Otimismo dos brasileiros volta ao patamar do primeiro mandato de Dilma

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos antecipada pelo Valor Econômico, os brasileiros estão tão otimistas hoje em relação ao futuro quanto estavam em janeiro de 2013, no início do terceiro ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

De acordo com o levantamento, o Brasil é o quarto país mais otimista do mundo: 46% dos entrevistados dizem acreditar que o país está no rumo certo (acima da média global, de 39%).

Por outro lado, a maioria dos brasileiros (54%) acredita que o país caminha no rumo errado (a média mundial é de 61%).

Durante o primeiro governo de Dilma, o índice dos otimistas com os rumos do país chegou a 59% em janeiro de 2012 e caiu para 47% em janeiro de 2013. Após os protestos de junho daquele ano, a taxa despencou para 20%, batendo nos 9% em 2014.

A parcela dos brasileiros otimistas com o país se manteve abaixo dos 20% até as eleições de 2018, com a vitória de Jair Bolsonaro. Desde então, o percentual vem subindo, tendo alcançado 50% em janeiro de 2019.

A pesquisa, intitulada “O que preocupa o mundo”, ouviu 19,5 mil pessoas em 28 países (mil no Brasil), entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro deste ano. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

O Antagonista

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Franco disse:

    Efeito Bolsonaro: Luciano Hang faz demissão em massa em loja no RS.
    Quatro meses após a inauguração da unidade da rede varejista Havan em Santa Cruz do Sul (RS), cerca de 30% dos funcionários já foram demitidos.

  2. Everton disse:

    Como é a história? Meu fí as vendas do varejo tiveram queda em pleno mês de dezembro!! Queda no mês de dezembro!!!

  3. Ricardo disse:

    Otimismo?

  4. Carlos disse:

    Bando de analfabetos. Esse país não tem jeito, um número grande de FDP querendo roubar cada vez mais. Vamos rasgar o véu da ignorância, não tem solução.

    • Juninho Play disse:

      Há opção de pensar diferente de vc, mas TB já a opção de sofrer como vc. A sua régua não mede o Brasil

COMENTE AQUI