Diversos

Operação Habite-se: MP oferece denúncia contra Coronel do Corpo de Bombeiros

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Natal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia em desfavor do Coronel do Corpo de Bombeiros Militar Carlos Kleber Lopes Barbosa, diretor da Diretoria de Engenharia e Operações.

Na denúncia apresentada na última sexta-feira e já recebida pela Justiça, o MPRN atribui ao coronel as condutas delituosas previstas nos arts. 308, caput (corrupção passiva), 312, caput (falsidade ideológica) e 320, caput (violação do dever funcional com fim de lucro), na forma do art. 79, todos do Código Penal Militar (CPM). As informações estão no processo nº 0136350-72.2014.8.20.0001.

A denúncia é um desdobramento da Operação Habite-se, deflagrada no último dia 17 de dezembro e cujas investigações prolongaram-se por aproximadamente um ano. Nas investigações apurou-se fortes indícios de irregularidades na emissão de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – o documento conhecido por “Habite-se”  – e ainda o envolvimento de bombeiros militares vinculados à Diretoria de Engenharia e Operações (DEO) e ao Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) da corporação. Pessoas físicas e jurídicas também estariam envolvidas e o esquema funcionava pelo menos desde 2004.

No entanto, a denúncia oferecida trata especificamente de fatos ocorridos entre 2010 e 2011, relacionados à elaboração de projeto de prevenção e combate a incêndio, bem como a irregularidades na tramitação do procedimento para emissão do AVCB de um hotel localizado no bairro de Ponta Negra, em Natal. Foi a partir da comunicação dessas irregularidades pelos proprietários do hotel ao Ministério Público Estadual que a investigação teve origem, descortinando uma série de outras irregularidades relacionadas a outros empreendimentos no Rio Grande do Norte.

A ação penal em desfavor do Cel BM Carlos Barbosa já foi instaurada após o recebimento da denúncia pelo juiz-auditor militar em exercício, o qual também manteve a prisão preventiva do denunciado diante da necessidade de resguardo da garantia da ordem pública, da conveniência da instrução criminal e da manutenção das normas ou princípios de hierarquia e disciplina militares.

Embora tenha-se verificado que o Coronel se valeu da colaboração de civis nos fatos denunciados, esses não podem ser processados e julgados pela Justiça Militar estadual pelos crimes praticados em coautoria. Assim, oportunamente serão apresentadas denúncias na Justiça Comum em desfavor dos demais civis envolvidos nos delitos.

Mesmo após a deflagração da Operação Habite-se, as investigações continuam em curso, tendo em vista a complexidade, o grande número de fatos examinados e o envolvimento de outros agentes militares e civis em irregularidades na emissão de AVCB’s. Deste modo, outras denúncias poderão serão oferecidas ao Judiciário.

http://www.mp.rn.gov.br/portal/inicio/criminal/criminal-noticias/6606-operacao-habite-se-mp-oferece-denuncia-contra-coronel-do-corpo-de-bombeiros

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula aciona OMC contra tarifaço de Trump

Foto: Ricardo Stuckert/PR e Jim Watson/AFP

O governo Lula (PT) acionou os Estados Unidos na OMC (Organização Mundial do Comércio), em reação às tarifas estabelecidas por Donald Trump.

O chamado pedido de consulta foi entregue nesta quarta-feira (6) na missão dos EUA junto à organização.

Apesar da alta probabilidade de não ter efeito prático, já que a consulta precisa ser aceita pelos americanos e a última instância da organização está paralisada, o movimento é visto no Palácio do Planalto como um gesto simbólico importante para marcar posição do Brasil em defesa do sistema multilateral de solução de disputas comerciais.

Na terça (5), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o procedimento de consultas seria aberto na OMC.

O pedido via OMC, primeiro passo de um processo na entidade, ocorre dois dias depois de uma reunião do Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior, presidido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e composto também por membros como Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Por meio das consultas, quem reclama solicita a outro informações sobre as práticas alegadamente comerciais e requer modificações das medidas.

De acordo com o governo brasileiro, as tarifas são inconsistentes com diversas obrigações na OMC, entre as quais a chamada cláusula da Nação Mais Favorecida e o teto tarifário consolidado pelos próprios americanos na Organização.

“Ao se distanciar dos compromissos multissetoriais característicos da OMC, a medida desestabiliza o equilíbrio construído ao longo de décadas de negociações multilaterais e representa sério risco à arquitetura internacional de comércio”, afirmou o ministério das Relações Exteriores, em um documento interno que embasou a decisão de acionar os americanos.

Os EUA, porém, precisam aceitar o pedido para o início das conversas. Se as consultas não resolverem a disputa em 60 dias após o recebimento do pedido, o demandante pode pedir a instauração de uma segunda etapa: um painel.

Os painéis são formados por três membros, escolhidos de comum acordo pelas partes. Os dois países apresentam petições escritas e participam de audiências. O painel emite um relatório sobre as medidas em contestação e sua compatibilidade com acordos da OMC.

O prazo teórico para a apresentação desse relatório é de até seis meses, prorrogáveis por mais três. Na prática, no entanto, a fase de painel tem durado cerca de 12 meses —a não ser em casos de maior complexidade, que podem se arrastar por até cinco anos.

O país derrotado no relatório do painel pode entrar com recurso, dando início a uma terceira e última etapa: uma contestação no Órgão de Apelação. O colegiado pode manter, modificar ou reverter as conclusões de um painel e a decisão é de implementação obrigatória pelos países-membros, devido a compromissos assumidos com a OMC por meio de suas respectivas legislações.

O problema é que essa última instância está paralisada desde 2019 graças aos EUA. Trump anunciou em agosto de 2017 (durante seu primeiro mandato) que não fecharia acordo para preencher as vagas do colegiado.

Com isso, até hoje mais de 20 decisões de painéis na OMC foram apeladas “no vácuo”. Isso significa que a instituição não pode tomar decisões finais caso um país conteste resultados de instâncias anteriores.

Folhapress

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO SOSSEGO: Mais de 500 motos com escapamentos barulhentos já foram removidas pela PM em Natal e Parnamirim em 2025

Foto: CPRE/divulgação

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), já removeu 506 motocicletas com escapes barulhentos nas cidades de Natal e Parnamirim, durante as fiscalizações da Operação Sossego, no ano de 2025.

Entre as principais irregularidades encontradas estão:

  • ausência de silenciadores,
  • escapes furados,
  • falta de filtros e descargas livres, que causam incômodo à população, principalmente em horários noturnos e áreas residenciais.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor causando poluição sonora é considerada infração de natureza grave, resultando em multa de R$ 195,23 e aplicação de cinco pontos na CNH do condutor.

O CPRE afirmou em nota que seguirá atuando com rigor contra as irregularidades e destacou que o respeito às normas de trânsito é fundamental para um convívio social mais harmonioso e seguro.

Com informações de Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Gerente de loja morre após tiro na cabeça às margens da BR-101, em Neópolis

 

Foto: Maurício Teixeira/TV Ponta Negra

No fim da manhã desta quarta-feira (6), um homem foi encontrado baleado na cabeça dentro de uma caminhonete modelo S-10, no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal, às margens da BR-101.

Ele foi identificado como Heméterio Fernandes Júnior, gerente de uma loja de automóveis. Ele teria atentado contra a própria vida, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A caminhonete estava estacionada quando populares notaram a presença do corpo no carro. Na janela do veículo havia uma marca de disparo de arma de fogo. Também havia sangue no chão ao lado do carro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Duas mães, uma gestação: como funciona a reprodução assistida para casais de mulheres

Cláudia e Micaela estavam juntas há 7 anos. Foi quando, em 2023, decidiram que era chegada a hora de ampliar a família e ir em busca de um sonho do casal: ser mães. Ao buscarem informações sobre reprodução assistida, encontraram no médico Haroldo Macedo, que hoje integra o quadro de especialistas do laboratório DNA Fértil, não apenas o esclarecimento de todas as dúvidas que tinham sobre o processo, mas também acolhimento, respeito e empatia.

“Sempre sonhei em ser mãe, e levei a ideia para Ludimila em 2023, para darmos esse passo importante nas nossas vidas. Não sabíamos de nada, mas encontramos em Dr. Haroldo Macedo alguém que tirou todas as nossas dúvidas, nos deu esperança, mostrou também quais seriam as eventuais dificuldades, e acolheu a nós e o nosso plano de maternar”, conta a enfermeira e gestora hospitalar Micaela Vladivia Freitas Dantas.

Segundo Dr. Haroldo Macedo, o primeiro passo para casais homoafetivos femininos que desejam engravidar é a consulta com um médico especialista em reprodução assistida. “Nessa conversa inicial, avaliamos todos os fatores clínicos e reprodutivos das pacientes, como idade, exames básicos de fertilidade e histórico familiar. A partir daí, traçamos o melhor plano para uma futura gestação”, explica.

Casais homoafetivos femininos que buscam a maternidade encontram na medicina reprodutiva opções como a inseminação artificial e a Fertilização In Vitro (FIV) com sêmen de doador. Em muitos casos, como o de Cláudia e Micaela, opta-se pela chamada gestação compartilhada, quando uma das mulheres doa os óvulos e a outra é responsável pela gestação. “Essa decisão depende tanto do desejo do casal quanto da análise clínica individual de cada paciente, sempre com foco nas chances de sucesso e na segurança do processo”, afirma o médico.

Todo o procedimento é amparado pelo Conselho Federal de Medicina e reconhecido legalmente no Brasil. “Atualmente, é permitido o registro do nascimento em nome de ambas as pacientes. O que consta no documento é a filiação com os nomes das duas mães, sem distinção de papel materno ou paterno”, disse.

PLANEJAMENTO

Do primeiro encontro de Micaela e Ludimila com Dr. Haroldo Macedo até a Fertilização In Vitro foram 10 meses de planejamento, um período de muitos desafios (como o diagnóstico de Covid em Micaela), mas que culminou com a realização do sonho do casal. Os óvulos da enfermeira e estudante de Odontologia Claudia Ludimila Felipe Carneiro foram fecundados, e dois embriões gerados, de 14 óvulos captados, implantados em Micaela.

“Um dos nossos medos, ao procurar um profissional que pudesse nos ajudar a realizar esse sonho, era o preconceito, mas já no nosso primeiro encontro com Dr. Haroldo saímos super felizes, porque nos sentimos extremamente acolhidas. Ele foi fantástico, em toda a conduta, desde o primeiro encontro até o nascimento das crianças”, relata Claudia Ludimila.

A escolha do sêmen também é uma etapa importante e cuidadosa do processo. “A doação é anônima, mas o casal pode escolher o doador a partir de um catálogo oferecido pelos bancos de sêmen credenciados, com informações como tipo sanguíneo, cor dos olhos, altura, profissão e até hobbies. Tudo é rigidamente regulamentado pela ANVISA”, detalha Dr. Haroldo.

Liz e Gael Carneiro nasceram em 27 de fevereiro de 2024, trazendo luz e alegria para a família das mães, como elas costumam contar, com sorriso no rosto. “São nossos sonhos. Nossos amores. São eles que trazem alegria para a nossa família”, destaca Claudia Ludimila. “Eles são iluminados. Ser mãe de um casal é algo que foi além até do que sonhávamos e imaginávamos”, complementa Micaela.

Com mais de 25 anos de experiência, o DNA Fértil oferece não apenas tecnologia de ponta, como também um atendimento acolhedor e personalizado em todas as etapas da jornada, respeitando os desejos e individualidades de cada casal. “Temos uma equipe sensível, preparada não só tecnicamente, mas humanamente. Da recepção aos embriologistas, nossa missão é garantir que cada pessoa se sinta respeitada, segura e amparada”, finaliza Dr. Haroldo Macedo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Jornalista Rudimar Ramon é absolvido de mais um processo; processos movidos contra o jornalista caracterizaram perseguição judicial com o objetivo de cercear a liberdade de imprensa

Foto: Divulgação

Nesta semana, o Juiz da 11ª Vara Criminal da Comarca de Natal, absolveu o jornalista Rudimar Ramon das acusações previstas nos artigos 138, caput e 139 caput e 70 do Código Penal.

De acordo com o Magistrado, inexistiram elementos seguros que comprovem as circunstâncias fáticas imputadas ao acusado. De maneira que “não se vislumbraram elementos evidenciadores da materialidade do fato delituoso e indícios suficientes de autoria. Entendo que a expressão vigorosa utilizada pela parte passiva em seu blogue desacompanhada de provas concretas do dolo específico (animus offendendi), não é suficiente para caracterizar os crimes de calúnia e difamação mesmo porquanto o querelado exerceu simples e constitucionalmente o seu direito à livre expressão sacramentado no art. 5º, caput e IV da CF. Sem nenhuma falsa retórica de nossa parte, não devo olvidar que penalizar um profissional da imprensa pelo seu pensamento no exercício do seu labor como blogueiro seria simplesmente amordaçar a democracia.”

Ainda na Sentença, o Juiz trouxe essa tentativa da utilização do judiciário para cercear a Liberdade de Expressão, como mais um processo que atrapalha de forma indireta o funcionamento do Poder Judiciário. “Por fim não posso deixar de mencionar que esta peleja judicial retrata, infelizmente, as picuinhas político-partidárias que sempre despontam em épocas de eleição em todo nosso país mas, em principal, nas cidades do interior; nestas, muitos candidatos com o desiderato de auferir votos de rurícolas sem nenhum ou quase nenhum esclarecimento cívico-patriotico, olvidam que o confronto eleitoral entre adversários deve ser feito de ideias mas realizado de uma maneira elegantemente respeitosa (…) formando minha convicção pela livre apreciação das provas, JULGO IMPROCEDENTE a queixa-crime ofertada pelo querelante OTACÍLIO CASSIANO DO NASCIMENTO NETO contra o querelado RUDIMAR RAMON DOS SANTOS para ABSOLVER como o ABSOLVO pela prática dos crimes de calúnia e difamação colocados em moldura nos artigos 138, caput e 139 caput CP, com espeque no art. 386, III, do CPP, ou melhor, porquanto os fatos não constituem crimes .”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Família aguarda translado de cinzas de potiguar vítima de incêndio na Irlanda

Foto: Reprodução

A família do potiguar Ailton Soares de Oliveira, de 38 anos, vítima de um incêndio em Dublin, na Irlanda, ainda aguarda por uma resposta sobre o translado das cinzas do brasileiro. A irmã dele, Erica Pires, esclarece que na segunda-feira (4) a embaixada do Brasil na capital irlandesa encaminhou um e-mail informando que a cremação do corpo está marcada para esta quarta-feira (6). Apesar disso, ainda não há uma resposta sobre a possibilidade de custeio da transferência das cinzas para o Brasil.

De acordo com a familiar de Ailton, todos os procedimentos em uma funerária da Irlanda estão sendo realizados por meio da vaquinha que foi aberta exclusivamente no país para auxiliar o brasileiro. “Depois da cremação dele, vai sair uma documentação e a embaixada vai emitir um atestado de óbito provisório porque o original vai demorar um pouco para sair”, esclareceu.

Em 21 de julho deste ano, a irmã de Ailton encaminhou um e-mail ao Ministério das Relações Exteriores questionando sobre a possibilidade de custeio do traslado do corpo do irmão. A resposta da pasta chegou dois dias depois repassando à Embaixada do Brasil em Dublin a responsabilidade das informações sobre o processo.

“Prezada senhora Erica, transmitimos à embaixada do Brasil em Dublin seu questionamento. Eles deverão entrar em contato em breve com informações sobre valores e procedimentos burocráticos para o traslado das cinzas”, diz o conteúdo do e-mail compartilhado por Erica à reportagem da Tribuna do Norte.

Segundo ela, no entanto, a embaixada informou que todo o procedimento estaria a cargo da funerária que está trabalhando na cremação do corpo do irmão. Desde então, todas as informações que vem recebendo estão sendo intermediadas por um brasileiro que mora em Dublin, identificado como Douglas, que vem auxiliando os familiares de Ailton no país desde que o jovem estava internado.

“Procurei saber com a funerária, por meio de Douglas, que tá resolvendo esse processo, e eles disseram que não fazem esse tipo de translado de transporte de urna”, comentou. Sem enxergar uma outra possibilidade, ela destaca que também encaminhou um e-mail à TAP na semana passada para saber se poderiam realizar o traslado das cinzas do seu irmão gratuitamente, alegando falta de condições financeiras dos familiares. Até o momento, a empresa aérea não deu retorno.

Questionada se tentou um novo contato com o Itamaraty, dado a resposta da funerária sobre a falta de possibilidade de transferir as cinzas para o Brasil, a irmã de Ailton demonstra não ter mais esperanças de um apoio. “Eu acho que o Itamaraty não vai resolver nada. Estou vendo se consigo falar com essa empresa TAP para ver como resolvem”, revelou.

Enquanto a busca pelo traslado aguarda uma definição, a vaquinha do Brasil destinada ao enterro de Ailton segue aberta. “A vaquinha da Irlanda [que arrecadou 2,7 mil euros] foi destinada a cremação, documentação e urna, que já foram pagos. A vaquinha [do Brasil] vai ser para o enterro dele, pois a gente vai fazer missa e celebração”, informou. “Estamos muito angustiados. Queremos trazer ele de volta, mas é muito burocrático”, completou a irmã do potiguar.

A reportagem da Tribuna do Norte entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores para confirmar as informações repassadas por Erica Pires à reportagem da Tribuna do Norte, além de obter informações sobre a possibilidade de custeio do translado das cinzas pelo governo federal, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Allyson climatiza salas de aula e entrega moletons para mais de 20 mil alunos de Mossoró

Foto: Divulgação

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra iniciou nesta quarta-feira (06), a entrega dos moletons para todos os mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A entrega também faz parte dos investimentos do Programa Mossoró Cidade Educação, assim como a climatização que está sendo concluída em todas as salas de aula.

A entrega começou pela Unidade de Educação Infantil (UEI) Neusa Xavier, inaugurada pelo prefeito Allyson em abril de 2022. O moletom faz parte do fardamento escolar que todos os alunos da rede municipal recebem. Além disso, todos os estudantes recebem kit escolar completo e tênis, outra inovação da gestão.

‘’É com muita alegria que estamos hoje entregando a todos os nossos alunos os moletons, que agora integram o fardamento escolar. Todas as escolas e creches do Município estão sendo climatizadas e em breve estaremos anunciando que 100% das unidades de ensino estão com centrais de ar em pleno funcionamento’’, afirmou Allyson Bezerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Associação dos Detrans critica divulgação da CNH Social

Foto: Reprodução

A AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito) enviou um ofício à Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) questionando a forma como o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem divulgado o programa CNH Social nas redes sociais.

O documento foi encaminhado na 2ª feira (4.ago.2025) e contesta o anúncio de que a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda entrará em vigor na próxima 3ª feira (12.ago.2025). As informações são da Folha de S. Paulo.

A entidade, que representa os Detrans de todo o Brasil, declarou que a implementação do benefício ainda depende de regulamentações estaduais.

“Até o momento, não existe legislação federal que regulamente a concessão universal e automática da CNH gratuita a todos os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), tampouco há previsão legal de repasse direto e contínuo de valores oriundos de multas de trânsito com esse fim, em âmbito nacional.”

O Poder360 entrou em contato com a associação, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A associação ainda teria afirmado que o programa depende de legislações estaduais específicas. “O programa conhecido como ‘CNH Social’ é, na realidade, instituído e regulamentado por legislações estaduais, com critérios, limites e procedimentos próprios de cada unidade da federação. Trata-se de um benefício com número restrito de vagas, cuja concessão depende da disponibilidade orçamentária e das diretrizes definidas por cada Detran”, diz o texto. O ofício foi assinado pelo presidente da AND, Givaldo Vieira da Silva.

O Poder360 também entrou em contato com a Secom, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes autoriza Bolsonaro a receber visita de filhos e outros familiares em prisão domiciliar

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (6) que o ex-presidente Jair Bolsonaro, detido em prisão domiciliar, receba a visita de filhos, cunhadas, netas e netos sem a necessidade de autorização prévia.

Na segunda-feira (4), o ministro Moraes, relator do caso, determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro por desrespeitar as medidas restritivas em vigor desde 18 de julho, ao veicular conteúdo na rede social dos filhos.

Na decisão que decretou a prisão, o ministro havia afirmado que todas as visitas a Bolsonaro, exceto de advogados, dependeriam de autorização prévia do Supremo. Mas, nesta quarta, ele facilitou o contato do ex-presidente com familiares.

G1

Opinião dos leitores

  1. Todo psicopata só se importa com uma coisa: o próprio bem estar. Faltam só 3 senadores…

  2. É pouco, Jair Bolsonaro não merece ser preso nem usar tornozeleira, essa punição deve ser aplicada aos corruptos e tiranos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula é o principal culpado por tarifa dos EUA, mostra pesquisa

Foto: Marcelo Camargo

Uma pesquisa nacional do Instituto Ibespe realizada entre os dias 1º e 3 de agosto revela que a maioria dos brasileiros considera que a tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros tem motivação política — e não comercial, como alega o Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, 60% dos entrevistados enxergam a medida norte-americana como uma retaliação política. Apenas 29,7% acreditam que a decisão tem razões comerciais.

“Mesmo com o esforço em rotular a medida como econômica, os dados mostram que a maioria da população compreendeu o contexto geopolítico da decisão”, afirma o cientista político Marcelo Di Giuseppe, coordenador da pesquisa. “Isso revela uma consciência política que vai além da superfície das narrativas.”

Questionados sobre quem seria o maior responsável pela imposição da tarifa norte-americana, 25,3% dos entrevistados citaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele aparece à frente do presidente dos EUA, Donald Trump (19,9%), e de Jair Bolsonaro (11,5%).

Outros nomes citados incluem o “governo brasileiro” (7,7%) e o ministro Alexandre de Moraes (2,8%). Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro, alvo de críticas por denunciar o STF no exterior, foi responsabilizado por apenas 2,8% dos entrevistados.

“A tentativa de criminalizar a denúncia feita por Eduardo Bolsonaro não encontrou respaldo na opinião pública. Ao contrário do que alegaram seus adversários, a população majoritariamente não o vê como traidor da pátria”, destacou Giuseppe.

Um dado que chama atenção é a uniformidade da percepção política entre diferentes perfis de consumo de mídia. O Ibespe mostra que 68,7% dos brasileiros que se informam por redes sociais veem a tarifa como retaliação política. Entre os que se informam principalmente pela televisão, o índice também é alto: 62,3%.

A pequena diferença revela que a narrativa do governo Lula sobre uma suposta motivação econômica da medida norte-americana não se sustentou nem entre o público tradicional da TV, historicamente mais influenciado pelos grandes grupos de comunicação.

“Essa pesquisa evidencia que estamos diante de uma disputa narrativa, e que os meios alternativos de informação estão conseguindo romper o monopólio da interpretação dos fatos”, explica o cientista político.

Mesmo entre eleitores que votaram em Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, 24,4% o responsabilizam pela crise com os Estados Unidos. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, esse número salta para 39%, segundo a pesquisa.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Pronto agora e culpa do lula se orienta blog bg.e da família do teu ex presidente aquele inútil e o filho dele

  2. O cachacheiro sabe que é um vagabundo. ai o povo sem noção idolatra ai pensa que e algo , mais não passa de um pilantra

  3. Esse bebum vai jogar o país no maior buraco.
    Todos podem acreditarem.
    Todos e a turma do todes também.
    O povo vai sofrer!
    Se preparem, ele vai jogar a culpa nos outros, não nele incompetente.
    Tres anos e nada ate agora, não disse a que veio, a não ser aumentar impostos e taxas.
    Esse o papel desse bebum até agora.
    Ah!!
    O turismo também, ele e a sua senhora, não param de gastar demasiadamente, o sujeito é tão ruim que ontem ainda soltou uma perola, disse que é difícil viver com 45, mil reais. Kkkkkkkkkkk.
    O sujeito cercado de mordomias no Alvorada, tudo por conta do contribuinte, ainda faz gaiofa da cara dos brasileiros.
    Ah ladrão!!

  4. Cadê o crédito de Eduardo Bolsonaro ? Que grita aos quatro cantos do mundo que a responsabilidade da taxação é dele ?
    Não faça isso… Sabemos que se o Brasil virar terra arrasada ele estará vingado SIC

    1. Desde quando Eduardo falou que a taxação é obra dele? Quem vive falando isso é a esquerda, tentando passar a culpa do incompetente Lula pra Eduardo. Agora, a tal Magnitsky tem pai. E o choro continua livre. 😭😭😭

  5. Interessante. Foi Lula que decretou? É Lula que está nos EUA “fustigando” Trump? Vá contar outra…

    1. Quando o Lula fala por várias vezes que vai criar uma nova moeda para substituir, peitar e enfraquecer o dólar e os interesses americanos, ele decretou uma briga comercial em nome da China e Rússia.
      Quem tem muito poder e alguém chega para dizer que não fará mais negócio com ele e incentiva outros a fazerem o mesmo. Se fosse você, o que faria ? Bolsonaro é apenas uma desculpa. A desculpa começa por B, e é o BRICS.

    1. O PT e Lula querem ser donos do Mundo, e são muito pequenos os dois para ser, notadamente que esse empasse entre o Brasil e Estado Unidos tem claro um cunho político, o Presidente Thump não gosta de Lula, porque ele é metido que ser o apaziguador de algumas guerras, ora quem é Lula, um analfabeto que saiu das brenhas, sem a menor formação, sem cultura sem nada. Essa semana ele falou que iria ligar para Thump, ligar como se ele nem o português ela fala correto, imagine só ele falar com um diplomata com o Thump, isso é acima de tudo uma falta de humildade, sabemos que poucos presidentes falam uma lingua estrangeira. Mas já existiram muitos, lembro que o Ministro da fazenda, na época o Sr. Ruy Barbosa, ele foi a um congresso na Agentina e como ele era baixinho, aproximadamente 1,52 cm.Ele ao chegar na sala da reunião foi colocar o seu chapéu no cabide, então ficou de ponta de pé e não conseguiu, todas as pessoas riram. O Ruy ficou calado, nada falou. Quando foi chamado o representante do Brasil, ele perguntou aos presentes, em qual língua vocês querem que eu fale? Todas as pessoas que zombaram dele ficaram . O Ruy falava 9 idiomas, e então, quem sabe sabe, quem estudou estudou, agora um sujeito como Lula sem capacidade e sem cultura, quer se igual ao Presidente Thump. Ele é um Presidente feito nas C , ai sim é verdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *