Diversos

Justiça manda soltar manifestantes presos durante protesto contra a Copa

O juiz Marcelo Matias Pereira determinou a soltura dos manifestantes Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvarghi nesta quinta-feira (7).

O magistrado, que já recusou um pedido de liberdade anterior, foi contrário ao parecer de promotores de Justiça que denunciaram os manifestantes, presos durante protesto contra a Copa do Mundo.

Os promotores que denunciaram os manifestantes presos sob suspeita de liderar manifestações contra a Copa do Mundo se manifestaram contra a soltura dos ativistas nesta quinta-feira (6).

A manifestação consta do processo que está nas mãos do juiz Marcelo Matias Pereira, que deve decidir entre esta quinta e sexta-feira se aceita ou não o novo pedido de liberdade dos réus Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvarghi.

Pereira já negou anteriormente um pedido. Porém, o advogado de Hideki, Luiz Eduardo Greenhalgh, apresentou nesta semana um pedido de reconsideração da decisão anterior após a constatação de que não eram explosivos os objetos achados com Hideki e Lusvarghi.

Os promotores do Gaeco (grupo do Ministério Público que investiga e combate ao crime organizado) apresentaram suas manifestações ao juiz nesta quarta.

Nelas, a Promotoria admite que os laudos diminuem a materialidade do crime de porte de explosivos, que pode resultar em prisão por período de 3 a 6 anos.

Porém, os promotores enviarão novos quesitos ao IC (Instituto de Criminalística) e ao Gate (grupo antibombas da PM), responsáveis pelos laudos. Para os promotores, houve demora na apresentação dos materiais para análise –uma garrafa de Nescau coberto com papel e elástico e um frasco de fixador de tintas para tecidos com pavio. Segundo a polícia no dia da prisão, eram artefatos explosivos,

Por isso, os promotores querem saber se eventuais materiais inflamáveis que havia ali perderam seus efeitos devido a essa demora.

DIVERGÊNCIA

O parecer dos promotores do Gaeco é contrário ao de um outro promotor, que analisou pedidos de habeas corpus dos réus no Tribunal de Justiça (segunda instância), que entende que Lusvarghi pode ser solto.

O promotor Luis Felipe Tegon Cerqueira Leite deu parecer favorável à soltura de Lusvarghi em resposta a um pedido de libertação de Rafael Marques Lusvarghi à 3ª Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça.

Leite é um promotor de segunda instância, designado para processos que tramitem no tribunal.

O promotor diz em seu parecer que Lusvarghi pode responder ao processo em liberdade, mas que estabeleceu como condição que o manifestante não participe de novos protestos durante o processo.

Também é necessário, segundo Leite, “aprofundar as provas”.

Para justificar seu parecer, Leite diz que há divergência entre os depoimentos de dois investigadores –um deles diz que Lusvarghi portava explosivo e o outro não faz menção a isso. Ele ressalta também que o suposto explosivo achado com Lusvarghi não havia passado por perícia até então.

Os resultados divulgados posteriormente ao parecer mostraram não se tratar de bombas. O procurador diz também que a acusação de associação criminosa é frágil porque o crime só é considerado se há três pessoas ou mais associadas.

“Não sendo possível presumir-se a vinculação subjetiva de pessoas presentes à manifestação com o propósito de praticar crimes”, diz o parecer. O defensor público Bruno Shimizu, que defende Lusvarghi, afirmou que o julgamento do habeas corpus deve ocorrer nos próximos dias.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Jô Soares segue internado sem previsão de alta

8tv278lho0_5rhkkm8ffg_fileInternado desde o dia 25 de julho com um quadro de infecção pulmonar, o apresentador Jô Soares segue hospitalizado e sem previsão de alta, segundo as informações do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele vem sendo tratado com antibióticos, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital.

Jô Soares ficará pelo menos mais uma semana afastado da TV: a direção do “Programa do Jô” cancelou mais uma semana de gravações, de acordo com o site oficial da atração, que segue exibindo reprises de entrevistas feitas pelo apresentador.

“Ele está melhorando dia a dia, mas acho que o Jô não recebe alta antes do final de semana”, disse o diretor Willem van Weerelt ao site, avisando que as gravações da próxima semana não acontecerão.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Centrais sindicais cobrarão compromisso de Dilma

A presidente Dilma Rousseff receberá nesta quinta-feira em São Paulo o apoio de lideranças das seis maiores centrais sindicais do País, mas no documento que será lido em palanque pelos sindicalistas, recheado de ataques à oposição e em especial à Aécio Neves (PSDB-MG), há também cobranças ao governo federal. O encontro acontecerá apenas algumas horas depois de seu principal opositor, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), discursar com sindicalistas da Força Sindical em porta de fábrica também na capital paulista.

Obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o documento afirma: “desde já, cobramos compromissos expresso com os trabalhadores e suas centrais representativas de que será efetivamente estabelecido um processo permanente de diálogo sobre estas e outras questões relativas ao mundo do trabalho no País”.

Há um fato político importante por trás do documento. Ele é assinado pelos presidentes da CUT, UGT, CTB, NCST, CSB e pelo secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves. Segunda maior central do País, a Força, com 1,1 mil sindicatos e quase 5 milhões de trabalhadores associados, está rachada: hoje cedo, sua liderança maior, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SDD), estava ao lado de Aécio em um comício na porta da fábrica da Voith, em São Paulo.

Além de Paulinho, o presidente da Força, Miguel Torres, também apoia Aécio. Na Força, outros dois vice-presidentes estão com o tucano: Antônio Ramalho, que representa os operários na construção civil de São Paulo, e Melquíades Araújo, que lidera os trabalhadores em alimentação em Minas Gerais.

Divisão é a norma entre as centrais sindicais nas eleições de 2014. À exceção da CUT, majoritariamente com o PT, e da CSB (a menor das seis), que funciona como braço sindical do PMDB, nas demais entidades os rachas são comuns. Além da Força, a UGT e a CTB também têm desenhos distintos. Seus presidentes estão com Dilma, mas integrantes das duas cúpulas estão com Eduardo Campos e Marina Silva, ambos do PSB. Já na Nova Central (NCST) o apoio da direção está dividido entre os três principais candidatos (Dilma, Aécio e Eduardo Campos).

O documento que as centrais sindicais apresentarão à Dilma hoje no Ginásio da Portuguesa ataca o PSDB. “Podemos dizer que o Brasil de Lula e Dilma é qualitativamente melhor e mais justo do que aquele da inflação, do desemprego, das crises econômicas, das políticas do FMI, da ‘privataria’ e da subserviência às políticas neoliberais”, dizem os sindicalistas.

Assinam o documento o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, da Nova Central (NCST), José Calixto, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, e João Carlos Gonçalves, o número 2 da Força Sindical.

O ato de hoje começou a ser organizado em reunião entre dissidentes da Força Sindical e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Instituto Lula, há 40 dias. Na reunião, antecipada pelo Estado, os líderes da Força demonstraram descontentamento com a aliança da central estava com Aécio Neves, e afirmaram o desejo de apoiar, publicamente, a campanha da presidente Dilma Rousseff.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Menina arrastada por tsunami é encontrada 10 anos depois

2005-000852-_20050101Yusuf Ahmad / Reuters/1-1-2005

Raudhatul Jannah tinha apenas 4 anos quando ela e o irmão foram arrastados pela tsunami que atingiu sua casa na província indonésia de Aceh, na Indonésia, em 26 de dezembro de 2004. Os pais procuraram a menina por um mês. Ela foi dada por morta até que o tio materno viu uma adolescente parecida com a sobrinha um mês atrás. O reencontro aconteceu nesta quarta-feira.

— Meu marido e eu estamos muito felizes por encontrá-la — contou a mãe, Jamaliah, por telefone, de Aceh Ocidental. — É um milagre de Deus.

Raudhatul, agora com 14 anos, estava sendo criada por uma idosa no distrito de Aceh Barat Daya. A mãe diz não ter dúvidas sobre a identidade da jovem, mas que se for necessário se submeteria a exame de DNA. Sua esperança agora é de encontrar o outro filho, três anos mais velho do que Raudhatul e arrastado com ela pelas ondas.

— Vamos procurá-lo porque acreditamos que esteja vivo — disse a mãe.

A tsunami de 2004 atingiu 14 países, matando 230 mil pessoas. Somente em Aceh, foram 170 mil vítimas.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Capitão do Costa Concordia – quem diria – dá palestra sobre gestão de pânico

schettino-costa-concordia-20120118-size-598O nome de Francesco Schettino, o antigo capitão do transântlantico Costa Concordia, normalmente não é associado com competência ou organização. Ainda assim, um professor de uma universidade italiana resolveu chamá-lo para ministrar uma palestra sobre “gestão de pânico e crise”. Parece uma piada, só que o convite a Schettino, que atualmente responde criminalmente pelo naufrágio da embarcação e a morte de 32 pessoas, provocou ultraje na Itália.

Segundo a imprensa italiana, a palestra de duas horas ocorreu em julho, e foi destinada a estudantes do curso de mestrado em ciências criminológicas da Universidade La Sapienza, de Roma, a terceira maior da Europa em número de alunos. “Fui convidado como especialista e ilustrei aos estudantes como lidar com situação de controle de pânico. Eu sei como se deve comportar em casos do tipo, e como é preciso lidar com tripulantes de nacionalidades diferentes”, disse Schettino ao jornal La Nazione.

Schettino nega ter sido responsável pelo acidente envolvendo o Costa Concordia e ter abandonado a embarcação enquanto centenas de passageiros ainda estavam a bordo, apesar da imensa quantidade de evidências que apontam o contrário. Sua conduta no acidente, em 2012, lhe valeu o apelido de “capitão covarde” por parte do público e da imprensa. Logo que a notícia foi divulgada nesta quarta-feira, o reitor da universidade, Luigi Frati, apressou-se em condenar a escolha do capitão como palestrante. Segundo ele, o convite partiu de um professor chamado Vincenzo Mastronardi, que foi imediatemante afastado. “É uma escolha indigna e inoportuna convidar uma pessoa em julgamento por crimes tão graves para uma aula em uma comunidade educacional”, declarou.

A ministra da Educação da Itália, Stefania Giannini, considerou a história toda “desconcertante”. Um grupo de senadores emitiu uma nota afirmando que a palestra “ofende a memória das vitímas e a imagem da Itália aos olhos do mundo”. “É um insulto apontar que ele tenha qualquer capacidade de gestão de pânico”. “Schettino ensinando sobre gestão de pânico? É como se La Sapienza tivesse chamado o Drácula para dar um curso sobre anemia”, ironizou o chefe da agência de Proteção Civil da Itália, Franco Gabrielli.

O professor Mastronardi negou que a palestra fizesse parte do curso e alegou que ela foi restrita a especialistas. À agência italiana AGI, ele afirmou que os advogados de Schettino entraram em contato com a universidade pedindo que ele pudesse participar para garantir o equilíbrio na reconstrução do caso. “Ele sabia que especialistas iam falar sobre o naufrágio e ficou com medo que as versões deles poderiam prejudicar sua defesa. Eu subestimei as consequências, mas não há dúvidas de que, do ponto de vista científico, ter a visão de alguém que participou do trágico evento foi definitivamente interessante” (Continue lendo o texto)

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Com Andrey relacionado e desfalques, América divulga relacionados para duelo contra o Boa, em MG

O técnico Oliveira Canindé relacionou 20 atletas para a décima quinta partida do alvirrubro no Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo contra o Boa Esporte-MG será realizado no Estádio Dilzon Melo, em Varginha-MG, neste sábado (9), e iniciará às 21h.

Confira a relação:

Goleiros: Dida Pompeu e Andrey;
Laterais: Marcelinho, Walber, Wanderson e Paulo Henrique;
Zagueiros: Roberto Dias, Cleber e Lázaro;
Volantes: Márcio Passos, Tiago Dutra, Val e Jean Cleber;
Meia: Jeferson, Daniel Costa e Andrezinho;
Atacantes: Alfredo, Isac, Max e Paulinho.

O goleiro Andrey volta a ser relacionado, após recuperar-se de lesão no joelho direito. O jogador passou por uma artroscopia na região;

Fernando Henrique recebeu uma pancada na região da bacia, durante a partida contra o Fluminense-RJ, sente dores e foi vetado pelo Departamento Médico;

O atacante Rodrigo Pimpão recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Santa Cruz-PE, cumprirá suspensão automática e não poderá enfrentar o Boa Esporte-MG, neste sábado (9);

O volante Fabinho também não enfrentará a equipe mineira, neste sábado (9), pois recupera-se  de uma lesão na coxa esquerda;

O meia Arthur Maia trata de uma fascite plantar no pé direito e não está à disposição do técnico Oliveira Canindé;

O meia Morais também não entrará em campo, neste sábado (9). O jogador está em fase de transição, após recuperar-se de uma lesão na coxa direita;

O zagueiro Edson Rocha trata de uma lesão na coxa direita e também não pode enfrentar a equipe mineira;

O volante Dudu foi submetido à cirurgia em seu tornozelo direito e também não está à disposição do técnico Oliveira Canindé.

Com informações do América

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

SÉRIE B: Adilson confirma Vasco com Marlon, Aranda e Crispim no time titular contra o ABC

O técnico Adílson Batista comandou mais um treino, na manhã desta quinta-feira, visando o confronto contra o ABC-RN no sábado, às 16h20m, na Arena das Dunas. Na atividade, realizada no Centro de Futebol Zico, o treinador escalou Jhon Cley no lugar do volante Fabrício que cumpriu uma programação de fortalecimento muscular na academia, mas não preocupa para a próxima rodada.

Em boa parte do treinamento, que durou 40 minutos, Adílson pediu atenção na marcação, movimentação e saídas rápidas de contra-ataque. O técnico confirmou que Marlon, Aranda e Lucas Crispim serão os substitutos de Diego Renan que está com um estiramento na coxa esquerda, Guiñazu que cumpre suspensão e Thalles que está com a seleção brasileira sub-20.

Com isso, o Vasco vai a campo com Martín Silva, Carlos César, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Aranda, Fabrício, Dakson e Douglas; Lucas Crispim e Kleber.

O lateral-direito Carlos César falou das dificuldades que o time terá pela frente, com dois jogos seguidos fora de casa. Além do ABC-RN, o Vasco enfrenta o Náutico na terça-feira, na Arena Pernambuco, em partida adiada da 5ª rodada.

– Nós viemos de duas vitórias seguidas, uma pela copa do Brasil e uma pelo brasileiro, e temos dois jogos fora de casa que nos dão a chance de entrar no G4 de vez. A gente tem tido uma regularidade de não perder os jogos e se voltarmos a vencer fora de casa, vamos brigar pela liderança – afirmou o lateral.

Com 22 pontos, o Vasco ocupa a oitava posição na tabela da Série B. Em caso de vitória, o clube pode encostar de vez nos quatro primeiros que serão promovidos à Série A.

Fonte: O Globo online

Opinião dos leitores

  1. Torcida do mais querido vamos mostrar para os Americanos e para o Brasil que temos a maior torcida do RN. Vamos colocar 30.000 torcedores vestidos com a camisa do time que mais tem títulos no Brasil. E o mais importante vamos botar a polícia pra torcer juntos com todos e não criar problemas para ela. Confio na torcida e vamos a vitória

  2. Cont… ficam reclamando que a torcida não vai a jogo, ora, organizem melhor esse marketing, essa distribuição de ingressos, a MAIOR TORCIDA DO RN, merece respeito…Bruno você que tem acesso à diretoria, passe essa reclamação da torcida…Vamos subir BCCCCCCCCCC

  3. VAMOS SUBIR BC, o ABC não confia na sua torcida mais uma vez, fui à lojinha da prudente passei 1 hora e nada de ingressos, também fui a Livraria Câmara Cascudo, também não tinha mais ingresso…que desorganização, que bagunça, e depois ficam reclamando qu

  4. Se o américa é um timinho, segundo os torcedores do abc, e empatou com o vasco lá no Rio, o abc tem obrigação de ganhar aqui, jogando em casa. Caso contrário estará sendo chamado de algo muito abaixo de timinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Baía Formosa sedia Seletiva Sul Americano de Surf

O município de Baia Formosa sediará nesse final de semana um dos maiores eventos do Surfe internacional, o RED NOSE Pro Jr. 2014, promovido e organizado pela ASP (Association of Surfing Professionals) em parceria com a Prefeitura de Baía Formosa.

O evento acontece no Pontal de Baía Formosa, litoral extremo sul do RN, na sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10).

O Rede Nose Pro Jr. 2014 contará com surfistas de todas as partes do Brasil e de países sul-americanos. Vale 1.000 pontos no ranking da ASP e é uma etapa classificatória da América do Sul para o Mundial Pro Junior 2014.

O evento também abre a disputa pelo título sul-americano Sub-20 masculino da ASP e é a primeira seletiva para o Mundial Pro Junior que inclui as categorias masculina e feminina.

O evento é considerado de grande importância pela divulgação de uma das mais belas praias do litoral sul do nosso estado,  essa competição de surf reflete o legado da copa do mundo recentemente realizado em Natal, numa prova de que outros grandes eventos internacionais poderão acontecer no nosso litoral em razão das características próprias para a prática desse esporte.

Com a realização deste evento a cidade de Baía Formosa está contribuindo para a divulgação espontânea das suas potencialidades turística em virtude das belezas naturais. Afirmou o secretário titular da pasta do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos.

O resultado da competição internacional de Baía Formosa é também decisivo na briga pelas 04 vagas no time sul-americano masculino e para a seleção das duas atletas que disputarão o título mundial da ASP.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTOS: Acidente na Avenida Tomáz Landim com carreta e dois carros deixa acesso à ponte de Igapó congestionado

Uma carreta arrastou dois veículos na Avenida Tomáz Landim na tarde desta quinta-feira, por volta das 14h40. De acordo com informações, o motorista do veículo Fiat Uno que não é habilitado tentou fazer uma mudança de faixa indevida e foi colhido pela carreta, que, na tentativa de evitar o acidente colidiu contra outro carro modelo Gol.

No sinistro teve o registro apenas de danos materiais e de formação de congestionamento para os condutores que estão saindo do complexo viário do Igapó com destino a zona sul.

10543868_744460462278663_1911609201_n 10596255_744460448945331_1522113850_n 10596157_744460352278674_968375633_nFotos: Ariel Dantas/Wendell Jefferson Via Certa Natal

Com informações do Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Produção de petróleo no Brasil bate recorde em junho

 

petroquimica-suape-petrobras-ipojuca20110530-05-size-598Foto: (Marcelo Sayão/EFE/VEJA)

A produção de petróleo no Brasil em junho atingiu recorde de 2,246 milhões de barris por dia (bpd), superando a melhor marca da história, de 2,231 milhões de bdp, registrada em janeiro de 2012, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Houve aumento de 2,6% na produção de petróleo do Brasil em relação a maio de 2014 e de 6,9% na comparação com junho de 2013, disse a ANP em nota.

A produção de petróleo do Brasil tem crescido com a maior extração na região do pré-sal, que aumentou 6,2% em relação ao mês anterior, totalizando 583,2 mil barris de óleo equivalente por dia.

A produção total brasileira em junho somou 2,79 milhões de barris/dia (em óleo equivalente, que inclui o gás).

Em torno de 90,4% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras, disse a ANP.

Veja

Opinião dos leitores

  1. E o mais curioso é que saber que é vendido pelos "olhos da cara" aos seus patriotas. Vai entender esse governo! #FORADILMA e LEVE o PT JUNTO

    1. Avisem a esse desinformado que o principal imposto sobre a gasolina é ESTADUAL, ICMS com 27% no RN. O governo federal fica apenas com 14% sobre o preço da gasolina.
      Agora com Aébrio no governo preparem o lombo, pois o mesmo já falou que vai liberar o preço da gasolina e nao vai segurá-lo como faz o governo do PT. Depois nao digam q nao avisei!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

SEGURA O BOLSO: ANS determina reajuste máximo para operadoras de planos de saúde

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a taxa máxima de reajuste para planos antigos de quatro operadoras de planos de saúde. Os reajustes valem para o período de julho de 2014 a maio de 2015.

A Amil Assistência Médica Internacional foi autorizada a reajustar seus contratos em até 9,65%. Já as seguradoras especializadas em saúde Sul América, Bradesco e Itauseg poderão aplicar índice de reajuste de até 10,79%.

Os planos abrangidos pela determinação foram negociados antes da vigência da Lei 9.656/98. As quatro operadoras assinaram com a ANS termos de compromisso com cláusula de reajuste. O índice vai nortear os preços para 353.999 beneficiários, o que corresponde a menos de 1% dos quase 50 milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil.

Em caso de defasagem entre a aplicação do reajuste e o mês de aniversário de contrato, as operadoras poderão cobrar retroativamente o valor de até dois meses. Por exemplo, se o aniversário do contrato é em julho de 2014 e o reajuste for aplicado em setembro de 2014, será permitida a cobrança retroativa dos meses de julho e agosto em setembro e outubro.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Henrique Alves diz que novo Simples Nacional fortalece empreendedorismo e estimula formalização‏

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, considera que a sanção da lei que amplia o Simples Nacional vai garantir “novo e definitivo impulso à economia brasileira, fortalecendo o empreendedorismo e estimulando a formalização”. Henrique Alves participou da cerimônia de sanção das novas regras da Lei Complementar 123/06, ocorrida nesta quinta-feira (7), no Palácio do Planalto ao lado da presidente Dilma Rousseff.

Segundo o presidente da Câmara, mais de 140 atividades do setor de serviços poderão aderir ao modelo que representaria “inegável avanço na sistemática tributária brasileira em favor do desenvolvimento nacional”.

Para Henrique Alves, a sanção da lei demonstra, “de modo veemente, o empenho da Câmara na promoção do desenvolvimento sustentável e do crescimento econômico com justiça social, especialmente no que se refere aos interesses da micro e pequena empresa e ao aperfeiçoamento e modernização da legislação tributária brasileira”.

Diversas autoridades presentes à cerimônia destacaram o papel da Câmara na elaboração do novo texto da lei. O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, disse, por exemplo, que a realização de uma comissão geral pela Câmara (em abril) foi “determinante” para a conclusão do processo.

Afif Domingos lembrou que foram realizadas reuniões em todos os estados para negociar a nova lei com os empresários. Ele destacou que o encontro ocorrido no Sebrae de Natal, em março, foi um momento “decisivo” para o avanço das negociações. “Henrique, sua posição foi determinante para que a gente pudesse estar aqui hoje”, declarou o ministro em referência ao presidente da Câmara.

O texto foi aprovado pelo Plenário da Casa no início de junho após intensa negociação entre os Poderes Legislativo e Executivo. A presidente Dilma Rousseff destacou o fato de essa negociação ter permitido a aprovação da proposta “por unanimidade” na Câmara dos Deputados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Prefeitura consegue recursos de R$ 8,6 milhões para recuperação de Mãe Luiza

19480Foto: Alex Régis

Os projetos permanentes que serão desenvolvidos para recuperar o bairro de Mãe Luiza já foram aprovados pelo Ministério das Cidades. As obras tem prazo de cinco meses e serão iniciadas após a elaboração do contrato com a Caixa Econômica Federal. O custo está orçado em R$ 8,6 milhões com a contrapartida da Prefeitura do Natal aproximada em R$ 517 mil.

A aprovação do contrato foi definida nesta quarta-feira (06) em audiência entre o prefeito Carlos Eduardo com o secretário nacional de Política Urbana, Ronaldo Cruz, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira e o diretor para Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos, Tiago Galvão. Também participaram do encontro, o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto e o chefe de Gabinete, Kleber Fernandes.

A audiência teve a finalidade de expor a finalização da análise do projeto apresentado para obras permanentes de Mãe Luiza, que estão enquadradas como obras de contenção de encostas na pasta do ministério. Ficou decidido que na próxima terça-feira (12), técnicos do Ministério das Cidades, da Prefeitura do Natal e da Caixa Econômica irão vistoriar o local e alinhar os procedimentos de contratação da obra.

Tomaz Neto informa que à elaboração do contrato com a CEF é o que permitirá a Prefeitura do Natal a contratação da obra com a empresa a ser selecionada. As obras permanentes incluem serviços de drenagem, pavimentação, contenção de encostas, urbanização e instalação de nova rede de abastecimento d’água..

“O início das obras se dará a partir da contratação com as empresas e levarão cerca de cinco meses para serem concluídas. O repasse dos recursos será feito pela CEF no valor total de R$ 8 milhões e 679 mil com a contrapartida da prefeitura no valor de R$ 517, 500 mil”, esclarece o secretário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Globo chama Ecclestone para confirmar que mantém transmissão da F1 em 2015

A notícia dada pela revista ‘Quatro Rodas’ na última terça, de que a Globo deixaria de transmitir a F1 em 2015 passando os direitos para o SporTV, fez a emissora se mobilizar e, com ela, trouxe Bernie Ecclestone para garantir a F1 e o GP do Brasil com a Globo até 2020.

O chefão da categoria veio a público, na edição desta quinta-feira (7) do ‘Globo Esporte’, para desmentir a informação e confirmar que o rumo segue como desde 1972, com a emissora carioca transmitindo os GPs.

“O que me disseram foi que um advogado nosso disse que não há contrato com a Globo depois de 2013 ou algo assim. Primeiro, eu gostaria de dizer que não temos advogado no Brasil. Até talvez tenhamos para outras questões, mas eu trato disso pessoalmente”, disse Ecclestone à Globo.

Citado como advogado da FOM no Brasil e principal fonte na matéria da ‘Quatro Rodas’, o presidente do São Paulo Futebol Clube e advogado da Confederação Brasileira de Futebol, Carlos Miguel Aidar, também tratou de negar ter declarado algo próximo ao reportado.

“Não sou advogado desta empresa. Não sei nem que empresa é essa. Então, se a matéria saiu desse jeito, está completamente equivocada”, falou Aidar.

No dia seguinte ao informado pela revista,  a emissora negou, garantindo que o contrato com a FOM vai até 2020 e obriga a emissora a transmitir todas as corridas do calendário. Para 2014, a TV Globo fechou seis cotas de patrocínio que rendem aos seus cofres um total de R$ 412,2 milhões — R$ 68,7 mi cada cota.

A notícia surgiu após a Globo decidir diminuir o tempo de transmissão do treino classificatório. Desde o GP da Alemanha, a emissora mostra a sessão apenas após 35 minutos de seu início, no Q3.

Do site Grande Prêmio

http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/globo-chama-ecclestone-para-confirmar-que-mantem-transmissao-da-f1-em-2015-trato-disso-pessoalmente?utm_content=buffer3d8c8&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

Opinião dos leitores

  1. Se obriga a emissora a transmitir TODAS as corridas, já ouve quebra de contrato, uma vez que a globo já deixou de transmitir várias corridas que acontecem a tarde em horário de jogos do brasileirão. Entrevista com meias verdades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Tribunal Regional Eleitoral nega candidatura do maior ficha-suja do país

2011020183430Por cinco votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral negou o registro da candidatura do deputado estadual José Riva (PSD) ao governo de Mato Grosso, nesta quinta-feira. Riva é o deputado estadual considerado o maior ficha-suja do Brasil. Ele responde por mais de 180 processos em tramitação na Justiça estadual, a maioria por improbidade administrativa, e 21 ações penais em curso por supostos crimes de lavagem de dinheiro e peculato. O caso é um dos mais emblemáticos na aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Riva foi condenado em segunda instância pela acusação de comandar um esquema de desvio de recursos na Assembleia Legislativa, por meio de pagamentos a empresas de fachada.

Relator do caso, juiz Agamenon Moreira Júnior citou que as quatro condenações de Riva no Tribunal de Justiça por improbidade administrativa demonstram que houve dolo, dano ao erário e enriquecimento ilícito por parte do parlamentar. A defesa alegava que as duas últimas condições não estavam presentes nos acórdãos.

O relator foi acompanhado pelos outros juízes-membros. O voto mais contundente, no entanto, coube à desembargadora Maria Helena Póvoas.

– Pode um cidadão afastado da chefia do Legislativo por improbidade assumir o Executivo, responsável pela arrecadação de impostos? Acredito que não – escreveu a magistrada, referindo-se ao fato de Riva estar afastado da presidência da Assembleia exatamente pelas condenações por improbidade.

O juiz federal Pedro Francisco da Silva também não poupou o parlamentar, dizendo que ele montou uma organização criminosa na Assembleia.

A defesa já informou que Riva vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e que a campanha continua nas ruas.

EMPRESAS FANTASMA

Em todas as ações, Riva e o ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Humberto Bosaipo, são acusados de comandar um esquema de desvio de recursos da Assembleia por meio de pagamentos a empresas fantasmas. Durante uma década eles se revezaram na presidência e na primeira secretaria do Legislativo estadual. O total dos desvios apurados apenas nestes quatro processos totaliza R$ 9,74 milhões.

Em um dos processos, Riva, Bosaipo e mais seis servidores são acusados de emitir 66 cheques da Assembleia no valor total de R$ 3.3793.117 à empresa L. M. Gomes Gráfica, por serviços jamais prestados. Os desvios ocorreram entre os anos de 1999 e 2002.

As investigações do Ministério Público descobriram que a L. M. Gráfica era uma empresa de fachada. A maioria dos cheques foi sacada na boca do caixa e tinha, em seu verso, o endosso de Lucas Marques Gomes, “dono” da empresa. O problema é que ele morreu em 30 de agosto de 1999, um mês antes da empresa ser constituída.

No pedido de impugnação, o Ministério Público citou trechos dos acórdãos em que a palavra dolo está presente. “O enriquecimento ilícito (…) é incontroverso, já que ele foi um dos principais responsáveis pelos pagamentos”, diz um trecho da ação.

Os advogados do deputado defendiam a tese de que Riva não se enquadrava na lei porque seus atos não implicaram em dano ao erário e em enriquecimento ilícito.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Então porque ele não está preso?
    Sei não…nem tudo no Brasil é do modo que a população pensa. Quem tem dinheiro controla a mídia. Num país onde se condena ladrão de chinelos e quem tem dinheiro pode roubar à vontade. O coitado deve ter metido o dedo na ferida de alguém corrupto e poderoso, isto sim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Justiça manda Estado garantir acessibilidade na Escola Estadual Anísio Teixeira; descumprimento pode render multa de meio milhão

A 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal julgou ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual, condenando o Estado do Rio Grande do Norte a promover adaptações na Escola Estadual Anísio Teixeira, a fim de torná-la acessível às pessoas com deficiência.

A ação foi promovida pela 42ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, que tem atribuição na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pessoas idosas.

O Estado do Rio Grande do Norte poderá ter de pagar uma multa de R$ 500.000,00 caso não inclua na primeira lei orçamentária subsequente ao trânsito em julgado da sentença a previsão de valores suficientes à realização da adaptação da Escola Estadual Anísio Teixeira ou se não executar a obra no respectivo exercício orçamentário.

Em sua decisão, a Magistrada enfatiza que “constatada a falta do Estado do RN em cumprir o seu dever legal de fazer as adaptações necessárias à garantia da autonomia e da independência dos frequentadores portadores de deficiência da Escola Estadual Anísio Teixeira, o juízo de procedência do pleito autoral é medida que se impõe. Isso porque fica evidente que ao negligenciar a realização das obras de adaptação do prédio escolar, o Estado está a violar os direitos fundamentais da igualdade, do acesso da educação e da dignidade da pessoa humana daqueles que são portadores de deficiência e, ao mesmo tempo, usuários do serviço público de educação da Escola Estadual Anísio Teixeira.”.

MPRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *