Polícia

Araken quer acabar com cessão de PMs e criar plano de cargos da Polícia Militar

arakenMais de seis mil homens. Este é o déficit que a Polícia Militar tem hoje, no Rio Grande do Norte, e que o candidato ao Governo do Estado pelo PSL, Araken Farias, aponta como um dos motivadores da grave crise de segurança pública que o RN atravessa. Por isso, Araken pretende convocar novamente os policiais cedidos a outros órgãos e devolver a motivação aqueles que estão afastados do trabalho. A intenção é aumentar o efetivo em poucos meses sem, necessariamente, elevar os custos.

A análise de Araken é baseada em números do próprio Governo do Estado. Atualmente, a PM tem 13 mil vagas, contudo, conta com um efetivo de, apenas, 9 mil homens. Destes, 855 estão cedidos a outros órgãos, 700 estão de licença médica e outros 700 fazem a segurança em presídios, o que deveria ser feito por agentes penitenciários.

“Vamos devolver os PMs para as ruas. Chamar os policiais que estão em outros órgãos e colocá-los na patrulha. Queremos aumentar o efetivo e elevar a sensação de segurança. Onde tem PM circulando, o bandido não age”, ressalta Araken Farias.

Além de devolvê-los ao trabalho, Araken quer, também, motivá-los, criando o plano de cargos e salários da Polícia Militar. “Isso será possível sem elevar os custos com a folha salarial, porque pretendemos fazer uma grande reforma administrativa que vai reduzir 70% dos comissionados. Não tem sentido termos uma máquina tão pesada e não podermos investir em segurança por falta de recursos”, analisa.

Segundo Araken Farias, a intenção é, também, convocar os aprovados no último concurso da Polícia Civil e realizar um novo certame, tanto para a PM, quanto para a PC. “Promover a segurança pública requer operações que apresentem uma unidade e que reproduzam certa regularidade com a visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais e sociais. É um processo sistemático, onde necessita da integração de um conjunto de conhecimento e ferramentas estatais que devem interagir no mesmo propósito”, afirma Araken.

Além disso, o candidato ao Governo pelo PSL pretende também, na área da segurança pública, criar a Guarda Estadual e aumentar o monitoramento nas cidades por meio de vídeo monitoramento.

Opinião dos leitores

  1. Excelente proposta! Espero mesmo que um dia deixemos de ver policiais abrindo e fechando porta de gabinete dos poderosos.

  2. Sou policial militar hà 10 anos! Acho que tem mais policiais cedidos que na rua, O MP tem q tomar providências….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

ECONOMIA RN(FOTO): Governadora entrega terreno regulamentado para expansão da Guararapes

IMG000000000037253A Governadora Rosalba Ciarlini foi recebida pelo fundador e presidente da empresa Guararapes Confecções S/A, Nevaldo Rocha, na manhã dessa quarta-feira (06). Acompanhada do secretário de desenvolvimento econômico, Silvio Torquato, e de comunicação social, Paulo Araújo, a Chefe do Executivo potiguar almoçou com o presidente e membros da diretoria, visitou o terreno de 6,5 hectares onde será construído o novo centro de distribuição da empresa e conheceu todos os setores da Guararapes, localizada na divisa dos municípios de Natal, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.

“Essa visita marca a entrega do terreno que era do Governo do Estado, prometido à Guararapes há muitos anos e agora, finalmente, regularizado”, disse a Governadora. “Essa indústria que tanto orgulha os potiguares e hoje é uma das maiores do mundo na sua área vai se expandir e gerar mais empregos e renda para o Rio Grande do Norte. “Estou feliz e honrado em receber a senhora em nossa instalações”, disse Nevaldo Rocha, que fez questão de percorrer com a Governadora todos os espaços de produção da fábrica. “Vamos colocar em operação nos próximos dias a primeira máquina totalmente digitalizada para impressão de tecidos”, disse o presidente.

Atualmente, a Guararapes Confecções gera em torno de 10 mil empregos diretos. A fábrica produz 150 mil peças e tem no planejamento estratégico a meta de abrir oito lojas por ano na região Nordeste até 2024. A construção do novo centro de distribuição, que reforçará a operação com os de Guarulhos (SP) e Manaus, abrirá espaço, dentre da fábrica, para ampliação dos setores de corte e customização e deve gerar cerca de 500 novos postos de trabalho.

A expansão do Grupo Guararapes também vem permitindo o surgimento, por meio do Programa Pró-Sertão, do Governo do Estado, de 35 pequenas unidades de produção de confecção, principalmente na região do Seridó, gerando aproximadamente 3 mil empregos. “Até o final de 2014, serão 50 facções em funcionamento”, informou o secretário Sílvio Torquato. A empresa também é uma das 14 beneficiárias do Pro-Gás, programa que oferece tarifa diferenciada no consumo de gás natural.

Opinião dos leitores

  1. Nevaldo Rocha se aproveita da fragilidade do estado do Rio Grande do Norte para consegui beneficios para a sua Guararapes.
    Um empresa que cresceu graça aos beneficios recebido dos governos do Rio Grande do Norte e do Ceara.
    Quase uma empresa chapa branca.
    Pior que o senhor Nevaldo Rocha não devolve nada a sociedade, só pensa em dinheiro.
    Não existe uma unica creche ou escola que receba apoio da empresa de Nevaldo Rocha.
    Se existe cheche e restaurante nas fabricas da Guararapes é porque a lei exige.
    Nevaldo é um predador do estado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

TOME CRIATIVIDADE: Mulher é presa ao tentar entrar em presídio na Grande Natal com bananas recheadas com maconha

Cada tentativa de entrada de drogas ou acessórios em presídios no RN apresenta novidades. Com a antes surpreendente estratégia de esconder o “produto” em partes íntimas, dessa vez, mais um fato curioso foi registrado no Presídio Rogério Coutinho Madruga, na Grande Natal. Na ocasião, uma jovem de 21 anos foi presa nesta quinta-feira (7) ao tentar entrar com maconha e acessórios para celular no escondidos dentro de duas pencas de bananas.

Os “produtos” foram encontrados por agentes penitenciários durante a revista de entrada no presídio. A droga e os acessórios foram encaminhados para perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Opinião dos leitores

  1. "mulher é presa ao tentar entrar com bananas rechadas"

    ENTRAR AOOONDE BG? FAÇA UMA MANCHETE QUE PRESTE, HOMEM!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Por que os médicos chamam tudo de virose? Entenda

Para o professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, Vicente Amato Neto, a palavra está desmoralizada. “Abusa-se do termo ‘virose’. Existem muitos recursos que permitem a médicos e paramédicos fazerem diagnósticos melhores”, diz. “Virose” realmente não é muito preciso: identifica todas as doenças infecciosas causadas por vírus, uma carapuça que serve a problemas tão diversos quanto diarréia, febre, dores musculares, coriza, otite, amidalite e, ao pé da letra, até aids.

Em defesa dos médicos, muitas vezes os vírus só podem ser identificados após uma investigação profunda e desnecessária. “Na maioria dos casos de virose, não vale a pena pedir uma bateria de exames. O resultado vai sair quando o paciente já estiver curado”, afirma a médica-assistente da Divisão de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas de São Paulo, Maria Claudia Stockler. Assim, quando um paciente chega ao consultório com sintomas leves e não há ameaça de epidemia, costuma-se recorrer ao veredicto superficial, mas eficiente.

Para complicar mais o diagnóstico, o mesmo vírus pode provocar sintomas diferentes. Ou seja, a sua conjuntivite pode provocar o resfriado alheio porque são causados pelo mesmo sujeito, o adenovírus.

Outro motivo que contribui para a onipresença da virose é que não faltam oportunidades para pegar uma. Ambientes fechados favorecem o contágio, assim como copos, teclados e alimentos podem passar adiante aquela gripe esperta.

Super Interessante

http://super.abril.com.br/saude/medicos-chamam-tudo-virose-447909.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: “Nossa prioridade é ouvir o povo, onde ele estiver”, afirma Robinson na Caravana da Liberdade‏

IMG_4492A Caravana da Liberdade encerrou o terceiro dia de atividades em Apodi com festa nas ruas. Ao lado do prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), do vice José Maria (PSD), dos ex-prefeitos Simão Nogueira, Evandro Marinho e de quatro vereadores, Robinson percorreu as ruas e conversou com populares. Durante todo o dia, a Caravana da Liberdade percorreu os municípios de Caraúbas, Olho D’água dos Borges, Umarizal, Martins, Serrinha dos Pintos, Portalegre, Viçosa e Riacho da Cruz.

Em Riacho da Cruz, Robinson lembrou a importância de cada município do RN, independente do tamanho e eleitorado. “Faço questão de vir a Riacho da Cruz conversar com a população, falar das nossas propostas e dizer que não nos rendemos. A minha campanha é pé no chão, nas ruas, nas praças. Nossa prioridade é ouvir o povo, onde ele estiver. Vamos caminhar sempre assim, ao lado do povo que não tem medo, que não se entrega”, apontou Robinson.

A bandeira da resistência foi entregue em Riacho da Cruz a dona de casa, Socorro Rego que disse acreditar no projeto pelo Rio Grande do Norte. “Ele é um homem de coragem. Rompeu com o governo no primeiro ano e nunca desistiu de nós”, afirmou.

Mais cedo, em Serrinha dos Pintos Robinson percorreu as ruas ao lado da prefeita Rosânia Teixeira e do ex-prefeito Chiquinho de Ana. A bandeira da resistência foi entregue a professora Maria de Padre que aposta em uma grande administração estadual com Robinson.”Ele sim é a verdadeira mudança e confio que ele será um ótimo governador”, descreve.

Na quinta-feira (7), a Caravana da Liberdade chega aos municípios de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros, Encanto, Doutor Severiano, com participação do deputado federal Fábio Faria (PSD), do candidato a vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) e da candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT).

Conheça a programação da Caravana da Liberdade

07 DE AGOSTO

“CARAVANA DA LIBERDADE”

01) SEVERIANO MELO

02) RODOLFO FERNANDES

03) ITAÚ

04) SÃO FRANCISCO DO OESTE

05) PAU DOS FERROS

06) ENCANTO

07) DOUTOR SEVERIANO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Prefeitura regulamenta funcionamento do Parque Dom Nivaldo Monte

19476Foto: Alex Regis

O Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte está aberto à visitação pública diárias das 5 às 18h, devendo ao final desse horário ser fechados os portões de acesso ao Parque. A regulamentação faz parte da Portaria nº 28, de 31 de julho deste ano, baixada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Saldanha Toscano. A portaria, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (6), com 39 artigos, dispõe sobre o funcionamento, acesso e trânsito de veículos, das trilhas e atividades de educação ambiental, realização de eventos, pesquisas científicas, permissões, proibições.

Após esse horário, não será permitida a circulação de pessoas no interior do parque, situado na avenida prefeito Omar O’Grady (mais conhecida por “prolongamento da av. Prudente de Morais”), exceto funcionários e pessoas devidamente autorizadas pela administração do parque e previamente informada ao grupo de ação ambiental responsável pela sua segurança.

Os veículos e motocicletas dos visitantes e funcionários devem ser deixados no estacionamento da entrada do parque (ambas as entradas), sendo permitido apenas o acesso de carros oficiais, fiscalização ou que estejam devidamente autorizados pela administração do parque. A medida objetiva evitar a grande circulação de carros e risco de acidentes e atropelamento de animais, visto que as trilhas pavimentadas foram projetadas para a circulação de pessoas e bicicletas.

O parque garantirá a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais e da terceira idade. O trânsito de veículos motorizados de pequeno porte, devidamente autorizados, deverá observar a velocidade máxima de 20 km/h, mantendo-se à direita e com a sinalização de pisca-alerta ligada. No pátio do centro de visitantes, só será permitida a permanência de veículos de grande porte como caminhões, caçambas e similares para fins de carga e descarga ou em eventos de exposição, devidamente autorizados pela administração do parque.

O parque possui um auditório com capacidade para 200 pessoas, salas de aula, hall, biblioteca, Memorial Natal e praça de eventos. Estes espaços podem ser reservados para realização de eventos que, prioritariamente, tenham relação causa e efeito com os objetivos da Unidade de Conservação. A exceção pode ser feita para demais eventos de caráter cultural, científico, esportivo e educativo, devidamente analisados pela equipe técnica e mediante autorização expressa por escrito da administração do parque, desde que não causem danos ao patrimônio natural, histórico e cultural da Unidade.

Não será permitida a realização de eventos que possam causar danos ao solo, à flora e à fauna da Unidade de Conservação, tais como: competições de motocicletas ou bicicletas, corridas de automóvel, competições em trilhas, corridas de aventura, corridas de regularidade na mata e similares.

Regulamentação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

ONU tem 34 novas vagas no Brasil; oportunidades são para diferentes áreas

Há pelo menos 34 vagas abertas na Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil — além de uma oportunidade de trabalho voluntário em Santiago, no Chile, e outras para o Programa de Jovens Profissionais, cuja atuação é no exterior. Algumas contratações são temporárias e a maioria das vagas exige diploma de nível superior. Veja mais informações sobre as oportunidades e prazos de inscrição:

UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está com 18 editais abertos para profissionais de várias áreas atuarem em projetos com diferentes durações. As inscrições para dois deles terminam nesta quinta-feira, 7 de agosto: um para consultor de pesquisa para o Museu do Homem do Nordeste, para trabalhar em Recife por nove meses, e outro para prestar consultoria técnica na elaboração de estudos no Programa Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação (MEC), com atuação em Brasília por seis meses. Há outras oportunidades, como para consultor técnico com experiência mínima de dois anos em desenvolvimento de políticas públicas de educação escolar indígena (inscrições até 12 de agosto e atuação em território nacional) e para profissional de ciências da saúde com experiência no controle e prevenção à dopagem (inscrições até 20 de agosto e atuação em território nacional).

Todas as oportunidades da UNESCO podem ser consultadas aqui.

UNICEF

O escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Brasília contrata profissionais para quatro áreas: são duas vagas para assistente administrativo, uma para assistente de viagem e uma para oficial administrativo e financeiro. Todas as oportunidades são por um ano, mas podem ser renovadas. O prazo para as candidaturas é 17 de agosto. Mais informações.

PNUMA

O escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil abriu processo seletivo para contratação de assistente de programa. As inscrições se encerram na sexta-feira, 8 de agosto. A vaga é temporária (contrato de 9 meses) e para Brasília. Mais informações disponíveis aqui.

UNIDO

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) busca um estagiário em informática para atuar na manutenção de websites, computadores e configuração de servidores virtuais físicos e de roteadores firewall. O profissional também dará suporte ao usuário de cursos online em inglês, português e espanhol, junto a universidades espanholas, entre outras tarefas. É necessário cursar nível superior na área de ciência da computação e ter fluência em inglês e espanhol. O local de trabalho é Brasília e o horário flexível, de aproximadamente 16 horas semanais. Os currículos e as cartas de apresentação devem ser enviados para [email protected] até 9 de agosto.

ONU MULHERES

Está aberto, até 13 de agosto, o processo seletivo para a contratação de assessor técnico para promover os “Princípios de Empoderamento das Mulheres”. A contratação é feita pela ONU Mulheres em parceria com a Coca-Cola. A seleção é voltada a profissionais com Bacharelado em Ciências Sociais, Economia, Administração ou em área relacionada, com fluência em português e inglês. O trabalho será realizado nas instalações da ONU Mulheres, em Brasília, no período de setembro de 2014 a setembro de 2015. Veja mais detalhes.

A ONU Mulheres também está com processos seletivos abertos para três consultorias destinadas à realização de pesquisas e diagnósticos sobre políticas para as mulheres; para dois profissionais de comunicação (para planejamento, produção e realização de todas as ações da iniciativa “O Valente Não É Violento” e para gestão de conteúdo de aplicativos).

UNAIDS

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) oferece quatro vagas de estágio para alunos dos cursos de relações internacionais, comunicação, jornalismo, administração, publicidade e propaganda, marketing, ciências sociais, ciências políticas ou antropologia para apoiar as ações do escritório em Brasília. O prazo de inscrições vai até 15 de agosto. Mais informações.

WFP

O Centro de Excelência contra a Fome do World Food Programme (WFP) procura profissional para trabalhar como assistente do diretor em Brasília. É preciso ter diploma universitário em relações internacionais, ciência política, ciências sociais, comunicação ou áreas correlatas, com excelentes habilidades de comunicação em inglês e português e experiência de trabalho em organizações internacionais. O prazo de inscrição termina no dia 15 de agosto. Como se candidatar.

OPAS

A Organização Pan-americana da Saúde (Opas) contrata especialista em comunicação e gestão de conhecimento para trabalhar em Brasília. Candidatos devem ter no mínimo cinco anos de experiência em ambas as áreas. Inscrições até 15 de agosto. Saiba mais.

Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina

A agência busca consultor(a) sênior no Brasil. A vaga é para especialista em captação de recursos do setor privado em São Paulo. Prazo: 30 de agosto. Mais informações.

ACNUDH (Santiago, Chile)

O Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), com sede em Santiago do Chile, busca estudantes ou profissionais que procuram um trabalho prático/não remunerado. São três áreas de atuação: direito internacional/direitos humanos; informação pública e administração e finanças. Pede-se fluência em espanhol, sendo que conhecimento de inglês e português é considerado uma vantagem. Como participar.

JOVENS PROFISSIONAIS

Estão abertas ainda as inscrições para algumas das carreiras do programa de seleção de jovens talentos da ONU, o Young Professional Programme (YPP), como economia, direitos humanos, sistemas e tecnologia da informação, política, fotografia e produção de rádio. Para participar é necessário ter até 32 anos, nível superior, ser fluente em inglês ou francês e ser natural de um dos 54 países selecionados, escolhidos de acordo com sua representação no Secretariado — como Brasil, Estados Unidos, Turquia, Japão, Andorra e Angola. Confira mais informações aqui.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FOTO: Wilma participa de reuniões na ZN‏

Wilma_faria_reuniao_Marcia_Após reuniões com recebimento de apoios de lideranças políticas de vários municípios, a candidata ao Senado pela “União pela Mudança”, Wilma de Faria, encerrou sua agenda de campanha desta quarta-feira (06) na zona Norte de Natal. A ex-governadora participou inicialmente de reunião do candidato a vereador nas últimas eleições, Nivaldo Bacurau, no Panatis II, onde foram apresentadas as candidaturas da médica Zenaide Maia (PR) à Câmara dos Deputados e do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) à reeleição.

Depois, ela seguiu para reunião na casa do líder comunitário Edinho, também no Panatis II, onde estava sendo apresentada a candidatura à reeleição da deputada Márcia Maia (PSB).

Nas ocasiões, Wilma de Faria relatou suas ações em benefício da Zona Norte, de Natal e também de todo o Estado. Aproveitou e falou sobre como pretende atuar no Senado em prol de todos os norte-rio-grandenses, destacando projetos que defenderá, como o Passe Livre. Todos os candidatos frisaram ainda a importância de eleger Henrique Alves governador, para que, junto com João Maia (vice-governador) e Wilma, possa levar o estado de volta para a rota de desenvolvimento.

Opinião dos leitores

  1. eu só tenho a gradecer a senhora ,pelo modo que eu e minha comunidade fomos atendido pela senhora , no dia que faltou água quase 10 dias foi a senhora que nos atendeu mandando carros pipas , para nos abastecer as caixa de água ,fiquei com divida ,vou pedir muitos votos ,a minha comunidade vai vota na senhora a senhora vai lembrar de mi m mandei uma escultura pra senhora (o vendedor de jornal) assenhora vai ganhar de novo vamos a luta VILMA MACAIBA um abraço

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Fátima comemora chegada de trens do VLT a Natal‏

A deputada Fátima Bezerra, candidata ao Senado pela coligação “Liderados pelo Povo”, comemorou com os moradores da Guarita, no Alecrim, a chegada à capital dos trens que formarão o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Natal e Região Metropolitana. Nesta quarta-feira (6), ao discursar após caminhada no bairro, a parlamentar disse que se sente feliz e gratificada por ver que mais uma luta do mandato se torna uma realidade.

“Quando passei a defender essa causa muitos diziam que eu vendia ilusões. Agora, quero dizer que mesmo sem ter sido prefeita ou governadora consegui trazer o trem para cá”, frisou a candidata. A comunidade da Guarita é diretamente beneficiada com o VLT.

“Acompanhamos essa luta desde o início. Nós sabemos que agora vários pais vão surgir,  mas essa conquista ninguém tira de Fátima. Nós sabemos quem fez o que”, assinalou Maria José Bastos, moradora do local.

O projeto do VLT para a capital e municípios vizinhos está na pauta do mandato de Fátima há quase dez anos.  No período, a parlamentar participou de reuniões com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o secretário do PAC, Mauricio Muniz; o então ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro; o secretário de Mobilidade Urbana da pasta, Júlio Eduardo; e o diretor-presidente da CBTU, Francisco Colombo.

Dessas reuniões resultou a inclusão do projeto no PAC Mobilidade Grandes Cidades com a liberação de R$ 311,65 mil para a modernização do sistema, incluindo a construção de novas estações. Os investimentos se somam aos R$ 154 milhões que já foram liberados para aquisição de 12 veículos (VLT) para a CBTU.

Projeto
 
O VLT é um veículo moderno, climatizado, acessível aos portadores de necessidades especiais, com portas automáticas, piso antiderrapante e painéis eletrônicos de informações. O novo sistema modernizará o atual contemplando a operação com 3 linhas que interligam os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim. Esse sistema será composto por 12 VLTs e 2 locomotivas. Cada veículo pode transportar até 600 passageiros por viagem, a uma velocidade de 40km/h.

Opinião dos leitores

  1. Fátima Bezerra, o melhor político que o RN tem na atualidade.
    Lutou pelas IFRNs no interior do estado, levando educação de qualidade para regiões onde os velhos e conhecidos políticos tradicionais costumam agradar levando caminhões pipas.
    Tem meu voto por merecimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

TJRN: Estado e Caern devem finalizar adutora de Pau dos Ferros

Decisão da juíza Ana Orgette Fernandes Vieira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, determinou que o Estado do Rio Grande do Norte e a CAERN expliquem as razões do atraso na construção da adutora de engate rápido daquela cidade, em dez dias. No mesmo prazo, deve ser informada ainda a data efetiva da finalização da obra, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, a ser suportada pelas duas pessoas jurídicas.

A magistrada decidiu também majorar para R$ 5 mil a multa diária em desfavor da CAERN, já prevista em decisão interlocutória proferida no final do ano passado, até que a empresa junte aos autos o cronograma da política de divulgação do uso mais consciente da água.

A Ação Civil Pública é movida pelo Ministério Público em face do Estado, Município de Pau dos Ferros e da Companhia de Águas e Esgotos. A promotoria alega que a água fornecida naquela cidade possui odor fétido, o que revelaria deficiência no tratamento. Requereu a concessão de tutela antecipada no sentido de obrigar os réus a solucionarem o problema.

Em outubro de 2013 foi deferida liminar para que o Estado, em prazo de 60 dias, executasse obras que garantissem a continuidade do abastecimento doméstico, respeitados critérios de potabilidade adotados pelo Ministério da Saúde. A Caern, por sua vez, deveria assegurar a eliminação do mau cheiro e da coloração escura da água.

Após o envio dos autos ao Ministério Público, foi protocolada pelo Município de Pau dos Ferros petição contendo o plano de ação para a divulgação e estímulo à população para o uso mais racional da água. O MP mostrou, porém, que a Caern ainda não apresentou cronograma de política de divulgação de uso mais consciente da água pela população. Além disso, o Estado do Rio Grande do Norte e a Caern não revelaram justificativas para a não conclusão da adutora, nem informaram a data do efetivo funcionamento do equipamento, o que resultou na medida judicial divulgada nesta quarta-feira (6).

(Ação Civil Pública nº 0102506-38.2013.8.20.0108)
TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Nova rede social paga para usuário que faz postagens, recebe comentários e tem seguidores

Não é novidade que as redes sociais ocupam uma parte significativa do tempo da maioria das pessoas. Mas o que aconteceria se esses mesmos usuários fossem pagos pelo que postam? É exatamente essa a proposta de uma nova rede social, que pretende com esse modelo de negócios amealhar o maior número de usuários e, para usar uma palavra da moda, tornar-se relevante.

De acordo com o site Springwise, responsável por coletar tendências e novos negócios ao redor do mundo, a rede social funciona como todas as concorrentes, mas  com a diferença do pagamento. Recebe mais dinheiro o usuário que faz mais postagens – embora elas estejam limitadas a dez por dia -, recebe mais estrelas e comentários e aqueles que tem maior número de seguidores. Dada a base de usuários, ainda pequena, pode demorar um pouco para alguém fazer um bom dinheiro com a rede social.

O pagamento é feito por meio de uma conta no PayPal toda vez que o usuário atingir US$ 50 – algo em torno de R$ 110 atualmente. No site da nova rede social, que se chama bubblews, há também uma descrição do que os usuários não podem fazer. Um dos itens é a proibição da pessoa usar algum tipo de ferramenta ou mecanismo para aumentar artificialmente suas estatísticas.

Estadão

http://m.estadao.com.br/noticias/noticias%2cnova-rede-social-paga-para-usuario-que-faz-postagens-recebe-comentarios-e-tem-seguidores%2c4653%2c0.htm

Opinião dos leitores

  1. Hoje procurei comentários sob mudança no ministério e não vi nenhuma opinião, porquê? Acho que é um assunto importante

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Aécio Neves chega dia 13 de agosto em Natal

O candidato à Presidência Aécio Neves desembarga em Natal no próximo dia 13 de agosto. A programação do tucano ainda não foi definida, mas na quarta-feira (13), ele chega para dormir e só no dia seguinte deve definir seus compromissos eleitorais nas terras potiguares.

O senador José Agripino (DEM) é o coordenador da campanha do presidenciável e deve reunir os candidatos da coligação “União pela Mudança” para o palanque do tucano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Santander demitiu 4 após informe com críticas a Dilma

Após a divulgação de um informe distribuído a clientes VIPs, em julho, com a descrição da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) como uma ameaça à economia do País, o banco Santander demitiu quatro funcionários. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a publicação, no mercado financeiro, a especulação é de que a direção do banco teria cedido a pressões e promovido as demissões para acalmar Dilma e o PT. O governo e a legenda falaram em terrorismo eleitoral e em boicote contra a empresa.

Segundo o jornal, os demitidos eram da área Select – que tem como foco clientes com renda acima de R$ 10 mil por mês. A autora da análise foi a gerente de investimentos. Os outros três perderam o emprego porque deixaram o texto passar desse jeito.

Terra

Opinião dos leitores

  1. Voltamos aos tempos da ditadura. Agora ninguém mais poderá falar mal do governo! Ditadura petista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTO: Polícia Civil em Mossoró prende corretora acusada de aplicar o golpe da casa própria

maria-kalianeAgentes da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Mossoró, comandados pelo delegado José Vieira Castro, prenderam ontem a corretora de imóveis Maria Kaliane Barros dos Santos, 27, acusada de estelionato. Ela foi presa durante a “Operação Disney”, que investiga a prática do “Golpe da Casa Própia”, que vitimou vários clientes em Mossoró.

“Maria Kaliane chegava para o cliente e dizia que realizava em seis meses o sonho da casa própria, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Para isso, ela pegava um adiantamento de R$ 3 mil do cliente, alegando que o dinheiro seria para dar entrada na papelada, na entidade bancária, no entanto nenhum dado dos clientes existia na Caixa”, explicou o delegado José Vieira Castro.

De acordo com o delegado, quando os clientes, vencidos pela demora, procuravam a Caixa Econômica Federal não havia nada registrado no nome deles, concretizando assim o golpe. “Depois que os clientes procuravam a Caixa e ficavam cientes de que nenhuma documentação existia no nome deles, voltava a procurar Maria Kaliane, que dizia que não devolvia o dinheiro e ainda ameaçava as vítimas”, disse.

Mais detalhes em link abaixo

O Mossoroense – via UOL

http://omossoroense.uol.com.br/index.php/o-jornal/policia-mobile/67148-defraudacoes-prende-corretora-acusada-de-aplicar-o-golpe-da-casa-propria

Opinião dos leitores

  1. Isso serve de alerta aos empresários do mercado imobiliário, sofri dessa mesma prática por uma corretora da nossa imobiliária e tivemos que ressarcir aproximadamente 20.000,00 aos clientes lesados na época. Serve ao cliente para que antes de realizar qualquer pagamento se certifique da veracidade do negocio ora realizado , parabéns pelo serviço prestado a sociedade BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Mirando o Vasco, ABC treina nesta quinta na Arena das Dunas

O Departamento de Futebol abecedista comunicou na tarde dessa quarta-feira (6), durante o treinamento do elenco alvinegro, a mudança no local do treino desta quinta-feira (7).

A atividade, preparatória para o compromisso contra o Vasco/RJ, anteriormente marcada para o estádio Frasqueirão, foi transferida para a Arena das Dunas, mantendo-se o mesmo horário, às 15h30.

A alteração visa proporcionar aos jogadores uma melhor adaptação e um maior conhecimento do palco do jogo do próximo sábado (9), válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Com informações do site do ABC

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Patrão que não assinar carteira de doméstica será multado em pelo menos R$ 805 a partir de hoje

2013040634496Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

Patrões que não assinarem a carteira de trabalho dos trabalhadores domésticos estarão sujeitos a multa de pelo menos R$ 805,06, a partir desta quinta-feira. Anotações indevidas na carteira, atraso de salário e não pagamento de décimo terceiro salário também estão entre as infrações que serão punidas, conforme lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano.

Na prática, a Lei 12.964 permite aplicar punições que já eram válidas para as empresas ao empregador doméstico. No caso de atraso de salário ou de férias vencidas não gozadas pelo trabalhador, por exemplo, a multa é de R$ 170,26. A mesma pena se aplica ao empregador que não pagar o décimo terceiro salário.

As principais informações que devem constar da carteira são a data da admissão do empregado e a remuneração. Mas o empregador também deve estar atento às alterações de salário e às anotações de férias, que também devem ser registradas em carteira.

A lei que estende as multas ao empregador doméstico não faz parte da chamada PEC das Domésticas, emenda constitucional que iguala os direitos dos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores regidos pela CLT, aprovada em abril de 2013. Ela resulta de uma proposta apresentada pela ONG Doméstica Legal.

FISCALIZAÇÃO AINDA É ENTRAVE

Na proposta original, segundo Mario Avelino, advogado da ONG, os valores arrecadados com as punições iriam para o trabalhador vítima da infração, mas o artigo que trata desse tema foi vetado pela presidente Dilma Rousseff. Assim, ficou estabelecido que os recursos arrecadados com as multas irão para o caixa do governo.

As punições, no entanto, esbarram na falta de fiscalização. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a questão da fiscalização ainda será regulamentada. Hoje, auditores ficais não podem entrar na residência dos empregadores, a não ser que sejam autorizados por eles. As empresas são obrigadas a liberar a entrada dos fiscais.

Na avaliação de Avelino, as irregularidades vão aparecer a partir de denúncias dos trabalhadores quando estes deixarem o emprego. As denúncias podem ser feitas às delegacias regionais do trabalho. Ainda assim, os empregadores não são obrigados a prestar esclarecimentos. Apenas no caso de uma ação na Justiça, os empregadores são intimados a comparecer perante o juiz.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Nada contra a legalidade.
    Mas da forma que foi imposta a nova lei, um fato vem sendo encoberto pela imprensa nacional: O número de empregadas domésticas contratadas teve uma diminuição acentuada, talvez uma redução na casa do 30%.
    Nossos Deputados fizeram a lei para eles, ou seja, para quem ganha mais de R$ 25 mil reais por mês e pode se dar ao luxo de ter empregada doméstica.
    Seguimos o exemplo dos EUA, onde empregada doméstica é profissão em extinção.
    Verdade seja dita.

    1. PATROA QUE NAO QUER PAGAR OS DIREITOS DA FUNCIONÁRIA DETECTED!

      SE NAO PODE PAGAR PELO SEVIÇO, FAÇA VOCÊ MESMA!

      SE ACHA QUE COMO TAVA ANTES ERA BOM, SEJA EMPREGADA DOMÉSTICA VOCÊ!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *