Política

Petistas, inclusive o derrotado Haddad, tucanos e outros opositores juntos em ação contra Bolsonaro: grupo organiza movimento ‘Direitos Já’

Representantes de dez partidos, entre eles PSDB, PDT, PT e Cidadania, se reuniram na noite dessa segunda-feira, 20, em São Paulo, para organizar o lançamento do movimento “Direitos Já, Fórum pela Democracia”. O objetivo é formatar um grupo suprapartidário de oposição ao governo Jair Bolsonaro. A iniciativa acontece a poucos dias de manifestação pró-governo, marcada para o próximo domingo, e num momento em que a oposição organizada dos partidos de esquerda e de centro-esquerda ainda é tímida no Congresso.

O encontro foi organizado pelo escritor Fernando Guimarães, do PSDB, e pelo advogado Marco Aurélio Carvalho, do PT. O movimento começou como um grupo de WhatsApp que ultrapassou 200 integrantes de vários partidos. Segundo eles, a ideia agora é lançar um manifesto e organizar um ato no Tuca, o teatro mantido pela PUC em São Paulo. Ainda não existe uma data fechada para isso.

“A ideia é ver se a gente quebra o gelo e atua com uma plataforma comum”, disse o advogado Pedro Serrano, que cedeu seu apartamento para o encontro. Carvalho seguiu na mesma linha e defendeu a busca por uma “pauta comum”. “O que nos une é maior do que aquilo que nos divide”, disse ele.

‘Diretas-Já’. Entre os cerca de 40 convidados, estavam políticos como o ex-ministro Aloizio Mercadante, o ex-prefeito Fernando Haddad e o vereador Eduardo Suplicy, todos do PT; o ex-ministro da Justiça José Gregori, o ex-senador José Aníbal e o vereador tucano Daniel Anneberg, pelo PSDB; o candidato derrotado do PSOL à Presidência, Guilherme Boulos, o presidente do PV, José Pena; José Gustavo, porta voz da Rede; além de lideranças do PDT, Cidadania, PSOL e PCdoB e dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), UNE e do movimento negro.

Os participantes disseram que não foram representando seus partidos. Vários deles não têm cargo relevante de direção nas siglas. Mas se comprometeram a levar o que foi discutido para suas respectivas legendas.

“Uma mistura dessas só vi nas Diretas-Já”, disse Gregori, ao encontrar Suplicy no elevador. Os convidados que chegavam ao evento recebiam um broche onde se lia “Direitos Já”. Garrafas de vinho tinto e branco faziam companhia a sanduíches.

Os planos de união não evitaram, porém, algumas reações mais ásperas. Durante sua fala, o advogado Celso Antonio Bandeira de Mello afirmou que Bolsonaro foi eleito “devido à influência dos Estados Unidos” e que, neste sentido, era preciso ter consciência de quem está “do outro lado”.

O tucano André Franco Montoro se irritou e interrompeu o advogado. “Não vamos começar com teoria da conspiração aqui. O governo foi legitimamente eleito. Se for assim, vou me levantar e vou embora”, criticou ele, que acabou permanecendo no encontro.

Tesoureiro nacional do PT, o deputado estadual Emídio de Souza disse estar disposto a abrir mão de bandeiras do partido, como as campanhas contra a reforma da Previdência e pela liberdade do ex-presidente Lula em nome da unidade. “A Educação pode ser um ponto que nos una mais. Se não nos unificar a Previdência e a campanha Lula Livre, vamos procurar o que nos une.”

Já o vereador Eliseu Gabriel (PSB) e o candidato derrotado do PDT ao governo de São Paulo, Marcelo Candido, deram o tom eleitoral ao falar em defesa de uma unidade para enfrentar o bolsonarismo nas eleições municipais do ano que vem. “Vamos fazer com que a eleição do ano que vem não nos distancie”, disse Candido.

Haddad. Derrotado na eleição à Presidência, Haddad defendeu que o grupo se organize em torno de uma agenda mínima de temas como educação, relações exteriores, geração de empregos e direitos humanos, e busque a adesão do centro e do “centro- direita liberal”. “Não vou assinar um texto pró-establishment. A gente não pode jogar o jogo dele (Bolsonaro). Não tem establishment contra anti-establishment. O que tem é progresso contra atraso.”

O líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva, usou a palavra “degelo” para classificar o encontro. “Temos de lutar contra o sectarismo na política brasileira.” Entre os próximos passos do movimento, está tentar atrair adesões em outras regiões, como dos governadores do Nordeste.

Estadão

 

Opinião dos leitores

  1. Brasil, a maior reserva de "direitos adquiridos" do planeta. Já deveres e obrigações ninguém quer adquirir, ou tampouco respeitar, nem sob as penas da lei.

  2. A lama não consegue se separar. Incrível é que a pouquíssimos dias esses mesmos partidos que se dizem defensores de "Direitos Já" eram mutuamente acusados uns pelos outros de serem castradores de direitos.
    Bando de parasitas.

  3. Cuidado ""População Brasileira"" esse time só tem tranqueiras, são os irresponsáveis pela situação atual do nosso País, e agora arquitetam entre eles de um plano diabólico para derrubar o Presidente da República Federativa do Brasil.

  4. Lógico que querem direitos estão quase todos na mira da lava jato, isto é autodefesa para n serem presos

  5. BG, o derrotado não foi só Haddad, foi o povo brasileiro, que elegeram um presidente completamente desqualificado e débil.

  6. O MAL CHEIRO FOI SENTIDO LONGE, A PODRIDÃO É GRANDE, O POVO TEM QUE IR PRA RUA NO DIA 26, CONTRA ESSA CAMBADA

  7. Quem diria que eleger um deputado que nada fez em 30 anos, que fugiu dos debates, que tem como maiores características a burrice e a truculência, que botou a família quase toda na política, que idolatra os EUA mais que o próprio país e que cultua torturador ia dar m* no final? Enquanto vocês estão nessa de petê ou não petê a faca tá entrando, literalmente.

    1. A expectativa do desastre já era grande, mas a realidade está sendo muito maior!

  8. Desses citados não tem um que nao esteja enrolado ou com a policia ou com a justiça, ou ambos que é o mais comum. Só partido sedoso e corruptos. Bolsonaro tem é que butar pra F nesses canalhas todos, so assim poderá governar em paz, sem falar muita besteira claro, que os ouvidos do povo não é pinico.

  9. Segundo os caras que governaram nos últimos 16 anos: "O que tem é progresso contra atraso.”“Temos de lutar contra o sectarismo na política brasileira.”
    Esse encontro é uma piada tão tosca que não consigo nem rir…Inúteis, criem vergonha e vão trabalhar!!!!

  10. Se a nata da política nacional está contra bolsonaro é sinal que o povo deve ficar ao lado dele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cármen Lúcia segue Moraes e vota para condenar Eduardo Bolsonaro a um ano de detenção por difamar Tabata Amaral

Foto: Reprodução

A ministra Cármen Lúcia seguiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e votou pela condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a um ano de detenção, em regime inicial aberto, por difamação contra a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

O caso está sendo analisado pelo plenário virtual da Primeira Turma desde a última sexta-feira. Com o voto de Cármen, o placar está em dois votos a zero contra Eduardo Bolsonaro.

Relator da ação penal, Moraes afirmou que crime ficou configurado quando o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro fez publicações sobre o projeto de lei, elaborado por Tabata, sobre a distribuição de absorventes em espaços públicos.

Em seu voto, Moraes apontou que, “de forma livre e consciente”, Eduardo Bolsonaro imputou a Tabata “fato ofensivo à sua reputação”, sugerindo que o projeto de lei teria sido elaborado com o propósito de “beneficiar ilicitamente terceiros”.

O ministro destacou que as publicações revelaram o “meio ardil” usado pelo então deputado, com o objetivo de atingir a honra de Tabata, tanto na esfera pública como em sua vida privada. “Estão amplamente demonstradas a materialidade e a autoria do crime de difamação”, frisou o ministro.

Ainda de acordo com Moraes, Eduardo Bolsonaro tem “plena consciência dos atos delituosos que praticou”. O ex-deputado afirmou ser o responsável pela postagem e pela “verificação da veracidade das informações que compartilha, afirmando expressamente não confiar em agência de checagem tradicionais”, apontou o ministro.

A pena proposta por Moraes é a de um ano de detenção e 39 dias-multa, no valor de dois salários mínimos cada. Ainda conforme o voto, seria estabelecido o regime aberto para início do cumprimento da pena. O magistrado ainda anotou que, em razão de Eduardo estar em “local incerto e não sabido”, não é possível substituir a pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos.

O julgamento está previsto para terminar no dia 28. Além de Cármen e Moraes, integram a Primeira Turma os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que cessar-fogo com o Irã termina na noite de quarta-feira (22)

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que considera encerrar o cessar-fogo com o Irã na noite de quarta-feira (22), no horário de Washington.

Em entrevista à Bloomberg, Trump disse que é “altamente improvável” prorrogar a trégua caso não haja acordo. “Não vou me precipitar em fechar um mau acordo. Temos todo o tempo do mundo”, declarou.

O cessar-fogo teve início na noite de 7 de abril e estava previsto para durar duas semanas.

As negociações entre Washington e Teerã seguem com impasses, diante de divergências em pontos centrais do acordo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Menina de 7 anos é encontrada morta enterrada no quintal da casa de ex-padrasto em Natal; ele confessou o crime e foi preso

Foto 1: Cedida | Foto 2: Thiago César/Inter TV Cabugi

Uma menina de 7 anos foi encontrada morta nesta segunda-feira (20) enterrada no quintal da casa do ex-padrasto dela, no conjunto Leningrado, bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal.

Pétala Yonah Silva Nunes estava desaparecida desde a tarde do domingo (19), quando saiu de casa.

Segundo a Polícia Civil, o ex-padrasto, que não teve o nome revelado, confessou ter abusado sexualmente e matado a criança. Ele foi preso.

A casa do ex-padrasto fica na rua Monte Celeste. Segundo a polícia, Pétala morou, com a mãe e o irmão, na residência dele até janeiro deste ano.

“As investigações apontam que o crime pode estar relacionado à chamada violência vicária — prática em que o agressor atinge pessoas próximas da mulher com o objetivo de causar sofrimento psicológico. Nesse contexto, o caso é tratado como vicaricídio”, informou a Polícia Civil.

A legislação prevê pena de reclusão de 20 a 40 anos para o vicaricídio, que se tornou crime específico neste mês de abril, após o presidente Lula sancionar um pacote de medidas contra a violência doméstica.

A criança havia desaparecido por volta das 15h de domingo. Familiares e moradores do Leningrado, onde a família também morava, fizeram buscas pela menina, mas sem sucesso.

Segundo a polícia, o suspeito foi localizado na manhã desta segunda-feira no trabalho dele. Ele foi interrogado e confessou o crime.

“Só me disseram que encontraram ela sem vida e não disseram mais nada. Eu perguntei onde foi que encontraram ela, o que fizeram com ela, mas ninguém me falou nada, disseram que não tinha informações”, contou a mãe de Pétala, Edvânia Bernardo da Silva.

A mãe da menina disse que quando soube que o suspeito era o ex-companheiro “caiu todo meu mundo”.

A causa da morte ainda, de acordo com a polícia, será confirmada por meio de exames periciais realizados pela Polícia Científica do Rio Grande do Norte.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zema reage a pedido de investigação e republica vídeo que gerou queixa-crime de Gilmar Mendes: “A carapuça serviu”

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência, Romeu Zema (Novo), voltou a publicar nesta segunda-feira (20) um vídeo que motivou um pedido de investigação no inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal.

A investigação foi solicitada pelo ministro Gilmar Mendes, que apresentou queixa-crime contra Zema. Em resposta, o ex-governador afirmou, em publicação no X, que “se a carapuça serviu”, foi porque os ministros se sentiram atingidos. Ele também defendeu o uso do humor como forma de crítica ao poder.

O vídeo compartilhado por Zema é uma animação que simula uma conversa entre os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, com insinuações de condutas ilícitas no contexto do inquérito do Banco Master. A produção faz parte da série “Os intocáveis”, que critica integrantes da Corte.

Na representação, Gilmar Mendes afirma que o conteúdo “vilipendia a honra e a imagem” do STF e de sua pessoa, ao atribuir práticas criminosas. O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito das fake news.

Opinião dos leitores

  1. O que vilipendia mesmo, “excelência”, é dinheiro na conta pingando todo mês vindo de um contrato infundado, Resort com ligação com o PCC e banco roubando dinheiro de aposentado para pagar charuto e whisky inglês, isso sim vilipendia a imagem dessa “corte”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Arcebispo de Natal convoca fiéis para orações pelo processo de beatificação e canonização de Padre João Maria, o “anjo de Natal”

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, convocou os fiéis a intensificarem as orações e o engajamento na causa de beatificação e canonização do Servo de Deus Padre João Maria Cavalcanti de Brito.

Segundo a Arquidiocese, o pedido do arcebispo reforça a mobilização dos fiéis em torno do processo de reconhecimento oficial da santidade do sacerdote, cuja devoção popular permanece forte no Rio Grande do Norte.

Que foi Padre João Maria?

O servo de Deus Padre João Maria Cavalcanti de Brito nasceu em 23 de julho de 1848, na fazenda Logradouro do Barro, no município de Jardim de Piranhas (RN).

Aos 13 anos, ingressou no Seminário de Olinda (PE) e, depois, seguiu para o Seminário da Prainha, em Fortaleza (CE), para concluir os estudos teológicos.

Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1871, na Igreja de Santana, em Caicó (RN). Como padre, atuou em várias cidades, no Rio Grande do Norte.

Em Natal, foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, onde exerceu o ministério até o fim de seus dias. Padre João Maria dedicou a vida em prol dos mais necessitados.

Faleceu em 16 de outubro de 1905, vítima da varíola. É conhecido como o “anjo de Natal”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho diz que convergência entre Dino e PT sobre reforma do Judiciário “levanta dúvidas legítimas”

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, divulgou uma nota pública em que critica a coincidência entre um artigo do ministro Flávio Dino publicado no mesmo dia em que o PT faz a defesa de mudanças no Judiciário “levanta dúvidas legítimas” sobre o processo, e aponta preocupações com a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).

No texto, Marinho também afirma que a reforma deve ser conduzida pelo Legislativo, com participação da sociedade. Rogério destaca ainda críticas a práticas como decisões monocráticas prolongadas, a atuação de parentes de ministros em processos e o que chama de desvio de função do STF. Segundo ele, sem enfrentar esses pontos, “qualquer proposta de reforma corre o risco de ser apenas um ajuste conveniente”.

Leia a íntegra da nota abaixo

Nota Pública

A convergência entre o artigo do ministro Flávio Dino e a defesa de reforma do Judiciário pelo Partido dos Trabalhadores no mesmo dia levanta dúvidas legítimas sobre a condução desse debate.

A reforma é necessária para assegurar imparcialidade nas mais altas instâncias do Judiciário e evitar qualquer percepção de alinhamento político-partidário. Cabe ao Poder Legislativo liderar esse processo, ouvindo toda a sociedade, em respeito à representatividade e à separação dos poderes.

No entanto, temas centrais seguem ignorados. Entre eles, o uso recorrente de decisões monocráticas que mantêm liminares por anos sem análise do colegiado, enfraquecendo a colegialidade. Também é urgente definir limites claros para a atuação de parentes de ministros em processos que poderão ser julgados nos respectivos tribunais.

É igualmente necessário que o Supremo Tribunal Federal resgate seu papel originário de corte constitucional, inclusive com a revisão dos legitimados para propor ações, evitando a banalização de sua atuação e a transformação da Corte em instância de investigação permanente, com inquéritos intermináveis instaurados de ofício, em desvio de sua função institucional.

Sem enfrentar esses pontos, qualquer proposta de reforma corre o risco de ser apenas um ajuste conveniente, e não uma mudança real a serviço da Justiça e da sociedade.

Rogério Marinho
Senador da República (PL/RN)
Líder da Oposição no Senado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jorge Vercillo apresenta turnê “JV30 Parte II – Mais um final feliz” em Natal

O cantor e compositor Jorge Vercillo desembarca em Natal com a nova fase de sua turnê comemorativa de 30 anos de carreira. O espetáculo “JV30 Parte II – Mais um final feliz” será apresentado no dia 11 de setembro, às 21h, no Teatro Riachuelo Natal, reunindo grandes sucessos e novas releituras em um show que marca um momento de consagração na trajetória do artista.

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 120,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. O evento é uma realização da FF Entretenimento e integra o projeto Toca Brasil, iniciativa que valoriza a música brasileira e promove grandes encontros entre artistas e público em todo o país.

Com direção visual de Rafael Dragaud, responsável também pela turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, o espetáculo propõe um mergulho nas múltiplas nuances do repertório de Vercillo, transitando por gêneros como bossa nova, ijexá, samba, R&B, reggae e jazz.

No setlist, o público pode esperar clássicos que marcaram gerações, como “Que Nem Maré”, “Fênix”, “Homem-Aranha”, “Monalisa”, “Sensível Demais”, “Final Feliz”, “Encontro das Águas” e “Ela Une Todas as Coisas”. O show também abre espaço para canções mais recentes, como “Só Quem Ama”, além de novas leituras, como em “Fenômenos da Natureza”, destacando a conexão do artista com sonoridades brasileiras.

“Essa nova etapa tem um frescor. É como se eu estivesse recomeçando com toda a bagagem de 30 anos, mas com a leveza de quem quer experimentar outras possibilidades”, afirma Vercillo.

A nova montagem evidencia uma fase marcada por profundidade e inquietação poética, em que as composições funcionam como pontes entre o íntimo e o universal. Com um projeto de luz e projeções que evocam atmosferas sensoriais, o espetáculo se transforma em um verdadeiro rito audiovisual, ampliando a conexão emocional com o público.

Paralelamente à turnê, o artista segue em intensa atividade criativa, com novos projetos fonográficos e colaborações que vão de nomes consagrados a representantes da nova cena musical, reafirmando sua relevância e capacidade de diálogo com diferentes gerações.

Com mais de três décadas de carreira, mais de 16 álbuns lançados e mais de 1 bilhão de streams nas plataformas digitais, Jorge Vercillo se consolidou como um dos grandes nomes da música popular brasileira, com canções que atravessam o tempo e seguem conquistando novos públicos.

Serviço
Show: Jorge Vercillo – JV30 Parte II – “Mais um final feliz”
Data: 11 de setembro de 2026
Horário: 21h (abertura da casa às 20h)
Local: Teatro Riachuelo Natal
Ingressos: a partir de R$ 120,00 (em até 12x)
Classificação: 14 anos (menores apenas acompanhados dos pais ou responsável)
Duração: 90 minutos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes pede a Moraes que Zema seja incluído no inquérito das fake news

Fotos: Victor Piemonte/STF | Claudio Gatti/VEJA

O ministro do STF Gilmar Mendes pediu ao outro ministro Alexandre de Moraes que o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, seja investigado no inquérito das fake news. A informação foi inicialmente divulgada pela Folha de São Paulo, mas confirmada pela Camilla Bonfim, apresentadora da Globo News, com o próprio ministro Gilmar Mendes, que ingressou com uma notícia crime contra o governador.

O caso que tramita sob sigilo. O pedido ocorreu depois de Romeu Zema ter divulgado, no mês passado, nas redes sociais, vídeos com críticas ao Supremo, e especificamente aos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, no contexto do caso Master.

O inquérito das fake news foi aberto em março de 2019 pelo Supremo, está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, o objetivo desse inquérito é apurar a disseminação de notícias falsas, de ameaças e também de ataques contra ministros da Corte e contra o sistema democrático.

O inquérito foi instaurado de ofício pelo então presidente do Supremo, Dias Toffoli, tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.

CBN

Opinião dos leitores

  1. O sistema corrupto está trabalhando a pleno vapor para deixar inelegível todos os adversários do Luladrão! Bem vindos a Brazuela!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sistema Sicredi consolida posição entre as melhores instituições financeiras do Brasil

Com base na percepção de mais de 54 mil clientes em todo o mundo, ranking da Forbes destaca a instituição financeira cooperativa na sexta colocação entre as 10 melhores do país

Pelo quinto ano consecutivo, o Sistema Sicredi figura entre os destaques do ranking World’s Best Banks 2026, ocupando a sexta posição no Brasil. Em sua oitava edição, o levantamento — elaborado pela Forbes em parceria com a empresa de dados Statista — avaliou instituições de 34 países, a partir da opinião de mais de 54 mil clientes. O resultado mantém o Sicredi como a única instituição financeira cooperativa brasileira presente no ranking internacional.

A avaliação considera a experiência direta dos usuários, que atribuíram notas a critérios como aconselhamento financeiro, atendimento ao cliente, serviços digitais e transparência em termos e condições.

Para o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, o reconhecimento reforça o papel do cooperativismo de crédito no desenvolvimento socioeconômico do país, ao aliar solidez institucional à proximidade com as comunidades.

Já o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro, destaca que a recorrência no ranking reflete a essência do modelo cooperativo. “Esse reconhecimento evidencia nossa capacidade de crescer sem perder o foco no relacionamento, nas necessidades dos associados e no desenvolvimento regional”, afirma.

Expansão física

Em 2025, o Sistema Sicredi alcançou um marco histórico ao superar 3 mil agências no Brasil, com a abertura de 190 novas unidades ao longo do ano. No Rio Grande do Norte, a instituição já reúne mais de 32 mil associados e está presente em 11 municípios-polo: Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Turistas ficam ‘ilhados’ após operação contra líderes do CV no Vidigal, RJ

• REPRODUÇÃO

Imagens: reprodução

Uma operação policial deflagrada na manhã desta segunda-feira (20) na comunidade do Vidigal, na zona Sul do Rio de Janeiro, deixou turistas ilhados e causou pânico na região. A ação, realizada pela Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil, teve como objetivo localizar e capturar lideranças da organização criminosa CV (Comando Vermelho).

Ao todo, dois homens foram presos em flagrante, e uma mulher detida em cumprimento de mandado judicial. Além disso, foram apreendidos um fuzil, uma espingarda calibre 12, uma pistola com numeração raspada, grande quantidade de drogas, carregadores de fuzil, rádios transmissores, roupas camufladas e telefones celulares.

O principal alvo da ofensiva é um criminoso identificado como Ednaldo Pereira dos Santos, o “Dadá”, apontado como uma das chefias do grupo na Bahia, que estaria escondido e sendo protegido por traficantes locais.

No topo da comunidade, em um dos mirantes mais visitados da região, um grupo de turistas ficou ilhado devido ao fechamento dos acessos e ao risco provocado pelo confronto.

Imagens gravadas por celulares mostram o momento em que um helicóptero da Polícia Civil voou próximo ao grupo.

Confronto e bloqueios na avenida Niemeyer

Durante a incursão, moradores e visitantes relataram um intenso tiroteio e a presença de aeronaves sobrevoando a comunidade em baixa altitude.

Para dificultar o avanço das tropas, criminosos montaram barricadas com caçambas de lixo incendiadas, o que forçou o COR (Centro de Operações do Rio) a interditar totalmente a avenida Niemeyer, na altura da Passarela do Vidigal.

A via expressa foi liberada para o tráfego de veículos apenas após a estabilização da área pelas forças de segurança.

Durante a ação, uma da principais operadoras financeiras da facção baiana Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), que é ligada ao Comando Vermelho, foi presa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *