, durante a passagem pela cidade.

Nos stories do Instagram, Bianca comparou o almoço com “lavagem de porcos” – termo popularmente usado para se referir à mistura de restos de comida destinada à alimentação de suínos.

“Paguei e não comi. Não dá! Parecia lavagem”, disse Bianca em vídeo publicado nas redes sociais. Entre os pratos mencionados por Bianca, está o arroz mexido, considerado uma das especialidades da região.

Após a repercussão, a backing vocal publicou novo vídeo tentando se justificar. Ela afirmou que a intenção era comentar os “perrengues das estradas” e citou ser descendente de nordestinos.

O show de Zezé Di Camargo & Luciano ocorreu na noite de quinta-feira (19/6) e integrou a programação de aniversário da cidade, que contou também com apresentações culturais, shows gratuitos e o corte do tradicional bolo.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Buracos transformam rodovia em ‘Lua’, de tanta cratera no interior do RN

Um vídeo que circula nas redes sociais, denuncia a situação precária da RN que liga Santa Cruz a São Bento do Trairi, no interior do Rio Grande do Norte. Enquanto dirige pelo trecho esburacado, o internauta ironiza: “Estamos na lua, olha a buraqueira!”, em referência à aparência da estrada, que mais parece a superfície lunar.

Visivelmente indignado, ele relata os impactos da buraqueira na viagem: “O carro tá todo se tremendo, galera. Isso é um absurdo! Como é que pode, ainda nos dias de hoje, ter que enfrentar uma RN dessas?”. No desabafo, o morador pede atenção do governo estadual para a situação da via e da população da região: “Tenha pena do povo, governadora.”.

O vídeo termina com um apelo: “Vamos compartilhar esse vídeo, mostrar que essa região tá esquecida”.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PPA Parnamirim: Plenária no bairro de Emaús acontece nesta segunda-feira (23)

A Prefeitura de Parnamirim segue promovendo uma série de encontros com a população nos bairros da cidade, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a participação cidadã. Na próxima segunda-feira, 23 de junho, será a vez da comunidade de Emaús participar da Plenária nos Bairros, que acontece das 19h às 21h, na Escola Municipal Manoel Machado. A plenária é aberta ao público e todos os moradores da região estão convidados a participar e contribuir. É o momento de exercer a cidadania e colaborar diretamente para o futuro do município.

O objetivo do encontro é ouvir as propostas, sugestões e necessidades dos moradores da região, contribuindo diretamente para a construção do Plano Plurianual (PPA) — o instrumento que define as prioridades e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Com caráter democrático e participativo, a nova gestão municipal tem priorizado a aproximação com a sociedade, reconhecendo que ouvir quem vive a cidade é essencial para traçar políticas públicas eficazes e transformadoras.

“Acreditamos que o planejamento público precisa nascer do diálogo com as pessoas. Só assim conseguiremos construir uma Parnamirim mais justa, eficiente e voltada para as reais necessidades da população”, destacou a prefeita Nilda Cruz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

3×1: Flamengo vence o Chelsea e encaminha classificação no Mundial de Clubes

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo venceu o Chelsea, por 3 a 1, nesta sexta-feira (20), e se tornou líder do Grupo D. O Rubro-Negro está com seis pontos, tendo vencido as duas partidas disputadas na fase de grupos do Mundial de Clubes.

Pedro Neto chegou a abrir o placar para o time londrino no primeiro tempo. Na etapa final, Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan viraram o jogo para os cariocas.

A classificação do Flamengo para as oitavas do Mundial de Clubes depende apenas de uma vitória do Espérance contra o Los Angeles FC, que acontece às 19h (horário de Brasília), desta sexta-feira (20).

 

TNT Sports

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Putin diz que está preocupado com risco de o mundo caminhar para 3ª Guerra Mundial

Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

Perguntado sobre o conflito direto entre Israel e Irã, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse estar preocupado de que mundo esteja caminhando para a 3ª Guerra Mundial. A Rússia é aliada do Irã.

Falando em um fórum econômico em São Petesburgo nesta sexta-feira (20), Putin mencionou a própria guerra da Ucrânia, iniciada após invasão russa em fevereiro de 2022, e o conflito direto entre Israel e Irã.

O líder russo disse estar preocupado com o que está acontecendo em torno das instalações nucleares no Irã, onde especialistas russos estão construindo dois novos reatores nucleares para Teerã.

“É preocupante. Estou falando sem ironia, sem brincadeiras. Claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo, e está bem diante de nossos olhos —e nos afeta diretamente”, disse Putin.

Putin também chefia a invasão de suas tropas na Ucrânia, que completou três anos em fevereiro. E, neste ano, atritos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — composta por países da União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido — aumentaram temores de que a guerra se expanda para além das fronteiras ucranianas.

Ainda sobre a guerra na Ucrânia, Putin fez novas ameaças e mandou sinais conflitantes: disse que pode tomar novos territórios, como a cidade de Sumy, no nordeste ucraniano, e afirmou que os povos russo e ucraniano “são um só”, e que, nesse sentido, “a Ucrânia inteira é nossa”. O líder russo também afirmou que “não busca a rendição do rival”, mas sim o reconhecimento dos cerca de 20% do território ucraniano que suas tropas dominam no momento.

A fala de Putin sobre o povo ucraniano remete a um ensaio publicado por ele em 2021, quando defendeu a inexistência da Ucrânia como um país soberano. Nesta sexta, no entanto, o líder russo disse que nunca pôs em dúvida o direito dos ucranianos à soberania.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *