Política

FOTOS: Gustavo Fernandes lança candidatura

Gustavo_1 Gustavo_4Durante o lançamento da candidatura do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), na noite desta quinta-feira (30), no espaço Cuxá, o candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB) destacou a atuação do parlamentar na Assembleia Legislativa. Segundo Henrique, Gustavo é um dos deputados mais atuantes do Rio Grande do Norte.

“Gustavo Fernandes é um parceiro antigo, assim como seu pai, o ex-deputado Elias Fernandes. Gustavo tem trabalhado insistentemente para viabilizar melhorias para a população. Eu sou uma prova disso. Ele sempre tem me procurado, levando pleitos populares para articularmos soluções. Tem feito um grande trabalho, que vai continuar”, discursou o candidato a governador.

A candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), também enfatizou a atuação de Gustavo a favor do estado. “Assim como Elias Fernandes, Gustavo tem serviço prestado pelo estado, principalmente a favor da segurança hídrica. Gustavo é um jovem forte, que tem como idealismo a defesa do povo”, afirmou Wilma.

Gustavo agradeceu o apoio do anfitrião do evento, Aroldo Alves, do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), que estava presente, e pediu a confiança dos eleitores para continuar o trabalho que tem desenvolvido na Assembleia. “Sou parceiro de Aroldo e Ubaldo a favor de Natal. Vamos juntos, com Henrique governador e Wilma senadora, caminhar rumo ao desenvolvimento”, reforçou.

Aroldo lembrou que é conterrâneo da família de Gustavo, natural de Pau dos Ferros, e prometeu empenho para sua reeleição. Ubaldo enfatizou que Gustavo tem se mostrado um parceiro do seu mandato e afirmou que, com sua reeleição, ganha a cidade de Natal.

O evento reuniu cerca de 200 lideranças comunitárias de Natal. Além de Gustavo, Aroldo, Ubaldo, Wilma, Henrique e Rogério, participaram o ex-deputado Elias Fernandes e o suplente de senador Valério Marinho.

Opinião dos leitores

  1. O evento foi feito por Aroldo alves para apresentar os seus candidatos.
    Já sei que o blog recebeu dinheiro de Gustavo Fernandes.
    E não recebeu dinheiro de Rogerio Marinho.
    Esse blog é totalmente parcial.

    1. kkkkkkk recebemos tanto que vamos ter que declarar a Receita. Abraços

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Representante de São Gonçalo do Amarante é eleita Miss RN 2014

_MG_8502 MG_8532 _MG_8544Fotos: Canindé Soares. Miss foi eleita na noite dessa quinta-feira(31 de julho).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FOTOS: Hermano Morais lança campanha na zona Norte‏

A-Casa-Plaza-SHow-ficou-lot Henrique-e-Wilma-estiveram-O candidato a deputado estadual Hermano Morais (PMDB) lançou sua campanha na noite desta quinta-feira (31), na Plaza Casa Show, zona Norte de Natal.

Na ocasião, Hermano recebeu o apoio de prefeitos, lideranças de todo o Estado e de amigos que acompanham sua trajetória polícia. O evento contou também com as presenças da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), do candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e dos candidatos a deputado federal Zenaide Maia (PR) e Walter Alves (PMDB), além da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) e do vereador Bertone Marinho (PMDB).

Hermano Morais agradeceu o apoio da multidão que compareceu ao lançamento de sua campanha e pediu mais um voto de confiança para continuar seu trabalho na Assembleia Legislativa (AL). “Agradeço a todos os que aqui estão por confiar em nosso mandato para continuarmos o nosso trabalho”.

Em sua fala, Henrique citou a multidão que acompanha Hermano. “Hermano, pela multidão que eu estou vendo aqui você será reconduzindo à Assembleia Legislativa. E eu assino embaixo. Você é um dos melhores parlamentares do RN”, disse.

A candidata ao Senado, Wilma de Faria, falou do compromisso de Hermano com a população. “Hermano é atuante na AL”. Ao tomar a palavra, o prefeito de Guamoré comentou da força do peemedebista. “Hermano será o deputado estadual mais votado do RN”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Procuramos os partidos que apoiam Dilma. Já a chapa de lá não é só acordão, é ajuntamento de candidato” rebate Fátima Bezerra‏

A candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) respondeu a crítica da adversária Wilma de Faria ao dizer que o PT queria estar aliado aos partidos do acordão. A petista explicou que fazer aliança política é legítimo e o partido procurou ‘sim’ o PMDB para manter a base de sustentação no cenário nacional, já que o vice da presidente Dilma Rousseff é o peemedebista Michel Temer.

“Não estamos negando aliança política, até porque isso é legítimo. Mas procuramos os partidos que dão sustentação ao projeto da presidente Dilma, tanto que o nosso palanque é 100% sintonizado, temos um único candidato à Presidência. A chapa de lá não é só acordão, é ajuntamento de candidato”, alfinetou.

Fátima lembrou ainda que não é grupo dela que chama a aliança liderada por Henrique e Wilma de “acordão”, mas a população. “O acordão tá na boca do povo. Do lá de lá tem candidato pra tudo quanto é gosto, eles não conseguiram se unir nem pra decidir um candidato à Presidência”, disparou.

As respostas da petista foram referentes a declaração da vice-prefeita de Natal, ao dizer esta semana, que os adversários chamavam a coligação União pela Mudança de acordão, mas quiseram fazer aliança com os partidos. “Eles chamam de acordão, mas queriam estar nessa união também”, disse Wilma.

As declarações foram dadas durante entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, nesta sexta-feira (1º) no Jornal 96, da 96FM.

Opinião dos leitores

  1. REALMENTE OS PREFEITOS DO DEM APOIAM DILMA,DEIXA DE SER DEMAGOGA FATIMA, PARA DE ENGANAR O ELEITOR.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Epidemia de ebola alarma autoridades no mundo todo

– Líderes de países da África ocidental e autoridades internacionais anunciaram ontem medidas ainda mais drásticas para tentar conter o pior surto do letal vírus ebola já registrado até hoje. Restrição de viagens, cancelamento de aulas, inspeções de casa em casa, incluindo o uso de militares e policiais, foram algumas das ações aprovadas às pressas. Em Serra Leoa, o governo mandou tropas para isolar regiões em quarentena. Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) pediu que apenas viagens estritamente essenciais sejam mantidas para essa parte do planeta. E a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou um plano de US$ 100 milhões para tentar conter a epidemia.

Segundo a OMS, o número de mortos subiu de 672 para 729 em apenas quatro dias (entre 24 e 27 de julho) em Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria — o país mais populoso da África, onde, até agora, apenas um caso foi registrado. No mesmo período, 122 novos casos foram identificados, elevando o número total de pessoas infectadas para 1.323. Trata-se do maior surto desde que o vírus foi identificado há quase quatro décadas. Não há vacina nem tratamento específico para o ebola, um dos vírus mais letais já conhecidos, com uma taxa de mortalidade que pode chegar a 90%.

Autoridades de saúde dos EUA aconselharam os americanos a evitar viagens aos países afetados. O CDC lançou um alerta de “nível 3”, o maior da instituição, indicando “alto risco” para os visitantes. Esse tipo de alerta é incomum e, normalmente, reservado a situações consideradas muito graves. Foi usado, no passado, no surto da altamente contagiosa Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês) e no terremoto do Haiti.

Desesperado para conter a epidemia, o presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, declarou ontem estado de emergência e pediu o deslocamento de forças de segurança para as áreas em que pacientes estão sendo mantidos em quarentena. Antes dele, o governo da Libéria já havia anunciado o fechamento de escolas, uma licença compulsória de 30 dias para funcionários públicos considerados não essenciais e também o deslocamento de forças de segurança para áreas de quarentena. Em ambos os países, encontros públicos estão restritos, e estão previstas buscas por pessoas infectadas em casa. Até autoridades governamentais estão obrigadas a cancelar viagens ao exterior que não sejam consideradas essenciais.

“Trata-se de uma doença que não pode ser combatida por um país, por uma comunidade”, afirmou Koroma, em comunicado à nação publicado no site da presidência. “Suas implicações sociais, econômicas, psicológicas e de segurança demandam medidas de nível local, nacional e internacional. Desafios extraordinários requerem medidas extraordinárias. (…) Falhar não é uma opção.” As autoridades enfrentam também a falta de conhecimento sobre a doença, que já levou muitas populações a acusarem os médicos de a estarem disseminando. Costumes locais, como o de lavar os corpos antes do enterro, podem ajudar na disseminação do ebola.

— A epidemia é muito grande e muito dispersa — afirmou o coordenador interino de emergências em Serra Leoa, Hilde de Clerck, da ONG Médicos Sem Fronteiras. — Parece lógico que os países estejam reagindo dessa forma. É preciso fazer algo. Cada vez mais casos vêm sendo registrados no Sul dos países, revelando uma dispersão geográfica.

A Nigéria registrou apenas uma morte por ebola; a de um americano que estava trabalhando na Libéria e morreu logo depois de pousar em Lagos no início do mês. Autoridades do aeroporto nigeriano informaram ontem que vão inspecionar de forma mais rigorosa passageiros provenientes dos três países mais afetados em busca de sintomas como febre alta, podendo até mesmo ordenar testes de sangue e quarentenas. Em Serra Leoa e Gana, autoridades dos aeroportos também anunciaram ontem a adoção de novos procedimentos para detecção de pessoas infectadas.

Com a disseminação dos casos, há um grande temor de que a epidemia saia da África e chegue até mesmo à Europa. Um caso suspeito chegou a ser avaliado num centro para imigrantes no Reino Unido, mas o resultado do teste foi negativo. Outra grande preocupação é a China, o país mais populoso do mundo e o que mais mantém laços comerciais com a África. Um vírus tão letal chegando a uma das superpovoadas cidades chinesas poderia causar um estrago gigantesco.

Para especialistas, no entanto, o risco de uma pandemia global sem controle é muito baixo.

— A transmissão do vírus ebola se dá pelas secreções, pelo contato de mucosas, como olho e boca, com fluidos corporais do infectado — explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari, autor do livro “Pandemias”. — Ou seja, a transmissibilidade do vírus não é considerada muito alta. Vírus são considerados de alto contágio quando transmitidos pelo ar, por exemplo.

BRASIL ENVIARÁ KITS MÉDICOS

Medidas de contenção são simples de tomar. Entre elas estão o isolamento do paciente e o uso de roupas de proteção por profissionais de saúde.

— O que acontece nessas regiões mais pobres da África é que, muitas vezes, elas não dispõem com facilidade desse aparelhamento para o isolamento. O paciente fica em casa, as famílias manipulam suas secreções — explica. — Por isso acho que, mesmo que o vírus saia da África, é relativamente simples controlá-lo. Isso já aconteceu antes, com duas turistas que voltaram de Uganda para EUA e Europa com a febre marburg (similar ao ebola).

O Brasil anunciou ontem o envio de 14 kits de ajuda à África. Cada um pesa 240 quilos e contém 48 tipos de produtos, sendo 30 remédios. (Com agências internacionais)

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Jornal gaúcho destaca frase de presidente da federação do RS: "Só um milagre pode salvar o Novo Hamburgo"

Untitled-1Matéria completa do jornal gaúcho clicando aqui

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

TCU aponta falhas generalizadas em programas do governo Dilma

Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falhas generalizadas na gestão de algumas das principais vitrines eleitorais do governo Dilma Rousseff. Em relatório concluído nesta semana, em que consolida o resultado de 23 auditorias pelo país, o tribunal concluiu que “há falhas que devem ser consideradas sob um prisma sistêmico, afetando diversos segmentos e com reflexos negativos sobre o desempenho e a qualidade da infraestrutura”.

No documento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o TCU checou o desempenho da administração pública na condução de iniciativas como o programa Minha Casa Minha Vida, além da atuação de órgãos como a Infraero e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à frente de projetos de grande porte. Paralelamente, o tribunal investigou como se desenrolaram as concessões realizadas nas áreas de energia, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, entre outros projetos.

Foram analisados 44 processos de concessão. Nestes casos, afirma o TCU, predomina a falta de parâmetros para ajudar na elaboração de estudos técnicos mais confiáveis. Essa lacuna, aponta, fica mais evidente quando se trata de fazer previsões sobre custos das obras. Outra falha comum aos projetos de infraestrutura é a ausência de controle interno nos órgãos públicos responsáveis por acompanhar os empreendimentos, além da falta de padrão para medir a qualidade das execuções e o desempenho das empresas contratadas.

Projetos malfeitos – O TCU destaca, ainda, problemas como serviços de baixa qualidade, projetos mal feitos e deficiências de planejamento ao se referir ao programa Minha Casa Minha Vida e a obras portuárias. Outro exemplo de ineficiência são as unidades de pronto atendimento (UPAs 24h), ligadas ao Ministério da Saúde.

 Entre janeiro e agosto de 2013, segundo o TCU, o governo havia repassado quase 2 bilhões de reais para construção, reforma e ampliação de 1.027 UPAs, além de bancar um valor mensal para custeio do funcionamento das unidades. Ao fiscalizar a situação das UPAs em onze localidades, os auditores encontraram problemas básicos como rachaduras e fissuras nas unidades, além de infiltrações e afundamentos de piso.

Energia – No setor elétrico, as avaliações se concentraram no desempenho do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante as etapas de planejamento e execução de obras para garantir o suprimento de energia nas sedes da Copa.

“Alguns dos problemas como deficiências nos controles, inadequações na gestão de riscos e necessidade de aprimoramento da estrutura organizacional foram identificados em diversos trabalhos”, afirma o TCU. Em cada uma das auditorias, o tribunal faz recomendações e determinações para corrigir os problemas. O relatório consolidado foi enviado ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil.

Procurados pelo jornal, os ministérios informaram que não comentariam o assunto, porque não tinham recebido o acórdão do TCU. Por meio de nota, o Ministério do Planejamento disse que, “em relação às auditorias do TCU de que o ministério tem conhecimento, é significativa a evolução dos resultados” e que “há dois anos não são constatadas irregularidades que recomendem paralisações em obras do PAC”.

Fonte: Veja (Com Estadão Conteúdo)

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

DITADURA MILITAR: Ex-juiz diz que não denunciou casos de tortura porque "não daria em nada"

Em depoimento hoje (31) à Comissão Nacional da Verdade (CNV), o ex-juiz da 2ª Auditoria da Justiça Militar Federal em São Paulo Nelson da Silva Machado Guimarães admitiu que presos durante a ditadura militar eram torturados, mas que nem sempre ele encaminhava as denúncias recebidas, porque “não dariam em nada”.

“Quando se tratou de guerrilheiros subversivos, treinados fora do Brasil para atacar o Brasil e tentar implantar uma ideologia que não deu certo em lugar nenhum do mundo até hoje, e que gerou os mais graves atentados à dignidade humana que o século 20 conheceu, junto com o nazismo e o fascismo, nenhuma das comunicações foi adiante. O juiz militar apenas relata à autoridade militar a ocorrência daquele fato para as providências devidas. O juiz não dá ordem, ele comunica e pede a aplicação do código da Justiça Militar”.

Para ele, o Brasil passava por uma guerra – patrocinada por países comunistas – que exigia medidas drásticas, mesmo que ele não concordasse com elas. “Pedi várias vezes [a apuração das denúncias de tortura], em outras ocasiões era inútil e iria favorecer os guerrilheiros treinados fora do Brasil para fazerem aqui a guerra psicológica. Eram denúncias de tortura e de morte também. Na guerra se mata e se tortura dos dois lados. A estupidez de um extremismo acaba gerando, naquele que deveria se opor a essa estupidez de maneira legal, um outro tipo de estupidez. Isso é história”, disse ele.

Quanto à denúncia de que Guimarães tenha aceitado atestados de óbito com nomes falsos para encerrar inquéritos contra presos políticos mortos, ele se justificou, dizendo que acreditava no que o Dops (Departamento de Ordem Política e Social) dizia, e que seria melhor para a família, embora também tenha denunciado o fato.

A integrante da CNV Rosa Cardoso relata que o depoimento de Guimarães contribui muito para o trabalho da comissão, já que ele reconhece a existência de tortura no período, embora tenha caído em contradição.

De acordo com Rosa, “ele disse que o sistema era muito forte, que impedia que um juiz pudesse projetar a sua vontade e termina dizendo que a Justiça Militar era uma Justiça independente, que não funcionava como um órgão do sistema repressivo. Mas quando ele fez a defesa de sua conduta durante o regime militar, ele disse que não podia, naquelas circunstâncias, atuar de forma diferente. Quem não pode atuar em certas circunstâncias de forma diferente é porque está sendo pressionado, é porque não tem independência para agir”.

Rosa ressalta que o fato de o juiz aposentado não ter encaminhado todas as denúncias de crimes recebidas pode ser caracterizado como crime de prevaricação, além de ter contribuído para a política de desaparecimento e ocultação de cadáver.

A advogada Eny Moreira, membro da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, disse que o juiz mentiu, mas gostou do depoimento dele: “Eu achei o depoimento ótimo, porque um juiz da Justiça Militar, que processou e julgou inúmeros presos políticos, vem a público e com todas as letras assume que havia tortura nas dependências policiais e militares. E mais, ele assumiu também com todas as letras que a Justiça Militar não era independente, que ele tinha limites na atuação como juiz, ou seja, para bom entendedor, a Justiça era submetida aos órgãos da ditadura, principalmente aos órgãos da repressão”.

O coordenador da CNV, Pedro Dallari, ressaltou que essa informação é relevante, já que no mês passado as Forças Armadas responderam às solicitações da comissão negando a existência de tortura em suas dependências.

O mutirão de depoimentos de agentes da repressão, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, termina amanhã, com as oitivas de Celso Lauria, que atuou no DOI-Codi (Departamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna) do Rio; de Zilson Luiz Pereira da Cunha sobre o centro de prisão e tortura no Estádio Nacional do Chile, na ditadura Pinochet; e de Luciano José Marinho de Melo, que atuou no Cisa, órgão de inteligência da Aeronáutica. Os três já foram intimados pela Polícia Federal.

Após esses depoimentos, marcados para a parte da manhã, os membros e assessores da comissão concederão entrevista coletiva para apresentar um balanço das duas semanas de depoimentos, em Brasília e no Rio de Janeiro. Na entrevista também será apresentado o sistema para recebimento de sugestões para o relatório final da CNV, previsto para ser divulgado no dia 10 de dezembro.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Achar que a luta contra os militares era para o retorno da democracia e não para implantar a ditadura comunista é de uma inocência que nem toda galinha de angola possui.
    Essa comissão na verdade aceita, mediante alguma recompensa, ainda que não seja material, servir de chicote dos antigos terroristas contra quem os combatia.
    Guerra é guerra. Quem entra sabe que pode matar ou morrer.
    Alguém pode dizer se vão indenizar os familiares dos militares assassinados por essas pérolas da humanidade?

  2. Comissão da Verdade é pura perda de tempo e gasto desnecessário de recursos públicos.
    A Dilma foi chamada alguma vez para falar sobre os atos que ela praticou como guerrilheira?
    Uma comissão séria tinha por obrigação apurar os fatos dos dois lados.

  3. Essa comissão da verdade(?) é uma mentira. Seus membros deveriam mudar-se para Cuba ou Coréia do Norte. Não estão respeitando a Anistia ampla geral e irrestrita. Fizeram muito mais mal ao País que os militares. É uma cambada querendo mamar nas tetas da viúva, como já mama o PTralha mór 9 dedos e a presidanta tambem. Senhor Rocco, a liberdade de escrever o que quiser deve-se aos militares, pois se dependesse dos terroristas isto aqui seria uma Cuba com toda a" liberdade" que aquela ilhota tem.

  4. ROCCO,
    Graças a esses "terroristas" que você tem a liberdade de escrever suas asneiras sem medo de ser torturado.
    E graças a Comissão da Verdade que a história esta sendo recontada de forma verdadeira, os atentados a bomba que explodiram pelo país são frutos da insanidade dos militares que mataram pessoas para incriminar os "terrorista comunistas comedores de criancinhas".

  5. Certissimo o Juiz! Vai da cabimento a esses revolucionarios???? Vc devia mudar o titulo da materia, parece que vc concorda com esses terroristas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mossoró: ex-vereador Júnior Escóssia, esposa e mais quatro são condenados por crimes eleitorais

A juíza de Direito da 34ª Zona Eleitoral de Mossoró, Ana Clarisse Arruda, aceitou o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para condenar o ex-vereador João Newton da Escóssia Júnior (Júnior Escóssia), a esposa dele, Ireneide Holanda Montenegro da Escóssia, e  mais quatro pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha e compra de votos durante o pleito eleitoral ocorrido em 2004. Júnior Escóssia e a esposa devem cumprir pena de oito anos de reclusão em regime semiaberto.

Além do ex-vereador e esposa, considerados pela Justiça mentores do esquema, foram condenados, com pena reduzida, Maria Wigna Begna (três anos), Erotildes Maria de Morais (dois anos), José Altemar da Silva (dois anos) e Francisco Fernandes de Oliveira (um ano).

Conforme foi constatado em investigação realizada pelo MPRN, Júnior Escóssia montou um escritório para que fosse realizado um esquema de compra de votos para garantir a reeleição dele ao cargo de vereador de Mossoró em 2004. O crime foi descoberto em 2007, após desdobramentos da  Operação Sal Grosso – que teve como finalidade investigar a apropriação ilegal de verba pública para o pagamento de despesas dos membros da Câmara Municipal.

Com a realização de buscas na residência de Júnior Escóssia, até então vereador no município, foram encontrados documentos que comprovavam a formação da quadrilha para a compra de votos.

João Newton da Escóssia Júnior e Ireneide Holandaa Montenegro Escóssia ficaram na linha de frente do esquema. Maria Wigna Begna cooptava pessoas para que elas trabalhassem no processo de reeleição do candidato. Erotildes Maria de Morais coordenava a atividade de venda de votos no bairro Paredões e colhia os pedidos da população que eram repassados para Júnior Escóssia. José Altemar da Silva promovia reuniões onde oferecia dinheiro aos eleitores em troca de votos. Já Francisco Fernandes de Oliveira coordenava a equipe que oferecia dinheiro no dia do pleito.

Além do material apreendido, foram colhidos vários depoimentos de testemunhas que confirmaram a prática do crime eleitoral. O MPRN comprovou que o ex-vereador deu, ofereceu e prometeu dinheiro em troca de votos e praticou o crime de boca de urna no dia do pleito em 2004.

Conforme está presente no Código Eleitoral, oferecer, dar ou se comprometer a doar dinheiro para a obtenção de voto configura crime e quem o pratica está sujeito à pena de reclusão de até quatro anos. Como o ex-vereador e esposa foram condenados sete vezes pelo mesmo crime, obtiveram pena de um ano para cada condenação, somada à pena obtida pelo crime de formação de quadrilha.

   
Nº do processo para consulta: 12832-97.2009.6.20.0000 (ação penal).

Com informações do MPRN

http://www.mprn.mp.br/portal/inicio/patrimonio-publico/patrimonio-publico-noticias/6386-mossoro-ex-vereador-e-condenado-por-crimes-eleitorais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TJRN: Estado terá que nomear mais aprovados em concurso da Saúde

As vagas abertas, no município de Assú, para Técnico de Enfermagem, foram alvo de mais uma decisão no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Desta vez, o desembargador Amaury Moura Sobrinho, ao julgar um Mandado de Segurança, determinou a imediata nomeação de duas candidatas, aprovadas no concurso realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

As impetrantes do Mandado de Segurança afirmam que foram aprovadas na 66ª (sexagésima sexta) e 33ª (trigésima terceira) colocação, respectivamente, em concurso público para o provimento de 79 vagas para o cargo de Técnico em Enfermagem – Região do Assú do quadro efetivo da Secretaria de Saúde, portanto, dentro das vagas instituídas pelo edital.

Destacam nos autos que o resultado final do concurso foi prorrogado, por mais dois anos, através da Portaria nº 124, de 20 de junho de 2012, publicada no Diário Oficial do Estado nº 12.731/2012, de 21 de junho de 2012, tendo o seu termo final em 22 de junho de 2014.

As autoras do MS argumentaram que, embora o concurso já tenha expirado o prazo de validade, ainda não houve a sua investidura (convocação/nomeação) no cargo para o qual faz jus. Com isso, sustentam que, de acordo com a jurisprudência firmada pelo STF e pelo STJ, o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas, mesmo que o prazo de validade já tenha expirado, tem direito subjetivo à nomeação.

“De sorte que, no término da validade, os candidatos aprovados naquelas circunstâncias, tem direito subjetivo a sua nomeação”, enfatiza o desembargador Amaury Moura.

TJRN

Opinião dos leitores

  1. A incompetência na gestão do governo Rosalba Ciarline já havia levado o Rio Grande do Norte para, indiretamente, ser governado pelo Ministério Público, assim como ocorreu na gestão de Micarla de Sousa na Prefeitura do Natal. Agora é o Tribunal de Justiça que mais uma vez obriga o Estado a nomear servidores para a pasta da Saúde. Seria prudente que os Senhores Desembargadores também informassem a fonte dos recursos para a realização do pagamento aos novos contratados! Pelo andar das coisas, em novembro, apenas quem receber o salário mínimo vai ter assegurado o recebimento dos vencimentos em dia! O resto vão ter que reclamar ao Bispo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÕES 2014: Termina amanhã o prazo para declaração da primeira parcial da prestação de contas‏

O prazo para que candidatos, partidos políticos e comitês financeiros apresentem a primeira parcial da prestação de contas à Justiça Eleitoral acaba amanhã (2). A medida está prevista no Código Eleitoral Brasileiro e abrange os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros.

“No caso da não prestação de contas nos prazos fixados, a Justiça Eleitoral notifica os envolvidos e dá um prazo de cinco dias para que nos três dias seguintes os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros apresentem a prestação de contas. Caso contrário, são julgadas como não prestadas. Outro aspecto interessante e que muitos tem dúvidas é que a ausência de movimentação de recursos de campanha não isenta do dever de prestar contas”, explicou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, João Gregório Júnior.

Dentre as novidades do processo eleitoral em 2014 está a necessidade de assinatura de um profissional da contabilidade juntamente com a do candidato. A obrigatoriedade está prevista na Resolução n.º 23.406/14, do TSE, divulgada no mês de março.

“Não estamos falando da mera assinatura, mas sim da prestação de um serviço qualificado e imprescindível, por meio da orientação, consultoria e planejamento aos candidatos, oferecido por profissionais de contabilidade com fé pública para assinar o registro de atos contábeis e capazes de localizar erros e vícios nas contas de campanha”, afirmou Gregório Júnior.

Esta primeira prestação de contas deve ser enviada por meio eletrônico, utilizando o sistema SPCE Cadastro disponível no endereço www.tre-rn.jus.br. A divulgação dos dados pela Justiça Eleitoral será no dia 6 de agosto.

Já a segunda parcial das prestações de contas deve ser apresentada de 28 de agosto a 2 de setembro e será divulgada pela justiça no dia 6 de setembro. Nos casos em que os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros não encaminharem as prestações de contas parciais, a Justiça Eleitoral divulgará os saldos financeiros, a débito e a crédito, dos extratos bancários enviados pelas instituições financeiras. Já as prestações de contas finais de todos os candidatos deverão ser enviadas até 30 dias depois da realização das eleições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Marcelo Queiroz toma posse pela 3º vez como Presidente da Fecomércio

Marcelo Queiroz é o atual presidente da Fecomercio-RNNa noite desta sexta-feira, tomará posse oficialmente a nova diretoria da Fecomércio RN, eleita no dia 16 de maio, para o período de 2014 a 2018. A eleição ocorreu com chapa única, consensual, em votação unânime, e tem à frente os empresários Marcelo Fernandes de Queiroz (presidente) e Gilberto de Andrade Costa (1º Vice-presidente). A posse documental foi realizada no dia 23 de julho último, na sede da entidade.

DO BLOG: Marcelo Queiroz é o primeiro presidente da historia de 65 anos da Fecomércio a alterar o estatuto permitindo um terceiro mandato consecutivo a frente da Federação, quando esse mandato encerrar, Marcelo terá passado 12 anos a frente da instituição. Nadal mal.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Eleições 2014: Candidatos ao Governo divulgam compromissos para esta sexta-feira

Os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte estão com agendas intensas nesta sexta-feira (1º). Entre os compromissos há reuniões, entrevistas, eventos , caminhas e panfletagem. Confira:

O candidato do PSD, Robinson Faria, às 10h participa de evento evangélico em Parnamirim, às 11h, concederá de entrevista a emissora de rádio de Jucuturu. Pela tarde, as 15h participa de caminhada no bairro das Rocas. Pela noite, as 20h, irá a posse da nova diretoria da Fecomércio e as 22h, marcará presença na comemoração dos 22 anos do Arraiá do Sabugo, no bairro das Quintas.

A candidata do PSTU, Simone Dutra realiza panfletagem nas proximidades do Hospital Walfredo Gurgel. Ainda pela manhã, acompanha assembleia dos servidores da saúde de Natal, no auditório do Sindsaúde, em solidariedade a esses trabalhadores, que tiveram seus salários descontados após a última greve.

O candidato do PSOL,  Robério Paulino realiza panfletagem em frente ao CCD Natal (correios), no inicio da manhã. Em seguida, participa de ato do MST pela reabertura da Central de comercialização da agricultura familiar, Natal/RN. As 11h, participa da produção de programas de Rádio e TV. Pela tarde, tem gravação para chamada do debate da Band ​​.

Os demais candidatos não encaminharam as agendas para hoje (1º).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fotos: Em Felipe Camarão, Robinson Faria participa da 'Caminhada da Resistência'

Nesta quinta-feira (31), o candidato ao Governo do Estado pela coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria (PSD) fez caminhada no bairro de Felipe Camarão. Acompanhado da esposa Julianne Faria e de três filhas, ele conversou com moradores e comerciantes, apresentando suas propostas, com foco nas da segurança pública.

“Eu voto em Robinson porque ele é o mais preparado para o nosso Estado. Uma nova opção na política”, disse o comerciante Rochinha. “O que mais admiro nele é a luta, a perseverança”, completou.

Estiveram na Caminhada da Resistência o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que disputa a reeleição, os vereadores Fernando Lucena (PT) e Maurício Gurgel (PHS) e o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, além de candidatos da coligação.

IMG_4349

IMG_4547

IMG_4782

Opinião dos leitores

  1. é isso ai robinson e fatima força sejam persistente o povo vai dar a resposta vcs são ficha limpa nunca vi seus nomes envolvidos em escandalos e desvios de verbas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fotos: Wilma e Henrique participam de lançamento de candidaturas e mobilização em Igapó

Os candidatos da Coligação “União Pela Mudança” ao Governo e ao Senado, Henrique Alves e Wilma de Faria, respectivamente, e realizaram sua terceira mobilização de rua nesta quinta-feira (31), em Natal, seguindo a programação de visitar os quatros distritos da capital esta semana. Já tendo indo às Rocas, na zona Leste, e Quintas, na Oeste, ontem a noite foi a vez de irem ao Igapó, na região Norte. Nesta sexta-feira (1), a caminhada acontecerá na zona Sul, no bairro de Nova Descoberta.

Ainda na noite de ontem (1), os candidatos participaram de três eventos que marcaram o lançamento de campanhas da chapa proporcional da coligação. Wilma de Faria e Henrique Alves estiveram em um encontro do deputado Hermano Morais e, em outro, do também candidato à renovação do mandato deputado Gustavo Fernandes, além de prestigiarem uma reunião do professor Luiz Carlos.

Durante o lançamento da campanha de Hermano Morais, Wilma de Faria afirmou que a coligação formada para recuperar o Estado é uma união de esforços dos que estão determinados a mudar o Rio Grande do Norte. Ela lamentou os adiamentos, no atual governo, do pagamento da folha salarial dos servidores estaduais. Wilma de Faria alertou também para a piora nos indicadores de empregos no RN. “A geração de empregos caiu. Temos que mudar isto”, afirmou.

Henrique Eduardo também disse que a coligação União pela Mudança foi formada para reconstruir o Estado. “Eleição não é uma guerra, não é para destruir, mas sim para construir. É, por isso, que vamos fazer a campanha com propostas”, garantiu.

Ele disse também que, com as realizações de Wilma de Faria como deputada constituinte, além das três vezes nas quais foi prefeita e das duas em que exerceu o mandato de governadora, ela merece o voto para representar o Rio Grande do Norte no Senado. A deputada Gesane Marinho e o deputado Walter Alves, também estiveram na mobilização, no espaço do Plaza Casa Show, na Zona Norte, além de prefeitos e vereadores.

Antes, Wilma e Henrique foram ao ato, no Cuxá, onde o vereador Aroldo Alves confirmou o apoio à chapa majoritária do PMDB e PSB e à candidatura do deputado deputado estadual Gustavo Fernandes à reeleição. Aroldo também confirmou que está integrado à campanha de Rogério Marinho, que concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados. “Nós temos a obrigação de mostrar que nosso Estado pode chegar muito mais longe, precisamos trabalhar para transformar o RN em uma região economicamente desenvolvida, onde não falte emprego e renda para a população”, disse Rogério Marinho.

A candidata ao Senado pelo PSB e o candidato a governador pelo PMDB ainda estiveram em Potilândia, onde o professor Luiz Carlos lançou a campanha dele a uma vaga na Assembleia Legislativa.

SONY DSC

Wilma_no_Lacamento_Hermano_Morais_foto_Lauirvan_Sousa_10

Wilma_caminhada_em_igapo_foto_Laurivan_Sousa_08

 Wilma_caminhada_em_igapo_foto_Laurivan_Sousa_02

Opinião dos leitores

  1. Um apoia Dilma, outro apoia Aébrio e a outra apoia Campos!
    Fisiologismo puro!
    Se arrisca quem quer!

  2. estão ai os tres politicos que mais se envolveram em escandalos ai agora vão mudar !! só um besta para acreditar….kkkkkkkkkk

  3. Eita povo burro,são justamente estes que irão morrer nas portas dos hospitais,estes políticos são os que quebraram o RN,ESTÃO HÁ MAIS DE 40 ANOS NA POLÍTICA E AGORA E STAO FALANDO EM MUDANÇA ,SÓ SE FOR PARA UMA MANSÃO NOVA DELES…KKKKKKK É ESTA A MUDANÇA POVO BESTA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Presidente da FNF confirma irregularidade do atleta do Novo Hamburgo

FNF

Opinião dos leitores

  1. Meu caro Bruno caso se confirme a vaga para o ABC, como será que "o nosso" treinador vai postar o time para enfrentar um time grande? Contra time sem série joga para não perder, falta ao ABC um treinador de coragem, não vejo a hora desse camarada pegar o boné. Precisamos de alguém que pense no acesso que nunca esteve tão fácil, só falta acreditar que é possível.

  2. Chuuuuuuuuuupa burras cor de rosa, se houver justiça no mundo o ABC está nas oitavas da Copa do Brasil.

    Enquanto isso vão preparando o hipoglós que o Fluzão vem ai.

    Bom dia Alvinegro a todos.

  3. Agora é a FLUnerária. Não bastou a vergonha de perder para um time sem divisão, que não jogava desde abril deste ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *